Cidades dos Alpes franceses: roteiro incrível na região

Cidades dos Alpes franceses: roteiro incrível na região

Imagem do Autor por Guilherme Tetamanti
4.5/5 - (8 votos)
Atualizado em:
COMPARTILHE

Os Alpes franceses fazem parte da mais extensa cordilheira de montanhas do mundo. A maior montanha da Europa ocidental, o Mont Blanc, por exemplo, é dividido entre França, Itália e Suíça.

Só por isso já dá para saber que trata-se de uma região belíssima, que vale a pena ser visitada. Inclusive, pacotes de lua de mel nos Alpes franceses são muito procurados.

Para você que quer conhecer os Alpes pelo lado francês, listei aqui algumas belas cidades para visitar nesse passeio que se localiza em duas regiões: Auvergne-Rhône-Alpes e Provence-Alpes-Côte d’Azur.

Essa região dos Alpes franceses é ideal para quem gosta de locais montanhosos, do visual de chalés, esportes como esqui e montanhismo e muita neve!

Mas há também muita diversão durante as outras estações do ano. Veja o mapa com as principais cidades dos Alpes franceses.

Planeje sua viagem => Melhores hotéis na França

Seguro viagem para a França »

Informações sobre os Alpes franceses

Geologicamente, a cadeia de montanhas dos Alpes da França foi formada há 65 milhões de anos como extensão da Cordilheira de Atlas, no norte da África e do Himalaia, na Ásia. A região, apesar do frio “inóspito”, é habitada desde a pré-história. Também foi ocupada por tribos celtas.

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom VIAJARMAIS15, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

Essas tribos foram responsáveis pelo que hoje são conhecidas como as cidades de Grenoble e diversas rotas de comércio do mapa da França. E também pelos romanos, que ampliaram as cidades da Europa e criaram outras, como Annecy, um dos pontos turísticos mais importantes da região, na época conhecida como Villa Aniciaca.

O isolamento da região teve fim com a Revolução Industrial, época em que as ferrovias foram importantes integradores dos Alpes com o restante da França. O turismo mais intenso começou na região no século 19, porém logo em seguida estourou a Segunda Guerra Mundial.

Nesta época a Itália e a Alemanha ocuparam o local, que se tornou uma das principais frentes de resistência francesa. Passado esse período, a região voltou a crescer com uma indústria high-tech, energia hidrelétrica e turismo em larga escala. É muito comum, inclusive, os viajantes alugarem um carro na França para visitar a região.

Além de conhecer a história e explorar as atividades, no inverno ou verão, quem visita os Alpes franceses aproveita da gastronomia local. E quando falamos da culinária alpina é impossível não pensar nos diversos tipos de queijo típicos como o Beaufort, Abondance, Reblochon, Tomme e Vacherin, charcuteria e variedades de vinho.

Antes de continuar com informações das cidades imperdíveis dos Alpes Franceses, confira esse vídeo publicado pelo site oficial de turismo da França sobre Chamonix, um dos destinos alpinos da França:

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na França. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos – sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios na França »

Cidades imperdíveis dos Alpes franceses

  1. Annecy
  2. Chamonix-Mont-Blanc
  3. Grenoble
  4. Chambéry
  5. Briançon
  6. Megève
  7. Yvoire
  8. Bonneval-sur-Arc
  9. Sixt-Fer-à-Cheval

1. Annecy

Cidades dos alpes franceses
Cidade foi construída as margens do lago Annecy.

A lista de cidades do Alpes franceses começa com Annecy, localizada na região Auvergne-Rhône-Alpes, às margens do lago Annecy, o segundo maior lago do país e um dos mais limpos do mundo. Annecy é conhecida por seus canais, tanto que ganhou o apelido de Veneza francesa.

A parte histórica de Annecy recebe diversos visitantes, porém há mais para se ver na cidade. Veja a lista de pontos turísticos no artigo sobre o que fazer em Annecy. Além disso, nos arredores de Annecy há opções para pessoas que gostam de passeios ao ar livre e de esportes radicais.

É o caso de Gorges du Fier, onde é possível andar por dentro desse estreito cânion, esculpido pelas águas do rio Fier. Na época mais fria do ano, Annecy cria atrações como ringue de patinação e mercados de Natal, além de se tornar ponto de partida para estações de ski.

Se essa é a sua época preferida, confira dicas importantes para aproveitar o inverno na Europa. Quando a neve derrete e as temperaturas aumentam, o lugar se torna uma das cidades mais floridas da França e os esportes de neve são substituídos por diversas atividades no lago Annecy.

No calor, você pode aproveitar a “praia” no lago, passeando de caiaque, dando uma volta de bicicleta ou ainda fazendo um piquenique. Veja os melhores passeios em Annecy como o divertido tour de segway em Annecy.

2. Chamonix-Mont-Blanc

Neve nos Alpes franceses
Aiguille du Midi é muito visitada por turistas.

O Chamonix é, talvez , um dos mais famosos e antigos resorts dos Alpes. Localiza-se na divisa da França com a Itália e a Suíça. É claro, a cidade é muito procurada por pessoas que desejam aproveitar o inverno para esquiar.

Para acessar a pista é usado um teleférico que te leva até o topo do Aiguille du Midi, de onde você pode descer esquiando pelo tradicional Vallée Blanche. Em cerca de 20 minutos, você chega a uma montanha de 3842 metros; incluso no valor do teleférico Chamonix – Aiguille du Midi.

 
Vai viajar e precisa ter internet 100% do tempo no seu celular?

Ter internet é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a America Chip, você ganha 10% de desconto com o cupom QUEROVIAJARMAIS para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão 4G de ALTA VELOCIDADE em diversos países. Conheça as vantagens:

  • Receber o chip na sua casa ainda no Brasi;
  • A configuração do chip é extremamente fácil;
  • Os planos têm excelente custo-benefício, com preços a partir de USD 31,00;
  • Muita economia, porque você contrata apenas os dias que for usar;
  • O pagamento pode ser parcelado em até 6x, com IOF de apenas 0,38%;
  • É sem dúvida a opção mais fácil, prática e segura para ter a melhor internet 4G;
  • Já falei internet ilimitada? 😉
 

Os mais aventureiros podem ter uma experiência única que é “pisar no vazio” (Pas dans le Vide). É que nesta opção entre os passeios em Chamonix-Mont-Blanc você visitará uma espécie de varanda inteira de vidro (inclusive o chão), construída sobre um precipício de 1000 metros.

De Chamonix também é possível visitar o Mer de Glace (mar de gelo), o maior glaciar da França, com 7 km de comprimento e 200 metros de profundidade; turistas podem entrar na Grotte de glace (a gruta de gelo), o coração do lugar. Leia o relato de como é visitar Chamonix Mont Blanc.

3. Grenoble

Principais cidades dos Alpes franceses.
Grenoble é umas das principais cidades dos Alpes franceses.

Nos pés dos Alpes franceses encontra-se Grenoble, a segunda maior cidade da região de Rhône-Alpes, perdendo apenas para Lyon. É um lugar universitário e importante polo científico europeu; apesar de bastante antiga, ela tem uma atmosfera jovem e animada.

O Museu de Grenoble abriga uma das mais amplas coleções de arte moderna da Europa, com obras de Gauguin, Delacroix, Renoir, Matisse, Picasso, Monet, Miró e Warhol, só para citar alguns; portanto é um importante ponto turístico da cidade.

Além dele, as pessoas costumam visitar a Bastille. Por ficar em cima de uma montanha, o acesso é realizado por meio de teleféricos. A construção fortificada é belíssima, claro, mas o que mais chama atenção é a estonteante vista da cidade e seus arredores.

4. Chambéry

Cidades para visitar na França
Chambéry é uma das cidades mais tranquilas da França.

A cerca de 40 minutos de carro de Annecy fica Chambéry. A cidade, que já fez parte da Itália, é toda cercada por montanhas, o que confere a ela uma paisagem deslumbrante. A leste fica a Cordilheira dos Bauges, a sul o Monte Granier e a oeste a cadeia Épine.

Esta cidade é encantadora e tranquila, apesar de não ser tão pequena e de receber bastante turistas. No Centro Histórico é possível encontrar construções históricas, inclusive castelos e palácios da nobreza. O local foi onde o filósofo Rousseau escreveu a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão.

Talvez o mais famoso ponto turístico da cidade seja a Fontaine des Éléphants, fonte com esculturas de elefantes em tamanho real cuja criação foi uma homenagem ao militar e aventureiro Benoît de Boigne, que fez seu nome e fortuna na Índia. Para aproveitar mais a cidade, veja melhores passeios em Chambéry.

5. Briançon

Lugares para conhecer na França
Briançon | Foto: Alessio Sbarbaro, via Wikimedia Commons.

Briançon é uma pequena cidade dos Alpes franceses, praticamente na fronteira com a Itália, que pode ser visitada em uma tarde – basicamente, a parte turística é o Centro, uma área fortificada do século 17 e ainda muito preservada. Entrar pelas grandes e densas portas de madeira que dão acesso ao interior da cidade murada é como fazer uma viagem no tempo.

Diversas construções fazem parte da lista de patrimônios mundiais da Unesco. É peculiar também a altura da cidade, que foi construída na confluência de diversos vales, o  que permite belas vistas das montanhas que a cercam; o ponto forte é poder andar por suas ruas estreitas, observar a arquitetura e os arredores.

Em dúvida sobre em qual época visitar o país? Confira quando ir para a França. Muitos turistas visitam a cidade também por sua proximidade do resort de esqui Serre Chevalier, considerado o maior da região sul dos Alpes.

6. Yvoire

Castelos na França
Castelo de Yvoire fica as margens do lago Genebra.

A pequena Yvoire fica às margens do Lago de Genebra e, portanto, localiza-se na divisa entre a França e a Suíça. Como boa cidade medieval, ela é protegida por muralhas, antigos portões e tem até um castelo do século 14, o Château d’Yvoire.

Por todo esse patrimônio, é considerada uma das mais belas vilas da França. Durante o verão, a cidade fica inteira florida e recebe mais turistas, já tendo sido inclusive premiada por isso.

O lago se torna atração turística, dando lugar a diversas atividades de lazer e esportes. Durante o inverno, a neve dá um charme especial, porém diversos comércios pequenos fecham.

7. Megève

Onde esquiar na França
Megève é famosa pela prática do esqui | Foto: Matti Blume, via Wikimedia Commons.

A cidade é conhecida como um resort de esqui perto do Mont Blanc. Sua parte histórica foi fundada por Beneditinos no século 12, porém foi apenas na década de 1920 que sua identidade foi idealizada pela poderosa família Rothschild e Megève começou a ser visada por turistas com esse propósito.

O tamanho da Megève Ski Resort – são 445 quilômetros de descidas divididos entre diversos níveis de dificuldade – mostra que não é à toa que esse resort é um dos mais famosos do mundo. Quando não estão praticando esportes na neve, os turistas podem fazer compras, ir a cassinos, aproveitar piscinas e spas.

A marca dos Rothschild continua em Megève até hoje: o local é conhecido por ser um destino de luxo e sofisticação, onde você pode experimentar as melhores comidas típicas da França.

8. Bonneval-sur-Arc

Cidades para conhecer na França
Casas de pedra são característica da cidade | Foto: chisloup, via Wikimedia Commons.

Também considerada uma das mais belas vilas da França, Bonneval-sur-Arc é uma cidadezinha antiga que ainda conserva suas casas de pedra com telhado de ardósia e sacadas de madeira. Com todo esse charme dá vontade de ficar na cidade.

Vale uma visita no inverno, já que a cidade é inclusive um resort de esqui, mas também durante o verão. A apenas quatro quilômetros de Bonneval-sur-Arc fica a aldeia Ecot, uma das mais altas da França; turistas mais desbravadores podem fazer uma trilha até lá.

9. Sixt-Fer-à-Cheval

Belezas naturais da França
Cadeia montanhosa da cidade | Foto: Zarella Choutime, via Wikimedia Commons.

Localizada na fronteira com a Suíça, Sixt-Fer-à-Cheval é, sem dúvida, um dos mais diferentes destinos dessa lista de cidade dos Alpes franceses por causa da beleza natural do local. Em junho, mais de 30 quedas d’água aparecem das montanhas, quando a neve derrete.

A fauna e flora da região também impressionam, já que o local é uma área de preservação ambiental. Não longe da cidade também é possível conhecer o Gorges de Tines, formações rochosas estreitas onde se pode caminhar acompanhando as corredeiras do rio.

Portanto, apesar do lugar também ser um resort de esqui, não precisa dizer que não é só durante o inverno que ela recebe turistas, certo? Aliás, além de atrativos naturais e de esportes de inverno, a cidade antiga, fundada por monges, possui vários monumentos históricos que também valem a visita.

Confira também como fazer uma viagem barata para a Suíça.

Alpes franceses, destino para o ano todo

Quando pensamos nas cadeias montanhosas da Europa, mais especificamente nos Alpes, logo vem à nossa cabeça a imagem de uma montanha com neve e muitos esportes de inverno. Mas esta região oferece muito mais do que isso e tem atrações turísticas para o ano todo.

Como os lagos de Annecy e Genebra, que recebem turistas para diversas atividades de verão em suas águas. Assim, você pode adaptar seu roteiro pela região dos Alpes franceses, não apenas pela época no ano para a qual a viagem está programada, mas também pelo tipo de passeio que tem mais a ver com você.

Aliás, como mostramos aqui no mapa dos Alpes franceses, nem só de esqui vivem os Alpes, existem atrações para todos os gostos! E não é à toa que muitas pessoas procuram curtir a lua de mel nos Alpes franceses.

E você, quais cidades dos Alpes franceses quer conhecer? Deixe sua resposta nos comentários!

Dicas para ECONOMIZAR MUITO na França

Quer dicas para economizar com todo o planejamento da viagem para a França? Então confira quais são os melhores comparadores de preços para sua viagem sair muito mais barata!

  • Hospedagem => recomendo utilizar o buscador de hotéis na França para encontrar preços – geralmente mais baixos – dos melhores hotéis. É mais econômico devido a negociação em massa feita com as propriedades, além da segurança para reservar online!
  • Aluguel de Carro => ao fazer a pesquisa no comparador de aluguel de carro, você recebe instantâneamente cotações da melhores locadoras de veículos da França. O pagamento pode ser feito em até 12x sem juros, em reais e com isenção do IOF de 6,38%.
  • Passagens Aéreas => para economizar tempo e dinheiro na compra dos voos para a França, a dica é usar a ferramenta de pesquisa de passagens para você não precisar entrar no site de cada companhia, além de ter a certeza que está comprando em um dos sites mais seguros do Brasil.
  • Transfer do Aeroporto para o Hotel => nada melhor do que chegar no aeroporto e haver alguém nos esperando para levar até o hotel na França. Para ter esse conforto – sem gastar muito – indico o pesquisador de transfers para você escolher a melhor opção de trajeto e tipo de carro.
  • Viagens de Trem, Ônibus e Ferry Boat => é muito prático e fácil viajar de trem pela França, e por toda a Europa. Muitas vezes mais rápido, pois não se perde tempo com embarque e check-in. Minha dica para achar as melhores passagens – e mais baratas – é utilizar o buscador de tickets de trem. A ferramenta também busca bilhetes de ônibus e para travessias de balsa.

Melhores passeios na França

O ideal é reservar com antecedência os ingressos para seus passeios na França, para evitar filas de espera na entrada das atrações e garantir presença em atividades mais concorridas, pois elas podem ficar indisponíveis para compra de última hora.

Recomendo os sites da Get Your Guide e Civitatis, que oferecem os preços mais baixos, cancelamento gratuito até 48hs antes da data agendada e bilhetes otimizados para celular. Além de atendimento disponível 24/7 em português.

Chip de internet na França

Ter um chip de celular na França com internet 100% do tempo é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a America Chip, você ganha 10% de desconto com o cupom QUEROVIAJARMAIS para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão 4G de ALTA VELOCIDADE durante sua viagem na França.

Seguro viagem na França

Contratar um seguro viagem para a França é essencial para sua segurança no exterior, além de ser um requisito para entrar nos países da Europa que fazem parte do Tratado de Schengen, com cobertura médico-hospitalar de pelo menos 30 mil euros.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom VIAJARMAIS15.

CATEGORIAS
COMPARTILHE
Imagem do Autor
ESCRITO POR
ESCRITO POR
Guilherme Tetamanti

Paulistano de 40 anos e muita história pra contar. Amo e odeio a selva de pedra, e por isso faço de tudo pra viajar. Sou empresário, administrador de empresas e criador de algumas lojas virtuais. Vendi tudo em 2011 para realizar o sonho de fazer uma viagem de volta ao mundo e praticar fotografia, uma de minhas paixões. Sempre fugi das aulas de redação, mas a vontade de viajar, fazer novas amizades e compartilhar minhas andanças, me motivaram a criar o Quero Viajar Mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quero Viajar Mais