Restaurantes em Barcelona e comidas típicas da Catalunha

por Marina Butolo

Restaurantes em Barcelona e comidas típicas da Catalunha

Quando o assunto é gastronomia, Barcelona, capital da região da Catalunha, está muito bem posicionada entre as cidades com maior variedade e qualidade da culinária. Tanto pela comida típica catalã, que mistura o sabor do mar e da montanha, quanto pela quantidade de bons restaurantes em Barcelona.

Para mim, não há como negar que a gastronomia é um dos pontos mais importantes de qualquer viagem. É com ela que sentimos verdadeiramente o lugar e sua cultura. Por meio dos sabores podemos conhecer a fundo as tradições de um povo. Sendo assim, é muito importante provar os pratos típicos de cada lugar. Poder experimentar novos alimentos e preparações, que misturados com outros que já conhecemos, irão caracterizar a culinária de cada lugar.

Planeje sua viagem => Onde ficar em Barcelona

Seguro viagem Europa »

 

10 comidas típicas de Barcelona

Embora a lista de comidas típicas de Barcelona, na Espanha, vá muito além destes 10 pratos, selecionei os mais tradicionais da região da Catalunha.

Se você é vegetariano como eu e está pensando o que comer em Barcelona, pode ficar tranquilo! Está cada vez mais fácil encontrar opções vegetarianas que vão além de massas e saladas. É possível provar uma delícia tradicional sem ter que deixar suas preferências de lado.

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios em Barcelona »

 

1) Pa amb tomàquet ou pan con tomate

Comida típica de Barcelona
Foto: Tamorlan, via Wikimedia Commons.

Embora simples, o Pan con Tomate é um prato bem típico de Barcelona, muito presente nas mesas de café da manhã, ou como tapas. Ainda que possa parecer algo muito simples e comum, não é apenas uma torrada com tomate. Devido a maneira de preparar esse pão, sempre crocante, vai muito além disso, é a mais pura cultura catalã e de toda a Espanha.

Essa famosa receita é preparada com Baguette Francesa ou com Pan de Coca, similar ao pão italiano encontrado no Brasil. O tomate bem vermelho é cortado pela metade e literalmente “esfregado” no pão. Em seguida tempera-se com azeite e sal.  Muitas vezes é servido com embutidos para acompanhar.

Prático => Ônibus turísticos em Barcelona

 

2) Arròs negre

Pratos típicos de Barcelona
Foto: Javier Lastras, via Wikimedia Commons.

O Arròs Negre ou Arroz Negro é uma das comidas típicas da Espanha mais famosas. Muito popular nos restaurantes de Barcelona, embora também faça parte da culinária da Costa Brava.

Esse clássico da culinária mediterrânea leva arroz branco, pequenos camarões e a sépia – espécie de lula branca, grande. Cebola, alho e tomate também fazem parte do prato, mas nem sempre são colocados.

O arroz é preparado com caldo de peixe, condimentos e a tinta de sépia (ou tinta de lula), a responsável pela cor negra da receita.

Vale a pena => Excursão a pé por Barcelona e Gaudí

 

3) Escalivada

O que comer em Barcelona
Foto: Emi Yañez, via Wikimedia Commons.

Uma das receitas mais comuns de Barcelona, que você pode encontrar por todos os cantos da cidade, como tapas ou entrada, é a Escalivada. Este prato é preparado com pimentão, berinjela, cebola e tomates, cozidos com anchovas por cima.

Por ter um sabor bem forte, não é um daqueles que agrada a todos os paladares. Porém, se você quer realmente conhecer a cultura e a gastronomia de Barcelona, não pode deixar de provar.

Sem fila => Ingresso Sagrada Família com acesso prioritário

 

4) Coca

Restaurantes de Barcelona
Foto: Espencat, via Wikimedia Commons.

Quando o assunto é comida típica catalã e street food, a Coca é um dos pratos que mais chamam a atenção. Essa espécie de torta/pizza pode ser recheada das mais diversas maneiras. Jamón ibérico, queijo e verduras, ou escalivada são opções de recheios tradicionais, que também podem ser doces.

Uma das mais tradicionais é a Coca de Sant Joan, (como a da foto). É uma versão doce, tradicionalmente servida durante o Festival de Sant Joan, que acontece no final de julho.

Delícia => Barcelona Walking Tour Gourmet

 

5) Calçots con salsa romesco

Receitas típicas de Barcelona
Foto: Jove, via Wikimedia Commons.

Definitivamente uma das comidas de Barcelona mais tradicionais, Los Calçots, são cebolas cultivadas de forma especial para que o bolbo não se desenvolva. Visualmente, é similar à nossa cebolinha.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Espanha. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

As calçots são tradicionalmente assadas na churrasqueira (parrilla). Geralmente preparada no inverno, logo que saem do fogo, são embrulhadas em jornal para que permaneçam quentes. A parte externa fica queimada e você tem que tirá-la, assim fica apenas a cebolinha branca. É consumida submergida na salsa romescomolho à base de tomate, pimentão, alho, amêndoas, pão e azeite de oliva.

O mais legal deste prato, é que além do seu sabor típico da cultura catalã, a “arte” de comê-lo envolve os amigos ao lado da churrasqueira. Todos se sujando com o molho romesco!

Oportunidade => Ingresso antecipado para o Parque Güell em Barcelona

 

6) Butiffarra con mongetes

Restaurantes baratos de Barcelona
Foto: Chenines, via Wikimedia Commons.

Um prato autentico da cozinha catalã, a Butifarra é uma linguiça típica, assada em churrasqueira e servida com feijão branco (mongetes). Não é um prato muito leve, porém é uma das comidas de Barcelona mais apreciadas.

Passeio => Teleférico Barcelona Montjuïc

 

7) Arròs caldoso

Comidas espanholas
Foto: Jrfdiaz via Wikimedia Commons.

O Arròs Caldoso é uma comida de Barcelona que se assemelha muito à paella, comida espanhola encontrada em todo o país. Preparado com um arroz mais arredondado, pode ser cozido com verduras ou legumes, assim como com carne, peixe ou frutos do mar.

Diferente => Excursão matinal a pé pelo bairro Gótico em Barcelona

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom BFRIDAY, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

 

8) Fideuá

Comidas típicas da Espanha

Conhecido como “parente” da Paella, o Fideuá troca o arroz por macarrão similar ao espaguete, porém com furinho central e formato de semicírculo. Embora tenha sua origem em Valência, assim como a paella, é um prato muito popular na Catalunha. Lá é preparado com pimentão, tomate, camarões, lula, caranguejo e frango. Para acompanhar esta preparação, a melhor pedida é o molho alioli.

Interessante => Passeio no estádio e museu do FC Barcelona

 

9) Bomba de la Barceloneta

Restaurante de Barcelona barato
Foto: Tamorlan, via Wikimedia Commons.

Não há como negar que existam milhares e milhares de tipos de tapas por toda a Espanha, como os pintxos de San Sebastián. No entanto, há uma que é a queridinha da Catalunha: a Bomba de la Barceloneta.

Dizem que foi criada no bairro Barceloneta, que desde muitos anos atrás, já era um bairro de pescadores. Por isso o nome. Nada mais é do que uma bolinha frita à base de batata, recheada com carne moída, servida com um molho apimentado ou com molho alioli.

Experiência => Partida de futebol do FC Barcelona no Camp Nou

 

10) Crema Catalana

Melhores restaurantes de Barcelona

Chegando na parte das sobremesas, não porque acabaram as comidas típicas de Barcelona salgadas, já que a lista é definitivamente imensa. Não poderia deixar de lado a famosa Crema Catalana ou creme catalão.

Esta sobremesa é realmente muito típica e turística, e claro, é uma das coisas mais deliciosas de Barcelona.  Muito similar ao crème brulée, trata-se de um creme coberto com uma capa superficial de açúcar queimado, que você deve romper com a colher para comer. É preparada com leite, gemas, açúcar, amido, rama de canela e raspas de limão.

Barato => Cartão de acesso ilimitado ao transporte em Barcelona

 

Onde comer / restaurantes em Barcelona?

Agora que você já conhece alguns dos pratos da culinária típica de Barcelona (aproveite para ver nossas dicas de comidas típicas de Madrid), é hora de saber os melhores lugares para provar essas comidas. Veja agora os melhores restaurantes para apreciar a gastronomia tradicional catalã.

Bike  => Passeio Turístico de Bicicleta por Barcelona

 

Melhores restaurantes de culinária tradicional

1) Restaurante Belmonte

Quando o assunto é restaurantes em Barcelona, o Belmonte está no topo das listas dos mais votados pelo público como melhor restaurante de comida catalã.

  • Endereço: Carrer de la Mercè, 29 – Bairro Gótico
  • Preço: entre 20 e 30 euros.
  • Horário: de terça a quinta das 20-23:15h. Sexta e sábado 13:30-15:30 e de 20-24h.

Sugestão  => Ingresso Sem Fila para a Fundação Joan Miró em Barcelona

 

2) Casa Jordi

A Casa Jordi é um dos restaurantes de Barcelona com as raízes mais profundas na culinária típica da região. Com quase 50 anos de tradição, é o local ideal para provar pratos típicos feito como a séculos atrás, sem modificações das receitas.

  • Endereço: Passatge de Marimon, 18. Sr. Gervasi-Santaló.
  • Preço: entre 30-40 euros.
  • Horário: de segunda a sábado de 13-16h e de 20-23. Domingo de 13-16.

 

 
Sabia que aprender através de cursos on-line nunca foi tão fácil?

Assista seus cursos pelo computador, tablet ou até mesmo pelo celular!

Devido a nossa parceria com a Learn Café, você terá acesso a cursos para todas as áreas do conhecimento, com alta qualidade, comodidade e de forma acessível. Cursos online para você:

  • Aprender rápido e ganhar dinheiro;
  • Se preparar para um novo emprego;
  • Melhorar seu currículo;
  • Continuar aprendendo sempre!
 

3) Restaurante Braseria Piras

Fundado em 2002, o Braseria Piras é um restaurante muito acolhedor, que combina receitas inspiradas na cozinha tradicional de Barcelona, com a melhor pasta italiana, carnes feitas na brasa e pratos mediterrâneos.

  • Endereço: Carrer de Montseny, 10. Gràcia.
  • Preço: entre 20-30 euros.
  • Horário: segunda e quarta das 13-16h. De quinta a domingo das 13-16h e de 20:30-24h.

Arredores  => Excursão para Montserrat, Colònia Güell e Cripta de Gaudí

 

4) L’Antic Bocoi Del Gòtic

Localizado no bairro Gótico e fundado em 1993, o L’Antic Bocoi Del Gòtic exala história e encanto por todas as suas paredes. Em um antigo edifício que conserva parte da muralha romana da cidade, serve uma cozinha simples e bem preparada com os melhores pratos típicos de Barcelona.

  • Endereço: Baixada de Viladecols, 3. Bairro Gótico.
  • Preço: entre 20-30 euros.
  • Horário: de segunda a sábado de 19:30-24h.

 

5) L’Oliva (Jovellanos)

O restaurante L’Oliva, com três unidades em Barcelona, é ideal para quem procura um restaurante barato em Barcelona. Com bom preço e qualidade, está localizado bem no centro da cidade. Seu cardápio é composto por típicos pratos catalães e mediterrâneos.

  • Endereço: Carrer de Jovellanos, 2. El Raval.
  • Preço: menos de 20 euros, média de 18€.
  • Horário: de segunda a domingo de 13-16:30h e de 19:30-23h.

Cultura  => Show de Flamenco em Barcelona

 

6) Freixa Tradició

Um dos melhores restaurantes em Barcelona para recuperar a memória do paladar e toda a tradição da cozinha catalã, o Freixa Tradició tem um ambiente elegante e acolhedor.

  • Endereço: Carrer de Sant Elies, 22. Sr. Gervasi-Santaló.
  • Preço: mais de 45 euros. Média de 50€.
  • Horário: de terça a sábado de 13-15:30 e de 21-23:30h.

 

7) La Carassa

Com um ambiente carregado, sombrio e muito especial, esse restaurante fundado em 1979, parece que saiu das telas do cinema. Local perfeito para quem busca um restaurante romântico em Barcelona para um jantar à luzes de velas. Além de comidas típicas, o La Carassa tem como especialidade fondues.

  • Endereço: Carrer del Brosoli, 1. Born-La Ribera.
  • Preço: 30-45 euros.
  • Horário: de segunda a sábado de 20-23h.

 

8) Windsor

Localizado em um magnífico edifício modernista há mais de 2 décadas, o Windsor possui cardápio com comidas típicas de Barcelona com um toque de modernidade, dado pelo jovem chef Carlos Alconchel.

  • Endereço: Carrer de Còrsega, 286. Eixample Esquerre.
  • Preço: mais de 45 euros. Média de 60 €
  • Horário: de segunda a sábado de 13:15-15:30 e de 20:30-22:45. Sexta e sábado até 23:30.

 

9) La Venta

Localizado em um edifício com arquitetura modernista do final do século XIX, o restaurante La Venta proporciona um ambiente privilegiado. Seus clientes podem desfrutar da melhor e mais tradicional comida catalã e apreciar espetaculares vistas. Os pratos são servidos em seu salão-mirante ou uma de suas três magníficas terrazas.

  • Endereço: Plaça del Doctor Andreu, s/n. St. Gervasi-Bonanova.
  • Preço: entre 30-45 euros.
  • Horário: de segunda a sábado de 13:30-15:30 e de 21-23:30. Domingo de 13:30-15:30.

 

10) Casa Amalia

Um dos melhores restaurantes de comida caseira em Barcelona, em um ambiente agradável e familiar. No horário de almoço, o Casa Amalia tende a ser bem agitado, e durante a noite torna-se um lugar mais tranquilo.

  • Endereço: Passatge del Mercat, 4-6. Eixample Dret.
  • Preço: entre 20-30 euros.
  • Horário: de quarta a sábado de 13-15:30 e de 21-22:30. Domingo de 13-15:30h.

Fique agora com um vídeo que exalta as boas experiências à mesa na cidade, produzido pelo site oficial de turismo de Barcelona:

Se você está indo para a capital catalã, não deixe de visitar bons restaurantes para degustar as melhores comidas de Barcelona. Comente aqui qual foi seu prato ou restaurante preferido 🙂

 

ESCRITO POR

Marina Butolo

ESCRITO POR

Marina Butolo

Meu nome é Marina Butolo e posso afirmar com toda certeza que uma das coisas que mais gosto de fazer nesta vida é VIAJAR. Desde criança meus pais me levavam para todos os cantos. Não existia a opção deles viajarem sem nós - eu e minha irmã. Assim fui pegando o gosto, conhecendo o mundo e levando muito a sério uma frase muito dita por eles: “você é uma cidadã do mundo”. Acho que eles não imaginavam que iria levar tão a sério. Já passei por vários cantos deste planeta - porém ainda faltam muitos para desbravar – já morei em Madrid, Buenos Aires e Sarasota – EUA. Hoje, além de colunista e redatora web, também trabalho como Produtora de Moda (minha área de formação) e Diretora de Artes para cinema, tendo 2 filmes curta-metragem selecionados para mostras competitivas, o primeiro Command Action que participou da Semaine de la Critique no Festival de Cannes e A Moça que Dançou com o Diabo premiado com menção honrosa na Palma de Ouro do mesmo festival. Citando ainda meus pais, outra frase que sempre escutava quando criança era: “Viajar não é gastar dinheiro, e sim um investimento, afinal, se alguém entrar em casa e roubar tudo, a sua cultura, o seu conhecimento, o que você aprendeu, ninguém poderá tirar”. E é assim que vivo até hoje, acreditando que cada viagem me aproxima mais do mundo e de mim mesma.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *