Roteiro na França: dicas para viagens de até 30 dias

Roteiro na França: dicas para viagens de até 30 dias

Montar um roteiro na França pode ser uma tarefa árdua, uma vez que o país possui vários atrativos turísticos espalhados por todo o seu território, além de cidades encantadoras que agradam a todos os tipos de turistas.

Contudo, a criação de um roteiro de viagem pode ser algo bem divertido e útil. Em primeiro lugar, pelo fato de que a sua experiência como turista começa no processo da busca de informações pelo destino escolhido; é quando você se conecta com a cultura e história do lugar, escolhe os seus centros de interesse para sua viagem, conhece o que deve ser evitado e o que é imperdível.

Em segundo lugar, porque o roteiro turístico na Europa é um plano ou um esboço que vai te nortear durante sua viagem, com detalhes e informações preciosas do que você deseja fazer, além de fazer com que você ganhe um tempo precioso! Ou seja, pode ser uma ferramenta valiosa para sua viagem!

Pode ser que você esteja em busca de um roteiro de inverno, de um roteiro pelo sul da França ou simplesmente de um roteiro baseado no número de dias em que você ficará no país. Para te auxiliar nessa tarefa, vou te dar algumas sugestões de roteiros para 5, 10, 15, 20 e 30 dias no país.

Planeje sua viagem => Onde se hospedar em Paris

Seguro viagem para França »

 

Roteiro de 5 dias na França

arco do triunfo paris
Arco do Triunfo é um dos principais pontos turísticos de Paris.

Cinco dias na França, Europa, é um período relativamente curto quando pensamos a respeito da quantidade de atrativos turísticos e cidades para visitar. Porém, é possível conhecer vários lugares legais nesse curto espaço de tempo.

Normalmente, os brasileiros têm o costume de desembarcar em Paris e é por lá que vai começar o seu roteiro de 5 dias.

A cidade luz oferece uma imensidão de monumentos históricos, museus, parques, jardins, galerias de arte, boutiques etc. Então sugiro que de acordo com seus gostos e preferências você prepare uma lista do que gostaria de visitar na cidade.

Algumas dos principais pontos turísticos de Paris é sem dúvida a Torre Eiffel, você pode subir para conhecer seu interior e ter uma vista maravilhosa da cidade; já sugiro comprar seu ingresso para Torre Eiffel para o segundo andar ou o topo, para evitar filas.

No primeiro dia, você pode fazer um roteiro em Paris, sendo assim considere uma caminha pela icônica avenida Champs-Élysées para apreciar sua arquitetura e descobrir suas lojas de grife, cafés e restaurantes.

No início ou no fim do seu passeio pela avenida mais emblemática da França, você pode aproveitar um ingresso sem fila para o Arco do Triunfo, que é um dos monumentos mais icônicos da cidade.

Aproveite para conhecer alguns dos melhores parques de Paris e desfrutar de um passeio de barco no Rio Sena em Paris.

Você pode colocar na sua lista o Jardim do Luxemburgo, Jardim do Trocadero (em frente a Torre Eiffel) e o Jardim das Tulherias, situado entre a praça da Concórdia.

distância paris versalhes
Versalhes fica a 20 km de Paris e merece 1 dia inteiro do seu roteiro.

No segundo dia, você pode fazer um tour guiado em Versalhes para conhecer essa bela cidade, o palácio castelo e seus jardins. Esse dia será exclusivo para visitar o castelo, pois há muita coisa pra visitar como o Grand Trianon e o Domaine Marie Antoinette; posso te garantir vai valer a pena.

Se deseja aproveitar pra conhecer mais atrações próximas à Paris, no terceiro dia você pode visitar o Mont Saint-Michel, que fica na Normandia. Ele é uma ilha rochosa cercada por uma bela baía, palco das maiores marés da Europa Continental.

Em relação a como chegar no Mont Saint-Michel, sugiro que vá de TGV e dessa forma há um trajeto mais rápido de Paris até Rennes e depois seguir até a ilha, em uma viagem que dura em torno de 1h30 cada. Saiba como fazer um roteiro de trem na França.

De carro, a viagem dura umas 4 horas, então é mais interessante estender uma noite por lá e conhecer uma pouco mais dessa cidadezinha medieval e passear pelos vilarejos da Normandia e pelo mapa do Vale do Loire, uma região natural francesa que inclui cidades históricas como Tours, Orleans, Blois, Amboise, Chinon, Montsoreau e Saumur.

museu do louvre paris
Finalize o roteiro conhecendo o fabuloso Museu do Louvre.

Dotada de um vasto patrimônio, essa região encanadora faz parte da rota do vinho na França e abriga vários castelos conhecidos como Chateaux du Loire, que merecem uma visita.

Outra opção é voltar para Paris e aproveitar o quarto e o quinto dia na capital, explorando um pouco mais da Cidade Luz, que possui uma infinidade de programas para se fazer.

Caso goste de arte, recomendo adquirir o Museum Pass em Paris, onde terá descontos nos principais da cidade, como por exemplo o Museu do Louvre.

Visite também as lindas e famosas igrejas da cidade, como a Sainte Chapelle e a belíssima Basílica de Sacré Coeur, que possui uma das vistas mais bonitas da cidade.

Aproveite o passeio na Sacré Couer para conhecer o bairro mais bucólico de Paris, Montmartre.

Assim sendo, o roteiro de 5 dias na França ficaria assim:

  • Dia 1 – Paris
  • Dia 2 – Versailles
  • Dia 3 – Mont Saint Michel
  • Dia 4 – Paris
  • Dia 5 – Paris

Ou:

  • Dia 1 – Paris
  • Dia 2 – Versailles
  • Dia 3 – Mont Saint Michel
  • Dia 4 – Vale do Loire
  • Dia 5 – Paris

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios na França »

 

Roteiro de 10 dias na França

notre dame amiens
Notre Dame de Amiéns é a maior catedral Gótica do mundo.

Um roteiro de dez dias para visitar o país dos vinhos e das baguetes oferece a possibilidade de explorar mais a fundo a capital francesa e conhecer um pouco mais das cidades perto de Paris.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na França. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Que tal aproveitar esses dias para conhecer mais as cidades do norte no país? Trata-se de uma região injustamente esquecida por muitos quando se fala em turismo, uma vez que revela lugares fantásticos com muita história, lindas paisagens e monumentos importantes.

No primeiro dia chegando em Paris, aproveite para conhecer um pouco a cidade.

Visite alguns dos pontos turísticos de Paris mais famosos como o Rio Sena, a Torre Eiffel e a avenida Champs-Élysées, por exemplo; deixe para os últimos dias visitas que vão tomar mais o seu tempo.

Enquanto que no segundo dia você pode conhecer Amiens, situada à 120 km de Paris. Faça uma visita a impressionante Catedral de Notre Dame, que é duas vezes maior que a de Paris e é considerada como a maior igreja gótica do mundo. Você vai se encantar com essa cidadezinha cheia de canais, casinhas de enxaimel e seus jardins flutuantes.

No terceiro dia suba em direção à Lille, famosa cidade do norte França.

Além de possuir vários monumentos históricos e uma arquitetura interessante a se admirar, é conhecida como um ótimo lugar para fazer compras; para isso, confira dicas de câmbio e saiba qual moeda levar para a França.

Ainda no mesmo dia, é possível aproveitar para fazer um bate volta até Arras, uma cidadezinha charmosa que fica a 40 minutos de Lille e tem um centro histórico lindo, que conta com uma praça e um Beffroi tombado pela Unesco.

champanhe frança
Visite uma das vinícolas de Champagne.

No quarto e no quinto dia, se você tem interesse de conhecer a região do champanhe, Reims será uma boa pedida.

Visitar algumas das casas mais famosas de Champanhe é um programa obrigatório; é possível fazer uma visita guiada a Reims para conhecer as instalações, todos os tuneis onde são armazenadas as bebidas e, é claro, ao fim da visita, fazer uma degustação. No quinto dia aproveite para conhecer mais a cidade.

Pra dar continuidade ao roteiro, você pode explorar a região da Alsácia que é, na minha opinião, uma das mais encantadoras e charmosas da França.

No sexto e no sétimo dia comece por Estrasburgo, com seu fantástico centro histórico e arquitetura; qualquer semelhança com a Alemanha não é mera coincidência! A cidade fica na fronteira entre a Alemanha e França e se apropria das duas culturas de forma muito interessante.

Em seguida, no oitavo dia, visite Colmar e se encante com suas pontes, canais a casas cheias de flores. Se for na época do inverno, particularmente na época natalina, não deixe de visitar o Marché de Nöel de Estrasburgo, que é um dos mais famosos da Europa.

Nos dois últimos dias volte para a capital e aproveite tudo que a Cidade Luz tem para oferecer. Agora é hora de fazer todos aqueles passeios diferentes em Paris, que fogem das atrações habituais e não foram feitos nos primeiros dias de viagem.

Dessa forma, o roteiro de 10 dias na França ficará assim:

  • Dia 1: Paris
  • Dia 2: Amiens
  • Dia 3: Lille, Arras
  • Dia 4 e 5: Reims
  • Dia 6 e 7: Estrasburgo
  • Dia 8: Colmar
  • Dia 9 e 10: Paris

Prático => Aluguel de carro na França

   

 

Roteiro de 15 dias na França

distância do mont saint michel a paris
Mont Saint-Michel fica a 361 km de Paris.

Com duas semanas, é possível criar um roteiro mais abrangente que os dois anteriores para conhecer mais cidades da França.

Para começar os 15 dias na França, dois dias em Paris é a primeira sugestão. Dessa forma, você vai conhecer de cara o ambiente francês por meio da capital.

Aproveite esses dois primeiros dias em que você estará bem animado e com mais disposição para conhecer o máximo de pontos turísticos da Cidade Luz, claro, de acordo com seus interesses.

No terceiro dia, faça uma excursão ao Mont Saint Michel e em seguida vá em direção à Saint Malo, uma das maiores cidades portuárias da Bretanha.

Sua próxima parada será La Rochelle, que além de ser também uma cidade portuária e com o turismo voltado para esse âmbito, é também uma cidade histórica, que conta com um museu marítimo; fique dois dias nela.

Logo em seguida, separe o sexto e sétimo dia para conhecer Bordeaux, cidade conhecida por suas vinícolas, que oferece um grande patrimônio cultural, histórico e natural a ser explorado.

Caso goste de um bom vinho, adquira um ingresso com degustação para Cité du Vin em Bordeaux, um museu repleto de tecnologias que te ensinarão muito sobre a bebida.

Se você tiver um tempinho, vale a pena fazer um bate e volta até a Dune du Pilat, que fica em Arcachon à 1 hora de distância; trata-se da duna mais alta da Europa, que possui uma vista linda: de um lado a vista do mar e do outro da floresta.

belezas naturais da frança
Calanque de Marselha é uma das mais belas paisagens da França.

Descendo um pouco mais em direção ao sul, a próxima parada é a Ville Rose, Toulouse. Descubra essa cidade estudantil super dinâmica, animada; detentora de um rico patrimônio histórico e é uma das melhores cidades da França para morar.

Que tal incluir no seu roteiro a maior e mais conservada cidade medieval da Europa? Se sua resposta for afirmativa, a cidade a ser descoberta no nono dia é Carcassonne.

Possui um passado cultural e histórico único, além de estar localizada em uma das regiões mais diversificadas e magníficas da França.

Logo em seguida, a costa mediterrânea ganha lugar no roteiro, pois hora de fazer uma parada em Marselha, considerada a cidade mais antiga da França.

Além de aproveitar do sol e das praias, visitar o centro histórico e suas atrações, como o Vieux-Port (Porto Velho), os Calanques de Marseille e a Canebière; são paradas obrigatórias da viagem que podem ser conhecidas com um bilhete de ônibus turístico de Marselhe.

o que fazer em Lyon
Lyon é uma cidade turística com mais de 1 milhão de habitantes.

Em direção ao centro do país, a próxima parada é a capital gastronômica da França, Lyon. Dois dias é pouco pra conhecer esta que é uma das cidades mais visitadas da França e dispõe de um imenso patrimônio cultural e histórico.

Localizada a apenas 3 horas do mar mediterrâneo e com fácil acesso aos Alpes, pontos turísticos de Lyon não faltam com essa localização privilegiada.

E claro, não deixe de provar a culinária lionesa; as linguiças lionesas, as quenelles e o gratin dauphinois são bons exemplares da gastronomia local.

Em seguida visite Dijon, isso mesmo, a cidade conhecida pela sua famosa mostarda e pela sua gastronomia, com várias das comidas típicas da França.

É uma cidade que conserva um enorme patrimônio histórico e arquitetônico juntamente com muitos espaços verdes. Não deixe de provar as especialidades da culinária local.

A penúltima parada do roteiro é Estrasburgo, principal cidade da região da Alsácia; no último dia, caso ainda tenha tempo, você pode fazer um tour por Paris antes de ir para o Aeroporto.

O resumo do roteiro de 15 dias na França é o seguinte:

  • Dia 1 e 2: Paris
  • Dia 3 : Mont Saint Michel e Saint Malo
  • Dia 4 e 5: La Rochelle
  • Dia 6 e 7: Bordeaux
  • Dia 8: Toulouse
  • Dia 9: Carcassonne
  • Dia 10: Marseille
  • Dia 11 e 12: Lyon
  • Dia 13: Dijon
  • Dia 14: Estrasburgo
  • Dia 15: Paris

Delícia => Excursão gastronômica em Lyon

 

Roteiro de 20 dias na França

roteiro sul da frança
Nice é a cidade mais turística da Riviera Francesa.

A base do roteiro de vinte dias na França continua a mesma do roteiro anterior, porém com a adição de algumas cidades.

A ideia é justamente acrescentar novas cidades, de acordo com seu interesse e disponibilidade ou simplesmente aumentar os dias em cada local para conhecer determinados lugares com mais tempo.

Comece com mais um dia em Paris, se seu objetivo é explorar mais a Cidade Luz. Claro, três dias não são nem de longe o suficiente, mas já dá pra conhecer e visitar vários pontos turísticos. Após sua visita ao Mont Saint Michel, aproveite para conhecer para fazer um roteiro no Vale do Loire.

Após sua visita à Marselha, conheça elegantes e charmosas cidades da Provence, principalmente a Aix-en-Provence; ela fica a 40 minutos de Marseille e é uma cidadezinha universitária vibrante, ensolarada, cheia de ruas típicas, edifícios que datam do século 15 e 16 e repleta de atrações culturais.

Em seguida, tire dois dias para conhecer as cidades da Côte D’Azur, ou Riviera Francesa, como também e conhecida.

Separe dois dias para fazer um roteiro em Nice, capital e cidade mais famosa da região; descubra as praias, o Vieux Nice, os mercados de rua, faça uma caminhada pela famosa Promenade des Anglais e se delicie com a gastronomia local, rica em sabores diversos e presentes nos restaurantes em Nice.

Agora em direção ao centro do país, reserve dois dias para Lyon; logo após, a última cidade adicionada em relação ao roteiro anterior é Colmar, situada na região da Alsácia. Para fechar com chave de ouro, Estrasburgo continua sendo a última parada antes do retorno a Paris.

   

Assim, o roteiro de 20 dias na França fica assim:

  • Dia 1, 2 e 3: Paris
  • Dia 4 : Mont Saint Michel
  • Dia 5 e 6: Vale do Loire
  • Dia 7: La Rochelle
  • Dia 8 e 9: Bordeaux
  • Dia 10: Toulouse
  • Dia 11: Carcassonne
  • Dia 12: Marseille
  • Dia 13: Aix-en-Provence
  • Dia 14,15: Nice
  • Dia 16,17: Lyon
  • Dia 18: Colmar
  • Dia 19: Estrasburgo
  • Dia 20: Paris

Incrível => Tour de 1 dia na Riviera Francesa

 

Roteiro de 30 dias na França

onde surfar na França
Biarritz é a capital do surf na França.

Com um mês no país, é possível criar um roteiro mais abrangente e continuar a visitar do norte até as cidades do sul da França, como nos dois últimos roteiros apresentados.

Para o roteiro de um mês, tomando como base o roteiro anterior, é possível adicionar mais cidades para os aventureiros que querem desbravar e conhecer o máximo de cidades no país ou ainda, passar mais dias em determinados locais para explorar a fundo cada região. E, novamente, é uma escolha pessoal que depende de suas necessidades e preferências pessoais.

Começando pela capital, você pode incluir um dia para ir em Versalhes e outros  dois para passear pela Cidade Luz, se deliciar com os restaurantes e fazer compras em Paris.

Depois da sua passagem por Bordeaux, separe dois dias para visitar Biarritz, estância balnear da costa atlântica localizada no sudoeste da França.

A cidade é importante no cenário do surfe mundial e possui uma das melhores praias da França para a prática da atividade; além disso, possui uma variedade de atrativos que contam com sua bela costa, patrimônio natural expressivo e um rico cenário cultural.

Perpignan pontos turísticos
Perpignan é uma cidade tranquila no Sudoeste da França.

Após passar por Carcassonne, visite Perpignan. Trata-se de uma das cidades mais baratas da França, que fica a poucos minutos da fronteira espanhola e carrega uma forte influência catalã; possui belas praias e vários monumentos cívicos e militares presentes em suas ruas estreitas, advindos do seu passado rico e tumultuado.

Em seguida para conhecer Canet-en-Roussillon, Les Barcarès e Saint-Cyprien que são destinos badalados do verão europeu no sul da França e ficam a poucos minutos de Perpignan.

Após sua visita a Lyon, conheça Clermont-Ferrand, que na minha opinião é uma das mais belas cidades francesas.

Situada entre montanhas vulcânicas, possui um patrimônio notável, centro histórico com a arquitetura medieval e renascentista e uma vasta lista de lista de atividades de lazer e entretenimento que vão desde cabarés e casinos até festivais renomados.

Já no norte do país, após conhecer a região da Alsácia, visite Reims durante dois dias e faça uma visita a uma vinícola tradicional de champanhe com degustação. Por fim, retorno à Paris para o último dia.

Dessa forma o roteiro de 30 dias na França fica assim:

  • Dia 1, 2 e 3: Paris
  • Dia 4: Versailles
  • Dia 5 : Mont Saint Michel
  • Dia 6 e 7: Vale do Loire
  • Dia 8: La Rochelle
  • Dia 9 e 10: Bordeaux
  • Dia 11 e 12: Biarritz
  • Dia 13: Toulouse
  • Dia 14: Carcassonne
  • Dia 15:Perpignan
  • Dia 16,17: Marseille
  • Dia 18:  Aix-en-Provence
  • Dia 19 e 20: Nice
  • Dia 21 e 22: Lyon
  • Dia 23: Clermond-Ferrand
  • Dia 24:Dijon
  • Dia 25: Colmar
  • Dia 26 e 27: Estrasburgo
  • Dia 28 e 29: Reims
  • Dia 30: Paris

Como ter? => Internet na França

 

Desfrute de um roteiro na França

Para a criação destas rotas, usei como base o número de dias no país além da proximidade e facilidade para se chegar em cada destino. A criação de um roteiro turístico é muito pessoal e depende, principalmente, das preferências de cada indivíduo.

Para tanto, uma análise do que você quer conhecer, o tempo estimado no país e seus recursos financeiros deve ser feita como parte inicial do seu planejamento.

Os roteiros com mais dias conseguem abranger cidades de norte a sul e de leste a oeste do país; com a ajuda do mapa da França, você perceberá que o itinerário desses roteiros circula o território francês.

Assim, o objetivo aqui foi sugerir cidades próximas para quem quer conhecer mais lugares em solo francês.

Contudo fique à vontade para mudar a rota, adicionar, excluir ou modificar algumas cidades e principalmente aumentar sua estadia algumas delas, se você pretende conhecê-las a fundo.

Espero que esse roteiro possa te ajudar e te inspirar a desenvolver o seu próprio roteiro na França. Bonne chance!

E você, de quantos dias será o seu roteiro na França? Já esteve no país e tem alguma cidade a mais para indicar?  Deixe sua resposta nos comentários!

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Bruna Correia

ESCRITO POR

Bruna Correia

Bruna, 30 anos, é mineira, turismóloga e reikiana. Aquariana e sonhadora, desde criança sempre teve em mente que o mundo é muito grande para se criar raízes em apenas um lugar. Adora viajar, descobrir novas culturas e escrever sobre suas aventuras.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Tours Nacionais

Reserve atividades com pagamento em até 10x

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Tours Nacionais

Reserve atividades com pagamento em até 10x

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *