O que fazer em Tours, no Vale do Loire?

por Denise Rodrigues

O que fazer em Tours, no Vale do Loire?

Se você quer saber o que fazer em Tours, no Vale do Loire, durante seu passeio pela cidade, já posso te afirmar que há inúmeras possibilidades. Seja dentro da própria cidade, que é linda, ou nas belas cidades ao redor que ficam a poucos quilômetros de distância.

Tours pode ser considerada uma cidade central da França para você fazer seu roteiro pelo Vale do Loire e aqui eu vou te contar quais os principais destinos para conhecer em seu entorno, além de como aproveitar ao máximo a própria cidade, onde comer e se hospedar. Preparado?

Planeje sua viagem => Hotéis em oferta na França

Seguro viagem para França »

 

Como chegar em Tours?

Como viajar na França
Trens são uma ótima opção para chegar a Tours.

A cidade está localizada no Vale do Loire, mais precisamente no departamento Indre-et-Loire, atravessada pelos rios Loire e Cher.

Partindo de Paris, é possível fazer o trajeto de TGV com duração média de 1h30min ou de carro num percurso de aproximadamente 3 horas.

Fazer o trajeto de trem pode ser o jeito mais rápido e econômico de viajar até Tours, bem como para outros pontos da França. Se a ideia pareceu interessante, confira um roteiro de trem pela Europa.

A cidade também conta com um aeroporto que, embora pequeno, interliga Tours com destinos como Dublin, Porto, Londres, entre outros.

CLIQUE AQUI para comprar passagens de trem na França »

 

Pontos turísticos de Tours

O que fazer em Tours
A Praça Plumereau é parada obrigatória em Tours. | Foto: Roger W, via Creative Commons

 

  • Praça Plumereau
  • Rio Loire
  • Catedral Saint-Gatien
  • Basílica de Saint-Martin
  • Museu de Belas Artes de Tours
  • Museu Compagnonnage
  • Castelo de Tours
  • Vieux-Tours

Meu ponto preferido na cidade é a Praça Plumereau, no Vieux-Tours, que conta com excelentes restaurantes, cafés e bares animados e de público variado. Visitar a praça, que esbanja charme, é ideal para quem busca o que fazer em Tours.

A cidade conta com mais de 30 mil estudantes, que dão vida ao local acrescidos dos turistas e dos moradores. A dica de ouro: sentar-se na praça para degustar uma boa refeição e admirar as casas que datam dos séculos XII a XV.

Para aqueles dias de calor extremo, o local mais disputado da cidade é às margens do Rio Loire, onde é possível se refrescar ou até mesmo fazer um passeio de barco.

O lugar apresenta possibilidade de entretenimento para pessoas de todas as idades, que vão de shows, esportes e jogos infantis até cinema ao ar livre.

O que fazer em Tours
O interior da Catedral de Tours. | Foto: David Merrett, via Creative Commons

Sobre as dicas do que visitar e o que fazer em Tours, as opções são inúmeras. Vou iniciar pela Catedral Saint-Gatien, cuja construção, que permeia entre os estilos romântico, gótico e renascentista, levou quatro séculos para ser concluída.

Abriga em seu interior elementos do século XVI e também o túmulo dos filhos de Carlos VIII e Ana da Bretanha.

A Basílica de Saint-Martin, com seu estilo bizantino, também merece uma visita. Ela é dedicada a São Martinho de Tours e abriga o túmulo deste que é considerado um mestre da caridade. Tanto o seu exterior quanto o seu interior vão te impressionar!

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na França. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

O Museu de Belas Artes de Tours é um dos maiores da França e sua coleção mais antiga data de 1794!

Ele impressiona por sua história, arquitetura e, claro, pelas suas excepcionais coleções. A 750 metros dali, visite o Museu Compagnonnage, inaugurado em 1968, que rememora a herança cultural da cidade.

De Tours => Excursão de vinhos pelo Vale do Loire

 

Castelo de Tours e Jardim Botânico

Parques em Tours
O lindo Jardim Botânico é uma opção de passeio ao ar livre. | Foto: Daniel Jolivet, via Creative Commons

O Castelo de Tours chega a receber até 70 mil visitantes por ano. Sem dúvida isso se deve à diversidade dos elementos que lá são expostos anualmente. Pinturas, fotografias, cerâmicas, esculturas, arqueologia e arte contemporânea são alguns exemplos que posso citar.

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom BNOVEMBER, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

O Jardim Botânico não poderia ficar de fora dessas indicações do que fazer em Tours. O local foi idealizado por um farmacêutico, que queria um espaço no qual os estudantes de medicina e farmácia da cidade pudessem estudar botânica.

O espaço atualmente preserva espécies raras, protegendo-as do risco de extinção e ainda coordena pesquisas científicas disseminando informação e incentivando a conscientização de todos. Sem dúvida esse será um passeio bonito e enriquecedor.

No final da tarde se entregue a uma simples caminhada pelas ruas pitorescas do Vieux-Tours, pois elas irão te inebriar com tanto charme e beleza.

 Saindo de Tours => Passeio pelos castelos do Vale do Loire

 

Como se locomover em Tours?

A cidade tem um sistema de transporte bem eficaz. Você pode utilizar o ônibus, o bonde (traim) ou locar bicicletas para desbravar Tours. A rede é bem eficiente e atende satisfatoriamente nos 7 dias da semana.

 

Onde ficar em Tours?

Tours é uma cidade que oferece hospedagem para todos os gostos e bolsos. Você pode optar por hospedar-se em um local mais simples, pagando menos; num hotel que te ofereça uma boa relação qualidade/preço ou em hotéis com uma infraestrutura melhor, com o preço compatível ao serviço.

 

Hotel barato em Tours

Hotéis em Tours
O 18 Rue Voltaire é uma opção barata de hospedagem. | Foto: Booking

O 18 Rue Voltaire está situado em Tours, a 800 metros da Basílica de Saint Martin, em uma área onde você pode fazer trilhas a pé. Dispõe de 1 quarto, TV de tela plana via satélite, área para refeições e cozinha com micro-ondas e geladeira. Nota: 9,2 – Fantástico.

 

Hotel com bom custo-benefício em Tours

Hotéis em Tours
Os apartamentos são bem decorados e aconchegantes. | Foto: Booking

O Appartement La Coupole oferece acomodações com Wi-Fi gratuito, a 1,3 km do Centro Internacional de Congressos Vinci, a 2 km da Basílica de Saint Martin e a 2,2 km do Museu do Hotel Goüin. O aluguel de bicicletas e um serviço de aluguel de carros estão disponíveis no apartamento. Nota: 10,0 – Excepcional.

 

Melhor hotel em Tours

Onde ficar em Tours
O apartamento fica localizado bem no Centro Histórico. | Foto: Booking

Situado no centro histórico de Tours, perto da Basílica de Saint Martin, o 13 Place Chateauneuf oferece Wi-Fi gratuito e máquina de lavar. Com vista para a cidade, esta acomodação dispõe de varanda. Nota: 9,7 – Excepcional.

Descubra => Booking é confiável?

 
Sabia que aprender através de cursos on-line nunca foi tão fácil?

Assista seus cursos pelo computador, tablet ou até mesmo pelo celular!

Devido a nossa parceria com a Learn Café, você terá acesso a cursos para todas as áreas do conhecimento, com alta qualidade, comodidade e de forma acessível. Cursos online para você:

  • Aprender rápido e ganhar dinheiro;
  • Se preparar para um novo emprego;
  • Melhorar seu currículo;
  • Continuar aprendendo sempre!
 

 

Restaurantes em Tours: dicas de onde comer

Comidas francesas
Nougat de Tours você não pode deixar de experimentar. | Foto: Grand Celinien, via Wikimedia Commons

Tours tem o status de Cidade Internacional de Gastronomia, e posso afirmar com veemência que esse título não se deu à toa! Os bistrôs, restaurantes e cafés locais proporcionam experiências gustativas inesquecíveis e zelam com louvor para que esse título continue digno.

Como em todos os lugares, os restaurantes da cidade são os mais diversos e você pode eleger por pratos rápidos ou refeições mais completas e tradicionais.

E lá vêm algumas dicas dos restaurantes locais: Le Saint Honoré, Le Marché Gourmand, L’Hédoniste, Relais de Tours Nord, Rodolphe Le Meunier, Les Pierres Fondues, La Maison Tourangelle, todos franceses.

Por favor, seja qual for a sua escolha, não saia da cidade sem antes provar algumas especialidades da região, como: o Nougat de Tours (um bolo à base de amêndoas), as Rillettes de Tours (uma espécie de patê à base de carne de porco) e a Tarte Vigneronne (uma torta cujo preparo leva maçãs e vinho). Não preciso comentar mais nada, não acha?!?

Aproveitando o tema, não deixe de conferir um post incrível sobre as comidas típicas da França.

Tour privado => Walking Tour pelo centro Histórico de Tours

 

Passeios a partir de Tours

Castelos Vale do Loire
Conhecer o Castelo de Amboise é um passeio incrível a partir de Tours.

Essa cidade cheia de vida é a capital do Vale do Loire e o ponto ideal de parada para quem quer conhecer a região, pois a partir dela torna-se rápido e fácil o trajeto para os arredores. Seguem algumas dicas de cidades a conhecer partindo de Tours, a distância em quilômetros entre elas e o que visitar:

  • Amboise (25 km): O que fazer? Visitar o castelo de Amboise, caves de vinhos, passeio de barco.
  • Angers (127 km): O que fazer? Visitar o imponente castelo, o Museu de Belas Artes, a galeria de David d’Angers, a Catedral Saint-Maurice, o parque Terra Botânica.
  • Blois (66 km): O que fazer? O famoso castelo, a Casa da Magia Robert-Houdin, o museu Object.
  • Nantes (216 Km): O que fazer? A passagem Pommeraye, o projeto Les Machines de L’île, os Anneaux de Bruren (os anéis) no calçadão de Quai des Antilles, o Museu de História de Nantes.
  • Orléans (117 km): O que fazer? A Casa de Joana D’Arc, a Catedral de Sainte-Croix de Orléans, o Museu de Belas Artes, o FRAC (Fundo Regional de Arte Contemporânea), o Parc Floral de la Source.
  • Saumur:(79 km): O que fazer? O Castelo de Saumur, a Cadre Noir, vinícolas da região.

Vale a pena => Passeio de bicicleta a vinícolas da região de Tours

 

Tours, o centro do Vale do Loire

A região do Vale do Loire é especial e realmente linda, e Tours é o centro desse encanto turístico. Agora que você já sabe o que fazer na cidade e conheceu algumas dicas para aproveitar essa cidade acolhedora e de um charme ímpar, que tal começar a preparar o seu roteiro pela França sem deixá-la de fora?

De uma coisa eu tenho certeza: você vai se apaixonar pela capital do Vale! Profitez bien! (Aproveite!).

Gostou das dicas de pontos turísticos e do que fazer em Tours? Comente abaixo qual foi o seu passeio favorito e deixe suas dúvidas!

Até + !!!

ESCRITO POR

Denise Rodrigues

ESCRITO POR

Denise Rodrigues

Denise Rodrigues, 30 anos, mãe de 4 patas. Com alguns diplomas formais, porém versátil por natureza, de babá de cão à professora, não se identifica com rótulos! Especialista em aventuras, desembarcou na França para umas férias de 15 dias e lá se encontra há meses! Mestre em experimentar a culinária francesa e degustar vinhos!

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *