Qual moeda levar para Romênia: onde comprar leu romeno

Qual moeda levar para Romênia: onde comprar leu romeno

Está organizando sua viagem para a Terra dos Vampiros? Então, está na hora de pensar qual moeda levar para Romênia. Apesar de o país fazer parte da União Europeia, a Romênia não está na zona do euro, logo sua moeda não é a mesma dos demais países do bloco.

O dinheiro oficial do país é o leu romeno e sua cotação é bem próxima do real. Normalmente, 1 real equivale a 0,88 de leu e é por esse motivo que incluir a Romênia como um destino da sua viagem para a Europa pode ser bem vantajoso.

Em alguns momentos você pode encontrar preços indicados por RON. Não se preocupe, pois esse é o código da moeda romena. O mesmo acontece no Brasil já que apesar de nossa moeda ser o real encontramos preços de mercado indicados por BRL.

Como o euro não é aceito na Romênia, preparei este post cheio de dicas para que você não tenha dor de cabeça quando aterrissar na terra do Conde Drácula. Afinal, para que sua viagem tenha um bom custo benefício ou se você quer economizar, é importante se preparar com antecedência. Confira agora.

Planeje sua viagem => Hotéis na Romênia

Seguro viagem para Romênia »

 

Qual moeda levar para a Romênia?

Moeda da Romênia
Qual moeda levar para Romênia? Nota de Leu Romeno | Foto: ES Vic, via Wikimedia Commons.

Já citei no início que a moeda oficial da Romênia é o leu ou lei, no plural. Mas, mesmo sabendo com a moeda, dificilmente você conseguirá levar o dinheiro já nesse câmbio do Brasil.

Moedas não tão conhecidas no mercado são mais escassas. E, se você encontrar, provavelmente terá prejuízo, pois o câmbio estará bem alto.

A dica nessas situações é sempre levar moedas com cotação forte como o dólar ou o euro. Se você está fazendo um mochilão ou apenas viajando pela Europa, é provável que se programou para viajar com o euro.

Nesses casos, você pode trocar o dinheiro que já tem pela moeda local. Por ser um país membro da União Europeia, a troca é bem fácil.

Agora, se você vai do Brasil direto e não pretende passar por nenhum outro país europeu, vale a pena pesquisar os valores de câmbio tanto para o euro quanto para o dólar.

Assim, você consegue comparar as moedas e ver qual está mais valorizada para câmbio naquele momento.

É importante saber que o mercado financeiro varia com muita frequência e por isso nem sempre a cotação da sua última viagem continua sendo a mesma para a próxima.

CLIQUE AQUI para comprar online moeda estrangeira »

 

Onde fazer câmbio para Romênia?

Dicas de viagem da Romênia
Troque em grandes cidades, como Bucareste | Foto: Tiberiu Neag, via Wikimedia Commons.

Como comentei anteriormente, geralmente não é vantagem fazer a troca de moedas não tão conhecidas pelo mercado no seu país de origem.

Mas, além disso, temos outras dicas importantes sobre câmbios. Quando for trocar dinheiro no Brasil, leia e procure se informar sobre a agência de câmbio.

Também é recomendado que o viajante pesquise os preços, já que cada uma pode estar com uma cotação diferente. Em algumas lojas é possível fazer a reserva do câmbio e até mesmo transferir o valor por meio da conta bancária.

Geralmente, cidades maiores, como capitais, oferecem mais opções de agências, mas a regra da pesquisa sobre o comprometimento de cada uma continua valendo.

Afinal, ninguém que está viajando quer ser surpreendido na hora de trocar dinheiro no país de destino.

Descubra => Excursão guiada pela Bucareste comunista

 

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Romênia. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Mais dicas para o câmbio na Romênia

Outra boa dica é não trocar dinheiro em aeroportos e estações de trem. Normalmente, esses locais não oferecem boas conversões ao viajante.

Se não tiver opção, porque precisa pagar o transporte ou o hotel, por exemplo, troque o mínimo necessário nesses pontos. No centro da cidade, haverá mais casas de câmbio e a cotação estará melhor.

Vale também pesquisar se todas as cidades do país que for visitar tem casas de câmbio ou as Casas de Schimb, como eles chamam.

No caso da Romênia, as cidades maiores como a capital, Bucareste, e outras como Timisoara, Iasi e Cluj-Napoca têm agências para troca. Por falar nesses lugares, confira uma excursão turística para Timisoara.

Mas, pode ser que cidades menores e mais turísticas não tenham o câmbio muito valorizado e fique mais caro trocar nesses locais. Já chegue com a moeda local.

Para saber onde encontrar casa de câmbio na capital e a cotação, veja o site romeno Valutare, que mostra as melhores cotações no país.

Internet => Chip de celular para Europa

 

Dica para fazer câmbio seguro e barato

É comum ficarmos antenados na cotação da moeda estrangeira quando precisamos comprá-la. De um dia para outro, podemos gastar mais ou economizar uma grana na hora de comprar moeda estrangeira, pois a cotação é algo que varia muito até mesmo em um único dia.

Ou seja, de manhã, o dólar pode estar mais barato do que depois do fechamento das bolsas ou vice-versa…

O fato é que nem sempre dá para sair correndo em uma casa de câmbio quando moedas fortes, como o dólar, euro ou libra, baixam.

   

Por isso, pega só essa dica: você sabia que dá para fazer câmbio online, sem sair de casa? Funciona assim: você entra no site da Confidence Cambio, faz a cotação, paga pelo valor que você precisa e a empresa leva o dinheiro no seu endereço.

E se você prefere cartão pré-pago é a mesma coisa: é só escolher o valor, pagar e esperar a entrega chegar na sua casa.

E isso não é tudo: dá para ativar notificações quando a moeda do seu interesse muda de cotação. Já pensou quanta praticidade? É o fim das taxas altas, da correria às vésperas da viagem e da insegurança ao transportar dinheiro por aí.

Saiba mais no post sobre comprar dólar e euro online. Se preferir, já compare preços e compre online na Confidence Câmbio.

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?
Compare preços e compre online na Confidence Câmbio »

 

Como enviar dinheiro para a Romênia

Para viagens mais longas, como intercâmbio ou um período amplo fora do Brasil, você pode fazer uma Remessa Online, que nada mais é do que transferir dinheiro da sua conta para a conta de outro país, e vice-versa.

Tudo é bem simples e seguro. Você só tem que preencher seus dados, inserir as informações da conta de destino, verificar a cotação bem como taxas e impostos aplicados, e enviar.

Toda a operação é reconhecida e autorizada pelo Banco Central do Brasil e o beneficiário recebe o dinheiro em um dia útil.

Faça sua simulação agora no Remessa Online e insira o cupom de desconto: QUEROVIAJARMAIS para ainda mais vantagens.

Tire suas dúvidas => Comprar dólar e euro online

 

Quanto vou gastar por dia na Romênia?

Orçamento de viagem para Romênia
Qual moeda levar para Romênia?

Essa pergunta depende muito de qual tipo de viajante você é. Algumas pessoas costumam comparar o custo de vida de Bucareste com a capital de Minas Gerais, Belo Horizonte, e recomendam uma média de 150 reais por dia para viver bem. Nesse valor estaria incluído refeições diárias, transportes e compras extras.

Um hotel bom na capital romena pode custar 50 euros, mas em outras regiões esse valor pode chegar a 30 euros. Quem prefere economizar, pode escolher entre as opções de hostels e pousadas.

Além disso, procurar recomendações de restaurantes dos moradores pode te ajudar a gastar menos, já que eles conhecem lugares fora da rota turística. Saiba também quais são as cidades da Romênia que valem incluir no roteiro.

Mas, é claro, que esses valores variam dependendo do que cada um gosta e pretende fazer no país. Um site que ajuda o viajante a se planejar fazendo uma média e comparando preços de cidades é o My Travel Cost.

Mesmo sendo todo em inglês, ele auxilia o turista a compreender valores como preço do transporte público até roupas. Mas atenção: a média é calculada em euro!

Os viajantes devem tomar precauções ao pegar táxi. Frequentemente, escutamos histórias de taxistas que cobraram até o dobro do valor de passageiros que eram viajantes. Nesse caso, talvez seja melhor optar pelo transporte público das cidades.

Você pode comprar o passe do metrô e dependendo de quantas vezes pretende usá-lo, o valor pode compensar.

Já o deslocamento de uma cidade à outra pode ser feita de trem. Outras informações sobre deslocamento no país, estão no artigo Mapa da Romênia.

Confira => Excursão a pé por Bucareste

 

   

Devo levar dinheiro ou cartão?

Dicas de gastos na Romênia
Qual moeda levar para Romênia?

Para quem não gosta de viajar somente com dinheiro em espécie, os cartões pré-pagos podem ajudar.

Esses cartões possibilitam o saque em moeda local, mas normalmente cobram uma taxa de 2,50 dólares por cada saque. Se for o caso de fazer uma recarga será cobrado o IOF de 6,38% sobre o valor colocado.

Em relação às taxas, os cartões pré-pago e os de crédito se parecem, mas a diferença é que no pré-pago você coloca a quantidade que quer usar, baseado no dólar do dia, e o de crédito a cotação será a do dia de fechamento da fatura o câmbio considerado agora é o do dia da compra. Para levar, é preciso habilitar sua versão para internacional, informando a data da viagem.

Se você levar cartão e for dividir a conta com os amigos nos restaurantes, é preciso dizer aos garçons antes que eles emitam a nota fiscal.

Uma vez emitida, você terá que pagar o valor total da conta com apenas um cartão. E se o cartão for pré-pago, peça a opção crédito. Afinal, você já pagou pela recarga!

Na Romênia, há lugares que não aceitam cartão. Por isso, ande sempre com uma quantia de dinheiro em espécie.

Assim, você não corre o risco de estar na Romênia e não conseguir comprar souveniers típicas, como a tradicional Cerâmica Horezu, pratos e panelas pintados a mão em tons que variam entre o vermelho, o azul e o marrom.

Se estiver no destino no período da Páscoa, veja os ovos pintados pelas mulheres romenas. E, em qualquer época, compre e coma bastante os chocolates romenos ROM.

Como não podia faltar, ainda tem os vários produtos típicos relacionados aos vampiros. Sobram opções de presentes envolvendo o Conde Drácula.

São pôsteres, imãs de geladeira, bonecos e muitos outros. Confira inclusive uma excursão para o Castelo do Drácula na Romênia.

Cidade importante => Tour por Brasov

 

Dicas de qual moeda levar para Romênia

Com essas informações, espero ter sanado todas as suas dúvidas sobre qual moeda levar para Romênia.

E, com isso, te ajudar a montar um roteiro econômico em um país como bom custo benefício e ainda trazer lembrancinhas para o Brasil.

A Romênia não é um país considerado perigoso e nem violento, mas como vimos é importante negociar preços dos táxis para não perder dinheiro – situação que é bem comum em vários países do mundo, sobretudo os grandes centros.

Aproveite e confira um vídeo cheio de imagens lindas do interior da Romênia, berço de muitos desses pratos típicos. A produção é do site oficial de turismo da Romênia:

Gostou das dicas sobre qual moeda levar para Romênia? Conte nos comentários como foi sua troca de moeda e se houve alguma dificuldade.

Até + !!!

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Juliana Pina

ESCRITO POR

Juliana Pina

Juliana Pina, 21 anos, é mineira e recém graduada em jornalismo pela Universidade Federal de Viçosa. Apaixonada por viajar e aprender sobre diferentes culturas, gosta de escrever sobre suas experiências com sua mochila nas costas e boas companhias.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Tours Nacionais

Reserve atividades com pagamento em até 10x

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Tours Nacionais

Reserve atividades com pagamento em até 10x

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *