Annecy, na França: o que fazer, onde ficar e pontos turísticos
A pequena Annecy, no sudoeste da França, é uma cidade escondida entre os Alpes Franceses, e bem próxima das fronteiras com Suíça e Itália. Também não fica longe de Paris, cerca de 560km, sendo muito fácil montar um roteiro de viagem para visitar essa belíssima cidade francesa. Veja tudo sobre o que fazer, seus pontos turísticos e onde é melhor se hospedar, com dicas de hotéis e Airbnb.
Com uma história que começa no século I a.C, Annecy tem uma arquitetura medieval, com casinhas de pedra, ruelas, castelos e pontes sobre os canais que cortam a cidade. Falando nisso, Annecy é considerada a Veneza dos Alpes, pois é cortada por dois rios que formam vários canais.
Os rios são efluentes do Lago Annecy, um dos principais atrativos da cidade. O lago é o segundo maior da França e considerado um dos mais limpos do mundo. Suas águas transparentes atraem turistas do mundo todo para a prática de esportes.
Planeje sua viagem => Chip de celular na França
Vá direto ao ponto
O que fazer em Annecy

Para quem busca uma viagem romântica, é um ótimo destino e há muito o que fazer em Annecy, França. O clima na cidade é bastante romântico, com suas ruas floridas, cheia de restaurantes, cafés e lojas. No inverno, o frio rigoroso também deixa o clima perfeito para um passeio a dois. Sem contar os restaurantes, que são incríveis.
Mas escolha bem a época que deseja ir. No verão o clima é agradável, muito convidativo para caminhar por suas ruas (dá para fazer quase tudo a pé), praticar esportes no Lago Annecy, entre outros. Já quem quiser conhecer a cidade no inverno, se prepare para o frio! Nesta época o principal atrativo são os esportes na neve, pois é uma cidade chave para explorar as estações de esqui da região dos Alpes Franceses.
De qualquer forma a cidade tem construções belíssimas e vale a pena ser visitada em qualquer estação. Conheça a seguir um pouco mais sobre os principais pontos turísticos de Annecy:
CLIQUE AQUI para ver os melhores passeios em Annecy »
Cidade Velha (La Vieille Ville)

A cidade velha é o bairro histórico de Annecy, com vários edifícios tombados pelo patrimônio histórico francês. Entre os principais atrativos estão a Catedral de São Pedro (Cathedrale Saint-Pierre), o Palais de I’isle, a Rue Royale e suas ruelas, canais, pontes e o casario antigo.
Não deixe de caminhar pelas ruelas da cidade velha, atravessando seus canais, reparando em cada detalhe de suas construções e aproveitando ao máximo a atmosfera super charmosa da cidade. Esta região é cheia de vida e muitos estabelecimentos comerciais.
Algumas vezes por semana, também acontece uma feira de rua com produtos frescos de produtores locais. Queijos, embutidos, vinhos, doces, frutas e tudo o que você possa imaginar que dá água na boca.
Palais de I’isle
Construído no século XII em uma ilhota natural do Canal Thiou, o Palais de l’Isle é um edifício fortificado, que já teve diversas funções ao longo de sua história. No século XII foi residência do Senhor de Annecy, em seguida foi a sede administrativa de Genebra. Mais tarde o Palais de I’isle foi utilizado como prisão, função que se repetiu durante a Segunda Guerra Mundial.
Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na França. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:
- Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
- Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
- Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
- Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
- Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
- Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
Atualmente ele é um museu, o Centro de Interpretação da Arquitetura e do Patrimônio de Annecy. Sua entrada custa € 3,80 e ele é o cartão postal mais conhecido de Annecy.
Castelo de Annecy (Château d’Annecy)

Localizado no alto de uma colina, a 477 metros de altura, o Castelo de Annecy foi a residência dos Condes de Genebra e dos Duques de Genevois-Nemours. A primeira referência sobre esta propriedade data do ano de 1219! Atualmente o espaço abriga o museu da cidade, que reúne informações sobre a história de Annecy e recebe exposições temporárias sobre várias temáticas.
A entrada custa € 5,20. Quando visitar o Castelo, não deixe de aproveitar a vista privilegiada para o Lago Annecy e o casario da Cidade Velha, cuja arquitetura aliás é fenomenal.
Igreja Saint-Maurice
A igreja de Saint-Maurice foi construída em 1422. Toda de pedra, ela abriga pinturas medievais e um órgão do século XIX. Localizada no centro de Annecy ela é um ótimo refúgio para quem busca silêncio.
Não deixe de reservar algum tempo para sentar-se num dos bares/restaurantes nos arredores da igreja, para ficar de olho no vai-e-vem dos turistas e moradores. Além, é claro, de apreciar a igreja.
Lago de Annecy (Lac d’Annecy)
O Lago de Annecy é famoso por ser um dos lagos mais limpos do mundo (é o mais limpo da Europa). Estima-se que a sua formação aconteceu a cerca de 18 mil anos atrás, com o derretimento de gelo dos alpes. É o segundo maior lago da França e muito utilizado para a prática de esportes náuticos, e claro, para banho (no verão!).
Para quem deseja aproveitar o lago para nadar, a Praia de Marquisats e a Praia de Annecy são os pontos mais frequentados. São praias mesmo, com toda a infraestrutura para os banhistas. Além disso, é uma delícia fazer caminhadas ou andar de bicicleta por sua margem. Para os mais dedicados, é possível dar a volta no lago…fiz o percurso em cerca de 4 horas, com várias paradas.
A margem oeste é mais tranquila, com ciclovia e bastante plano; o contrário da margem leste, com várias subidas leves, mas longas… além disso, grande parte do tempo pedalei na pista. Caso queira dar a volta, comece pelo lado mais difícil.
Existem várias lojas para aluguel de bike em Annecy. Veja aqui algumas opções.
Jardins de l’Europe
Criado em 1863, os Jardins de l’Europe é um parque localizado às margens do Lago de Annecy entre a Prefeitura e da Ilha de Cisnes. Com uma área de cerca de 3 hectares, ele abriga mais 250 árvores e espécies de plantas, como a ginkgo biloba, tulipa, os pinheiros da Córsega e as sequóias gigantes. O lugar é perfeito para um passeio a dois ou com a família.
La Tounette
Outro passeio imperdível é visitar “La Tounette”, uma montanha que fica nos arredores da cidade. No passeio os visitantes atingem o seu cume, a 2357 metros de altitude. Lá de cima é possível ter uma vista incrível do lago, e a recomendação é vir aqui para curtir o pôr-do-sol.
No inverno algumas empresas fazem tours para esquiar. No verão, ou quando o tempo está aberto, é possível fazer voos de parapente.
Basilique de la Visitation
A impressionante Basílica da Visitação é provavelmente o principal ponto de referência em Annecy. Isso porque é possível enxergar a construção de praticamente todos os lugares da cidade. É só olhar pra cima! Ela é um símbolo do prestígio religioso da cidade e foi construída entre 1909 e 1930.
Onde se hospedar em Annecy

Por ser uma cidade pequena, fica mais fácil descobrir onde se hospedar em Annecy, ainda mais que seu centro histórico é uma verdadeira jóia. Para mim, é onde todos deveria ficar. Claro, existem variações de preços, mas farei indicações para todos os bolsos sempre pensando na melhor localização possível.
– Preço | Mesmo com ótima localização, existem algumas opções de hotéis bons e baratos no centro histórico de Annecy. Adonis Annecy – Icône Hôtel, Hotel Central e Alexandra Hotel são excelentes opções, mas se quiser algo ainda mais barato na região, basta procurar algum hotel mais afastado do centro, ou com piores avaliações. Mas saiba que aqui é onde a vida turística acontece, então não se afaste muito. O Hôtel du Château (fotos acima) fica colado ao castelo, com um terraço que vale a pena só pela chance de tomar um chá da tarde ou café da manhã com vista para a cidade.
– Custo x Benefício | Opções com ótima relação entre dinheiro, conforto e localização são Hôtel du Palais de l’Isle, Les Coloris “Lofts and Lakes”, Appartement Le Notre Dame e La Maison “Lofts and Lakes”, alguns deles apart-hotéis.
– Melhores Hotéis | Se quiser aproveitar o máximo de sua estadia, fique entre os apartamentos/studios Appartement Le Venise, Un Appart En Ville “L’Alternative”, O Filateries, Les Loges Annecy Vieille Ville e o fenomenal Le Loft d’Annecy. Se preferir hotéis, também existem excelentes opções nos arredores: Le Pré Carré, Best Western Carlton Annecy ou Impérial Palace, um dos hotéis mais tradicionais da cidade. Fica bem em frente ao lago, mas ainda assim muito próximo ao centro antigo.
Confira todas as opções de hotéis em Annecy »
Airbnb em Annecy
O que comer em Annecy
Se a pergunta é o que comer em Annecy, saiba que você provavelmente sairá pesando uns quilos a mais. A França é bem famosa por seus queijos, mas aqui é ainda mais especial. O prato tradicional de Annecy é o Tartiflette de Savoie, um refogado de cebolas, batatas e bacon coberto com queijo Reblochon, típico dos Alpes Franceses. Grande parte dos restaurantes em Annecy servem o prato, e custa em média de 20 a 25 euros.
A região ainda é famosa pelo fondue savoyard, e existem várias casas que servem o tradicional prato francês. Minha recomendação é o Le Fréti, bem no centro histórico de Annecy, visita indispensável para quem é apaixonado por fondue. O valor da refeição fica entre 30 e 35 euros. Outra boa opção é o Chez Mamie Lise.
O crepe francês é outro prato para conhecer em Annecy. Pedi o tradicional de presunto, queijo e ovo, por 6 euros. A Creperie Glaces fica ao lado do Palais de l’Isle, mas existem muitas em Annecy.
Festas e festivais em Annecy
Se você tiver sorte, ou se programar para isso, pode visitar Annecy durante uma de suas festas. A mais popular é a La Descente des Alpages, ou descida dos Alpes. A festa acontece no segundo sábado de outubro e representa a celebração da fartura na região. No passado, todos os produtores desciam dos Alpes antes do início do inverno, trazendo toda a produção e animais, evitando assim o frio intenso das montanhas.
Eles continuam fazendo o mesmo trajeto, mas agora apenas para celebrar e aproveitar a chegada de 100 mil turistas que lotam Annecy durante o final de semana.
Dicas sobre os pontos turísticos de Annecy?
Annecy é uma cidade fora do comum, e mesmo sendo possível ver os principais pontos de interesse em um ou dois dias, vale a pena ficar para conhecer mais afundo seus segredos. Listei alguns lugares que estão entre os mais visitados, mas obviamente existem muitos outros. Tenha certeza de uma coisa, conhecer Annecy deve fazer parte dos seus planos para a próxima viagem a França.
Pesquisando dicas sobre o que fazer em Annecy? Ainda tem dúvidas sobre os melhores pontos de interesse e onde se hospedar? Foi e gostaria de contar sua experiência? Deixe suas dicas e comentários!
Até + !!!
Anna Carolina
Olá! Irei para Annecy semana q vem e tb chegarei por Genebra, mas quero ir para a cidade de transporte público. Vc sabe me dizer qual é a empresa que tenho q usar no aeroporto? Obrigada!
Polly Batista
Oi, Anna Carolina. Não sei se entendi... vc quer ir de Genebra para Annecy de transporte público? Se for isso, tem ônibus que faz o trajeto entre as cidades em 1h, é a Flixbus. Dá uma olhada nos trechos. Boa viagem!
Ana Cristina
Olá Guilherme Parabéns pelo site, as dicas estão ótimas! Estamos indo para Annecy no final de abril e chegaremos por Genebra. Gostaria de saber qual a melhor forma de chegar do aeroporto à cidade, se existe algum tranfer. Um abraço
Regiane brito
Olaaa moro na suiça francesa e vou para Annecy passar uns dias !!! Eu vi que podemos ir de trem ou ônibus flexbus que custa 5 euros ! Você foi de ônibus para lá ?
Guilherme Tetamanti
Oi Ana, Veja no site da Sun Transfers ou Shuttle Direct. Espero que ajude :) Abraços
Jamille
Olá Guilherme, Parabéns pelo blog, adorei as dicas, vão me ajudar muito na hora de montar meu roteiro. Irei para annecy no fim de março, e eu gostaria de saber mais sobre os precos de lá, principalmente alimentação e supermercado, tem muita diferença das outras cidades da França? Obrigada
Guilherme Tetamanti
Oi Jamille, Não senti tanta diferença, e vou dizer que adorei fazer compras na feira de rua, produtos típicos, queijos, etc. Quando quero pesquisar preços, sempre vou no site Numbeo, tem tudo. Abraços