Mochilão pela Europa: como planejar sua viagem pelo continente

por Gabriella Mognon

Mochilão pela Europa: como planejar sua viagem pelo continente

Fazer um mochilão pela Europa é provavelmente a forma mais barata de conhecer o continente, que é um dos principais destinos para viajantes de todo o mundo.

A Europa é rica em cultura, história e magníficas paisagens. Também com 50 países, não tinha como não ser tão variado! E tudo isso a alguns quilômetros de distância entre os países.

Ainda que o euro, a moeda usada na maioria dos países da União Europeia, esteja bem alta ultimamente, com planejamento é possível fazer uma viagem dos sonhos dentro do seu orçamento. Tudo dependerá de qual tipo de viajante é você.

Até porque, ainda que tenha uma extensão territorial grande, seus países em maioria são pequenos e acessíveis de trem ou através de voos low cost. Esse é o destino ideal para quem quer aproveitar a maior quantidade de lugares possíveis em pouco tempo.

Planeje sua viagem => Hotéis em oferta na Europa

Seguro viagem Europa »

 

Mochilão pela Europa

Mochilão pela Europa
Confira as dicas para planejar um bom mochilão pela Europa.

O planejamento do mochilão é algo muito particular, pois dependerá de quais países você quer conhecer, quanto tempo tem para a viagem e em qual período pretende ir.

A minha sugestão é que o planejamento se inicie com o roteiro, assim, será possível começar a pesquisa das melhores datas para você e quais valores serão gastos. Neste artigo há 10 dicas para organizar um mochilão.

CLIQUE AQUI para comprar passagens de trem baratas na Europa »

 

Como planejar um mochilão pela Europa

Planeje sua viagem o máximo que puder

mochilão europa 2019
Planejamento ajuda a evitar imprevistos na viagem.

Para ter uma viagem bem-sucedida e sem imprevistos, se planeje com antecedência. Isso inclusive te fará economizar uns bons euros. Passeios, passagens e hospedagem compradas na hora, geralmente, são mais caras.

Claro que não significa que você não possa ajustar o seu roteiro quando já estiver na Europa. Mas isso pode trazer o risco de ter que ir para um hostel de última hora e, se você for durante a alta temporada, pode correr o risco de não encontrar mais camas disponíveis.

Nesse caso, você paga um hotel ou encontra uma solução alternativa, como dormir na estação de trem. Mas, mesmo assim, aconselho ter um planejamento, pois, não vale a pena estar vulnerável, sem ter certeza sobre a segurança do lugar.

Dúvida => Quanto custa usar internet na Europa

 

Como criar um roteiro

Mochilão Europa
Pense nos trajetos e quanto te custará ir de um lugar ao outro.

Primeiro, você precisa pensar quais países quer visitar e quanto tempo passará em cada um. Para isso, talvez, você tenha que fazer uma pesquisa prévia dos tipos de lugares que gostaria de ver e qual valor médio da alimentação, estadia e transporte.

Pense nos trajetos entre eles e quanto te custará ir de um lugar ao outro. Depois, pesquise possíveis hospedagens e como você se locomoverá dentro da cidade e de uma atração turística para a outra.

É possível encontrar dicas e informações bem detalhadas sobre vários lugares da Europa aqui no Quero Viajar Mais. Então, não será difícil descobrir sobre os lugares do seu roteiro.

Confira => Internet portátil e rápida na Europa

 

Onde ficar

Mochilão casal Europa
Existem muitas opções econômicas, como hostel.

Hostels são os meios de hospedagem mais comuns entre os mochileiros, geralmente são bem baratos e possuem um ambiente próprio para viajantes desse tipo. Leia sobre a primeira vez em hostel para se planejar.

Muitos possuem bares, área de lazer e até espaços para trabalhar. Existem outras opções tão econômicas quanto ou até mais baratas.

Para escolher onde ficar, pesquise os hotéis no Booking, onde há informações das hospedagens, preços, ofertas e avaliações de outros hóspedes. Também vale a pena conferir os preços no Airbnb (cadastre-se para receber até R$ 200 de desconto na primeira reserva), principalmente se você fizer o mochilão acompanhado.

Outra opção ainda mais econômica é não pagar nada e dormir na casa de um nativo que abre as portas para te receber e trocar um pouco de cultura, aprendizado e um bom papo!

Essa é a proposta do Couchsurfing que pode proporcionar uma experiência única durante o seu mochilão na Europa.

O site é dividido entre anfitriões e viajantes (que podem ser os dois ao mesmo tempo). Basta pesquisar a cidade de destino e o site mostrará quem são as pessoas dispostas a te receber, sem custo algum.

Depois, envie uma mensagem para o anfitrião e veja se ele topa ceder um sofá ou um cantinho da casa para você passar uns dias.

É sempre importante prestar atenção se o lugar que escolheu para se hospedar é de fácil acesso. Se não, poderá perder muito tempo com deslocamento, além de aumentar os custos. Às vezes, o conforto de ser fácil acesso tornará sua expediência menos cansativa, mais econômica e prazerosa.

Passo a Passo => Como fazer um seguro viagem internacional

 

Como economizar na passagem

Turismo na Europa
Compre a passagem para baixa ou média temporada.

Existem três formas de economizar na passagem, a primeira delas é comprando com antecedência de mais ou menos 3 meses. Para isso, a ferramenta Google Flights é uma ótima opção, já que compara e rastreia o preço dos trajetos entre as empresas aéreas.

A segunda dica é comprar a passagem para baixa ou média temporada, pois, os preços costumam cair bastante em determinados meses.

E a terceira dica é escolher o destino com o preço da passagem mais barata para começar o seu mochilão na Europa.

Existe uma diferença muito grande no preço das passagens de um país para o outro e até dentro do mesmo país.

Por isso, vale muito a pena começar sua viagem pelo país, dentre os que fazem parte do seu roteiro, em que a passagem é mais barata.

Saiba também => Como usar WhatsApp na Europa

 

Como saber o quanto vou gastar

Dicas para primeira viagem internacional
É importante fazer uma planilha para planejar os gastos.

Faça uma planilha, essa com certeza será a melhor forma de planejar seu mochilão e organizar os gastos.

Mas para saber o quanto vai gastar, você precisará definir os lugares de visita, pois, o custo de vida varia muito de um país para o outro.

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom BFRIDAY, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

Não adianta pesquisar o preço de um país europeu e achar que todos os outros seguirão o mesmo padrão, pois, nem de longe será assim.

Você pode dar uma pesquisada geral em coisas como passagem de trem, estadia e alimentação (que será a mais difícil descobrir) para ter uma ideia.

Isso te ajudará a definir os lugares e tempo em cada um deles, de acordo com sua verba. Descobrir o preço da hospedagem é a parte mais fácil. Essa pesquisa te ajudará a ter uma ideia de quais países são mais caros.

Assim como a passagem de trem, caso você pretenda se deslocar dessa forma, que é uma das mais convenientes no continente.

O valor também varia muito, mas você consegue descobrir os valores nos próprios sites das companhias ferroviárias. Leia em trem na Europa com tudo o que você precisa saber.

Economia => Tax Free na Europa

 

Alimentação no mochilão na Europa

Quanto custa comer na Europa
Tente ao menos experimentar uma comida típica da região.

Para gastar pouco, pense em comprar suas refeições em supermercados, muitos deles vendem comidas prontas ou lanchinhos que custarão muito mais barato do que comer em um restaurante.

Ainda que a ideia seja passear de forma barata, tente ao menos experimentar uma comida típica da região.

A gastronomia local conta tanto da história do lugar quanto o que vemos nas atrações turísticas, e essa parte com certeza será uma maravilhosa experiência do seu mochilão na Europa.

Descubra​ => Roteiro de viagem pela Europa

 

Dicas para organizar o mochilão na Europa

Informações turísticas

Dicas de turismo
Posto de informação na Irlanda | Foto: Sir James, via Wikimedia Commons.

A maioria das cidades turísticas possui um posto de informação. É sempre interessante saber onde fica o posto das cidades que você visitará, pois eles poderão te ajudar muito a encontrar os locais onde deseja ir e como chegar até eles. E muitas vezes esses lugares fornecem mapas da cidade de graça.

Tecnologia => Aplicativos úteis de viagem para Europa

 

Não tenha medo de pedir informação

Mesmo que você precise e não esteja perto de um ponto de informação turística, não tenha medo de pedir ajuda para as pessoas.

Boa parte delas fala inglês e, mesmo quem não souber possivelmente te ajudará a descobrir como chegar a determinada atração turística.

Dica => Rotas populares para viajar de trem pela Europa

 

Imigração do mochilão na Europa

Mochilão na Europa imigração
Muito importante é você ter todos os seus comprovantes de estadia.

Você passará pela imigração somente quando entrar na Europa pela primeira vez. Para circular dentro do continente não será necessário, já que os voos são considerados internos.

Para evitar problemas na imigração, sugiro que você fique atento à validade do seu passaporte, pois, para entrada em alguns países, ela precisará ser maior que 6 meses.

Muito importante também é você ter todos os seus comprovantes de estadia e de quanto dinheiro possui para a viagem. Saiba mais sobre isso no post sobre imigração nos aeroportos.

Mesmo que sua estadia seja na casa de um amigo, procure um modelo na internet de uma “carta convite”. Esse documento deverá ser preenchido por você, indicando o endereço e pessoa que te hospedará.

Alguns países são mais rígidos que os outros e podem te pedir muitas informações. Se você tiver tudo em mãos, evitará possíveis sustos.

Já tenha sua passagem de volta comprada! Dependendo do país, eles podem mandar você embora se não tiver um comprovante do seu retorno.

Fazer ou não? => Roaming internacional

 
Sabia que aprender através de cursos on-line nunca foi tão fácil?

Assista seus cursos pelo computador, tablet ou até mesmo pelo celular!

Devido a nossa parceria com a Learn Café, você terá acesso a cursos para todas as áreas do conhecimento, com alta qualidade, comodidade e de forma acessível. Cursos online para você:

  • Aprender rápido e ganhar dinheiro;
  • Se preparar para um novo emprego;
  • Melhorar seu currículo;
  • Continuar aprendendo sempre!
 

 

Seguro de viagem

Tratado Schengen
Seguro viagem é obrigatório para Europa.

Para viajar para a Europa é obrigatório fazer o seguro viagem. Isso garantirá seu atendimento em qualquer lugar que esteja dentro do continente europeu, independente do problema que tiver.

Para entender mais da obrigatoriedade e das regras, leia o artigo sobre o Tratado de Schengen, um acordo que determina o valor mínimo de seguro no continente europeu.

Descubra => Dicas para alugar carro barato

 

Menos é mais

cidades da europa
Não leve muita bagagem.

Cuidado com a quantidade de bagagem, lembre-se que em boa parte do tempo você deverá carregá-la com você.

Quanto mais lugares você conhecer no seu mochilão pela Europa, mais difícil será levar muita bagagem.

Então, é melhor ter menos peças, principalmente porque é bem fácil encontrar lavanderias self-service pelo continente.

Pesquise bem o clima das regiões para não passar aperto. Lembre-se que sempre é possível comprar uma peça de roupa a mais, caso o clima esteja completamente diferente do previsto e em boa parte dos casos custará o mesmo preço ou até menos que no Brasil. Confira também como funciona o seguro bagagem.

Leia => Livros de viajantes profissionais

 

Como comprar euro

quanto gasto no mochilao
Compre euro antes de embarcar.

Compre euro antes de embarcar, pois, se você deixar para ir em uma casa de câmbio na Europa, prepare-se para gastar muito mais.

É interessante acompanhar a cotação um tempo antes e comprar um pouco cada vez. Assim, você garante uma boa média no valor total pago.

Cuidado com as taxas do cartão de crédito usado no exterior. Confira isso antes de viajar para não ter nenhuma surpresa desagradável na fatura por conta do IOF. Novidade: o câmbio considerado agora é o do dia da compra e não mais o do fechamento da fatura.

Veja no artigo dicas de comprar euro online.

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?
Compare preços e compre online na Confidence Cambio »

 

Como aproveitar seu mochilão pela Europa

O planejamento é uma parte essencial para que o seu mochilão pela Europa seja um sucesso. Com tudo bem pesquisado e pensado, você tem a possibilidade de fazer uma viagem incrível, sem surpresas desagradáveis e que se encaixará no seu bolso.

Veja toda a beleza da Grécia, um dos países preferidos dos mochileiros, neste vídeo publicado pelo site oficial de turismo na Europa:

Quer fazer um mochilão pela Europa? Quais países pretende visitar? Conte o seu roteiro nos comentários!

Até + !!!

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Gabriella Mognon

ESCRITO POR

Gabriella Mognon

26 anos, italo-brasileira, cientista social e apaixonada por animais. Como boa sagitariana que é, ama viajar, escrever e aprender mais sobre o mundo por cada lugar que passa. Vive há um ano na Itália e é apaixonada pela gastronomia e estilo de vida italiano.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *