Restaurantes em San Sebastián, pratos e comidas típicas

Restaurantes em San Sebastián, pratos e comidas típicas

Se você está em San Sebastián e tem dúvidas de onde ir e o que comer, antes saiba que está em um dos lugares na Espanha onde a gastronomia é levada mais a sério. Para ajudar, farei uma pequena lista com dicas de restaurantes em San Sebastián.

Entre eles, restaurantes recomendados com estrelas Michelin (os mais renomado$), bares, opções para vegetarianos, sidrerias e locais especializados em pintxos (petiscos típicos da região).

Por estar localizada na costa, a cozinha basca é baseada em pescados e frutos do mar. Posso citar como exemplos de pratos típicos as angulas, que são filhotes de enguia e o bacalhau ao pil pil, também famoso na região.

Como todo cidadão da Europa, os bascos têm o habito de se reunir durante as refeições, não apenas se alimentar. É uma ocasião para conversar, discutir sobre política e até fechar grandes negócios.

Para eles, é importante ter esse momento, tanto que faz parte de um ritual semanal reunir os amigos em um bar, no final da tarde. Lá eles comem e bebem algo, até que partem para o próximo bar, e o outro e o outro.

Planeje sua viagem => Onde ficar em San Sebastián

Seguro viagem com cobertura na Espanha »

 

Restaurantes Michelin em San Sebastián

O “Estrela Michelin” é um guia turístico criado por André Michelin, um industrial francês fabricante dos pneus que levam o mesmo nome. A publicação está presente em vários países do mundo, tendo seu maior destaque em países da Europa, como a Espanha. Veja algumas sugestões de restaurantes estrelados em San Sebastián:

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios em San Sebastián »

 

Akelarre

O primeiro que me veio à cabeça, e talvez seja o principal de San Sebastián, é o Restaurante Akelarre. Fica localizado perto do Monte Igueldo, um dos principais atrativos de San Sebastián.

Seu cardápio é assinado pelo chef Pedro Subjanra, cozinheiro espanhol reconhecido internacionalmente como um dos melhores do mundo.  Ele foi premiado duas vezes com o título de “Melhor Cozinheiro do Mundo”.

O restaurante em San Sebastián está situado na Calle Padre Orkolaga, 56. O cardápio da casa é variado.

Garanta => Tour de Degustação de Vinhos em San Sebastián

 

Arzak

Já o Restaurante Arzak tem seu cardápio assinado pelo chef Juan Mari Arzak, renomado cozinheiro basco. Juan é autor de sete livros no segmento da gastronomia.

Ganhou seu primeiro prêmio internacional em 1974 como “Melhor Chef Espanhol” e recebeu inúmeros títulos, como “Melhor chef da Europa” e “Avental de Ouro” como o maior chef da atualidade. O Arzak está localizado na Avenida del Alcalde José Elosegi, 273.

Incrível => Passeio em vinícola com degustações em San Sebastián

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Espanha. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

 

Outros restaurantes em San Sebastián

Melhores restaurantes em San Sebastián
Filé de peixe ao forno | Foto: Elisabeth Almeida.

Obviamente que a lista de restaurantes em San Sebastián é grande, cada um com uma especialidade e preços bem acessíveis. Separei alguns daqueles que conheci e recomendo, e para mim estão entre os melhores restaurantes em San Sebastián por diferentes motivos. Delicie-se!

  1. Asador Mesón Porteletas
  2. Asador Portuetxe
  3. Astelena
  4. Barkaiztegi
  5. La Boule

Delícia => Tour gastronômico em San Sebastián

 

1. Asador Mesón Porteletas

Especializado em carnes e pescados, o Asador Mesón Porteletas é um restaurante em San Sebastián conhecido também por ser estilo “non-stop”.

Ou seja, o lugar funciona de segunda à segunda das 11h às 0h. Um verdadeiro achado, não? Quem quiser conhece-lo é só ir ao Puerto 21 e desfrutar também da paisagem, que é linda.

 

2. Asador Portuetxe

O restaurante Asador Portuetxe fica em uma casa que foi tombada como “patrimônio histórico”. É especializado em pescados, chuleta, mariscos e tem pratos especiais para temporada.

Está localizado na Calle (rua em espanhol) Portuetxe, 43. Se você quer fazer passeios em San Sebastián que unam arquitetura e história, esse é um ótimo lugar para fazer refeições.

 

   

3. Astelena

Situado em um dos cartões postais de San Sebastián, o Restaurante Astelena fica a menos de 100 metros de distância do Palácio Kursaal. O local provavelmente fará parte do seu roteiro em San Sebastián, então é só dar uma esticadinha.

Tem em seu cardápio menus de trabalho diários (aqueles fechados que já incluem bebida e sobremesa e são bem baratinhos), além de menus para jantares em grupo. O restaurante em San Sebastián fica na Calle Euskal Herria, número 3.

 

4. Barkaiztegi

O que comer em San Sebastián
Foto: Elisabeth Almeida.

Esse é o tipo de lugar que você TEM QUE IR entre os restaurantes em San Sebastián! O Barkaiztegi funciona o ano todo e possui uma cozinha tradicional, mas no inverno tem seu diferencial. Durante esta temporada, o local também funciona como sidreria.

Para quem não sabe, sidra é uma bebida alcoólica preparada com sumo fermentado da maçã. A Espanha é um dos maiores produtores da bebida!

A sidreria é um local onde a sidra é fabricada, ou seja, um lugar onde tem restaurante e em uma ala reservada (e fria), vários e vários barris gigantes de sidra.

Nestes lugares, você geralmente paga o menu da casa e come e bebe o quanto aguentar. E quando alguém disser “Txotx” significa que todos da mesa devem ir beber um copo.

Dica: quando for, leve um casaco e vá de calça comprida (a mais larga que tiver e ela vai voltar apertada. Não é brincadeira, pois tudo é servido em porções gigantescas).

Quem quiser conhecer, o Restaurante e Sidreria Barkaiztegi fica a apenas cinco minutos do centro, sendo fácil se locomover por meio do transporte público da cidade, na Calle Barkaiztegi Bidea, número 42.

Descubra => Tour aos pontos turísticos do País Basco

 

5. La Boule

Localizado dentro do Palácio Kursaal, na parte do Cassino (para entrar é obrigatória a apresentação do passaporte).O Restaurante Le Boule possui cardápio com menus fechados e funciona de quinta à sábado, além de vésperas de feriado, das 22h00 à 01h00. Fica na Calle Mayor, 1.

 

Opção para vegetarianos

Particularmente, tenho muitos amigos vegetarianos que se sentem excluídos em um lugar onde a carne é tão apreciada.

Mas eu lembrei dessa galera toda, e como dica tenho o Restaurante Tedone com produtos integrais e orgânicos. Além da comida, esse restaurante em San Sebastián tem como forte seu lindo jardim. O Tedone fica na Calle Korta, 10.

 

Bares de pintxos

Onde comer em San Sebastián
Pintxos em San Sebastián | Por Basotxerri, via Wikimedia Commons.

Eis que deixei por último os queridos não só de San Sebastián, mas de todo o País Basco, os bares especializados em pintxos.

Existem dois tipos de pintxos: os frios, que ficam expostos no balcão; e os quentes, listados na entrada do bar e feitos na hora.

Cada bar tem um pintxo diferente como “carro-chefe”, e é isso o que deixa a competição entre eles mais legal, já que a cada temporada os petiscos ganham cada vez mais ingredientes e apresentações.

   

É a menina dos olhos da gastronomia local, sendo impossível pensar em País Basco sem lembrar deles (e o quanto são gostosos, meu Deus!).

Como os pintxos são diversos e feitos de todos os tipos de carne, vou colocar apenas os bares que mais gostei quando estive em San Sebastián, ok?

Primeiro, e que meu coração dispara só de lembrar, é o Gora Bera, que fica na Calle Bermingham, 5. Já o Café Victória fica dentro do hotel que leva o mesmo nome e é o mais bonito e importante da cidade (leia-se caro).

Fica bem no coração de San Sebastián. É o tipo de lugar bom para poder dizer “eu fui”, “eu conheci”.

Já o La Cepa que fica na Calle 31 de Agosto, número 7, tem como atrações os pintxos e croquetas de jamón, um tipo de croquete recheado com presunto curado.

O Beti- Jai deve ser parada obrigatória. Fica na Calle Fermin Calbeton, 22 e o prato principal é o Foie gras a la plancha.

Restaurantes recomendados em San Sebastián
Fotos: Elisabeth Almeida.

Dica: Um lembrete do que minha mãe falava quando eu ia viajar sozinha. Se o bar ou restaurante estiver às moscas, nem entre. Se estiver lotado, garanta seu lugar na fila por que a comida é de primeira.

Confira => Ultimax Pintxos & Wine Evening Tour em San Sebastián

 

Culinária de San Sebastián

A culinária basca vai além disso, vai! Eles têm o costume também de comer partes do boi e do porco que nós não temos, como orelhas, testículos e por aí vai. É bom?

É, tudo é muito bem feito e bem temperadinho. Além disso, assim como em outras regiões da Europa, no País Basco se come muito morcela e chouriço. São embutidos feitos com carne e alguns com sangue.

Eu comi de tudo (sou dessas!) e gostei muito da culinária servida nos restaurantes em San Sebastián exatamente por se tão diferente da nossa.

Mas se você não é do tipo “estômago de avestruz” como eu, aproveite para comer bacalhau de todos os tipos e frutos do mar. O preço é bem acessível. Sugiro também que você pesquise sobre os melhores hotéis em San Sebastián.

Gostaram das dicas? Se forem a um desses restaurantes recomendados aqui, deixem seus comentários e diga qual o seu pintxo preferido 🙂

Até + !!!

 

ESCRITO POR

Elisabeth Almeida

ESCRITO POR

Elisabeth Almeida

Jornalista, apaixonada por filmes clássicos e pipoca. Uma garota que nasceu no interior de São Paulo e em 2015 deu seus primeiros passos em direção ao Mundo, morando no País Basco, Espanha. Não contente em 2016 fui para Portugal, onde concluí meu curso de Mestrado em Cultura e Comunicação pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Logo no primeiro dia de aula a professora disse a frase que definiria meu estilo de vida: "VIAJAR é um formador de identidade, hoje é mais importante dizer 'para onde se foi' do que 'o que se tem', é ser cidadão do mundo".

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Melhores Hotéis

Descubra as melhores opções de hotéis para se hospedar

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Melhores Hotéis

Descubra as melhores opções de hotéis para se hospedar

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários do post

  1. Eduardo Souza

    Já estou com fome! Excelente artigo :)

  2. Polly Batista

    Obrigada, Eduardo!