Espanha no inverno: 7 cidades que nevam e o que fazer no frio

Espanha no inverno: 7 cidades que nevam e o que fazer no frio

Viajei para a Espanha no inverno e, sem dúvidas, foi uma das melhores experiências da minha vida. Mesmo com frio é possível aproveitar muito as cidades espanholas.

As estações de esqui ficam cheias de turistas em busca de aventura, os cafés e churrerias se enchem de pessoas ansiosas por um bom chocolate quente e doces, e as ruas estão repletas de pessoas com seus casacos e cachecóis de todos os estilos e tamanhos. Tem coisa mais europeia que isso?

Se você está pensando em viajar para a Espanha nos meses mais frios, mas ainda tem dúvidas por não estar acostumado às temperaturas baixas, fique tranquilo. O inverno da Espanha não é tão extremo comparado a outros países da Europa.

Para te mostrar se viajar para a Espanha no inverno realmente vale a pena, separei tudo que você precisa saber sobre a estação, quando começa, o que visitar nessa época, e outras coisas que você precisa saber. Confira!

Planeje sua viagem => Hotéis em oferta na Espanha

Seguro viagem para Espanha »

 

Quando começa o inverno na Espanha

Inverno na Espanha
Inverno é nublado em Madrid, na Espanha.

A data em que se pode esperar pelo inverno na Espanha na Europa é entre 22 de dezembro e 21 de março, período que se espera por chuva e tempo nublado. Por mais que o dia amanheça com temperaturas razoáveis, o cidadão espanhol no inverno sabe que não é prudente sair com pouca roupa. A temperatura durante o dia pode mudar radicalmente, então nada de sair de casa sem olhar a previsão do tempo.

CLIQUE AQUI para agendar os melhores tours na Espanha »

 

Temperaturas do inverno na Espanha

As temperaturas de inverno na Espanha variam para cada mês. As médias segundo cada período são:

  • Dezembro: Mínima de 2º C, máxima de 16º C;
  • Janeiro: Mínima de 0 ºC, máxima de 11 ºC;
  • Fevereiro: Mínima de 2 ºC, máxima de 12 ºC;
  • Março: Mínima de 3 ºC, máxima de 16 ºC.

 

Cidades que nevam na Espanha

Inverno nas cidades da Espanha
Segóvia é uma das cidades espanholas que neva no inverno.

Se você já está se imaginando esquiando e fazendo bonecos de neve como nos filmes, saiba que não é simples assim. Não são todas as regiões da Espanha que nevam, então é bom organizar seu roteiro conhecendo os lugares em que você vai poder ter essa experiência.

Na cidade de Barcelona, por exemplo, não costuma nevar (o que me frustrou muito quando descobri). Quando estive por lá, no mês de dezembro, não chegou nem perto de ter neve. A temperatura sempre ficava entre 2°C e 16°C. Porém, há exceções.

Em fevereiro de 2018 nevou (e muito) em Barcelona. Logo, é bom estar atento às previsões meteorológicas. Em Madrid, costuma nevar, porém não é uma regra. Cidades da Espanha como Sória, Ávila, León, Segóvia e Burgos (Castilla y León) têm um histórico de nevar, principalmente em dezembro.

Mas para você saber exatamente onde visitar no inverno, separei uma lista dos melhores lugares para visitar a Espanha no inverno e aproveitar a neve. Veja abaixo.

Chip => Internet na Espanha

 

Onde ir na Espanha no inverno

  • Sierra Nevada
  • Pirineus
  • Cortillera Cantábrica
  • Montserrat
  • Sierra de Gredos
  • Parque Nacional del Teide
  • Valdezcaray

 

Sierra Nevada

Roteiro na Espanha
Serra Nevada fica na província de Almería.

A Sierra Nevada fica na Andaluzia, e é um conjunto montanhoso que se estende pela zona centro-sudeste da província de Granada e parte do sudoeste da província de Almería.

A estação de esqui de Serra Nevada fica a aproximadamente 30 km da cidade de Granada, então de carro dá para chegar ao local em cerca de meia hora. A estação tem mais de 105 km e 124 pistas com variados tipos de dificuldade.

Para quem quer aproveitar o inverno na Espanha em família passando pela estação de esqui de Serra Nevada, há zonas recreativas infantis para crianças a partir dos 5 anos. Você pode também fazer um safári com veículo 4×4 em Serra Granada.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Espanha. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Para quem vai em grupo, dá para participar de competições de esqui em vários níveis de dificuldade, excursões pelo local, e até jantar olhando para as estrelas em um dos restaurantes mais altos da Europa.

A estação de esqui de Serra Nevada funciona de novembro a abril. O Mulhacén é o ponto mais alto da Serra Nevada, e também da Península Ibérica.

Aproveite => Excursão para Serra Nevada saindo de Granada

 

Pirineus

Roteiro de frio na Espanha
Pirineus são uma cadeia montanhosa de 450 km.

Pirineus são uma cadeia montanhosa que formam uma barreira natural entre a Espanha e a França. São 450 km no total, com 3.000 metros de altura. Na Espanha, os Pirineus passam por Navarra, Aragón, País Basco e Catalunha.

Não dá para aproveitar os Pirineus apenas no inverno da Espanha, e sim o ano todo. Mas na época mais fria, dá para conhecer a neve e andar de esqui. Destacam-se nas zonas pirenaicas os parques nacionais Aigüestortes e Estany de Sant Maurici na Catalunha, e Ordesa e Monte Perdido em Aragón.

O Vall de Núria é outra excelente opção para ir conhecer durante o inverno na Espanha. Ele fica na região da Catalunha, e tem uma estação de esqui. Onde dá para fazer um tour de snow mobile de dia.

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom VERAO, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

O melhor para conhecer os Pirineus no inverno é fazer o aluguel de carro na Espanha, pois o transporte público não chega a todos os lugares, e são vários os parques para explorar.

Imperdível => Excursão para os Pirineus saindo de Barcelona

 

Cordilheira Cantábrica

Temperaturas no inverno da Espanha
Neva sempre no inverno na Cordilheira Cantábrica.

A Cordilheira Cantábrica ou Montes Cantábricos, é um complexo de montanhas com um comprimento de 480 km, localizado no norte da Espanha, ao lado do Mar Cantábrico, passando pelos Picos da Europa. Na Espanha, a Cordilheira Cantábrica passa pelo País Basco, Cantábria, Astúrias e Castilla y León.

Nos Montes Cantábricos neva durante todo o inverno da Espanha, e dá para esquiar e fazer raquetes de neve (caminhadas). Uma aventura e tanto! E para saber mais fatos interessantes, leia o post com as curiosidades da Espanha.

Não perca => Excursão de 8 dias pelo norte da Espanha

 

Montserrat

Dicas de Montserrat, na Espanha
Montserrat é uma das cidades mais altas da Espanha.

Bem perto de Barcelona (aproximadamente 50 km), Montserrat é uma ótima opção para quem visita a Espanha no inverno, ou está hospedado em Barcelona nesse período. Em Montserrat costuma nevar, já que é um dos pontos mais altos da Espanha.

Montserrat é conhecida por abrigar a virgem de Montserrat, e recebe vários visitantes por isso. Mas além de ser um mosteiro, é um dos melhores lugares da Espanha para desfrutar de uma vista incrível de montanhas e participar de atividades ao ar livre.

A extensão de Montserrat é de aproximadamente 25 km. Dá para reservar tours para conhecer o local, ou adquirir pacotes de passeio dentro de Barcelona e em Montserrat. Um dos passeios na Espanha mais bacanas é a visita ao mosteiro e museus de Montserrat.

Para subir até Montserrat dá para ir de trem Cremalheira ou de Teleférico. Dá para conhecer a Basílica, subir o Funicular de Sant Joan e o Funicular Santa Cova, onde tem uma vista incrível, e fazer caminhadas. Veja mais sobre um roteiro de trem na Espanha.

Imperdível => Tapas e vinhos em Montserrat

 

Serra de Gredos

Dica de passeio na Serra dos Gredos, Espanha
Serra dos Gredos é um parque regional.

A Serra de Gredos é uma cordilheira que fica entre Madrid, Ávila (Castilla y León), Cáceres (Extremadura) e Toledo (Castilla la Mancha). Ela está classificada como um parque regional e é uma área protegida na Espanha. Dá para fazer um tour por pedaços da Serra de Gredos, fazendo caminhadas e observando a natureza.

Sugestão => Ônibus turístico em Toledo

 

Porto de Navacerrada

Dicas de passeios em Porto Navacerrada, na Espanha
Estação de esqui Puerto Navacerrada | Foto: M.Peinado, via Wikimedia Commons.

Próxima a Madrid (60 km) e Segóvia (70 km), o Porto de Navacerrada é uma estação de esqui com zonas divididas em alta e baixa, de acordo com o tamanho da pista. Aproveite e consulte excursões para Segóvia.

Quem vai passar o inverno na Espanha e decide conhecer Porto de Navacerrada, dá para alugar os equipamentos na pista mesmo. É uma excelente opção de bate-volta de Madrid. Aproveite para conhecer outras cidades próximas a Madrid.

Encontre => Bilhetes de trem em oferta na Espanha

 
Sabia que aprender através de cursos on-line nunca foi tão fácil?

Assista seus cursos pelo computador, tablet ou até mesmo pelo celular!

Devido a nossa parceria com a Learn Café, você terá acesso a cursos para todas as áreas do conhecimento, com alta qualidade, comodidade e de forma acessível. Cursos online para você:

  • Aprender rápido e ganhar dinheiro;
  • Se preparar para um novo emprego;
  • Melhorar seu currículo;
  • Continuar aprendendo sempre!
 

 

Valdezcaray

Localizada perto de Ezcaray, na Comunidade Autônoma de La Rioja, Valdezcaray é um paraíso natural, com bosques, montanhas e em paralelo o rio Oja. No inverno da Espanha, dá para visitar Valdezcaray para esquiar, caminhar, fazer montanhismo, ou apenas apreciar as belas paisagens em um final de semana ou até mesmo em alguns dos feriados na Espanha.

A cozinha riojana é muito rica e conhecida por seus bons vinhos, então é uma excelente pedida para o inverno. Dá perfeitamente para planejar sua viagem na Espanha no inverno, e montar um bate volta incluindo outras cidades do norte do país. Se preferir, conheça os hotéis em oferta em Valdezcaray para aproveitar mais a região.

 

Churrerías

Gastronomia espanhola
Churros é uma das delícias para comer no inverno da Espanha.

Abrindo um parêntese no tema, você não pode ir à Espanha no inverno e não aproveitar para visitar uma das muitas Churrerías espalhadas pelo país. É uma obrigação de quem visita a Espanha no período de baixas temperaturas.

O churro na Espanha é servido de forma diferente do que no Brasil: eles são longos e finos, sem recheio, acompanhados de um pote com chocolate quente ou outro tipo de doce. Tanto que existem passeios guiados para degustar churros em Madrid.

Uma das melhores sensações que você vai ter na vida é se sentar em uma churrería com aquecimento, de preferência perto da janela, e apreciar um churro espanhol. Se estiver chovendo, melhor ainda. Com certeza vale a pena fazer isso no inverno da Espanha. E saiba tudo sobre as comidas típicas da Espanha neste post.

Um mês => Roteiro de viagem na Europa

 

Dicas da Espanha no inverno

Turismo na Espanha
Espanha é ainda mais charmosa no inverno.

A verdade é que a Espanha é um país incrível para se visitar em qualquer época do ano. Mas conhecer um país da Europa no inverno é sempre um charme a mais. Até porque, com o verão já estamos bem familiarizados! E, por falar nisso, confira também o post sobre a Espanha no verão.

A Espanha está localizada em uma região do continente europeu que é bem provida de regiões montanhosas onde sempre neva, o que é ideal para quem quer esquiar, brincar na neve ou apenas fazer caminhadas.

Se você pretende montar um roteiro nessa época do ano, faça as reservas dos passeios com antecedência e esteja atento às datas de funcionamento de cada lugar. Por se tratar de atividades que apenas são realizadas por uma temporada, é bom ficar atento ao site para não correr o risco de estar fechado por mudanças nas temperaturas.

Outra vantagem de reservar tudo com antecedência é garantir a vaga. Tem passeios que são feitos com um limite de pessoas, por conter riscos (montanhas, rios). Então, preste atenção na quantidade de dias que você tem disponível, e nos valores de cada atração e já vá se preparando.

Espero que você goste de passar o inverno na Espanha tanto quanto eu. Boa viagem!

Você está com planos de viajar para a Espanha no inverno? Então, tire suas dúvidas nos comentários abaixo.

Até + !!!

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Thainá Fernanda

ESCRITO POR

Thainá Fernanda

Thainá Fernanda, 21 anos, estudante, curiosa e apaixonada por culturas estrangeiras. Cursa Administração de Empresas e pretende ser Mestre em Marketing. Fez intercâmbio de espanhol em Barcelona ao terminar a escola e está planejando um mochilão pela Europa após terminar a Graduação. Seu sonho é conhecer o mundo e tornar isso parte do seu trabalho. Adora música, aprender idiomas e viver a vida o mais intensamente possível.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *