Aluguel de carro na Romênia: preços, documentos e dicas

por Juliana Pina
5/5 - (6 votes)

Aluguel de carro na Romênia: preços, documentos e dicas

O aluguel de carro na Romênia é uma alternativa para quem busca fazer uma road trip por esse país fantástico. Recheado de cidadezinhas charmosas, principalmente na região da Transilvânia, o turismo no país tem crescido consideravelmente nos últimos tempos.

Por outro lado, muitas pessoas me questionam como é dirigir neste país da Europa. Não vou mentir dizendo que não é confuso e que demorei um pouquinho para me adaptar.

As leis de trânsito romenas não costumam ser respeitadas pelos moradores, logo o tráfego fica caótico nas grandes cidades. Porém, tomando alguns cuidados é possível fazer uma viagem inesquecível com seu carro alugado na Romênia.

Tal como em outros países, você poderá dirigir com carteira brasileira, mas precisa também de alguns outros documentos.

Neste artigo, tiro todas as suas dúvidas de como é a permissão para dirigir na Romênia e o que você precisa saber antes de embarcar nesse cantinho do leste europeu. Confira tudo abaixo!

Planeje sua viagem => Hotéis recomendados na Romênia

Seguro viagem para a Romênia: qual contratar? »

 

Como alugar carro na Romênia?

Aluguel de carros na Romênia
Regras do aluguel de carros na Romênia não variam muito do restante da Europa.

Quando falamos em alugar um carro na Europa em um destino que vem crescendo pelo turismo, a primeira dúvida que escuto é: o que preciso para dirigir na Romênia?

Apesar de parecer complicado, para sair pelas ruas romenas com um veículo é necessário ter em mãos seu passaporte. E, sim, é possível dirigir nesse país da Europa com carteira brasileira; ela só precisa estar em mãos na hora do aluguel.

CLIQUE AQUI para alugar um carro mais barato na Romênia » 

 

Brasileiro pode dirigir na Romênia?

Dirigir na europa
Pessoas com menos de 25 se encaixam na categoria “condutor jovem”.

Sim, brasileiros podem dirigir na Romênia. Porém, é preciso se atentar a algumas regras.

É necessário que o condutor tenha entre 21 e 70 anos e que o motorista tenha habilitação a pelo menos 1 ano. Se você não se encaixa nesse perfil, que tal conferir como fazer um roteiro de trem na Romênia?

Diferente do que ocorre no Brasil, um motorista com menos de 25 anos é considerado “condutor jovem” pelas leis romenas; Dessa forma, pode ser exigido o pagamento de uma taxa adicional.

Alguns carros também não podem ser reservados por eles, tais como: veículos das categorias Premium, Especial, SUV, Minivan, Van, Conversível, Utilitário e Luxo.

 

Como funciona o aluguel de carro na Romênia?

Site para alugar carros
Site da RentCars simula os melhores preços para o aluguel de carro na Romênia.

A Romênia possuí algumas exigências quando o assunto é aluguel de carro. Quando for realizar o seu aluguel no país, você deverá apresentar sua carteira de motorista original emitida no Brasil juntamente com seu passaporte válido.

Em caso de ter uma carteira de habilitação internacional, ela também deve ser apresentada com a carteira de habilitação do país de origem.

Os preços dos veículos são bastante acessíveis e pode ser vantajoso durante a sua estadia; entretanto, preciso te dizer que o trânsito romeno é caótico.

Se prepare para altas velocidades, ultrapassagens proibidas e estacionamento na calçada. O país ainda está bem aquém de normas que são comuns para nós no Brasil. Se você pretende explorar o turismo na Romênia, o aluguel de carro pode valer a pena. Com cautela é possível ter uma experiência tranquila com o seu veículo.

Em uma pesquisa pela ferramenta da RentCars, comparador que mostra os preços e veículos das locadoras do país, do mais barato ao mais caro, alugar um carro na capital Bucareste por três dias, custa em média 41,65 reais.

Os valores podem aumentar de acordo com o modelo do carro, mas ainda assim continuam com uma excelente faixa de preço. Durante sete dias, por exemplo, custa cerca de 97,19 reais.

 

Cartão de crédito internacional

Para finalizar o seu aluguel, é necessário um cartão de crédito internacional com o nome do locatário como titular. Assim como acontece em outros países, será verificado o limite de crédito e a validade do cartão para pré autorizar o caução de garantia.

Não esqueça de colocar o cartão de crédito utilizado na sua bagagem de viagem, pois é comum que as locadoras romenas exijam ver o cartão para comprovação da reserva.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Romênia. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Além disso, ao efetuar o aluguel você vai receber um voucher contendo as informações do plano adquirido e a forma de pagamento. Deixe esse documento junto à sua mala; é preciso também apresentá-lo na hora da retirada do veículo.

As locadoras do país podem se recusar a alugar qualquer veículo para pessoas que não tiverem como demonstrar crédito para pagamento ou ainda pessoas que, na opinião deles, constituam algum risco.

Ilimitado => Chip de internet na Romênia

 

Reservo antes de sair do Brasil ou só quando chegar?

roteiro de carro na romênia
Alugar um carro na Romênia é uma ótima forma de explorar o país.

O ideal é chegar na Romênia com seu carro já alugado. Além de não ter preocupações com reserva no destino e desfrutar do turismo pelas melhores cidades da Romênia, você fará uma boa economia se reservar o seu veículo ainda no Brasil. Quanto maior for a antecedência, maior  será a diferença de preço.

Minha dica é fazer todas as suas pesquisas no site RentCars, que funciona como um buscador que mostra várias modelos de carro, planos e locadoras.

Assim, você consegue tomar a sua decisão ainda durante o planejamento do roteiro e comparar aquelas que apresentam os melhores custo-benefício em um aluguel de carro na Romênia.

 

Qual é o melhor lugar para pegar meu carro?

Onde alugar carro em Bucareste
Aeroporto de Bucareste é o melhor lugar | Foto: Cristian Bortes, via Wikimedia Commons.

Este trajeto do aeroporto internacional de Bucareste até o centro dura de 20 a 30 minutos. Se você é daqueles turistas que chega ao destino cansado e com vontade de ir direito ao hotel, pegar o seu carro alugado logo no aeroporto é a melhor opção.

 
Vai viajar e precisa ter internet 100% do tempo no seu celular?

Ter internet é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a America Chip, você ganha 10% de desconto com o cupom QUEROVIAJARMAIS para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão 4G de ALTA VELOCIDADE em diversos países. Conheça as vantagens:

  • Receber o chip na sua casa ainda no Brasi;
  • A configuração do chip é extremamente fácil;
  • Os planos têm excelente custo-benefício, com preço a partir de USD 31,00;
  • Muita economia, porque você contrata apenas os dias que for usar;
  • É sem dúvida a opção mais fácil, prática e segura para ter a melhor internet 4G;
  • Já falei internet ilimitada? ;)
 
   

A capital do país é também a maior cidade da Romênia, por isso, se apresentar ao local de retirada do veículo ainda no aeroporto é mais prático do que tentar encontrar um outro ponto dentro da cidade.

Com seu voucher e documentos em mãos, esse procedimento é bem rápido. Em pouco tempo, você já estará na região hoteleira e pronto para explorar as regiões turísticas da Romênia.

Outra opção é retirar o carro alugado em uma estação de trem. Se a Romênia não é seu primeiro destino, pode ser que você chegue por uma das estações. Então, confira se o local escolhido tem uma loja de veículos e já pegue seu carro logo ali.

Tanto aeroporto quanto as estações de trem são uma boa. Além de serem áreas movimentadas, você já economiza logo de cara com outra forma de transporte para chegar no seu hotel.

 

Que tipo de carro escolher?

romenia carros
Carros da categoria mini são os mais indicados para aluguel.

Um dos carros que mais indico para quem for dirigir pela Romênia é a versão mini. Como o fluxo de veículos no trânsito é alto e estacionar pode ser complexo, a melhor saída são carros menores e que cabem facilmente em qualquer lugar.

Principalmente se estiver em Bucareste, já que esse é um dos lugares mais movimentados para se dirigir na Europa.

Todavia, os veículos menores não são recomendados para mais do que duas pessoas. Em caso de uma viagem de turismo em família na Romênia, os carros compactos são uma boa opção.

Eles costumam caber até cinco pessoas e duas malas grandes; assim, você consegue dirigir com mais facilidade e com conforto.

O único carro que não indico é o sedan. Apesar de maiores e com mais espaço, eles são trabalhosos na hora de dirigir por este destino na Europa. Tenho certeza que o que você está buscando na sua viagem ao país é tranquilidade, conforto e custo-benefício.

 

Pedágios na Romênia

pedagios na romenia
Vignette é preciso para passar pelos pedágios romenos | Foto: Roviniete, via Wikimedia Commons.

Por ser um país pequeno, a Romênia tem apenas duas estradas com pedágio. São elas: a rodovia entre a cidade de Giurgiu e a Bulgária e a estrada que cruza o Rio Danúbio.

Os pedágios na Romênia são um pouco diferentes dos daqui: são chamados de Vignette e precisam estar válidos para passar por essas estradas.

Normalmente, os carros alugados já vêm com o Vignette inclusos, mas certifique-se na hora da retirada com o fornecedor do veículo. Caso o seu não esteja algumas destas duas estradas, você pode obter as etiquetas no site www.e-rovinieta.ro/en. Mas atenção! Não viaje nas rodovias pertencentes às redes nacionais sem a sua etiqueta de pedágio válida.

Outra diferença entre o pedágio romeno e o brasileiro é que você paga um valor único pela quantidade de dias que vai utilizar. Por exemplo, com cerca de 3 euros você tem direito a um ticket válido por 7 dias.

O tempo de validade de um Vignette pode chegar a até 12 meses dependendo do valor selecionado.

 

Cuidados ao alugar um carro na Romênia

transito em Bucareste
Na capital Bucareste o trânsito é intenso.

O trânsito na Romênia é intenso, portanto recomendo que tenha paciência e mantenha uma distância segura dos carros. Alugue sempre um veículo que tenha no mínimo o plano básico assegurado; assim você poderá viajar com mais segurança pelo país.

Outra dica importante é ter sempre um GPS no carro. O idioma romeno é bastante complexo e se você não tem alguma noção básica da língua, vai ser difícil entender alguma coisa.

Fica a seu critério adquirir ou não, já que o do seu celular também pode ser um bom aliado. Caso opte pelo seu próprio aparelho, lembre-se que ter uma internet na Romênia vai ser fundamental para não se perder nos trajetos.

É interessante também conhecer algumas regrinhas da legislação do país. Na Romênia, se dirige pelo lado direito da pista e, desde que não tenha nenhuma indicação dizendo o contrário, a prioridade é sempre de quem estiver vindo na direita, inclusive nas rotatórias.

Em caso de precisar abastecer o seu veículo, saiba que a maioria dos postos de gasolina do país se encontra fora do centro das cidades.

As estradas na Romênia são boas?

Romênia estradas
Rodovia na Romênia | Foto: El bes, via Wikimedia Commons.

Quando o assunto são estradas, não se assuste com carros em alta velocidade. As rodovias não são muito novas e alguns locais precisam de reformas, mas é possível dirigir sem pressa.

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom CRIANCA, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

Para maior segurança fique atento às curvas, pois elas costumam ser fechadas e um pouco longas. Provavelmente você não irá encontrar terceira faixa.

   

Já nas estradas do interior, o seu foco deve estar também nas charretes e tratores que podem vir a aparecer. Às vezes não temos essa ideia quando pensamos em dirigir na Europa, mas na Romênia isso ainda acontece. E cá entre nós, é um charme cultural e bucólico do destino.

 

Tem bastante estacionamento na Romênia?

Alugar carro em Bucareste
Centro de Bucareste, onde as vagas para estacionar são escassas | Foto: J Stimp, via Creative Commons.

Teoricamente, os estacionamentos são permitidos apenas do lado direito da rua. Porém, é comum que os romenos não obedeçam muitas normas da direção do país, o que deixa o trânsito bastante confuso.

É normal encontrar carros estacionados na calçada, em fila dupla e desalinhados, principalmente em Bucareste onde o movimento é maior. Os dias mais tranquilos geralmente são nos feriados.

Mas, apesar de ser uma verdade sobre o trânsito romeno, você vai estar com um carro alugado e é sempre importante obedecer às regras impostas. Evite horário de pico e procure sempre sair o mais cedo possível para pegar ruas mais tranquilas para estacionar.

 

Quais as regiões mais indicadas para dirigir na Romênia?

lugares mais bonitos da romenia
Dirigir pela estrada Transfagarasan será uma experiência inesquecível | Foto: Daniel ENGELVIN, via Wikimedia Commons.

A primeira coisa que você deve considerar em uma road trip pela Romênia é que, nas estações mais frias do ano, muitas estradas ficam fechadas e as ruas das cidades complexas para dirigir.

O clima sempre é um fator quando o assunto for dirigir na Europa. Confira dicas para aproveitar a Romênia no inverno.

Se estiver indo para a Romênia no verão, a estrada Transfagarasan deve fazer parte do seu roteiro. Ela é simplesmente uma das mais incríveis do mundo e seu diferencial é estar a 2.034 metros de altitude, serpenteando em zigue-zagues entre uma paisagem magnífica.

Além dos mirantes espalhados pela rodovia, é possível também ver algumas cachoeiras. Mas, atente-se a duas coisas: mesmo no verão você vai sentir frio e devido ao grande número de curvas, a estrada é perigosa.

Pisando no freio e prestando atenção nos carros parados em locais inapropriados para fotos, tenho certeza que sua viagem vai ser incrível.

Isso vale não só para a Transfagarasan. Se você está planejando o seu turismo pela Romênia, considere que as estradas são bastante sinuosas, mas com uma bela paisagem.

 

Aproveite para dirigir na Romênia

Considerar o seu aluguel de carro na Romênia com a RentCars durante a sua viagem é vantajoso. Além de aproveitar para conhecer diversas cidades do interior do país de uma única vez, você ainda faz isso com garantia de um serviço de qualidade.

Outra vantagem é poder dirigir com sua carteira brasileira. Cumprindo todas as regras e com paciência no volante, seja em uma road trip ou em outro tipo de turismo na Romênia, sua viagem de carro tem tudo para ser inesquecível.

Para finalizar, recomendo o artigo com uma sugestão de roteiro na Romênia, com dicas de quais lugares conhecer no país em até 30 dias de viagem.

E você, ficou com alguma dúvida sobre o aluguel de carro na Romênia? Já esteve no país e tem mais alguma dica? Deixe a sua resposta nos comentários!

Até + !!!

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Juliana Pina

ESCRITO POR

Juliana Pina

Juliana Pina, 21 anos, é mineira e recém graduada em jornalismo pela Universidade Federal de Viçosa. Apaixonada por viajar e aprender sobre diferentes culturas, gosta de escrever sobre suas experiências com sua mochila nas costas e boas companhias.

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Melhores Hotéis

Descubra as melhores opções de hotéis para se hospedar

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Melhores Hotéis

Descubra as melhores opções de hotéis para se hospedar

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários do post

  1. jafar sadek

    Fui verificar na rentcars.com mas o preço nada tem a ver com o seus comentários... aliás estão pelo menos 6 x mais caros... o melhor preço foi na rentalcars.com.... abçs

  2. Polly Batista

    Oi, Jafar, tudo bem? Que bom que encontrou preços melhores. O post foi escrito em abril de 2020 e você pode até ver que tem print dos preços que encontramos na época. Boa viagem!