Cidades da Côte d´Azur: roteiro incrível na região francesa

Cidades da Côte d´Azur: roteiro incrível na região francesa

Tempo agradável o ano todo, praias com águas límpidas e belas cidades: você está na Côte d´Azur, como é conhecida a Riviera Francesa.

Localizada no sul da França bem na fronteiro com a Itália, a região recebe esse nome de Costa Azul (com a pronúncia em francês “côdezir”), pela cor de suas águas nos cerca de 180 km de litoral.

Apesar de ser conhecida como um destino para ricos e famosos, é muito possível planejar uma viagem pelas cidades da Côte d´Azur sem gastar uma fortuna.

É claro que existem programas glamourosos, mas Côte d´Azur possui muitas praias bonitas e cidades encantadoras para serem descobertas. Venha conhecer as dicas e monte seu roteiro em Côte d´Azur.

Planeje sua viagem => Escolha os melhores hotéis da França

Faça um seguro viagem para França »

 

História da Côte d´Azur

cote d'azur dicas
Região de Côte d’Azur é conhecida como um imenso sítio arqueológico.

A região de Côte d´Azur é conhecida como um imenso sítio arqueológico no qual existem registros da vida pré-histórica! Gregos também usaram o local como ponto de trocas comerciais, inclusive onde hoje ficam as cidades de Nice e Antibes.

A dominação romana que ocorreu posteriormente foi muito importante e deixou marcas significativas na região, mas acabou por ser enfraquecida após uma sucessão de invasões germânicas.

Boa parte das cidades foi construída quando Côte d´Azur era parte do Reino da Provença, que tornou-se parte oficial da França apenas em 1486.

Essas cidades, inclusive, falavam outra língua e resquícios dela podem ser observados nos nomes das cidades. Até então dependente da pesca e das plantações de oliveiras e de flores, a vocação da região para o turismo foi desenvolvida no século 18 por britânicos de classe alta.

Não é difícil de se imaginar que, morando na Grã-Bretanha, eles tenham gostado de passar férias em uma região mais quente e ensolarada! Até mesmo a Rainha Vitória era frequentadora assídua da Riviera!

Pelo fato de ter algumas das mais bonitas cidades da França, a região passou a atrair pintores famosos, como Renoir, Matisse e Picasso, tornando-se modelo para diversas obras de arte e para livros, já que foi na Côte d´Azur que F. Scott Fitzgerald escreveu O Grande Gatsby.

 

Cidades imperdíveis da Côte d´Azur

  • Nice
  • Cannes
  • Menton
  • Êze
  • St. Tropez
  • Antibes
  • Ile de Porquerolles
  • Saint-Paul-de-Vence
  • Gourdon
  • Port Grimaud

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios na França »

 

Nice

Cidades mais bonitas da França
Casas em laranja e amarelo são um marco da paradisíaca Nice.

A maior cidade da Riviera e 5ª maior da França, Nice tem sua parte histórica, que combina a cultura francesa com resquícios da italiana, em que ruas estreitas são formadas por casas antigas pintadas em tons fortes de laranja e amarelo. Sendo um belo cenário para uma excursão histórica a pé por Nice.

Quem gosta de construções mais antigas deve também visitar o Castelo Le Chateau, que fica no alto de uma colina, possuí um belo jardim e ainda oferece vista incrível da praia e da cidade.

Porém, Nice tem também seu perfil mais moderno e glamouroso, sobretudo no decorrer do Promenade des Anglais, como é chamada a avenida que segue a orla. Descubra dicas de hospedagem em Nice, pois é uma boa cidade para estabelecer como base em viagens pela Côte d´Azur.

 

Cannes

cote d'azur roteiro
Cannes é a alternativa da região para quem deseja relaxar na areia da praia.

Cannes é outra cidade que, em proporções bem menores que Nice, une o antigo em seu Centro Histórico e o moderno e glamouroso em sua avenida principal, a Le Croisette, na sua orla. É nessa região onde ficam as melhores opções de hotéis em Cannes.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na França. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

É  por lá também que estrelas do cinema internacional circulam em maio, quando acontece o Festival de Cinema de Cannes.

A cidade ainda é um ótimo destino para quem gosta de esportes, praia e atividades ao ar livre. Isso se deve especialmente às ilhas Lerins, um arquipélago de quatro ilhas das quais duas oferecem diversas dessas atividades e é uma das 10 atrações de Cannes.

Aliás, uma das vantagens de Cannes é que, ao contrário da maioria das cidades de Côte d´Azur tem praias com areia ao invés de pedras.  Então será uma ótima ideia programar 3 dias na região de Cannes.

Conheça =>  Excursão de bicicleta em Cannes

 

Menton

Lugares para conhecer na França
Orla de Menton é uma amostra da beleza na cidade.

Beirando a Itália fica Menton, considerada a “pérola” da França. A foto mais tradicional da cidade, da orla mostrando todas as casinhas de tons vibrantes, já dá uma ideia do que o turista encontra ao chegar no local. E para chegar, você pode agendar uma excursão até Menton.

Menton não atrai tantas celebridades e é consideravelmente mais tranquila que suas vizinhas da Côte d´Azur, apesar de ser tão bela quanto elas. Sobretudo seus inúmeros jardins tropicais e construções da Belle Époque são de encher os olhos.

Os restaurantes e hotéis em Menton estão preparadíssimos para receber os turistas. Em fevereiro acontece o Festival do Limão, em que a cidade inteira é adoravelmente decorada com essa temática.

 

Èze

cote d'azur mapa
Natureza em Èze é perfeita para trilhar e para admirar o visual.

Essa vila medieval, localizada entre Nice e Mônaco, é famosa por seus pitorescos jardins de suculentas e cactos em meio às ruínas de um castelo. Por estar situada no alto de um penhasco, a exatos 439 metros acima do mar, as vistas do Mediterrâneo são de tirar o fôlego.

   

É um ótimo lugar para fazer uma excursão de meio-dia em Mônaco e Èze e desbravar seus cantinhos mais escondidos. Recomendo aos mais aventureiros fazer o chamado Caminho de Nietzsche.

O escritor morou na cidade e foi lá que ele teve inspiração para escrever a terceira parte de seu livro “Assim Falou Zarathustra”.

Hoje, ele dá o nome à trilha entre a estação de trem e ao Centro Histórico de Èze. São cerca de 1h30 de subida e metade do tempo de descida. Mas de perder o fôlego mesmo são as vistas! Dá para reservar um hotel em Èze e aproveitar tudo que esse destino oferece.

 

St. Tropez

Cotê d'Azur passeios
St. Tropez é um dos lugares mais visitados da Riviera Francesa.

Um dos destinos mais badalados da Riviera Francesa é St. Tropez, que tornou-se mundialmente famosa por causa do filme “E Deus criou a Mulher”, com a atriz Brigitte Bardot.

De uma hora para a outra, a tranquila aldeia de pescadores de Côte d´Azur começou a ser cobiçada por celebridades e milionários, que desembarcam de seus iates no porto local. Por isso, se tornou também uma das maiores referências do “savoir vivre” francês.

Gosta do glamour francês? Saiba quais são os imperdíveis passeios na França. Porém, assim como Cannes, St. Tropez também tem seu lado mais autêntico e há ótimos hotéis em St. Tropez que preservam esses traços charmosos.

Seu patrimônio histórico, concentrado no centro antigo da cidade, é riquíssimo e vale a visita; um passeio de barco a partir de Nice a St. Tropez é uma opção incrível a se fazer.

um exemplo disso é a Citadela, que guarda a cidade desde o século 17 e oferece vistas lindas da cidade.

 

Antibes

Pontos turísticos da França
Bela e pacata, Antibes abriga belíssimas mansões.

Bem perto de Nice fica Antibes, cidade da Côte d´Azur que, apesar de ter sido criada por gregos e fenícios, começou a florescer com a chegada dos romanos. Ao mesmo tempo, recebe muitos turistas, mas consegue manter-se pacata.

Além de belezas naturais estonteantes, o que mais chama atenção em Antibes é seu glamour. No Cabo de Antibes ficam imponentes mansões e, em Juan-les-Pins, hotéis de luxo margeiam pequenas enseadas com areia fininha, algo raro na região.

Antibes também se destaca por ter criado o Museu Picasso, primeiro no mundo dedicado ao pintor, sendo que o próprio pintor doou várias de suas obras para o espaço. Isso porque o artista morou na cidade durante seis meses.

Outro ponto turístico importante é o Fort Carré, onde Napoleão Bonaparte ficou preso; de lá é possível ter vistas panorâmicas da cidade.

 

Ile de Porquerolles

Lugares paradisíacos na França
Simbiose entre floresta e águas cristalinas fazem do local encantador.

Se você quer fugir um pouco do combo “história e luxo”, minha sugestão é visitar a Ilha de Porquerolles, pois o local é um parque nacional e área de conservação ambiental.

A água azul cristalina, sobretudo da praia d’Argent, é de encher os olhos e convida para um mergulho! Você também pode passear pela floresta e, se for durante o verão, participar do festival de jazz que a ilha sedia.

Barcos vão até a ilha partindo de Hyères e, durante a alta estação. Também vale a pena a viagem até a cachoeira saindo de Toulon.

 

Saint-Paul-de-Vence

Cidades para conhecer na França Côte d´Azur
Rue Grande Fontaine é atração na cidade | Foto: rene boulay, via Wikimedia Commons.

Localizada no alto de uma colina, Saint-Paul-de-Vence é uma cidade da Côte d´Azur com clara vocação artística. Ao dar uma volta a pé pela cidade, além da arquitetura medieval com casas de pedra, ruas estreitas e fontes, você descobrirá diversas esculturas contemporâneas que formam uma verdadeira galeria ao ar livre.

Não é à toa que essa é considerada uma das belas vilas da França. A tradição vem de muito tempo, já que Saint-Paul-de-Vence foi lar de Marc Chagall e era muito visitada por Pablo Picasso, Modigliani e Matisse.

É a arte que dá o tom da visita até hoje; aos amantes do gênero é imperdível visitar a Fondation Maeght, um “museu” que desde os anos 60 apoia artistas. A arquitetura da fundação por si só já é espetacular.

   

 

Gourdon

Lugares incríveis na França Côte d´Azur
Rodeada pela natureza, Gourdon situa-se sobre um rochedo.

Gourdon prova que a Côte d´Azur não é feita apenas destinos luxuosos. Essa cidade feudal murada está fora do radar do turismo, mas vale um bate-volta. Localizada sobre um rochedo, muito perto de Saint-Paul-de-Vence, oferece vistas deslumbrantes dos arredores.

É considerada uma das mais belas vilas da França. Além da cidade, se você gostar de natureza, pode aproveitar a cachoeira (ou o conjunto de cachoeiras) Saut du Loup, que fica nas redondezas.

As estradas que levam até lá não são recomendadas para quem tem medo de altura; se não é seu caso, você vai adorar ir de carro nessas vias estreitas esculpidas nas pedras e ainda aproveitar a estadia para fazer um tour de degustação de vinhos em Gourdon.

 

Port Grimaud

Principais atrações da Riviera Francesa Côte d´Azur
Port Grimaud é uma cidade francesa muito semelhante a Veneza.

Do lado de St. Tropez fica Port Grimaud, uma cidade bastante peculiar fundada em 1966. Construída no litoral, costuma receber muitos cruzeiros que fazem essa rota de St. Tropez e Port Grimaud. Ela tem diversos canais, dando uma ligeira impressão de que se está na cidade italiana de Veneza.

Porém, ao invés de casas em estilo venetiano, as coloridas residências são de pescadores provençais. Uma vez que o transporte é feito basicamente por barcos, Port Grimaud praticamente não tem tráfego de carros.

Andar a pé pelas margens dos canais, descobrindo restaurantes e pequenos comércios, é um passeio super agradável para uma tarde de sol. Se quiser aproveitar mais, escolha um hotel em Port Grimaud e aproveite uma das mais interessantes cidades da Côte d´Azur.

 

Côte d´Azur se encaixa em qualquer roteiro

Côte d´Azur está há tempos no radar de turistas que desejam fazer viagens a cidades litorâneas, mas sem necessariamente aquela vibe pé na areia. Isso porque a região é famosa (e faz jus à fama) de um destino luxuoso e glamuroso.

Porém, existe também a Côte d´Azur discreta e histórica. Diversas cidades menores e não tão visadas por turistas podem garantir aquele descanso necessário da badalação.

Outros pontos de interesse apresentam beleza natural estonteante, seja de praias ou até, quem diria, cachoeiras. Aproveite e leia o post mapa da França para conhecer mais regiões turísticas do país.

Por isso, na hora de montar seu roteiro pela Côte d´Azur, o melhor é pensar que tipo de turismo deseja fazer e na quantidade de dias que pretende passar na região. Depois, basta encaixar os ecléticos destinos da forma que melhor combinar com você!

E para finalizar, confira esse vídeo sobre Menton, produzido pelo site oficial de turismo da Côte d’Azur:

E você, planeja conhecer essas cidades fabulas da Côte d’Azur? Deixe sua opinião nos comentários!

Até + !!!

 

ESCRITO POR

Aline Baroni

ESCRITO POR

Aline Baroni

Aline Baroni, 31 anos, é jornalista e vegana. Natural de Curitiba, embarcou recentemente em um avião para morar na Provença, no sul da França. Gosta de comer, cozinhar e viajar e, se der para unir os três, ainda melhor!

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *