Quando ir para a França: melhor época, clima e hora na França

Quando ir para a França: melhor época, clima e hora na França

Se você está na dúvida de quando ir para a França, certamente, ao finalizar essa leitura, você irá emitir os bilhetes com destino à Cidade Luz! Particularmente falando, considero ir para a França uma boa pedida em qualquer tempo, entretanto, sei que diversos fatores como clima, fuso horário, época mais barata para viajar nos influenciam na tomada de decisão.

Como para qualquer lugar, existem algumas épocas nas quais os bilhetes estão com melhores preços, os hotéis trabalham com menores tarifas devido à baixa demanda, alguns parques ficam com preços promocionais e alguns lugares reduzem ou ampliam seu horário de funcionamento em decorrência das condições climáticas e estações do ano.

É fundamental ter o mínimo de conhecimento sobre essas informações para uma decisão assertiva sobre quando ir para a França, a fim de aproveitar ao máximo essa experiência incrível, desfrutando de tudo que esse país pode te proporcionar no período de estadia.

Planeje sua viagem => Onde ficar em Paris

Seguro viagem para França »

 

Melhor época para viajar para a França

Quando ir para a França
Descubra a melhor época para ir a França.

A melhor forma de conseguir chegar a essa resposta é saber as suas preferências climáticas e que tipo de passeio deseja fazer na França. Posto isso, vou te informar o que irá encontrar nesse país da Europa, nas diferentes variações climáticas para facilitar sua decisão.

A França é um país de clima temperado e tem suas estações do ano muito bem definidas. Vejo isso como um ponto positivo, visto que o viajante pode escolher entre praia e neve! Em relação ao lazer, há diversos monumentos que estão em áreas abertas, propícios para dias mais frescos e quentes, como a Torre Eiffel e o Arco do Triunfo, e para os dias mais frios, os inúmeros museus e castelos para visitar internamente.  Veja uma visita guiada pelo Castelo de Carcassonne que fica na França.

Então, vou te apresentar o há de melhor nas quatro estações do ano para que possa finalmente decidir quando ir para a França. Vamos lá?

CLIQUE AQUI para agendar os melhores tours na França »

 

Qual é o clima da França?

Baixa temporada em Paris
Inverno tem início em 21 de dezembro e vai até o dia 20 de março.

Vamos iniciar nossa busca pelo que o inverno francês pode te proporcionar, pois conheço inúmeras pessoas de países tropicais, como o Brasil, que ficam receosos em viajar no inverno devido às baixas temperaturas. Ele tem início em 21 de dezembro e vai até o dia 20 de março.

O inverno é lindo, exala charme, seja pelo espetáculo particular da natureza ou por ver todas as pessoas com seus casacos no interior dos incontáveis cafés e restaurantes. Uma coisa que vale ressaltar é que bares, restaurantes, supermercados, museus, transportes públicos e todos os ambientes fechados, têm aquecedores.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na França. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Então, fica uma dica caso sua viagem seja no período de inverno, invista em passeios como museus, castelos, lojas, teatros, cafés e restaurantes para se manter aquecido! Aproveite que nesse período a baixa estação te poupará das inúmeras filas, te beneficiará com diárias de hotel mais conta (exceto no período das festas de final de ano) e alguns parques, como a Disney Paris, abaixam o valor dos ingressos, para atrair mais visitantes. Saiba tudo sobre Paris no inverno.

Particularmente, sou daquelas que quando estou num lugar, independente do frio, quero desfrutar de experiências únicas locais, por isso, se puder, sugiro viajar para os Alpes franceses, para se divertir nas estações de esqui e, se sua viagem for em dezembro, conheça o mercado de Natal da cidade onde está. É um verdadeiro charme que te faz se sentir num filme! Cheio de barraquinhas com guloseimas, brinquedos, música, apresentações e um ótimo vinho quente para aquecer!

Melhores => Passeios na França

 

Estações do ano na França

Primavera na França
Primavera tem início em 21 de março e nos encanta até o dia 20 de junho.

O frio começa a ficar mais ameno, o céu azul volta a reinar, as diversas tonalidades de cores e flores que você pode enxergar te deixam inebriados com tanta beleza, as pessoas voltam para as ruas e parques! Sim, é chegada a vez da primavera em Paris, e claro, em toda a França! Ela tem início em 21 de março e nos encanta até o dia 20 de junho.

Embora eu veja beleza em todas as estações, a primavera na França me arranca suspiros, literalmente! A natureza, assim como no inverno, dá um show à parte! Nas ruas, as flores estão por todas as direções e o clima é favorável para caminhar. Paris, por exemplo, fica ainda mais linda.

   
   

Com o início do horário de verão, os dias tornam-se mais longos, alguns estabelecimentos ficam abertos por mais tempo e, para quem gosta de aproveitar cada minutinho, essa estação vem a ser uma ótima pedida!

Vale ressaltar que em meados de junho, em decorrência do verão que se aproxima, as tarifas dos hotéis tendem a subirem um pouquinho. Portanto, vale refinar a busca e programar seu passeio antecipadamente. Aproveite e leia um post completo sobre verão em Paris.

Consigo perfeitamente me lembrar do primeiro verão que passei na França, foi inacreditável ver que às 20h o sol ainda não havia se posto! Parece loucura, mas é mágico como isso transforma o humor e a disposição de todos nesse período.

O verão, que tem início em 21 de junho, arrasta multidões para o sul da França, onde as belíssimas praias localizadas nas cidades da Côte d’Azur ficam sempre cheias de turistas e dos próprios franceses, em decorrência do período de férias.

 

Mais sobre as estações do ano na França

França no meio do ano
O verão, que tem início em 21 de junho, arrasta multidões para o sul da França.

A temperatura em algumas cidades da França chega a beirar 40°C, o que favorece e intensifica o turismo ao ar livre. São comuns a prática de esportes (também aquáticos), diversos festivais musicais, teatros e cinema a céu aberto. As ruas ficam cheias de locais e turistas, e, consequentemente, as tarifas de passagens e hospedagens podem ser as mais altas nesse período.

Minha recomendação pessoal é aproveitar a natureza, programar roteiros ao livre, não deixar de fazer um belo piquenique em algum parque, e o mais importante, se hidratar bastante! Veja um roteiro em Paris completo.

Dia 21 de setembro é chegada a vez do outono, outra belíssima estação que deixa a França mais charmosa do que já é naturalmente. A vegetação se apresenta em tons amareladas e as folham começam a cair.

O cenário é lindo, a temperatura começa a cair um pouco mais, e, consequentemente, as pessoas vão aderindo aos passeio em lugares mais fechados nesse período, parte disso se deve às chuvas. Confira também mais sobre o outono em Paris.

No início do outono, as tarifas de passagens e hospedagens ainda se encontram com um preço elevado, portanto, se pretende conhecer a França nesse período, vale uma programação antecipada!

Confira => Internet portável e rápida na Europa

 

Qual é o fuso da França?

Horário da França
Em determinadas épocas do ano, a França está 5h à frente em relação ao horário de Brasília.

Conhecer como funciona o fuso horário da França pode te ajudar a escolher horários de voos mais convenientes ou até mesmo programar o roteiro de passeios no dia posterior à sua chagada, pois existem diversas pessoas que precisam de um tempinho de descanso para se habituar ao horário local, que, em determinadas épocas do ano, está 5h à frente em relação ao horário de Brasília.

   
   

Em tempos normais, enquanto em Brasília o relógio aponta 12h, na França o mesmo estará marcando 16h. No entanto, no último domingo de março, o país europeu adota o horário de verão, ampliando a diferença de fuso para 5h e isso se estende até o último domingo de outubro. Ou seja, quando em Brasília for 12h, na França será 17h.

Quando o horário de verão se inicia no Brasil, a diferença de horário entre os países reduz para 3h. Sendo assim, se em Brasília for 12h, os relógio franceses marcarão 15h. Essas informações podem te auxiliar a decidir quando ir para a França.

Dúvida => Como usar WhatsApp no exterior

 

Escolhendo quando ir para a França

Como você pôde ler acima, este é um país que encanta em qualquer época, a decisão de quando ir para a França vai depender do seu gosto pessoal em relação à temperatura. Se você gosta de visitar cidades em alta ou baixa temporada, se prefere passeios ao ar livre ou é mais adepto a visitações em espaços fechados, se gosta de altas ou baixas temperaturas, se prefere viajar de transporte público ou usar o aluguel de carro na França.

Uma coisa é certa: conhecer esse país na neve, forrado de flores, nos seus quase quarenta graus ou durante a beleza da sua vegetação amarelada vai te trazer uma experiência única e inesquecível! Acredite! Dito isso, a ordem é emitir os bilhetes e fazer as malas! Como dizem os franceses: Profitez bien! (Aproveite!)

E para começar bem dá uma olhada nesse vídeo incrível produzido pelo site de turismo oficial de Paris sobre as belezas do país:

Já sabe quando ir para a França? O que pretende fazer? Conte nos comentários!

Até + !!!

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Denise Rodrigues

ESCRITO POR

Denise Rodrigues

Denise Rodrigues, 30 anos, mãe de 4 patas. Com alguns diplomas formais, porém versátil por natureza, de babá de cão à professora, não se identifica com rótulos! Especialista em aventuras, desembarcou na França para umas férias de 15 dias e lá se encontra há meses! Mestre em experimentar a culinária francesa e degustar vinhos!

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários do post

  1. Angela Avila

    Paris na primavera foi perfeito. Espero poder visita-la no inverno. Obrigada pelas dicas, Denise.

  2. Polly Batista

    Oi, Angela. Paris é linda mesmo, hein?! Que bom que gostou das dicas! Muito obrigada pelo comentário!

  3. Ana Maria

    Parabéns Denise pelas informações e experiências que vc nos fornece para quem vai viajar. Com certeza são informações de grande importância e a minha vontade de conhecer a França aumentou. Sucesso pra vc