Castelos do Vale do Loire: os mais bonitos e surpreendentes

por Denise Rodrigues

Castelos do Vale do Loire: os mais bonitos e surpreendentes

Conhecer os castelos do Vale do Loire te transporta para outras épocas. E, para os mais sonhadores, remetem aos contos de fadas, que citam príncipes e princesas.

Estar diante de um castelo é algo inexplicável, dentro dele então, é surreal! E as cidades da região do Vale do Loire, na França, são especiais nesse quesito, já que abrigam diversos castelos diferentes.

Se na sua viagem pela Europa você pretende passar por esse pedaço da França, leia este artigo. Nele você encontrará algumas dicas de roteiro no Vale do Loire que servirão como um guia prático para brasileiros que querem conhecer a região.

Vou te contar um pouquinho sobre a história dos principais castelos, como o Château de Chenonceau, o Château de Chambord, o Villandry, entre outros. Então, vamos nos encantar juntos com os Castelos do Vale do Loire? Continue lendo para saber muito mais sobre os castelos franceses!

Planeje sua viagem => Tudo sobre onde ficar no Vale do Loire

Porque contratar um seguro viagem para França »

 

Imperdíveis castelos do Vale do Loire

  1. Castelo de Chambord
  2. Castelo de Chenonceau
  3. Castelo de Sully-sur-Loire
  4. Castelo de Blois
  5. Castelo de Cheverny
  6. Castelo de Valençay
  7. Castelo de Chaumont
  8. Castelo de Amboise
  9. Castelo de Loches
  10. Castelo de Villandry
  11. Castelo de Azay-le-Rideau
  12. Castelo de Langeais
  13. Castelo de Chinon
  14. Castelo de Brézé
  15. Castelo de Saumur
  16. Castelo de Angers
  17. Castelo de Brissac
  18. Castelo de Ducs de Bretagne

CLIQUE AQUI para agendar os melhores tours no Vale do Loire »

 

Conheça os castelos do Vale do Loire

Castelo de Chambord

Dicas da França
Castelo possui cerca de 440 quartos | Foto: Benh LIEU SONG, via Wikimedia Commons.

Este é o maior dos castelos do Vale do Loire, e não há palavra que o define melhor do que extraordinário!

O Castelo de Chambord é listado como Patrimônio Mundial da Unesco desde 1981 e está situado no maior parque florestal da Europa.

Foi idealizado por Francisco I (que, no entanto, não o viu finalizado), grande apreciador de arte. A construção é de 1519 e conta, surpreendentemente, com 440 quartos, 77 escadas, 282 chaminés e 156 metros de fachada!

É, dessa maneira, um símbolo do Renascimento francês no mundo. E, se você quer conhecê-lo pode fazer um tour nos castelos do Vale do Loire saindo de Paris.

Além do Chambord, o passeio de um dia inclui o Castelo Chenonceau e o Castelo de Cheverny.

 

Castelo de Chenonceau

Roteiro Vale do Loire
Chenonceau é o mais visitado do país | Foto: Ra-smit, via Wikimedia Commons.

O castelo denominado como “Castelo das Damas” pertenceu a seis mulheres e é o mais visitado no país.

Foi uma sucessão de mulheres que o construíram, protegeram e restauraram, como, por exemplo: Diane de Poitiers, Catherine de Medici, Louise Dupin.

Construído no século XVI, sem dúvida, ele impressiona com seus belos jardins e seu famoso labirinto italiano desejado por Catherine de Medici.

Para conhecê-lo você pode comprar antecipadamente um ingresso para o Castelo de Chenonceau, que dá acesso total ao castelo, galerias e jardins.

 

Castelo de Sully-sur-Loire

Cidades próximas ao Vale do Loire
Castelo tem seu sistema defensivo | Foto: Gerd Eichmann, via Wikimedia Commons.

Constituído de duas partes no século XV, um castelo maior e outro menor, cada um conta com seu próprio sistema defensivo.

Esse castelo é uma verdadeira fortaleza, cuja parte menor foi criada décadas mais tarde para ser utilizado para a vida cotidiana da família Sully.

Desde 1962 é listado como Monumento Histórico. Seu interior abriga obras bem preservadas e de valor inestimável, que incluem tapeçarias, esculturas e móveis do século XVII.

Castelo de Blois

Guia brasileiro no Vale do Loire
Castelo de Blois está localizado no Centro | Foto: Stefan Lanz, via Wikimedia Commons.

Essa fortaleza cuja construção teve início no século XIII, já foi morada de 10 rainhas e 7 reis da França. Além disso, foi o local onde Joana D’Arc foi abençoada antes de partir para o combate em Orléans.

Ele foi modificado pelos seus diversos moradores ao longo do tempo, e hoje compõe uma estrutura majestosa, de arquitetura renascentista, digno de admiração, localizado no centro da cidade. De Tours há excursão para Chambord, Blois e Cheverny.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da Get Your Guide no Vale do Loire. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 48 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

 

Castelo de Cheverny

Vale do Loire
Cheverny pertence a mesma família há mais de seis séculos.

A apenas duas horas de Paris, este lindo castelo é acessível de trem ou de carro. Propriedade da mesma família há mais de seis séculos, o Castelo de Cheverny agrada e encanta pessoas de todas as idades.

Esse castelo inspirou o desenho “As Aventuras de Tintim” e é famoso por seu interior magnífico, repleto de coleções de arte e tapeçaria, acrescido da magia que encanta aos fãs do clássico Tintim. Assim, não deixe de incluí-lo na lista de castelos para visitar no Vale do Loire.

 

Castelo de Valençay

Arquitetura Vale do Loire
Valençay possui 300 espécies de plantas | Foto: Gerd Eichmann, via Wikimedia Commons.

Este castelo glorioso foi construído ao longo de três séculos, ampliado diversas vezes e comporta harmoniosamente vários estilos arquitetônicos. Não por acaso foi intitulado Monumento Histórico desde 1975.

Seu parque cobre pouco mais de 50 hectares onde é possível conhecer mais de 300 espécies de plantas. Além disso, a ala “Sala do Tesouro” em seu interior abriga objetos preciosos, espadas, trajes reais e até utensílios íntimos.

 

Castelo de Chaumont

Cultura Vale do Loire
Local é palco do “Garden Festival” | Foto: Parrad.adrien, via Wikimedia Commons.

Construído por volta do ano 1000 com o interior de pedras e paralelepípedos que deslumbra a qualquer um, vinha com o propósito de monitorar a fronteira entre Blois e Anjou.

Desde 1992, o local é palco do “Garden Festival”, que reúne arquitetos paisagistas, designers, jardineiros e outros profissionais do ramo anualmente, com um tema e uma proposta diferentes.

 

Castelo de Amboise

passeio castelos paris
Construção atrai amantes de arquitetura | Foto: Daniel Jolivet, via Wikimedia Commons.

O Castelo de Amboise recebe visitantes desde o século XIX e do seu ponto mais alto oferece uma vista deslumbrante de toda a vila.

As construções datam do século XV e XVI, por isso atraem os amantes da arquitetura, que permeia entre o estilo gótico medieval e renascentista.

Entre os reis que estiveram nessa cidade estão Luís XI, Carlos VIII e Luís XII. Seu jardim tem uma vista panorâmica para o Loire e na capela do castelo, descansa Leonardo da Vinci. Para garantir a entrada, compre antecipadamente o ingresso para o Castelo de Amboise.

 

Castelo de Loches

Passeios em Vale do Loire
Joana D’Arc já esteve neste castelo | Foto: Gerd Eichmann, via Wikimedia Commons.

Cercado por uma aldeia que possui casas dos séculos XV, XVI e XVII, o Castelo de Loches vai te impressionar por sua muralha rochosa cercada de mata verde.

O castelo é integrado por uma masmorra e pelo alojamento real, que ao todo levaram 5 séculos para serem construídos (XI ao XVI).

Dentre os famosos que por lá estiveram encontram-se: Charles VII, Joana D’Arc, Agnes Sorel, Louis XI, Ana da Bretanha e Francis I (que recebeu o Imperador Charles V). Ele, com toda a certeza, está entre os castelos mais interessantes do Vale do Loire.

 

Castelo de Villandry

Lugares Vale do Loire
Jardim Villandry.

O Castelo Villandry é um pouco mais recente, pois foi um dos últimos a ser construído no período de Renascença do Vale do Loire, mais precisamente em 1536. Seu edifício é composto de uma arquitetura magnífica e seu interior é decorado com preciosidades renascentistas.

Posso afirmar com veemência que o jardim que circunda o castelo é um dos mais belos da Europa. Duas plantações são realizadas a cada ano e lá permanecem para o nosso deleite de março a novembro! Dá para fazer uma excursão para Villandry com almoço em castelo.

 

Castelo de Azay-le-Rideau

Castelo de Azay-le-Rideau
Espelho d’água na lateral do castelo | Foto: Longanim, via Wikimedia Commons.

Localizado em Touraine, este precioso castelo foi erguido sob o patrocínio de François I em uma ilha no centro do Indre.

Sem dúvida, ele se divide entre as tradições francesas com toque italiano, talvez por isso tenha se tornado um ícone na maneira de construir no século XVI, influenciando posteriormente outras construções.

A vista do espelho d’água sem dúvida é algo que encanta qualquer visitante que por ali passa. Compre antecipadamente o ingresso para Chatêau Azay-le-Rideau.

 

Castelo de Langeais

Principais Castelo Vale do Loire
Vale a pena entrar no castelo e ver a mobília | Foto: Ввласенко, via Wikimedia Commons.

Tem a fama de ser um dos castelos mais mobiliados de todo o Vale do Loire, visto que deu interior possui quinze cômodos com móveis que remetem os visitantes ao final da Idade Média. Há coleções de tapeçarias dos séculos XV e XVI que surpreendem, principalmente, pelo seu estado de conservação.

Por meio de uma cenografia viva é possível sentir a atmosfera de como se dava a organização de uma grande residência senhoril. Aliás, este castelo foi palco do casamento entre Carlos VIII e Ana da Bretanha.

 

Castelo de Chinon

Castelos da Europa
Espaço conta com recursos multimídia | Foto: Daniel Jolivet, via Wikimedia Commons.

A Fortaleza Real de Chinon reúne diversos edifícios e está entre os maiores castelos do Vale do Loire e de toda a França.

Sua arquitetura milenar é um símbolo da bravura dos cavaleiros que lutaram em defesa do território. Desde os anos 2000 passou por projetos de reestruturação e renovação.

Nos dias atuais conta com recursos cenográficos e de multimídia para recontar sua história. Seu interior abriga tapeçarias dos séculos XVI e XVII e os passeios pelos seus jardins são, certamente, um belo convite aos visitantes.

 

Castelo de Brézé

Países da Europa
Castelo de Brézé | Foto: Manfred Heyde, via Wikimedia Commons.

Pequeno castelo de estilo renascentista com elementos medievais, o Castelo de Brézé é datado do ano de 1060.

Hoje habitado pelos descendentes dos antigos senhores que desenvolveram um domínio de vinho, com diversas variedades.

A visita no seu interior, em especial na área subterrânea, promove uma visão de como funcionava o sistema de defesa na Idade Média.

 

Castelo de Saumur

Dicas de viagem da França
Castelo de Saumur é coberto por pedras de calcário.

Símbolo principal da cidade, esse imenso castelo branco do final da Idade Média, cujas fachadas são formadas de pedra de calcário, recebeu o apelido de “White Saumur”. Para quem o avista, certamente vem à memória os castelos de conto de fadas.

A vista para o Loire e a antiga cidade ao seu redor completam o visual. O início da obra se deu em 1360 por Luís I, porque ele era fascinado pela arquitetura.

Hoje, além de exposições, o castelo oferece bastante entretenimento para seus visitantes objetivando interatividade e aprendizagem.

 

Castelo de Angers

Castelo de Angers
Castelo de Angers possui 17 torres.

O Castelo de Angers foi construído no início do século XIII e é o cartão postal da cidade. Composto por 17 torres, certamente deixa qualquer um extasiado por sua beleza. Está entre os castelos do Vale do Loire que, sem dúvida, valem a visita.

Além disso, fornece no alto de sua construção uma vista espetacular dos arredores.

Como se o exterior do castelo não fosse o suficiente para impressionar, no seu interior ele abriga a “Tapeçaria do Apocalipse”, que atualmente mede 103 metros e é o trabalho de tecido medieval mais importante do mundo! As tapeçarias retratam as visões que São João teve sobre o apocalipse.

 

Castelo de Brissac

Roteiro de 7 dias no Vale do Loire
Brissac possui 48 metros de altura | Foto: Gerd Eichmann, via Wikimedia Commons.

Esse é o castelo mais alto da França, visto que possui 48 metros de altura, divididos em 7 andares. Ele é literalmente majestoso, pois seu interior comporta 200 quartos e o principal estilo que compõe sua fachada é o barroco.

Atualmente, ele é habitado por seus proprietários, que promovem diversos eventos ao longo do ano em seus domínios.

 

Castelo de Ducs de Bretagne

Dicas de Nantes
Local abriga o Museu de História de Nantes | Foto: GFreihalter, via Wikimedia Commons.

O Castelo dos Duques da Bretanha está situado em Nantes, localizado à direita do Loire. Esse patrimônio construído no final do século XV serviu como residência dos Duques da Bretanha e hoje abriga o Museu de História de Nantes.

Dessa forma, são 6 séculos de história que podem ser visitados livremente por suas 32 salas com mais de 1.150 objetos.

Para aproveitar o castelo e os outros atrativos turísticos de Nantes, você pode comprar um tour privado em Nantes.

 

Aproveite os castelos do Vale do Loire

A sensação de estar dentro de um castelo e poder entender o modo de vida dos que lá habitaram é uma experiência, inegavelmente, extasiante.

Recomendo, assim, por sua passagem na França conhecer alguns dos castelos do Vale do Loire que são muito bonitos e surpreendentes.

Tudo é tão belo e romântico que a região do Vale do Loire é recomendada para viagens de Valentine´s Day.

Além de tudo isso, esse passeio pode ampliar seus conhecimentos e ver pessoalmente aquilo que lemos nos livros de história! Portanto, faça as malas e profitez bien (aproveite)!

Mais sobre o Vale do Loire neste vídeo do site oficial de turismo da França:

 Já sabe dizer qual é o seu favorito entre os castelos do Vale do Loire? Então, deixe seu comentário!

 

:

 

ESCRITO POR

Denise Rodrigues

ESCRITO POR

Denise Rodrigues

Denise Rodrigues, 30 anos, mãe de 4 patas. Com alguns diplomas formais, porém versátil por natureza, de babá de cão à professora, não se identifica com rótulos! Especialista em aventuras, desembarcou na França para umas férias de 15 dias e lá se encontra há meses! Mestre em experimentar a culinária francesa e degustar vinhos!

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *