Alhambra, em Granada: mapa, tickets, horários e dicas de visita

Alhambra, em Granada: mapa, tickets, horários e dicas de visita

Localizada em Granada, na Espanha, a Alhambra é um daqueles monumentos que todos deveriam ter a oportunidade de visitar ao menos uma vez na vida.

Esse complexo de palácios data do século IX e é símbolo da dominação muçulmana de Granada, que durou até o século XV.

 A Alhambra é o monumento mais visitado da Espanha e foi declarado Patrimônio da Humanidade pela Unesco em 1984.

Sua beleza é indescritível, tem uma arquitetura muito rica e cheia de detalhes. Além de ter inúmeros jardins, pátios e fontes, por estar em uma colina tem vistas magníficas de Granada e da Serra Nevada.

Eu fiquei impressionada com esse lugar, passei quase 5 horas e não queria mais ir embora, o complexo é tão bem conservado que realmente parece que você entra em outra era.

Arrisco dizer que é o monumento mais lindo que já vi na vida, sem exageros. Para quem gosta de fotografia esse lugar é perfeito, são tantos detalhes e vistas tão incríveis que é impossível não tirar milhares de fotos.

Confira agora dicas para visita diurna ou noturna, horário de funcionamento, como comprar os tickets ou ingressos para tours guiados e muito mais!

Planeje sua viagem => Hotéis em oferta em Granada

Seguro viagem Espanha »

 

Mapa de Alhambra

alhambra historia
Mapa de Alhambra | Foto: Site oficial.

A Alhambra é formada pelo Generalife, Palácios Nazaries, Alcazaba, Palácio de Carlos V, e arredores. Há uma entrada principal, onde está a bilheteria, acesso a informações, guias e mapas.

O lugar é grande e você levará quase o dia todo para conhecer. É dividida em duas partes principais, de um lado está o Generalife, que é parte mais próxima da entrada, e do outro está a Medina, a Alcazaba e os Palácios.

São dois itinerários recomendados para a visita partindo da entrada principal da região, que é um dos pontos turísticos de Granada.

Um é seguir direto para o Generalife e depois ir para o outro lado, onde está a Alcazaba e os Palácios Nasridas.

O outro é começar a visita pela Alcazaba, depois os Palácios e deixar o Generalife por último. Tudo depende do horário que você tem marcado para visitar os palácios.

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios em Alhambra »

 

História de Alhambra

alhambra significado
Alhambra é uma cidade amuralhada.

A Alhambra é uma Medina, cidade amuralhada, não se sabe ao certo quando ela foi construída, mas no início era apenas uma fortaleza militar, por estar situada estrategicamente no alto de uma colina.

A história da Alhambra tem início quando ela passa a ser residência real a partir do século XIII, quando o reino Nasrida se estabeleceu na cidade.

Nessa época se iniciou a construção do primeiro palácio pelo então rei Mohammed ibn Yusuf ben Nasr, mais conhecido por Alhamar.

Durante essa dinastia, nos séculos XIII, XIV e XV, o lugar foi transformado numa cidade palatina completa, com palácios, casas nobres, casas de plebeus, fortaleza militar, torres e quartel da guarda real, e claro muitos jardins.

Em 1492 o domínio muçulmano de Granada chegou ao fim, quando a cidade foi conquistada pelos Reis Católicos, Fernando II de Aragão e Isabel de Castela.

alhambra espanha
Desenho antigo de Alhambra | Foto: Site oficial.

O local foi transformado na residência real e algumas mudanças foram feitas, cobriram com cal os trabalhos inacabados,  apagaram as pinturas e dourados e destruíram o mobiliário.

Em 1527 o Imperador Carlos V, neto dos Reis Católicos, decidiu se instalar no local e construir um palácio com estilo renascentista ao lado dos Palácios Nasridas.

O local foi depredado nos séculos seguintes, algumas torres e parte do complexo foram destruídas, sobraram 3 dos Palácios Nasridas.

São elas algumas fundações da guarda real e das residências locais, algumas torres, a muralha e as construções dos reis católicos. Em 1984, a Unesco declarou o complexo como Patrimônio Cultural da Humanidade.

Sem fila => Excursão para Alhambra e Generalife

 

Como chegar à Alhambra

alhambra espanha quem construiu
Você pode subir a colina de al-Sabika a pé ou de ônibus.

A Alhambra está localizada no alto da colina de al-Sabika, à esquerda do rio Darro e diante do bairro do Albaicín. Para chegar de ônibus, a linha é a C3 e o ponto é na Calle Padre Suárez, ao lado da Plaza Isabel la Católica.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Espanha. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

O ponto final da linha Alhambra-Generalife, que fica próximo da bilheteria do complexo. A passagem é comprada no próprio ônibus e custa 1,40 euros.

Se você tiver disposição pode subir a pé, mas prepare-se, a subida é bem íngreme e a distância é de aproximadamente um quilômetro.

São três caminhos possíveis, sair da Plaza Nueva e subir a Cuesta Gomérez, sair da Plaza del Realejo e subir a Cuesta del Realejo ou sair do Paseo de los Tristes e subir a Cuesta de los Chinos.

Em Granada =>  Visita guiada as origens da Abadia de Sacromonte

 

Como funciona

alhambra palácio em granada espanha
Alhambra abre todos os dias.

A Alhambra abre todos os dias para a visita geral, o horário muda de acordo com a época do ano. No inverno é das 08h30 às 18 horas e no verão é das 8h30 às 20 horas.

Já para a visita noturna o horário no verão é de terça a sábado, das 22 horas até às 23 horas. E no inverno é as sextas e sábados, das 20 horas às 21 horas.

O preço da entrada geral, que dá direito a visitar todo o complexo, é de 15 euros e pode ser comprado diretamente no site.

O que é aconselhável, pois o número de visitantes é limitado, então deixar para comprar na bilheteria é arriscado. É possível comprar com uma antecedência de 3 meses.

Fique atento porque esgota rápido, principalmente na alta temporada. Não existe um tempo limite de visita, você pode ficar quanto tempo quiser dentro do complexo e também entrar a qualquer horário.

A única visita com hora marcada é para os Palácios Nasridas, você escolhe a hora ao comprar a entrada. Então esteja no local na hora marcada.

Aventura => Passeio em veículo 4X4 na Serra Nevada

 

O que fazer em Alhambra

alhambra tickets
Tem muita coisa para fazer na Alhambra.

Tem muita coisa para fazer na Alhambra, é uma cidade palatina completa, com várias construções para serem vistas e muitos pontos de interesse.

Você pode pegar um mapa na entrada e se preferir um áudio guia que podem ajudar você durante a visita. Os principais destaques da visita são:

   
   

Generalife: foi construído no século XIII e era a residência de verão dos sultões. É dividido em 2 partes. Os jardins, que são magníficos, e tem um auditório construído no século XX. E o palácio do Generalife, formado por vários palacetes e jardins internos.

Medina: Hoje só existem ruínas, mas era a pequena cidade onde os nobres, funcionários e serviçais da corte viviam. Também era onde estavam os banheiros públicos, fornos, cisternas, oficinas e demais serviços.

alhambra generalife
Medina | Foto: Jim Gordon, via Wikimedia Commons.

Palácio de Carlos V: construído no centro do complexo no século XVI, tem estilo renascentista e formato quadrangular.

Seu pátio interior é redondo, cercado PR colunas e tem uma acústica incrível. Hoje abriga o Museu de Artes, na parte superior, e o Museu de Alhambra, no térreo.

Alcazaba: é a antiga fortificação militar, funcionava como quartel e é a construção mais antiga do complexo. Tem muitas torres onde é possível subir e ter vistas deslumbrantes da cidade.

As mais famosas são a Torre de las Armas e a Torre de la Vela, a última com uma vista panorâmica de tirar o fôlego. Também tem as fundações das antigas edificações militares do local.

palácios Nasridas
Detalhes dos palácios Nasridas.

Palácios Nasridas: a residência real e ponto alto da visita, foi construído pela dinastia Nasrida, que governou Granada por séculos. São 3 palácios principais: Mexuar, Comares e Leões.

Não existem adjetivos suficientes para descrever o local, é fabuloso. A arquitetura no estilo islâmico, os arabescos e mosaicos perfeitos, a riqueza e precisão dos detalhes deixam qualquer um de boca aberta.

Desde paredes até os tetos, tudo é cheio de detalhes, e mesmo que algumas partes estejam desbotadas pelo tempo continua magnífico.

Tudo isso seguindo o tradicional estilo mudéjar, que predominou na península ibérica durante a dominação muçulmana.

Conectado => Internet na Espanha

 

Tours e excursões para Alhambra

Tours para Alhambra
Alhambra é linda também à noite | Foto: Grand Parc, via Wikimedia Commons.

Você pode comprar seu ingresso direto na bilheteria, mas para quem prefere tours exclusivos e guiados, existem várias opções.

Você pode obter a sua entrada com tour guiado em Alhambra, incluindo os Palácios Nasridas por apenas 39 euros. Ainda há a opção de obter seu ingresso para Alhambra com acesso sem fila por 66 euros.

Esse ingresso te permite ter mais tempo para explorar esse lugar incrível e ainda incluí um tour com guia local. E para que quer uma experiência diferente, saiba que é possível visitar a Alhambra durante à noite.

Sim, imagine toda a beleza do lugar à luz da lua, e a vista? O ingresso noturno para a Alhambra custa 35 euros e você poderá visitar o Palácio Carlos V, a Alcazaba e El Generalife, além de ter um guia local.

Independente do tipo de visita que você escolher, saiba que será uma experiência única e inesquecível. Mas lembre-se de comprar com antecedência, o monumento mais visitado da Espanha tem um número restrito de visitas por dia.

Então não deixe pra última hora e não corra o risco de não conseguir suas entradas.

Completo => Passeio de 3 horas aos jardins e palácios de Alhambra

 

Hotéis perto da Alhambra

hoteis em granda
Alhambra Palace | Foto: Booking.

A Alhambra está bem perto do centro histórico e do bairro Albaicin, então é fácil chegar até o local, a pé mesmo, se você estiver hospedado nesses bairros.

Agora, se você quiser ficar dentro da Alhambra, saiba que é possível se você se hospedar no Hotel Parador de Granada.

Esse hotel de luxo é um antigo convento do século XV e está dentro do complexo, você terá uma linda vista para os jardins e poderá sentir como se vivesse em outra época.

Para quem não faz questão de estar dentro do complexo, mas ainda sim que estar bem próximo, a opção é o Alhambra Palace que está a apenas 300 metros do local, e ainda tem o bônus de ter um terraço com uma vista espetacular para a cidade de Granada.

onde ficar em granada
Hotel América | Foto: Booking.

Esse hotel de luxo tem restaurante próprio que serve comida tradicional e mediterrânea. Você estará a apenas 10 minutos do Centro.

Outra opção é o Hotel America que está praticamente na entrada da Alhambra sendo mais simples, mas com muito charme.

Ótimo para que prefere uma opção mais econômica a os luxuosos hotéis acima, mas que não abre mão de conforte e excelentes conveniências.

Você poderá tomar seu café num terraço externo, apreciando a bela vista. E ainda poder jantar no ótimo restaurante do hotel, que oferece comida tradicional andaluza.

Arredores => Cidades perto de Granada

   
   

 

Dicas para aproveitar bem a Alhambra

Dicas para aproveitar bem a Alhambra
Para visitar Alhambra vá com tempo, sem pressa.

A primeira coisa que você deve saber ao decidir visitar a Alhambra é: vá com tempo, sem pressa. O complexo é enorme, e tem muitas coisas para ver, muitos detalhes e muita história para conhecer.

Seria um desperdício visitar o lugar correndo. Outra coisa vá preparado para andar muito, vista roupas e calçado confortáveis, e não esqueça do protetor solar e da água.

Programe-se, você pode entrar no complexo a qualquer hora, mas para os Palácios Nasridas o horário é agendado na hora de comprar o ingresso.

Eles são muito pontuais e não aceitam atrasos, então lembre-se de chegar na hora escolhida, ou pelo menos uns 15 minutos antes.

pontos turísticos da espanha
Compre o ingresso “alhambra general” para visitar todo o espaço.

Eu deixei essa visita por último, cheguei às 10 horas, conheci todo o local e às 14 horas fui para os palácios. Ao comprar o ingresso escolha o “alhambra general” que te dará o direito a visitar todo o espaço e os Palácios Nasridas.

A infraestrutura é bem completa, há banheiro dentro, loja de conveniência e também uma lanchonete onde você pode comprar comida e bebida.

Existe um espaço próprio onde se pode comer se você levar seu próprio lanche. Para quem prefere comer comida mesmo, tem o restaurante do hotel Parador Nacional e do lado de fora do complexo, tem vários restaurantes.

Descubra => Qual moeda levar para Espanha

 

Curiosidades sobre a Alhambra

Curiosidades sobre a Alhambra
Dizem que Alhambra vem da palavra árabe al-Ḥamrā que significa “a vermelha”.

É claro que um monumento com tantos séculos tem suas histórias e curiosidades, algumas delas bem interessantes.

A primeira tem relação com seu significado, uns dizem que Alhambra se originou da palavra árabe al-Ḥamrā que significa “a vermelha”.

O nome é porque ela foi construída a noite e quando luz batia ficava vermelha. Outros dizem que é a versão feminina do nome do seu fundador, Abu al-Ahmar, que significa “o vermelho”.

Também dizem que a Alhambra é um relógio solar, o maior do mundo. Sim, é possível saber as horas apenas vendo o sol nos cômodos, o que fica mais visível ao meio dia, quando metade está iluminada e metade está sombreada.

cidades da espanha
Rainha Isabel la Católica pediu para ser enterrada em Alhambra.

Outra curiosidade é que já foi o sepulcro da rainha Isabel la Católica, ela ficou tão encantada que pediu para ser enterrada no local de forma anônima.

E permaneceu até que seu neto, Carlo V, decidiu mudá-la para a Catedral. Agora uma curiosidade meio macabra, a sala Abencerrajes foi cenário de uma matança digna de Game of Thrones.

O sultão Muley Hacén descobriu que um dos membros do clã Abencerrajes — uma linhagem conhecida pelas revoltas e traições — se encontrava escondido com sua amada, que era da família real.

Ele tomou isso como afronta e reuniu os 36 principais membros do clã na sala e cortou suas cabeças.

Organize => Roteiro em Granada

 

Tudo sobre Alhambra

A Alhambra é tão magnífica que fica até difícil descrevê-la, só estando vendo de perto para entender a grandiosidade do local. Essa é uma visita que deve estar no roteiro de quem viaja para a Espanha, é uma visita inesquecível.

Vale muito a pena andar por horas e conhecer cada detalhe, mas para aproveitar da melhor maneira lembre-se de se planejar e as dicas deste artigo vão ajudá-lo nesse processo.

Você já conhece a Alhambra ou tem vontade de conhecer? Comente e conte como foi sua experiência ou nos diga o que mais gostaria de saber.

 

ESCRITO POR

Natalia Iannacone

ESCRITO POR

Natalia Iannacone

Sou publicitária, sagitariana, apaixonada por viagens e gastronomia. Decidi largar tudo e me aventurar pela Espanha. Atualmente, moro em Sevilha e sou freelancer. O objetivo é me tornar nômade digital em tempo integral e conhecer o máximo de lugares possíveis. Adoro escrever e compartilhar minhas experiências.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *