Cidades da Romênia: 5 lugares bonitos para seu roteiro

Cidades da Romênia: 5 lugares bonitos para seu roteiro

Nunca é uma tarefa simples eleger destinos imperdíveis em um país, mas as cidades mais bonitas da Romênia são tão interessantes que nem pareceu difícil fazer esta lista – embora tenha sido.

A Romênia é um país conhecido por ter sido o local de origem das lendas do Conde Drácula, vampiro que ganhou fama nos cinemas. Com isso, aos poucos, a Romênia vem se tornando um destino procurado para quem viaja para o leste da Europa.

Mas, não são apenas as histórias do Drácula que chamam atenção no país, há pelas cidades muitos traços do regime comunista (que durou de 1945 a 1989) e também da arquitetura histórica, preservada desde a época da Antiguidade.

Neste artigo, selecionei cidades que se destacam pela beleza, começando pela não tão conhecida capital, passando pelo lendário castelo do Drácula e chegando às várias praças e museus de cidades com nomes um pouco complicados para pronunciar.

Saiba como chegar a cada uma das cidades turísticas da Romênia, conheça seus atrativos e descubra porque a Romênia é um destino imperdível para quem gosta de explorar países diferentes.

Planeje sua viagem => Hotéis na Romênia

Seguro viagem Romênia »

 

Mapa das cidades da Romênia: 5 imperdíveis

  1. Bucareste
  2. Brasov
  3. Sibiu
  4. Sighisoara
  5. Timisoara

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios na Romênia »

 

O que fazer nas cidades da Romênia

A Romênia é uma grata surpresa dentre os países da Europa para se fazer turismo, tanto que é sem dúvidas, um dos que mais gostei de conhecer.

Vale a pena você incluir o país no seu roteiro pela Europa. Confira agora as cidades mais bonitas do país para conhecer.

Tudo sobre => Aluguel de carro na Romênia

 

Bucareste: a capital

Cidades da Romênia
Palácio do Parlamento é o prédio mais famoso da cidade.

Com mais de 1 milhão de habitantes, a capital da Romênia é agitada e cheia de opções de passeios durante o dia e também à noite. A cidade recebe voos no Aeroporto Internacional Henri Coandã de diferentes locais, inclusive do Brasil com escalas em países como França, Suíça e Alemanha.

O ponto turístico mais famoso da cidade é o Palácio do Parlamento, o 2º maior edifício administrativo do mundo, ficando atrás apenas do prédio do Pentágono, nos Estados Unidos. As visitas devem ser agendadas (pelo telefone ou presencialmente) e o tour guiado leva a algumas partes do prédio. Para facilitar, confira esse ingresso antecipado do Parlamento de Bucareste, na Romênia.

Além da incrível construção, Bucareste tem vários museus bacanas como o Village Museum, que chama a atenção por ser a céu-aberto e permitir caminhar por casas e igrejas tradicionais. Além do contato com a cultura romena, ainda é possível fazer um passeio de barco em um lago ao lado do museu.

Como ter? => Internet na Romênia

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Romênia. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

 

Mais dicas de Bucareste

Melhores cidades da Romênia
Village Museu | Foto: Britchi Mirela, via Wikimedia Commons.

Bucareste também oferece um free walking tour que geralmente é uma boa pedida para quem quer economizar e conhecer a cidade de um jeito diferente. É costume, ao final do tour, os visitantes oferecerem ao guia uma gorjeta válida pelo seu trabalho.

Se você gosta de uma cidade com boa vida noturna, Bucareste irá te agradar. As ruelas de Lipscani são o destino ideal para curtir à noite. É possível escolher entre diversas opções de bares, boates e restaurantes sofisticados. E, para se despedir da cidade vale a pena se encantar pelo famoso chocolate ROM. Em alguns pontos de Bucareste, o chocolate custa apenas 1 leu! Se preferir, conheça um food tour em Bucareste.

Confira => Excursão a pé por Bucareste

 

Brasov: as lendas da Transilvânia

Mapa das cidades mais bonitas da Romenia
Centro Histórico de Brasov.

Para chegar à Brasov, a opção mais escolhida é o trem com um trajeto de aproximadamente 3 horas, partindo de Bucareste. Recomendo ficar dois ou três dias em Brasov para que se possa conhecer e se apaixonar pelos mistérios da Transilvânia e pelo centro histórico, que uma viagem para o período medieval. Tem até tour por Brasov para observar a arquitetura medieval da cidade.

Na região central, dá para conhecer a Piata Sfatului (Praça Central), a Casa do Mercador, a Biserica Neagra (Igreja Negra), em estilo gótico, lojas e o Museu da História de Brasov. Para ter vista panorâmica da cidade, vá ao Monte Tampa, onde se tem uma visão privilegiada a partir do letreiro com o nome da cidade. Dá para chegar até lá em uma trilha ou subir de teleférico.

 

Outras dicas de Brasov

Cidades dos vampiros na Romenia
Castelo do Drácula, em Bran.

Se você gosta de passeios diferenciados, deve passar por um dos becos mais estreitos do mundo e o mais estreito da Europa Oriental. É curioso e divertido. E, uma atração que não pode ficar de fora do seu roteiro na região da Transilvânia, é o famoso Castelo do Drácula ou Castelo de Bran.

É parada obrigatória para quem está em Brasov, uma vez que ele fica em Bran a apenas 30 quilômetros da cidade, e que se pode chegar de ônibus. O castelo, é sempre movimento e um dos pontos mais famosos de toda a Romênia. Porém, não se sabe exatamente se o misterioso Conde Vlad viveu de fato no local. Agende uma excursão para o Castelo do Drácula na Romênia.

   

Diversas lendas pairam sobre o castelo, mas vale a pena se deixar ser levado pelas histórias contadas pelos moradores e curiosos do tema. Por isso, veja um transfer de Bucareste para Brasov.

Economia => Melhores preços de hotéis em Brasov

 

Sibiu: a badalada

Roteiro de viagem na Romênia
Vista da região central de Sibiu.

Se você gosta de agitação e movimento, Sibiu é um destino que não pode ficar de fora do seu roteiro. São muitos shows, festivais, peças e atrações que acontecem ao longo do ano inteiro. Para chegar até a cidade, o visitante pode pegar um trem com partidas de Brasov, já que Sibiu também está localizada na Transilvânia.

Juntamente com Brasov, Sibiu se tornou um dos destinos mais importantes para o turismo da região. Alguns de seus monumentos, por exemplo, são reconhecidos pela Unesco como Patrimônio Mundial da Humanidade.

Algo que chama a atenção de quem passa por ali é uma muralha medieval que corta alguns pontos da cidade. O curioso é que algumas de suas torres foram construídas por artesãos nos séculos XV e XVI e seus descendentes procuram manter a tradição do passado, podendo ser encontrados vestidos à caráter em frente à muralha.

 

O que fazer em Sibiu

Cidades turísticas da Romênia
Igreja em Sibiu.

Como é comum em toda a Romênia, em Sibiu também tem diversas praças. Logo na Piata Mare, rodeada de atrações, podem ser visitadas a Igreja Jesuíta, a Torre do Concílio e o Museu Brukenthalque possui uma das coleções mais antigas e importantes para a história da Romênia.

E, para registrar belos lugares da cidade, recomendo a Ponte da Mentira. Responsável por ligar a Piata Mare à Plaza Huet, a ponte conecta a beleza arquitetônica dos dois lugares. Dali é possível fazer fotos de prédios históricos de Sibiu. Acredita-se que a ponte leva esse nome porque ali os comerciantes faziam negócios e os casais apaixonados juravam o amor eterno.

A cidade conta ainda com uma Catedral Ortodoxa conhecida por ser considerada uma miniatura da Hagia Sofia, de Istambul. E, depois de vivenciar uma rica cultura, vale uma visita ao calçadão da Rua Nicolau Balcescu para fazer compras nas suas diversas lojinhas. Conheça melhor essa cidade, em um city tour por Sibiu, na Romênia.

Conheça => Hotéis com melhores avaliações em Sibiu

 

Sighisoara: a medieval

Cidades da Romenia para visitar
Construções coloridas em Sighisoara.

Completando a lista das três cidades belas da Transilvânia, a pequena Sighisoara pode ser considerada também uma cidade medieval. É que Sighisoara é uma cidade fortificada que fica no alto de um morro, tem construções antigas (muitas transformadas em pubs) e ruelas excêntricas. Por isso, é Patrimônio Histórico da Humanidade.

Fora esses atrativos, é a cidade natal do príncipe Vlad, que deu origem a obra do Drácula. Tudo isso, faz de Sighisoara uma cidade encantadora e também cheia de mistérios, como a própria Romênia.

A atração principal é a Torre do Relógio, onde se pode subir em alguns andares, mas não fotografar as exposições de roupas e objetos de época; além da Praça Central. Há também várias igrejas e o Museu de Armas Medievais.

Principais cidades da Transilvania, na Romenia
Casa onde Drácula nasceu | Foto: Cezar Suceveanu, via Wikimedia Commons.

Se você gosta do clima de mistério da Romênia, vá até a parte mais alta da cidade onde há uma escola e uma igreja do período gótico. Logo atrás dessa igreja, percebemos que estamos mesmo na famosa Transilvânia quando podemos ver um cemitério! Confira uma excursão de Brasov para Sighisoara.

Para terminar a rota na terceira cidade da região do jeito e matar a curiosidade, vá a casa onde o Vlad Dracul nasceu. Se você realmente gosta do tema, também vai achar que poderia ser um museu, mas como não é o jeito é terminar a simpática Sighisoara no restaurante da casa de Vlad.

Lista => Hotéis em Sighisoara

 

   

Timisoara: futura capital cultural da Europa

Curiosidades da Romênia
Catedral de Timisoara.

Na Romênia, acredita-se que em 2021, Timisoara se tornará a Capital da Cultura Europeia por conta dos atrativos culturais da cidade, que mistura história e jovialidade. É possível chegar a cidade de avião, trem ou ônibus. A companhia aérea TAROM, uma das mais usadas para essa região, tem voos saindo da capital por até mesmo 9 euros.

Para quem gosta de apreciar uma bela arquitetura, Timisoara não pode ficar fora do roteiro pelas cidades mais bonitas da Romênia. São muitas praças, como a extensa Piata Victoriei (Praça da Vitória), local que podemos admirar a Catedral Metropolitana Ortodoxa. Confira uma excursão turística para Timisoara.

Além da Praça da Liberdade (Piaţa Libertăţii) onde está a Sinagoga din Cetate e a antiga Câmara Municipal. O centro da Cidade Velha, também é rodeado por uma praça. A Piaţa Unirii (Praça da União), de estilo e arquitetura barroca, reúne as igrejas Católicas e Sérvia e o Palácio Barroco cercados pelas famosas casinhas coloridas que dão um charme à cidade conhecida como Pequena Viena.

 

Mais sobre Timisoara

Melhores cidades da Romênia
Piata Unirii | Foto: Turbojet, via Wikimedia Commons.

Para quem busca um passeio econômico, Timisoara conta ainda com dezenas de parques e museus que contam a história de uma das cidades mais importantes para a história da Romênia. A cidade conta também com universidades e shoppings que trazem a ela um ar jovem.

Destaco dois centros comerciais para se conhecer: Iulius Mall e o Shopping City Timisoara que, além de belos, são ótimas opções para quem busca outlets, lojas internacionais e casas de câmbio. O site oficial do turismo na cidade, o Timisoara Tourism, tem muitas informações sobre a cidade, vida noturna e curiosidades: sabia que ela é a cidade mais antiga em produção de cerveja de toda a Romênia?

Veja => Hotéis mais procurados em Timisoara

 

Tudo sobre as cidades da Romênia

A Romênia é um daqueles países que parecem que não foram totalmente explorados, mas que tem potencial para atrair e apaixonar diversos tipos de viajantes. Está próxima a países como Hungria, Bulgária e Sérvia, sendo possível planejar mochilões e viagens combinadas, até porque esta rota é facilmente acessada até mesmo de ônibus.

Apesar da língua oficial ser o romeno, é possível se comunicar em inglês e ter a sensação de estar em casa com a receptividade de um povo colonizado pela Alemanha. O leu romeno (ROM) é a moeda do país, cuja cotação é bem próxima do Real, tornando o país um destino barato para se viajar.

Como não é um país caro se comparado ao padrão europeu, cabe a você escolher quanto tempo deseja ficar e montar o roteiro do jeito que preferir. São várias as cidades bonitas da Romênia e que carregam a importância histórica que orgulha seu povo.

Não deixe de mergulhar nesse passado e conhecer os mistérios das principais cidades da Romênia! comece por esse vídeo divulgado pelo site oficial de turismo da Romênia:

E você, já conheceu alguma das imperdíveis cidades da Romênia? Deixe nos comentários suas impressões. 

Até + !!!

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Juliana Pina

ESCRITO POR

Juliana Pina

Juliana Pina, 21 anos, é mineira e recém graduada em jornalismo pela Universidade Federal de Viçosa. Apaixonada por viajar e aprender sobre diferentes culturas, gosta de escrever sobre suas experiências com sua mochila nas costas e boas companhias.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Tours Nacionais

Reserve atividades com pagamento em até 10x

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Tours Nacionais

Reserve atividades com pagamento em até 10x

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *