Transporte em Granada, na Espanha: dicas de como se locomover

Transporte em Granada, na Espanha: dicas de como se locomover

Para você que tem dúvida sobre como é o transporte em Granada, saiba que é muito fácil se locomover na cidade. Ela não é muito grande e suas principais atrações estão localizadas no Centro Histórico, ou próximas a ele.

Isso facilita muito se locomover pela cidade. Será melhor ainda se o seu hotel estiver no Centro, pois você basicamente fará tudo a pé. Acredite, essa é a melhor maneira de visitar Granada, que fica na Andaluzia, sul da esp.

Quando viajei par Granada, me hospedei na região central, em uma travessa da Carrera del Darro, aos pés do bairro Albacín. Foi a melhor escolha, pois isso me permitiu conhecer os pontos mais importantes da cidade andando. A única coisa que pode ser incômoda para algumas pessoas são as muitas subidas.

Mas existem micro-ônibus que fazem esses trajetos, então não se preocupe. A rede de transportes de Granada é bem completa. Para que vem de Valência, Ronda, Sevilha, ou qualquer outra cidade, é muito fácil ir para o hotel tanto de ônibus quanto de táxi.

Para quem quer apenas se locomover pela cidade também é fácil, pois além de serviços de táxi e aplicativos, Granada conta com um transporte público bem completo, com linhas para os principais pontos turísticos. Dependendo de quantos dias você vai ficar por lá, usar o transporte público é ainda mais recomendado.

Planeje sua viagem => Hotéis em oferta em Granada

Seguro viagem Espanha »

 

Transporte em Granada: tipos

Transporte em Granada
Por ser uma cidade pequena, não é difícil se locomover em Granada.

O transporte em Granada é bem eficiente e atende aos principais pontos da cidade. O metrô, que conta apenas com uma linha, liga a cidade a pequenos povoados próximos e passa por alguns pontos da cidade.

Já as linhas de ônibus são mais completas e levam a mais lugares. Antes de entender como se locomover, saiba como chegar em Granada. Neste artigo falarei sobre:

  • Metrô
  • Ônibus
  • Trem turístico
  • Uber/Táxi

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios em Granada»

 

Como se locomover em Granada

Transporte em Granada
Há opções para se locomover por Granada | Foto: Andreuvv, via Wikimedia Commons.

São vários os tipos de transporte em Granada para você escolher como se locomover pela cidade. E apesar de a melhor maneira de fazer isso seja caminhando, às vezes utilizar outro meio de transporte pode ser necessário.

Seja porque onde você vai ficar é mais afastado, ou porque é mais fácil para visitar alguns pontos turísticos.

Além disso, a cidade tem lugares com muita subida, principalmente para chegar à Alhambra e aos bairros de Sacromonte e Albacín.

Assim, às vezes é melhor optar por chegar a esses destinos usando algum transporte e poupar energia para andar por eles, afinal há muito o que ver. Seja qual for o motivo, vamos ajudá-lo a entender como se locomover na cidade. Confira.

Excursão guiada => Alhambra com Palácios Nasridas

 

Metrô

Metro em Granada
Metro é um dos meios de transporte | Foto: Junta Granada Informa, via Creative Commons.

Um dos meios de transporte em Granada é o trem metropolitano. Com apenas uma linha, ele cruza a cidade de norte a sul e chega até pequenos povoados que estão próximos, como Armilla, Albolote e Maracena. No total são 26 paradas.

A frequência com que ele passa é de 15 minutos nos horários de pico, e 20 minutos nas horas mais calmas. Os horários de funcionamento são de segunda a sexta das 6h30 às 23 horas e aos sábados e domingos das 7h30 às 23 horas.

O preço para uma viagem é de 1,35 euro. Para os turistas que farão mais de uma viagem é possível comprar um cartão turístico, custa 4,50 euros e que permite viajar por quantas vezes quiser durante um dia. Há também a opção para 2,3 e 5 dias, com preço equivalente.

É possível comprar e recarregar nas máquinas de vendas que estão nas estações. Essa é uma opção para quem irá se hospedar em bairros mais afastados, mas saiba que não há uma estação no centro antigo da cidade, então a melhor opção é descer no ponto da estação de trem e dela pegar outro meio de transporte para chegar no Centro.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Espanha. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Incrível => Show de Flamenco no Bairro Albaicín

 

Ônibus

Transporte em Granada
Ônibus é a maneira mais rápida de se locomover | Foto: Juandev, via Wikimedia Commons.

O ônibus é o melhor meio de transporte em Granada, já que é a maneira mais fácil, barata e permite ir para qualquer ponto da cidade.

São 28 linhas e todas funcionam sete dias por semana, das 6 horas até a meia noite. Além disso, há duas linhas noturnas que circulam da meia noite até às 6 horas.

A frequência varia de acordo com a linha, mas a média é de 10 minutos. Os ônibus são administrados pela prefeitura da cidade.

Os veículos são novos e possuem ar condicionado, o que é essencial durante o verão em Granada. Para consultar as linhas e horários basta acessar  o site Movilidad ou checar nos pontos de ônibus.

A tarifa é de 1,40 euro e permite circular por 60 minutos. A viagem é gratuita para crianças de até 4 anos. Para quem utilizará o transporte várias vezes é recomendável adquirir o cartão Credibus.

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom VERAO, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

É possível comprar no próprio ônibus por 0,85 euros e carregar 5, 10 ou 20 euros, dependendo do número de viagens que você fará.

Também é necessário um depósito de 2 euros que você pode recuperar se devolver o cartão em qualquer ônibus da rede urbana. As linhas mais utilizadas pelos turistas são as da Alhambra Bus: C30, C31, C32 e C34.

Elas ligam o centro ao bairros Albacín, Sacromonte e também à Alhambra. Os pontos de partida são na Plaza Nueva ou Plaza Isabel la Católica.

Os trajetos são feitos por micro-ônibus e não pelos ônibus comuns, pois são mais apropriados para entrar nas ruazinhas estreitas e curvas desses lugares.

Recomendo => Sessão de banho turco em Granada

 

Trem turístico

Transporte em Granada
Trenzinho turístico é sucesso | Foto: Kolforn, via Wikimedia Commons.

Essa é uma opção diferente de transporte em Granada. Também conhecido como o trem de Alhambra, é um veículo turístico, menor do que os tradicionais ônibus de city tour, pois é adaptado para percorrer as estreitas e curvas ruas da cidade.

Ele percorre os pontos mais importantes da cidade, como a Alhambra, a Catedral, a Plaza Nueva, o Paseo de lós Tristes, Albacín e outros.

Os veículos têm áudio guia, inclusive em português, com informações sobre todos os pontos pelos quais passa e capacidade para 55 pessoas.

Além disso, suas janelas facilitam a visualização das diversas vistas panorâmicas que a cidade tem.

As tarifas para adultos são de 8 euros para utilizar o serviço por um dia inteiro e 12 euros para utilizar o serviço por dois dias. O trem é gratuito para crianças até 8 anos.

Durante os meses de verão o horário é das 9h30 até às 21h30 e durante o inverno das 9h30 até às 19h30, todos os dias e a frequência é a cada 20 minutos.

O melhor é que você pode subir e descer em qualquer um dos pontos que ele para, então é ótimo para visitar os principais pontos turísticos (lembre-se que ele não dá direito aos ingressos).

Aventura => Passeio em veículo 4X4 na Serra Nevada

 

Táxi e Uber

Transporte em Granada
Táxis em Granada são brancos com faixa verde | Foto: TL4LT, via Wikimedia Commons.

Para quem prefere uma opção mais confortável de transporte em Granada, sempre há os táxis, que circulam por toda a cidade e têm diversos pontos espalhados pelas principais ruas do Centro.

São duas tarifas, uma para os dias de semana e período diurno, e outra para os fins de semana e período noturno.

Apenas esteja consciente de que essa é a opção mais cara. Além disso, fique atento, pois alguns taxistas podem abusar dos preços, cobrando um valor muito maior do real.

 
Sabia que aprender através de cursos on-line nunca foi tão fácil?

Assista seus cursos pelo computador, tablet ou até mesmo pelo celular!

Devido a nossa parceria com a Learn Café, você terá acesso a cursos para todas as áreas do conhecimento, com alta qualidade, comodidade e de forma acessível. Cursos online para você:

  • Aprender rápido e ganhar dinheiro;
  • Se preparar para um novo emprego;
  • Melhorar seu currículo;
  • Continuar aprendendo sempre!
 

Por isso o ideal é perguntar antes o quanto custará a viagem e se parecer muito caro espere outro táxi e compare.

Assim como na maioria das grandes cidades hoje em dia, o Uber também está presente em Granada. Então, se você tiver o aplicativo e não abre mão de andar de carro essa é uma boa opção. Os preços são menores do que os táxis e é fácil de usar o serviço.

E, falando em carro, sempre há a opção de alugar um, pois há várias locadoras na cidade, principalmente no aeroporto.

Essa é uma opção que eu aconselho apenas para quem se hospedará mais afastado do centro ou para quem pretende seguir viagem de carro.

Pois não é muito útil para se locomover pela cidade, já que estacionar no Centro é quase impossível e o acesso a algumas ruas é apenas a pé.

Se essa ideia pareceu interessante, saiba como funciona o aluguel de carro na Espanha e veja essas dicas para alugar carro barato.

Fácil => Roteiro para viajar de trem na Europa

 

Melhor maneira de se locomover em Granada

Visitar Granada é uma ótima escolha. A cidade é linda e é fácil para se locomover. São várias opções de transporte público que, além de terem tarifas com valores acessíveis, atendem aos principais pontos de interesse turístico, o que facilita muito a vida dos viajantes que querem explorar o lugar tranquilamente.

Para quem gosta de descobrir as ruazinhas estreitas, a melhor opção é andar a pé. Sei que a subida até os bairros de Albacín e Sacromonte são um pouco íngremes demais, mas você pode pegar o ônibus até um dos pontos e percorrer o restante andando, mesmo porque os veículos não chegam a todos os lugares desses bairros.

De qualquer forma, algo que é imprescindível para o sucesso da sua viagem é o planejamento. Saber quais são as opções de transporte em Granada com antecedência é a melhor forma de organizar como percorrer o seu itinerário.

Isso irá poupar o seu tempo e dará a você mais tranquilidade para aproveitar a cidade da melhor maneira. Mescle as opções de acordo com os seus objetivos e pesquise, compare os preços e só depois faça sua escolha.

Depois de saber tudo sobre o transporte, confira o que visitar na cidade, descobrindo os principais pontos turísticos de Granada.

Além disso, fique de olho em uma lista de restaurantes em Granada para visitar durante sua viagem a esse incrível destino espanhol.

Está pensando em viajar para Granada e ainda tem dúvidas sobre como se locomover na cidade? Deixe seu comentário que vou te ajudar.

Até + !!!

 

ESCRITO POR

Natalia Iannacone

ESCRITO POR

Natalia Iannacone

Sou publicitária, sagitariana, apaixonada por viagens e gastronomia. Decidi largar tudo e me aventurar pela Espanha. Atualmente, moro em Sevilha e sou freelancer. O objetivo é me tornar nômade digital em tempo integral e conhecer o máximo de lugares possíveis. Adoro escrever e compartilhar minhas experiências.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *