Onde ficar em Granada: principais áreas para se hospedar

Onde ficar em Granada: principais áreas para se hospedar

Imagem do Autor por Guilherme Tetamanti
Atualizado em:

Qual melhor região para se hospedar em Granada? Confira dicas de todos os principais bairros para você pode escolher um hotel bem localizado.

Decidir onde ficar em Granada, na Espanha, pode gerar algumas dúvidas, pois mesmo não sendo uma cidade grande e tendo todas as suas atrações próximas uma das outras existem muitas opções.

Muitas opções inclusive do que fazer em Granada para além de Alhambra, um dos famosos atrativos locais. Portanto, se você se pergunta quais ou qual o principal ponto turístico de Granada, saiba que opções não vão te faltar.

Quando visitei a cidade preferi ficar num bairro tradicional, para aproveitar ao máximo a atmosfera do lugar, então escolhi me hospedar em Albacín, numa travessa da Carrera del Darro, não poderia ter escolhido lugar melhor.

Existem muitas opções de hotéis em Granada você pode preferir ficar no Centro ou em um dos bairros tradicionais. Também podem ser hotéis, pousadas e até hostels.

Tudo vai depender do seu objetivo. Por isso a primeira coisa a se pensar é definir quais são suas prioridades e necessidades, assim como resolver questões que eventualmente ainda pairam no ar, como “quantos dias devo ficar em Granada?, qual a melhor época para ir a Granada?”, entre tantas outras.

Você quer estar mais próximo das estações de trem e ônibus? Prefere um hotel com estacionamento? Ou quer acordar pela manhã abrir a janela e se deparar com a magnífica Alhambra?

Definindo isso será mais fácil começar a sua busca. Depois defina o tipo de hotel que você prefere, de luxo, um mais econômico, uma pousada ou hostel.

Dentre os lugares mais procurados estão o Centro Histórico e Albacín, mas também tem como boa opção o Distrito de Ronda.

Ao escolher uma dessas opções você estará próximo dos pontos turísticos e terá fácil acesso a tudo, o que facilitará muito sua viagem.

Veja dicas dos bairros e de hospedagem para escolher onde ficar em Granada.

Hospedagem em Granada: onde ficar?

HotelClassificaçãoBairroAvaliaçãoLink
Hotel Los TilosBaratoCentro8,8Ver preços
Room Mate LeoCusto x benefícioCentro8,8Ver preços
Eurostars Gran ViaMelhorCentro8,6Ver preços
ibis GranadaBaratoParque de La Ciencia8,3Ver preços
Occidental Granada By BarcelóCusto x benefícioCentro8,7Ver preços
Sercotel Gran Hotel Luna de GranadaMelhorCentro8,5Ver preços
Rosa de ComaresBaratoAlbayzín8,8Ver preços
Shine AlbayzínCusto x benefícioAlbayzín9,0Ver preços
Hotel Santa Isabel La RealMelhorAlbayzín9,1Ver preços

Qual melhor região para se hospedar em Granada?

Melhor bairro para se hospedar em Granada?

Quantos dias devo ficar em Granada?
Vista panorâmica de Granada.

Granada, localizada no sul da Espanha, é uma das cidades mais lindas que já visitei, vale muito a pena passar uns dias na cidade e para ajudar você a planejar sua viagem vou listar os melhores bairros de Granada para se hospedar.


Conheça a Seguros Promo para contratar o melhor seguro viagem!


Faça uma cotação online sem compromisso, comparando preços nas melhores seguradoras.


Garanta até 20% OFF no seguro viagem na Espanha, usando o cupom VIAJARMAIS15.


Assim, você poderá aproveitar ao máximo tudo o que a cidade tem. A região turística não é muito grande e a maior parte dos hotéis está concentrada nas áreas centrais.

Mesmo assim é melhor evitar bairros que estejam muito distantes do Centro ou que sejam periféricos.

Alguns bairros do distrito norte da cidade são considerados bem menos turísticos, como Almanjáyar, La Paz e Cartuja.

Então, ao fazer sua busca para escolher onde ficar em Granada evite essas regiões e foque nos bairros mais centrais.

Veja os 3 melhores bairros onde se hospedar em Granada com conforto, segurança e acessibilidade:

  • Centro
  • Albaicín
  • Ronda District

Onde ficar no Centro: atmosfera agradável, localização boa e acessibilidade aos pontos turísticos de Granada

onde ficar perto de Alhambra
Alhambra é um dos atrativos do Centro de Granada.

O Centro Histórico é uma ótima opção de onde ficar em Granada, composto por vários bairros e com uma excelente localização.

É a escolha certa para quem prefere estar perto de tudo, e também para quem viaja de carro, já que nessa região encontrará estacionamentos com mais facilidade.

É onde se concentra praticamente todas as principais atrações turísticas da cidade, como a Catedral, a Capela Real, Plaza Nueva e Alhambra.

Ao escolher se hospedar no Centro, você poderá chegar aos lugares com facilidade e fazer tudo caminhando. Você também não precisará se preocupar com a alimentação, já que a região é cheia de bares, restaurantes e cafeterias.

É no Centro que estão os melhores lugares para comer na cidade, são dezenas de opções para todos os gostos, desde as tradicionais tapas até restaurantes contemporâneos.

o que fazer em granada à noite
Catedral de Granada também está no Centro.

Para quem gosta de compras não vão faltar opções, o Centro tem várias lojas e também é onde está a Alcaiceria, um antigo mercado árabe onde você poderá encontrar produtos típicos e artesanatos.

É no Centro onde está concentrada a maior parte dos hotéis da cidade. São hotéis maiores, com mais comodidades e alguns possuem estacionamento próprio.

Com tudo isso e também a facilidade de ter tudo próximo, o preço acaba sendo um pouco mais alto. A seguir estão algumas sugestões de hospedagem.

Melhores hotéis e opções com bom custo x benefício no Centro de Granada

HotelClassificaçãoBairroAvaliaçãoLink
Hotel Los TilosBaratoCentro8,8Ver preços
Room Mate LeoCusto x benefícioCentro8,8Ver preços
Eurostars Gran ViaMelhorCentro8,6Ver preços

Mapa dos hotéis no Centro de Granada

Onde ficar em Albaicín: charme, antiguidade e atmosfera peculiar em um só lugar

passeios em granada Albaicín
Albaicín é ideal para aproveitar uma atmosfera diferente.

Esse antigo bairro mouro é um dos mais tradicionais da cidade. Com suas ruas estreitas e casinhas brancas, localizado em um morro, é ideal para aproveitar uma atmosfera diferente.

Ainda mais se hospedando em uma das tradicionais construções. Os hotéis da região tem cara de pousada, construídos em antigos casarões ou palacetes históricos, com os típicos pátios e belas vistas.

Esse é um dos lugares mais visitados de Granada, é onde está o Mirador de San Nicolá, que tem uma vista maravilhosa da Alhambra.

Sendo uma ótima opção de onde ficar em Granada.

Outros pontos interessantes são a Puerta de Elvira e Convento de Santa Isabel. Na parte baixa está a que é considerada uma das ruas mais bonitas do mundo, a Carrera del Darro, seguido do Paseo de los Tristes, que ligam o bairro ao Centro.

Bairros de Granada na Espanha
Paseo de los Tristes | Foto: Luis Alfonso Escudero, via Wikimedia Commons.

Aliás, é fácil ir ao Centro a aos outros pontos turísticos, pode ser a pé, se você não se importar com as subidas, ou usando o transporte público.

O único ponto de atenção é que muitas vezes não será possível o acesso com carro, então talvez você precise fazer parte do trajeto andando com suas malas.

O bairro também tem muitas opções de restaurantes e bares, alguns com vistas para a Alhambra, além de cafés e lojas.

A Calle de las Teterías por exemplo tem vários restaurantes árabes e típicas casas de chá, chamadas teterías, além de lojas com produtos típicos.

Melhores hotéis e opções com bom custo x benefício em Albaicín

HotelClassificaçãoBairroAvaliaçãoLink
Rosa de ComaresBaratoAlbayzín8,8Ver preços
Shine AlbayzínCusto x benefícioAlbayzín9,0Ver preços
Hotel Santa Isabel La RealMelhorAlbayzín9,1Ver preços

Mapa dos hotéis em Albaicín

Onde ficar no Distrito de Ronda: tranquilidade e custo acessível

Se hospedar no Distrito de Ronda
Parque das Ciências fica em Ronda | Foto: Jarros, via Wikimedia Commons.

Localizado a oeste da cidade esse bairro residencial é ideal para quem busca um lugar mais tranquilo e hotéis com preços mais acessíveis.


Chip de celular da America Chip com internet ilimitada na Espanha!


Conheça o melhor chip internacional com internet ilimitada de alta velocidade, e garanta 10% OFF com o cupom QUEROVIAJARMAIS.


Se esse é seu perfil, já sabe onde ficar em Granada.

Está um pouco mais afastado do Centro, aproximadamente um quilômetro, mas é possível ir caminhando ou utilizar o transporte público, que comunica bem essas áreas.

Por ser uma área mais residencial, você não vai encontrar muitas lojas ou restaurantes, terá que ir ao Centro para isso.

No entanto, o bairro tem algumas atrações que valem a pena ser visitadas, como o Parque de las Ciências, a casa-museu de Federico García Lorca e o museu Caja Granada.

Melhores hotéis e opções com bom custo x benefício no Distrito de Ronda

HotelClassificaçãoBairroAvaliaçãoLink
ibis GranadaBaratoParque de La Ciencia8,3Ver preços
Occidental Granada By BarcelóCusto x benefícioCentro8,7Ver preços
Sercotel Gran Hotel Luna de GranadaMelhorCentro8,5Ver preços

Mapa dos hotéis no Distrito de Ronda

Quantos dias devo ficar em Granada?

Mesmo Granada não sendo uma cidade grande, é preciso pesquisar e fazer um planejamento como em toda viagem, para assim definir quantos dias você deve ficar em Granada.

A cidade tem muita coisa para ver e fazer, e são tantos detalhes que é um desperdício conhecer os pontos turísticos de Granada com pressa.

Por isso, planejar é fundamental para que você consiga fazer e ver tudo o que quer e aproveitar cada minuto nesse lugar lindo.

Eu aconselho ao menos 3 dias inteiros, mas se você tiver um bom roteiro é possível ver muitas coisas.

O fato de as principais atrações estarem próximas uma das outras ajuda muito, pois vai permitir que você faça tudo a pé e invista mais seu tempo para ver tudo com calma.

O que fazer em Granada além de Alhambra?

O que fazer em Granada além de Alhambra?
Não deixe de visitar o Mirador de San Nicolá | Foto: Jebulon, via Wikimedia Commons.

Tem muito o que fazer em Granada além de Alhambra. A cidade está numa localização privilegiada (por isso é muito fácil chegar), conta com um aeroporto e tem fácil acesso a outras importantes cidades através de trem e ônibus.

Para quem tem apenas 1 dia disponível para um roteiro em Granada, sugiro priorizar a Alhambra, que é a principal atração e o símbolo da cidade.

Depois divida seu tempo entre conhecer os arredores e terminar o dia no bairro Albaícin. Por fim, vá até o Mirador de San Nicolá e veja um dos pôr dos sóis mais lindos.

E para terminar o dia, vá a um dos restaurantes, sente do lado de fora e aproveite a vista desfrutando de uma bebida.

Para o segundo dia sugiro começar com a Catedral de Granada e a Capilla Real. Aproveitando que você está no Centro, visite a Alcaiceria, um antigo mercado árabe de seda, mas que ainda conserva suas características.

Na parte da tarde visite o El Bañuelo, um dos banhos árabes mais bem conservados da Espanha.

Depois aproveite que é caminho e suba ao bairro de Sacromonte, o bairro cigano com casinhas brancas escavadas na rocha.

O que fazer na noite de Granada?
El Bañuelo | Foto: Palickap, via Wikimedia Commons.

No seu terceiro dia na cidade de Granada, você pode começar o dia visitando o Monasterio de La Cartuja, ele está um pouco mais distante do Centro, aproximadamente 2 km.

De tarde, minha indicação é visitar e experimentar um autêntico banho árabe, conhecido como Hamman Al Ándaluz. Trata-se de uma casa de banho onde você pode relaxar, tomar banho à vapor e receber tratamentos e massagens. Uma atividade local típica.

No seu quarto e último dia em Granada, faça um passeio pelo bairro El Realejo, localizado aos pés da Alhambra.

Esse antigo bairro judeu tem construções com arquitetura granadina, como a corrala de Santiago com a Universidade de Granada.

Vá também à Praça Puerta del Sol, de onde se tem belas vistas da cidade. E para encerrar sua visita a Granada em grande estilo, sugiro ver uma apresentação de Zambra, dança típica e uma variação do Flamenco que nasceu no bairro de Sacromonte.

Qual a melhor época para ir a Granada?

Granada é uma região para ir o ano inteiro. No verão, é um destino para curtir o centro histórico e os arredores, com caminhadas, rafting e mountain bike.

Já no inverno, ela se transforma em uma parada estratégica para conhecer a Sierra Nevada, que tem seu pico mais alto com 3482 metros, o Mulhacén, que abriga a estação de esqui mais procurada da Espanha.

Abaixo a temperatura de cada mês na cidade para que você decida qual a melhor época para ir a Granada:

Médiajanfevmarabrmaijunjulagosetoutnovdez
Alta12 °C14 °C17 °C20 °C24 °C30 °C34 °C33 °C28 °C22 °C16 °C13 °C
Temp.5 °C7 °C10 °C13 °C17 °C22 °C25 °C25 °C20 °C15 °C10 °C6 °C
Baixa0 °C1 °C4 °C6 °C10 °C14 °C16 °C16 °C13 °C9 °C4 °C1 °C

Escolha seu hotel em Granada nessas regiões

Com ótimo custo-benefício e diversas opções de hospedagem pode ser um pouco difícil escolher onde ficar em Granada, na hora de montar seu roteiro em Granada. Principalmente se você também ainda não sabe quantos dias deve ficar em Granada.

Mas lembre-se que a cidade concentra seus pontos turísticos no Centro, o que facilita muito na hora de montar o seu roteiro e definir o período da sua viagem.

Decidir por um hotel nessa região vai te proporcionar mais tempo e você estará perto de tudo, sendo assim a melhor opção de onde se hospedar em Granada.

Já para quem quer algo mais autêntico, se hospedar no Albacín é a melhor escolha. Foi a minha e não me arrependo, adorei poder viver um pouquinho a atmosfera de um dos bairros mais antigos de Granada.

Por outro lado, para uma experiência mais acessível no custo e super tranquila, o Distrito de Ronda é a melhor opção, indiscutivelmente.

Agora que você já entendeu um pouco mais as regiões desse destino da Espanha e que já sabe também qual a melhor época para ir a Granada, qual o principal ponto turístico de Granada e ainda tudo o que fazer em Granada além de Alhambra, é hora de partir para execução da viagem!

Antecipe o quanto antes a sua reserva, para assim garantir uma boa hospedagem e um custo-benefício melhor ainda.

E faça isso pelo Booking, o melhor, mais completo e mais detalhado e transparente site de reservas de hotéis em Granada!

+ Descubra como encontrar os hotéis mais baratos no Booking.com

+ Descubra como encontrar os hotéis mais baratos no Booking.com

Para encontrar as opções de hospedagem mais baratas em cada região, primeiro é preciso clicar no link correspondente, que sempre disponibilizo no final de cada sessão. Após entrar na página, role para baixo e clique em “ver todas as acomodações“.

Coloque as datas desejadas, deixe a opção “2 adultos” selecionada (mesmo que esteja viajando sozinho) e clique em “pesquisar“. Ao ver os resultados, logo acima aparecerá a caixa “ordenar por“, e o segundo item será “preço mais baixo“. Clique para refinar a busca e encontrar as ofertas mais baratas para essa região.

Na caixa lateral do lado esquerdo, “filtrar por“, você também consegue refinar a busca por preço, além de encontrar o item “oferta esperta“, que disponibiliza as hospedagens com maior porcentagem de desconto no momento da busca.

Dúvidas frequentes

Onde é melhor ficar em Granada?

O Centro histórico é o melhor bairro para ficar em Granada pela proximidade dos pontos turísticos e ser um bairro de fácil locomoção.

Como se locomover em Granada Espanha?

A cidade não é tão grande e isso permite conhecer pontos importantes da cidade andando. A rede de transportes de Granada é bem completa com serviços de táxi e aplicativos, ônibus, metrô e ônibus turístico.

Onde ficar em Granada com melhor custo-benefício?

Escolha ficar entre: Sercotel Granada Suites, Áurea Catedral by Eurostars Hotel Company e Casa Palacete 1822.

Onde ficar em Granada com a família?

Domus Apartamentos con parking gratuito en pleno centro, Ibericabeds Granada, Casa Bombo e BnS Dauro Suites são ótimas opções para diversão em família em Granada.

Onde ficar próximo ao Aeroporto de Granada?

Par ficar perto do aeroporto, escolha entre: Casa del Trigo, Alma Apartamento e Villa Ana.

Quanto custa uma diária em Granada?

Em geral, para reservar um hotel 3 estrelas em Granada para hoje custa R$ 626. Se decidir ficar em um hotel 4 estrelas hoje, você pagará R$ 692, enquanto um hotel 5 estrelas em Granada custará cerca de R$ 1.635 (com base nos preços da Booking.com).

Onde ficar barato em Granada?

Para fazer economia, escolha entre: Marquis Urban, Pension Boutique Gomerez Gallegos e Ibis Granada.

Quais são os melhores hotéis de luxo em Granada?

Surgiro um trio de hospedagens luxuosas em Granada: La Corrala del Realejo – Boutique Apartamentos, Áurea Catedral by Eurostars Hotel Company e Carmen de la Alcubilla del Caracol.

*Os preços pesquisados são de janeiro de 2023 para diárias em quartos duplos. Impostos e taxas ainda podem ser acrescentados.

Dicas para ECONOMIZAR MUITO na Espanha

Quer dicas para economizar com todo o planejamento da viagem para a Espanha? Então confira quais são os melhores comparadores de preços para sua viagem sair muito mais barata!

Dicas de atrações na Espanha

O ideal é reservar com antecedência os ingressos para seus passeios na Espanha, para evitar filas de espera na entrada das atrações e garantir presença em atividades mais concorridas, pois elas podem ficar indisponíveis para compra de última hora.

Recomendo os sites da Get Your Guide e Civitatis, que oferecem os preços mais baixos, cancelamento gratuito até 48hs antes da data agendada e bilhetes otimizados para celular. Além de atendimento disponível 24/7 em português.

Chip de celular na Espanha

Ter um chip de celular na Espanha com internet 100% do tempo é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a America Chip, você ganha 10% de desconto com o cupom QUEROVIAJARMAIS para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão 4G de ALTA VELOCIDADE durante sua viagem na Espanha.

Qual o melhor seguro viagem na Espanha?

Contratar um seguro viagem para a Espanha é essencial para sua segurança no exterior, além de ser um requisito para entrar nos países da Europa que fazem parte do Tratado de Schengen, com cobertura médico-hospitalar de pelo menos 30 mil euros.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom VIAJARMAIS15.

COMPARTILHE
Imagem do Autor
ESCRITO POR
ESCRITO POR
Guilherme Tetamanti

Paulistano de 40 anos e muita história pra contar. Amo e odeio a selva de pedra, e por isso faço de tudo pra viajar. Sou empresário, administrador de empresas e criador de algumas lojas virtuais. Vendi tudo em 2011 para realizar o sonho de fazer uma viagem de volta ao mundo e praticar fotografia, uma de minhas paixões. Sempre fugi das aulas de redação, mas a vontade de viajar, fazer novas amizades e compartilhar minhas andanças, me motivaram a criar o Quero Viajar Mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quero Viajar Mais