Mapa da Romênia: 4 regiões turísticas para conhecer

por Juliana Pina

Mapa da Romênia: 4 regiões turísticas para conhecer

O mapa da Romênia se subdivide em 4 regiões: Transilvânia, Valáquia, Bucovina e Moldávia, Dobruja. Todas são históricas e, com suas lendas, despertam a curiosidade de viajantes do mundo todo.

Administrativamente, o país se divide em 41 judetes formados por comunas, cidades e municípios. E é, por isso, que a organização em 4 regiões se tornam fundamentais para quem quer conhecer e se encantar por este lugar cheio de cultura e mistério.

Os 238.397 km² de extensão da Romênia possibilitam que o país tenha diferentes climas dependendo da região. Para visitar a Romênia, é recomendado o período entre final de abril e início de julho, onde geralmente as temperaturas nessa parte da Europa são suaves.

Com diversos destinos e opções de turismo em vários cantos do país, separei cada região mostrando suas características principais para que você possa montar um roteiro que mais se adapte ao seu gosto e conforto.

Planeje sua viagem => Hotéis mais indicados na Romênia

Seguro viagem para Romênia: qual fazer? »

 

Mapa da Romênia: regiões turísticas

  1. Transilvânia
  2. Valáquia
  3. Bucovina e Moldávia
  4. Dobruja

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios na Romênia »

 

O que fazer nas regiões turísticas da Romênia

Transilvânia

Mapa das regiões turísticas da Romenia
Igreja St. Michael´s em Cluj-Napoca.

A Transilvânia é, provavelmente, a região histórica mais conhecida da Romênia. Fica situada no centro-oeste deste país da Europa, cercada ao sul e ao leste pela Cordilheira dos Cárpatos e com precipitação anual com média de 630 milímetros de chuva.

A região da Transilvânia se tornou famosa por conta das lendas de vampiros, com destaque para um dos vampiros mais falados no mundo, o Conde Drácula, que teria nascido na região. A história de Drácula já foi contada em diferentes formas na cinematografia. Inclusive, há passeios para o Castelo do Drácula e em outros castelos da região.

A maior cidade da região é Cluj-Napoca, também chamada de Cluj. Está localizada a 434 quilômetros da capital, Bucareste, e o trajeto entre as cidades pode ser feito de avião ou de trem, cuja viagem demora cerca de 8 horas.

 

Mais dicas sobre a Transilvânia

Turismo na Romênia
Castelo do Drácula, nos arredores de Brasov.

Cluj tem construções em vários estilos: barroco, gótico, renascentista e neoclássico. Toda variedade arquitetônica pode ser encontrada na Piata Unirii, com fácil acesso ao St. Michael’s Church e a Banffy Palace, projetada entre 1774 e 1775 para o governador da época, Banffy Gyorgy. Desde 1951, o palácio se tornou o Museu Nacional de Arte de Cluj.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Romênia. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

A cidade é o roteiro perfeito para quem gosta de entender a história dos lugares que visita. É onde está o History Museum of Transylvania, onde é possível conhecer praticamente toda a história da região. O museu tem um acervo de crânios, flechas e presas de mamute que demonstram a evolução das idades Neolíticas e Bronze. E outros tipos de coleções como as de arte, livros antigos e moedas.

Por ser cheia de atrativos, a grande Cluj-Napoca pede dois dias a mais do que outras cidades romenas. Mas se você ainda ficou curioso sobre as lendas dos vampiros na região da Transilvânia e deseja viver esta experiência nas cidades de Sibiu, Brasov e Sighisoara que compõem essa rota, não deixe de ler sobre as cidades da Romênia.

 

Valáquia

Dicas de turismo na Romênia
Arco do Triunfo, em Bucareste.

A região da Valáquia é composta por paisagens que vão do norte do Rio Danúbio ao sul de Cárpatos. Considerada a parte mais populosa da Romênia, o inverno dessa área é também um dos mais rigorosos e o verão um dos mais quentes.

A capital, Bucareste, é a porta de entrada para os turistas que chegam inclusive do Brasil, está localizada nessa região. Para conhecê-la, você pode fazer um tour na parte comunista de Bucareste. Além dela, as principais cidades da região da Valáquia são Craiova, Drobeta-Turnu Severin, Ploiesti e Targoviste.

Pouco conhecida para quem não é do país, a cidade de Craiova tem curiosidades relevantes. No ano de 1913, por exemplo, foi neste local que o tratado de paz que encerrou a Guerra dos Balcãs foi assinado. Além disso, a maioria dos trens hoje utilizados como transporte na Romênia foram produzidos lá.

Para quem gosta de observar a natureza, a região da Valáquia também é um bom lugar. Em Bucareste podem ser encontrados parques naturais com diferentes espécies de pássaros. Já no Bucegi Natural Park estão as grandes falésias, cascatas e pistas de esqui.

   

Novamente, é possível chegar a todas essas cidades utilizando as linhas de trem. Informações sobre horários e preços podem ser acessados no site da CFR Calatori, empresa que faz os percursos.

 

Bucovina e Moldávia

Roteiro pela Bucovina
Área interna dos Mosteiros Pintados de Bucovina.

A região de Bucovina e Moldávia tem como característica invernos com bastante neve e as temperaturas, em algumas cidades, podem chegar a -23°C nos dias mais frios. Por isso, se você não gosta de dias com clima tão congelante, não é recomendado que planeje sua viagem para lá nos meses de dezembro e janeiro.

É em Bucovina que está um dos maiores tesouros de artes do mundo. Reconhecido pela Unesco como Patrimônio da Humanidade, os Mosteiros Pintados de Bucovina atraem turistas que querer conhecer e fotografar o conjunto de pinturas de cenas religiosas e dramáticas que servem de decoração para as paredes.

A cidade considerada capital política, econômica e cultural da região, a bela Iasi também já foi a capital do país, entre os anos de 1859 e 1862. Foi lá que foi instalada a primeira universidade da Romênia. Atualmente, a cidade é conhecida pelo impressionante número de igrejas ortodoxas, são quase 100.

Iasi conta ainda com museus para diferentes gostos, parques e mosteiros bem próximos à cidade, como o Neamt Monastery. Com toda essa infraestrutura, a cidade não poderia deixar de ter um aeroporto que recebe voos de diferentes locais. As principais companhias são a TAROM, Wizz e Blue Air.

 

Mais sobre Bucovina e Moldávia

Cidades turísticas da Moldávia
Galati fica às margens do Rio Danúbio.

Outro nome importante para a região é Galati. Há shoppings, Palácio da Justiça, áreas verdes e alguns museus, e quem visita a cidade pode fazer um passeio de cruzeiro pelo Rio Danúbio. Galati fica a 243 quilômetros da capital, e pode receber seus visitantes tanto por trem quanto por avião.

Para realmente dizer que visitou a região de Bucovina e Moldávia, o viajante não pode deixar de conhecer o Ceahlau National Park. É onde está localizada a Romania’s Olympus, a montanha sagrada para os dácios, povo antepassado dos romenos.

O Bicaz Gorges é a subida mais íngreme com cinco quilômetros de extensão. Se você não é um viajante que se considera aventureiro, ainda assim o parque é uma boa pedida apenas para observar sua fascinante beleza e suas várias espécies de pássaros.

 

Dobruja

Cidades mais bonitas de Dobruja
Constanta tem um dos portos mais importantes do país.

Conhecida como a região onde fica a foz do Rio Danúbio, Dobruja tem algumas áreas classificadas como Reserva da Biosfera pela Unesco. Localizada no sudeste da Romênia, tem um inverno mais ameno e poucas chuvas. A região tem cidades portuárias como Tulcea e Constanta e outras Medgidia e Mangalia.

Fundada por colonos gregos, Constanta tem um dos portos mais importantes do país e o 4º maior porto da Europa, ficando atrás dos portos de Roterdã, da Antuérpia e de Marselha. Além de monumentos históricos, a cidade se tornou conhecida pelas mansões e pelo Grand Casino.

Seu litoral, que vai até a fronteira com a Bulgária, atraí visitantes de diversas regiões do mundo e da própria Romênia. Há, inclusive muitos resorts no litoral, como o Mamaia.

 

   

Mais sobre Dobruja

Roteiro pela Romênia
Enisala.

Para quem gosta de bons ambientes noturnos, a cidade oferece muitas boates, restaurantes a céu-aberto e bares. Diferente das cidades de outras regiões, Constanta tem um estilo de turismo que pouco lembra a fama da Romênia de Terra dos vampiros.

Tulcea também é outra cidade que respira o Rio Danúbio. Inclusive, é onde está o Danube Delta Natural History Museum, um museu que possibilita ao visitante aprender sobre a fauna e a flora no rio. Há uma grande coleção de peixes locais e de outros continentes, como América do Sul, sudoeste da Ásia e África central.

Quem visita a cidade de Enisala, que antigamente era uma fortaleza romana e hoje é uma aldeia, deve conhecer a casa de pescadores convertida em museu com arte popular e local. O mais interessante é que é possível fazer uma bate-volta de carro ou de táxi da cidade de Tulcea.

 

Mapa da Romênia: dicas de passeios

Talvez, fosse difícil imaginar que a Romênia seria um país que pudesse oferecer um turismo variado, que vai desde castelos medievais a resorts de luxo, fugindo em certas partes da fama de Terra dos Vampiros.

Esse país ainda não tão explorado, permite que o viajante tenha contato com histórias e culturas de diferentes épocas. O ideal é montar um roteiro que mais encaixa no seu modelo de viagem, escolhendo a região que mais te interessa.

Para quem quer aproveitar a ida a Romênia e conhecer outros países, ainda é possível visitar Hungria, Sérvia, Ucrânia e Bulgária. Veja também um artigo com sugestão de roteiro na Europa. Mas, se prepare, essa rota pelo Velho Continente pode fazer com que você se apaixone pelas suas belezas e queira voltar mais vezes.

E para finalizar confira um vídeo recheado de lindas imagens da cultura da Romênia do site oficial de turismo da Romênia:

Gostou das dicas sobre as regiões da Romênia? Qual das regiões mais te interessou? Deixe nos comentários.

Até + !!!

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Juliana Pina

ESCRITO POR

Juliana Pina

Juliana Pina, 21 anos, é mineira e recém graduada em jornalismo pela Universidade Federal de Viçosa. Apaixonada por viajar e aprender sobre diferentes culturas, gosta de escrever sobre suas experiências com sua mochila nas costas e boas companhias.

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Melhores Hotéis

Descubra as melhores opções de hotéis para se hospedar

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Melhores Hotéis

Descubra as melhores opções de hotéis para se hospedar

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *