O que fazer na Capadócia: 1, 2, 3 e 4 dias na região da Turquia

O que fazer na Capadócia: 1, 2, 3 e 4 dias na região da Turquia

Imagem do Autor por Guilherme Tetamanti
Atualizado em:

Tudo sobre o que fazer na Capadócia, com dicas de melhores passeios, pontos turísticos e atrações mais legais para incluir no roteiro de 1, 2, 3 e 4 dias.

Quer saber o que fazer na Capadócia? Vem comigo que vou te falar mais da região da Turquia que, com suas cidades subterrâneas e formações geológicas únicas, resultado da ação vulcânica e erosão, é hoje em dia um dos destinos turísticos mais procurados do planeta.

E, não é somente a paisagem pitoresca dessa região que atrai os turistas, que é árida e também tem neve, mas todo o patrimônio histórico e cultural deixado por tantos povos que habitam a região há milhares de anos.

Sempre quis fazer o famoso voo de balão na Capadócia, umas das principais razões que me motivaram a viajar para a Turquia durante minha viagem de volta ao mundo, mas existem diversos outros passeios e pontos turísticos que são imperdíveis.

Há desde cidades esculpidas na pedra, restaurantes para frequentar a noite, até um diferente e colorido por do sol; há muito o que fazer na Capadócia. Por isso, neste artigo, te darei dicas sobre atrativos para conhecer na cidade, sugestões de hospedagem, como chegar e muito mais. Vamos?

Planeje sua viagem => Ofertas de hotéis na Capadócia

Contratar um seguro viagem para a Capadócia »

O que visitar na Capadócia: 7 principais pontos turísticos

O ponto alto das cidades e vilarejos que fazem parte da Capadócia são as belezas naturais e suas histórias: há diversas formações geológicas únicas, resultado de milhares de anos com erupções vulcânicas e erosões causadas pelo vento e pela chuva, que resultaram em cavernas, que se transformaram em castelos, igrejas e até cidades subterrâneas, vales coloridos, além das chaminés.

A menos que você pretenda viajar a Capadócia de carro, será necessário contratar um tour para conhecer a cidade subterrânea, o Castelo de Uçhisar, as igrejas dentro das rochas e todas as outras atrações turísticas. É uma das regiões mais lindas do planeta, com formações rochosas difíceis de acreditar.

Existem três roteiros básicos para fazer na região, sendo os dois primeiros mais populares.

  • Tour Vermelho: Castelo de Uçhisar, Museu de Göreme, Pigeon Valley, Monks Valley, Avanos Pottery Centre, Ürgüp Fairy Chimneys, Paşabaglari e Rose Valley;
  • Tour Verde: Cidade subterrânea de Derinkuyu, Ihlara Canyon e Monastério de Semile;
  • Tour Azul: Mustafapaşa Cemil Village, Soganli Valley, Güzel Öz e şahinefendi Theodora Church.

Há tantas coisas legais para fazer na Capadócia, que mesmo visitando a região da Turquia inúmeras vezes seria quase impossível conhecer tudo. Mas não se preocupe, pois trouxe para você uma lista com sugestões de lugares onde ir pela primeira vez na Capadócia, te ajudando a organizar tudo o que fazer na Capadócia:

  • Formações rochosas e chaminés de fadas
  • Parque Nacional de Göreme
  • Cidades subterrâneas
  • Vale do Amor
  • Voo de balão de ar quente
  • Castelo de Uchisar
  • Vale de Ihlara

Formações rochosas e chaminés de fadas

o que fazer na capadocia
Vale cheio de chaminés das fadas | Foto: Brocken Inaglory, via Wikimedia Commons.

A Capadócia é famosa por suas formações rochosas peculiares, conhecidas como “chaminés de fadas”. Essas formações únicas foram criadas pela erosão ao longo de milhões de anos e são um espetáculo para se ver.

Por isso, contrate o tour por Göreme e pelas Chaminés de Fadas.

Elas são resultado da erosão do terreno, formado por rochas vulcânicas, pela ação de águas glaciares. Com a ação do vento e da areia, foram se formando esses picos que lembram chaminés e que podem chegar a 40 metros de altura.

Parque Nacional de Göreme

pontos turísticos da capadocia
Parque Nacional de Göreme.

É um Patrimônio Mundial da Unesco, famoso por suas igrejas e capelas escavadas em rochas. O destaque é o Museu ao Ar Livre de Göreme, que exibe afrescos e pinturas antigas nas paredes das igrejas.

O parque é provavelmente a mais famosa área da pitoresca e popular região da Capadócia e apresenta a maior concentração de construções religiosas trogloditas (habitantes de cavernas) de toda a região.

A área foi classificado pela Unesco como Patrimônio da Humanidade em 1985, junto com os chamados Sítios Rupestres da Capadócia, que são as habitações, aldeias trogloditas e cidades subterrâneas.

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom VIAJARMAIS15, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

Cidades subterrâneas

pontos turisticos da turquia
Entrada para uma das cidades subterrâneas.

A região da Capadócia possui várias cidades subterrâneas antigas, como Derinkuyu e Kaymaklı, que foram usadas como abrigos durante os períodos de invasão. Ele tinham capacidade de abrigar cerca de 20 mil pessoas e estão presentes na excursão privada de dia inteiro aos destaques.

A antiga cidade de Elengubu, hoje chamada de Derinkuyu, fica a mais de 85 metros abaixo da superfície e inclui 18 níveis de túneis. É a maior cidade subterrânea escavada já encontrada no mundo.

Acredita-se que a região tenha mais de 200 cidades subterrâneas escavadas e que são ligadas (ou eram à época) por centenas de quilômetros de túneis. Apesar disso, poucas cidades já foram localizadas.

Você pode explorar essas cidades subterrâneas e descobrir os complexos sistemas de túneis, quartos e poços de ventilação.

Vale do Amor (Love Valley)

dicas da turquia
Vale do amor.

Esse vale é conhecido por suas formações rochosas fálicas peculiares, que renderam a ele o nome de “Vale do Amor“. É um local popular para caminhadas, passeios de balão de ar quente, fotografia, jantar romântico e fica próximo ao Parque Nacional Göreme.

Além do Vale do Amor, nos arredores de Göreme há outros vales que podem ser visitados em trilhas ou mesmo em passeios de balão e safáris de jipe ou quadriciclo. É uma experiência muito interessante e que rende belíssimas fotos.

Voo de balão de ar quente

Coisas legais para fazer na Turquia
Voo de balão é imperdível para quem visita a Capadócia.

A Capadócia é uma região única, provavelmente com as paisagens mais lindas que já vi. Conhecer e hospedar-se nas cavernas, andar pelas montanhas e aprender sobre toda a história que envolve sua população já faz qualquer turista ficar satisfeito com a viagem.

Embora não seja um local, o passeio de balão é tão famoso que se tornou um dos atrativos do país. Ele é feito nas primeiras horas da manhã, é lindo e emocionante. É indescritível ver o sol nascer entre os balões num dos lugares mais pitorescos do mundo.

São diversas empresas da Turquia que oferecem o passeio de balão na Capadócia, que geralmente tem percursos e serviços muito parecidos. Todas fazem o mesmo tipo de voo, mas cobram valores diferentes.

E isso inclui o serviço de leva e traz ao seu hotel, um café da manhã antes do voo, o passeio de balão em si, e um lanche ao aterrissar, geralmente com champanhe e frutas. Reserve com antecedência o seu passeio de balão na Capadócia.

O passeio de balão na Capadócia é uma oportunidade única de observar as formações geológicas por outro ângulo, além do contraste de cores do céu ao amanhecer com as cavernas e toda a cidade, que é monocromática. Recomendo muito que você vá para a região da Capadócia e faça o passeio.

Castelo de Uchisar

Castelo de Uchisar, turquia
Castelo de Uchisar.

Localizado no topo de uma colina, o Castelo de Uchisar oferece vistas deslumbrantes da região. É uma fortaleza natural que foi escavada e usada como um ponto de observação estratégico ao longo dos séculos já que está a 1.300 metros de altitude.

Fica a 5km de Göreme. Uçhisar significa “três fortalezas” em turco com o seu casario confundindo-se com a paisagem rochosa tão característica da região. A construção do topo do rochedo, chamado de Kale (castelo em turco), serviu de fortaleza e refúgio no passado.

Vale de Ihlara

Vale de Ihlara, turquia
Vale de Ihlara | Foto: Morphosis, via Wikimedia Commons.

Ihlara é um município do distrito de Güzelyurt, localizado na região da Capadócia. A área é famosa pela beleza natural e pelas habitações e igrejas trogloditas bizantinas do Vale de Ihlara.

Ao fazer uma excursão Verde no Vale de Ihlara você conhecerá um vale profundo e exuberante, famoso por seu desfiladeiro esculpido pelo rio Melendiz. Essa garganta possui 16 km de comprimento, que começa junto à vila e termina na cidade de Selime.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Turquia. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos – sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

E, antes de ser escavada pelo rio, era uma rocha criada em milhões de anos de erupções dos vulcões Erciyes e Haçane.

Você pode fazer um tour guiado com almoço, uma caminhada pelo vale e visitar igrejas e mosteiros esculpidos na rocha e a escadaria com 400 degraus e mais de 100 metros de desnível dá acesso ao fundo da garganta.

Quantos dias ficar na Capadócia

Há uma série de fatores a serem considerados quando você estiver planejando o que fazer na Capadócia. Qual a época ideal para ir, onde é melhor se hospedar, entre tantos outros que é preciso prestar atenção ao planejar o itinerário.

Em uma viagem pela Turquia, visitar a Capadócia é quase obrigatório. E saber quantos dias ficar na Capadócia é primordial para montar o melhor roteiro possível.

Não programe menos de 3 dias, o ideal mesmo é organizar o que fazer em pelo menos 5 dias na Capadócia só para você começar a se apaixonar pela cidade.

Há muito o que conhecer, ver e explorar, principalmente as formações rochosas e chaminés de fadas, o Parque Nacional de Göreme, as cidades subterrâneas, o Vale do Amor, o voo de balão de ar quente e mais.

Qual a melhor época para ir à Capadócia?

Toda a região está localizada em um planalto a cerca de 1 mil metros de altitude, possui verões quentes e secos e invernos úmidos e com neve. Para aproveitar os pontos turísticos da região você pode visitá-la em qualquer época do ano, mas deve se lembrar muito calor ou muito frio podem atrapalhar os passeios em algum momento.

A temperatura média do verão na região é de 28°C, mas por ser uma época seca a sensação térmica é de bem mais calor. No verão, a região costuma ter umas 15 horas de sol, sendo a alta temporada no país. No inverno, as temperaturas médias são de 1°C e pode nevar. Da mesma maneira que no verão, a sensação térmica é de mais frio, por ser muito úmido.

Se quiser fugir das temperaturas mais extremas, vá viajar na primavera ou no outono. Mas destaco que o verão tem as melhores condições climáticas para os voos de balão e no inverno, mesmo com frio, a região fica bem charmosa por conta da neve. Por isso, vá no período que preferir, mas independente da época, sempre leve agasalho porque o clima é bem mais fresco ao fim do dia.

Tudo isso considerado, aqui está um exemplo de coisas legais para fazer na Capadócia:

  • 1° dia: Passeio de balão ao amanhecer, Parque Nacional de Göreme, Museu ao Ar Livre de Göreme.
  • 2° dia: Cidades subterrâneas da região (Derinkuyu ou Kaymaklı), Vale do Amor (Love Valley).
  • 3° dia: Castelo de Uchisar, passeio de quadriciclo pela paisagem da Capadócia.
  • 4° dia: Vale de Ihlara, aula de culinária turca.

O que fazer na Capadócia em 1 dia

dicas de passeios na turquia

Tendo 4 dias para explorar a Capadócia, dá para conhecer os principais pontos turísticos da região e ainda curtir a cultura local em jantares temáticos e passeios de compras. Caso você só tenha 1 dia, deixei aqueles que considero os principais passeios: voo de balão e tour por Göreme e pelas Chaminés de Fadas.

Comece o seu dia (beeeem ) cedo com um passeio de balão de ar quente ao nascer do sol. É uma experiência mágica e uma ótima maneira de apreciar a paisagem da Capadócia de cima.

Após o passeio de balão, visite o Parque Nacional de Göreme e explore o Museu ao Ar Livre de Göreme. Admire as igrejas e capelas escavadas nas rochas, com seus afrescos e pinturas antigas.

Para fechar esse dia de passeios externos, desfrute de um jantar em um dos restaurantes locais em Göreme e aproveite para relaxar.

O que fazer na Capadócia em 2 dias

Para o segundo dia na Capadócia visitando e explorando as cidades subterrâneas da região. Visite Derinkuyu ou Kaymaklı e descubra os intrincados sistemas de túneis, quartos e poços de ventilação. É fascinante explorar esses locais históricos em um tour privado pela região da Capadócia.

À tarde, depois do almoço, faça uma caminhada pelo Vale do Amor (Love Valley). Também é possível reservar um tour de jipe ou safári de quadriciclo (com você pilotando) para conhecer esse e outros vales da região.

Maravilhe-se com as formações rochosas peculiares e aproveite para tirar algumas fotos únicas. Depois, aproveite a noite para participar de um jantar tradicional turco com danças folclóricas e música ao vivo.

O que fazer na Capadócia em 3 dias

Pontos turísticos da turquia
Região da Capadócia possui diversos pontos turísticos interessantes.

No terceiro dia na região da Turquia, visite o Castelo de Uchisar e suba ao topo para desfrutar de vistas panorâmicas deslumbrantes da Capadócia.

Caso não tenha feito ontem, à tarde, faça um passeio de quadriciclo pela paisagem da Capadócia. É uma maneira emocionante de explorar a região e descobrir lugares remotos e paisagens incríveis.

 
Vai viajar e precisa ter internet 100% do tempo no seu celular?

Ter internet é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a America Chip, você ganha 10% de desconto com o cupom QUEROVIAJARMAIS para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão 4G de ALTA VELOCIDADE em diversos países. Conheça as vantagens:

  • Receber o chip na sua casa ainda no Brasi;
  • A configuração do chip é extremamente fácil;
  • Os planos têm excelente custo-benefício, com preços a partir de USD 31,00;
  • Muita economia, porque você contrata apenas os dias que for usar;
  • O pagamento pode ser parcelado em até 6x, com IOF de apenas 0,38%;
  • É sem dúvida a opção mais fácil, prática e segura para ter a melhor internet 4G;
  • Já falei internet ilimitada? 😉
 

Para fechar o dia, à noite, relaxe e desfrute de um banho turco tradicional (hammam) para rejuvenescer e relaxar após um dia de aventuras. Marque um banho turco histórico privado e spa na Capadócia

O que fazer na Capadócia em 4 dias

Para o último dia de viagem pela Capadócia, sugiro que faça uma excursão ao Vale de Ihlara. Caminhe ao longo do desfiladeiro e visite as igrejas e mosteiros escavados na rocha ao longo do rio Melendiz.

Para o período da tarde, uma proposta alternativa: participe de uma aula de culinária turca e aprenda a preparar pratos tradicionais da região da Capadócia. É uma experiência divertida e saborosa.

Por fim, desfrute de uma noite tranquila em uma das cidades da Capadócia, aproveitando os restaurantes, cafés e lojas locais.

Quanto custam os ingressos na Capadócia?

O custo para fazer passeios na Capadócia depende do tipo de tour, da duração e do número de pessoas que fazem parte do seu grupo. Há tours guiados de bicicleta que permitem que você veja mais da Capadócia do que a pé, passeios de ônibus que o levam para ter uma visão geral da cidade e até passeios de barco para explorar a Capadócia de uma perspectiva diferente.

Se você quiser ir a pé, numa visita guiada conhecida como free walking tour, pagará menos do que se escolher uma excursão de ônibus ou bicicleta. Se você estiver viajando com sua família ou amigos, vale a pena reservar passeios particulares, para dividir os custos, ter mais privacidade e até flexibilidade na duração de cada ponto turístico.

Os preços das entradas para as atrações e passeios variam dependendo do tipo de passeio. Você pode encontrar grandes ofertas comprando online, por isso recomendo organizar as atividades com antecedência, até porque os ingressos das principais atrações podem ficar indisponíveis.

Ademais, reservar com antecedência seus passeios no exterior alivia o orçamento da viagem, pois você pode comprar no cartão de crédito e já ir pagando. Além de se livrar do IOF sob compras internacionais, cobrado quando você usa o cartão já fora do Brasil.

Dica: contrate um tour guiado para seu primeiro dia na Capadócia, pois um guia te contará sobre todos os lugares imperdíveis para visitar no restante da viagem. É uma ótima maneira de ter uma visão geral do lugar e reajustar alguns pontos no seu roteiro.

Quanto custa viajar para a Capadócia

Em 2021, 1 lira estava valendo 0,75 centavos de Real. Na prática, isso significa que:

  • Hospedagem: varia entre R$ 60 a 300, sendo o primeiro valor para hostel e o segundo um hotel bem avaliado, mas não luxuoso para 1 ou 2 pessoas; obviamente, os valores podem ser muito mais altos a depender da categoria do hotel.
  • Alimentação: R$ 25 a 50 para uma boa refeição.

Onde e como comprar entradas sem pegar fila?

O ideal é comprar online os ingressos antecipados, sem filas de espera na entrada das atrações. Além disso, você garante a visita no dia planejado e ainda tem o direito de fazer o cancelamento gratuito até 48 horas antes.

Tenho algumas sugestões de boas empresas que vendem tours oficiais na Capadócia, assim como guias brasileiros, ou que falam português, sempre com dicas para você não gastar muito dinheiro em sua viagem.

Também recomendo comprar um passe de atrações, pois o custo total é mais baixo e você economiza muito tempo evitando longas filas.

Agências de passeios na Capadócia

O melhor site para reservar são de empresas que vendem passeios com os preços mais baixos, garantidos, e sem taxas de reserva ou cobranças ocultas. Recomendo o Get Your Guide, agência de viagens online fundada em 2009, com sede em Berlim.

O site da Civitatis também é bom e confiável, empresa espanhola fundada em 2008 e com milhões de clientes ao redor do mundo. A vantagem para brasileiros é fazer o pagamento em reais em até 12x.

Pacotes e passes de atrações na Capadócia

O pacote de atrações na Capadócia ou os famosos passes turísticos te permitem economizar tempo (acesso rápido, evitando filas) e dinheiro, oferecendo o ticket com acesso total para vários passeios.

Ao adquirir o cartão de acesso, você tem direito à entrada nos principais museus e pontos turísticos, assim como passeio de balão, passeio de quadriciclo, experiência da cozinha tradicional e mais.

O primeiro passo é escolher o seu passe online pelo site. O tipo de passe dependerá da sua disponibilidade de tempo, sendo oferecido o passe com diferentes quantidades de dias. Ele será ativado na primeira vez que passar no scanner da atração, e então será validado para usar nos dias consecutivos. Ao terminar o período comprado, o passe expirará automaticamente e você não poderá mais fazer os passeios:

Guias brasileiros que fazem passeios na Capadócia

A melhor maneira de aprender sobre a Capadócia é fazer uma visita guiada com um guia brasileiro que mora no lugar. No iFriend, site brasileiro fundado em 2017, você pode escolher entre uma variedade de tours para indivíduos ou pequenos grupos, possibilitando uma interação pessoal entre turistas e moradores locais.

As excursões são conduzidas por falantes nativos de português que vivem na Capadócia há muitos anos, ideal para explorar o que há de melhor na Capadócia.

Mas também há um passeio no Civitatis em Português na Capadócia:

O que fazer na Capadócia com crianças

Planejar o que fazer na Capadócia com crianças pode ser um pouco desafiador, mas definitivamente vale a pena. Se você está procurando ideias sobre como aproveitar a viagem com seus filhos, veja algumas sugestões de roteiros com crianças na Capadócia.

Primeiro, você deve decidir se quer um tour mais extenso ou de poucas horas, mais indicados para crianças mais jovens.

Desde museus e jardins até atrações bastante procuradas, muitas atividades estão disponíveis especificamente para famílias com crianças de todas as idades. Confira quais são os melhores lugares para visitar:

O que fazer na Capadócia à noite

Saber o que fazer na Capadócia são uma boa maneira de fazer atividades fora dos circuitos turísticos, curtir uma noite romântica ou mesmo fazer algo emocionante com seus amigos e família.

Aqui estão alguns dos meus passeios noturnos favoritos:

O que fazer na Capadócia e arredores

Você não precisa passar todo o seu tempo na Capadócia. Há muitas coisas incríveis para se ver nos arredores da cidade, e posso te ajudar a planejar passeios bate-volta para explorar melhor a região.

É uma oportunidade incrível de ver partes do país que são frequentemente esquecidas pelos turistas, e é perfeita se você estiver procurando algo diferente do que todos os outros estão fazendo.

Veja essas dicas de passeios perto da Capadócia:

O que fazer na Capadócia sozinho

Capadócia é um bom lugar para quem viaja sozinho. E a melhor forma de curtir bastante a cidade é agendar passeios guiados. Essa também uma ótima oportunidade de fazer novas amizades e se integrar com a cultura local.

O que fazer na Capadócia no verão

Nada melhor do que aproveitar os dias mais quentes ao ar livre! E para descobrir o que fazer na Capadócia no verão, é só escolher aqueles passeios que aproveitam os dias de sol e as temperaturas agradáveis fazendo muitas coisas legais.

O que fazer na Capadócia com chuva

Para dias chuvosos na Capadócia o melhor a fazer é procurar lugares fechados que ofereçam abrigo da água, vento ou frio. Por isso, sugiro lugares para visitar super interessantes mesmo com chuva.

O que fazer na Capadócia com pouco dinheiro

Programar um roteiro com pouco dinheiro na Capadócia não é tão difícil assim. Existem passeios com descontos ou ofertas de tours que podem ser contratados antecipadamente e online. Os principais sites de atividades turísticas possuem promoções na Capadócia para você economizar.

Onde fica a região da Capadócia?

Tudo sobre a Capadócia
Capadócia é uma região da Turquia com belezas naturais e históricas.

A Capadócia não é uma cidade da Turquia e sim uma região histórica formada por várias cidades e vilas turcas e famosa pelos voos de balão de ar quente sobre as cidades criadas em meio a formações geológicas de pedras vulcânicas como as cavernas e as chaminés de fada (explico mais para frente sobre elas).

A região fica na Anatólia Central, que é a região central do país, a aproximadamente 700 quilômetros de Istambul, a cidade mais populosa e conhecida do país. Entre as vilas e cidades que integram a região da Capadócia, as mais famosas e com estrutura para receber os visitantes são Göreme, Uçhisar e Ürgüp.

Por ser uma região muito antiga e histórica, ao longo dos anos seu território sofreu muitas variações de tamanho e há geólogos que divergem sobre a área da Capadócia. Também há divergências em relação a origem do nome: há historiadores que acreditam que o nome deriva do vocábulo hitita Katpadukya, que significa terra dos cavalos, mas há outras versões.

Outra possível origem é vinda dos persas que chamavam a região de Katpatuka, que tem o mesmo significado da anterior e não é uma palavra persa. Apesar disso, a fama de terra dos cavalos coincide em todas as histórias e há registros que desde o século 7 a.C., os moradores da Capadócia presenteavam reis com cavalos.

O turismo na região começou a se popularizar ainda nas décadas de 1930 e 1940, mas a estrutura turística começou a se profissionalizar com a construção de hotéis e resorts apenas nas décadas de 1970 e 1980. Um balanço de 2005, apontou que a região recebeu no ano 850 mil visitantes estrangeiros e mais de 1 milhão de visitantes do próprio país.

Como chegar na Capadócia?

Embora a capital da Turquia, a cidade de Ancara, esteja a menos de 300 quilômetros da região da Capadócia, a grande maioria dos visitantes entra no país para visitar Istambul, que fica a pouco mais de 700 quilômetros da Capadócia. Por isso, vou explicar como chegar a Capadócia a partir de Istambul.

Mas, é claro, que você pode sair de Ancara e seguir as dicas ou mesmo utilizar os mesmo tipos de meio de transporte. Ou ainda sair de Istambul, parar para conhecer Ancara e depois seguir ruma a Capadócia. Isso vai depender do seu roteiro.

Há três opções para chegar na Capadócia: avião (a mais recomendada), carro alugado ou ônibus (que deixo como última opção). Há dois aeroportos na região que atendem os viajantes que pretendem conhecer os atrativos da Capadócia, são eles o Aeroporto de Nevşehir e o Aeroporto de Kayseri.

O Aeroporto de Nevşehir é a opção mais prática, uma vez que fica a cerca de 40 quilômetros de Göreme, uma das melhores para se hospedar mas falo sobre isso daqui a pouco. Porém, ele é bem pequeno e recebe poucos voos diários. Um pouco maior, o Aeroporto de Kayseri tem mais voos, inclusive internacionais, locadora de carro, mas está a 76 quilômetros de Göreme.

como chegar na capadócia
Nevşehir Kapadokya Airport | Foto: Belle Equipe, via Wikimedia Commons.

Em qualquer um dos aeroporto que escolher, recomendo que já tenha um transfer reservado para Capadócia, seja particular ou compartilhado, para chegar a sua hospedagem. Mas, você também pode procurar um táxi para fazer o trajeto. De qualquer forma, pesquise o preço do transfer para ver qual é mais vantajoso.

Se você pretende conhecer outras cidades e mesmo parar em Ancara, uma boa opção é alugar um carro em Istambul e fazer a viagem no seu tempo. Saindo de Istambul em direção a Göreme pode pegar as vias E80, D750 e E90. Caso faça uma parada em Ancara, siga pela D200 para a região.

Outra opção, mais econômica, mas menos recomendada pela distância é o ônibus. Para percorrer os mais de 700 quilômetros de Istambul para a região você deve demorar aproximadamente 12 horas, o que é bem cansativo. Quem vai em casal ou com amigos, deve saber que sendo um país muçulmano, os assentos são separados por sexo, assim, você sempre irá dividir o assento com alguém do mesmo sexo que você.

Dicas finais sobre o que conhecer na Capadócia

Uma das primeiras coisas que quis saber, foi quanto custa viajar para a Capadócia, pois não queria ultrapassar meu orçamento de viagem. Claro que não é um lugar muito barato, pois são atrações exclusivas num lugar bastante procurado, mas como citei ao longo do artigo, também não é um destino de luxo, onde somente os ricos tem acesso.

Gastei cerca de 700 reais para viajar três dias pela Capadócia, mas valeu cada centavo. Fiz passeios incríveis que nunca imaginei fazer e que também não poderia fazer em nenhum outro local do mundo, como o voo de balão de ar quente sobre aquelas formações geológicas únicas.

Depois que a novela Salve Jorge foi ao ar, entre 2012 e 2013, mais brasileiros passaram a conhecer e ter vontade de visitar a Capadócia. O resultado disso é que você encontra muitas pessoas falando português nas cidades da região e, mais do que isso, há até passeios guiados com guia falando português, o que é uma grande vantagem.

Resumindo tudo o que falei ao longo do artigo: a Capadócia é um destino imperdível! Vá sem medo e aproveite tudo o que aquela região de paisagens inesquecíveis tem para te oferecer. Fiquei três dias e pude conhecer os principais atrativos do local, mas se você tiver menos, não deixe de ir, qualquer passeio será fantástico.

Para garantir vaga nos passeios que quer fazer, compre antecipadamente seus ingressos dos principais passeios. Além da vaga, garante os melhores preços, bilhetes otimizados para celular, evita filas, otimize o roteiro de viagem pela Capadócia.

Minha última dica é que você faça o aluguel de um carro na Capadócia para explorar ao máximo o destino. Assim, é só curtir o que tem para fazer na Capadócia.

Dúvidas frequentes

Quais são as melhores atrações da Capadócia?

São tantas coisas para fazer na Capadócia que fica quase impossível entrar em consenso sobre as melhores atrações. Porém, veja o que você não pode deixa de conhecer:
Centro Cultural Motif, Ortahisar
Museu ao Ar Livre de Goreme
Paşabağı
Monte Nemrut

Quais são os melhores passeios na Capadócia?

Se você está procurando garantir que sua viagem a Capadócia não inclua apenas tirar fotos dos pontos turísticos, mas também algumas atividades divertidas que ajudarão a experimentar tudo o que a cidade tem a oferecer, então veja essas sugestões:
Voo de Balão ao Nascer do Sol em Goreme
Aventura de Quadriciclo ao Pôr do Sol
Voo de balão de ar quente ao nascer do sol com champanhe
Excursão de balão de ar quente no vale de Soganli ao nascer do sol

O que fazer na Capadócia ao ar livre?

Seja um passeio a pé, de barco, ônibus ou bicicleta, aproveitar atividades ao ar livre é essencial para curtir o melhor da Capadócia. Confira algumas dicas:
Aventura de Quadriciclo ao Pôr do Sol
Voo de balão de ar quente ao nascer do sol com champanhe
Excursão de 1 Dia na Capadócia
Passeio em Balão de Ar Quente ao Nascer do Sol
Aventura de Quadriciclo ao Pôr do Sol

O que fazer na Capadócia nos dias chuvosos?

O que fazer com chuva na Capadócia é algo que você precisa descobrir caso o clima não colabore. Os melhores passeios na Capadócia para os dias chuvosos são:
Excursão Particular de 1 Dia
Excursão aos Destaques da Capadócia com Almoço
De Istambul: viagem de 2 dias à Capadócia com voos
Excursão de destaques de dia inteiro
De Istambul: viagem guiada de 2 dias com tudo incluído na Capadócia

O que fazer na Capadócia gastando pouco?

Existem tours para todos os bolsos na Capadócia. Veja as melhores atividades para fazer gastando pouco:
Göreme: oficina de cerâmica com embarque e desembarque
Oficina de Olaria com Transfer Gratuito
Uçhisar: Oficina de cerâmica com traslado do hotel e presente

Quais atividades e atrações estão com desconto na Capadócia?

Acesse a página de descontos para descobrir quais atividades na Capadócia estão mais baratas para reservar online com antecedência.

Quais são os museus e exposições mais populares na Capadócia?

Seja para comprar somente os ingressos ou fazer uma visita guiada, vale muito a pena visitar alguns dos museus na Capadócia. Confira quais são os mais populares.
Excursão de 1 Dia na Capadócia
Excursão Particular de 1 Dia
Excursão aos Destaques da Capadócia com Almoço
De Istambul: viagem de um dia à Capadócia com voo e almoço
Excursão ao Norte da Capadócia e Museu ao Ar Livre de Göreme

Vale a pena comprar passeios na Capadócia antes da viagem?

Sim, pois ao comprar com antecedência você garante os preços mais baixos e ainda tem o direito de fazer o cancelamento gratuito até 48 horas antes da data prevista. Além disso, evita as longas filas na entrada das atrações. Saiba mais sobre o que fazer na Capadócia.

Dicas para ECONOMIZAR MUITO na Turquia

Quer dicas para economizar com todo o planejamento da viagem para a Turquia? Então confira quais são os melhores comparadores de preços para sua viagem sair muito mais barata!

  • Hospedagem => recomendo utilizar o buscador de hotéis na Turquia para encontrar preços – geralmente mais baixos – dos melhores hotéis. É mais econômico devido a negociação em massa feita com as propriedades, além da segurança para reservar online!
  • Aluguel de Carro => ao fazer a pesquisa no comparador de aluguel de carro, você recebe instantâneamente cotações da melhores locadoras de veículos na Turquia. O pagamento pode ser feito em até 12x sem juros, em reais e com isenção do IOF de 6,38%.
  • Passagens Aéreas => para economizar tempo e dinheiro na compra dos voos para a Turquia, a dica é usar a ferramenta de pesquisa de passagens para você não precisar entrar no site de cada companhia, além de ter a certeza que está comprando em um dos sites mais seguros do Brasil.
  • Transfer do Aeroporto para o Hotel => nada melhor do que chegar no aeroporto e haver alguém nos esperando para levar até o hotel na Turquia. Para ter esse conforto – sem gastar muito – indico o pesquisador de transfers para você escolher a melhor opção de trajeto e tipo de carro.
  • Viagens de Trem, Ônibus e Ferry Boat => é muito prático e fácil viajar de trem pela Turquia, e por toda a Europa. Muitas vezes mais rápido, pois não se perde tempo com embarque e check-in. Minha dica para achar as melhores passagens – e mais baratas – é utilizar o buscador de tickets de trem. A ferramenta também busca bilhetes de ônibus e para travessias de balsa.

Melhores passeios na Turquia

O ideal é reservar com antecedência os ingressos para seus passeios na Turquia, para evitar filas de espera na entrada das atrações e garantir presença em atividades mais concorridas, pois elas podem ficar indisponíveis para compra de última hora.

Recomendo os sites da Get Your Guide e Civitatis, que oferecem os preços mais baixos, cancelamento gratuito até 48hs antes da data agendada e bilhetes otimizados para celular. Além de atendimento disponível 24/7 em português.

Chip de internet na Turquia

Ter um chip de celular na Turquia com internet 100% do tempo é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a America Chip, você ganha 10% de desconto com o cupom QUEROVIAJARMAIS para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão 4G de ALTA VELOCIDADE durante sua viagem na Turquia.

Seguro viagem na Turquia

Contratar um seguro viagem para a Turquia é essencial para sua segurança no exterior, além de ser um requisito para entrar nos países da Europa que fazem parte do Tratado de Schengen, com cobertura médico-hospitalar de pelo menos 30 mil euros.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom VIAJARMAIS15.

COMPARTILHE
Imagem do Autor
ESCRITO POR
ESCRITO POR
Guilherme Tetamanti

Paulistano de 40 anos e muita história pra contar. Amo e odeio a selva de pedra, e por isso faço de tudo pra viajar. Sou empresário, administrador de empresas e criador de algumas lojas virtuais. Vendi tudo em 2011 para realizar o sonho de fazer uma viagem de volta ao mundo e praticar fotografia, uma de minhas paixões. Sempre fugi das aulas de redação, mas a vontade de viajar, fazer novas amizades e compartilhar minhas andanças, me motivaram a criar o Quero Viajar Mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários do post
  1. Renata
    Oi Guilherme, tudo bem? Estou me programando para ir a turquia ( istambul e capadocia) em Outubro, porem vou da grecia. O que é melhor fazer? e como ir? Até
  2. Guilherme Tetamanti
    Oi Renata, Com certeza o mais fácil seria ir primeiro para Istambul, mas dependendo de onde estiver na Grécia, poderá conseguir algum barco. Pesquise as rotas de cruzeiros no site da Logitravel, ou então veja rotas de barco no Direct Ferries. Abraços
  3. Guilherme Tetamanti
    Oi Manuela, Não conhecia o hostel, mas parece ser bacana mesmo. Fiz os passeios com a agência que o hostel indicou, contratei direto lá. Infelizmente não guardei o nome. Não acredito que terá problemas com isso. Beijos, eu que agradeço o contato :)
  4. Manuela
    Por qual empresa você fez o tour? Só vou ter uma tarde inteira na Capadócia... Mais uma tarde no dia que chego e uma manhã no dia que retorno ao Brasil... :( Já reservei um outro Hostel... Parece ser legal... Assim como o que você me indicou! Chama "The Dorm Cave by Travelers" conhece? Obrigada pela resposta! Beijos!
  5. Manuela
    Olá Guilherme! Vou agora em Junho para Capadócia e Istambul... Você fez esses tours vermelho, verde e azul? Indica alguma agência? E sabe quanto tempo dura cada um deles? Tentei reservar pelo Booking o Hostel que você ficou e aparece uma mensagem no link dizendo que não estão reservando... Achei estranho... Obrigada!
  6. Guilherme Tetamanti
    Oi Manuela, Fiz o vermelho e o verde, cada um deles dura o dia todo. O que você consegue fazer é combinar com o voo de balão, que termina antes das 8 da manhã. Quanto ao hostel, realmente está bloqueado para reservas. Refinei a busca para você encontrar só albergues, veja aqui. Se eu fosse escolher outro hostel, ficaria com o Garden Cave Hotel, por causa da localização e avaliações. Espero que ajude :)
  7. Maria de Lourdes
    Quero visitar Istambul e Capadocia. Quantos dias me recomenda. E como fazer o traslado de uma cidade à outra? Obrigada
  8. Guilherme Tetamanti
    Olá, Istambul é uma cidade riquíssima, pode ficar no mínimo uns 5 dias. Na Capadócia 3 é suficiente. Eu fiz tudo de ônibus e foi bem tranquilo, mas o mais comum é fazer de avião. Abraços
  9. serginho
    ola gente,sou serginho mas sou turco que moro na capadocia tambem sou guia turistico em portugues para falantesportugues.quando precisarem um guia na capadocia estou pronto pra te guiar.podemos falas mais coisas pelo email. serkan_sari61@hotmail.com ate...
  10. Banu
    Ola sou Guia profissional,falo Português e espanhol.ha 4 anos que atendo aos brasileiros falando Português na Capadocia.MOro na CApadocia.Fiz formaçao de arte na Universidade.recevemos muitos brasileiros a nossa Regiao.Gostaria atende-os para guiar.Podem me contatar via Facebook.b_yilmaz78@hotmail.com
  11. Guilherme Tetamanti
    Olá Banu, Obrigado pela visita. Muito bom saber que existe um guia para brasileiros na Capadócia. Até + !!!
  12. Ludmila
    Oi Guilherme, obrigada pela pronta resposta. Uma última pergunta, você sabe se tem locadora de veículos em Goreme ou só em Nevsehir mesmo? Parabéns pelo blog!!
  13. Guilherme Tetamanti
    Você consegue alugar carro sim, na própria cidade ou nos aeroportos de Kayseri e Nevsehir. Lá é bem turístico e você encontrará de tudo. Obrigado :)
  14. Ludmila
    Oi Guilherme, você acha que seria mais interessante fazer esses passeios de carro? Estaremos em 04 pessoas e penso que financeiramente talvez valha a pena. O que acha?
  15. Guilherme Tetamanti
    Oi Ludmila, Não sei se será mais caro, mas acho que vale a pena sim alugar um carro. Apesar da facilidade de ter um guia, os passeios são aquela coisa...sempre queremos ficar mais tempo num determinado lugar, fazer as coisas no próprio ritmo. Se precisar de informações nos pontos turísticos, você consegue um guia lá mesmo ou compra um guia impresso. Talvez não consiga ver tudo o que veria com um passeio guiado, mas acho melhor curtir os lugares sem alguém ficar te apressando pra ir embora. Obrigado pela visita :)
  16. Tania
    Em que época do ano vc foi, Guilherme????????
  17. Guilherme Tetamanti
    Fui em junho Tania. É verão, peguei até piscina...kkkk
  18. Tania
    Olá, Guilherme!! Olha esse lugar é tentador, rsrs, por qual empresa vc comprou as passagens??? O lugar é maravilhoso. Abs
  19. Guilherme Tetamanti
    Oi Tania, É lindo mesmo!!! Estava na Grécia antes de ir para a Turquia. Do Brasil, tem voos da Turkish Airlines para Istambul. Veja como chegar a Capadócia. Até + !!!
Quero Viajar Mais