Capadócia: o que fazer, onde fica, melhor época e mais dicas

por Guilherme Tetamanti

Capadócia: o que fazer, onde fica, melhor época e mais dicas

A Capadócia, com suas cidades subterrâneas e formações geológicas únicas, resultado da ação vulcânica e erosão, é hoje em dia um dos destinos turísticos mais procurados do planeta.

E, não é somente a paisagem pitoresca dessa região da Turquia que atrai os turistas, mas todo o patrimônio histórico e cultural deixado por tantos povos que habitam a região há milhares de anos.

Sempre quis fazer o famoso voo de balão na Capadócia, umas das principais razões que me motivaram a viajar para a Turquia durante minha viagem de volta ao mundo, mas existem diversos outros passeios e pontos turísticos que são imperdíveis.

Há desde cidades esculpidas na pedra, até um diferente e colorido por do sol; há muito o que fazer na Capadócia. Por isso, neste artigo, te darei dicas sobre atrativos para conhecer na cidade, sugestões de hospedagem, como chegar e muito mais. Vamos?

Planeje sua viagem => Ofertas de hotéis na Capadócia

Contratar um seguro viagem internacional »

 

Onde fica a região da Capadócia?

Tudo sobre a Capadócia
Capadócia é uma região da Turquia com belezas naturais e históricas.

A Capadócia não é uma cidade da Turquia e sim uma região histórica formada por várias cidades e vilas turcas e famosa pelos voos de balão de ar quente sobre as cidades criadas em meio a formações geológicas de pedras vulcânicas como as cavernas e as chaminés de fada (explico mais para frente sobre elas).

A região fica na Anatólia Central, que é a região central do país, a aproximadamente 700 quilômetros de Istambul, a cidade mais populosa e conhecida do país. Entre as vilas e cidades que integram a região da Capadócia, as mais famosas e com estrutura para receber os visitantes são Göreme, Uçhisar e Ürgüp.

Por ser uma região muito antiga e histórica, ao longo dos anos seu território sofreu muitas variações de tamanho e há geólogos que divergem sobre a área da Capadócia. Também há divergências em relação a origem do nome: há historiadores que acreditam que o nome deriva do vocábulo hitita Katpadukya, que significa terra dos cavalos, mas há outras versões.

Outra possível origem é vinda dos persas que chamavam a região de Katpatuka, que tem o mesmo significado da anterior e não é uma palavra persa. Apesar disso, a fama de terra dos cavalos coincide em todas as histórias e há registros que desde o século 7 a.C., os moradores da Capadócia presenteavam reis com cavalos.

O turismo na região começou a se popularizar ainda nas décadas de 1930 e 1940, mas a estrutura turística começou a se profissionalizar com a construção de hotéis e resorts apenas nas décadas de 1970 e 1980. Um balanço de 2005, apontou que a região recebeu no ano 850 mil visitantes estrangeiros e mais de 1 milhão de visitantes do próprio país.

Para te ajudar a conhecer melhor a região e poder aproveitar melhor sua viagem para a Capadócia, durante roteiro na Turquia, neste artigo falarei sobre:

  • Como chegar a Capadócia
  • Onde ficar na Capadócia
  • Qual a melhor época para ir à Capadócia?
  • O que fazer na Capadócia
  • Passeios guiados na Capadócia
  • Quanto custa viajar para Capadócia

Antes de continuar, confira mais sobre as belezas naturais e a cultura da Capadócia no vídeo produzido pelo site oficial de turismo da Turquia:

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios na Capadócia »

 

Como chegar na Capadócia?

Embora a capital da Turquia, a cidade de Ancara, esteja a menos de 300 quilômetros da região da Capadócia, a grande maioria dos visitantes entra no país para visitar Istambul, que fica a pouco mais de 700 quilômetros da Capadócia. Por isso, vou explicar como chegar a Capadócia a partir de Istambul.

Mas, é claro, que você pode sair de Ancara e seguir as dicas ou mesmo utilizar os mesmo tipos de meio de transporte. Ou ainda sair de Istambul, parar para conhecer Ancara e depois seguir ruma a Capadócia. Isso vai depender do seu roteiro.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Turquia. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Há três opções para chegar na Capadócia: avião (a mais recomendada), carro alugado ou ônibus (que deixo como última opção). Há dois aeroportos na região que atendem os viajantes que pretendem conhecer os atrativos da Capadócia, são eles o Aeroporto de Nevşehir e o Aeroporto de Kayseri.

O Aeroporto de Nevşehir é a opção mais prática, uma vez que fica a cerca de 40 quilômetros de Göreme, uma das melhores para se hospedar mas falo sobre isso daqui a pouco. Porém, ele é bem pequeno e recebe poucos voos diários. Um pouco maior, o Aeroporto de Kayseri tem mais voos, inclusive internacionais, locadora de carro, mas está a 76 quilômetros de Göreme.

como chegar na capadócia
Nevşehir Kapadokya Airport | Foto: Belle Equipe, via Wikimedia Commons.

Em qualquer um dos aeroporto que escolher, recomendo que já tenha um transfer reservado para Capadócia, seja particular ou compartilhado, para chegar a sua hospedagem. Mas, você também pode procurar um táxi para fazer o trajeto. De qualquer forma, pesquise o preço do transfer para ver qual é mais vantajoso.

Se você pretende conhecer outras cidades e mesmo parar em Ancara, uma boa opção é alugar um carro em Istambul e fazer a viagem no seu tempo. Saindo de Istambul em direção a Göreme pode pegar as vias E80, D750 e E90. Caso faça uma parada em Ancara, siga pela D200 para a região.

Outra opção, mais econômica, mas menos recomendada pela distância é o ônibus. Para percorrer os mais de 700 quilômetros de Istambul para a região você deve demorar aproximadamente 12 horas, o que é bem cansativo. Quem vai em casal ou com amigos, deve saber que sendo um país muçulmano, os assentos são separados por sexo, assim, você sempre irá dividir o assento com alguém do mesmo sexo que você.

 

Onde ficar na Capadócia?

Onde ficar na Capadócia
Sultan Cave Suites | Foto: Booking.

Está enganado quem imagina que viajar para a Capadócia é programa de rico. Tudo bem, a maioria dos hotéis são bem chiques, mas existem opções mais baratas e até mesmo um ótimohostel. O melhor é que todos os hotéis está muito bem preparado para oferecer os passeios e existem ótimas alternativas para quem está procurando onde ficar na Capadócia.

 
Vai viajar e precisa ter internet 100% do tempo no seu celular?

Ter internet é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a America Chip, você ganha 10% de desconto com o cupom QUEROVIAJARMAIS para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão 4G de ALTA VELOCIDADE em diversos países. Conheça as vantagens:

  • Receber o chip na sua casa ainda no Brasi;
  • A configuração do chip é extremamente fácil;
  • Os planos têm excelente custo-benefício, com preço a partir de USD 31,00;
  • Muita economia, porque você contrata apenas os dias que for usar;
  • É sem dúvida a opção mais fácil, prática e segura para ter a melhor internet 4G;
  • Já falei internet ilimitada? ;)
 
   
  • Rock Valley | Um excelente albergue bem no Centro de Göreme, com piscina e wi-fi grátis. Paguei cerca de 20 reais num quarto compartilhado.
  • Local Cave House Hotel | Com um padrão bastante requintado, foi construído dentro de uma caverna no Centro da cidade. Está cercado pelas 7 belas Fairy Chimneys (as chaminés de fada). Os quartos do Local Cave House Hotel incluem uma varanda ampla, área de estar, mesa de trabalho e banheiro privativo.
  • Sultan Cave Suites | Os quartos cavernas desse hotel são decorados com antiguidade de toda a Turquia, está um pouco afastado do Centro, fica sobre o Monte Aydinli, mas é um dos melhores hotéis em Göreme. A maioria dos quartos está situada no monte, proporcionando temperaturas amenas, área de estar e banheiros privativos modernos.

Encontre mais ofertas de hotéis na Capadócia »
 

Porque hospedar-se em Göreme

Goreme, Capadócia
Linda vista dos voos de balão em Göreme.

Göreme é a melhor cidade para você ter como sede para conhecer a Capadócia local onde estão os principais pontos turísticos e o voo de balão na Capadócia, inclusive com diversos hotéis incrustados na pedra, vários restaurantes e de onde saem todos os passeios.

Para quem pretende chegar de avião nesta região que fica bem no centro do país, entre a Europa e o Oriente Médio, existem dois aeroportos próximos, em NevşehireKayseri. Um pouco mais acima detalhei melhor as opções e como chegar na Capadócia saindo de Istambul.
 

Qual a melhor época para ir à Capadócia?

Qual a melhor época para ir à Capadócia?
Para fugir das temperaturas mais extremas, vá na primavera ou outono.

Toda a região está localizada em um planalto a cerca de 1 mil metros de altitude, possui verões quentes e secos e invernos úmidos e com neve. Para aproveitar os pontos turísticos da região você pode visitá-la em qualquer época do ano, mas deve se lembrar muito calor ou muito frio podem atrapalhar os passeios em algum momento.

A temperatura média do verão na região é de 28°C, mas por ser uma época seca a sensação térmica é de bem mais calor. No verão, a região costuma ter umas 15 horas de sol, sendo a alta temporada no país. No inverno, as temperaturas médias são de 1°C e pode nevar. Da mesma maneira que no verão, a sensação térmica é de mais frio, por ser muito úmido.

Se quiser fugir das temperaturas mais extremas, vá viajar na primavera ou no outono. Mas destaco que o verão tem as melhores condições climáticas para os voos de balão e no inverno, mesmo com frio, a região fica bem charmosa por conta da neve. Por isso, vá no período que preferir, mas independente da época, sempre leve agasalho porque o clima é bem mais fresco ao fim do dia.

Completo => Melhor de Istambul em um dia de passeio

 

O que fazer na Capadócia?

Pontos turísticos da Capadócia
Região da Capadócia possui diversos pontos turísticos interessantes.

O ponto alto das cidades e vilarejos que fazem parte da Capadócia são as belezas naturais e suas histórias: há diversas formações geológicas únicas, resultado de milhares de anos com erupções vulcânicas e erosões causadas pelo vento e pela chuva, que resultaram em cavernas, que se transformaram em castelos, igrejas e até cidades subterrâneas, vales coloridos, além das chaminés.

A menos que você pretenda viajar a Capadócia de carro, será necessário contratar um tour para conhecer a cidade subterrânea, o Castelo de Uçhisar, as igrejas dentro das rochas e todas as outras atrações turísticas. É uma das regiões mais lindas do planeta, com formações rochosas difíceis de acreditar.

Existem três roteiros básicos para fazer na região, sendo os dois primeiros mais populares.

  • Tour Vermelho: Castelo de Uçhisar, Museu de Göreme, Pigeon Valley, Monks Valley, Avanos Pottery Centre, Ürgüp Fairy Chimneys, Paşabaglari e Rose Valley;
  • Tour Verde: Cidade subterrânea de Derinkuyu, Ihlara Canyon e Monastério de Semile;
  • Tour Azul: Mustafapaşa Cemil Village, Soganli Valley, Güzel Öz e şahinefendi Theodora Church.

 

Quanto custa um passeio de balão na Capadócia?

Quanto custa um passeio de balão na Capadócia?
Voo de balão é imperdível.

O passeio de balão na Capadócia é um dos atrativos mais populares do país e na minha opinião o mais lindo do mundo. E não é só o fato de estar num balão, o que é novidade para a grande maioria dos turistas. Ver o sol nascendo num ambiente tão diferente, passando tão perto das rochas vulcânicas, traz uma paz incrível e agrada até o mais exigente viajante.

Vale super a muito a pena. A paisagem durante o voo é totalmente inusitada, com rochas pontiagudas e outras dezenas de balões compondo o cenário. Em 2018, mais de 537 mil turistas que visitaram a Turquia foram para a Capadócia fazer o tour de balão.

O preço do passeio de balão na Capadócia varia, em média, entre 500 e 800 reais*. Mas é preciso pesquisar na época da sua viagem.

Não deixe de visitar o Museu Aberto de Göreme, que é um dos patrimônios da Humanidade da Unesco, as cidades subterrâneas, as igrejas com pinturas feitas há séculos, as chaminés das fadas, que são formações rochosas que lembram uma chaminé com o topo parecendo um cogumelo. O Castelo de Uçhisar é a montanha mais alta da região.

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom CLIENTE, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

Não deixe de ir ao mirante de Göreme para observar toda a região e os voos de balão, sobretudo ao nascer e pôr do sol, é fantástico. E, em todos os cantos e passeios que você fizer tire muitas fotos: todas as vilas e cidades da Capadócia são interessantes e fotogênicas e você trará imagens maravilhosas na bagagem quando volta para casa.

   

*Em 2021.

 

Passeios guiados na Capadócia

capadócia significado
Castelo de Uçhisar é um dos passeios mais bacanas na região.
  • Passeio de balão na Capadócia: O mais famoso dos tours da região, o passeio de balão tem diversas versões para você escolher. Este passeio começa às 4h30 e dura aproximadamente 2 horas, onde você poderá assistir  ao nascer do sol sobre os vales e montanhas, voar por sobre as chaminés e finalizar o passeio com um brinde de champgne. Há um café da manhã com chá que pode ser tomado antes ou depois do voo. Não recomendado para menores de 5 anos, grávidas e cadeirantes. Recomendado levar blusa e câmera.
  • Destaques da Capadócia com almoço: Para conhecer melhor as principais cidades da região, o tour destaques da Capadócia te leva para conhecer o Vale Devrent, habitações em cavernas, a cerâmica local e alguns dos melhores afrescos do mundo em uma igreja rupestre de 1500 anos. Tem saídas do passeio às 9h30 e 10 horas, sempre com grupos pequenos de até 15 pessoas, acompanhados do guia e com duração de 6h30. O pacote inclui serviço de busca no hotel, todos os ingressos e almoço (exceto bebida).
  • Safári de Quadriciclo nos vales da Espada, do Amor e das Rosas: Para quem  uma aventura “com os pés no chão”, que tal um safári de quadriciclo passando pelos vales da Espado, do Amor e das Rosas? O tour tem 2 horas de duração e você irá dirigir seu próprio quadriciclo pelos vales da Capadócia. Os passeios acontecem todos os dias e incluem o serviço de busca no seu hotel, seguro, guia e equipamentos de proteção. Não recomendado para menores de 14 anos e grávidas.
  • Excursão particular de um dia na Capadócia: Nesta excursão de um dia, durando aproximadamente 8 horas, com um guia especializado, você irá se encantar com os incríveis monumentos do Museu a Céu Aberto de Göreme e da a Cidade Subterrânea de Kaymakli, e admire o Castelo de Uchisar, o Vale de Devrent e Paşabağı. O tour inclui serviço de busca no hotel, guia e transporte de van ou ônibus durante a excursão.
  • Safári de jeep em Göreme: Neste safári de jeep pela Capadócia, você irá visitar Vale dos Pombos (Guvercinlik Vadisi), onde certas habitações rupestres foram pintadas de branco para atrair os pássaros para suas valiosas fezes; Ortahisar, famosa por seus habitantes amigáveis, casas de pedra pitorescas, ruas estreitas e igrejas encantadoras, formação rochosa de castelo; as nascentes de água mineral de Stirrup Stream; e Mutafa Pasa Village uma antiga cidade grega que foi habitada por “Rums” (gregos) até 1924. Inclui serviço de busca no hotel e almoço.
  • Sessão de fotos ao nascer do sol: Quer um passeio diferente na Capadócia? Que tal uma sessão de fotos ao nascer do sol? No passeio, o fotógrafo profissional te levará a vários lugares pitorescos da região, incluindo uma loja de tapetes exclusiva, na qual você pode fazer uma sessão de fotos facilitada por drones. Tem duração de duas horas com opções de saída às 6 horas e às 8h30. Inclui serviço de busca no hotel, fotógrafo profissional, fotos de alta qualidade e despesas na loja de tapetes.
  • Capadócia, Göreme e Chaminés das Fadas: As incríveis paisagens lunares de Göreme e do Vale Devrent será seu destino nesta excursão de um dia na Capadócia. Veja as chaminés de fada, as formas únicas de rochas e as antigas igrejas e assentamentos escavados na rocha do Museu ao Ar Livre de Göreme. O passeio inclui serviço de busca no hotel, guia e veículo com ar-condicionado, almoço e taxas de entrada.
  • Show turco com jantar: Após aproveitar todas as belezas da região, feche o dia com “chave de ouro” em um incrível show noturno turco com dervixes rodopiantes, dançarinas do ventre e danças folclóricas tradicionais. Durante o show poderá desfrutar dos bebidas alcoólicas e refrigerantes ilimitados e aperitivos seguido de jantar. O passeio inclui o serviço de busca na cidade onde você estiver hospedado, guia, taxas de entrada, jantar e bebidas.
  • De Istambul para Capadócia em excursão de 2 dias: Se você estiver em Istambul e não quiser se preocupar em organizar seu passeio par a região, reserve a excursão de dois dias de Istambul para a Capadócia. O tour inclui serviço de busca no hotel, voos entre os dois destinos, guia de turismo e motorista profissional local, todos os ingressos e almoço. No primeiro dia, ao chegar na Capadócia irá conhecer o Vale Devrent, igrejas, cemitérios romanos e assentamentos construídos nas rochas antes de continuar até Vale dos Monges (Pasabag), visitar oficinas de cerâmica em Avanos, almoçar e seguir para Göreme. No segundo dia, o tour inclui o Vale Vermelho, Vale Güllüdere, Vila de Cavusin, Vale dos Monges (Pasabag), Vale dos Pombos e cidade subterrânea de Kaymakli.

 

Quanto custa viajar para a Capadócia

Em 2021, 1 lira estava valendo 0,75 centavos de Real. Na prática, isso significa que:

  • Hospedagem: varia entre R$ 60 a 300, sendo o primeiro valor para hostel e o segundo um hotel bem avaliado, mas não luxuoso para 1 ou 2 pessoas; obviamente, os valores podem ser muito mais altos a depender da categoria do hotel.
  • Alimentação: R$ 25 a 50 para uma boa refeição.

 

Quantos dias devo ficar na Capadócia?

capadocia dicas

O ideal são 5 dias para conhecer a Capadócia. No mínimo, 3 dias para você que está em uma Eurotrip.

 

Preparado para sua viagem a Capadócia?

Uma das primeiras coisas que quis saber, foi quanto custa viajar para a Capadócia, pois não queria ultrapassar meu orçamento de viagem. Claro que não é um lugar muito barato, pois são atrações exclusivas num lugar bastante procurado, mas como citei ao longo do artigo, também não é um destino de luxo, onde somente os ricos tem acesso.

Gastei cerca de 700 reais para viajar três dias pela Capadócia, mas valeu cada centavo. Fiz passeios incríveis que nunca imaginei fazer e que também não poderia fazer em nenhum outro local do mundo, como o voo de balão de ar quente sobre aquelas formações geológicas únicas.

Depois que a novela Salve Jorge foi ao ar, entre 2012 e 2013, mais brasileiros passaram a conhecer e ter vontade de visitar a Capadócia. O resultado disso é que você encontra muitas pessoas falando português nas cidades da região e, mais do que isso, há até passeios guiados com guia falando português, o que é uma grande vantagem.

Resumindo tudo o que falei ao longo do artigo: a Capadócia é um destino imperdível! Vá sem medo e aproveite tudo o que aquela região de paisagens inesquecíveis tem para te oferecer. Fiquei três dias e pude conhecer os principais atrativos do local, mas se você tiver menos, não deixe de ir, qualquer passeio será fantástico.

Procurando o que fazer na Capadócia? Ainda tem dúvidas sobre onde ficar na Capadócia? Foi e gostaria de contar suas experiências? Deixe suas dicas e comentários!

Até + !!!

 

ESCRITO POR

Guilherme Tetamanti

ESCRITO POR

Guilherme Tetamanti

Paulistano de 39 anos e muita história pra contar. Amo e odeio a selva de pedra, e por isso faço de tudo pra viajar. Sou empresário, administrador de empresas e criador de algumas lojas virtuais. Vendi tudo em 2011 para realizar o sonho de fazer uma viagem de volta ao mundo e praticar fotografia, uma de minhas paixões. Sempre fugi das aulas de redação, mas a vontade de viajar, fazer novas amizades e compartilhar minhas andanças, me motivaram a criar o Quero Viajar Mais.

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Istambul

Saiba tudo sobre Istambul e como planejar a visita

#05
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#06
Icone
Capadócia

Veja quando ir, quanto custa e tudo sobre a Capadócia

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Istambul

Saiba tudo sobre Istambul e como planejar a visita

#05
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#06
Icone
Capadócia

Veja quando ir, quanto custa e tudo sobre a Capadócia

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários do post

  1. Renata

    Oi Guilherme, tudo bem? Estou me programando para ir a turquia ( istambul e capadocia) em Outubro, porem vou da grecia. O que é melhor fazer? e como ir? Até

  2. Guilherme Tetamanti

    Oi Renata, Com certeza o mais fácil seria ir primeiro para Istambul, mas dependendo de onde estiver na Grécia, poderá conseguir algum barco. Pesquise as rotas de cruzeiros no site da Logitravel, ou então veja rotas de barco no Direct Ferries. Abraços

  3. Guilherme Tetamanti

    Oi Manuela, Não conhecia o hostel, mas parece ser bacana mesmo. Fiz os passeios com a agência que o hostel indicou, contratei direto lá. Infelizmente não guardei o nome. Não acredito que terá problemas com isso. Beijos, eu que agradeço o contato :)

  4. Manuela

    Por qual empresa você fez o tour? Só vou ter uma tarde inteira na Capadócia... Mais uma tarde no dia que chego e uma manhã no dia que retorno ao Brasil... :( Já reservei um outro Hostel... Parece ser legal... Assim como o que você me indicou! Chama "The Dorm Cave by Travelers" conhece? Obrigada pela resposta! Beijos!

  5. Manuela

    Olá Guilherme! Vou agora em Junho para Capadócia e Istambul... Você fez esses tours vermelho, verde e azul? Indica alguma agência? E sabe quanto tempo dura cada um deles? Tentei reservar pelo Booking o Hostel que você ficou e aparece uma mensagem no link dizendo que não estão reservando... Achei estranho... Obrigada!

  6. Guilherme Tetamanti

    Oi Manuela, Fiz o vermelho e o verde, cada um deles dura o dia todo. O que você consegue fazer é combinar com o voo de balão, que termina antes das 8 da manhã. Quanto ao hostel, realmente está bloqueado para reservas. Refinei a busca para você encontrar só albergues, veja aqui. Se eu fosse escolher outro hostel, ficaria com o Garden Cave Hotel, por causa da localização e avaliações. Espero que ajude :)

  7. Maria de Lourdes

    Quero visitar Istambul e Capadocia. Quantos dias me recomenda. E como fazer o traslado de uma cidade à outra? Obrigada

  8. Guilherme Tetamanti

    Olá, Istambul é uma cidade riquíssima, pode ficar no mínimo uns 5 dias. Na Capadócia 3 é suficiente. Eu fiz tudo de ônibus e foi bem tranquilo, mas o mais comum é fazer de avião. Abraços

  9. serginho

    ola gente,sou serginho mas sou turco que moro na capadocia tambem sou guia turistico em portugues para falantesportugues.quando precisarem um guia na capadocia estou pronto pra te guiar.podemos falas mais coisas pelo email. serkan_sari61@hotmail.com ate...

  10. Banu

    Ola sou Guia profissional,falo Português e espanhol.ha 4 anos que atendo aos brasileiros falando Português na Capadocia.MOro na CApadocia.Fiz formaçao de arte na Universidade.recevemos muitos brasileiros a nossa Regiao.Gostaria atende-os para guiar.Podem me contatar via Facebook.b_yilmaz78@hotmail.com

  11. Guilherme Tetamanti

    Olá Banu, Obrigado pela visita. Muito bom saber que existe um guia para brasileiros na Capadócia. Até + !!!

  12. Ludmila

    Oi Guilherme, obrigada pela pronta resposta. Uma última pergunta, você sabe se tem locadora de veículos em Goreme ou só em Nevsehir mesmo? Parabéns pelo blog!!

  13. Guilherme Tetamanti

    Você consegue alugar carro sim, na própria cidade ou nos aeroportos de Kayseri e Nevsehir. Lá é bem turístico e você encontrará de tudo. Obrigado :)

  14. Ludmila

    Oi Guilherme, você acha que seria mais interessante fazer esses passeios de carro? Estaremos em 04 pessoas e penso que financeiramente talvez valha a pena. O que acha?

  15. Guilherme Tetamanti

    Oi Ludmila, Não sei se será mais caro, mas acho que vale a pena sim alugar um carro. Apesar da facilidade de ter um guia, os passeios são aquela coisa...sempre queremos ficar mais tempo num determinado lugar, fazer as coisas no próprio ritmo. Se precisar de informações nos pontos turísticos, você consegue um guia lá mesmo ou compra um guia impresso. Talvez não consiga ver tudo o que veria com um passeio guiado, mas acho melhor curtir os lugares sem alguém ficar te apressando pra ir embora. Obrigado pela visita :)

  16. Tania

    Em que época do ano vc foi, Guilherme????????

  17. Guilherme Tetamanti

    Fui em junho Tania. É verão, peguei até piscina...kkkk

  18. Tania

    Olá, Guilherme!! Olha esse lugar é tentador, rsrs, por qual empresa vc comprou as passagens??? O lugar é maravilhoso. Abs

  19. Guilherme Tetamanti

    Oi Tania, É lindo mesmo!!! Estava na Grécia antes de ir para a Turquia. Do Brasil, tem voos da Turkish Airlines para Istambul. Veja como chegar a Capadócia. Até + !!!