O que fazer em Rennes, na França

O que fazer em Rennes, na França

Você vai visitar a Bretanha e quer saber o que fazer em Rennes? Então, prepare-se para descobrir algumas dicas de passeios imperdíveis que selecionei para você fazer por lá.

Rennes, pouco conhecida dos turistas brasileiros, é considerada uma das cidades mais agradáveis para morar na França em relação à segurança, dinamismo econômico e a oferta cultural de qualidade.

Visitar Rennes por alguns dias ou em apenas um bate-volta, como eu fiz quando estive na cidade, é suficiente para conhecer esse lugar que dispõe de um rico patrimônio histórico, bela arquitetura que remonta a Idade Média e Renascença e gastronomia inconfundível.

E pra você aproveitar ao máximo sua passagem por Rennes, continue a leitura deste artigo pois separei algumas informações essenciais para você entender o mapa da França e planejar sua viagem para Rennes.

Planeje sua viagem => Hotéis em oferta em Rennes

Seguro viagem para França »

 

O que fazer em Rennes, na França

rennes frança mapa
Rennes | Foto: Ayushbhandari, via Wikimedia Commons.
  • Como chegar em Rennes
  • Pontos turísticos de Rennes
  • Onde ficar em Rennes
  • Restaurantes em Rennes
  • Roteiro para 2 dias em Rennes

CLIQUE AQUI para ver os melhores passeios na França »

 

Como chegar em Rennes

rennes frança futebol
Aeroporto de Rennes | Foto: Strot, via Wikimedia Commons.

Há várias maneiras de chegar em Rennes. A cidade possui um aeroporto, o Rennes Saint-Jacques, com vários voos domésticos para as principais cidades francesas e voos diretos para cidades europeias.

Mas, talvez seja mais interessante chegar em Paris, pois frequentemente os preços são melhores. O trem é uma boa e econômica opção pra quem já está na França, principalmente para quem está em Paris.

O trajeto do TGV (trem bala) é de 1h45 de Paris até Rennes. Inclusive, que Rennes é uma das cidades para conhecer num roteiro de trem na França. Uma dica é comprar os bilhetes de trem com antecedência na França, pois há sempre boas promoções.

Trem na França
Trem leva 1h45 de Paris até Rennes.

Ir de carro para Rennes, também é interessante. Escolhi ir de carro quando visitei a cidade, o percurso é um pouco longo, mas estradas na França possuem uma estrutura ótima. Veja como funciona o aluguel de carro na França.

Para ir até Rennes de Paris há duas rodovias que fazem ligação com a cidade, a A11 e a A81. Em média em 3h30 você chegará em seu destino. Já de Bordeaux o trajeto dura quatros horas, de Lille seis horas e de Nantes uma hora.

Viajar de carro pode sair mais em conta do que com os outros meios de transporte e na França, há algumas opções interessantes para compartilhar o trajeto e pagar menos ainda, como a opção blah blah car.

De Paris => Excursão para Normandia e Bretanha

 

Pontos turísticos de Rennes

Rennes está localizada na região da Bretanha, noroeste da França. Hoje é uma cidade que respira o dinamismo e a jovialidade e possui estudantes de todo o mundo. Contudo, já foi palco de disputas de território no passado. Os Bretões, assim como os irlandeses e escoceses, têm origens celtas.

No passado viviam na Grã-Bretanha – a similaridade do nome não é mera coincidência.  Quando houve a queda do Império Romano, os Bretões foram expulsos da Grã-Bretanha pelos Anglos e fugiram para a França, dando origem ao que hoje, conhecemos pela Bretanha.

Após várias guerras entre a Bretanha e a França, que desejava anexar a região ao seu território, foram feitos alguns acordos e em 1532 surge o tratado que anexa de vez a região as terras francesas. Toda essa história marcada pela resistência reflete hoje em uma região cheia de história.

Rennes é um livro aberto e possui traços dessa história por onde você passa. E para descobrir os lugares imperdíveis de Rennes, selecionei alguns pontos turísticos da cidade pra você. Confira a seguir.

  • Centro histórico de Rennes
  • Catedral Saint-Pierre
  • Place du Champ Jacquet
  • Portes Mordelaises
  • Place de la Mairie
  • Museus
  • Capela Saint-Yves
  • Parc du Thabor
  • Place des Lices
  • Parlamento da Bretanha

Nantes => Passeio de segway nas muralhas dos Castelos da Bretanha

 

O que fazer em Rennes

Centro histórico de Rennes

o que fazer em rennes Pontos turísticos
Centro Histórico | Foto: Sokoljan, via Wikimedia Commons.

O Centro Histórico de Rennes é o coração da cidade. Posso dizer que é um dos meus lugares favoritos na cidade. Com suas ruazinhas em paralelepípedos e as lindas casas coloridas em enxaimel.

Rennes é a segunda cidade na França com mais casas em enxaimel, perdendo apenas para Estrasburgo. Este estilo de arquitetura é tradicional da Idade Média e as construções recebem o nome de maison à pans de bois ou maison à colombages.

Não apenas no Centro Histórico, mas também em outras ruas da cidade como na Rue de la soif e a Rue du Chapitre, com essa arquitetura,

O Centro Histórico também possui vários pequenos bares e restaurantes, para quem deseja passar um tempinho por lá admirando o espaço e saboreando a culinária local.

De trem => Excursão para Mont Saint-Michel na Normandia

 

Catedral Saint-Pierre

o que fazer em rennes Catedral Saint-Pierre
Catedral Saint-Pierre | Foto: Frédéric BISSON, via Creative Commons.

A Catedral Saint Pierre, construída entre 1780 e 1844, se configura como a igreja mais importante da cidade. Na verdade, a primeira construção da igreja se deu no século VI, porém no século XII, foi destruída para dar lugar a uma nova catedral de estilo gótico.

Em meados do século XV sua fachada desaba e a partir daí começa um processo de reconstrução que resultou no estilo clássico que ela possui atualmente.

Foi nesta catedral que os duques e duquesas da Bretanha recebiam suas coroações durante séculos. Ao visitar o interior da igreja, você poderá admirar os seus vitrais majestosos, o altar romano, os órgãos do século XIX e algumas lindas pinturas.

Descubra => Como usar WhatsApp na Europa

 

Place du Champ Jacquet

passeios na bretanha
Place du Champ Jacquet | Foto: chisloup, via Wikimedia Commons.

A Place du Champ Jacquet é uma simpática praça triangular e que possui no seu centro uma estátua de Jean Leperdit, membro do comitê de segurança da época.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na França. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Seu trabalho era entregar uma lista de pessoas que iriam pra prisão ou sofrer a pena de morte. A estátua e a representação de Leperdit em uma ocasião na qual ele recebeu a lista do governo com os condenados e a rasgou por não concordar com ela.

Após esse episódio ele foi eleito prefeito de Rennes na década de 1790. Na praça é possível observar as casas em enxaimel do século XVII.

O Hotel de Tizé ganha destaque na praça por ser uma construção que utiliza diferentes materiais que combina pedra branca, granito e enxaimel. A praça com certeza merece um tempinho da sua viagem para admirá-la.

Ingresso => Abadia do Mont Saint-Michel

 

Portes Mordelaises

O que fazer em Rennes, na França
Portes Mordelaises | Foto: Yves LC, via Wikimedia Commons.

As portas Mordelaises são alguns dos raros vestígios das muralhas da cidade de Rennes. No século XV era a principal porta de entrada da cidade e desempenhava um papel importante: era por elas que os duques, duquesas e bispos faziam suas entradas triunfais com os aplausos da multidão.

No século III, o lugar já se configurava como a porta de entrada pra antiga cidade fortificada. Com uma arquitetura militar medieval, as Portes Mordelaises são um símbolo importante para a cidade de Rennes.

Isso porque que a independência da Bretanha foi jurada nesse local. Vale a pena uma passadinha pelo local para ver de perto os detalhes destas portas emblemáticas e encontrar vestígios arqueológicos romanos.

Segurança => Comprar euro online

 

Place de la Mairie

dicas de rennes
Place de la Mairie | Foto: Édouard Hue, via Wikimedia Commons.

Na Place de la Mairie é onde você encontra a prefeitura e a ópera de Rennes. O Hôtel de Ville, como é também conhecida a prefeitura, foi construído em 1720 e é composto por três monumentos ligados por uma torre com relógio.

Ainda na praça, bem em frente a prefeitura, está a belíssima Ópera Rennes, que se configura como uma das menores óperas da França e possui menos de 700 lugares. Sua arquitetura neoclássica chama atenção.

Para conhecer o interior do prédio você pode reservar entradas para assistir uma ópera ou então aproveitar a programação aberta ao público, que é ofertada algumas vezes por ano.

Ingressos => Passeios na França

 

Museus

museus de rennes
Musée des Beaux-Arts de Rennes | Foto: XIII, via Wikimedia Commons.

Pra quem gosta de visitar museus e conhecer um pouco da história do lugar, assim como eu, há dois museus na cidade que vão despertar seu interesse para uma visita.

O Musée des Beaux-Arts de Rennes (Museu de Belas-Artes de Rennes) é um espaço bem eclético, que apresenta obras que vão desde a cultura bretã, contemplado a contemporaneidade, até a Antiguidade Egípcia.

Possui obras importantes como La Baigneuse de Picasso e o Effet des Vagues de Lacombe. Além de exposições de outros grandes artistas como Rubens, La Tour e Véronèse. Para quem é amante de arte, esse museu é imperdível!

   

E para quem quer se aprofundar e descobrir mais sobre a história e cultura da Bretanha o Musée de Bretagne possui coleções que contam a história da região e de Rennes da pré-história até os dias atuais.

Possui uma exposição permanente que se chama “Bretagne est univers”, onde apresenta a história da região e expõe cera de 2.300 objetos, de maneira muito original, intercalada com uma sequência de vídeos.

Por falar em museus, recomendo também os artigos sobre os museus de Paris e os maiores museus do mundo. São imperdíveis!

  • Musée des Beaux-Arts
  • Endereço: 20 Quai Emile Zola, 35000 Rennes
  • Musée de Bretagne
  • Endereço: Les Champs Libres, 10 Cours des Alliés, 35000 Rennes

Passo a Passo => Como fazer um seguro viagem internacional

 

Capela Saint-Yves

o que fazer em rennes Capela Saint-Yves
Capela Saint-Yves | Foto: B25es, via Wikimedia Commons.

A Capela Saint Yves foi construída no século XV no estilo gótico extravagante. Quem vê a capela do lado de fora não imagina que em seu interior ela possui algumas esculturas divertidas como animais estendendo a língua, gatos brincalhões e coelhinhos adormecidos.

A Capela Saint Yves foi construída para o hospital Saint Yves e no século XIX abrigou uma loja de ferragens. Em 1998 passou por uma renovação e sediou o Office de Tourisme da cidade por um tempo.

Como acontece com diversos espaços religiosos na França, a capela atualmente não exerce uma função religiosa, mas faz parte do patrimônio histórico e cultural da cidade.

Oferece também uma exposição permanente intitulada “Rennes, métropole d’art et d’histoire” ou em português “Rennes, metrópole da arte e da história”.

  • Capela Saint- Yves
  • Endereço: 11 rue Saint-Yves, 35000 Rennes
  • Horário de funcionamento: de segunda a sexta de 10 às 18 horas.

Imperdível => Igrejas mais bonitas do mundo

 

Parc du Thabor

parques em rennes
Parc du Thabor | Foto: Abujoy, via Wikimedia Commons.

O parque do Thabor é conhecido como o Central Park de Rennes e se configura como um dos espaços mais apreciados da cidade tanto por seus habitantes quanto por seus turistas.

O parque, construído no século XIX, é a oportunidade perfeita para um passeio muito agradável em meio aos jardins franceses. São 10 hectares de vegetação com parques franceses e ingleses, jardins botânicos, pistas de corrida, piscinas, cavernas e o famoso jardim de rosas.

Se você estiver na cidade na primavera ou verão, é ainda melhor. Você poderá aproveitar dos diversos festivais, exposições e apresentações musicais que ocorre no parque.

Para quem vai com criança, há um espaço com brinquedos dedicados aos pequenos. Mas, em todas as estações o parque é uma das paradas obrigatórias de Rennes, seja observar o lindo espaço ou para tomar um café no terraço.

  • Parc du Thabor
  • Endereço: Place Saint-Mélaine, 35000 Rennes
  • Horário de funcionamento: Todos os dias no verão de 7h30 a 20h30 e no inverno 7h30 as 18h30.

Lindos => Mercados de Natal na França

 

Place des Lices

lugares historicos na França
Place des Lices | Foto: chisloup, via Wikimedia Commons.

 A Place des Lices é uma praça super popular entre os locais, principalmente os estudantes. A praça na Idade média era um lugar fechado onde aconteciam torneios e os cavaleiros se disputavam.

Já durante o Renascimento, a praça era cercada por mansões de parlamentares. A Place de Lices, que guarda toda essa bagagem histórica, dispões de duas passagens em metal, no seu centro, que datam de 1868-1871.

A estrela da praça, no entanto, é o mercado que acontece aos sábados pela manhã. Considerado como um dos mais belos mercados da França e o segundo maior do país, o Marché de la Place des Lices conta com mais de 300 produtores locais.

Há uma grande diversidade de produtos expostos no mercado como objetos artesanais típicos da Bretanha, queijos, legumes, frutas, peixes, crustáceos, flores pães, panquecas, além do belo mercado de flores.

O mercado é uma boa oportunidade para degustar a galette-saucisse, que é uma espécie de panqueca com linguiça, comida de rua muito famosa da região. Ao degustar as especialidades locais, você vai poder, ao mesmo tempo, admirar as casas medievais em torno da praça.

No verão da França, o mercado conta com alguns músicos que animam ainda mais o mercado, que já é conhecido pelo seu ambiente festivo e convivial. Este é um dos passeios que você não pode perder quando estiver em Rennes.

  • Place des Lices
  • Endereço: La place des Lices, Rennes
  • Mercado da Place de Lices: Aos sábados de 7h30 as 13h30

Clima => Quando ir para a França

 

Parlamento da Bretanha

predios historicos de Rennes
Parlamento da Bretanha | Foto: © Guillaume Piolle, via Wikimedia Commons.

Um monumento que você não pode deixar de visitar quando estiver em Rennes é o parlamento da Bretanha. Esta é uma importante construção que faz parte do patrimônio da cidade.

Foi projetado pelo mesmo arquiteto do Palácio do Luxemburgo em Paris, Salomon de Brosse. Reuniões parlamentares eram realizadas no edifício até a época da Revolução Francesa.

Em 1994 foi totalmente destruído por um incêndio, sendo em seguida completamente restaurado. Hoje o prédio abriga a Corte de Apelação de Rennes.

Atualmente, o belo edifício se encontra novamente aberto ao público por meio de visitas guiadas por professores do departamento de Rennes. Para visitá-lo é necessário entrar em contato com o Office de Tourisme da cidade para agendar um horário.

Mais informações:

   

As visitas guiadas estão disponíveis durante todo o ano. É necessário verificar junto ao Office de Tourisme o calendário com as datas disponíveis. Para mais informações acesse Office de Tourisme.

Não perca => Degustação de vinho em Paris

 

Como se locomover em Rennes

o que fazer em rennes transporte
Transporte é bem estruturado | Foto: Le Star, via Wikimedia Commons.

Rennes conta com os transportes públicos bem estruturados. Com o metrô e o ônibus você pode se deslocar facilmente para toda a cidade.  O metro funciona todos os dias as 5h10 às 12h45 nos dias úteis e até 1h45 de quinta a sábado (exceto no verão).

A linha A liga os principais pontos da cidade e a linha B está sendo desenvolvida para aumentar o acesso do metrô e alcançar mais bairros. Para complementar, a cidade possui 149 linhas de ônibus atendem diferentes bairros. Caso venha da capital, veja como funciona o transporte público em Paris.

Outro meio de transporte que pode ser utilizado na cidade é a bicicleta. São mais de 83 estações de bicicletas. Tem vários planos para aluga-las e é possível pagar com cartão de crédito nas principais estações. É muito fácil se locomover no Centro a pé.

A cidade possui grandes zonas fechadas reservadas só para pedestre, o que torna o ato de caminhar ainda mais agradável. Principalmente se você se hospedar na área central, não terá problemas para locomover caminhando pela cidade.

Conectado => Internet na França

 

Onde ficar em Rennes

hoteis na frança
Hôtel Le Bretagne | Foto: Booking.

Rennes possui boas opções de hospedagem e é possível encontrar alternativas interessantes com preço justo e bem localizados. Confira a seguir, algumas sugestões de hospedagem que selecionei para você:

  • Aparthotel Adagio Access Rennes Centre – Situado a 5 minutos a pé do Centro e perto da estação de metrô Sainte-Anne. Por ser um apart-hotel contém itens básicos de cozinha para quem deseja fazer suas próprias refeições. Tudo isso com um preço acessível. O valor médio da diária é de 55 euros;
  • Hotel ibis Rennes Centre Gare Sud – Hotel também interessante para quem quer ficar no Centro, com acesso rápido a Gare TGV. Fica próximo ao Parlamento da Bretanha e ao parque Thabor. A média de preço é de 50 euros a diária;
  • Hôtel Le Bretagne – Este é um hotel econômico localizado no Centro. Próximo a Gare TGV, a bares, restaurantes e lojas. A média de preço por uma noite é de cerca de 45 euros.

Top => Melhores hotéis na França

 

Restaurantes em Rennes: comidas típicas

comidas da frança
Galettes Bretonnes | Foto: Thesupermat, via Wikimedia Commons.

Todas as regiões francesas possuem uma culinária riquíssima, cheia de cores e sabores maravilhosos. Não é à toa que as comidas típicas da França são consideradas uma das melhores do mundo. E neste quesito, Rennes não foge à regra.

Ela é repleta de pratos que você não pode deixar de degustar quando estiver na cidade. O que acho bem interessante na região da Bretanha, é que os pratos são feitos a partir de ingredientes simples, mas são muito saborosos e bem elaborados.

A estrela da culinária local são as galettes bretonne. Fácil de preparar, popular e deliciosa, você pode encontrar essa especialidade em todos os cantos da cidade. É uma espécie de panqueca ou crepe, preparado com farinha de trigo sarraceno.

Você pode encontrar com diferentes recheios como queijos, cogumelos, presunto, ovo, açúcar, chantilly e a lista de ingredientes pode ser infinita. Há também uma versão da galettes bretonnes que pode ser encontrada em forma de biscoito.

O que comer na França
Galette Saucisse | Foto: Trizek, via Wikimedia Commons.

Se você quer experimentar algo típico, tem que dar uma chance às galettes. A galette-saucisse é uma variação tradicional e típica da galettes. Trata-se da mesma massa envolta em uma linguiça de porco. Comida típica de rua, você vai encontrá-la nas feiras, eventos, e principalmente no estádio de futebol de Rennes.

Os mexilhões servidos com um molho acompanhados de batatas fritas também são típicos em Rennes. Inclusive a cidade sedia uma das feiras de frutos do mar mais conhecidas da França. A bebida típica da região é a cidra.

É uma bebida espumante que possui baixo teor alcoólico e existe desde a antiguidade. Não deixe de experimentar uma galette acompanhada por uma cidra para ter uma verdadeira experiência bretã. Alguns lugares interessantes para comer em Rennes:

  • Rue de la Soif (Rue Saint-Michel) – Na rua da sede, como é conhecida, você encontra vários bares e restaurantes em um ambiente mais animado. Seja pra tomar um café ou alguns drinks, o que não falta é opção;
  • Restaurant Crêperie – La Saint-Georges, localizada na 17 Rue Jules Simon;
  • La vraie galette rennaise -Food Truck no Marché da place des Lices, aos sábados de manhã.

Delícia => Onde comer sobremesas tradicionais em Paris

 

Roteiro em Rennes para 2 dias

Ópera de Rennes
Ópera de Rennes | Foto: VIGNERON, via Wikimedia Commons.

Você tem dois dias na capital da Bretanha e não sabe o que fazer em Rennes? Pensando nisso, fiz um roteiro para te auxiliar no planejamento da sua viagem. Confira a seguir:

1 dia em Rennes

  • Comece passeando pelo Centro Histórico e se perdendo pelas ruelas da cidade e admirando suas casinhas medievais;
  • Visite a Catedral Saint-Pierre;
  • Visite a prefeitura da cidade e logo em frente, não perca a chance de conhecer a ópera de Rennes;
  • Visite o Parlamento da Bretanha;
  • Conheça as Portes Mordelaises.

2 dias em Rennes

  • Comece pela Place des Lices, principalmente se for sábado de manhã para conhecer o Marché des Lices;
  • Visite o Parc Thabor e se encante com o Central Park de Rennes;
  • Faça uma visita ao Musée des Beaux-Arts;
  • Visite a Rue de la Soif e aproveite para terminar o dia em um dos ambientes mais animados da cidade.

Opção => Roteiro na França e Itália

 

Dicas de Rennes

Rennes é uma cidade que oferece várias opções culturais, muita história, arquitetura encantadora e uma culinária deliciosa.  Todos esses já são motivos suficientes para querer conhecer a capital da Bretanha, não é mesmo?

Espero que minhas dicas possam te auxiliar na criação do seu próprio roteiro de viagem e que você possa desfrutar bastante de todas as atrações turísticas e da simpática atmosfera de Rennes!

Gostou desse conteúdo? Então, compartilhe com aquele amigo que considera viajar e conhecer os destinos da França como Rennes!

 

ESCRITO POR

Bruna Correia

ESCRITO POR

Bruna Correia

Bruna, 30 anos, é mineira, turismóloga e reikiana. Aquariana e sonhadora, desde criança sempre teve em mente que o mundo é muito grande para se criar raízes em apenas um lugar. Adora viajar, descobrir novas culturas e escrever sobre suas aventuras.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Tours Nacionais

Reserve atividades com pagamento em até 10x

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Tours Nacionais

Reserve atividades com pagamento em até 10x

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *