Romênia no inverno: 5 lugares para turismo no frio e neve

Romênia no inverno: 5 lugares para turismo no frio e neve

Visitar a Romênia no inverno é uma daquelas oportunidades de vivenciar um país como se fosse um morador. Muitas pessoas se perguntam quando ou qual época do ano deve visitar o país. A resposta é: depende do que você procura.

Abusando das sopas, vinhos quentes e pães típicos, o povo romeno sabe muito bem aproveitar sua estação congelante. Mas além dos deliciosos pratos para se esquentar, a Romênia também oferece ao turista diversas regiões para explorar, e o tempo e o clima podem ser aliados nessa aventura.

O rico inverno traz consigo estações de esqui, mercados de natal, carrossel, casa do Papai Noel e muitas outros passeios incríveis para desfrutar. E, claro, paisagens deslumbrantes cobertas de neve.

Se você ainda não sabe quais lugares visitar e o que fazer na sua viagem durante o inverno romeno, depois desse post saberá. Separei os melhores destinos para conhecer durante a época mais fria da Romênia. Além disso, você ainda ficará sabendo como chegar a cada um deles.

Planeje sua viagem => Internet na Romênia

Seguro viagem para viajar na Romênia »

 

Destinos perfeitos na Romênia no inverno

  1. Bucareste
  2. Poiana Brasov
  3. Brasov
  4. Vidra Transalpina
  5. Mercado de Natal de Sibiu

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios na Romênia »

 

Quando começa o inverno na Romênia?

Tempo na europa
Bucareste, Romênia | Foto: Britchi Mirela, via Wikimedia Commons.

Primeiramente, para saber quando ir para Romênia, é importante conhecer algumas informações básicas sobre clima na Europa. O inverno na Romênia tem início no fim do outono.

Em meados de novembro, já é possível começar a se adaptar aos graus negativos da nova estação. Isso acontece porque as temperaturas sofrem variações ainda em setembro. Nesse período, é normal a temperatura mudar bastante de um dia para o outro.

Logo em dezembro já se vê neve espalhada pelo país. A região de Cárpatos é um dos locais em que a neve cai em abundância.

Para quem não sabe, Cárpatos representa a segunda maior das cadeias montanhosas da Europa que, além da Romênia, passa pela República Tcheca, Eslováquia, Polônia e Ucrânia. Ou seja, as cidades que abrigam as montanhas de Cárpatos são também as mais frias.

De forma geral, o frio é bastante intenso durante o inverno na Romênia. Dependendo do ano, o período de neve pode se esticar até março. Na capital Bucareste, janeiro é o mês mais rigoroso. Sua mínima fica em torno de -4,8º C e sua máxima em 2,8 C.

Por isso, atente-se às roupas que irá levar. Na sua mala não podem faltar meias, calças e blusas térmicas, além de casacos grossos e sapatos apropriados para a neve.

Uma boa opção é comprar algumas coisas na Romênia mesmo, pois os romenos têm produtos mais preparados para o inverno do que os nossos. No entanto, não chegue no país sem roupa de frio!

Por ter essas características climáticas, o que não faltam são lugares para explorar.

 

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Romênia. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

O que conhecer na Romênia no inverno

1. Bucareste

O que fazer no inverno na Romenia.
Bucareste, Romênia | Foto: Britchi Mirela, via Wikimedia Commons.

Muito provavelmente você chegará à Romênia por Bucareste. Mas engana-se quem pensa que não tem como aproveitar o inverno na cidade. Os parques da capital ficam ainda mais charmosos nesse período do ano.

Mesmo com os termômetros abaixo de zero, os romenos não deixam de passear pelos jardins e admirar as belas paisagens cobertas de neve. Um atração interessante é observar os lagos congelados.

Com a neve, os visuais mudam e, nessa estação, a cidade fica ainda mais bonita; você pode desfrutar deste visual fazendo uma Excursão a pé por Bucareste. E para esses dias frios, aproveite também para fazer o Tour guiado pelo Parlamento em Bucareste.

 

Livrarias, museus e Mercado de Natal

Neve na Romênia
Carturesti Carusel | Foto: Mihai Petre, via Wikimedia Commons.

Outra boa pedida é se aquecer com um delicioso café ou chocolate quente em uma das várias livrarias da cidade. O centro histórico pode ser o local ideal para esse passatempo.

A Carturesti Carusel é uma das livrarias mais bonitas de toda a cidade. Os seus três andares construídos em uma arquitetura belíssima, encantam o turista que passa por lá.

Mas o melhor ainda está por vir: no último andar e com um teto de vidro de tirar o fôlego, a livraria convida o visitante a se sentar no seu bistrô enquanto lê alguma obra interessante.

Para amantes de lugares aquecidos no inverno rigoroso, mas que não querem perder a oportunidade de aprender sobre o país, Bucareste oferece ainda uma vasta gama de museus.

A dica é visitar o Museu Nacional de Arte Contemporânea e já aproveitar para conhecer o Palácio do Parlamento, já que é ele que abriga o museu.

O lugar mais interessante para curtir o inverno da Romênia de dezembro e sentir a magia do período natalino é, com certeza, o Mercado de Natal de Bucareste. Ah, e se você gosta de coisas interessantes.

   

Chamado pelos romenos de Targul de Craciun, o evento acontece durante todo o último mês do ano. Além de poder degustar as comidas típicas da Romênia e comprar souvenirs nas diversas feirinhas, o evento traz shows e uma área gratuita de patinação no gelo.

Com muita decoração e iluminação, as crianças têm ainda a oportunidade de visitar a casa construída para pertencer ao Papai Noel. Ou seja, o Natal em Bucareste une a diversão à cultura local.

 

2. Poiana Brasov

Passeios em Poiana Brasov.
Poiana Brasov, Romênia | Foto: Kdanv, via Wikimedia Commons.

Localizado próximo a Brasov, Poiana Brasov é um dos lugares mais cobiçados para quem quer curtir o inverno da Romênia nas montanhas.

Conhecido por ter um dos snowboards mais baratos da Europa, Poiana oferece várias pistas de esqui com aluguéis de equipamentos. Para ter uma vista panorâmica das montanhas cobertas de neve, vale a subida no teleférico.

Se você nunca teve o privilégio de esquiar na Europa, mas tem muita vontade de aprender, não se preocupe. É possível fazer aulas privadas antes de se arriscar nas manobras.

Uma recomendação é não sair das estações de esqui e nem da área com guias, já que existem placas advertindo o risco de ursos e lobos na floresta. Seguindo esse detalhe, Poiana Brasov é só diversão e muito agito.

Para chegar, você pode ir de trem na direção Bucharest – Brasov ou de carro há 13 km de Brasov. Além de fácil acesso, a região é repleta de hotéis e bons restaurantes.

Poiana Brasov é também um resort e quem preferir pode se hospedar na região. O local fica movimentado até março, mas é importante conferir se essa época ainda é propícia para esquiar.

 

3. Brasov

Romenia no inverno: Castelo de Bran.
Castelo de Bran, Brasov | Foto: Miguel Angel Pescador Santirso, via Wikimedia Commons.

Mesmo que você não queira conhecer outras partes do mapa da Romênia, o inverno de Brasov não vai te decepcionar. A paisagem da cidade se transforma ao ser coberta pela neve. O centro da cidade fica mais encantador com as decorações natalinas e os ares da cidade também mudam.

Posso dizer que as lendas sobre vampiros que pairam na Romênia ficam mais presentes nessa época. Isso porque as montanhas de Cárpatos que cercam a cidade trazem mais frio e neve. Então, aquelas construções góticas e misteriosas se destacam ainda mais.

Começando pelos castelos, com destaque para o tão famoso Castelo de Bran. Conhecido por ser a residência do temido Conde Vlad, ele deu origem à história sobre o vampiro Conde Drácula.

Lendas à parte, ao fazer a Excursão privativa pelo Castelo do Conde Drácula  você vai perceber que ele é um dos pontos fortes do turismo da região da Transilvânia e quem passa por lá deve reservar um dia para visitar o lugar.

O Castelo de Bran fica localizado no início de um vale, o que permite um visual mais bonito durante o inverno.

Assim como em Bucareste, o natal de Brasov também atrai mais turistas. Logo no centro ficam várias feirinhas como comida e bebidas típicas. Não deixe de experimentar o Vin fiert, parecido com um quentão de vinho.

Além de esquentar, ele também é bastante popular em outras cidades europeias. A maioria das barraquinhas se divide em castanhas portuguesas, doces, guloseimas e artesanatos.

Para não perder a programação, é preciso acompanhar quando se inicia e quando termina as feirinhas ao ar livre de Brasov. Por volta de outubro já é possível encontrar o calendário em sites romenos.

 

   

4. Vidra Transalpina

Tempo na romenia.
Montanhas Lotrului, Romênia | Foto: Cioboata Andrei, via Wikimedia Commons.

Outro resort procurado na Romênia na época do inverno é o Vidra Transalpina. Localizado a 133 km de Sibiu, o local funciona de dezembro à abril e é um dos destaques entre os hotéis na Romênia.

Entre as montanhas Lotrului, o Transalpina não é tão badalado quanto o Poiana Brasov, mas mesmo assim conquista seus turistas. Com instalações modernas para pistas de esqui, ele também conta com um teleférico e uma bela vista.

Só é possível chegar ao resort de carro, mas existem duas opções. Você pode optar vir ou de Sibiu ou de Valcea à 100 km. Quem tiver mais dias disponíveis e gostar de explorar a natureza, a região ainda abriga um enorme lago, o Vidra Lake.

 

5. Mercado de Natal de Sibiu

Romenia no inverno Sibiu.
Piata Mare, Sibiu | Foto: Pudelek, via Wikimedia Commons.

O último destino é a pequena cidade de Sibiu. O lugar é ideal para qualquer época do ano, mas em dezembro é ainda mais especial. A razão é que Sibiu tem o Mercado de Natal mais tradicional do país e que ganhou fama pela delicadeza da decoração natalina.

A Piata Mare, local onde acontece o mercado, é simplesmente a praça mais iluminada da Romênia durante o mês. A magia de conto de fadas da estação parece tomar conta da cidade devido aos flocos de neve que caem no rigoroso inverno.

As barraquinhas de madeira, cheias de guloseimas, dão um toque especial ao momento. O charme final fica por conta da grande estrela feita de luzes brancas que completa a iluminação e as canções de Natal que tocam em algumas casas.

Quem tem um espírito aventureiro pode aproveitar o parque de diversões e o ringue de patinação colocado na praça.

Já para os turistas que preferem ficar apenas na feira, devem provar o pão romeno Cozonac de Crăciun, tipicamente natalino e recheado de nozes e frutas secas. Os presépios espalhados pela praça finalizam a experiência mostrando às pessoas o sentido de toda a festa.

 

É fácil curtir a Romênia no inverno

Inverno em Bucareste.
Bucareste, Romênia | Foto: Seisdeagosto, via Wikimedia Commons.

Se você está em busca de um destino para explorar na Europa no inverno, vale a pena sair do óbvio e fazer um roteiro na Romênia. Para quem tem muitos dias pela região, ainda é possível visitar todos esses lugares que separei no post.

Um bom roteiro seria saindo de Bucareste, passando por Brasov, ficando uns dias em Poiana Brasov, visitando Sibiu e terminando seu passeio de inverno em Vidra Transalpina.

Então, já sabe! Aproveitar os destinos Romênia durante o inverno é uma boa pedida para experimentar algo diferente e se deixar encantar pela magia da neve. Caso prefira, leia sobre o Romênia no verão.

Planeje seus destinos que cabem no seu bolso e combine com quantos dias ficará no país. 

Você também tem alguma dica para curtir a Romênia no inverno? Então deixe seu comentário e ajude outros viajantes!

Até + !!!

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Juliana Pina

ESCRITO POR

Juliana Pina

Juliana Pina, 21 anos, é mineira e recém graduada em jornalismo pela Universidade Federal de Viçosa. Apaixonada por viajar e aprender sobre diferentes culturas, gosta de escrever sobre suas experiências com sua mochila nas costas e boas companhias.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Tours Nacionais

Reserve atividades com pagamento em até 10x

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Tours Nacionais

Reserve atividades com pagamento em até 10x

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *