12 feriados na França: festas e eventos imperdíveis

12 feriados na França: festas e eventos imperdíveis

Saber quais são os principais feriados na  França e como o país se mobiliza para as festividades é muito importante antes de programar um passeio pelo país. Tendo esse conhecimento, você pode decidir entre curtir os feriados franceses ou, pelo contrário, evitar estar no país na data em que eles acontecem.

Assim como em diversos países, em alguns feriados da França o comércio é fechado, o que pode acontecer também com museus e monumentos históricos. Além disso, diversas pessoas aproveitam essas datas para viajar ou conhecer lugares e as filas de parques, monumentos e atrações podem estar maiores que o habitual!

Para que você possa fazer a melhor escolha de acordo com seu perfil e ter uma viagem extremamente agradável, selecionei as principais festividades e feriados na França, para auxiliar com sua programação.

Planeje sua viagem => Hotéis em oferta na França

Seguro viagem para França »

 

Feriados na França

Turismo na França
Descubra a melhor época para ir a França.
  1. Jour de l’an – Ano Novo – 1° de Janeiro
  2. Pâques – Páscoa – Entre 22 de Março e 25 de Abril
  3. Lundi de Pâques – Segunda-feira de Páscoa
  4. Fête du Travail – Dia do Trabalho – 1° de Maio
  5. Victoire 1945 – Vitória de 1945 – 8 de Maio
  6. Ascension  – Ascensão de Cristo
  7. Dimanche et Lundi de Pentecôte – Domingo e Segunda e Pentecostes
  8. Fête Nationale – Dia Nacional – 14 de Julho
  9. Assomption de Marie – Assunção de Maria – 15 de Agosto
  10. Toussaint  – Todos os Santos – 1° de Novembro
  11. Armistice 1918 – Armistício de 1918 – 11 de Novembro
  12. Noël – Natal – 25 de Dezembro

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios na França »

 

Festas e eventos imperdíveis na França

Jour de l’an – Ano Novo/1° de Janeiro

Feriados da França
Arco do Triunfo é onde os parisienses se reúnem para o Réveillon.

Assim como todos que seguem o calendário gregoriano, esse feriado na França tem seu ápice à meia-noite, com a chegada do Ano Novo, no dia 1° de janeiro.

Em Paris, uma multidão de pessoas se reúne em frente ao Arco do Triunfo, onde são realizados shows pirotécnicos.

A cada ano o tema se renova para encantar e emocionar o público que realiza a contagem regressiva. Os diversos vinhos são indispensáveis à mesa das famílias e, outra tradição nesse país da Europa, é ter à mesa um bolo chamado Galette des Rois.

Dentro da massa desse bolo há um pequeno objeto e todos os membros da família recebem uma fatia desse bolo, e, segundo a lenda, o sortudo que encontrar o objeto em sua fatia, terá um ano abundantemente próspero, será o rei do ano.

Falando em comida, aproveite para descobrir as comidas típicas da França. A expressão mais ouvida após a meia-noite é o Bonne Année.

E para quem quer aproveitar o Ano Novo na França, confira essas dicas imperdíveis doAno Novo em Paris.

Pesquise => Quanto custa internet na Europa

 

Pâques – Páscoa

feriados na frança 2019
Colorir os ovos de Páscoa é uma tradição | Foto: Alpha.prim, via Wikimedia Commons.

A data desse feriado na França pode variar, pois é comemorada no primeiro domingo após a primeira lua cheia que ocorre depois do equinócio da primavera no Hemisfério Norte (quando começa o outono no Hemisfério Sul).

Porém, independente da data que cai, a tradição desse feriado na França se mantém! Acontece a tradicional caça aos ovos de chocolate pelas crianças, após serem lindamente decorados.

Trata-se de um feriado para estar em família, celebrando com refeições que incluem vinhos, queijos e deliciosas sobremesas, geralmente à base de chocolate. O prato principal é o cordeiro, como simbolismo ao “cordeiro de Deus que tira os pecados mundo”.

Completo => Ônibus turístico em Paris

 

Lundi de Pâques – Segunda-feira de Páscoa

Quando ir para França
Diferente do Brasil, que é feriado na sexta-feira Santa, na França é feriado na segunda.

Na França, o feriado de Páscoa continua na segunda-feira após ao domingo de Páscoa, ao contrário do Brasil que tem à Sexta-Feira Santa, na sexta anterior à Páscoa.

Nesse dia, os adultos não trabalham e as crianças estão em férias escolares. Então, é bastante comum ver as famílias realizando piqueniques em parques e as crianças fazendo diversos jogos tradicionais com ovos crus, encarando o desafio de não quebrá-los nas brincadeiras.

Diversas prefeituras de algumas cidades promovem nos parques, eventos e brincadeiras para a alegria e interação das famílias. Saiba mais sobre o que fazer em Paris com crianças.

Prático => Aluguel de carro na França

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na França. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

 

Fête du Travail – Dia do Trabalho/1° de Maio

dia do trabalho na frança
No Dia do Trabalho uma multidão saí às ruas | Foto: Olivier Ortelpa, via Creative Commons.

Esse feriado na França é comemorado desde 1941 e carrega outras tradições tipicamente francesas, que vão além da homenagem geral da contribuição dos trabalhadores para com a sociedade.

Antes da data ser instituída como Dia do Trabalho, já aconteciam celebrações à primavera. Na data ,os bancos e a grande maioria das empresas também estão de portas fechadas.

As flores Muguet (lírio do vale) são ofertadas entre amigos, chefes e subordinados, alunos e professores, como sinal de amizade e carinho. Essas flores não sofrem tributações do governo e, tradicionalmente, são comercializadas nesse período por pessoas que estão desempregadas.

Útil => Internet na França

 

Victoire 1945 – Vitória de 1945/ 8 de Maio

Feriados na França
Desde 1945, os franceses saem às ruas para comemorar o fim da Segunda Guerra Mundial.

A data comemora o fim da Segunda Guerra Mundial, que teve início em 1939. Em 8 de maio de 1945, a Alemanha se rendeu às Forças Aliadas e a data é um marco para celebração do fim da guerra e de homenagens para os soldados que lutaram por essa causa.

Todos os anos acontecem cerimônias, desfiles e o discurso do Presidente da República. O Arco do Triunfo, monumento que homenageia as vitórias militares e que abriga o túmulo do soldado perdido fica fechado para visitação pública e faz parte do trajeto do Presidente.

Os aviões da força aérea fazem um bonito espetáculo sobre os patriotas que lotam as ruas com bandeiras, fazendo da cidade um mar nas cores vermelha, azul e branca.

Muitos estabelecimentos estão fechados nessa data: escolas, bancos, empresas, correios, lojas e até mesmo alguns restaurantes. Os memoriais e museus Ligados à Segunda Guerra Mundial recebem inúmeras visitas nessa data.

Mais história e arte => Tour guiado no Museu do Louvre

 

   
   

Ascension  – Ascensão de Cristo

feriados paris 2019
Quadro representa Ascensão de Cristo | Foto: Gregório López, via Wikimedia Commons.

Esse feriado tem uma data móvel, pois é contado 40 dias após a Páscoa (que também não possui um dia fixo). Retrata a Ascensão de Cristo após os 40 dias de sua ressurreição.

Nesse feriado na França nem todos os estabelecimentos estarão funcionando. Bancos, escolas, correios e lojas ficam fechados. Se você deseja ir a algum museu, minha sugestão é que verifique antes se o mesmo estará aberto.

Se o clima e a temperatura estiverem agradáveis, os parques serão o destino de muitas famílias, que aproveitam para praticar esportes, fazer piqueniques ou participar de algum festival local. Conheça os melhores parques de Paris.

Confira => Ingresso para o Jardim e Palácio de Versalhes

 

Dimanche et Lundi de Pentecôte – Pentecostes

domingo de pentecostes
No feriado de Pentecostes, famílias realizam batizados nas igrejas da França.

Esse feriado na França é mais um com data móvel, pois são contados 50 dias após a Páscoa para estabelecer a sua comemoração. A data celebra a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos e seguidores de Cristo.

A Segunda de Pentecostes foi instituída inicialmente (em 2005) como um dia de solidariedade, no qual os trabalhadores naquele dia cumpriam sua jornada em prol dos deficientes e idosos.

Por oposição dos sindicatos, a data virou feriado no calendário francês a partir de 2008, e o governo autorizou que as empresas elegessem um dia de solidariedade em qualquer outro período do ano.

Durante o feriado, as famílias costumam visitar parques para a prática de esportes, museus ou festivais locais. Os batizados em igrejas são bastante comuns nessa dia. Saiba quais são os melhores museus de Paris.

Prático => Barco Noturno em Paris

 

Fête Nationale – Dia Nacional/ 14 de Julho

feriados europa 2019
Comemoração do 14 de julho em Paris | Foto: Yann Caradec, via Wikimedia Commons.

Esse feriado na França é, sem dúvida, o mais importante para a história do país. Em 14 de julho, celebra-se a Tomada da Bastilha, que foi o marco inicial da Revolução Francesa e a queda da monarquia absoluta.

Esse feriado é marcado por desfiles militares com a presença do Presidente da República, queimas de fogos e centenas de pessoas nas ruas.

Como acontece no verão, os piqueniques em família são bastante comuns e os restaurantes geralmente apresentam um cardápio em homenagem à data, com menus intitulados “14 Juillet”.

Leia mais => Baladas e vida noturna de Paris

 

Assomption de Marie – Assunção de Maria/15 de Agosto

Feriados católicos na Europa
Pintura que ilustra a Assunção da Virgem Maria, mais um dos feriados católicos da França.

É o feriado em que se comemora o dia em que Maria foi levada aos céus. Muitos cristãos participam das celebrações nas igrejas locais e muitos peregrinos se deslocam até a cidade de Lourdes, na qual Maria teria sido vista em uma caverna.

Nela, fiéis alegam terem alcançado bênçãos após tomarem a água da fonte que lá se encontra. Os festivais locais são comuns em várias cidades e as pessoas aproveitam para irem às ruas comer, praticar esportes, visitar mercados ou participar de desfiles.

Os bancos e grande parte das empresas são fechados, o que permite aos franceses desfrutarem o dia entre família e amigos.

Programe-se => Quando ir para a França

 

Toussaint  – Todos os Santos/ 1° de Novembro

Dia dos Mortos na França
Nessa data, os franceses costumam levar flores aos cemitérios.

Feriado dedicado à honra de todos os santos (reconhecidos ou não) e mártires.

Embora o Dia dos Mortos (le Jour des Morts), seja 2 de novembro, é no feriado de Todos os Santos que as pessoas costumam visitar túmulos de seus entes queridos.

Nessa data, os serviços públicos, bancos, lojas e escolas ficam fechados. Saiba outras curiosidades da França.

Conheça => Subida ao terraço no Arco do Triunfo

   
   

 

Armistice 1918 – Armistício de 1918/ 11 de Novembro

Festividades do Armístico
Armistício em 1918 | Foto: La Contemporaine, via Wikimedia Commons.

Esse feriado comemora a assinatura do Armistício em Compiègne entre as Forças Aliadas e a Alemanha, às 11 horas do dia 11 de novembro de 1918.

As festividades são em memória e respeito aos que morreram em batalha. Missas dedicadas aos militares e desfiles fazem parte da homenagem.

Categoricamente, todos os anos às 11 horas do dia 11 do mês 11, o país respeita um minuto de silêncio em memória dos que morreram em prol da liberdade. As visitas aos memoriais de guerra se fazem constantes nessa data.

Incrível => Passeio de barco no Rio Sena em Paris

 

Noël – Natal/ 25 de Dezembro

Capital do Natal na França
Estrasburgo é toda decorada para o Natal | Foto: Tangopaso, via Wikimedia Commons.

Sem dúvida, a França consegue ficar ainda mais bonita no período desse feriado em comemoração ao nascimento de Jesus. Na maioria das cidades, as festividades se iniciam no dia 6 de dezembro, com os famosos mercados de Natal.

Essa é tradicionalmente uma celebração para reunir a família e os amigos, que geralmente fazem a ceia juntos, trocam presentes e se engajam mais em praticar a fé e a caridade.

Montar a árvore de Natal também é tradição por aqui, bem como os presépios representando o nascimento do Cristo.

Se você está com sua viagem programada para essa época do ano e quer curtir um dos feriados da França mais mágicos, saiba mais sobre como é o Natal em Paris e tudo o que fazer em Paris no inverno.

Divirta-se => Espetáculo no Moulin Rouge com champanhe

 

Curtir os feriados na França

Ter a experiência de passar um feriado na França te possibilitará conhecer mais sobre a cultura e tradição do país.

É de fato uma experiência única e indispensável para os que gostam de vivenciar um pouco da vida local dos lugares que visita.

O que pode ser encarado como uma desvantagem nessas datas é o fato de alguns lugares estarem fechados para visitação ou com filas extensas demais.

Por isso, antes de programar sua viagem, conheça os feriados, o mapa da França, pesquise as cidades da França e o que funciona.

Portanto, agora que você já tem as informações sobre os principais feriados na França, já pode programar o seu passeio. E não esqueça o mais importante: profitez bien! (aproveite!).

E já que estou falando de celebrações, que tal entender mais sobre o Champagne, bebida típica francesa neste vídeo do site de turismo oficial de Paris:

Gostou de conhecer os feriados nacionais da França? Conte nos comentários quais dessas celebrações você ficou com mais vontade de presenciar.

Até + !!!

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Denise Rodrigues

ESCRITO POR

Denise Rodrigues

Denise Rodrigues, 30 anos, mãe de 4 patas. Com alguns diplomas formais, porém versátil por natureza, de babá de cão à professora, não se identifica com rótulos! Especialista em aventuras, desembarcou na França para umas férias de 15 dias e lá se encontra há meses! Mestre em experimentar a culinária francesa e degustar vinhos!

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *