Esquiar na Europa: 11 estações e dicas dos melhores lugares

por Bruna Correia

Esquiar na Europa: 11 estações e dicas dos melhores lugares

Vai esquiar na Europa no próximo inverno e está procurando por dicas? Então, você está no lugar certo! Preparei uma lista com locais maravilhosos pra você curtir suas férias invernais da melhor forma possível. Com a chegada da estação mais fria do ano, a temporada de esqui é aberta na Europa.

É um misto de paisagens deslumbrantes, frio, neve, esportes de inverno, resorts aconchegantes, gastronomia maravilhosa e boas bebidas para te esquentar. De forma geral, nós brasileiros, temos a tendência de buscar sol e praia nas férias e não passar frio, seja na Alemanha, Suíça ou Áustria.

Mas acredite, por experiência própria, mesmo com a insegurança inicial, sair da zona de conforto e buscar uma viagem diferente do tradicional pode ser enriquecedor.

Se você tem dúvidas sobre onde esquiar na Europa, quais são as estações mais baratas e qual a melhor época do ano, continue a leitura deste artigo, pois selecionei algumas dicas de lugares incríveis pra você.

Chip => Internet na Europa

Seguro viagem Europa »

 

Melhores lugares para esquiar na Europa

  1. Chamonix – França
  2. Zermatt – Suíça
  3. Cortina d’Ampezzo – Itália
  4. Kitzbühel – Áustria
  5. Bansko – Bulgária
  6. Jasná – Eslováquia
  7. Poiana Brasov – Romênia
  8. Sierra Nevada – Espanha
  9. Trysil – Noruega
  10. Garmisch – Partenkirchen – Alemanha
  11. Åre – Suécia

CLIQUE AQUI para comprar pacotes de viagens para Europa »

 

Principais estações de esqui na Europa

Entre os 11 lugares para esquiar na Europa deste artigo, alguns deles estão nos Alpes. Por isso, veja esse vídeo acima produzido pelo site oficial de turismo da Europa com imagens dessa experiência.

Abaixo minha seleção das 11 destinos clássicos para aproveitar bem a neve na Europa!

 

Chamonix (Mont-Blanc) – França

Temporada ski europa
Ela é considerada capital mundial do Esqui e do Alpinismo.

Localizada na divisa entre a França, Suíça e Itália, Chamonix é considerada Capital mundial do Esqui e do Alpinismo, abrindo a lista de locais para esquiar na Europa.

Sede dos Jogos Olímpicos de 1924, a estação ganhou destaque entre os esquiadores e praticantes de snowboard.

Situada aos pés de geleiras milenares e do Mont Blanc, montanha mais alta dos alpes franceses, com mais de 4.800 metros de altitude, ela é apropriada para esquiadores de todos níveis. A pistas estão divididas pelos domaines skiables, que representam as áreas para esquiar.

Para crianças e os mais jovens, a Le Savoy é uma pequena área de esqui, bem na parte de baixo do vale (1049 metros de altitude), apropriada para quem quer se aventurar pela primeira vez. Les Planards é voltada para famílias e principiantes que querem aprender a esquiar nas pistas verdes.

Já a Les Houches é para esquiadores de nível intermediário e debutantes confiantes e oferece 2 pistas verdes, 8 azuis e 13 pretas.

Les Grands Montets e Flégère são para o nível avançado e pra quem busca emoção. Esta última possui 56 km de pistas com mais de 7 pistas pretas, para esquiadores profissionais.

Onde esquiar na França
Situada aos pés de geleiras milenares e do Mont Blanc, montanha mais alta dos Alpes.

A pista Vallée Blanche é uma das maiores do mundo com 22 km de extensão. Com paisagens magníficas, é uma área conhecida por suas fendas e adorada por praticantes de Freeride.

Para quem nunca esquiou e mesmo quem quer se aprimorar, há várias escolas de esqui para o todos os níveis em Chamonix. O que é interessante para ter segurança e aproveitar essa aventura ao máximo.

Chamonix é reconhecida na Europa pela variedade e qualidade de suas pistas e, por esta razão, atrai viajantes de todos os cantos do mundo.

É um destino pra quem realmente curte atividades na montanha e quer perder o fôlego ao se deparar com as paisagens deslumbrantes dos Alpes. Saiba mais sobre o inverno na França. Veja ainda as opções de hotéis em Chamonix-Mont-Blanc.

  • Temporada: dezembro a maio
  • Skipass para adultos por 6 dias: 275 euros

Aproveite => Excursão Guiada Chamonix-Mont-Blanc

 

Zermatt – Suíça

Pacotes para esquiar na europa
Considerada uma das estações mais bonitas da Europa.

Localizada na fronteira entre Suíça e Itália, no Cantão de Valais, Zermatt oferece vários cartões portais.

Possui uma vista deslumbrante do Matterhorn (ou Cervino), o pico mais famoso dos Alpes Suíços, aquele que ilustra a embalagem de um dos chocolates mais conhecidos do mundo: o Toblerone.

Considerada uma das estações mais bonitas da Europa, Zermatt é um vilarejo pitoresco e possui uma arquitetura tradicional bem preservada, contornada por belíssimas montanhas que chegam a quase 4000 metros de altura.

Uma das peculiaridades desta estação é o fato de que carros são proibidos e os visitantes devem utilizar trenós e carrinhos elétricos para se locomover.

Considerada a maior e mais alta área de esportes de inverno dos Alpes (entre 1620 e 3882 m acima do nível do mar), Zermatt oferece 350 km de pistas para todos os níveis. Além do esqui e snowboard, ela proporciona a possibilidade de prática de outras atividades, como heliboarding, freeride e heliski.

Ela é classificada como uma estação chique e discreta se comparada com outras mais badaladas da Suíça.

Sofisticação e paisagens que parecem saídas de um filme é a receita completa que torna Zermatt um dos melhores lugares para esquiar na Europa. Veja alguns hotéis em Zermatt.

  • Temporada: fim de novembro a abril
  • Skipass para adultos por 6 dias: 338 francos suíços equivalentes a 315 euros

Fácil => Bilhete de Trem Gornergrat Bahn sem fila para Zermatt

 

Cortina d’Ampezzo – Itália

Resorts de neve na europa
Esta é uma das estações mais elegantes e bonitas da Itália.

A Cortina d’Ampezzo é uma das estações mais elegantes e bonitas da Itália, localizada no norte do país, na região do Veneto, e coroada pelas Dolomitas, cadeia de montanhas rochosas tombada pelo patrimônio mundial da Unesco.

Considerada uma das estações de esqui mais antigas e mais bonitas da Europa, ela sediou os Jogos Olímpicos de Inverno em 1956, tornando-se bastante conhecida. Aliás, a cidade é um dos principais destinos de inverno da Itália.

Célebre por seus belos corredores íngremes e estreitos, a estação possui 140 km de pistas localizadas em uma altitude que varia de 1220 a 2940 metros de altura. Possui pistas adaptadas para todos os níveis de esquiadores.

Ela é conhecida pelo seu alto padrão de luxo e oferece muitas opções como hotéis, restaurantes e loja sofisticadas. Então, se pretende esquiar, é bom ir economizando seus euros.

Além da famosa estação de esqui, a cidadezinha Alpina é super charmosa, com uma arquitetura encantadora, paisagens magníficas e a cultura local que carrega influência do Império Austro-Húngaro. Aproveite os hotéis de Cortina D´Ampezzo.

  • Temporada: novembro a maio
  • Skipass para adultos por 6 dias: 291 euros

Completo => Ônibus para Cortina com almoço e teleférico

 

Kitzbühel – Áustria

Esquiar na Áustria
Estação oferece cerca de 180 km de pistas, para todos os níveis de esquiadores.

Kitzbühel é uma linda cidade da Áustria, localizada no estado de Tirol, uma das regiões mais convidativas para esquiar na Europa.

Com uma altitude que varia entre 750 a 2000 metros acima do nível do mar, a estação oferece cerca de 180 km de pistas.

Elas são adaptadas para todos os níveis de esquiadores, onde 43% representam pistas azuis, 40% pistas vermelhas e 18% de pistas pretas.

Kitzbühel sedia importantes competições internacionais em suas pistas lendárias. A estância também é conhecida por ser um destino chique e conta inúmeras opções para seus visitantes.

Há lojas de marcas conhecidas, restaurantes conceituados, joalherias e lindos chalés. A estação também oferece atividades como pistas de patinação, trilhas de esqui cross-country e de caminhadas no inverno, e curling.

Em Kitz, como é conhecida pelos mais íntimos, você pode esquiar durante um período de 200 dias por ano.

A temporada começa em outubro. Isso é possível devido uma tecnologia conhecida como “snow farming” ou agriculta de neve em português.

Basicamente, ela protege lotes de neve do calor, evitando assim que ela derreta no verão. Cerca de 70% da neve é preservada, possibilitando a abertura antecipada.

  • Temporada: outubro a maio
  • Skipass para adultos por 6 dias: 286 euros

Mais Áustria => Magic Christmas Tour na Áustria

 

Bansko – Bulgária

Esquiar na Bulgária
Ela fica bem aos pés das Montanhas de Pirin que chegam a quase 3,000 metros de altura.

Agora falando um pouco das estações mais baratas para esquiar na Europa e que também estão presentes entre os melhores destinos para praticar a atividade, a estação de Bansko é destaque na Bulgária.

Situada no sudoeste, ela fica bem aos pés das Montanhas de Pirin que chegam a quase 3.000 metros de altura.

Essa é uma das estações de esqui mais importantes do país e possui 48 km de pistas, que vão de 990 até 2560 metros de altitude.

É uma estação queridinha dos principiantes do esporte e possui 20 km de pistas azuis e 24,5 km de pistas vermelhas.

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom VERAO, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

Por outro lado, a estação não conta com pistas pretas. Recentemente, a estação de Bansko foi reformada e, além de atrair debutantes, é destino certo para famílias e para todos que querem se divertir com um preço mais acessível.

Por ser um destino com preços bem mais atraentes, a estação acaba recebendo muitos visitantes. Assim, se você quer garantir mais tranquilidade, principalmente nos teleféricos, é indicado chegar mais cedo. Pesquise entre os hotéis em Bansko para aproveitar a região.

  • Temporada: dezembro a abril
  • Skipass para adultos por 6 dias: 340 leva equivalente a 170 euros

Imperdível => Escape da piscina termal em Bansko

 

Jasná – Eslováquia

Esquiar na Eslováquia
Foi considera uma “pérola escondida” pelo jornal The Guardian.

Continuando com as estações mais baratas pra esquiar na Europa, a estação de Jasná, situada no coração do vale Demanovska na Eslováquia, é a maior e a melhor do país.

Devido às paisagens naturais estonteantes, foi considera uma “pérola escondida” pelo jornal The Guardian.

A cidadezinha parece saída de um conto de fadas com seus pinheiros, rajadas de neves e pistas que atravessam a natureza selvagem.

Com cerca de 46 km de pistas amplas e bem estruturadas, onde a mais longa é 4.7 km, você encontrará 45% de pistas azuis, 39% de pistas vermelhas e 16% de pistas pretas. Para os mais aventureiros, existem duas pistas para o esqui noturno.

Iniciantes são aceitos e, pra quem quer ter aulas de esqui, existem ótimas escolas com profissionais eslovacos.

É interessante destacar que os serviços complementares, como hotel e restaurante, por exemplo, possuem preços muito interessantes e que chegam a ser 3 vezes mais baixos que na maioria das estações de esqui europeias.

É uma característica importante a ser levada em consideração pra quem pretender esquiar em países do Leste Europeu e que pode fazer toda a diferença, caso você esteja buscando economia.

Se esse é o seu caso, Jasná é o lugar certo para você! Veja os hotéis em Jasná.

  • Temporada: dezembro a abril
  • Skipass para adultos por 6 dias: 190 euros (variando de acordo com os dias escolhidos)

Conheça => Santuário Jasna Góra em Częstochowa

 

Poiana Brasov – Romênia

Poiana Brasov
Poiana Brasov | Foto: Kdanv, via Wikimedia Commons.

Ainda falando sobre estações que cabem nos orçamentos mais justos, Poiana Brasov é outro destaque.

Cercada pelos Cárpatos, grande cadeia montanhosa da Europa, esta é uma das estações de esqui mais luxuosas da Romênia e uma das mais baratas da Europa.

Contrastante! Vale lembrar que viajar para os países do Leste Europeu, geralmente, é bem mais barato do que para os destinos mais badalados do velho continente, principalmente para países onde a moeda local não é o euro.

Poiana Brașov está situada a 1200 metros de altura possui 14 km que pistas esquiáveis. Ele oferece pistas para todos os níveis de esquiadores.

A maioria de suas pistas são azuis e vermelhas e as pistas pretas possuem um alto grau de dificuldade, quando há muita presença de neve.

Os “Alpes da Romênia” oferecem diversas atividades aos seus visitantes, como patinação no gelo, passeio de trenó, cinema e piscina aquecida ao ar livre. Após um dia de aventuras na neve, aproveite para degustar as delicias da culinária local.

Sugiro salsichas defumadas com polenta servida com queijo, ovos e manteiga acompanhado de um delicioso vinho quente pra te aquecer.

Se você está em busca de um lugar charmoso, luxuoso e com preços acessíveis, está na hora de programar sua viagem para Poiana Brasov!

Aproveite e veja como é a Romênia no inverno e onde ficar entre os hotéis em Poiana Brasov.

  • Temporada: dezembro a abril
  • Skipass para adultos por 6 dias: 570 lei romenos equivalentes a 120 euros

Incrível => Excursão de um dia a Brasov e o castelo de Drácula

 

Sierra Nevada – Espanha

Esquiar na Espanha
A estação está situada em uma altitude de 2.100 metros.

Localizada na Andaluzia, sul da Espanha, Sierra Nevada vem se destacando no circuito de inverno europeu.

Aproveite e veja os hotéis em Sierra Nevada. A estação está situada em uma altitude de 2.100 metros e o ponto mais alto das pistas é de 3.282 metros.

Com a reputação de ser a estação de esqui mais ensolarada da Europa, com 80% de dias com sol durante a temporada de inverno, Sierra Nevada é a principal estação de esqui da Espanha e uma ótima opção para que quer esquiar na Europa.

O local conta com 115 pistas com diferentes níveis de dificuldade: 16 são verdes, 40 azuis, 50 vermelhas e 9 pretas.

Existe a opção de esquiar aos sábados à noite, caso o tempo permita. Possui 6 áreas esquiáveis: Laguna de las Yeguas, Borreguiles, Río, Veleta, Loma Dílar e Parador.

A maior parte da área de esqui se concentra na encosta norte do Veleta, que é o terceiro pico mais alto da Espanha continental.

A estação também oferece área de atividades, chamada Mirlo Blanco, e um snowpark. E, para quem gosta de ter mais opções de esportes, há trilhas de esqui cross-country e raquetes de neve.

  • Temporada: dezembro a maio
  • Skipass para adultos por 6 dias: 262 euros

Radical => Passeio em Veículo 4×4 na Sierra Nevada

 

Trysil – Noruega

Estação de esqui na Noruega
Considerada a maior estação de esqui da Noruega.

Trysil está localizada próxima na fronteira com a Suécia, a apenas duas horas de Oslo.

Considerada a maior estação de esqui da Noruega, ela é cercada por um cinturão fantástico de florestas coníferas, que abrange toda região. Há muitos hotéis em Trysil no entorno da estação.

A estação é o local favorito de famílias e possui 70 km de trilhas que conectam 3 pistas da montanha e 32 teleféricos.

 
Sabia que aprender através de cursos on-line nunca foi tão fácil?

Assista seus cursos pelo computador, tablet ou até mesmo pelo celular!

Devido a nossa parceria com a Learn Café, você terá acesso a cursos para todas as áreas do conhecimento, com alta qualidade, comodidade e de forma acessível. Cursos online para você:

  • Aprender rápido e ganhar dinheiro;
  • Se preparar para um novo emprego;
  • Melhorar seu currículo;
  • Continuar aprendendo sempre!
 

O ponto mais elevado fica a 1132 metros acima do nível do mar. As pistas de Trysil são para todos os níveis, sendo predominantes as verdes e azuis.

Vale destacar que a estação oferece uma conceituada escola de esqui, caso você queira fazer algumas aulinhas antes de se aventurar na neve. Oferece várias possibilidades de atividades, como pesca no gelo e trenós puxados por cachorros da neve.

A estação norueguesa foi uma das pioneiras a receber a receber uma certificação de Destino de Turismo Sustentável.

Esse prêmio é voltado para destinos que desenvolvem o turismo de maneira consciente e diminuem o impacto da atividade, garantido a preservação da história e da natureza do lugar.

Trysil conta como uma excelente infraestrutura, com mais de 30 restaurantes, onde você poderá experimentar a gastronomia local, além de oferecer diferentes opções para o pós-esqui como shows musicais.

  • Temporada: novembro a abril
  • Skipass para adultos por 6 dias: 225 euros

 

Garmisch-Partenkirchen – Alemanha

estação de esqui na Alemanha
É considerada um dos melhores lugares para se esquiar na Alemanha.

Perto da fronteira austríaca, situada na Bavária, a estação Garmisch-Partenkirchen é considerada um dos melhores lugares para se esquiar na Alemanha.

A cidade é cercada pelo majestoso Zugpitze, que é o ponto mais alto da Alemanha, com 2.962 metros de altura e que confere um charme todo especial.

A área clássica de esqui é dividida em três setores que estão interligados: Kreuzeck, Alpstitz e Hausbergn.

Essa área, localizada entre 740 e 2050 metros acima do nível do mar, oferece 40 km de pistas para todos os níveis e praticantes de snowboard.

Se você acompanha competições de inverno, vai achar interessante saber que em Garmisch-Partenkirchen existem duas estações legendárias.

A primeira delas, a pista olímpica, utilizada nos jogos de inverno de 1936, que hoje é classificada como vermelha.

E a segunda é a pista preta de Kandahar, que sedia com frequência a importante competição que leva o mesmo nome e que já sediou a copa do mundo de esqui.

A estação também oferece atividades para crianças e adultos, com destaque para a pista de patinação e boate, que anima o pós-esqui.

O ambiente familiar e amigável, cercado por uma passagem mítica, fazem de Garmisch-Partenkirchen uma das melhores estações para esquiar na Europa.

Além de esquiar, você também pode fazer uma excursão pela cervejaria da Baviera. Veja também os hotéis em Garmisch-Partenkirchen.

  • Temporada: dezembro a março
  • Skipass para adultos por 6 dias: 255,50 euros

Exclusivo => Tour privado da Baviera e Tirol

 

Åre, Suécia

Åre Suécia
Oferece todas as modalidades de esqui e grande variedade de esportes.

Åre está localizada no centro da Suécia e é maior área de esqui em todo o norte da Europa.

Capital Alpina da Escandinávia, oferece todas as modalidades de esqui e grande variedade de esportes e atividades de inverno.

Contudo, pra quem não está acostumado com temperaturas extremas, a estação pode ser mais desafiadora devido as baixas temperaturas, que chegam até -20°C.

Porém, todo o frio é compensado com paisagens mágicas, ilustradas por pinheiros cobertos de neve. A estação se encontra a 372 m de altitude e a montanha Åreskutan é o ponto mais alto da estação, chegando a 1.420 metros.

A estação possui mais de 100 km de pistas, que são compostas por 5 setores e 97 pistas, onde 52 são azuis e verdes. Para os profissionais do esqui, há uma descida de 6,5 km, que é o local preferido dos amantes de esportes de inverno.

Åre é uma estação de inverno que tem cara de uma cidadezinha rural cheia de charme, com suas casinhas de madeira vermelha, grandes chalés e edifícios com diferentes estilos arquitetônicos de frente para um lago.

  • Temporada: dezembro a maio
  • Skipass para adultos 6 dias: 213 euros

Na água => Caiaque no arquipélago de Inverno em Estocolmo

 

Esquiar na Europa é tudo de bom!

A Europa é um dos destinos preferidos dos viajantes que estão em busca de se aventurar na neve.

Neste artigo, dei algumas dicas dos melhores lugares para esquiar na Europa, com sugestões de estações que cabem em todos os bolsos.

Espero que estas informações abram o leque de opções de destinos de esqui na Europa pra você e te ajudem a criar um roteiro bem bacana pra sua próxima viagem de inverno!

Quer esquiar na Europa? Qual estação você quer conhecer? Conte nos comentários sobre o seu roteiro!

Até + !!!

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Bruna Correia

ESCRITO POR

Bruna Correia

Bruna, 30 anos, é mineira, turismóloga e reikiana. Aquariana e sonhadora, desde criança sempre teve em mente que o mundo é muito grande para se criar raízes em apenas um lugar. Adora viajar, descobrir novas culturas e escrever sobre suas aventuras.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *