Restaurantes em San Sebastián, pratos e comidas típicas

por Elisabeth Almeida

Restaurantes em San Sebastián, pratos e comidas típicas

Se você está em San Sebastián e tem dúvidas de onde ir e o que comer, antes saiba que está em um dos lugares na Espanha onde a gastronomia é levada mais a sério. Para ajudar, farei uma pequena lista com dicas de restaurantes em San Sebastián.

Entre eles, restaurantes recomendados com estrelas Michelin (os mais renomado$), bares, opções para vegetarianos, sidrerias e locais especializados em pintxos (petiscos típicos da região).

Por estar localizada na costa, a cozinha basca é baseada em pescados e frutos do mar. Posso citar como exemplos de pratos típicos as angulas, que são filhotes de enguia e o bacalhau ao pil pil, também famoso na região.

Como todo cidadão da Europa, os bascos têm o habito de se reunir durante as refeições, não apenas se alimentar. É uma ocasião para conversar, discutir sobre política e até fechar grandes negócios.

Para eles, é importante ter esse momento, tanto que faz parte de um ritual semanal reunir os amigos em um bar, no final da tarde. Lá eles comem e bebem algo, até que partem para o próximo bar, e o outro e o outro.

Planeje sua viagem => Onde ficar em San Sebastián

Seguro viagem com cobertura na Espanha »

 

Restaurantes Michelin em San Sebastián

O “Estrela Michelin” é um guia turístico criado por André Michelin, um industrial francês fabricante dos pneus que levam o mesmo nome. A publicação está presente em vários países do mundo, tendo seu maior destaque em países da Europa, como a Espanha. Veja algumas sugestões de restaurantes estrelados em San Sebastián:

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios em San Sebastián »

 

Akelarre

O primeiro que me veio à cabeça, e talvez seja o principal de San Sebastián, é o Restaurante Akelarre. Fica localizado perto do Monte Igueldo, um dos principais atrativos de San Sebastián.

Seu cardápio é assinado pelo chef Pedro Subjanra, cozinheiro espanhol reconhecido internacionalmente como um dos melhores do mundo.  Ele foi premiado duas vezes com o título de “Melhor Cozinheiro do Mundo”.

O restaurante em San Sebastián está situado na Calle Padre Orkolaga, 56. O cardápio da casa é variado.

Garanta => Tour de Degustação de Vinhos em San Sebastián

 

Arzak

Já o Restaurante Arzak tem seu cardápio assinado pelo chef Juan Mari Arzak, renomado cozinheiro basco. Juan é autor de sete livros no segmento da gastronomia.

Ganhou seu primeiro prêmio internacional em 1974 como “Melhor Chef Espanhol” e recebeu inúmeros títulos, como “Melhor chef da Europa” e “Avental de Ouro” como o maior chef da atualidade. O Arzak está localizado na Avenida del Alcalde José Elosegi, 273.

Incrível => Passeio em vinícola com degustações em San Sebastián

 

Outros restaurantes em San Sebastián

Melhores restaurantes em San Sebastián
Filé de peixe ao forno | Foto: Elisabeth Almeida.

Obviamente que a lista de restaurantes em San Sebastián é grande, cada um com uma especialidade e preços bem acessíveis. Separei alguns daqueles que conheci e recomendo, e para mim estão entre os melhores restaurantes em San Sebastián por diferentes motivos. Delicie-se!

  1. Asador Mesón Porteletas
  2. Asador Portuetxe
  3. Astelena
  4. Barkaiztegi
  5. La Boule

Delícia => Tour gastronômico em San Sebastián

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Espanha. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

 

1. Asador Mesón Porteletas

Especializado em carnes e pescados, o Asador Mesón Porteletas é um restaurante em San Sebastián conhecido também por ser estilo “non-stop”.

Ou seja, o lugar funciona de segunda à segunda das 11h às 0h. Um verdadeiro achado, não? Quem quiser conhece-lo é só ir ao Puerto 21 e desfrutar também da paisagem, que é linda.

 

2. Asador Portuetxe

O restaurante Asador Portuetxe fica em uma casa que foi tombada como “patrimônio histórico”. É especializado em pescados, chuleta, mariscos e tem pratos especiais para temporada.

Está localizado na Calle (rua em espanhol) Portuetxe, 43. Se você quer fazer passeios em San Sebastián que unam arquitetura e história, esse é um ótimo lugar para fazer refeições.

 

 
Vai viajar e precisa ter internet 100% do tempo no seu celular?

Ter internet é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a America Chip, você ganha 10% de desconto com o cupom QUEROVIAJARMAIS para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão 4G de ALTA VELOCIDADE em diversos países. Conheça as vantagens:

  • Receber o chip na sua casa ainda no Brasi;
  • A configuração do chip é extremamente fácil;
  • Os planos têm excelente custo-benefício, com preço a partir de USD 31,00;
  • Muita economia, porque você contrata apenas os dias que for usar;
  • É sem dúvida a opção mais fácil, prática e segura para ter a melhor internet 4G;
  • Já falei internet ilimitada? ;)
 
   

3. Astelena

Situado em um dos cartões postais de San Sebastián, o Restaurante Astelena fica a menos de 100 metros de distância do Palácio Kursaal. O local provavelmente fará parte do seu roteiro em San Sebastián, então é só dar uma esticadinha.

Tem em seu cardápio menus de trabalho diários (aqueles fechados que já incluem bebida e sobremesa e são bem baratinhos), além de menus para jantares em grupo. O restaurante em San Sebastián fica na Calle Euskal Herria, número 3.

 

4. Barkaiztegi

O que comer em San Sebastián
Foto: Elisabeth Almeida.

Esse é o tipo de lugar que você TEM QUE IR entre os restaurantes em San Sebastián! O Barkaiztegi funciona o ano todo e possui uma cozinha tradicional, mas no inverno tem seu diferencial. Durante esta temporada, o local também funciona como sidreria.

Para quem não sabe, sidra é uma bebida alcoólica preparada com sumo fermentado da maçã. A Espanha é um dos maiores produtores da bebida!

A sidreria é um local onde a sidra é fabricada, ou seja, um lugar onde tem restaurante e em uma ala reservada (e fria), vários e vários barris gigantes de sidra.

Nestes lugares, você geralmente paga o menu da casa e come e bebe o quanto aguentar. E quando alguém disser “Txotx” significa que todos da mesa devem ir beber um copo.

Dica: quando for, leve um casaco e vá de calça comprida (a mais larga que tiver e ela vai voltar apertada. Não é brincadeira, pois tudo é servido em porções gigantescas).

Quem quiser conhecer, o Restaurante e Sidreria Barkaiztegi fica a apenas cinco minutos do centro, sendo fácil se locomover por meio do transporte público da cidade, na Calle Barkaiztegi Bidea, número 42.

Descubra => Tour aos pontos turísticos do País Basco

 

5. La Boule

Localizado dentro do Palácio Kursaal, na parte do Cassino (para entrar é obrigatória a apresentação do passaporte).O Restaurante Le Boule possui cardápio com menus fechados e funciona de quinta à sábado, além de vésperas de feriado, das 22h00 à 01h00. Fica na Calle Mayor, 1.

 

Opção para vegetarianos

Particularmente, tenho muitos amigos vegetarianos que se sentem excluídos em um lugar onde a carne é tão apreciada.

Mas eu lembrei dessa galera toda, e como dica tenho o Restaurante Tedone com produtos integrais e orgânicos. Além da comida, esse restaurante em San Sebastián tem como forte seu lindo jardim. O Tedone fica na Calle Korta, 10.

 

Bares de pintxos

Onde comer em San Sebastián
Pintxos em San Sebastián | Por Basotxerri, via Wikimedia Commons.

Eis que deixei por último os queridos não só de San Sebastián, mas de todo o País Basco, os bares especializados em pintxos.

Existem dois tipos de pintxos: os frios, que ficam expostos no balcão; e os quentes, listados na entrada do bar e feitos na hora.

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom CLIENTE, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

Cada bar tem um pintxo diferente como “carro-chefe”, e é isso o que deixa a competição entre eles mais legal, já que a cada temporada os petiscos ganham cada vez mais ingredientes e apresentações.

   

É a menina dos olhos da gastronomia local, sendo impossível pensar em País Basco sem lembrar deles (e o quanto são gostosos, meu Deus!).

Como os pintxos são diversos e feitos de todos os tipos de carne, vou colocar apenas os bares que mais gostei quando estive em San Sebastián, ok?

Primeiro, e que meu coração dispara só de lembrar, é o Gora Bera, que fica na Calle Bermingham, 5. Já o Café Victória fica dentro do hotel que leva o mesmo nome e é o mais bonito e importante da cidade (leia-se caro).

Fica bem no coração de San Sebastián. É o tipo de lugar bom para poder dizer “eu fui”, “eu conheci”.

Já o La Cepa que fica na Calle 31 de Agosto, número 7, tem como atrações os pintxos e croquetas de jamón, um tipo de croquete recheado com presunto curado.

O Beti- Jai deve ser parada obrigatória. Fica na Calle Fermin Calbeton, 22 e o prato principal é o Foie gras a la plancha.

Restaurantes recomendados em San Sebastián
Fotos: Elisabeth Almeida.

Dica: Um lembrete do que minha mãe falava quando eu ia viajar sozinha. Se o bar ou restaurante estiver às moscas, nem entre. Se estiver lotado, garanta seu lugar na fila por que a comida é de primeira.

Confira => Ultimax Pintxos & Wine Evening Tour em San Sebastián

 

Culinária de San Sebastián

A culinária basca vai além disso, vai! Eles têm o costume também de comer partes do boi e do porco que nós não temos, como orelhas, testículos e por aí vai. É bom?

É, tudo é muito bem feito e bem temperadinho. Além disso, assim como em outras regiões da Europa, no País Basco se come muito morcela e chouriço. São embutidos feitos com carne e alguns com sangue.

Eu comi de tudo (sou dessas!) e gostei muito da culinária servida nos restaurantes em San Sebastián exatamente por se tão diferente da nossa.

Mas se você não é do tipo “estômago de avestruz” como eu, aproveite para comer bacalhau de todos os tipos e frutos do mar. O preço é bem acessível. Sugiro também que você pesquise sobre os melhores hotéis em San Sebastián.

Gostaram das dicas? Se forem a um desses restaurantes recomendados aqui, deixem seus comentários e diga qual o seu pintxo preferido 🙂

Até + !!!

 

ESCRITO POR

Elisabeth Almeida

ESCRITO POR

Elisabeth Almeida

Jornalista, apaixonada por filmes clássicos e pipoca. Uma garota que nasceu no interior de São Paulo e em 2015 deu seus primeiros passos em direção ao Mundo, morando no País Basco, Espanha. Não contente em 2016 fui para Portugal, onde concluí meu curso de Mestrado em Cultura e Comunicação pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Logo no primeiro dia de aula a professora disse a frase que definiria meu estilo de vida: "VIAJAR é um formador de identidade, hoje é mais importante dizer 'para onde se foi' do que 'o que se tem', é ser cidadão do mundo".

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Melhores Hotéis

Descubra as melhores opções de hotéis para se hospedar

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Melhores Hotéis

Descubra as melhores opções de hotéis para se hospedar

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários do post

  1. Eduardo Souza

    Já estou com fome! Excelente artigo :)

  2. Polly Batista

    Obrigada, Eduardo!