Paraíba

O turismo na Paraíba é famoso por suas praias paradisíacas, mas também por uma das festas mais populares do Brasil, o São João. É que no agreste do estado acontece a festa que é considerada o Maior São João do Mundo, em Campina Grande.

Por isso, a Paraíba recebe viajantes com objetivos bem diferentes: curtir alguma das 55 praias do estado, seja na capital João Pessoa ou em outra cidade nos 154 quilômetros do litoral; ou ainda visitar o agreste e conhecer um pouco mais da cultura e do folclore brasileiro.

Por esses atrativos, o turismo é uma importante fonte de renda da Paraíba que possui ainda a 6ª economia entre os estados nordestinos. O estado, inclusive, já foi eleito em 2013 o Melhor Destino Turístico do Brasil e tem, cada vez mais chamado atenção dos viajantes que sonham em conhecer o Nordeste brasileiro.

Quer saber mais sobre o turismo na Paraíba? Leia neste artigo tudo sobre os pontos turísticos mais famosos e as cidades mais visitadas do estado.

Planeje sua viagem => Dicas de hotéis em João Pessoa

Seguro viagem para viajar tranquilo pelo Brasil »

 

Mapa: conhecendo a Paraíba

tudo sobre a paraíba
Mapa da Paraíba. Foto: TUBS, via Wikimedia Commons
  • Região: Nordeste
  • Estados limítrofes: Rio Grande do Norte (N), Pernambuco (S) e Ceará (O)
  • Área Total: 56 469,778 km²
  • População: 3 996 496 hab.
  • Clima: Semiárido e tropical

*Fonte: Wikipédia

 

Mapa turístico da Paraíba

o que fazer na paraíba

O estado da Paraíba tem 56 mil km², sendo um pouco menor do que a Croácia. Tem 223 municípios e faz divisa com os estados do Rio Grande do Norte, Pernambuco e Ceará. Assim como a maior parte do Brasil, a Paraíba foi habitada somente por índios até a chegada dos portugueses.

Por isso, em todas as cidades é comum encontrarmos traços das duas culturas na arquitetura, costumes e gastronomia, assim como dos holandeses que, por várias vezes, tentaram invadir e dominar a região.

A paisagem da Paraíba mistura a planície do litoral com as depressões do sertão, onde há rochas datadas com mais de 2,5 bilhões de anos. O clima é tão diferente do litoral ao sertão, quanto as paisagens.

Nas cidades de praia o clima é quente e as temperaturas elevadas o ano todo, sendo o verão bem seco e o outono/inverno mais chuvoso. Já no sertão, o clima também é quente, mas as chuvas são bem mais raras.

 

As cidades mais bonitas da Paraíba

Veja este vídeo do site oficial do Ministério do Turismo do Brasil que destaca as belezas do estado brasileiro da Paraíba:

 

João Pessoa

cidades da paraíba
Centro Histórico de João Pessoa | Foto: Jailsoncoutinho, via Wikimedia Commons.

João Pessoa é a capital e cidade mais populosa da Paraíba. É a porta de entrada para o turismo no estado, uma vez que costuma ser o primeiro local que os viajantes conhecem na Paraíba, principalmente se estão fazendo mochilões no Nordeste.

Por isso, a cidade investiu na infraestrutura turística. São vários hotéis em João Pessoa, restaurantes e bares, além de uma orla belíssima. Nos 37 km de praia de João Pessoa há opções para todos os estilos de viajantes.

As praias mais populares são a da Bessa, Manaíra, Penha, Tambaú, Cabo Branco, Intermares, entre outras praias.

Destaco a Praia de Tambaú está localizada ao lado da Praia de Manaíra e tem a fama de ser uma das melhores praias de João Pessoa. Está localizada no bairro de mesmo nome.

atrações da paraíba
Praia tem águas claras e cenário paradisíaco. | Foto: Rayzagyn, via Wikimedia Commons.

Ostentando cerca de 8 quilômetros de extensão, é composta por uma areia bastante fina e batida, por águas mornas e calmas e que, apesar de serem um pouco escuras, ainda assim possuem uma tonalidade verde-azulada.

A praia ainda tem belos coqueiros e gameleiras (árvores com flores cor de rosa) que deixam a paisagem ainda mais bonita. Tambaú é uma praia mais movimentada do que boa parte das demais, especialmente pelos hotéis que se localizam próximos a ela.

Já a Praia de Cabo Branco é bastante extensa e mais uma praia urbana desta lista. Ela ganha destaque principalmente por ser um dos cartões-postais da cidade e atrair muitas pessoas ao longo de todo o ano.

Possui areia fina e batida, onde você pode aproveitar um dia de sol ou mesmo jogar futebol e vôlei com os seus amigos. Além disso, existem belos coqueiros e lindas falésias que chegam a 40 metros de altura, dando aquele toque a mais à paisagem que já é deslumbrante.

o que fazer na paraíba
Praia de Cabo Branco | Foto: Kelma Cavalcante, via Wikimedia. Commons.

A Praia de Cabo Branco fica próxima ao Centro de João Pessoa, mais precisamente a 4 km e possui grande movimentação tanto na ciclovia quanto no calçadão. Recebe turistas, moradores (é muito querida por eles) e muitos esportistas (especialmente profissionais e amadores do vôlei de praia).

A infraestrutura da praia é bastante interessante para o turista que procura por diferentes opções de quiosques e barracas para degustar dos sabores locais.

Além disso, a cidade tem vários pontos turísticos, como o centro histórico, o Parque Sólon de Lucena, a Casa da Pólvora, o Centro Cultural São Francisco, que é um complexo histórico com igreja e capela em estilo barroco, além de dois museus, uma fonte e um relógio de sol.

Na Baía da Tradição, além da praia há tribos indígenas que podem ser visitadas com autorização da Funai.

Leia todos os posts sobre João Pessoa aqui

 

Outras praias da Paraíba

Melhores praias da Paraíba?
Farol da Pedra, em Cabedelo | Foto: Zelma Brito, via Wikimedia Commons.

Nos 154 km do litoral paraibano há diversas outras praias belíssimas, além de João Pessoa.

Em Cabedelo, no litoral Norte, você pode conhecer o Parque Estadual Marinho de Areia Vermelha, onde é possível tomar banho de mar ou mergulha para ver os corais ou ainda observar os bancos de areia vermelha.

Lá em Cabedelo, ainda há a Fortaleza de Santa Catarina e a Praia do Jacaré que, todas as tardes, “recebe” o pôr do sol com um show de bolero. É um espetáculo muito bonito e que vale a pena. Já no litoral Sul, há algumas das praias mais bonitas do Nordeste como a do Amor, Carapibus, Graú, Jacumã, Pitimbu, Tabatinga.

pontos de interesse tambaba
Tambaba é praticamente uma praia deserta. | Foto:  Joel Souto Maior, via Wikimedia Commons.

No município de Conde, há ainda a praia de Tambaba que é cheia de falésias e tem um mar ótimo para o banho. Mas, ela é mais famosa por outro aspecto, é que Tambaba foi a primeira praia de naturismo do Nordeste e uma das mais frequentadas do Brasil.

Esse pode não ser o seu gosto, por isso, saiba que existe uma parte da praia que é dedicada, vamos dizer assim, aos banhistas que não aderem à nudez. Ali, existem pedras e piscinas naturais com belas águas em tom verde azulado.

Portanto, quer conhecer uma praia nudista, mas não quer ficar obrigatoriamente nu, a Praia de Tambaba te dá essa opção.

Já na área específica para o naturalismo, se essa é a sua preferência, pode ficar tranquilo: lá é bastante seguro. Na entrada da região, existe uma placa com regras que devem ser seguidas depois de entrar e, não menos importante, pré-requisitos para se poder entrar lá.

Homens desacompanhados precisam possuir o passaporte naturista para poder entrar.

 

Campina Grande e outros destinos

pontos de interesse na paraíba
São João, em Campina Grande | Foto: Kyller Costa Gorgônio, via Wikimedia Commons.

Como citei no começo, na região do agreste paraibano a cidade mais famosa é Campina Grande. Lá acontece a festa popular intitulada de Maior Festa de São João do Mundo, em junho, quando mais de 300 quadrilhas se apresentam. Além de outros atrativos, como o Festival de Cinema de Campina Grande.

O que começou com um chão de terra batida e algumas barraquinhas, hoje é um dos polos mais atrativos do São João do Nordeste.

A festa recebe pessoas de todas as partes do Brasil e do mundo. Eu tenho certeza de que você não irá querer perder algumas das atrações da Festa de São João de Campina Grande.

A Locomotiva do Forró é um dos principais atrativos na cidade nessa época do ano e uma ótima opção para você dançar até não querer mais. Além disso, não deixe de curtir o Parque do Povo com suas diversas atrações e um dos pontos turísticos desta região da Paraíba.

Outras cidades bacanas do agreste são Ingá, onde há um grande sítio arqueológico chamado de Pedra do Ingá; Bananeira e Borborema, que abrigam a Cachoeira do Roncador; Araúna, onde fica a Pedra da Boca; e ainda Sousa, conhecida como Vale dos Dinossauros por ser um dos maiores sítios paleontólogos existentes, além de ser um local com muita incidência de marcas de pegadas de dinossauros.

 

Dicas de turismo na Paraíba

O turismo na Paraíba mistura os cenários de litoral, muito comuns no nordeste brasileiro, com paisagens do agreste, um pouco menos visitadas, mas que cada vez mais vem atraindo viajantes, seja para conhecer a cultura popular na festa de São João ou para visitar o local onde já viveram dinossauros no Brasil.

E você, já conhece Paraíba? Quais os lugares desse destino que já visitou ou ainda pretende ir? Deixe suas dúvidas, comentários e dicas 🙂

Até + !!!

 

Background Tickets
Paraíba

Promoções de Passagens

Selecione um filtro para visualizar os pacotes de viagens.
Paraíba

Lazer e Diversão

Background Acomodação
Paraíba

Ofertas de Hotéis

Preços mais baixos encontrados por usuários reais.
Os valores podem variar conforme disponibilidade, datas e taxas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *