Início / Europa / França / O que fazer, onde ficar e os principais pontos turísticos de Annecy

O que fazer, onde ficar e os principais pontos turísticos de Annecy

A pequena Annecy é uma cidade escondida entre os Alpes Franceses, e bem próxima das fronteiras com Suíça e Itália. Também não fica longe de Paris, cerca de 560km, sendo muito fácil montar um roteiro de viagem para visitar essa belíssima cidade no sudeste da França. Com uma história que começa no século I a.C, Annecy tem uma arquitetura medieval, com casinhas de pedra, ruelas, castelos e pontes sobre os canais que cortam a cidade.

Falando nisso, Annecy é considerada a Veneza dos Alpes, pois é cortada por dois rios que formam vários canais. Os rios são efluentes do Lago Annecy, um dos principais atrativos da cidade. O lago é o segundo maior da França e considerado um dos mais limpos do mundo. Suas águas transparentes atraem turistas do mundo todo para a prática de esportes.

Leia também => Entenda de vez como funciona o seguro viagem para Europa

 

O que fazer em Annecy

O que fazer em Annecy
Palais de I’isle, um dos lugares mais fotografados da Europa.

Para quem busca uma viagem romântica, é um ótimo destino e há muito o que fazer em Annecy, França. O clima na cidade é bastante romântico, com suas ruas floridas, cheia de restaurantes, cafés e lojas. No inverno, o frio rigoroso também deixa o clima perfeito para um passeio a dois. Sem contar os restaurantes, que são incríveis.

Mas escolha bem a época que deseja ir. No verão o clima é agradável, muito convidativo para caminhar por suas ruas (dá para fazer quase tudo a pé), praticar esportes no Lago Annecy, entre outros. Já quem quiser conhecer a cidade no inverno, se prepare para o frio! Nesta época o principal atrativo são os esportes na neve, pois é uma cidade chave para explorar as estações de esqui da região dos Alpes Franceses.

De qualquer forma a cidade tem construções belíssimas e vale a pena ser visitada em qualquer estação. Conheça a seguir um pouco mais sobre os principais pontos turísticos de Annecy:

 

Cidade Velha (La Vieille Ville)

Pontos turísticos de Annecy
Passeio noturno nas ruelas da Cidade Velha.

A cidade velha é o bairro histórico de Annecy, com vários edifícios tombados pelo patrimônio histórico francês. Entre os principais atrativos estão a Catedral de São Pedro (Cathedrale Saint-Pierre), o Palais de I’isle, a Rue Royale e suas ruelas, canais, pontes e o casario antigo.

Pontos de interesse em Annecy

Não deixe de caminhar pelas ruelas da cidade velha, atravessando seus canais, reparando em cada detalhe de suas construções e aproveitando ao máximo a atmosfera super charmosa da cidade. Esta região é cheia de vida e muitos estabelecimentos comerciais.

Feira de rua em Annecy

Algumas vezes por semana, também acontece uma feira de rua com produtos frescos de produtores locais. Queijos, embutidos, vinhos, doces, frutas e tudo o que você possa imaginar que dá água na boca.

 

Palais de I’isle

Annecy, França

Construído no século XII em uma ilhota natural do Canal Thiou, o Palais de l’Isle é um edifício fortificado, que já teve diversas funções ao longo de sua história. No século XII foi residência do Senhor de Annecy, em seguida foi a sede administrativa de Genebra. Mais tarde o Palais de I’isle foi utilizado como prisão, função que se repetiu durante a Segunda Guerra Mundial.

Atualmente ele é um museu, o Centro de Interpretação da Arquitetura e do Patrimônio de Annecy. Sua entrada custa € 3,80 e ele é o cartão postal mais conhecido de Annecy.

 

Castelo de Annecy (Château d’Annecy)

Castelo de Annecy
Castelo de Annecy, à direita, visto da janela do meu quarto.

Localizado no alto de uma colina, a 477 metros de altura, o Castelo de Annecy foi a residência dos Condes de Genebra e dos Duques de Genevois-Nemours. A primeira referência sobre esta propriedade data do ano de 1219! Atualmente o espaço abriga o museu da cidade, que reúne informações sobre a história de Annecy e recebe exposições temporárias sobre várias temáticas.

A entrada custa € 5,20. Quando visitar o Castelo, não deixe de aproveitar a vista privilegiada para o Lago Annecy e o casario da Cidade Velha, cuja arquitetura aliás é fenomenal.

Planejando viajar de trem na França?
Compare preços e faça sua reserva no portal Rail Europe.

 

Ainda com dúvidas sobre as atrações turísticas?
 

Igreja Saint-Maurice

A igreja de Saint-Maurice foi construída em 1422. Toda de pedra, ela abriga pinturas medievais e um órgão do século XIX. Localizada no centro de Annecy ela é um ótimo refúgio para quem busca silêncio.

Não deixe de reservar algum tempo para sentar-se num dos bares/restaurantes nos arredores da igreja, para ficar de olho no vai-e-vem dos turistas e moradores. Além, é claro, de apreciar a igreja.

 

Lago de Annecy (Lac d’Annecy)

Lago de Annecy

O Lago de Annecy é famoso por ser um dos lagos mais limpos do mundo (é o mais limpo da Europa). Estima-se que a sua formação aconteceu a cerca de 18 mil anos atrás, com o derretimento de gelo dos alpes. É o segundo maior lago da França e muito utilizado para a prática de esportes náuticos, e claro, para banho (no verão!).

Passeio de bicicleta em Annecy

Para quem deseja aproveitar o lago para nadar, a Praia de Marquisats e a Praia de Annecy são os pontos mais frequentados. São praias mesmo, com toda a infraestrutura para os banhistas. Além disso, é uma delícia fazer caminhadas ou andar de bicicleta por sua margem. Para os mais dedicados, é possível dar a volta no lago…fiz o percurso em cerca de 4 horas, com várias paradas. A margem oeste é mais tranquila, com ciclovia e bastante plano; o contrário da margem leste, com várias subidas leves, mas longas…além disso, grande parte do tempo pedalei na pista. Caso queira dar a volta, comece pelo lado mais difícil.

Existem várias lojas para aluguel de bike em Annecy. Veja aqui algumas opções.

Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 15% de desconto usando o cupom PROTETORSOLAR (até 28/02), é só clicar no botão.
 

 

Jardins de l’Europe

Jardins de l'Europe

Criado em 1863, os Jardins de l’Europe é um parque localizado às margens do Lago de Annecy entre a Prefeitura e da Ilha de Cisnes. Com uma área de cerca de 3 hectares, ele abriga mais 250 árvores e espécies de plantas, como a ginkgo biloba, tulipa, os pinheiros da Córsega e as sequóias gigantes. O lugar é perfeito para um passeio a dois ou com a família.

 

La Tounette

Outro passeio imperdível é visitar “La Tounette”, uma montanha que fica nos arredores da cidade. No passeio os visitantes atingem o seu cume, a 2357 metros de altitude. Lá de cima é possível ter uma vista incrível do lago, e a recomendação é vir aqui para curtir o pôr-do-sol.

No inverno algumas empresas fazem tours para esquiar. No verão, ou quando o tempo está aberto, é possível fazer voos de parapente.

Planejando alugar um carro na França?
Compare preços e faça sua reserva no portal RentCars.

 

Basilique de la Visitation

O que ver em Annecy

A impressionante Basílica da Visitação é provavelmente o principal ponto de referência em Annecy. Isso porque é possível enxergar a construção de praticamente todos os lugares da cidade. É só olhar pra cima! Ela é um símbolo do prestígio religioso da cidade e foi construída entre 1909 e 1930.

 

Onde se hospedar em Annecy

Por ser uma cidade pequena, fica mais fácil descobrir onde se hospedar em Annecy, ainda mais que seu centro histórico é uma verdadeira jóia. Para mim, é onde todos deveria ficar. Claro, existem variações de preços, mas farei indicações para todos os bolsos sempre pensando na melhor localização possível.

– Preço | Mesmo com ótima localização, existem algumas opções de hotéis bons e baratos no centro histórico de Annecy. Adonis Annecy – Icône HôtelHotel Central e Alexandra Hotel são excelentes opções, mas se quiser algo ainda mais barato na região, basta procurar algum hotel mais afastado do centro, ou com piores avaliações. Mas saiba que aqui é onde a vida turística acontece, então não se afaste muito. O Hôtel du Château (fotos acima) fica colado ao castelo, com um terraço que vale a pena só pela chance de tomar um chá da tarde ou café da manhã com vista para a cidade.

– Custo x Benefício | Opções com ótima relação entre dinheiro, conforto e localização são Hôtel du Palais de l’IsleLes Coloris “Lofts and Lakes”, Appartement Le Notre DameLa Maison “Lofts and Lakes”, alguns deles apart-hotéis.

Onde se hospedar em Annecy
Vista frontal do Imperial Palace.

– Melhores Hotéis | Se quiser aproveitar o máximo de sua estadia, fique entre os apartamentos/studios Appartement Le VeniseUn Appart En Ville “L’Alternative”O FilateriesLes Loges Annecy Vieille Ville e o fenomenal Le Loft d’Annecy. Se preferir hotéis, também existem excelentes opções nos arredores: Le Pré CarréBest Western Carlton Annecy ou Impérial Palace, um dos hotéis mais tradicionais da cidade. Fica bem em frente ao lago, mas ainda assim muito próximo ao centro antigo.

Confira todas as opções de hotéis em Annecy »

 

O que comer em Annecy

Comidas tradicionais de Annecy

Se a pergunta é o que comer em Annecy, saiba que você provavelmente sairá pesando uns quilos a mais. A França é bem famosa por seus queijos, mas aqui é ainda mais especial. O prato tradicional de Annecy é o Tartiflette de Savoie, um refogado de cebolas, batatas e bacon coberto com queijo Reblochon, típico dos Alpes Franceses. Grande parte dos restaurantes em Annecy servem o prato, e custa em média de 20 a 25 euros.

Vai viajar e precisa ter internet 100% do tempo no seu celular?

Ter internet é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a EASYSIM4U, clicando no botão abaixo você ganha 10% OFF para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão em até 210 países.
 

O que comer em Annecy

A região ainda é famosa pelo fondue savoyard, e existem várias casas que servem o tradicional prato francês. Minha recomendação é o Le Fréti, bem no centro histórico de Annecy, visita indispensável para quem é apaixonado por fondue. O valor da refeição fica entre 30 e 35 euros. Outra boa opção é o Chez Mamie Lise.

Comidas típicas de Annecy

O crepe francês é outro prato para conhecer em Annecy. Pedi o tradicional de presunto, queijo e ovo, por 6 euros. A Creperie Glaces fica ao lado do Palais de l’Isle, mas existem muitas em Annecy.

 

Festas e festivais em Annecy

Festivais em Annecy

Se você tiver sorte, ou se programar para isso, pode visitar Annecy durante uma de suas festas. A mais popular é a La Descente des Alpages, ou descida dos Alpes. A festa acontece no segundo sábado de outubro e representa a celebração da fartura na região. No passado, todos os produtores desciam dos Alpes antes do início do inverno, trazendo toda a produção e animais, evitando assim o frio intenso das montanhas.

Eles continuam fazendo o mesmo trajeto, mas agora apenas para celebrar e aproveitar a chegada de 100 mil turistas que lotam Annecy durante o final de semana.

 

Dicas sobre os pontos turísticos de Annecy?

Annecy é uma cidade fora do comum, e mesmo sendo possível ver os principais pontos de interesse em um ou dois dias, vale a pena ficar para conhecer mais afundo seus segredos. Listei alguns lugares que estão entre os mais visitados, mas obviamente existem muitos outros. Tenha certeza de uma coisa, conhecer Annecy deve fazer parte dos seus planos para a próxima viagem a França.


Fazendo sua reserva através dos links parceiros encontrados no blog, ganhamos uma pequena comissão, VOCÊ NÃO PAGA TAXAS EXTRAS, e dessa forma monetizamos nosso trabalho. Se houver dúvida, leia as políticas do blog, ou deixe um comentário.

Recomendo => Onde se hospedar em Berlim: dicas de bairros e hotéis

Aluguel de Carros | Passagens AéreasTours na França | Seguro Viagem


Pesquisando dicas sobre o que fazer em Annecy? Ainda tem dúvidas sobre os melhores pontos de interesse e onde se hospedar? Foi e gostaria de contar sua experiência?

Deixe suas dicas e comentários!

Até + !!!

Vai viajar? Comece a planejar sua viagem!

seguro viagem

Nunca se esqueça do Seguro Viagem! Além de ser obrigatório para entrar nos países da Europa, é essencial a contratação caso você tenha viagem marcada para qualquer lugar do mundo. Veja como o seguro me salvou na Alemanha, quando precisei de internação devido a uma infecção alimentar. Também precisei usar meu seguro viagem nos Estados Unidos, logo quando estava curtido uma das ilhas do Hawaii…acabei economizando R$ 2.000,00. Sem contar que auxilia quando há extravio de bagagem ou qualquer outro imprevisto. Utilize o comparador da Seguros Promo, que faz a pesquisa entre as melhores seguradoras para você economizar tempo e dinheiro. Por serem parceiros do blog, nós recebemos uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Ao contrário, leitores do blog ganham 5% de desconto usando o cupom QUEROVIAJARMAIS5. O pagamento pode ser feito em até 12 x no cartão, ou com + 5% off no boleto bancário!

celular no exterior

Saia do Brasil com internet 4G (Confira o comparativo entre os chips)

reserva de carros

Compare os melhores preços para alugar um carro na Rent Cars => Saiba mais

Cadastre seu email para receber nossas atualizações!

Sobre Guilherme Tetamanti

Paulistano de 37 anos e muita história pra contar. Amo e odeio a selva de pedra, e por isso faço de tudo pra viajar. Sou empresário, administrador de empresas e criador de algumas lojas virtuais. Vendi tudo em 2011 para realizar o sonho de fazer uma viagem de volta ao mundo e praticar fotografia, uma de minhas paixões. Sempre fugi das aulas de redação, mas a vontade de viajar, fazer novas amizades e compartilhar minhas andanças, me motivaram a criar o Quero Viajar Mais.

4 Comentários

  1. Ana Cristina

    Olá Guilherme

    Parabéns pelo site, as dicas estão ótimas! Estamos indo para Annecy no final de abril e chegaremos por Genebra. Gostaria de saber qual a melhor forma de chegar do aeroporto à cidade, se existe algum tranfer.

    Um abraço

  2. Olá Guilherme,

    Parabéns pelo blog, adorei as dicas, vão me ajudar muito na hora de montar meu roteiro.
    Irei para annecy no fim de março, e eu gostaria de saber mais sobre os precos de lá, principalmente alimentação e supermercado, tem muita diferença das outras cidades da França?

    Obrigada

    • Oi Jamille,

      Não senti tanta diferença, e vou dizer que adorei fazer compras na feira de rua, produtos típicos, queijos, etc. Quando quero pesquisar preços, sempre vou no site Numbeo, tem tudo.

      Abraços

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *