Cidades dos Alpes franceses: roteiro incrível na região

Cidades dos Alpes franceses: roteiro incrível na região

Os Alpes franceses fazem parte da mais extensa cordilheira de montanhas do mundo. A maior montanha da Europa ocidental, o Mont Blanc, por exemplo, é dividido entre França, Itália e Suíça.

Só por isso já dá para saber que trata-se de uma região belíssima, que vale a pena ser visitada. Inclusive, pacotes de lua de mel nos Alpes franceses são muito procurados.

Para você que quer conhecer os Alpes pelo lado francês, listei aqui algumas belas cidades para visitar nesse passeio que se localiza em duas regiões: Auvergne-Rhône-Alpes e Provence-Alpes-Côte d’Azur.

Essa região dos Alpes franceses é ideal para quem gosta de locais montanhosos, do visual de chalés, esportes como esqui e montanhismo e muita neve! Mas há também muita diversão durante as outras estações do ano. Veja o mapa com as principais cidades dos Alpes franceses.

Planeje sua viagem => Hotéis em oferta nos Alpes franceses

Seguro viagem para França »

 

Tudo sobre os Alpes franceses

Roteiro pelos Alpes franceses
Região dos Alpes franceses impressiona pelas belezas naturais.

Geologicamente, a cadeia de montanhas dos Alpes da França foi formada há 65 milhões de anos como extensão da Cordilheira de Atlas, no norte da África e do Himalaia, na Ásia. A região, apesar do frio “inóspito”, é habitada desde a pré-história.

Também foi ocupada por tribos celtas, que foram os responsáveis pelo que hoje são conhecidas como as cidades de Grenoble e diversas rotas de comércio do mapa da França.

E pelos romanos, que ampliaram as cidades da Europa e criaram outras, como Annecy, um dos pontos turísticos mais importantes da região, na época conhecida como Villa Aniciaca.

O isolamento da região teve fim com a Revolução Industrial, época em que as ferrovias foram importantes integradores dos Alpes com o restante da França.

O turismo mais intenso começou na região no século 19, porém logo em seguida estourou a Segunda Guerra Mundial.

Neste época a Itália e a Alemanha ocuparam o local, que se tornou uma das principais frentes de resistência francesa. Passado esse período, a região voltou a crescer com uma indústria high-tech, energia hidrelétrica e turismo em larga escala.

Além de conhecer a história e explorar as atividades da região, seja no inverno ou no verão, os turistas visitam os Alpes franceses para aproveitar a gastronomia local.

E quando falamos da culinária alpina é impossível não pensar nos diversos tipos de queijo típicos como o Beaufort, Abondance, Reblochon, Tomme e Vacherin, charcuteria e variedades de vinho.

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios na França »

 

Cidades imperdíveis dos Alpes franceses

  • Annecy
  • Chamonix-Mont-Blanc
  • Grenoble
  • Chambéry
  • Briançon
  • Megève
  • Yvoire
  • Bonneval-sur-Arc
  • Sixt-Fer-à-Cheval

Como funciona? => Aluguel de carro na França

 

O que fazer nas cidades dos Alpes franceses

Annecy

Cidades dos alpes franceses
Cidade foi construída as margens do lago Annecy.

A lista de cidades do Alpes franceses começa com Annecy, localizada na região Auvergne-Rhône-Alpes, às margens do lago Annecy, o segundo maior lago da França e considerado um dos mais limpos do mundo. Annecy é conhecida por seus canais, o que a fez ser apelidada de Veneza francesa.

A parte histórica de Annecy recebe diversos visitantes, porém a mais para se ver na cidade. Veja a lista de pontos turísticos no artigo sobre o que fazer em Annecy.

Além disso, nos arredores de Annecy há opções para pessoas que gostam de passeios ao ar livre e de esportes radicais.

É o caso de Gorges du Fier, onde é possível andar por dentro desse estreito cânion, esculpido pelas águas do rio Fier.

Na época mais fria do ano, Annecy cria atrações como ringue de patinação e mercados de Natal, além de se tornar ponto de partida para estações de ski; algumas delas ficam a apenas meia hora.

Se essa é a sua época preferida, confira dicas importantes para aproveitar o inverno na Europa.

Quando a neve derrete e as temperaturas aumentam, o lugar se torna uma das cidades mais floridas da França e os esportes de neve são substituídos por diversas atividades no lago Annecy.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na França. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

No calor, você pode aproveitar a “praia” no lago, passeando de caiaque, dando uma volta de bicicleta ou ainda fazendo um piquenique. Veja os hotéis em Annecy e os melhores passeios em Annecy.

Conheça => Tour de segway em Annecy

 

Chamonix-Mont-Blanc

Neve nos Alpes franceses
Aiguille du Midi é muito visitada por turistas.

Talvez um dos mais famosos e antigos resorts dos Alpes, o Chamonix localiza-se na divisa da França com a Itália e a Suíça. É claro, a cidade é muito procurada por pessoas que desejam aproveitar o inverno para esquiar. Já escolha onde se hospedar na lista de hotéis em Chamonix-Mont-Blanc.

Para acessar a pista é usado um teleférico que te leva até o topo do Aiguille du Midi, de onde você pode descer esquiando pelo tradicional Vallée Blanche. Em cerca de 20 minutos, você chega a uma montanha de 3842 metros; incluso no valor do teleférico Chamonix – Aiguille du Midi.

Os mais aventureiros podem ter uma experiência única que é “pisar no vazio” (Pas dans le Vide). Entendeu? É que você passeio em uma espécie de varanda inteira de vidro (inclusive o chão), construída sobre um precipício de 1000 metros.

Deseja explorar mais a região? Então leia sobre a Suíça no inverno. De Chamonix também é possível visitar o Mer de Glace (mar de gelo), o maior glaciar da França, com 7 km de comprimento e 200 metros de profundidade; turistas podem entrar na Grotte de glace (a gruta de gelo), o coração do lugar. Veja os passeios em Chamonix-Mont-Blanc.

Imperdível => Excursão guiada Chamonix-Mont-Blanc

 

Grenoble

Principais cidades dos Alpes franceses.
Grenoble é umas das principais cidades dos Alpes franceses.

Nos pés dos Alpes franceses encontra-se Grenoble, a segunda maior cidade da região de Rhône-Alpes, perdendo apenas para Lyon.

É um lugar universitário e importante pólo científico europeu; apesar de bastante antiga, ela tem uma atmosfera jovem e animada.

O Museu de Grenoble abriga uma das mais amplas coleções de arte moderna da Europa, com obras de Gauguin, Delacroix, Renoir, Matisse, Picasso, Monet, Miró e Warhol, só para citar alguns; portanto é um importante ponto turístico da cidade.

Além dele, as pessoas costumam visitar a Bastille. Por ficar em cima de uma montanha, o acesso é realizado por meio de teleféricos.

   
   

A construção fortificada é belíssima, claro, mas o que mais chama atenção é a estonteante vista da cidade e seus arredores. Para se hospedar, procure os hotéis em Grenoble.

Tire suas dúvidas => Comprar euro online

 

Chambéry

Cidades para visitar na França
Chambéry é uma das cidades mais tranquilas da França.

A cerca de 40 minutos de carro de Annecy fica Chambéry. A cidade, que já fez parte da Itália, é praticamente toda cercada por montanhas, o que confere a ela uma paisagem deslumbrante. A leste fica a Cordilheira dos Bauges, a sul o Monte Granier e a oeste a cadeia Épine.

Esta cidade é encantadora e tranquila, apesar de não ser tão pequena e de receber bastante turistas. No Centro Histórico é possível encontrar construções históricas, inclusive castelos e palácios da nobreza.

O local foi onde o filósofo Rousseau escreveu nada menos que a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão.

Talvez o mais famoso ponto turístico da cidade seja a Fontaine des Éléphants, fonte com esculturas de elefantes em tamanho real cuja criação foi uma homenagem ao militar e aventureiro Benoît de Boigne, que fez seu nome e fortuna na Índia.

Para aproveitar mais a cidade, veja os hotéis em Chambéry e os melhores passeios em Chambéry.

Desfrute => Degustação de vinhos em Chambéry

 

Briançon

Lugares para conhecer na França
Briançon | Foto: Alessio Sbarbaro, via Wikimedia Commons.

Briançon é uma pequena cidade dos Alpes franceses, praticamente na fronteira com a Itália, que pode ser visitada em uma tarde – basicamente, a parte turística é o Centro, uma área fortificada do século 17 e ainda muito preservada.

Entrar pelas grandes e densas portas de madeira que dão acesso ao interior da cidade murada é como fazer uma viagem no tempo. Diversas construções fazem parte da lista de patrimônios mundiais da Unesco.

Por isso, se hospedar na cidade é bem bacana – veja os hotéis em Briançon. É peculiar também a altura da cidade, que foi construída na confluência de diversos vales, o  que permite belas vistas das montanhas que a cercam; o ponto forte é poder andar por suas ruas estreitas, observar a arquitetura e os arredores.

Em dúvida sobre em qual época visitar o país? Confira quando ir para a França. Muitos turistas visitam a cidade também por sua proximidade do resort de esqui Serre Chevalier, considerado o maior da região sul dos Alpes.

Descubra => Como usar WhatsApp na Europa

 

Yvoire

Castelos na França
Castelo de Yvoire fica as margens do lago Genebra.

A pequena Yvoire fica às margens do Lago de Genebra e, portanto, localiza-se na divisa entre a França e a Suíça.

Como boa cidade medieval, ela é protegida por muralhas, antigos portões de acesso e tem até um castelo do século 14, o Château d’Yvoire.

Por todo esse patrimônio, é considerada uma das mais belas vilas da França. Durante o verão, a cidade fica inteira florida e recebe mais turistas, já tendo sido inclusive premiada por isso.

O lago se torna atração turística, dando lugar a diversas atividades de lazer e esportes. Durante o inverno, a neve dá um charme especial, porém diversos comércios pequenos fecham.

Incrível => Cuzeiro Castelo de Yvoire 

 

Megève

Onde esquiar na França
Megève é famosa pela prática do esqui | Foto: Matti Blume, via Wikimedia Commons.

A cidade é conhecida como um resort de esqui perto do Mont Blanc. Sua parte histórica foi fundada por Beneditinos no século 12, porém foi apenas na década de 1920 que sua identidade foi idealizada pela poderosa família Rothschild.

Foi então que Megève começou a ser visada por turistas com esse propósito. O tamanho da Megève Ski Resort — são 445 quilômetros de descidas divididos entre diversos níveis de dificuldade — mostra que não é à toa que esse resort é um dos mais famosos do mundo.

Quando não estão praticando esportes na neve, os turistas podem fazer compras, ir a cassinos, aproveitar piscinas e spas. A marca dos Rothschild continua em Megève até hoje: o local é conhecido por ser um destino de luxo e sofisticação.

Se quiser se hospedar na cidade, escolha entre os melhores hotéis de Megève.

Delícia => Comidas típicas da França

   
   

 

Bonneval-sur-Arc

Cidades para conhecer na França
Casas de pedra são característica da cidade | Foto: chisloup, via Wikimedia Commons.

Também considerada uma das mais belas vilas da França, Bonneval-sur-Arc é uma cidadezinha antiga que ainda conserva suas casas de pedra com telhado de ardósia e sacadas de madeira. Com todo esse charme dá vontade de ficar na cidade. Por isso, veja os hotéis em Bonneval-sur-Arc.

Vale uma visita, seja no inverno, já que a cidade é inclusive um resort de esqui, mas também durante o verão.

A apenas quatro quilômetros de Bonneval-sur-Arc fica a aldeia Ecot, uma das mais altas da França; turistas mais desbravadores podem fazer uma trilha até lá.

Prático => Chip de celular na Europa

 

Sixt-Fer-à-Cheval

Belezas naturais da França
Cadeia montanhosa da cidade | Foto: Zarella Choutime, via Wikimedia Commons.

Localizada na fronteira com a Suíça, Sixt-Fer-à-Cheval é, sem dúvida, um dos mais diferentes destinos dessa lista de cidade dos Alpes franceses por causa da beleza natural do local.

Em junho, mais de 30 quedas d’água aparecem das montanhas, quando a neve derrete; a fauna e flora da região também impressionam, já que o local é uma área de preservação ambiental.

Não longe da cidade também é possível conhecer o Gorges de Tines, formações rochosas estreitas onde se pode caminhar acompanhando as corredeiras do rio. Confira também como fazer uma viagem barata para a Suíça.

Portanto, apesar do lugar também ser um resort de esqui, não precisa dizer que não é só durante o inverno que ela recebe turistas, certo?

Aliás, além de atrativos naturais e de esportes de inverno, a cidade antiga, fundada por monges, possui vários monumentos históricos que também valem a visita.

Veja também => Hotéis em Sixt-Fer-à-Cheval

 

Alpes franceses, destino para o ano todo

Quando pensamos nas cadeias montanhosas da Europa, mais especificamente nos Alpes, logo vem à nossa cabeça a imagem de uma montanha com neve e muitos esportes de inverno. Mas esta região oferece muito mais do que isso e tem atrações turísticas para o ano todo.

Como os lagos de Annecy e Genebra, que recebem turistas para diversas atividades de verão em suas águas.

Assim, você pode adaptar seu roteiro pela região dos Alpes franceses, não apenas pela época no ano para a qual a viagem está programada, mas também pelo tipo de passeio que tem mais a ver com você.

Aliás, como mostramos aqui no mapa dos Alpes franceses, nem só de esqui vivem os Alpes, existem atrações para todos os gostos! E não é à toa que muitas pessoas procuram curtir a lua de mel nos Alpes franceses.

Para finalizar, confira esse vídeo publicado pelo site oficial de turismo da França sobre Chamonix, um dos destinos alpinos da França:

E você, quais cidades dos Alpes franceses quer conhecer? Deixe sua resposta nos comentários!

 

:

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Aline Baroni

ESCRITO POR

Aline Baroni

Aline Baroni, 31 anos, é jornalista e vegana. Natural de Curitiba, embarcou recentemente em um avião para morar na Provença, no sul da França. Gosta de comer, cozinhar e viajar e, se der para unir os três, ainda melhor!

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *