Mudar para Espanha: como abrir conta, dirigir, aluguel etc

por Thainá Fernanda
5/5 - (2 votes)

Mudar para Espanha: como abrir conta, dirigir, aluguel etc

Se você está pensando em se mudar para Espanha, talvez já saiba como tirar um visto, a cidade que quer morar e como se manter nesse incrível destino da Europa. Mas há pequenas coisas no dia a dia em outro país que podem parecer uma grande dor de cabeça quando não se sabe como fazer.

Por exemplo, você sabe quais os documentos que deverá tirar já na Espanha para usar como identificação pessoal? Já pensou no que deve fazer para usufruir da saúde pública no país, abrir uma conta em banco ou ter a carteira de motorista espanhola? E o que é necessário ter para comprar uma casa ou um carro na Espanha?

Pensando nisso, preparei este artigo com as dicas úteis para você que está planejando se mudar para Espanha e já quer sair do Brasil com tudo preparado.

Aproveite e tome nota sobre diversas dicas, tais como: trabalho na Espanha para brasileiros, como se legalizar na Espanha e também sobre quais as vantagens de morar na Espanha. Confira!

Planeje sua viagem => Comprar euro online

Chip de celular na Europa »

Documentos, além do visto para Espanha

trabalho na espanha para brasileiros
Existe três tipos de documentos, NIE, TIE e DNI | Foto: QVM.

O primeiro passo para começar sua vida na Espanha na Europa, é saber quais documentos você deve ter para ser reconhecido. Para saber qual documentação você precisa solicitar ao se mudar para a Espanha, é necessário entender a diferença entre NIE, TIE e DNI.

O NIE (Número de Identificação de Estrangeiro) é o número designado a um estrangeiro para sua identificação na Espanha, e é necessário para qualquer tipo de trâmite, como abrir conta em banco, se inscrever na Seguridade Social, realizar transações econômicas, solicitar ou renovar o visto, alugar ou comprar imóveis, etc.

Ele é obrigatório caso você vá morar na Espanha por um período superior a 180 dias.

Reforçando, o NIE é apenas um número de identificação usado para identificar cada estrangeiro que está de maneira legal na Espanha, então ter esse número não quer dizer que você tenha autorização permanente para trabalhar ou viver na Espanha.

Por exemplo, se você estiver na Espanha e for apanhado pela polícia por acusação de um crime, automaticamente vão emitir um NIE para você.

O NIE pode ser solicitado em qualquer um dos Consulados espanhóis no Brasil, ou já na Espanha, na Direção-Geral da Polícia.

Já o TIE (Tarjeta de Identificación de Extranjero) é o cartão de identificação de estrangeiro. Trata-se de um cartão físico com todos os seus dados – nome, foto, NIE, o tipo de visto que você tem e a validade, endereço, sexo, data de nascimento, etc.

Sendo assim, a regra é que nem todos que tem uma NIE chegam a ter uma TIE, mas todos que recebem uma TIE já possuem uma NIE.

O TIE é obrigatório uma vez que você tenha recebido autorização para residir na Espanha por mais de seis meses, e deve ser solicitado no período de um mês a partir de sua chegada na Espanha.

Quem solicita o TIE tem suas impressões digitais registradas na polícia espanhola e tem a obrigação de informar em uma delegacia de polícia sobre quaisquer alterações nos dados impressos no cartão (mudança de endereço, por exemplo) no prazo de um mês.

E o DNI (Documento Nacional de Identidade) é o documento de identificação dos espanhóis, que só é concedido a um estrangeiro que consiga a cidadania espanhola. Esse documento só é emitido na Espanha, e há várias condições a que um estrangeiro pode se enquadrar para ter direito a esse documento.

CLIQUE AQUI para fazer remessa online de dinheiro para exterior »

 

Documento para dirigir na Espanha

morar na espanha 2018
É possível dirigir na Espanha com a CNH brasileira.

Ao mudar para a Espanha, é possível dirigir no país por até 180 dias com sua CNH brasileira.

Como o Brasil e a Espanha possuem acordos sobre esse assunto, após esse período é possível fazer a troca da CNH brasileira pela espanhola, ou tirar o documento espanhol (carnet de conducir) do zero.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Espanha. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Ao trocar as duas CNH, a brasileira será enviada de volta ao Brasil e você receberá o novo documento espanhol, com validade por 10 anos e que permite que você dirija por toda a União Europeia.

Para trocar as CNH, é necessário que a brasileira esteja válida e que tenha sido expedida antes de sua entrada na Espanha. Durante os 180 dias que você estiver usando o documento brasileiro em território espanhol, é importante que carregue consigo o passaporte para comprovar a sua data de entrada na Espanha.

Para realizar a troca da CNH (processo chamado de canje del permiso de conducir) é preciso apresentar sua permissão de residência na Espanha em uma Dirección General de Tráfico.

Ao voltar ao Brasil, por um período de até 180 dias, é possível utilizar a CNH espanhola.

E se caso você acabe preferindo se deslocar via transporte público em território espanhol, prefira os trens para viajar na Espanha. 

 

 
Vai viajar e precisa ter internet 100% do tempo no seu celular?

Ter internet é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a America Chip, você ganha 10% de desconto com o cupom QUEROVIAJARMAIS para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão 4G de ALTA VELOCIDADE em diversos países. Conheça as vantagens:

  • Receber o chip na sua casa ainda no Brasi;
  • A configuração do chip é extremamente fácil;
  • Os planos têm excelente custo-benefício, com preço a partir de USD 31,00;
  • Muita economia, porque você contrata apenas os dias que for usar;
  • É sem dúvida a opção mais fácil, prática e segura para ter a melhor internet 4G;
  • Já falei internet ilimitada? ;)
 
   

Como comprar/alugar imóvel na Espanha?

morar na espanha 2019
NIE é exigido para quem vai comprar ou alugar imóvel.

Tanto para comprar, como para assinar um contrato de aluguel de uma propriedade na Espanha é necessário ter o NIE, que, como já mencionado, é o número de identificação do estrangeiro na Espanha.

No caso do contrato de aluguel, o período do contrato deve estar dentro do período de validade do seu visto de residência na Espanha.

Além do NIE, serão solicitados documentos como comprovante de renda, o pagamento de alguns meses adiantado (fiança), e talvez até a contratação de um seguro residencial.

Se você comprar um imóvel na Espanha, deverá arcar com os impostos correspondentes à propriedade.

As formas de recolher imposto de imóvel na Espanha são: O IRNR (Imposto de Renda para não residentes – para quem mora na Espanha por até 183 dias por ano), o IRPF (para Pessoas Físicas – residência acima de 183 dias), e o IBI (Imposto sobre bem imóvel – independente se você é residente na Espanha ou não).

E já que estou falando em compra e aluguel de imóveis, veja a média de custo de vida na Espanha quanto você poderá ter que gastar para morar em uma das cidades espanholas.

 

Como comprar um carro na Espanha?

morar na espanha com cidadania italiana
É possível comprar bons carros usados a partir de 3 mil euros.

Como praticamente tudo que você vai fazer ao mudar para a Espanha, para comprar um carro é necessário mais uma vez ter o NIE. Também será solicitada a CNH espanhola válida.

Para comprar o carro à vista, o processo é mais fácil. Um fato interessante é que na Espanha, é possível comprar carros usados a partir dos 3 mil euros (em boas condições), mais algumas centenas de euros em impostos.

Para fazer um financiamento, além dos documentos já mencionados, os requisitos variam de acordo com a financiadora. Mas o principal é não ter o nome restrito em pendências de pagamento de impostos na Espanha, e possuir um comprovante de renda (nómina).

 

Como usar a saúde pública na Espanha?

como se legalizar na espanha
A saúde na Espanha é universal.

Ao mudar para Espanha, claro que você vai querer usufruir da saúde pública. Muitos espanhóis contratam um plano de saúde, mas a maioria ainda utiliza os serviços públicos de saúde da Espanha, que estão entre os melhores da Europa. Mas como estrangeiro com visto de residência, o que fazer para poder usar a rede de saúde pública?

Desde o final de 2018, foi aprovada uma lei na Espanha que permite aos estrangeiros residentes no país utilizar a rede pública de saúde, mesmo que esses não estejam trabalhando.

Para quem se muda para a Espanha, é necessário se inscrever na Seguridade Social do país, por meio de seu site, e solicitar o cartão de saúde (tarjeta sanitária) no posto mais próximo à sua residência, levando seus documentos de identificação – TIE ou DNI. No caso do TIE, a validade do cartão será a mesma que consta no documento.

 

Como abrir conta em um banco na Espanha?

aposentado brasileiro pode morar na espanha
É fácil abrir conta em banco na Espanha.

Ao se mudar, abrir uma conta em banco não será o maior dos seus problemas, ainda mais se você tiver como comprovar seu trabalho na Espanha.

Isso porque, entre os requisitos mais comuns, estão o NIE, comprovante de renda, de endereço (nem sempre é solicitado o comprovante de endereço, às vezes apenas o endereço em si), seus dados para contato e o passaporte.

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom CRIANCA, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

Se você chegar à Espanha já contratado por uma empresa, ou fazendo um intercâmbio pago por uma universidade espanhola, provavelmente já será encaminhado para um banco específico.

   

Durante minha experiência em Barcelona, o banco que eu mais via era o La Caixa. Quase a cada esquina tem um caixa eletrônico dessa companhia bancária.

Mas se você preferir um banco já familiar para nós brasileiros, o Santander está presente em toda a Espanha também. Esses dois bancos, porém, costumam exigir um depósito mínimo para validação da conta.

O importante é conferir as taxas de manutenção de cada plano para não ser pego de surpresa.

Nesse país, é um comportamento padrão as pessoas terem suas despesas no débito automático, como água, luz, telefone, internet na Espanha etc.

É comum também serviços com pagamento mensal solicitarem o número da conta para débito automático (cursos e clubes, por exemplo), em vez de disponibilizar um carnê. Então ter uma conta bancária, nem se for para ter só o cartão de débito, é muito necessário.

 

Tudo sobre mudar para Espanha

*Vídeo oficial do site de turismo da Espanha

Se ao organizar uma viagem para a Espanha é importante ter tudo bem planejado, imagina se mudar para o país!

Há muito a se adiantar ao decidir mudar para a Espanha, e já deixar pronto desde antes de viajar. O NIE, por exemplo, que é essencial para tudo que você decidir fazer na Espanha, pode ser solicitado em um Consulado da Espanha no Brasil.

Tendo esse número, já dá para chegar à Espanha, solicitar uma conta bancária, assinar um contrato de aluguel, solicitar a troca da CNH brasileira, fazer a inscrição na Seguridade Social, tudo na mesma semana.

Tenho certeza que seguindo todos os passos e orientações aqui dados, você não terá tantas dúvidas, a exemplo de como se legalizar na Espanha, ou mesmo se vale a pena viver na Espanha.

Sendo assim, tome um tempo para deixar tudo preparado, continue pesquisando sobre a Espanha, dê aquela caprichada no espanhol e buena suerte!

E não esqueça de compartilhar a sua opinião ou dúvida sobre mudar para Espanha. Participe nos comentários!

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Thainá Fernanda

ESCRITO POR

Thainá Fernanda

Thainá Fernanda, 21 anos, estudante, curiosa e apaixonada por culturas estrangeiras. Cursa Administração de Empresas e pretende ser Mestre em Marketing. Fez intercâmbio de espanhol em Barcelona ao terminar a escola e está planejando um mochilão pela Europa após terminar a Graduação. Seu sonho é conhecer o mundo e tornar isso parte do seu trabalho. Adora música, aprender idiomas e viver a vida o mais intensamente possível.

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Melhores Hotéis

Descubra as melhores opções de hotéis para se hospedar

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Melhores Hotéis

Descubra as melhores opções de hotéis para se hospedar

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários do post

  1. Leticia Pereira De Lima

    Gostei muito de morar na Espanha