13 principais pontos turísticos de Nice, no sul da França

por Aline Baroni

13 principais pontos turísticos de Nice, no sul da França

A lista de pontos turísticos de Nice é grande, diversa e muito interessante. A quinta maior cidade da França é efervescente e tem atividades em grande quantidade para os mais diversos tipos de viajantes.

Quer conhecer museus? Nice tem um dedicado à arte moderna e contemporânea, um sobre o pintor Matisse, outro sobre o pintor Chagall, ainda um sobre história local, o Musée Massena, e muitos outros.

Quer ver as praias de Nice? Além de uma profundamente azul bem no Centro da cidade, a Blue Beach, ainda há a Coco Beach, com poucas ondas e água quentinha.

Quer parques? Aqui te apresento três. História? Está por toda a cidade.

Ao ler este artigo, você conhecerá os principais pontos turísticos de Nice, localizados no Centro Histórico da cidade ou fora dele, e tenho certeza já se imaginará passeando em Nice nas próximas férias.

Planeje sua viagem => Onde se hospedar em Nice

Seguro viagem pra viajar na França »

 

Principais pontos turísticos de Nice

  1. Promenade des Anglais
  2. Cours Saleya
  3. Porto de Nice
  4. Centro Histórico (Vieux Nice)
  5. Parc de la Colline du Château
  6. Place Garibaldi
  7. Place Massena
  8. Musée Matisse
  9. Notre-Dame de Nice
  10. Catedral Ortodoxa de Nice
  11. Ruínas Romanas (Thermes de Cimiez)
  12. Museu de Arte Moderna
  13. Jardin Albert 1er

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios em Nice »

 

O que fazer em Nice

*Vídeo oficial do Turismo da França

Nice é uma grande cidade da França que nos presenteia com uma história antiga que data dos romanos, além de belas paisagens, jardins e o azul intenso do Mar Mediterrâneo. Listo aqui os principais pontos que você deveria conhecer na cidade.

 

1. Promenade des Anglais

pontos turísticos de Nice França
Promenade des Anglais | Foto: Staeiou, via Wikimedia Commons.

Impossível ir à Nice e não passar pelo menos uma vez pelo Promenade des Anglais. Essa é a mais importante avenida da cidade, que acompanha a orla da principal praia e, com certeza, fará parte de diversos trajetos para outros locais interessantes.

Porém, mais do que passagem, o Promenade é um destino, eu diria o principal entre os pontos turísticos de Nice.

Ele dá um clima de “Califórnia” para a cidade, pois em seus 7 km, é possível ver pessoas andando de bicicleta, patins, indo para a praia, tomando sorvete ou somente passeando e observando os demais.

 

2. Cours Saleya

passeando em nice
Cours Saleya é opção de compras | Foto: Miniwark, via Wikimedia Commons.

O Cous Saleya é um mercado de flores e produtos frescos, que fica ao pé da colina onde está o bairro histórico de Nice e funciona como as feiras livres do Brasil.

É considerado um dos mais tradicionais de toda a França e por isso é um dos pontos turísticos de Nice mais legais!

É uma delícia passear por seus corredores, descobrir os produtos locais, especiarias, apreciar as flores, experimentar a socca (crepe típico da região feito com farinha de grão-de-bico) e outros pratos típicos; enfim, viver um pouco de Nice como os locais.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na França. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

O mercado de flores funciona todas as manhãs, exceto às segundas-feiras, quando cede espaço para um mercado das pulgas. A dica é chegar o mais cedo possível para evitar o tumulto.

 

3. Porto de Nice

praias de nice
Porto de Nice é repleto de iates de luxo.

Se você caminhar até o final do Promenade des Anglais, sentido leste, chegará ao Porto de Nice. Entre os pontos turísticos de Nice, esse é uma atração para quem gosta de observar a chegada e saída de barcos (e alguns iates caríssimos).

Mas, o porto de Nice também esse local oferece outros atrativos. De lá, se tem uma bela vista da baía inteira e próximo à entrada do porto você pode visitar o Monumento aos Mortos da Guerra. Essa região também abriga algumas das mais famosas boates de Nice.

 

4. Centro Histórico (Vieux Nice)

centro historico de nice
Ruelas encantadoras da Vieux Nice | Foto: Lamiot, via Wikimedia Commons.

Você talvez fique espantado com a magnitude de tudo em Nice nos arredores do Promenade des Anglais.

Porém, tem um cantinho especial que lembra como a cidade era no começo. No bairro Vieux Nice (Velha Nice) tudo continua com cara de antigo, animado e autêntico.

Não é à toa que entre os pontos turísticos de Nice, esse é um local muito procurado pelos visitantes. Também por isso, é cheio de cafés, restaurantes e lojas.

Nesse bairro você encontrará ruas estreitas e sinuosas, subindo a colina, casas coloridas com janelas de madeira, tal como a gente imagina quando pensamos nas pequenas vilas da Côte D’Azur. Não é um passeio a Nice sem passar por lá!

 

   

5. Parc de la Colline du Château

Pontos turísticos imperdíveis de Nice
Parque (ao fundo), visto da cidade | Foto: Esby, via Wikimedia Commons.

No topo da colina do bairro antigo de Nice fica o Parc de la Colline, um dos melhores pontos turísticos de Nice.

Construído ao redor do castelo, do qual hoje restam apenas ruínas, essa enorme área verde conta até com uma cascata e oferece uma vista única da orla, de um lado, e do porto, do outro.

Uma sugestão é comprar produtos no Cours Saleya bem cedo e fazer um piquenique no parque. Há um elevador para te levar até lá, mas a caminhada pelo bairro de Vieux Nice é imperdível.

 

6. Place Garibaldi

Arquitetura romana em Nice
Place Garibaldi | Foto: vl04, via Wikimedia Commons.

Essa praça do século 18 foi construída em homenagem ao militar italiano Giuseppe Garibaldi — tendo, inclusive, uma escultura dele bem no centro. Aliás, às vezes, parece que Nice é mais italiana que francesa: a arquitetura barroca dessa praça é uma das provas disso.

A Place Garibaldi fica no caminho entre o centro da cidade nova e o bairro histórico. Você pode aproveitar para comer em um dos restaurantes da praça ou, se estiver por lá no terceiro sábado do mês, pode visitar a feira de antiguidades que toma conta do local.

 

7. Place Massena

Ponto turístico de Nice histórico
Arquitetura romana da Place Massena | Foto: Dacoucou, via Wikimedia Commons.

Se a Place Garibaldi é impressionante, a Place Massena, a maior de Nice, é ainda mais opulenta, tornando-se um dos principais pontos turísticos de Nice. Suas palmeiras, fachadas imponentes e coloridas e chão em cerâmica quadriculada em preto e branco são muito peculiares.

A influência romana não fica só aí, mas também pode ser percebida nas estátuas que ficam no centro da praça. Uma delas é de Apolo, deus greco-romano do sol, luz e verdade, e também da beleza e da razão, uma estátua quatro vezes o tamanho de uma pessoa.

A praça foi projetada entre 1843 e 1844 como uma homenagem a André Massena, comandante militar francês que ascendeu de uma origem humilde até receber títulos de nobreza. A homenagem foi feita durante a Revolução e as Guerras Napoleônicas.

 

8. Musée Matisse

Passeios para família em Nice
Museu Matisse | Foto: Takato Marui, via Wikimedia Commons.

Nice tem diversos museus, muitos mesmo! E um dos mais interessantes é o Musée Matisse, que abriga centenas de obras do pintor francês, muitas delas doadas pelo próprio artista, desde 1963.

Matisse é um dos mais influentes pintores dentro do movimento modernista e é conhecido pelo uso intenso da cor e habilidades para desenho. O museu também recebe diversas exposições temporárias e vale a pena ver a programação para as datas em que você estiver em Nice.

O local abre todos os dias, exceto às terças-feiras, de 10 às 17 horas de 1º de novembro a 30 de abril; das 10 às 18 horas de 2 de maio a 31 de outubro.

Não abre dia 1º de janeiro, domingo de Páscoa, 1º de maio e 25 de dezembro. As entradas custam 10 euros e dão acesso a todos os museus municipais e galerias por 24 horas, ou 20 euros para acesso durante sete dias.

 

9. Notre-Dame de Nice

Turismo religioso na França
Notre-Dame de Nice | Foto: LimeWave, via Wikimedia Commons.

Concluída em 1868, a Notre-Dame de Nice é uma igreja de arquitetura neogótica e é praticamente uma réplica da original em Paris; porém foi construída com pedras brancas e tem pontos dourados em seu exterior.

O interior, no entanto, é igualmente impressionante. É a maior igreja da cidade e, claro, um dos imperdíveis pontos turísticos de Nice. Além de ser possível visitar seu interior e se encantar com os vitrais, ela ainda promove experiências incríveis, como concertos de música. A visita é gratuita.

 

10. Catedral Ortodoxa de Nice

Passeios na França
Catedral Ortodoxa | Foto: BrittLyssa, via Wikimedia Commons.

A Catedral Ortodoxa de Nice, de propriedade da Federação Russa, é a maior igreja ortodoxa da Europa ocidental e tem uma arquitetura impressionante. Só isso já faz dela um dos melhores pontos turísticos de Nice, pois parece que você foi parar na época dos czares!

Desde o século 19, Nice e toda a Riviera Francesa atrai muitos russos, sobretudo, os mais nobres. Foi erguida em homenagem ao Csar Nicholas Alexandrovich, que morreu em Nice.

A catedral abre todos os dias, das 9 às 18 horas. O acesso ao local durante os sacramentos, geralmente das 12 às 14 horas, pode ser limitado ou estar fechado, por isso é sempre indicado consultar o site oficial antes de programar a visita.

   

 

11. Ruínas Romanas

Passeios imperdíveis nos pontos turísticos de Nice
Parque das ruínas romanas | Foto: Eric Coffinet, via Wikimedia Commons.

Há dois mil anos, toda as cidades de Côte D’Azur era dominada pelos romanos e muitos resquícios dessa civilização continuam marcando as cidades da região.

Em Nice, há ruínas romanas da época em que a cidade era chamada de Cemenelum, a capital da Riviera durante cerca de 400 anos.

A maior parte da cidade romana está localizada embaixo de onde é Nice, porém uma escavação trouxe à tona banhos romanos e outros achados arqueológicos reunidos atualmente no Museu Arqueológico de Cimiez.

Como é junto do Museu Matisse, pode ser uma boa juntar os dois passeios e matar esses pontos turísticos de Nice com uma tacada só.

 

12. Museu de Arte Moderna

Museu pontos turísticos de Nice
Mamac, ao fundo da Place Garibaldi | Foto: vl04, via Wikimedia Commons.

Também conhecido como Mamac, esse museu construído em 1990 reúne importantes obras de arte dos anos de 1950 até atuais, de diversas linhas de vanguarda, incluindo pop art americana, minimalismo e o novo realismo europeu.

O museu localiza-se nas proximidades da Place Garibaldi e abre de 16 de outubro a 22 de junho, das 11 às 18 horas; e de 23 de junho a 15 de outubro, das 10 às 18 horas.

Não há expediente às terças-feiras nem nos dias 1º de janeiro, domingo de Páscoa, 1º de maio e 25 de dezembro. A entrada custa 6 euros.

 

Jardin Albert 1er

Melhores pontos turísticos de Nice
Parque é um dos mais bonitos de Nice | Foto: M. Strikis, via Wikimedia Commons.

Ao caminhar pelo Promenade des Anglais, você encontrará um espaço verde monumental do lado oposto ao mar que certamente chamará sua atenção. É o Jardin Albert 1er, um dos mais antigos da cidade, criado em 1828, e um dos principais pontos turísticos de Nice.

Além de plantas de todos os lugares do mundo, no local ainda ficam instalados um carrossel e um espaço para eventos que já recebeu desde a cantora Edith Piaf até a banda Iron Maiden. A visita é gratuita e o parque fica aberto permanentemente.

 

Pontos turísticos de Nice imperdíveis

Nice oferece uma estrutura impecável para turistas e, além de ter suas próprias atrações, que valem uma estadia de pelo menos dois dias, ainda é um ótimo lugar para firmar uma base ao se viajar pela estonteante Côte D’Azur.

Você encontrará todos os tipos de passeio. Seja compras, museus, parques, praias, locais históricos, gastronomia. Tem Nice para todos os estilos e gostos! Basta dar uma olha nos principais pontos turísticos de Nice, escolher os que te interessam, criar um roteiro e se jogar!

Para finalizar, leia o post sobre como montar um bom roteiro de viagem em Nice e conhecer cada um desses atrativos sem perder tempo.

Gostou de conhecer os pontos turísticos de Nice? Compartilhe com seus acompanhantes de viagem e comecem a preparar o roteiro juntos.

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Aline Baroni

ESCRITO POR

Aline Baroni

Aline Baroni, 31 anos, é jornalista e vegana. Natural de Curitiba, embarcou recentemente em um avião para morar na Provença, no sul da França. Gosta de comer, cozinhar e viajar e, se der para unir os três, ainda melhor!

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *