Passeio de balão na Capadócia: é seguro? Quanto custa e dicas

Passeio de balão na Capadócia: é seguro? Quanto custa e dicas

O passeio de balão na Capadócia é, sem dúvida, o tour mais popular da Turquia, por ser um dos voos mais lindos e exóticos do mundo. Eu fiz e achei incrível, por isso, sempre que alguém vai conhecer o país recomendo que faça o voo de balão da Capadócia.

E não é só o fato de estar num balão, o que é novidade para a grande maioria dos turistas, mas ver o sol nascendo num ambiente tão diferente, passando tão perto das rochas vulcânicas características da região, traz uma paz incrível e agrada até o mais exigente viajante.

O passeio em si é como qualquer outro voo de balão de ar quente, mas a paisagem é totalmente inusitada, com rochas pontiagudas e outras dezenas de balões compondo o cenário. Taí aquele diferencial que torna o passeio de balão na Capadócia imperdível no seu roteiro pela região.

No Brasil, esse passeio, assim como a Capadócia e outros destinos da Turquia, ficou famoso depois que a novela Salve Jorge foi ao ar, entre 2012 e 2013. Tanto que é bem fácil encontrar viajantes brasileiros naquela região, tendo, inclusive, tours guiados com guia de turismo falando português.

Além das belezas, o turismo na região é bastante desenvolvido, com ótimos hotéis, restaurantes e passeios, sempre com excelentes serviços prestados ao turista. Para te ajudar, separei dicas e informações para você saber tudo sobre o passeio de balão na Capadócia. Vamos?

Planeje sua viagem => Encontre ofertas de hotéis na Capadócia

Seguro viagem internacional »

 

Por que na Capadócia tem muitos balões?

Tudo sobre o passeio de balão na Capadócia
Voo de balão é imperdível para quem visita a Capadócia.

A Capadócia é uma região da Turquia formada por várias cidades e vilas, sendo Göreme, Uçhisar e Ürgüp as mais famosas e com estrutura para receber os visitantes. Sua característica principal são formações geológicas de pedras vulcânicas, resultado de milhares de anos de ação de erupções, ventos, chuva e erosões.

Há quem diga que ao chegar na Capadócia se tem a impressão que não estamos mais na Terra e sim em outro planeta. E se você se perguntou: por que na Capadócia tem muitos balões? Te respondo que com um cenário desse, é claro, que todos os visitantes mereciam voar para conhecer a região do alto, mas em uma velocidade baixa, quase planando no ar. Para isso, o balão de ar quente é perfeito!

Com isso, um dos tours mais procurados e que considero imperdível é o passeio de balão da Capadócia, onde você acompanha lá do alto o nascer do sol e as impressionantes cores naquela região monocromática. O turismo na região começou a se popularizar ainda nas décadas de 1930 e 1940.

Mas s estrutura turística começou a se profissionalizar com a construção de hotéis e resorts apenas entre 1970 e 1980. Os primeiros voos de balão começaram por volta de 1989, mas não eram turísticos, mas já na década de 1990 os visitantes “tomaram conta” dessa atividade. Também, a região tem por volta de 300 dias por ano com o clima ideal para voar.

Antes de continuarmos falando sobre o passeio de balão sobre as cidades e vilas turcas da Capadócia, confira mais sobre as belezas da região da Capadócia no vídeo produzido pelo site oficial de turismo da Turquia:

Neste artigo falarei sobre os seguintes tópicos:

  • Quanto custa o voo de balão na Capadócia
  • Como é o passeio de balão na Capadócia
  • É seguro andar de balão na Capadócia
  • Qual a melhor época para fazer o passeio de balão na Capadócia?
  • Tours guiados para voar de balão na região
  • Hotéis com as melhores vistas para os balões da Capadócia

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios na região da Capadócia »

 

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Turquia. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Quanto custa o voo de balão na Capadócia?

Voo de balão na Capadócia
No passeio, as cestas dos balões costumam estar lotadas, mas lá do alto você até esquece.

São diversas empresas da Turquia que oferecem o passeio de balão na Capadócia, que geralmente tem percursos e serviços muito parecidos. Por isso, é sempre importante pesquisar os nomes das empresas e verificar as avaliações dos usuários para garantir que seja uma empresa idônea e com serviço de qualidade.

Pois é, todas fazem o mesmo tipo de voo, mas cobram valores diferentes, entre 100 e 150 euros por pessoa. E isso inclui o serviço de leva e traz ao seu hotel, um café da manhã antes do voo, o passeio de balão em si, e um lanche ao aterrissar, geralmente com champagne e frutas.

Há diversos tamanhos de balão, assim como de cestos, que podem abrigar 12, 16, 24 ou ainda mais pessoas. Dizem que as empresas mais caras colocam menos gente no cesto, para os passageiros não se sentirem numa lata de sardinha. Paguei 120 euros e mesmo assim estava bem apertado.

Recomendo que você reserve seu passeio com antecedência, semanas antes de embarcar, sobretudo se a viagem for no verão porque este tour é muito concorrido. Confirme (ou peça para o pessoal do hotel confirmar) assim que chegar à região para garantir que está tudo ok. E torça para que o tempo fique firme, sem muitas nuvens ou vento, para que seu voo seja perfeito.

Incrível => 30 fotos da Turquia

 

Como funciona o passeio de balão na Capadócia: minha experiência

O passeio de balão na Capadócia é uma oportunidade única de observar as formações geológicas por outro ângulo, além do contraste de cores do céu ao amanhecer com as cavernas e toda a cidade, que é monocromática. Acredito que qualquer descrição que eu faça está muito aquém do que é o passeio, por isso, fiz este vídeo que está acima mostrando como foi meu passeio.

Visitei a Turquia durante minha viagem de volta ao mundo, quando tirei um ano sabático e passei 365 dias percorrendo diversos destinos do mapa mundi. Voltando ao passeio de balão na Capadócia, o voo em si me parece ser exatamente igual em todas as empresas que oferecem o serviço, pois todos os balões decolam e aterrissam na mesma região.

   

De qualquer forma, é realmente um passeio incrível e que recomendo para que visita a Europa ou para o Oriente Médio. E já aviso: se quer ver o nascer do sol tem que acordar cedo, bem cedo, na verdade. O horário de busca no hotel depende um pouco da época do ano, já que no verão o sol nasce mais cedo.

Quanto custa um passeio de balão na Capadócia?
É lindo ver o nascer do sol a bordo de um balão na Capadócia.

O café da manhã e taça de champagne no final do passeio são um padrão no serviço das agências, assim como a superlotação dos balões. Sorte que aquele jeitinho brasileiro apareceu na hora de entrar no balão. Fiquei enrolando lá fora, meio que desatento, para entrar por último e ficar na “janelinha”.

Depois que todos os passageiros se reúnem, tomam café enquanto a equipe se organiza enchendo o balão de ar, ligando o maçarico para esquentar e, claro, checando a previsão do tempo para que o voo seja autorizado. O voo é calmo e tranquilo e o piloto sobe e desce o balão para que os passageiros possam ver tudo mais de perto.

Na alta temporada é bem fácil ver mais de 100 balões no ar ao mesmo tempo. E é difícil decidir se você só observa o horizonte e os balões coloridos no céu, ou olha para as cidades e vilas da Capadócia com suas inusitadas formações geológicas lá embaixo dois 2 mil metros de altura que você está.

A maioria dos voos demora cerca de uma hora, mas nem parece. Você curte da decolagem ao pouso. E, no final ainda ganha um certificado de voo.

Completo => Melhor de Istambul em um dia de passeio

 

É seguro andar de balão na Capadócia?

Como andar de balão na Capadócia?
Há várias regras rígidas para as empresas de voo de balão cumprirem e os acidente são bem raros.

O governo da Turquia é bem atento e rígido com as empresas que oferecem os voos de balão na Capadócia: fiscaliza com frequência os equipamentos, exige que todos os pilotos tenham uma licença para pilotar balão (como se fosse uma carteira de motorista), além de só autorizarem os voos após a checagem da previsão do tempo e das condições climáticas da região naquele dia.

É isso mesmo, seu passeio de balão pode estar agendado há meses, o dia está bonito e sem chuva, mas se a previsão ou mesmo a checagem in loco apontarem qualquer possibilidade de vento forte, por exemplo, todos os passeios do dia são cancelados e remarcados por segurança.

Acidentes são muito raros nos voos de balão da Capadócia, mas independente disso é imprescindível que em toda viagem que fizer, inclusive dentro do Brasil, você tenha um seguro viagem. Ele te assiste em tudo o que você precisar, desde uma indisposição por conta da comida até a acidentes, muito comuns em estações de esqui, por exemplo. Veja dicas de como fazer seu seguro viagem.

Exclusiva => Excursão particular de um dia na Capadócia

 

Qual a melhor época para andar de balão na Capadócia?

passeio de balão na capadócia preço
Verão é a época mais procurada pelos viajantes.

Para aproveitar os pontos turísticos da região, inclusive fazer o passeio de balão na Capadócia,  você pode visitá-la em qualquer época do ano. Localizada em um planalto a cerca de 1 mil metros de altitude, possui verões quentes e secos e invernos úmidos e com neve.

A temperatura média do verão na região é de 28°C e nessa estação do ano a região costuma ter umas 15 horas de sol, sendo a temporada com mais turistas em todo o país. No inverno, as temperaturas médias são de 1°C e pode nevar, além de ser uma época muito úmida.

Nos dois casos a sensação térmica é de mais intensidade, tanto para frio quanto para calor, o que pode influenciar na data de sua viagem, caso não curta muito lugares quentes ou prefira fugir do frio. Se quiser fugir das temperaturas mais extremas, vá viajar na primavera ou no outono.

Mas destaco que o verão tem as melhores condições climáticas para os voos de balão, uma vez que não costuma chover muito nessa época. Lembre-se apenas que está é a alta temporada e tudo vai estar lotado e, possivelmente, mais caro também. Porém, quem viajou no frio e conseguiu fazer o passeio em balão de ar quente diz que a vista da Capadócia com neve é fantástica.

Independente da época do ano que você visitar a Turquia, inclusive no verão, leve casacos, uma vez que ao entardecer a temperatura cai e o clima fica bem mais fresco. Quem for no passeio de balão também deve levar casaco, já que o voo acontece ao amanhecer e lá do alto você sentirá um pouco de frio.

   

Divertido => Quadriciclo nos vales da Espada, do Amor e das Rosas na Capadócia

 

Tours guiados para voar de balão na região de Göreme

como funciona o passeio de balão
Há diversos tours guiados para voo e até observação de balão.

Há diversos outros tours guiados para voo de balão de ar quente na Capadócia pelo Get Your Guide. E, como citei al longo desse artigo, a maioria deles segue o mesmo padrão, tendo poucas modificações entre si.

Separei aqui quatro opções mais diferentes entre si, mas recomendo que você pesquise e compare os outros no site do GYG para ter certeza de qual é a melhor opção para você. Aproveite e descubra se o Get Your Guide é confiável.

  • Passeio de balão na Capadócia: O mais famoso dos tours da região, o passeio de balão tem diversas versões para você escolher. Este passeio começa às 4h30 e dura aproximadamente 2 horas, onde você poderá assistir  ao nascer do sol sobre os vales e montanhas, voar por sobre as chaminés e finalizar o passeio com um brinde de champagne. Há um café da manhã com chá que pode ser tomado antes ou depois do voo. Não recomendado para menores de 5 anos, grávidas e cadeirantes. Recomendado levar blusa e câmera. Informações: confirmação imediata, voucher eletrônico ou impresso e cancelamento fácil.
  • Voo de balão de ar quente ao amanhecer para pequenos grupos: Assim como o passeio acima, este tour te leva para ver o nascer do sol da Capadócia a bordo de um balão de ar quente, sendo que a maior diferença está na quantidade de pessoas já que este tour é feito com grupos pequenos de até 6 pessoas (não recomendado menores de 5 anos e pessoas com menos de 1,10 metros de altura). Está incluso o traslado de ida e volta do hotel, café da manhã, seguro, brinde com champagne, apresentação de medalhas na aterrissagem e atendimento ao cliente 24 horas. O passeio dura cerca de 3 horas. Informações: confirmação imediata, voucher eletrônico ou impresso e cancelamento fácil.
  • Voo de balão de ar quente e excursão de 1 dia: Para quem quer aproveitar o dia todo e, logo após o voo de balão, já partir para outro passeio o Get Your Guide oferece um combo com o voo de balão e uma excursão para ver as casas e igrejas nas cavernas do Museu ao Ar Livre de Göreme. O grupo é de no máximo 15 pessoas que serão acompanhados de um guia de turismo falando inglês, espanhol, japonês ou português. Está incluso o serviço de busca no hotel, voo de balão completo, e tour a bordo de um veículo de luxo pelo Vale Devrent, Vale dos Monges, cavernas do Museu ao Ar Livre de Göreme e Castelo de Uchisar. O almoço, assim como os ingressos também fazem parte do pacote. Informações: confirmação imediata, voucher eletrônico ou impresso e cancelamento fácil.
  • Observação de balões de ar quente na Capadócia: Se voar de balão a uns 2 mil metros do chão não for sua praia, seu grupo de viagem tiver crianças, gestantes ou pessoas com mobilidade reduzida, ou ainda se você ficar tão fascinado com os balões que quer observá-los com mais calma por outro ângulo, este é o passeio perfeito para você. Com 1 hora de duração, o passeio começa às 5 horas e reúne um grupo máximo de 14 pessoas para observar o voo dos balões, mas estando em terra firme. Inclui serviço de busca no hotel e seguro. Informações: confirmação imediata, voucher eletrônico ou impresso e cancelamento fácil.

Top => Melhores atividades de viagem

 

Hotéis com as melhores vistas para os balões da Capadócia

Hotéis com as melhores vistas para os balões da Capadócia
Rooftop do Mithra Cave Hotel | Foto: Booking.
  • Sultan Cave Suites: Os quartos cavernas desse hotel são decorados com antiguidade de toda a Turquia, está um pouco afastado do Centro, fica sobre o Monte Aydinli com visão privilegiada da cidade e dos balões, mas é um dos melhores hotéis em Göreme. A maioria dos quartos está situada no monte, proporcionando temperaturas amenas, área de estar e banheiros privativos modernos. Nota: 8,8
  • Mithra Cave Hotel: Localizado em Göreme, no coração da Capadócia, o Mithra Cave é um hotel construído em uma das cavernas da região. Oferece quartos-caverna de estilo otomano e grego, decorados de forma tradicional, com peças de artesanato, tapetes e cortinas, wi-fi e buffet de café da manhã servido no terraço. Esse terraço, inclusive, é muito disputado pela manhã uma vez que oferece uma vista privilegiada dos vales onde são realizados os voos de balão de ar quente. Nota: 8,8
  • Museum Hotel: O Museum Hotel é o único membro do Relais & Chateaux na Turquia e está situado na área exclusiva do Castelo de Uchisar, tendo uma ótima vista para o vale onde acontecem os voos de balão. Os quartos são construídos em pedra ou estilo caverna e sempre com vista para o vale. As unidades aceitam a estadia de animais de estimação e possuem ar-condicionado, Wi-Fi gratuito, TV via satélite, frigobar, cofre e chaleira elétrica, banheiros privativos com banheira de hidromassagem. Nota: 9
  • Doors Of Cappadocia Hotel: O Doors of Cappadocia é um hotel de gerência familiar localizado no Parque Nacional Göreme, bem perto também do Museu Ao Ar Livre de Göreme. Os terraços compartilhados do Doors of Cappadocia possuem vista do nascer e do pôr do sol e da piscina ao ar livre também dá para ver o voo dos balões de ar quente. Todos os quartos são exclusivos, esculpidos nas rochas e apresentam móveis modernos, frigobar e uma TV via satélite, ar-condicionado e piso aquecido. Nota: 8,9
  • Koza Cave: O Koza Cave é um hotel ecológico em Göreme situado em uma casa-caverna histórica, restaurado com materiais de construção reutilizados, como pedra, ferro e madeira. Tem vista para o Vale dos Pombos e um terraço com vista panorâmica para as chaminés de fada da Capadócia, onde você poderá observar o voo dos balões ao amanhecer. Oferece Wi-Fi gratuito, quartos decorados com tapetes e móveis típicos da Turquia., alguns com lareira e outros com terraço privativo e banheira de hidromassagem. Nota: 9,3

Encontre mais ofertas de hotéis na Capadócia »

 

Gostaria de voar de balão na Capadócia?

Apesar do aperto, de quase não conseguir me mexer dentro do balão, dando cotoveladas e pedindo desculpas sem parar….kkk, pode ser que esteja exagerando um pouco…o passeio de balão na Capadócia é de outro mundo, recomendado para pessoas de todas as idades.

Não é um dos passeios mais baratos que você comprará, mas acredito que vale muito a pena incluir este gasto no seu orçamento. Como citei no artigo com dicas sobre o que fazer na Capadócia não é um lugar muito barato, pois são atrações exclusivas num lugar bastante procurado, mas também não é um destino de luxo, onde somente os ricos tem acesso.

Gastei cerca de 700 reais para viajar três dicas pela Capadócia, sendo quase 400 reais nos passeios que fiz na região, mas valeu cada centavo gasto. Fiz passeios incríveis que nunca imaginei fazer e que também não poderia fazer em nenhum outro local do mundo, como o voo de balão sobre as formações geológicas diferentonas que existem na Capadócia.

Inclusive, eu sempre quis fazer o famoso voo de balão na Capadócia e foi umas das principais razões que me motivaram a viajar para a Turquia durante minha viagem de volta ao mundo. Por isso, se a Capadócia e os voos de balão forem seu sonho vá sem medo. Se programe, pesquise e aproveite tudo o que aquela região de paisagens inesquecíveis tem para te oferecer, seja do alto ou com os pés no chão.

Gostaria de fazer o passeio de balão na Capadócia? Já voou de balão de ar quente? Ainda tem dúvidas? Foi e gostaria de contar suas experiências? Deixe suas dicas e comentários!

Até + !!!

ESCRITO POR

Guilherme Tetamanti

ESCRITO POR

Guilherme Tetamanti

Paulistano de 39 anos e muita história pra contar. Amo e odeio a selva de pedra, e por isso faço de tudo pra viajar. Sou empresário, administrador de empresas e criador de algumas lojas virtuais. Vendi tudo em 2011 para realizar o sonho de fazer uma viagem de volta ao mundo e praticar fotografia, uma de minhas paixões. Sempre fugi das aulas de redação, mas a vontade de viajar, fazer novas amizades e compartilhar minhas andanças, me motivaram a criar o Quero Viajar Mais.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Tours Nacionais

Reserve atividades com pagamento em até 10x

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Tours Nacionais

Reserve atividades com pagamento em até 10x

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários do post

  1. dani

    meu desejo é conhecer Adana - Turquia, à duas horas da Capadócia.

  2. Guilherme Tetamanti

    Oi Dani, Adana ficou fora do meu roteiro, mas dizem que é uma região linda. Quem sabe na próxima visita :) Até + !!!

  3. Isaac blau

    Olá Guilherme. as fotos estão porretas! Antes de viajar sempre consulto o blog. que tem sempre uma dicas sobre os lugares. Visitei á Turquia de barco saindo da Ilha de Kós na Grécia.Pretendo numa prox. viagem ir até á Capadócia e já arquivei as tuas dicas. Sucesso e Paz. Ps. sou teu amigo no facebook - BLAU JONES. Valeu!

  4. Guilherme Tetamanti

    Fala Isaac, Acabei de postar mais fotos da Turquia. Fico feliz que tenha gostado!!! Quero voltar também, pra ficar uns 30 dias. Valeu, Até + !!!

  5. Antonio Marques

    Guilherme, sou jornalista e gostaria de entrevistá-lo sobre a viagem à Turquia, em especial sobre os passeios de balões. Meu e-mail é [email protected] Abraços e parabéns pelo site

  6. Guilherme Tetamanti

    Oi Antonio, Acabei de enviar um email com meus contatos. Obrigado

  7. Beatriz Zangerolami

    Realmente, concordo com o Guilherme no que tange ao vôo de balão, êh incrível e anisarem êh realmente deslumbrante !!!! Pena que não achei a Turquia o máximo, achei o pais bonito, mas o povo adora passar a perna em turista, acho que para mim foi o pior lugar do mundo neste quesito , rsrsrsrs. Já fui para Tailândia, Marrocos, e muitos outros países e nenhum me pareceu tão assim !!!! A comida também no geral deixou a desejar, sendo que adoro experimentar comidas diferentes. Entretanto, em relação a alimentação o pais para mim, ganhou da Tailândia , mas perdeu do Marrocos. acho que êh mais parecida com a comida da Grécia.

  8. Guilherme Tetamanti

    Oi Beatriz, Infelizmente em lugares muito turísticos o povo quer passar a perna mesmo. É assim tb no Brasil. Senti muito isso no Egito, mas não na Turquia...adorei tudo, inclusive a comida. Obrigado pela visita :) Até + !!!

  9. Rafael Carvalho

    Inesquecível, né?! Muito bom!

  10. Guilherme Tetamanti

    Nossa, demais. Ainda mais pra mim que adoro altura. Valeu, Abraços