Roteiro de trem por cidades da França: 7 belezas do Atlântico

por Wéverton Rodrigues

Roteiro de trem por cidades da França: 7 belezas do Atlântico

Nesse artigo, trago algumas das principais joias do Atlântico para conhecer em um roteiro de trem por cidades da França, na Europa.

Localizada na Europa Ocidental, a França possui belas cidades medievais, além de aldeias alpinas e praias mediterrâneas. Nesse roteiro destaco cidades como Rennes, Nantes, Bordeaux, Toulouse, Lourdes, Pau e Biarritz.

SNCF (Societé Nationale des Chemins de fer Français), a companhia ferroviária nacional da França, oferece 32 mil quilômetros de ferrovias.

Os bilhetes deverão ser adquiridos de forma antecipada. Não é necessário, porém, fazer check-in, além disso, você também não será cobrado por taxas de bagagem.

Além de ligar a França a outros países, você poderá visitar importantes cidades do país. O trem é um ótimo meio de transporte para conhecer as cidades francesas e tenho certeza de que você aproveitará bastante.

Vamos conferir, portanto, algumas das joias do Atlântico para se visitar em um roteiro de trem incrível pela Europa.

Planeje sua viagem => Hotéis em oferta na França

Seguro viagem Europa »

 

Roteiro de trem por cidades da França

  1. Rennes
  2. Nantes
  3. Bordeaux
  4. Toulouse
  5. Lourdes
  6. Pau
  7. Biarritz

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios na França »

 

O que fazer nas Joias do Atlântico

Rennes

Trem Europa
Rennes | Foto: XIII, via Wikimedia Commons.

Capital da região da Bretanha, Rennes é uma bela cidade da Europa que pode ser visitada a partir de Paris, capital da França.

Para isso, você deverá pegar o TGV (serviços ferroviários com trens de alta velocidade) e, em apenas 2 horas, estará em seu destino.

A cidade pode ser usada estrategicamente como base para conhecer outros lugares. A ótima dinâmica para turismo oferece um patrimônio arquitetônico muito rico, além de restaurantes e lojas com muita qualidade.

Não deixe de conhecer a fest-noz, festa típica onde várias gerações se reúnem. No local se toca bastante música tradicional, além de se servir comida e bebida.

Se você curte um passeio mais cultural, o Centro Histórico é ideal para você. As belas ruas estreitas e sinuosas revelam belas casas coloridas, em estilo enxaimel. Além disso, não deixe de conhecer a Catedral Saint-Pierre.

Roteiro de trem pela Europa
Palais Saint-Georges | Foto: Julie Anne Workman, via Wikimedia Commons.

Visite também o segundo maior mercado de alimentos de toda a França. Você poderá passar no Place des Lices aos sábados e conhecer melhor o ponto turístico.

Outros lugares interessantes para visitar são o Parlamento da Bretanha, o Champs Libres Centre, o Museu de Belas Artes e o Jardin du Thabor.

Em Rennes, você tem que provar as especialidades locais, como galettes e crêpes, pâtés, parlementins (tortas) e cidra.

Se você é um apaixonado pela boa cozinha, não perca o Festival Gourmand. Para chegar em Rennes, você possui algumas opções partindo de outras cidades.

Consulte o site para saber os horários. Veja preços de hotéis na região da Bretanha Francesa, onde fica Rennes.

Compre aqui passagens de trem para Rennes »

 

Nantes

Tour pela Europa
Situada às margens do rio Loire, na região da Alta Bretanha, Nantes está a oeste.

Partindo de Rennes, você poderá desembarcar em Nantes, o próximo destino da lista.

Antes de saber mais, veja as ofertas de hotéis na região de Pays de la Loire, onde fica a cidade de Nantes. O bilhete de trem entre as cidades custa apenas 19 euros.

Situada às margens do rio Loire, na região da Alta Bretanha, Nantes está a oeste. Ela possui história como centro portuário e industrial. Não deixe de conhecer o Castelo dos duques da Bretanha, onde fica o Museu de História de Nantes. Inclusive, ele é um dos lugares para visitar usando o Nantes City Card.

Após conhecer mais sobre a cidade, você poderá fazer belas degustações nos vinhedos do Vale do Loire.

Tenho certeza de que você irá amar o doce vinho muscadet na antiga fábrica de biscoitos de Lieu Unique. Você ainda poderá contemplar, no distrito medieval de Bouffay, casas em estilo enxaimel.

Na catedral gótica, poderá encontrar o túmulo dos pais de Ana da Bretanha, já na praça Graslin, está localizada a La Cigale, uma cervejaria de 1900. Se a sua intenção é comprar, a rua Crébillon leva ao magnífico neo-clássico Passage Pommeraye.

Mas se você quer contemplar obras de arte, não deixe de visitar o Museu de Belas Artes, muito importante no país.

Há, ainda, muitas opções de restaurantes para uma ótima comida local. O La Cigale, por exemplo, é um ótimo lugar para jantar.

O local está situado em frente à Opera Graslin. Para chegar em Nantes, você possui algumas opções partindo de outras cidades. Para conhecer a cidade, faça um tour panorâmico de bicicleta elétrica em Nantes.

Compre aqui passagens de trem para Nantes » 

 

Bordeaux

Trem para Bordeaux
Ela está localizada no coração da região da Aquitânia e a apenas três horas de Paris.

Partindo de Nantes, você poderá desembarcar em Bordeaux, o próximo destino da lista. O bilhete de trem na França entre as cidades custa apenas 20 euros.

Ela está localizada no coração da região da Aquitânia e a apenas três horas de Paris. Clique aqui para comprar passagens de trem para Nantes.

Declarada Patrimônio Mundial pela Unesco, é por excelência um destino gastronômico da França. Bordeaux produz grandes quantidades de vinho e também os mais caros do mundo.

De lá, você pode pegar o trem para Saint Emilion, um dos vinhedos mais famosos do mundo, ou optar por uma visita guiada a um vinhedo para provar um dos famosos vinhos vintage de Margaux, Pauillac ou Saint-Julien.

Faça uma caminhada pelo Quais de la Garonne, cercado por lindas fachadas do século XVIII.

Continue até a cathedral de Saint-André e a torre próxima Pey-Berland para uma vista panorâmica da cidade. De noite, tome um drinque no Allées de Tourny, com uma vista sobre o Grand Théâtre.

Dicas de passeios de trem
É por excelência um destino gastronômico da França.

Existem dois parques públicos em Bordeaux, onde você pode relaxar: o Jardin Botanique de Bordeaux e o Jardin Botanique de la Bastide.

Para quem gosta de natureza, o Bassin d’Arcachon é imperdível para desfrutar um momento de pura felicidade no topo da Dune du Pyla (a duna de areia mais alta da Europa), com sua imponente vista sobre o Oceano Atlântico.

Dê uma descansada em um terrace no Quartier Saint-Pierre para provar alguns dos mais finos vinhos junto com um Magret de canard (pato) e um cannel (doce local). Faça uma excursão guiada a pé em Bourdeaux.

Bordeaux possui muitas lojas de luxo, localizadas no Triângulo Dourado, formado por Cours de l’Intendance, Cours Georges Clemenceau e Allées de Tourny. Para chegar em Bourdeaux, você possui opções partindo de outras cidades; consulte no site.

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom VERAO, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

Conectado => Chip celular na Europa

 

Toulouse

Toulouse França
Situada no sudoeste da França, na região do Midi-Pyrénées.

Partindo de Bordeaux, você poderá desembarcar em Toulouse, o próximo destino da lista. O bilhete de trem entre as cidades custa apenas 15 euros. Compre aqui passagens de trem para Nantes.

Situada no sudoeste da França, na região do Midi-Pyrénées, Toulouse é uma cidade conhecida por seu patrimônio histórico, clima ensolarado e boa gastronomia.

Conhecida como Cidade Rosa, ou Ville Rose, em francês, ela possui belas mansões privadas, igrejas, museus e monumentos.

Como mencionado acima, é muito tranquilo chegar a Toulouse por Bordeaux. Por Paris, você também chega com bastante facilidade.

As belas ruas de Toulouse revelam uma Cidade Rosa realmente encantadora, com ótima recepção por parte dos locais. Conheça neste artigo os principais pontos turísticos de Toulouse e ainda sugestão de passeios em Toulouse.

Um belo passeio de bicicleta mostrará o Capitole. Ele está a poucos minutos a pé da estação ferroviária Toulouse Matabiau. Lá, é possível encontrar a Câmara Municipal e o Théâtre National du Capitole.

Toulouse como chegar
As belas ruas de Toulouse revelam uma Cidade Rosa realmente encantadora.

Não deixe de relaxar na praça que fica em frente ao local. A atmosfera é convidativa, além disso, os terraços oferecem belos aperitivos.

Visite ainda o Cloître du Jacobin, uma obra-prima da arquitetura monástica, a Basílica de Saint Sernin, declarada Patrimônio Mundial da Unesco e os antigos bairros da cidade.

A gastronomia é forte. Opções como o famoso foie gras, peito de pato, cassoulet, salsicha de Toulouse, vinho (Fronton, Gaillac, Armagnac) e queijos (Roquefort) estão disponíveis na cozinha do sul da França.

Se você deseja encontrar lojas de grife ao lado dos grandes estilistas mais jovens, não deixe de conhecer a Place Saint George. Tenho certeza de que você se encantará com as opções.

Para chegar em Toulouse, você possui algumas opções partindo de outras cidades. Veja os melhores hotéis em Toulouse e ainda um roteiro em Toulouse.

Prático => Aluguel de carro na França

 

Lourdes

Trem para Lourdes
Ela é uma pequena cidade conhecida mundialmente por ser um local de peregrinação.

Partindo de Toulouse, você poderá desembarcar em Lourdes, o próximo destino da lista.

O bilhete de trem entre as cidades francesas custa apenas 23 euros. Localizada no sul da França, ela é uma pequena cidade conhecida mundialmente por ser um local de peregrinação para os cristãos.

Não deixe de visitar a Basílica do Rosário e a basílica subterrânea, principalmente se você for uma pessoa religiosa.

Além disso, a cidade pode ser utilizada como ponto de partida para visitar as montanhas dos Pireneus. A apenas 1 km dos santuários de Nossa Senhora de Lourdes, está a estação ferroviária.

O cume do Pic du Ver pode ser visitado a partir dali. Pegue o trem funicular para chegar até lá e presencie uma vista panorâmica incrível. Além disso, há excursões para conhecer as cachoeiras do Cauteret-Pont d’Espagne.

Lourdes possui mais de 200 restaurantes. Entre as opões, prove o garbure, uma sopa de legumes com pato confitado.

Além disso, há boas opções de tavernas nas vielas escondidas. Não deixe de experimentar um saboroso cordeiro dos Pirineus com feijão branco Tarbais.

Já pensou em conhecer um dos observatórios mais altos da Europa? Visite o Observatório do Pic du Midi de Bigoore.

Apesar de não ser ideal para compras, em Lourdes será possível comprar, por exemplo, belas lembrancinhas religiosas, como estatuetas de santos, terços e velas.

Algumas lojas podem ser encontradas próximo à famosa gruta, onde fica o Santuário. Para chegar em Lourdes, você possui algumas opções partindo de outras cidades.Consulte o site!

Encontre => Bilhetes de trem em oferta para Lourdes

 

Pau

Trem para Pau na França
Pau está situada no Rio Gave de Pau.

Partindo de Lourdes, você poderá desembarcar em Pau. O bilhete de trem entre as cidades custa 9 euros. Cidade mais importante do departamento de Pyrénées-Atlantiques, Pau está situada no Rio Gave de Pau. Veja passagens de trem para Pau.

O incrível é que a cidade, onde nasceram Henrique IV, rei da França e Charles Bernadotte, rei da Suécia e da Noruega, fica na entrada de um caminho que passa por incríveis montanhas.

 
Sabia que aprender através de cursos on-line nunca foi tão fácil?

Assista seus cursos pelo computador, tablet ou até mesmo pelo celular!

Devido a nossa parceria com a Learn Café, você terá acesso a cursos para todas as áreas do conhecimento, com alta qualidade, comodidade e de forma acessível. Cursos online para você:

  • Aprender rápido e ganhar dinheiro;
  • Se preparar para um novo emprego;
  • Melhorar seu currículo;
  • Continuar aprendendo sempre!
 

Fortemente histórica, você poderá desfrutar em Pau do castelo e da encantadora cidade antiga. Para isso, siga o Boulevard des Pyrénées, ao longo de quase 2 quilômetros. Não deixe de conferir uma vista incrível dos Pirineus.

Além disso, é possível curtir bastante a natureza por lá, com opções de caminhadas, pesca e caiaque. Não deixe de divertir, aproveitando essa bela cidade francesa. Para chegar em Pau, você possui algumas opções partindo de outras cidades.

Desfrute => Cidades da Provence Francesa

 

Biarritz

Trem para Biarritz
Repleta de luxo antigo, Biarritz está localizada no País Vasco.

Partindo de Pau, você poderá desembarcar em Biarritz, o próximo destino da lista. O bilhete de trem entre as cidades custa apenas 15 euros. Compre passagens de trem para Biarritz.

Se você deseja conhecer um destino popular entre os surfistas, não deixe de visitar essa cidade ao sul do país.

Repleta de luxo antigo, Biarritz está localizada no País Vasco, famoso por sua cultura e preservadas tradições.

A cidade é um ótimo destino também para grandes praias, ondas e clima ameno. Não deixe de conhecer lugares como o farol, a Igreja Ortodoxa Russa, o famoso calçadão.

Além do Cassino Barriere, com seu teto art déco, a pacífica praça Sainte-Eugenie, o Museu do Mar e Porto dos Pescadores, construído pelo Imperador Napoleão. Para sentir bem como é o clima da cidade, não deixe de caminhar pela manhã ao longo da Grande Plage.

Ao longo do caminho, haverá um cassino à beira-mar, onde você pode tentar a sorte de alguns euros. Aproveite o passeio no Rocher de la Vierge. Existem escolas de surfe para te ajudarem a aproveitar melhor a aventura.

Biarritz como chegar
Este é um destino popular entre os surfistas.

Um dos melhores pontos da França ainda oferece excelentes centros de talassoterapia, encontrados ao longo da costa de Biarritz.

Você dispõe de muitas opções de restaurantes e os terraços são ótimos opções para apreciar o pôr do sol sobre o oceano.

A cozinha do País Vasco é uma das melhores da França. Não deixe de passar nas lojas especializadas em queijos, chocolates, doces e tortas e comprar deliciosas opções.

Há, em Biarritz, uma série incrível de lojas com opções desse tipo. Para chegar lá, você possui algumas opções partindo de outras cidades.

Descubra => Onde comprar pacotes de viagem

 

Aproveite o roteiro de trem incrível na França

Roteiro de trem incrível pela Europa
Monte um roteiro de trem incrível pela Europa.

Nesse artigo, a intenção foi trazer algumas das principais joias do Atlântico para se conhecer em um roteiro de trem por cidades da França.

Para conhecer esses belos destinos franceses, não posso deixar de recomendar também o Eurail Global Pass, um serviço que oferece as melhores opções de passagens de trem pela Europa.

Dessa forma, viagem de forma ilimitada e tenha a liberdade de escolher o destino. Além de ter opções de trem onde quiser, não haverá limite de distância. Ou seja, você poderá aproveitar um belo dia viagem pelas cidades francesas que indiquei aqui.

O preço é fixo e você só precisa se dirigir à estação mais próxima. Como se não bastasse, ele ainda oferece descontos em hotéis, museus, viagens grátis de ferry e mais.

Ah! Além disso, você poderá contar com o Eurail Travel Pack, um mapa de viagem e guia do usuário para auxiliar você.

Tenha certeza de que o Eurail Global Pass é seu passe para a liberdade e muita aventura. Ele é válido em trens que circulam nos 31 países abrangidos pelo passe Global.

E, caso você queira reservar uma passagem, o formulário de reservas do website dará conta do recado. No mais, viajante, boa viagem e desfrute das principais joias do Atlântico.

Ficou com alguma dúvida sobre o roteiro de trem incrível pela Europa? Conte nos comentários!

Até + !!!

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Wéverton Rodrigues

ESCRITO POR

Wéverton Rodrigues

Wéverton Rodrigues Silva, 21, é Técnico em Mecatrônica pelo Instituto Federal de Pernambuco. Atualmente, cursa Letras - Português e Inglês, na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE - UAG). Nasceu em Carapicuíba-SP, aos 8 anos se mudou para Caruaru-PE e, desde setembro de 2018, mora em Garanhuns-PE. Gosta de viajar, de um bom rock'n'roll, de livros e, sobretudo, de escrever. Seu maior prazer na vida é estar sempre aprendendo e fazendo coisas que ama.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *