O que fazer em Tarifa, na Espanha: lugar de surfistas à vela

por Guilherme Tetamanti

O que fazer em Tarifa, na Espanha: lugar de surfistas à vela

Destino de férias no verão da Europa, Tarifa é um balneário localizado no extremo sul Península Ibérica, pertinho do estreito de Gibraltar. Para você que está procurando o que fazer em Tarifa, saiba que a cidade fica numa região rodeada por praias que são consideradas as mais bonitas da Espanha.

O público jovem aproveita para curtir a praia e praticar surf, windsurf e kitesurf. Aliás, Tarifa é considerada a capital europeia desses esportes náuticos. Seu litoral, muito bem preservado, é um paraíso para os surfistas à vela que viajam em busca de ventos constantes e ondas perfeitas.

Muitos campeonatos acontecem aqui, principalmente na Playa Valdevaqueros, mas Tarifa também é ótima para iniciantes. Você encontrará dezenas de escolas para te ajudar a começar em algum desses esportes.

Planeje sua viagem => Seguro viagem com cobertura para toda Espanha

Encontre ofertas de hotéis em Tarifa »

 

História de Tarifa: castelos, muralhas e ruínas

cidades da espanha para conhecer
Foto: Martin Haisch, via Creative Commons.

Toda a província de Cádiz tem uma importância muito grande no contexto histórico do sul da Espanha devido à proximidade com a África. Ainda hoje existem muitas marcas da presença moura no século 8, herança desse povo vindo do Marrocos, Argélia, Mauritânia e Saara Ocidental.

Já origem de Tarifa especificamente é fenícia e romana. Seu nome é uma homenagem ao líder berbere Tarik Ben Malek, que chegou pelo Estreito de Gibraltar em 710. Na cidade, você pode conferir a riqueza árabe na arquitetura, com suas ruas estreitas e cercada por muros.

A fama atual da cidade deve-se, sobretudo, aos ventos frequentes de “Levante” e “Poniente”, que a fazem um destino perfeito para a prática de esportes eólicos. E o mar oferece muito mais: a atividade econômica! A pesca de atum e bonito são tradicionais. Há também um pouco equinocultura e pecuária, com a criação de cavalos e touros.

Tantas invasões e períodos dominados por diferentes povos, transformaram a Península Ibérica (principalmente o sul de Portugal e Espanha) num museu à céu aberto de construções romanas, mouras e de tantos outros povos que permaneceram na região.

Em Tarifa, alguns lugares merecem destaque:

 

Ruínas Romanas de Baelo-Claudia

tarifa na espanha, o que fazer
Foto: Anual, via Creative Commons.

A cidade de Baelo-Claudia nasceu no século 2 a.C. em Tarifa no auge das  indústrias de salga e do comércio com o norte da África. Seu desenvolvimento urbano mais expressivo ocorre com a construção do fórum, um completo salgado e outros prédios.

No século 2 d.C. começa o declínio de Baelo-Claudia depois de um terremoto e fuga massiva da população por conta disso. Atualmente, é possível visitar as ruínas do fórum, templos, basílica, edifícios administrativos, como a cúria ou o arquivo, mercado, teatro, banhos termais, distrito industrial, aquedutos e o muro completo.

Além disso, é uma experiência interessante, conhecer a Necrópole, que fica nos acessos a Baelo; e os Aqueducts, que forneciam água para toda a população à época.

 

Igreja de São Francisco de Assis, em Tarifa

Data do início do século 16, a Igreja de São Francisco de Assis, foi quase destruída  em sua totalidade em 18. Você pode conferir elementos barrocos e neoclássicos que marcam essas duas épocas distintas da construção e reforma do templo.

Possui três naves, pilares cúbicos e arcos semicirculares. Vale a pena conferir a imagem do Santo Cristo del Consuelo crucificado, do século 16.

 

Casco Antigo de Tarifa

turismo em tarifa na espanha
Foto: wolfram.eberius, via Creative Commons.

Toda a área antiga de Tarifa foi declarada Patrimônio Histórico. Alguns lugares ainda marcam os muros que cercavam a cidade à época de dominação dos Mouros. Esses muros eram os limites de defesa e hoje se destacam por abrigarem a cidade antiga. Na foto, a Puerta de Jerez, expoente da cidade histórica.

Na região, você poderá conferir ainda muitos prédios barrocos, com arcos e colunas de pedra e  pilares octogonais de tijolos. Se perca pelas ruas estreitas de Tarifa e cheias de histórias para contar!

 

Castelo de Santa Catalina

monumentos de Tarifa
Foto: Kevin Walsh, via Creative Commons.

A colina de Santa Catalina, cujo nome é uma homenagem à Santa Catarina de Siena, é outro lugar histórico para ver em Tarifa. O local foi usado militarmente durante muitos séculos e, somente em 1928, a Marinha deu a ideia de construir um castelo para abrigar o semáforo do porto.

De estilo neogótico, ele possui vários bunkers construídos na época da Guerra Civil Espanhola. Uma visita que surpreende!

 

Outros atrativos históricos de Tarifa

pontos turísticos de Tarifa
Torre de Guadalmesí | Foto: Donjuanfe, via Creative Commons.

Há muitos outros lugares para conhecer a história de Tarifa em um roteiro pela região. Mais paradas interessantes seriam:

  • Castelo de Tarifa
  • Torre de Guadalmesí
  • Igreja Maior de São Mateus Apóstolo
  • Antiga Igreja de Santa Maria
  • Ilhas das Palomas
  • Santuário Nossa Senhora da Luz
  • Torres Almenaras

E se você for um aficcionado por história, encontrará infinitas opções de atrações históricas viajando de carro pelo extremo sul da Espanha.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Espanha. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios em Tarifa »

 

O que fazer em Tarifa

O que fazer em Tarifa

De um lado o Oceano Atlântico, de outro o Mar Mediterrâneo na Europa. Logo ali na frente à imensidão do continente africano, é possível ver o Marrocos a olho nu. Esse cenário é um convite para explorar as atrações turísticas de Tarifa.

Tarifa é cercada por parques naturais como o Parque de los Alcornocales e o Parque Natural del Estrecho, onde você poderá praticar uma série de atividades em contato com a natureza.

A Sierra de San Bartolo é um lugar perfeito para escaladas com muitos caminhos para todos os níveis.

Há também rotas para mountain bike com excelentes vistas e possibilidades. Se você quiser ter um passeio mais tranquilo e desfrutar de uma caminhada, também terá diversas opções de trilhas.

Mas de fato, a água é a atração principal.

  • Praias de Tarifa
  • Punta de Tarifa
  • Kitesurf e windsurf
  • Vida noturna em Tarifa
  • Estreito de Gibraltar e um pulo na África
  • Observação de baleias e golfinhos

 

 
Vai viajar e precisa ter internet 100% do tempo no seu celular?

Ter internet é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a America Chip, você ganha 10% de desconto com o cupom QUEROVIAJARMAIS para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão 4G de ALTA VELOCIDADE em diversos países. Conheça as vantagens:

  • Receber o chip na sua casa ainda no Brasi;
  • A configuração do chip é extremamente fácil;
  • Os planos têm excelente custo-benefício, com preço a partir de USD 31,00;
  • Muita economia, porque você contrata apenas os dias que for usar;
  • É sem dúvida a opção mais fácil, prática e segura para ter a melhor internet 4G;
  • Já falei internet ilimitada? ;)
 
   

Praias de Tarifa

Praias de Tarifa

Tarifa está localizada numa região privilegiada, com praias belíssimas. Apesar de não fazer parte de lista com as melhores praias da Espanha, é um destino de verão que merece sua atenção.

Playa de los Lances, Playa Valdevaqueros, Punta Paloma e as Dunas de Bolonia devem entrar no seu roteiro.

 

Punta de Tarifa

Punta de Tarifa
Punta de Tarifa | Foto de Wolfgang Moroder, via Wikimedia Commos.

Outro passeio bastante famoso por aqui, é pegar o carro e dirigir até Punta de Tarifa. Também conhecida como Punta Marroquí, é lugar mais ao sul da Península Ibérica e de toda a Europa continental.

Fica localizada na Isla de las Palomas, uma pequena ilha que está ligada ao continente.

 

Kitesurf e windsurf

Kitesurf em Tarifa

É impressionante o que acontece em Tarifa. A cidade fica abarrotada de todos os tipos de surfista.

Dizem que o kitesurf surgiu lá no final dos anos 90 se tornando um dos melhores lugares para a prática do esporte, trazendo praticantes de todos os cantos da Europa.

Windsurf em Tarifa

Já o windsurf chegou à Tarifa através de um estrangeiro no final dos anos 70.

Chegou com seu furgão, olhou o mar, esfregou os olhos para assegurar-se que não estava sonhando, montou seu equipamento e começou a navegar sabendo que havia descoberto um paraíso secreto.

Hoje em dia, Tarifa não se resume somente aos ventos. Se você pratica ou quer aprender algum desses esportes, terá tudo o que é necessário para se dar bem. São diversas lojas, oficinas, material para locação e escolas especializadas.

Planejamento => Tours mais procurados na Andaluzia

 

Vida noturna em Tarifa

Por ser um destino turístico visitado quase que exclusivamente por jovens, a cidade, que fica lotada no verão, também tem uma noite bastante agitada. Além da opção de bares e pubs, existem os “chiringuitos”. Saiba mais sobre as estações do ano na Espanha.

Esses quiosques, que são montados em alguns pontos isolados na praia, permitem que você curta festas durante o dia, ou a noite, até o corpo aguentar.

 

Estreito de Gibraltar e um pulo na África

Estreito de Gibraltar

Apesar de estar dentro da Espanha, Gibraltar é território britânico e esse fato curioso já faz valer uma visita (veja esse tour em Gibraltar saindo de Tarifa).

Também é válido fazer uma excursão de 1 dia a Tânger, cidade portuária do Marrocos onde será possível conhecer detalhes do estilo de vida marroquino.

 

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom PAI, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

Observação de baleias e golfinhos

Observação de baleias em Gibraltar

   

Para aproveitar a pequena distância entre Tarifa e Gibraltar, apenas 46km, um dos passeios mais procurados é para observar baleias e golfinhos.

O Estreito de Gibraltar é rota de passagem de diversas espécies, o que varia de acordo com a época do ano.

Inclusive, as empresas que operam os passeios garantem que serão avistados. Caso contrário, o turista pode embarcar novamente no passeio.

 

Quando ir e como chegar em Tarifa

Se a dúvida é quando ir para Tarifa, saiba que a melhor época par visitar a região é de março a outubro, meses com muitos dias de sol vento, prato cheio para os praticantes de esportes náuticos.

Por isso mesmo, Tarifa fica cheia de turistas e a agitação na cidade é grande. Apesar do calor intenso, o verão é a estação recomendada.

A brisa é ótima e tudo está aberto, como lojas, bares, restaurantes, escolas de surfe e idiomas.

Para chegar em Tarifa, o ideal é fazer a visita durante um roadtrip pela Espanha, mas existem boas opções de ônibus com rotas saindo de cidades como Málaga, Sevilha, Marbella e Jerez de la Frontera.

 

Onde ficar em Tarifa

A maioria das opções econômicas para se hospedar em Tarifa são apartamentos, mas existem também boas opções de albergues, alguns inclusive que funcionam como escola de kitesurf, sempre com uma atmosfera para quem procura os constantes ventos.

Mesmo os hotéis em Tarifa, alguns deles quatro estrelas com ótimas avaliações, têm parcerias com as diversas escolas de surf presentes em Tarifa.


Booking.com

 

Outras dicas sobre o que fazer em Tarifa

Tarifa é um paraíso para quem pretende curtir a Espanha no verão e deseja conhecer praias paradisíacas.

Visitei a cidade algumas vezes, pois adorava viajar de carro quando passei uma temporada no sul da Espanha e fiz base em Marbella.

Toda a região da Andaluzia vale a visita, pois devido a sua geografia sofreu com a invasão de diferentes povos e isso influenciou principalmente a culinária e arquitetura. É uma delícia, e lindo, explorar cada cidade.

Atenção especial para Ronda e Granada, mas a melhor dica é deixar dias sem planejamento para permitir que destinos imprevistos te surpreendam durante seus dias de viagem pela Espanha.

Planejando o que fazer em Tarifa? Ainda tem dúvidas? Gostaria de contar suas experiências? Deixe suas dicas e comentários abaixo!

 

ESCRITO POR

Guilherme Tetamanti

ESCRITO POR

Guilherme Tetamanti

Paulistano de 39 anos e muita história pra contar. Amo e odeio a selva de pedra, e por isso faço de tudo pra viajar. Sou empresário, administrador de empresas e criador de algumas lojas virtuais. Vendi tudo em 2011 para realizar o sonho de fazer uma viagem de volta ao mundo e praticar fotografia, uma de minhas paixões. Sempre fugi das aulas de redação, mas a vontade de viajar, fazer novas amizades e compartilhar minhas andanças, me motivaram a criar o Quero Viajar Mais.

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Tours Nacionais

Reserve atividades com pagamento em até 10x

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Tours Nacionais

Reserve atividades com pagamento em até 10x

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários do post

  1. Bernardo

    No inverno, dezembro, como fica a cidade e os ventos?

  2. Guilherme Tetamanti

    Oi Bernardo, A cidade fica vazia, somente quem procura os esportes à vela vão para Tarifa. Não sei te dizer quanto aos ventos, mas acredito que seja bom! Abraços

  3. thiago

    Ola Guilherme. Estou pensando em ir em Agosto, para velejar (Kite). Voce veleja? Foi nessa epoca? Sera que eh lotada demais? Abs!

  4. Guilherme Tetamanti

    Oi Thiago, Fui em agosto também, bem no meio do verão. Não velejo, mas fiquei impressionado com a quantidade de kites, o lugar é lotado sim nessa época. Abraços

  5. Priscila

    Legal as dias... vc saberia me dizer se tem paraquedismo lá em Tarifa?

  6. Guilherme Tetamanti

    Oi Priscila, Quando fui não pesquisei nada sobre paraquedismo, ainda não saltava, rsrsrs. Pesquisei e encontrei a AOS Tarifa, parece que é a única empresa. Um abraço