Casa Batlló em Barcelona: dicas para visitar

por Thainá Fernanda
5/5 - (2 votes)

Casa Batlló em Barcelona: dicas para visitar

A Casa Batlló em Barcelona fica no Passeig de Gràcia e foi um dos lugares mais incríveis que conheci na cidade. A infinidade de cores, brilho, formas e figuras é inédita, digna da criatividade e ousadia de Antoní Gaudí.

Assim como o Parque Güell em Barcelona, a Casa Batlló é um edifício caracterizado pelo modernismo catalão, sendo que sua arquitetura reflete a paixão de Gaudí pela natureza e seus aspectos; este é um dos pontos turísticos mais famosos da Espanha, cheio de vida e que aproveita bem a luz natural.

Por dentro, o deslumbre só aumenta a cada cômodo visitado e as restaurações feitas a pouco só aumentaram a beleza dessa pérola da cidade; tem até referência a uma festividade feita na Catalunha. Enfim, impossível a Casa Batlló em Barcelona passar despercebida por quem anda na rua.

Neste artigo, conheça comigo uma das mais famosas casas de Gaudí, sua história, dicas para conhecê-la, tours guiados antecipados e curiosidades.

Planeje sua viagem => Onde ficar em Barcelona

 Seguro viagem Europa »

 

História da Casa Batlló em Barcelona

História da Casa Batlló
Primeira versão não foi construída por Gaudí | Foto: Casa Battló

A partir de 1860, o Paseo de Gracia começa a se tornar um dos bairros centrais de Barcelona. As famílias mais ilustres da cidade viviam nesta região.

Ainda no século XIX, ela se torna uma rua exclusiva para pedestres e carroças e no século XX é considerada a avenida principal dos carros.

Um fato interessante é que a original Casa Batlló em Barcelona não foi construída por Gaudí, mas sim por Emilio Sala Cortés.

Emilio era um dos professores de arquitetura de Gaudí, em 1877. Na época não havia nem luz elétrica ainda.

Em 1903, a casa é comprada por Josep Batlló y Casanovas, um destacado homem de negócios da indústria têxtil.

Ele, então, contrata Gaudí para derrubar o edifício. Ou seja, queria que o tornasse um lugar novo, com total liberdade criativa para o projeto.

Porém, Gaudí vê potencial no prédio e decide não derruba-lo, planejando apenas uma reforma integral, que duraria entre 1904 e 1906.

O arquiteto mudou toda a fachada da casa e redistribuiu a divisória interior dos cômodos. Dessa forma, o pátio de luzes ficou mais amplo e, de fato, uma verdadeira obra de arte.

Ele também acrescentou um quinto andar para uso da equipe de serviço e mudou o telhado.

Nos anos 50, a Casa Batlló em Barcelona deixou de ser de propriedade da família Batlló e hoje pertence à família Bernat, que a restaurou.

Em 1995, a família decidiu abrir a casa ao público e como espaço para eventos.

CLIQUE AQUI e compre tickets da Casa Batlló em Barcelona »

 

Casa Batlló nos dias atuais

Passeig de Gracia Barcelona
Casa Batlló se destaca entre as demais construções | Foto: ChristianSchd, via Wikimedia Commons

Em 2002, que foi o ano internacional de Gaudí, a Casa Battló abrigou eventos culturais. O espaço segue até hoje promovendo esse tipo de atividades.

Em 2005, a Unesco a considera Patrimônio Mundial da Humanidade, um símbolo do modernismo catalão.

Além disso, segundo a entidade, a obra é “uma contribuição criativa excepcional e destacada para o desenvolvimento da arquitetura e tecnologia da construção no final do século XIX e princípio do século XX”.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da Get Your Guide em Barcelona. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 48 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Em 2017, foi iniciada uma intervenção de limpeza e conservação na Casa Batlló em Barcelona.

Os cinco materiais presentes na casa (ferro, pedra, cerâmica, vidro e madeira) exigem um cuidado minucioso para que reluzam com a mesma beleza de quando Gaudí terminou a obra em 1906.

Então, somente em maio de 2019 a revitalização da fachada ficou pronta e está mais radiante do que nunca.

A organização da Casa Batlló em Barcelona chegou até a organizar um concurso de quem postaria a melhor foto da fachada restaurada no Instagram.

No site oficial estão disponíveis vídeos que mostram o trabalho realizado e a experiência dos membros da equipe envolvida na restauração.

Atualmente, a Casa Batlló em Barcelona recebendo aproximadamente 1 milhão de pessoas ao ano.

Imperdível => Ingresso sem fila com entrada antecipada para Casa Batlló

 

Festa de Sant Jordi

Festas e feriados Barcelona
Casa Batlló fica enfeitada de rosas durante a festa | Foto: Canaan, via Wikimedia Commons

A festividade de Sant Jordi é celebrada com muito entusiasmo na Catalunha todo dia 23 de abril.

Nessa data, as ruas da cidade se enchem de pessoas e tendas de venda de livros e rosas. Esse é um dos feriados na Espanha e o objetivo da celebração é homenagear o padroeiro da Catalunha.

 
Vai viajar e precisa ter internet 100% do tempo no seu celular?

Ter internet é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a America Chip, você ganha 10% de desconto com o cupom QUEROVIAJARMAIS para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão 4G de ALTA VELOCIDADE em diversos países. Conheça as vantagens:

  • Receber o chip na sua casa ainda no Brasi;
  • A configuração do chip é extremamente fácil;
  • Os planos têm excelente custo-benefício, com preço a partir de USD 31,00;
  • Muita economia, porque você contrata apenas os dias que for usar;
  • É sem dúvida a opção mais fácil, prática e segura para ter a melhor internet 4G;
  • Já falei internet ilimitada? ;)
 
   

Na Casa Batlló, Gaudí fez questão de acrescentar detalhes que lembram a festividade.

Por exemplo, na parte de trás do Dragon no teto. Há ladrilhos de cerâmica em forma de escamas, atravessada pela cruz de quatro braços que lembra a espada de Sant Jordi.

No andar superior, há uma varanda em forma de flor que faz referência a Princesa Varanda.

Já nos inferiores, você encontrará restos das vítimas do dragão colocados nas varandas em formas de caveiras. Até as colunas lembram ossos!

No corredor privado, há uma escada com itens que lembram as vértebras de um animal, também uma referência direta a Cola del Dragón (rabo do dragão).

Na sala principal do sótão os arcos lembram a caixa torácica de um animal de grande porte.

Uma das curiosidades da Espanha é que muitos deram a Casa Batlló em Barcelona o nome de Casa do Dragão. Isso porque sua fachada também faz referência à festividade de Sant Jordi.

Os azulejos de cerâmica formam um manto colorido e ondulado que lembra as costas de um dragão. Existe inclusive uma cruz de quatro braços que simboliza a espada que Sant Jorge usou para matar o dragão.

Reserve já => Gaudí em Barcelona: visite a  Sagrada Família e Casa Batlló

 

Tickets e tours para Casa Batlló em Barcelona

Tour guiado Casa Batlló
Adquira um tour guiado e confira todas as belezas do local | Foto: Casa Batlló

A Casa Batlló tem um espaço pequeno e recebe muitos visitantes do mundo inteiro. Sendo assim, o indicado é comprar o ingresso antes e evitar filas.

Por exemplo, uma visita incluindo guia de áudio com duração de 1 hora vale muito a pena para conhecer no seu tempo, escutando, repetindo trechos etc. O valor inclui também 2 bebidas, ou seja, é a garantia de uma noite inesquecível!

Visitar Barcelona e não conhecer as maravilhas de Gaudí é perder metade do que a cidade tem de melhor.

Sendo assim, aproveite para fazer um tour pela Casa Milà, a Sagrada Família, o Parque Güell e a Casa Batlló em Barcelona. Este é um passeio de 1 dia, acompanhado de guia e com transporte incluso. O valor deste ingresso é 143,00 euros por pessoa e vale muito a pena.

Não é necessário imprimir os ingressos ao visitar a Casa Batlló, já que basta mostrá-los pelo celular ou tablete na entrada.

Além disso, vale a pena também ver o tour virtual no site oficial, onde você confere tudo o que encontrará no local.

 

Dicas para visitar à Casa Batlló em Barcelona

Casa Batlló a noite
Vale muito a pena conhecer a Casa Batlló a noite | Foto: Simon Burchell, via Wikimedia Commons.
  • Faça uma visita noturna: Já pensou em curtir um show ao vivo no terraço de um lugar reconhecido pela Unesco? As atrações da Noites Mágicas na Casa Batlló são selecionadas a dedo e esta certamente será uma experiência única.
  • Como chegar: Utilizando o metrô, você pode chegar a Casa Batlló usando as linhas L2, L3 ou L4 parando na estação Passeig de Gràcia. De ônibus, você consegue chegar pelas linhas de H10, V15, 7, 22 e 24; também pelo ônibus turístico de rota vermelha e azul, pelo City Tour na parada 3 A, Passeig de Gràcia.
  • Horário de funcionamento: Todos os dias do ano das 09h as 21h, sendo a última entrada as 20h.

 

Curiosidades da Casa Batlló em Barcelona

Casas Gaudi
Cobertura da Casa Batlló é uma das inspirações em animais vida aquátic

Gaudí admirava a natureza e buscou reproduzir aspectos dela em suas obras. Na Casa Batlló em Barcelona, essa influência é vista na forma que a luz natural consegue entrar nos andares e iluminar todos os cantos.

Graças a uma claraboia principal e a dois pátios centrais e azulados onde ela é distribuída.

O artista também foi criativo ao fazer os azulejos dos pátios centrais em tom azulado mais escuro na parte de cima do que na de baixo e as janelas cada vez maiores a medida que descemos.

Dessa forma, a luz é distribuída igualmente em todos os andares.

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom CRIANCA, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

Além disso, durante a restauração da casa o revestimento foi descoberto, deixando aparente a segunda camada de pintura.

   

O que os envolvidos na reforma descobriram foi um grande combinado de cores diferentes, dependendo do cômodo. São tons de rosa, azul, dourados e cor terra, ou seja, mais um segredo escondido por Gaudí.

O amor de Gaudí pela natureza é demonstrado também pelas formas vivas que ele incluiu na obra.

No hall de entrada da Casa, numa peça de madeira feita artesanalmente, nos lembramos da coluna de um grande cetáceo. No sótão há alguns arcos que dão impressão de estar dentro da barriga de uma baleia. Impressionante!

Aproveite => O melhor de Gaudí em Barcelona: tour na Casa Batlló

 

Mais detalhes do interior da Casa Batlló

O que fazer na Casa Batlló
Forma da Casa Batlló permite a entrada da luz natural | Foto: Simon Burchell, via Wikimedia Commons.

Para criar um sistema de ventilação eficiente, Gaudí fez as janelas com diferentes aberturas. Dessa forma, é possível regula-las manualmente sem ter a necessidade de abri-las totalmente.

Caso você esteja pensando em quando ir para a Espanha, saiba que existe outro truque na Casa Batlló. Os pátios deste local foram desenhados centralizados, para conservar o calor no inverno e ventilar no verão.

Além disso, ao criar a fachada da Casa Batlló em Barcelona, ele usou pedaços de vidro e resíduos de cerâmica. Essa técnica era das favoritas do arquiteto, já que seu objetivo era agregar valor estético e, ao mesmo tempo, tornar o projeto sustentável.

A técnica Trencadís utilizada é uma espécie de mosaico com pedaços irregulares de cerâmica ou outros materiais fragmentados. Como resultado, além da fachada ficar muito bonita, ela reflete a luz do sol e nos dá a impressão de que o prédio brilha.

E falando novamente sobre a paixão de Gaudí pelos elementos da natureza, ele fez questão de incluir partes da Casa Batlló em Barcelona inspiradas no Mar Mediterrâneo.

Ou seja, em cada andar há um vidro que lembra o mar. Dá a impressão de estar mergulhando ou submerso nas águas.

Gaudí não poupou sua criatividade ao planejar as varandas. Elas têm uma base de pedra em formato de concha e os trilhos são de ferro ondulado. Alguns olham para elas e as confundem até com ossos, caveiras ou tartarugas.

 

Conheça a Casa Batlló em Barcelona

Conhecer a Casa Batlló será uma experiência inédita em sua viagem.

Entre azulejos coloridos e referências espalhados por todos os cantos, é imprescindível incluir esse lugar em seu roteiro de 1 a 5 dias em Barcelona.

E lembre-se que a Casa Batlló em Barcelona é pequena e tem um número limitado de visitantes por hora.

E você, tem mais alguma dúvida sobre a Casa Batlló em Barcelona? Já esteve no local e tem histórias para compartilhar? Deixe sua resposta nos comentários!

 

 

ESCRITO POR

Thainá Fernanda

ESCRITO POR

Thainá Fernanda

Thainá Fernanda, 21 anos, estudante, curiosa e apaixonada por culturas estrangeiras. Cursa Administração de Empresas e pretende ser Mestre em Marketing. Fez intercâmbio de espanhol em Barcelona ao terminar a escola e está planejando um mochilão pela Europa após terminar a Graduação. Seu sonho é conhecer o mundo e tornar isso parte do seu trabalho. Adora música, aprender idiomas e viver a vida o mais intensamente possível.

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *