O que fazer em Istambul: dicas e atrações imperdíveis

por Guilherme Tetamanti

O que fazer em Istambul: dicas e atrações imperdíveis

Istambul é uma das metrópoles mais visitadas da Europa, com suas igrejas, mesquitas, museus, palácios e muralhas. Muitos roteiros de viagem recomendam de 3 a 4 dias na cidade, mas confesso que até mesmo uma semana pode ser pouco para explorar todas as possibilidades, ainda mais por ser a única cidade do mundo que se divide em dois continentes. A própria Ponte do Bósforo, que liga as partes europeia e asiática de Istambul, é um lindo cartão postal.

Para aproveitar ao máximo uma estadia em Istambul, o ideal é hospedar-se próximo a Sultanhamet, um dos bairros mais importantes da capital da Turquia, onde estão localizadas a Mesquita Azul e Basílica de Santa Sofia. Se preferir outra região, certifique-se de que o hotel seja perto da linha do trem de superfície, maneira mais rápida de rodar pela cidade.

Planeje sua viagem => Hotéis em oferta em Istambul

Seguro viagem internacional »

 

Onde fica Istambul

Istambul fica na Turquia e é a maior cidade e capital administrativa do país. Está localizada na Província de Istambul. Já a Turquia possui seu território dividido entre 2 continentes: Europa e Ásia.

 

Um pouco sobre a história de Istambul

Liga dos Campeões 2020
Istambul é, sem dúvida, uma das mais incríveis do mundo.

A cidade de Istambul é, sem dúvida, uma das mais incríveis do mundo.

Recentes descobertas arqueológicas apontam que existem assentamentos que datam de 6 mil anos antes de Cristo, o que contabiliza mais de 8 mil anos.

Durante esse tempo, a cidade já foi conquistada e controlada por diversos impérios proeminentes através da história.

Por conta de sua posição geográfica e estratégica, sendo uma “ponte” entre a Europa e a Ásia, pelo Estreito de Bósforo, ela já esteve sob controle dos gregos, macedônios, bizantinos, romanos, otomanos… Uma dessas conquistas é tão relevante que é comumente conhecida como o fim da Idade Média.

Foi quando ocorreu o fim do sítio à cidade pelos Otomanos, em 29 de maio de 1453, com vitória otomana contra os romanos.

A República da Turquia foi fundada, em 1923, após uma guerra civil, cujo o líder do lado vencedor, era Mustafa Kemal Atatürk.

O “pai dos Turcos”, como Mustafa é conhecido, é quem batiza o estádio da final da Liga dos Campeões da UEFA de 2020 e transferiu a capital da Turquia para Ankara. Entretanto, a importância de Istambul estará para sempre marcada na história.

Imperdível => Santa Sofia com Excursão Guiada e Ingresso Sem Fila em Istambul

 

O que fazer em Istambul

Final UEFA Istambul
Topkapi é um antigo palácio Otomano transformado em museu em 1924.

Istambul já foi importante para diversos Impérios e culturas através dos séculos. Sendo assim, não poderia ser diferente que a cidade seja fervilhante, cosmopolita e cheia de atrações turísticas.

Apesar de ser uma grande metrópole, uma atração turística por si só, muitos pontos importantes estão localizados na parte europeia.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Turquia. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Todos próximos à Praça Sultanahmet. E, perto da praça se encontra o Palácio e Museu Topkapi, um antigo palácio Otomano transformado em museu em 1924.

Além, há a Cisterna Basilica, que é a maior de uma série de cisternas construídas no período bizantino, no século VI.

Por fim, cerca de 150 metros das cisternas, está localizada o mais importante ponto turístico de Istambul, o Hagia Sophia.

Construída em 537, era o maior edifício do mundo na época e uma maravilha da engenharia, por conta da tecnologia disponível.

Hagia Sophia já foi a principal catedral grega ortodoxa e, depois, foi convertida em uma mesquita durante o período otomano.

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom BWEEK, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

Desde 1935, foi convertido em museu. Uma boa forma de conhecer toda a cidade é comprar um ingresso do ônibus turístico em Istambul.

Turismo na Liga dos Campeões da UEFA
Torre de Galata fica numa região com influência genovesa e veneziana.

Espalhados pela cidade, encontramos outros pontos turísticos impressionantes, como as Muralhas de Constantinopla, que começaram a serem construídas no século V.

Não deixe de andar pela Avenida Istikal, que liga a Praça Taksim, o ponto central, até a Torre de Galata, que fica numa região com influência genovesa e veneziana.

Não esqueça de visitar o Museu de Arte Moderna e o Museu Militar, que tem foco na história militar do período otomano.

Três atividades que são imperdíveis em Istambul são: um passeio pelas Muralhas de Constantinopla; o cruzeiro pelo estreito de Bósforo; e assistir ao futebol.

A caminhada pelas Muralhas é incrível, pois é uma imersão histórica no passado de Istambul e dos Impérios que a controlaram.

São aproximadamente 7km de caminhada, que oferecem uma vista privilegiada do lado europeu da cidade e de seus incontáveis monumentos. Já o cruzeiro pelo Estreito de Bósforo é uma experiência única.

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios em Istambul »

 

Pontos turísticos de Istambul

Vida noturna em Istambul
Ponte do Bósforo.

Em 3 ou 4 dias na capital da Turquia, já é possível ter uma boa noção da cidade e conhecer os principais pontos turísticos de Istambul.

E o melhor, sem gastar muito, pois a lira turca é equivalente ao real, com preços bastante atraentes para os turistas que vistam a Europa e o Oriente Médio. Minha média de gastos foi de R$ 50,00 por dia, sendo bem econômico. Entre 80 e 100 é um bom orçamento.

 

Vida noturna em Gálata e Beyoğlu

Pontos turísticos de Istambul
Vista noturna de Gálata.

Esses dois bairros são bem tradicionais em Istambul, sendo uma ótima chance para conhecer ótimos restaurantes e aventurar-se pela vida noturna da cidade. Caminhei bastante pela Istiklal Caddesi, principal rua do comércio de Beyoğlu, desde a praça Taksim, até a Torre de Gálata, os pontos mais famosos de cada bairro.

Essa é uma região bastante movimentada, cheia de lojas, restaurantes, bares e boates. Nos finais de semana, jovens se reúnem no pé da torre, muitas vezes embalados ao som de algum artista local.

 
Sabia que aprender através de cursos on-line nunca foi tão fácil?

Assista seus cursos pelo computador, tablet ou até mesmo pelo celular!

Devido a nossa parceria com a Learn Café, você terá acesso a cursos para todas as áreas do conhecimento, com alta qualidade, comodidade e de forma acessível. Cursos online para você:

  • Aprender rápido e ganhar dinheiro;
  • Se preparar para um novo emprego;
  • Melhorar seu currículo;
  • Continuar aprendendo sempre!
 

Planejando alugar um carro na Turquia?
Dicas definitivas para alugar carros baratos em viagens

 

Um dia em Princes Islands (Büyükada)

O que conhecer em Istambul
Vista de Princes Islands.

Um passeio bastante popular durante o verão, para aqueles que pretendem fugir um pouco do agito de Istambul e curtir um passeio de bicicleta ou charrete, uma vez que são os únicos meios de transportes nas ilhas. Umas das maneiras de chegar às ilhas é numa curta viagem de ferry boat, que parte do porto de Kabatas, na parte europeia da cidade (basta descer na estação Kabatas do trem).

 

Onde se hospedar em Istambul

Galatas Hotel Istanbul.
Uma das opções de hospedagem é o Galatas Hotel Istanbul.

Como o foco é a final da liga dos campeões, é importante saber que o Estádio Olímpico Atatürk fica no lado europeu da cidade, acessível pelo metrô da linha M3, azul clara, na estação final, Olympiyat.

Entretanto, essa região é um pouco afastada do centro turístico da cidade, cerca de 23km distante da Praça Sultanahmet, por exemplo. Abaixo listo alguns bairros, com sugestões de hotéis.

  • Beyoglu: Este é um dos bairros mais fervilhantes, onde está localizada a avenida Istikal, e é uma região com muitas opções de bares (incluindo os famosos de narguilé) e restaurantes. Esta região tem opções de hotéis com os mais variados preços, mas é sugerido o Galatas Hotel Istanbul.
  • Sultanahmet: O coração histórico da cidade, encapsulado entre as Muralhas e o Estreito de Bósforo. Ótima opção para quem quer fazer uma boa dose de turismo. O Hotel Basilissis é uma excelente recomendação para quem quer se hospedar bem no Centro da cidade.
  • Karaköy: Apesar de oficialmente fazer parte do bairro de Beyoglu, a região de Karakoy era uma antiga área portuária que foi modernizada. Hoje é a parte mais estilosa e inovadora da cidade. Você encontrará bares modernos, galerias de arte e restaurantes cosmopolitas. O Opale Hotel é um destaque nesta região pela relação preço e qualidade.

Exclusivo => Transfer privado do aeroporto de Istambul

 

Preparado para uma viagem a Istambul?

Istambul é daquelas cidades que sempre há o que fazer, com muita gente nas ruas, turistas e opções para todos os gostos. Os restaurantes estão sempre cheios, a vida noturna é agitada e conhecer um pouco dessa cultura foi o que mais me encantou durante minha passagem por Istambul.

Planejando uma viagem para Istambul? Ainda tem dúvidas? Foi e gostaria de contar suas experiências? Deixe suas dicas e comentários!

Até + !!!

 

 

ESCRITO POR

Guilherme Tetamanti

ESCRITO POR

Guilherme Tetamanti

Paulistano de 37 anos e muita história pra contar. Amo e odeio a selva de pedra, e por isso faço de tudo pra viajar. Sou empresário, administrador de empresas e criador de algumas lojas virtuais. Vendi tudo em 2011 para realizar o sonho de fazer uma viagem de volta ao mundo e praticar fotografia, uma de minhas paixões. Sempre fugi das aulas de redação, mas a vontade de viajar, fazer novas amizades e compartilhar minhas andanças, me motivaram a criar o Quero Viajar Mais.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *