O que fazer em Tours, cidade do Vale do Loire na França
Se você quer saber o que fazer em Tours, no Vale do Loire, durante seu passeio pela cidade, já posso te afirmar que há inúmeras possibilidades. Seja dentro da própria cidade, que é linda, ou nas belas cidades ao redor que ficam a poucos quilômetros de distância.
Tours pode ser considerada uma cidade central da França para você fazer seu roteiro pelo Vale do Loire e aqui eu vou te contar quais os principais destinos para conhecer em seu entorno, além de como aproveitar ao máximo a própria cidade, onde comer e se hospedar. Preparado?
Planeje sua viagem => Onde se hospedar no Vale do Loire na França
Seguro viagem com cobertura para França »
Neste artigo você vai ver:
Como chegar em Tours?
A cidade está localizada no Vale do Loire, mais precisamente no departamento Indre-et-Loire, atravessada pelos rios Loire e Cher.
Partindo de Paris, é possível fazer o trajeto de TGV com duração média de 1h30min ou de carro num percurso de aproximadamente 3 horas.
Fazer o trajeto de trem pode ser o jeito mais rápido e econômico de viajar até Tours, bem como para outros pontos da França. Se a ideia pareceu interessante, confira um roteiro de trem pela Europa.
A cidade também conta com um aeroporto que, embora pequeno, interliga Tours com destinos como Dublin, Porto, Londres, entre outros.
CLIQUE AQUI para comprar passagens de trem na França »
Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na França. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:
- Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
- Os preços mais baixos, garantidos – sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
- Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
- Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
- Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
- Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
Conheça as principais vantagens:
- Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
- Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
- É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
- Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
- Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
- Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
- Atendimento ao cliente 24hs em português.
Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da Get Your Guide no Vale do Loire. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:
- Receber o chip na sua casa ainda no Brasi;
- A configuração do chip é extremamente fácil;
- Os planos têm excelente custo-benefício, com preços a partir de USD 31,00;
- Muita economia, porque você contrata apenas os dias que for usar;
- O pagamento pode ser parcelado em até 6x, com IOF de apenas 0,38%;
- É sem dúvida a opção mais fácil, prática e segura para ter a melhor internet 4G;
- Já falei internet ilimitada? 😉
- Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
- Os preços mais baixos, garantidos – sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
- Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
- Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 48 horas antes;
- Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
- Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
Pontos turísticos de Tours
- Praça Plumereau
- Rio Loire
- Catedral Saint-Gatien
- Basílica de Saint-Martin
- Museu de Belas Artes de Tours
- Museu Compagnonnage
- Castelo de Tours
- Vieux-Tours
Meu ponto preferido na cidade é a Praça Plumereau, no Vieux-Tours, que conta com excelentes restaurantes, cafés e bares animados e de público variado. Visitar a praça, que esbanja charme, é ideal para quem busca o que fazer em Tours.
A cidade conta com mais de 30 mil estudantes, que dão vida ao local acrescidos dos turistas e dos moradores. A dica de ouro: sentar-se na praça para degustar uma boa refeição e admirar as casas que datam dos séculos XII a XV.
Para aqueles dias de calor extremo, o local mais disputado da cidade é às margens do Rio Loire, onde é possível se refrescar ou até mesmo fazer um passeio de barco.
O lugar apresenta possibilidade de entretenimento para pessoas de todas as idades, que vão de shows, esportes e jogos infantis até cinema ao ar livre.
Sobre as dicas do que visitar e o que fazer em Tours, as opções são inúmeras. Vou iniciar pela Catedral Saint-Gatien, cuja construção, que permeia entre os estilos romântico, gótico e renascentista, levou quatro séculos para ser concluída.
Abriga em seu interior elementos do século XVI e também o túmulo dos filhos de Carlos VIII e Ana da Bretanha.
A Basílica de Saint-Martin, com seu estilo bizantino, também merece uma visita. Ela é dedicada a São Martinho de Tours e abriga o túmulo deste que é considerado um mestre da caridade. Tanto o seu exterior quanto o seu interior vão te impressionar!
O Museu de Belas Artes de Tours é um dos maiores da França e sua coleção mais antiga data de 1794!
Ele impressiona por sua história, arquitetura e, claro, pelas suas excepcionais coleções. A 750 metros dali, visite o Museu Compagnonnage, inaugurado em 1968, que rememora a herança cultural da cidade.
De Tours => Excursão de vinhos pelo Vale do Loire
Castelo de Tours e Jardim Botânico
O Castelo de Tours chega a receber até 70 mil visitantes por ano. Sem dúvida isso se deve à diversidade dos elementos que são expostos anualmente. Pinturas, fotografias, cerâmicas, esculturas, arqueologia e arte contemporânea são alguns exemplos que posso citar.
O Jardim Botânico não poderia ficar de fora dessas indicações do que fazer em Tours. O local foi idealizado por um farmacêutico, que queria um espaço no qual os estudantes de medicina e farmácia da cidade pudessem estudar botânica.
O espaço atualmente preserva espécies raras, protegendo-as do risco de extinção e ainda coordena pesquisas científicas disseminando informação e incentivando a conscientização de todos. Sem dúvida esse será um passeio bonito e enriquecedor.
No final da tarde se entregue a uma simples caminhada pelas ruas pitorescas do Vieux-Tours, pois elas irão te inebriar com tanto charme e beleza.
Saindo de Tours => Passeio pelos castelos do Vale do Loire
Como se locomover em Tours?
A cidade tem um sistema de transporte bem eficaz. Você pode utilizar o ônibus, o bonde (traim) ou locar bicicletas para desbravar Tours. A rede é bem eficiente e atende satisfatoriamente nos 7 dias da semana.
Onde ficar em Tours?
Tours é uma cidade que oferece hospedagem para todos os gostos e bolsos. Você pode optar por hospedar-se em um local mais simples, pagando menos; num hotel que te ofereça uma boa relação qualidade/preço ou em hotéis com uma infraestrutura melhor, com o preço compatível ao serviço.
Hotel barato em Tours
O 18 Rue Voltaire está situado em Tours, a 800 metros da Basílica de Saint Martin, em uma área onde você pode fazer trilhas a pé. Dispõe de 1 quarto, TV de tela plana via satélite, área para refeições e cozinha com micro-ondas e geladeira. Nota: 9,2 – Fantástico.
Hotel com bom custo-benefício em Tours
O Appartement La Coupole oferece acomodações com Wi-Fi gratuito, a 1,3 km do Centro Internacional de Congressos Vinci, a 2 km da Basílica de Saint Martin e a 2,2 km do Museu do Hotel Goüin. O aluguel de bicicletas e um serviço de aluguel de carros estão disponíveis no apartamento. Nota: 10,0 – Excepcional.
Melhor hotel em Tours
Situado no centro histórico de Tours, perto da Basílica de Saint Martin, o 13 Place Chateauneuf oferece Wi-Fi gratuito e máquina de lavar. Com vista para a cidade, esta acomodação dispõe de varanda. Nota: 9,7 – Excepcional.
Restaurantes em Tours: dicas de onde comer
Tours tem o status de Cidade Internacional de Gastronomia, e posso afirmar com veemência que esse título não se deu à toa! Os bistrôs, restaurantes e cafés locais proporcionam experiências gustativas inesquecíveis e zelam com louvor para que esse título continue digno.
Como em todos os lugares, os restaurantes da cidade são os mais diversos e você pode eleger por pratos rápidos ou refeições mais completas e tradicionais.
E lá vêm algumas dicas dos restaurantes locais: Le Saint Honoré, Le Marché Gourmand, L’Hédoniste, Relais de Tours Nord, Rodolphe Le Meunier, Les Pierres Fondues, La Maison Tourangelle, todos franceses.
Por favor, seja qual for a sua escolha, não saia da cidade sem antes provar algumas especialidades da região, como: o Nougat de Tours (um bolo à base de amêndoas), as Rillettes de Tours (uma espécie de patê à base de carne de porco) e a Tarte Vigneronne (uma torta cujo preparo leva maçãs e vinho). Não preciso comentar mais nada, não acha?!?
Aproveitando o tema, não deixe de conferir um post incrível sobre os pratos típicos da França.
Tour privado => Walking Tour pelo centro Histórico de Tours
Passeios a partir de Tours
Essa cidade cheia de vida é a capital do Vale do Loire e o ponto ideal de parada para quem quer conhecer a região, pois a partir dela torna-se rápido e fácil o trajeto para os arredores. Seguem algumas dicas de cidades a conhecer partindo de Tours, a distância em quilômetros entre elas e o que visitar:
- Amboise (25 km): O que fazer? Visitar o castelo de Amboise, caves de vinhos, passeio de barco.
- Angers (127 km): O que fazer? Visitar o imponente castelo, o Museu de Belas Artes, a galeria de David d’Angers, a Catedral Saint-Maurice, o parque Terra Botânica.
- Blois (66 km): O que fazer? O famoso castelo, a Casa da Magia Robert-Houdin, o museu Object.
- Nantes (216 Km): O que fazer? A passagem Pommeraye, o projeto Les Machines de L’île, os Anneaux de Bruren (os anéis) no calçadão de Quai des Antilles, o Museu de História de Nantes.
- Orléans (117 km): O que fazer? A Casa de Joana D’Arc, a Catedral de Sainte-Croix de Orléans, o Museu de Belas Artes, o FRAC (Fundo Regional de Arte Contemporânea), o Parc Floral de la Source.
- Saumur:(79 km): O que fazer? O Castelo de Saumur, a Cadre Noir, vinícolas da região.
Vale a pena => Passeio de bicicleta a vinícolas da região de Tours
Tours, o centro do Vale do Loire
A região do Vale do Loire é especial e realmente linda, e Tours é o centro desse encanto turístico. Agora que você já sabe o que fazer na cidade e conheceu algumas dicas para aproveitar essa cidade acolhedora e de um charme ímpar, que tal começar a preparar o seu roteiro pela França sem deixá-la de fora?
De uma coisa eu tenho certeza: você vai se apaixonar pela capital do Vale! Profitez bien! (Aproveite!).
Gostou das dicas de pontos turísticos e do que fazer em Tours? Comente abaixo qual foi o seu passeio favorito e deixe suas dúvidas!
Até + !!!
Dicas para ECONOMIZAR MUITO na França
Quer dicas para economizar com todo o planejamento da viagem para a França? Então confira quais são os melhores comparadores de preços para sua viagem sair muito mais barata!
- Hospedagem => recomendo utilizar o buscador de hotéis na França para encontrar preços – geralmente mais baixos – dos melhores hotéis. É mais econômico devido a negociação em massa feita com as propriedades, além da segurança para reservar online!
- Aluguel de Carro => ao fazer a pesquisa no comparador de aluguel de carro, você recebe instantâneamente cotações da melhores locadoras de veículos da França. O pagamento pode ser feito em até 12x sem juros, em reais e com isenção do IOF de 6,38%.
- Passagens Aéreas => para economizar tempo e dinheiro na compra dos voos para a França, a dica é usar a ferramenta de pesquisa de passagens para você não precisar entrar no site de cada companhia, além de ter a certeza que está comprando em um dos sites mais seguros do Brasil.
- Transfer do Aeroporto para o Hotel => nada melhor do que chegar no aeroporto e haver alguém nos esperando para levar até o hotel na França. Para ter esse conforto – sem gastar muito – indico o pesquisador de transfers para você escolher a melhor opção de trajeto e tipo de carro.
- Viagens de Trem, Ônibus e Ferry Boat => é muito prático e fácil viajar de trem pela França, e por toda a Europa. Muitas vezes mais rápido, pois não se perde tempo com embarque e check-in. Minha dica para achar as melhores passagens – e mais baratas – é utilizar o buscador de tickets de trem. A ferramenta também busca bilhetes de ônibus e para travessias de balsa.
Melhores passeios na França
O ideal é reservar com antecedência os ingressos para seus passeios na França, para evitar filas de espera na entrada das atrações e garantir presença em atividades mais concorridas, pois elas podem ficar indisponíveis para compra de última hora.
Recomendo os sites da Get Your Guide e Civitatis, que oferecem os preços mais baixos, cancelamento gratuito até 48hs antes da data agendada e bilhetes otimizados para celular. Além de atendimento disponível 24/7 em português.
Chip de internet na França
Ter um chip de celular na França com internet 100% do tempo é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.
Devido a nossa parceria com a America Chip, você ganha 10% de desconto com o cupom QUEROVIAJARMAIS para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão 4G de ALTA VELOCIDADE durante sua viagem na França.
Seguro viagem na França
Contratar um seguro viagem para a França é essencial para sua segurança no exterior, além de ser um requisito para entrar nos países da Europa que fazem parte do Tratado de Schengen, com cobertura médico-hospitalar de pelo menos 30 mil euros.
Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom VIAJARMAIS15.
O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *