10 restaurantes em Nice e bares para curtir a França

10 restaurantes em Nice e bares para curtir a França

Há ótimas opções de restaurantes em Nice, na França. A cidade representa bem a gastronomia francesa ao mesmo tempo que a proximidade com a Itália resulta em intensa influência da culinária do país vizinho.

Nesse sentido, a localização de Nice acaba sendo estratégica, uma vez que oferece bons exemplos da culinária mediterrânea e provençal. Por essa mistura, a culinária local é muito admirada pelos turistas que a provam.

Na comida típica de Nice ervas não podem faltar. E pés de alecrim e tomilho são vistos em todos os cantos, além das azeitonas nos pés de Oliveira – mas não tente comê-las cruas, porque são extremamente amargas. O óleo de oliva produzido em Nice é protegido por uma Denominação de Origem Controlada.

As feiras são um espetáculo à parte, com sua enorme variedade de frutas e legumes — alguns dos quais encontramos apenas raramente no Brasil. Assim, os pratos feitos aqui são baseados em ingredientes frescos e extremamente aromáticos.

Com um sabor incrível, a cozinha de Nice até mesmo tem um nome especial, chama-se niçoise. Apesar de ter se desenvolvido em uma região montanhosa e pobre, a culinária é riquíssima, colorida e diversa. Neste artigo listarei alguns restaurantes em Nice, assim, antes mesmo de viajar, você já poderá planejar onde comer em Nice.

Planeje sua viagem => Onde ficar em Nice

Seguro viagem para França »

 

Restaurantes em Nice: o que comer

Turismo na França
Versão niçoise dos crepes franceses | Foto: Myrabella, via Wikimedia Commons.

Há muitas comidas típicas da França que são maravilhosas e devem ser experimentadas na sua visita ao país. Em relação ao pratos típicos de Nice, também há uma lista grande e deliciosa. Abaixo estão os pratos mais famosos da culinária noçoise que podem ser encontrados em diversos restaurantes em Nice.

Socca: os crepes são marca registrada da gastronomia da França, mas na região de Nice eles são um pouco diferentes, já que são feitos com farinha de grão-de-bico! A Socca – versão niçoise da iguaria – é vendida em feiras abertas (como na Cours Saleya), mercados e existe até a versão em chips dela.

Ao contrário do crepe bretão, que vem com recheios diversos, ela é consumida sem acompanhamentos, servida em cones de papel para você ir comendo enquanto ainda está bem quente.

Pissaladière: da mesma forma que a cozinha francesa, a culinária niçoise também tem sua própria versão de pizza, chamada de Pissaladière. Apesar de não conter molho de tomate ou queijo, trata-se de uma massa de pão plana coberta com purê de cebolas caramelizadas (cozidas longamente em fogo baixo), azeitonas pretas e anchovas.

Originalmente, era feita com pissalat, que é o resultado da maceração dos alevinos do peixe em sal durante meses. Hoje é mais comum que se coloque apenas tiras de anchova por cima do preparo.

Dicas da França
Salada é mundialmente famosa | Foto: Arnaud 25, via Wikimedia Commons.

Salade Niçoise: famoso internacionalmente, esse prato praticamente dispensa apresentações. A salada niçoise é feita tradicionalmente com alface, tomate, pimentão, cebola roxa, cebolinha, favas, pepino, ovos, atum, azeite de oliva e azeitonas.

Pan Bagnat: é um pão “banhado”, no caso em azeite de oliva. O sanduíche fica completo com salada e atum, esse último uma adição mais recente, visto que originalmente o preparo era feito com sardinhas, um peixe mais barato e popular.

Em outras palavras, basta colocar a salada niçoise dentro do pão e você terá o Pan Bagnat. Este era o alimento dos trabalhadores provençais, preparado nas casas para se levar ao serviço. Por isso, é conhecido como comida das classes mais baixas e feito com as sobras de outras refeições.

Flores de abobrinha fritas: nas feiras de Nice é possível encontrar não apenas abobrinhas para vender, mas também suas flores! Isso porque uma das especialidades da região é o Beignet de Fleurs de Courgettes, que nada mais é que a flor de abobrinha empanada e frita em imersão.

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios em Nice »

 

Melhores restaurantes em Nice

  1. Le Chantecler
  2. Koko Green
  3. La Roustide
  4. Restaurant Pekin
  5. Jan
  6. The Healer
  7. Oliviera
  8. Vegan Gorilla
  9. La Merenda
  10. Le Plongeoir

Antes de saber mais detalhes de cada restaurante da cidade, confira esse vídeo feito pelo site de turismo oficial da França sobre Nice:

 

Onde comer em Nice

1. Le Chantecler

Melhores restaurantes em Nice
Elegância é a marca do restaurante | Foto: Hotel Negresco.

O Le Chantecler é o restaurante do lendário hotel Negresco, localizado no Promenade des Anglais. Tudo nesse local é impecável: os pratos, o ambiente e a incrível adega, que contém mais de 15 mil vinhos! Não é à toa que recebeu duas estrelas Michelin.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na França. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Esta é a opção perfeita para uma noite especial, mas prepare o bolso, pois somente uma entrada não sai por menos de 40 euros. É possível, por outro lado, escolher o menu completo, também com primeiro prato, segundo prato e sobremesa, por 150 euros.

Para preparar seu orçamento de viagem e separar uma graninha para essa experiência gastronômica, saiba mais sobre a moeda da França.

  • Endereço: 37 Promenade des Anglais

 

2. Koko Green

Restaurantes veganos na França
Prove diferentes pratos veganos no local | Foto: Koko Green.

Se você gosta de comida saudável, tem que conhecer o Koko Green um café e restaurante totalmente vegano e sem glúten. O local também serve pratos crus, mas nada dessa salada insossa, se é isso que você está pensando: é tudo muito bem pensado e elaborado.

No Koko é possível comer um delicioso brunch, pratos de inspiração oriental, sanduíches diversos e doces. A apresentação dos pratos é magnífica e os preços giram em torno de 8 euros a entrada e 16 euros o prato principal.

  • Endereço: 1 rue de la Loge

 

3. La Roustide

Melhores restaurantes de Nice
Pratos com trufas são a especialidade da casa | Foto: La Roustide.

A especialidade do restaurante La Roustide são os pratos com trufas, fungos que nascem embaixo da terra, próximo às raízes das árvores. Elas estão presentes em boa parte do cardápio desse restaurante, que trabalha sobretudo com a culinária tradicional francesa.

Repolho recheado de Ratatouille e filé e purê de batatas e ervilhas são muito pedidos no local. Com relação a preços, entradas vão de 12 a 19 euros e os pratos principais de 17 a 32 euros.

  • Endereço: 34 Rue Beaumont

 

4. Restaurant Pekin

Restaurantes orientais na França
Culinária oriental está presente em Nice | Foto: Trip Advisor.

O Pekin é um restaurante asiático vegano que está localizado perto da estação de trem de Nice. As especialidades da casa são pratos chineses, como arroz cantonês, rolinho primavera e preparos na wok, todos veganos.

Este restaurante, além de peculiar pelo tipo de comida que serve, ainda é uma raridade em Nice pelo preço: eles têm uma opção de buffet em que você come tudo que quiser, na quantidade que desejar, por apenas 12,50 euros. Ótimo para experimentar as comidas típicas durante um passeio com ônibus turístico em Nice.

  • Endereço: 20 rue de Russie

 

   

5. Jan

Lugares para conhecer em Nice
Área privativa de jantar no restaurante | Foto: Jan.

O Jan é o restaurante de um chef sul-africano de mesmo nome. Localizado na região do velho porto, o local é belíssimo e premiado com uma estrela Michelin. Você pode conhecê-lo após fazer um Passeio de balsa de Nice a Mônaco

Aqui os pratos são contemporâneos e inspirados tanto na culinária sul-africana quanto na francesa. O menu de cinco pratos, sem vinho, custa 105 euros, mas há outras opções disponíveis.

  • Endereço: 12 Rue Lascaris

 

6. The Healer

O que fazer em Nice
É possível comer admirando uma vista incrível | Foto: The Healer.

Se bater aquela fominha durante a tarde, a dica é ir no The Healer. Trata-se de mais uma casa de lanches do que de um restaurante propriamente dito, mas vale a visita, pois aqui você encontrará deliciosos e saudáveis sucos, smothies, bowls e toasts; tudo vegano e orgânico.

O restaurante fica na Vieux Nice e não possui muitas mesas para sentar e comer por lá. Os preços variam entre 7 euros por um smothie e 9 euros os bowls.

  • Endereço: 16 Boulevard Jean Jaurès

 

7. Oliviera

Lugares para comer na França
Azeites são a base dos pratos no restaurantes | Foto: Oliveira.

Muito se fala dos azeites de oliva da região da Provença, extremamente aromáticos; os de Nice têm até mesmo origem controlada. O restaurante Oliviera aproveita toda essa fama para criar pratos em que a estrela principal são os azeites.

Diferentes tipos são escolhidos a dedo e usados de forma a ressaltar os ingredientes de cada preparo.; antes do início da refeição ainda é possível fazer uma degustação de azeites de oliva. Os pratos variam entre 15 e 24 euros.

  • Endereço: 8 Bis Rue du Collet

 

8. Vegan Gorilla

Onde comer na França
Diversas opções veganas formam o cardápio do local | Foto: Vegan Gorilla.

Considerado pelo Guia Michelin como um restaurante com ótimo custo-benefício, o Vegan Gorilla é, como o próprio nome diz, vegano, mas também orgânico e sem glúten. Os pratos mudam sempre, de acordo com o que os fornecedores locais produzem.

Trata-se de um estabelecimento ambientalmente responsável, oferecendo guardanapos de pano, embalagens recicláveis e tudo para que reduzir a quantidade de lixo.

  • Endereço: 7 rue du Lycée

 

9. La Merenda

Restaurantes famosos em Nice
Chef consagrado torna o restaurante prestigiado | Foto: La Merenda.

O La Merenda não tem telefone, não passa cartão e a bicicleta que fica na frente do restaurante é a do chef. Isso tudo poderia fazer parecer que é um restaurante pequeno e simples (e de fato é!), mas é também um ponto disputadíssimo de Nice e vive lotado.

Parte disso é porque o proprietário, Dominique Le Stanc, era o chef do Le Chantecler, restaurante do Hotel Negresco. Foi lá que ele deixou suas estrelas Michelin para se dedicar a um projeto mais autêntico.

Agora ele cozinha e serve pratos típicos da região de Nice, como Torta de Tomates, sardinhas, Flores de Abobrinha empanadas e Ratatouille.

  • Endereço: 4 rue Raoul Bosio

 

10. Le Plongeoir

Paisagens mais belas de Nice
Restaurante sobre uma pedra é uma atração em Nice | Foto: Le Plongeoir.

A primeira coisa que chama a atenção de quem vai ao Le Plongeoir é a localização e a vista de tirar o fôlego. O restaurante fica sobre uma pedra, uma espécie de ilhota, sendo que seu terraço dá direto no mar; é um ícone de Nice.

Aqui a especialidade são os pratos mediterrâneos feitos com produtos locais e frescos. Com relação aos preços, as entradas começam em 19 euros e os pratos principais em 28 euros.

  • Endereço: 60 boulevard Franck Pilatte

 

Bares em Nice para curtir à noite

1. Puzzle Bar

Bares em Nice
Diversos tipos de drinque estão presentes no local | Foto: Puzzle Bar.

No Puzzle Bar você pode escolher entre mais de 250 drinques e experimentar tapas, que são aperitivos em porções individuais típicos da Espanha.

O bar é conhecido por ter alguns dos melhores bartenders da cidade. Algumas criações são “diferentonas”, como um drinque feito com aspargos; já outras são mais tradicionais.

Há bebidas inspiradas em diversos locais do mundo, como o Caribe e Marrocos. A média de preços é de 12 euros por drinque.

  • Endereço: 1, Rue de la Préfecture

 

2. Master Home

O que fazer na Riviera francesa
Local tem o design de um pub | Foto: Master Home.

A poucos metros do Puzzle Bar fica o Master Home, bar em que você pode curtir uma noite quente de verão no terraço na rua ou em seu interior, decorado como um pub. O bar existe desde 1978 e é uma verdadeira instituição de Nice.

   

Apesar do local servir até café da manhã, é à noite que é mais procurado. Às 19h30 começa o happy hour com música e às 22h30 o Master Home se transforma em uma animada pista de dança.

  • Endereço: 11 Rue de la Préfecture

 

3. Bar de l’Hôtel Negresco

Melhores hotéis em Nice
Elegância é marca do bar do hotel | Foto: Hotel Negresco.

O hotel mais tradicional de Nice não poderia ficar de fora dessa lista de restaurantes em Nice. Quem está em busca de uma noite mais refinada vai gostar de conhecer o bar do Hotel Negresco, localizado em um palácio em frente ao mar.

A música aqui é eclética e pode variar do jazz à música latina, de Dj sets a apresentação de bandas, dependendo da noite. Os drinques vão dos clássicos, passando pelas criações do bar, até diversas opções de bebidas com champanhe. Os valores, claro, são um pouco superiores aos dos bares mais simples, começando em 21 euros.

  • Endereço: 37 Promenade des Anglais

 

4. Shapko Bar

Lugares para frequentar em Nice
Diversos shows são feitos no local| Shapko Bar.

O Shapko Bar oferece noites regadas a jazz, soul e funk. O estabelecimento abre todos os dias da semana, até 2h30, com música ao vivo na maior parte das noites; é um dos mais animados de Nice!

No local os drinques têm preços razoáveis, o ambiente é descontraído e o atendimento é acolhedor.

  • Endereço: 5 Rue Rossetti

 

5. Ooh Poo Pah Doo

Se o seu negócio é soul e rock’n’roll dos anos 60, não deixe de ir ao Ooh Poo Pah Doo, pois até a decoração do local segue a temática retrô. É um lugar único em Nice que reúne pessoas de todas as idades, especialmente após as 22 horas. Os preços são bastante acessíveis.

  • Endereço: 27 Rue Benoît Bunico

 

6. Le Movida

Lugares para conhecer na Riviera francesa
Drinques e ambiente são destaque no local | Foto: Le Movida.

Para finalizar a lista de restaurantes em Nice trago o Le Movida, que é o local da moda de Nice. Trata-se de um bar de tapas com vista para o mar; são dois andares e dois terraços onde tocam DJs e bandas enquanto os clientes desfrutam de drinques.

A decoração do espaço é elegante e moderna e os preços dos drinques são razoáveis (para os padrões europeus); por exemplo, um mojito sai por 10 euros. Imagina que chique chegar ao restaurante da moda em Nice após um passeio de Ferrari em Mônaco, cidade vizinha?

  • Endereço: 41 Quai Des Etats-unis

 

Desfrute dos restaurantes em Nice

Nice é o coração da Côte D’Azur, que por sua vez faz parte da Provença, região em que a tradição gastronômica da França encontra o frescor do Mediterrâneo e as delícias da culinária italiana. Além disso, é uma das áreas da França onde o turismo é mais forte, sobretudo no verão.

Por isso, não é surpresa nenhuma que haja excelentes opções de restaurantes em Nice. A diversidade de opções de comidas, bares e restaurantes torna qualquer viagem mais saborosa. Difícil apenas é onde comer em Nice, diante da variedade que a cidade oferece.

Recomendo também o post pontos turísticos de Nice, que é outra cidade incrível da região para conhecer. E além de conhecer os restaurantes, você pode também fazer uma excursão cultural e gourmet da Velha Nice.

Conhecer o que você mais gosta de comer e fazer é o primeiro passo para elaborar esse roteiro gastronômico! Esses restaurantes e bares citados são boas sugestões a serem escolhidas de acordo com o perfil do viajante.

E você, qual dos restaurantes em Nice te deixou com mais água na boca? Deixe sua resposta nos comentários!

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Aline Baroni

ESCRITO POR

Aline Baroni

Aline Baroni, 31 anos, é jornalista e vegana. Natural de Curitiba, embarcou recentemente em um avião para morar na Provença, no sul da França. Gosta de comer, cozinhar e viajar e, se der para unir os três, ainda melhor!

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *