O que fazer em Tours, cidade do Vale do Loire na França

O que fazer em Tours, cidade do Vale do Loire na França

Se você quer saber o que fazer em Tours, no Vale do Loire, durante seu passeio pela cidade, já posso te afirmar que há inúmeras possibilidades. Seja dentro da própria cidade, que é linda, ou nas belas cidades ao redor que ficam a poucos quilômetros de distância.

Tours pode ser considerada uma cidade central da França para você fazer seu roteiro pelo Vale do Loire e aqui eu vou te contar quais os principais destinos para conhecer em seu entorno, além de como aproveitar ao máximo a própria cidade, onde comer e se hospedar. Preparado?

Planeje sua viagem => Hotéis em oferta na França

Seguro viagem para França »

 

Como chegar em Tours?

Como viajar na França
Trens são uma ótima opção para chegar a Tours.

A cidade está localizada no Vale do Loire, mais precisamente no departamento Indre-et-Loire, atravessada pelos rios Loire e Cher.

Partindo de Paris, é possível fazer o trajeto de TGV com duração média de 1h30min ou de carro num percurso de aproximadamente 3 horas.

Fazer o trajeto de trem pode ser o jeito mais rápido e econômico de viajar até Tours, bem como para outros pontos da França. Se a ideia pareceu interessante, confira um roteiro de trem pela Europa.

A cidade também conta com um aeroporto que, embora pequeno, interliga Tours com destinos como Dublin, Porto, Londres, entre outros.

CLIQUE AQUI para comprar passagens de trem na França »

 

Pontos turísticos de Tours

O que fazer em Tours
A Praça Plumereau é parada obrigatória em Tours. | Foto: Roger W, via Creative Commons

 

  • Praça Plumereau
  • Rio Loire
  • Catedral Saint-Gatien
  • Basílica de Saint-Martin
  • Museu de Belas Artes de Tours
  • Museu Compagnonnage
  • Castelo de Tours
  • Vieux-Tours

Meu ponto preferido na cidade é a Praça Plumereau, no Vieux-Tours, que conta com excelentes restaurantes, cafés e bares animados e de público variado. Visitar a praça, que esbanja charme, é ideal para quem busca o que fazer em Tours.

A cidade conta com mais de 30 mil estudantes, que dão vida ao local acrescidos dos turistas e dos moradores. A dica de ouro: sentar-se na praça para degustar uma boa refeição e admirar as casas que datam dos séculos XII a XV.

Para aqueles dias de calor extremo, o local mais disputado da cidade é às margens do Rio Loire, onde é possível se refrescar ou até mesmo fazer um passeio de barco.

O lugar apresenta possibilidade de entretenimento para pessoas de todas as idades, que vão de shows, esportes e jogos infantis até cinema ao ar livre.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na França. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 
O que fazer em Tours
O interior da Catedral de Tours. | Foto: David Merrett, via Creative Commons

Sobre as dicas do que visitar e o que fazer em Tours, as opções são inúmeras. Vou iniciar pela Catedral Saint-Gatien, cuja construção, que permeia entre os estilos romântico, gótico e renascentista, levou quatro séculos para ser concluída.

Abriga em seu interior elementos do século XVI e também o túmulo dos filhos de Carlos VIII e Ana da Bretanha.

A Basílica de Saint-Martin, com seu estilo bizantino, também merece uma visita. Ela é dedicada a São Martinho de Tours e abriga o túmulo deste que é considerado um mestre da caridade. Tanto o seu exterior quanto o seu interior vão te impressionar!

O Museu de Belas Artes de Tours é um dos maiores da França e sua coleção mais antiga data de 1794!

Ele impressiona por sua história, arquitetura e, claro, pelas suas excepcionais coleções. A 750 metros dali, visite o Museu Compagnonnage, inaugurado em 1968, que rememora a herança cultural da cidade.

De Tours => Excursão de vinhos pelo Vale do Loire

 

Castelo de Tours e Jardim Botânico

Parques em Tours
O lindo Jardim Botânico é uma opção de passeio ao ar livre. | Foto: Daniel Jolivet, via Creative Commons

O Castelo de Tours chega a receber até 70 mil visitantes por ano. Sem dúvida isso se deve à diversidade dos elementos que lá são expostos anualmente. Pinturas, fotografias, cerâmicas, esculturas, arqueologia e arte contemporânea são alguns exemplos que posso citar.

   

O Jardim Botânico não poderia ficar de fora dessas indicações do que fazer em Tours. O local foi idealizado por um farmacêutico, que queria um espaço no qual os estudantes de medicina e farmácia da cidade pudessem estudar botânica.

O espaço atualmente preserva espécies raras, protegendo-as do risco de extinção e ainda coordena pesquisas científicas disseminando informação e incentivando a conscientização de todos. Sem dúvida esse será um passeio bonito e enriquecedor.

No final da tarde se entregue a uma simples caminhada pelas ruas pitorescas do Vieux-Tours, pois elas irão te inebriar com tanto charme e beleza.

 Saindo de Tours => Passeio pelos castelos do Vale do Loire

 

Como se locomover em Tours?

A cidade tem um sistema de transporte bem eficaz. Você pode utilizar o ônibus, o bonde (traim) ou locar bicicletas para desbravar Tours. A rede é bem eficiente e atende satisfatoriamente nos 7 dias da semana.

 

Onde ficar em Tours?

Tours é uma cidade que oferece hospedagem para todos os gostos e bolsos. Você pode optar por hospedar-se em um local mais simples, pagando menos; num hotel que te ofereça uma boa relação qualidade/preço ou em hotéis com uma infraestrutura melhor, com o preço compatível ao serviço.

 

Hotel barato em Tours

Hotéis em Tours
O 18 Rue Voltaire é uma opção barata de hospedagem. | Foto: Booking

O 18 Rue Voltaire está situado em Tours, a 800 metros da Basílica de Saint Martin, em uma área onde você pode fazer trilhas a pé. Dispõe de 1 quarto, TV de tela plana via satélite, área para refeições e cozinha com micro-ondas e geladeira. Nota: 9,2 – Fantástico.

 

Hotel com bom custo-benefício em Tours

Hotéis em Tours
Os apartamentos são bem decorados e aconchegantes. | Foto: Booking

O Appartement La Coupole oferece acomodações com Wi-Fi gratuito, a 1,3 km do Centro Internacional de Congressos Vinci, a 2 km da Basílica de Saint Martin e a 2,2 km do Museu do Hotel Goüin. O aluguel de bicicletas e um serviço de aluguel de carros estão disponíveis no apartamento. Nota: 10,0 – Excepcional.

 

Melhor hotel em Tours

Onde ficar em Tours
O apartamento fica localizado bem no Centro Histórico. | Foto: Booking

Situado no centro histórico de Tours, perto da Basílica de Saint Martin, o 13 Place Chateauneuf oferece Wi-Fi gratuito e máquina de lavar. Com vista para a cidade, esta acomodação dispõe de varanda. Nota: 9,7 – Excepcional.

Descubra => Booking é confiável?

 

Restaurantes em Tours: dicas de onde comer

Comidas francesas
Nougat de Tours você não pode deixar de experimentar. | Foto: Grand Celinien, via Wikimedia Commons

Tours tem o status de Cidade Internacional de Gastronomia, e posso afirmar com veemência que esse título não se deu à toa! Os bistrôs, restaurantes e cafés locais proporcionam experiências gustativas inesquecíveis e zelam com louvor para que esse título continue digno.

   

Como em todos os lugares, os restaurantes da cidade são os mais diversos e você pode eleger por pratos rápidos ou refeições mais completas e tradicionais.

E lá vêm algumas dicas dos restaurantes locais: Le Saint Honoré, Le Marché Gourmand, L’Hédoniste, Relais de Tours Nord, Rodolphe Le Meunier, Les Pierres Fondues, La Maison Tourangelle, todos franceses.

Por favor, seja qual for a sua escolha, não saia da cidade sem antes provar algumas especialidades da região, como: o Nougat de Tours (um bolo à base de amêndoas), as Rillettes de Tours (uma espécie de patê à base de carne de porco) e a Tarte Vigneronne (uma torta cujo preparo leva maçãs e vinho). Não preciso comentar mais nada, não acha?!?

Aproveitando o tema, não deixe de conferir um post incrível sobre as comidas típicas da França.

Tour privado => Walking Tour pelo centro Histórico de Tours

 

Passeios a partir de Tours

Castelos Vale do Loire
Conhecer o Castelo de Amboise é um passeio incrível a partir de Tours.

Essa cidade cheia de vida é a capital do Vale do Loire e o ponto ideal de parada para quem quer conhecer a região, pois a partir dela torna-se rápido e fácil o trajeto para os arredores. Seguem algumas dicas de cidades a conhecer partindo de Tours, a distância em quilômetros entre elas e o que visitar:

  • Amboise (25 km): O que fazer? Visitar o castelo de Amboise, caves de vinhos, passeio de barco.
  • Angers (127 km): O que fazer? Visitar o imponente castelo, o Museu de Belas Artes, a galeria de David d’Angers, a Catedral Saint-Maurice, o parque Terra Botânica.
  • Blois (66 km): O que fazer? O famoso castelo, a Casa da Magia Robert-Houdin, o museu Object.
  • Nantes (216 Km): O que fazer? A passagem Pommeraye, o projeto Les Machines de L’île, os Anneaux de Bruren (os anéis) no calçadão de Quai des Antilles, o Museu de História de Nantes.
  • Orléans (117 km): O que fazer? A Casa de Joana D’Arc, a Catedral de Sainte-Croix de Orléans, o Museu de Belas Artes, o FRAC (Fundo Regional de Arte Contemporânea), o Parc Floral de la Source.
  • Saumur:(79 km): O que fazer? O Castelo de Saumur, a Cadre Noir, vinícolas da região.

Vale a pena => Passeio de bicicleta a vinícolas da região de Tours

 

Tours, o centro do Vale do Loire

A região do Vale do Loire é especial e realmente linda, e Tours é o centro desse encanto turístico. Agora que você já sabe o que fazer na cidade e conheceu algumas dicas para aproveitar essa cidade acolhedora e de um charme ímpar, que tal começar a preparar o seu roteiro pela França sem deixá-la de fora?

De uma coisa eu tenho certeza: você vai se apaixonar pela capital do Vale! Profitez bien! (Aproveite!).

Gostou das dicas de pontos turísticos e do que fazer em Tours? Comente abaixo qual foi o seu passeio favorito e deixe suas dúvidas!

Até + !!!

ESCRITO POR

Denise Rodrigues

ESCRITO POR

Denise Rodrigues

Denise Rodrigues, 30 anos, mãe de 4 patas. Com alguns diplomas formais, porém versátil por natureza, de babá de cão à professora, não se identifica com rótulos! Especialista em aventuras, desembarcou na França para umas férias de 15 dias e lá se encontra há meses! Mestre em experimentar a culinária francesa e degustar vinhos!

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Tours Nacionais

Reserve atividades com pagamento em até 10x

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Tours Nacionais

Reserve atividades com pagamento em até 10x

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *