Mapa mundi Europa: formação, história, cultura e turismo

por Gabriella Mognon

Mapa mundi Europa: formação, história, cultura e turismo

Quer conhecer o mapa mundi Europa? Então, está no artigo certo! Praticamente toda a e está localizada no lado oriental do planeta, é cortada pelo Meridiano de Greenwich e está entre o Círculo Polar Ártico e o Trópico de Câncer.

O meridiano, que divide o planeta em Oriente e Ocidente e serve de ponto zero para estabelecimento dos fuso-horários, atravessa 3 países europeus: Inglaterra, França e Espanha. O continente tem 4 fusos horários diferentes. Por isso, a Europa é tão rica e variada, tanto na questão climática quanto cultural.

Diferentemente dos demais continentes que possuem seus territórios separados por faixas d’água, a Europa e Ásia são divididas pela cordilheira dos Montes Urais. Essa cordilheira, que dificulta o contato entre os lados, é o que define os continentes como zonas distintas.

Mesmo que ambas formem um “supercontinente” na mesma placa tectônica chamada Eurásia.

O curioso é que há três países nessa divisão. Rússia, Cazaquistão e Turquia são, ao mesmo tempo, parte da Europa e da Ásia. Conheça o mapa da Europa.

Planeje sua viagem => Chip de internet na Europa

Seguro para viajar na Europa »

Mapa Mundi Europa

Dependendo do critério usado, existem diversas formas de divisão da Europa no mapa mundi. Muito comum desde a Guerra Fria é separar o continente como Europa Ocidental e Europa Oriental.

Por outro lado, separando o continente europeu apenas geograficamente existem 4 regiões: Europa Ocidental, Europa Setentrional, Europa Oriental e Europa Mediterrânea. Neste artigo, mostro o mapa atual da Europa e a divisão mais conhecida: Ocidental e Oriental.

CLIQUE AQUI para comprar passagens de trem baratas na Europa »

Divisão atual do Mapa Mundi Europa

Turismo na Europa
Europa | Foto: Fsolda, via Wikimedia Commons.

Quando falo das delimitações internas da Europa é que dá para notar como ela é fragmentada e difícil de ser definida.

Existem algumas semelhanças da organização social, princípios e política, mas também sofre com diferenças tão grandes que parecem ser mundos diferentes.

Quando se tratam das divergências, o território é tão abrangente que, às vezes, cidades vizinhas podem ser tidas como estranhas ao serem comparadas. Por conta dessa complexidades, a divisão mais comum é entre Europa Ocidental e Europa Oriental.

Essa separação é um reflexo das mudanças que a Guerra Fria causou nos países europeus.

Mesmo que atualmente não exista mais a Europa de regime socialista, ligada à União Soviética e que grande parte dos países do lado ocidental tenha políticas mais sociais que os países do leste, essa denominação se manteve.

A Europa tinha uma divisão tão forte entre a parte Ocidental capitalista, e a Oriental, sob influência socialista, que essa separação chegou a ser chamada de cortina de ferro.

Por quase metade do século XX, as fronteiras entre a parte capitalista e a socialista eram tão bem definidas e contavam com constante patrulha armada.

Se alguma vez você ouviu a expressão leste europeu, saiba que ela deriva desse acontecimento político-histórico.

Claro que agora ela não tem mais o mesmo sentido, mas é impossível dizer que essa nominação é vazia de significado. Inclusive a Europa é contrária a essa denominação por considerá-la prejudicial ao lado leste.

Mas as heranças desse acontecimento refletem até hoje. Não por acaso, as regiões são tão diferentes entre si, inclusive a nível turístico.

Culturalmente, a parte ocidental se assemelha muito mais à cultura que temos no Brasil, do que a da Europa oriental, que se aproxima mais à Ásia.

Mapa Mundi Europa Ocidental

Por conta do que já foi dito, a definição da Europa Ocidental é um conceito instável, pois, dependendo de variações políticas, econômicas e critérios utilizados para tal, ela será distinta.

Atualmente, a Europa Ocidental abriga 4 maiores potências do continente e por isso é mais desenvolvida que a Oriental. Essas maiores potências são os países da França, Itália, Reino Unido e Alemanha.

Além da forte economia reconhecida mundialmente, o lado oeste europeu também foi responsável por exportar muito da cultura ocidental como a conhecemos.

Grande parte das crenças, filosofias, valores, costumes, sistemas políticos e normas sociais se desenvolveu nessa região e foram exportadas para os países das Américas, como o Brasil, que ainda hoje recebe muita influência em vários aspectos desses países europeus, embora  a cultura norte-americana também influencie bastante.

Hoje, os países que formam a Europa Ocidental no mapa mundi são: Alemanha, Andorra, Áustria, Bélgica, Chipre, Dinamarca, Espanha, Finlândia, França, Grécia, Irlanda, Islândia, Itália e Liechtenstein.

A lista continua com Luxemburgo, Malta, Mônaco, Noruega, Países Baixos (Holanda), Portugal, Reino Unido (que inclui Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte), São Marino, Suécia, Suíça e Vaticano.

Mapa Mundi Europa Oriental

Da mesma forma que a Europa Ocidental, não há um consenso claro sobre os limites da Europa Oriental. Mesmo adotando uma divisão puramente geográfica ou a divisão política do histórico da Guerra fria, há divergências.

De uma forma simplesmente geográfica, podemos considerar países como a Rússia, Estônia, Lituânia, Letônia, Bielorrússia, Polônia, Ucrânia, Eslováquia, Moldávia, Romênia, Bulgária, parte europeia da Turquia, a Grécia e o Chipre.

Já a divisão mais comum da Europa no mapa mundi inclui: Albânia, Armênia, Azerbaijão, Bielorrússia, Bósnia, Bulgária, Cazaquistão, Croácia, Eslováquia, Eslovênia, Estônia, Geórgia, Hungria, Letônia, Lituânia, Macedônia, Moldávia, Montenegro, Polônia, República Tcheca, Romênia, Rússia, Sérvia, Turquia e Ucrânia.

Esses são os países conhecidos como leste Europeu até hoje no mapa mundi. Esse foi o bloco que permaneceu mais tempo ligado a um regime socialista, foram quase 50 anos.

Economicamente, essa é uma região menos desenvolvida que a anterior, a sua religião dominante é o catolicismo ortodoxo e seus idiomas são em maioria de origem eslava.

Mas as diferenças vão para além das características citadas, a maior parte da região leste possui um relevo acentuado, somado ao clima em maioria temperado.

Assim, seus verões não são tão quentes e os invernos mais frios. Por isso, a gastronomia entre as duas zonas é também muito distinta.

Por exemplo, a oferta de frutas e vegetais é menor do lado oriental. Já o lado Ocidental, a área mediterrânea é conhecida por uma das dietas mais saudáveis e diversificadas do mundo.

Em relação à cultura, o leste europeu não fica atrás, com suas belas arquiteturas, paisagens, museus e cidades históricas tem cada dia mais atraído viajantes.

Mapa Mundi Europa: países e capitais

Ao total, a Europa possui 50 países, 28 deles participantes da União Europeia. Os países europeus e suas capitais são:

  1. Albânia – Tirana
  2. Alemanha – Berlim
  3. Andorra – Andorra la Vella
  4. Armênia – Erevan
  5. Áustria – Viena
  6. Azerbaijão – Baku
  7. Bélgica – Bruxelas
  8. Bielorrússia – Minsk
  9. Bósnia e Herzegovina – Sarajevo
  10. Bulgária – Sófia
  11. Cazaquistão – Astana
  12. Chipre – Nicósia
  13. Croácia – Zagreb
  14. Dinamarca – Copenhagem
  15. Eslováquia – Bratislava
  16. Eslovênia – Liubliana
  17. Espanha – Madrid
  18. Estônia – Tallinn
  19. Finlândia – Helsinque
  20. França – Paris
  21. Grécia – Atenas
  22. Geórgia – Tbilisi
  23. Hungria – Budapeste
  24. Irlanda – Dublin
  25. Islândia – Reiquiavique
  26. Itália – Roma
  27. Letônia – Riga
  28. Liechtenstein – Vaduz
  29. Lituânia – Vilnius
  30. Luxemburgo – Luxemburgo
  31. Macedônia – Skopje
  32. Malta – Valetta
  33. Moldávia – Chisinau
  34. Mônaco – Monaco-Ville
  35. Montenegro – Podgorica
  36. Noruega – Oslo
  37. Países Baixos – Amsterdã
  38. Polônia – Varsóvia
  39. Portugal – Lisboa
  40. Reino Unido – Londres
  41. República Tcheca – Praga
  42. Romênia – Bucareste
  43. Rússia – Moscou
  44. San Marino – San Marino
  45. Sérvia – Belgrado
  46. Suécia – Estocolmo
  47. Suíça – Berna
  48. Turquia – Ancara
  49. Ucrânia – Kiev
  50. Vaticano – Cidade do Vaticano

Mapa Mundi Europa: turismo

Dicas de Malta
Malta faz parte da Europa Ocidental, sendo muito procurada para intercâmbio de inglês.

Da mesma forma que as regiões possuem divisões por suas características econômicas, políticas, sociais e culturais, o turismo na Europa também é feito em razão das diferentes experiências turísticas proporcionadas por cada local.

As viagens de mochilão, por exemplo, quase sempre são feitas separadamente para a Europa Ocidental e Leste Europeu, já que são passeios completamente diferentes. Isso não significa que não seja possível unir ambas em uma única grande viagem.

Ainda que cada região europeia possua sua própria beleza, gastronomia e qualidades, existem alguns países mais visitados e explorados pelo setor do turismo, o que também contribui para concentração de riqueza em determinadas áreas. Segue abaixo a lista de países da União Europeia em que viajantes ficaram por mais tempo em 2016:

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?
Compare preços e compre online na Confidence Câmbio »

Espanha

Cidades do mapa mundi Europa
Barcelona é uma das cidades mais visitadas do mundo.

Boa parte da economia do país deriva do turismo. Por exemplo, Barcelona é uma das cidades mais visitadas do mundo, mas o país também tem forte concentração de viajantes em Madrid, Ilhas Canarias, Ilhas Baleares e Catalunha, que é a região de Barcelona.

O país, no verão, possui temperaturas entre 20 e 40°C. É também muito procurado durante a primavera e outono, pelas temperaturas mais amenas e preço mais baixo em relação ao verão. Ainda que existam meses mais procurados, é um país com turismo durante todo o ano.

   

Itália

Turismo Itália
Veneza é uma das cidades mais visitadas da Itália.

Famosa pela gastronomia, belas paisagens naturais e arquitetônicas, a Itália é um polo riquíssimo em cultura e o segundo onde os viajantes estrangeiros mais ficam.

Boa parte da economia do país também provém do setor turístico, principalmente em cidades como Veneza, Florença e Pisa.

Mas existem também outras cidades maiores que, apesar de não terem a maior movimentação de dinheiro vinda do turismo, também são lugares muito procurados, como Roma, Milão e Bolonha.

França

Destinos da Europa
Além de Paris, França tem diversos destinos belíssimos.

Talvez considerado o destino mais romântico da Europa, Paris, a célebre cidade da Torre Eiffel, é sem dúvida, a cidade francesa mais procurada pelos turistas.

Apesar de o turismo ser concentrado nessa cidade, o país possui lindas paisagens naturais, castelos e algumas lindas praias ao longo do seu território. Conheça mais no mapa da França.

Reino Unido

O que fazer em Londres
Londres é a porta de entrada do Reino Unido.

Londres, a capital da Inglaterra, é riquíssima em história e o principal local de parada do turista que vai ao Reino Unido.

A cidade, como as outras, possui o setor turístico bastante forte, o que movimenta uma boa parte da economia e dos empregos.

Além disso, é muito receptiva aos viajantes, o que faz dela um lugar tão procurado por quem deseja conhecer uma cidade grande no estilo inglês, seus lindos palácios, parques e torres. Veja este roteiro em Londres para até 7 dias de viagem.

Macedônia do Norte

Mapa dos países da Europa
Lago Ohrid é um dos cartões postais da Macedônia do Norte.

A Macedônia do Norte faz fronteira com Kosovo ao noroeste, Sérvia ao norte, Bulgária a leste, Grécia ao sul e Albânia a oeste.

Ela possui este nome desde fevereiro de 2019, quando a Iugoslávia e Grécia, finalmente entraram em acordo sobre a pauta.

Vale destacar que este país não possui saída para o mar. Dito isso, Escópia, capital da Macedônia é uma cidade muito moderna, mas ao mesmo tempo possui diversos monumentos, história e cultura vivas.

Lá você encontra desde estátuas e prédios modernos até uma caravela no meio do rio. Por lá você pode visitar a Igreja de Sveti Spas, a Praça Plostad Makedonija, o Old Bazaar e a Fortaleza Kale.

Entre outros pontos turísticos estão o Castelo Tverdina Kale, o Museu de Arte Contemporânea, a Ponte de Pedra, a Igreja Ortodoxa Central, a Mesquita de Mustafa Pasa e o Museu da Macedónia.

República Tcheca

Praga no mapa mundi Europa
Praga é o principal ponto turístico do país.

A capital, Praga é o principal ponto turístico do país. Possui uma arquitetura medieval e castelos impressionantes.

Uma das atrações mais curiosas é seu relógio astronômico localizado em frente à antiga prefeitura.

É uma cidade de fácil locomoção para o viajante, já que sua oferta de transporte ferroviário é grande e por um preço mais barato que em outros lugares do continente.

Moldávia

Mapa da Europa Moldávia
Capital moldava é Chisinau.

Localizada na Europa Oriental, a Moldávia não tem saída para o mar e faz fronteira com a Ucrânia e Roménia. A capital moldava é Chisinau.

Ela é considerada uma das mais arborizadas do velho continente europeu e a segunda maior cidade de língua romena do mundo. Ela fica às margens do Rio Bîc.

Neste roteiro, o seu tour pode se iniciar pela Catedral Ortodoxa, um dos cartões postais da capital. Lá em frente você encontra um charmoso jogo de xadrez em tamanho humano.

Na sequência, se dirija para Avenida principal, de lá você pode visitar o Parque Stefan Cel Mare, a Ópera Nacional, o Teatro de Ballet, o Parlamento e o Palácio Nacional do Governo e o Arco do Triunfo.

Mônaco

Mapa da Europa Mônaco
O país faz costa com o Mar Mediterrâneo.

Mônaco é uma cidade-estado soberana, ela fica ao sul da França, no mapa da Europa atual. O país faz costa com o Mar Mediterrâneo, e foi fundado pela Casa de Grimaldi.

Mônaco é praticamente a casa da Fórmula 1 e possui uma das casas de jogos mais famosas do mundo, o Casino de Monte Carlo.

Lá você também pode visitar o Palácio do Príncipe, localizado na capital do país, Mônaco Ville. Onde você também pode assistir a troca da guarda, ela acontece pontualmente ao meio dia, diariamente.

Outro roteiro imperdível fica por conta da Catedral San Nicholas e do Museu e Instituto Oceanográfico de Mônaco. Só para ilustrar, no local estão instalados mais de 90 aquários.

Mas se você visitar este país, não deixe de conhecer o Café Paris e a Plage do Larvotto, a praia mais indicada para turismo do país.

Montenegro

Mapa da Europa Montenegro
Podgorica, capital do país, é considerada uma cidade moderna.

Montenegro está localizado nos Bálcãs, no sudeste europeu. Ele faz fronteira com o Mar Adriático a sudoeste, a Albânia e Kosovo a sudeste, Bósnia e Herzegovina, além da Croácia a noroeste e com a Sérvia a nordeste.

Podgorica, capital do país, é considerada uma cidade moderna e grande. Só para ilustrar, ela está localizada a 44 metros acima do nível do mar.

Por lá você pode visitar o Lago Negro, no Parque Natural Durmitor, a Baía Boka Kotorska e Kotor, porto natural situado na costa montenegrina do Adriático.

Entre outros pontos de visitação está o Mosteiro Ortodoxo de Ostrog, a Torre do Relógio e a Montanha Orjen.

Rússia

Países do leste europeu
Praça Vermelha em Moscou, capital da Rússia.

Depois das últimas Olimpíadas, o país passou a ter maior destaque para os brasileiros, que em grande parte nem cogitava a Rússia como um interessante destino turístico.

A atração mais famosa, e provavelmente uma das mais particulares que você verá na Europa, é a catedral de São Basílio.

   

Localizada em Moscou, a antiga construção hoje é um museu da igreja ortodoxa e, curiosamente, foi construída no centro geográfico da cidade.

Suas cúpulas coloridas foram erguidas durante o século XVI, mas não se assemelham em nada com o restante da arquitetura russa. Conheça outras curiosidades da Rússia.

Liechtenstein

Mapa da Europa Liechtenstein
Liechtenstein fica no coração da Europa.

Liechtenstein fica no coração do mapa da Europa atual. Construído nos Alpes, entre a Áustria a leste, e a Suíça a oeste, ele possui cerca de 34 mil habitantes.

O país foi colonizado pelo Império Romano, mas é independente desde 1806. Vaduz capital do país, fica às margens do Rio Reno.

Lá você poderá apreciar além da beleza do país, obras de arte, museus, parques e praças, além de palácios e castelos. Entre os pontos obrigatórios de visitação estão o Castelo de Vaduz, a Catedral de Vaduz e a Dom St. Florian.

Além disso, é preciso passear pela Rua Städtle, visitar o Parlamento e apreciar as obras do Liechtensteinisches Landesmuseum.

San Marino

Mapa da Europa San Marino
San Marino é considerado o estado nacional mais antigo do mundo.

San Marino fica na região dos Apeninos. Ele é um enclave, completamente envolto pela Itália. O país faz fronteira com as províncias italianas da Emília-Romanha e das Marcas.

Uma curiosidade é que San Marino é considerado o estado nacional mais antigo do mundo. Isso por que, segundo as lendas local, o país foi fundado em 3 de setembro de 301 por Marinus de Rab.

A capital, também chamada de San Marino, é o endereço de muitos passeios turísticos. Lá você precisa conhecer a Città di San Marino, localizada no alto do Monte Titano, ela tem uma vista magnífica.

A Basílica di San Marino, a Piazza Della Libertà, a Torre Del Montale, o Castello Della Guaita, De la Fratta e o Teleférico.

Sérvia

Mapa da Europa Sérvia
Belgrado, capital sérvia, está localizada entre dois cursos de água internacionais.

No sudeste europeu, na região dos Balcãs, fica a Sérvia. O país faz fronteira a sudoeste com Montenegro, país do qual se separou em 2006, a oeste com a Bósnia e Herzegovina.

A noroeste com a Croácia, ao sul com a Macedônia do Norte e Albânia, ao leste com a Romênia e Bulgária e ao norte com a Hungria.

Belgrado, capital sérvia, está localizada entre dois cursos de água internacionais, na confluência dos Rios Danúbio e Sava.

Belgrado é a segunda maior cidade sobre o Rio Danúbio, além da quarta maior do sudeste europeu. Ela fica atrás apenas de Istambul, Atenas e Bucareste.

O seu tour pode começar pela capital, na Praça da República. Na sequência, conheça a Rua Knez Mihailova, a Fortaleza de Kalemegdan, os museus Militar e o de História Natural.

Hungria

Turismo na Hungria
Budapeste, capital da Hungria.

Você certamente já ouviu falar de Budapeste, uma das cidades mais famosas da Europa Oriental. Ela também é uma das mais belas cidades do Leste Europeu e possui uma infraestrutura completa para recepcionar seus turistas.

O destino possui vários monumentos considerados patrimônios mundiais pela Unesco, o que faz da cidade um ótimo ponto turístico para quem deseja conhecer o lado leste da Europa.

Entenda o mapa mundi Europa

Falar da Europa, suas regiões, particularidades e belezas é como trazer um novo mundo para o olhar das pessoas.

Para aqueles que têm a oportunidade de conhecer esse continente e toda sua diversidade de experiências, sem dúvidas fica o meu conselho: vá e explore tudo que puder.

Não é à toa que o continente europeu é muito procurado por viajantes de todo canto do planeta.

Com uma história tão repleta de beleza e fatos interessantes, viajar o mapa mundi da Europa é sobretudo uma grande fonte de aprendizado sobre o mundo em que vivemos.

E, para finalizar, confira mais sobre as belezas da Europa nesse vídeo produzido pelo site oficial de turismo da Europa:

Ficou com alguma dúvida sobre o mapa mundi da Europa? Deixe o seu comentário!

Até + !!!

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Gabriella Mognon

ESCRITO POR

Gabriella Mognon

26 anos, italo-brasileira, cientista social e apaixonada por animais. Como boa sagitariana que é, ama viajar, escrever e aprender mais sobre o mundo por cada lugar que passa. Vive há um ano na Itália e é apaixonada pela gastronomia e estilo de vida italiano.

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Melhores Hotéis

Descubra as melhores opções de hotéis para se hospedar

#02
Icone
Quando Ir

Saiba quando é melhor viajar para aproveitar ao máximo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#06
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#07
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#08
Icone
Principais Praias

Descubra quais são as praias mais incríveis para curtir o dia

#09
Icone
Roteiro de Trem

Conheça as principais rotas de trem para explorar destinos

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Melhores Hotéis

Descubra as melhores opções de hotéis para se hospedar

#02
Icone
Quando Ir

Saiba quando é melhor viajar para aproveitar ao máximo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#06
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#07
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#08
Icone
Principais Praias

Descubra quais são as praias mais incríveis para curtir o dia

#09
Icone
Roteiro de Trem

Conheça as principais rotas de trem para explorar destinos

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *