7 dicas da Romênia: tudo para você que está embarcando

por Juliana Pina

7 dicas da Romênia: tudo para você que está embarcando

Ficar por dentro de todas as dicas da Romênia é essencial para quem já está de malas prontas para viajar. Visitar um outro país é uma experiência e tanto, mas para que sua viagem não tenha nenhum imprevisto é necessário saber bem todos os detalhes do local que está indo.

Nesse post, trago tudo que você precisa saber antes de embarcar para as terras romenas. Para que você não se surpreenda com a tomada ou com a moeda que deve levar, preparei 7 dicas super importantes que vão te ajudar a aproveitar a Romênia sem a menor preocupação!

Afinal, se planejar é a base para uma viagem inesquecível, ainda mais um país com tantas diferenças culturais do Brasil, como a Romênia, mas ainda assim maravilhoso e muito interessante.

Planeje sua viagem => Hotéis na Romênia

Seguro viagem Romênia »

 

Dicas da Romênia para você se dar bem

1. Melhor época para visitar a Romênia

Dicas da Romênia
Para fugir de temperaturas extremas, vá a Romênia entre abril e junho.

A Romênia tem um clima continental e as estações definidas, assim como a região toda do leste da Europa. O verão costuma ser quente e chuvoso, já o inverno longo e com temperaturas bem baixas. Por isso, a melhor época para quem não quer estar em nenhum dos dois extremos é entre final de abril e início de junho.

Durante esse período as chuvas são bem escassas e as cidades da Romênia estão mais movimentadas. Porém, vale lembrar que apesar de rigoroso, o inverno também tem seus charmes. Cidades cobertas de neve são uma oportunidade de ver paisagens diferentes das que estamos acostumados.

Na Romênia, não faltam atrativos para essa época. Quem escolhe o mês de dezembro, por exemplo, pode vivenciar um Natal cheio de tradições, como mostramos no nosso post sobre feriados na Romênia. Veja mais informações no artigo sobre quando ir para a Romênia.

Uma das importantes dicas da Romênia é para quem resolve enfrentar o frio: leve roupas adequadas para temperaturas abaixo de zero.

Blusas, meias e calças térmicas são recomendadas e podem ser compradas facilmente lá. Além de mais quentes que as nossas, esse tipo de roupa é mais barata na Europa. Se for no mês de fevereiro, não deixe de aproveitar as promoções das lojas.

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios na Romênia »

 

2. Qual moeda levar para Romênia

Roteiro de viagem Romenia
Leu Romeno | Foto: ES Vic, via Wikimedia Commons.

É importante reforçar que mesmo sendo um país membro da União Europeia, a Romênia não faz parte da zona do euro.

A moeda usada por eles é o Leu Romeno. Uma cotação aproximada seria 1 real para 0,90 lei (plural), o que significa dizer que viajar pelo país tem um bom custo-benefício se comparado à outros destinos europeus. Veja mais no artigo qual moeda levar para a Romênia.

Por não ser uma moeda tão forte no mercado, dificilmente você irá encontrá-la nas casas de câmbio do Brasil. Nesse caso, a dica é levar euros.

Caso a Romênia seja mais um destino da sua trip pela Europa, você pode trocar assim que chegar no país. Ainda que você não vá para outros países no continente, o euro continua sendo uma moeda valorizada na hora da troca.

Independente do país que estiver é sempre importante saber se o local que pretende trocar o dinheiro é confiável. Pedir indicações no hotel ou hostel pode ser uma boa.

Outra dica é evitar realizar a troca em aeroportos e estações de trem. Por ter um fluxo de turismo muito alto, a cotação costuma ser mais baixa e você poderá sair perdendo.

No caso de países que não fazem uso de moedas tão conhecidas no mercado, vale pesquisar qual a melhor opção no momento.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Romênia. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Por exemplo, geralmente o euro é vantajoso para quem viaja para a Romênia, mas há quem opte por levar dólar. Veja como comprar euro online com as melhores taxas de câmbio, mas a orientação é acompanhar as variações de mercado e ver qual melhor se encaixa no momento da sua viagem.

Prático => Excursão privativa pelo Castelo do Conde Drácula

 

3. Visto para viajar para Romênia

Visto para viajar para Romênia
Romênia dispensa visto para turismo em até 90 dias | Foto: QVM.

Assim como muitos outros países europeus, a Romênia dispensa visto para turismo em até 90 dias. Mas, atenção! O país é membro da União Europeia, mas ainda não faz parte do Tratado de Schengen. Por isso, você passará por uma pequena imigração todas as vezes que sair ou chegar ao país.

Se o seu roteiro for entre Romênia, Hungria, República Checa e Romênia de novo, você passará pela imigração da Romênia para a Hungria e da República Checa para a Romênia. Já entre Hungria e República Checa não, pois ambos países são membros do Tratado.

Esse tipo de imigração não é muito complexa, então não se preocupe. Lembre-se de ter todos os documentos em mãos e estar disposta a responder algumas perguntas, caso o agente as faça.

Imperdível => Excursão pela Transilvânia medieval

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom BNOVEMBER, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

 

4. Comida da Romênia

Gastronomia romena
Ciorbă | Foto: Nicubunu, via Wikimedia Commons.

Os países do leste europeu têm alguns pratos diferentes dos nossos e conhecer a culinária é mergulhar na sua cultura e fundamental para deixar nossas viagens com mais histórias para contar. Por isso, é claro que a gastronomia romena é uma das dicas da Romênia.

A culinária local carrega características de diversos povos que já passaram pelo mapa da Romênia: gregos, italianos, balcãs, otomanos e turcos. Aliás, na Romênia as refeições costumam ser bem fartas. Se prepare para muitas carnes, principalmente porco, batata e polenta, além de, claro, doces apetitosos.

Um prato famoso por lá é a Ciorbă. Encontrada muitas vezes como entrada, as sopas são comuns na Romênia. A mais conhecida é feita de tripa ou ciorbă de burtă. Existem também versões com legumes. Já uma sopa mais próxima do que temos por aqui, é a sopa de fasole – parecido com a nossa sopa de feijão, servidas dentro de um pão.

Outro prato típico dos romenos é o Miti. Feito com carne moída, linguiça e alguns temperos locais, ele acompanha batata, polenta e salada. De sobremesa, uma boa pedida é o Papanaşi. Composto por bolinhos fritos com calda de geleia de mirtilo, ele é delicioso.

Para quem gosta de bebidas típicas, a Romênia tem a Ţuică, parecida com a nossa cachaça e que tem como tradição ser feita entre outubro e dezembro. Para os mais clássicos, o país tem ainda boas cervejas. No nosso post sobre comidas típicas da Romênia você pode descobrir outros pratos que fazem sucesso pelo país.

Recomendo => Excursão a pé por Bucareste

 

5. Segurança

Turismo na Romênia
Romênia é um país seguro, mas é sempre bom ter cautela em cidades turísticas.

Após a instauração do capitalismo na Romênia o país passou a ser considerado uma nação em desenvolvimento. Mesmo assim, a segurança pública por lá é bem eficiente e são baixos os níveis de criminalidade. A implantação de leis de restrição a arma de fogo no país tornaram assaltos à mão armada praticamente inexistentes.

No caso de turistas, recomenda-se tomar cuidado com os pertences em transportes públicos nos horários de pico. Assim como no Brasil, os chamados bate carteiras estão em vários lugares do mundo.

Outra recomendação é quanto ao uso de táxi. Existem relatos de cobranças mais altas para turistas na Romênia. Se puder evitar, evite.

No site do Itamaraty, o governo brasileiro classifica o país com grau moderado de cautela e pede para que o viajante preste à atenção aos cachorros nas ruas de Bucareste. Apesar de não haver relatos mais sérios é sempre bom se prevenir, pois eles estão em grande número e espalhados pela cidade.

Um problema para os romenos continua sendo a corrupção, mas enquanto turista isso não afetará sua viagem. No mais, a Romênia é considerada um bom país para viajar e as recomendações encontradas nesse post podem valer para outros lugares no mundo.

Por lá, é comum encontrar pessoas andando sozinhas nas ruas durante à noite e mexendo em seus celulares, assim como em boa parte dos países europeus.

Consulte => Tour guiado pelo Parlamento em Bucareste

 

 
Sabia que aprender através de cursos on-line nunca foi tão fácil?

Assista seus cursos pelo computador, tablet ou até mesmo pelo celular!

Devido a nossa parceria com a Learn Café, você terá acesso a cursos para todas as áreas do conhecimento, com alta qualidade, comodidade e de forma acessível. Cursos online para você:

  • Aprender rápido e ganhar dinheiro;
  • Se preparar para um novo emprego;
  • Melhorar seu currículo;
  • Continuar aprendendo sempre!
 

6. Como é a tomada na Romênia

tomada na Romênia
Modelo é o mesmo de outros países da Europa | Foto: QVM.

Essa é uma daquelas observações que a gente não se lembra antes da viagem, mas na hora que chegamos nos destinos ficamos sem reação. Para evitar esse problema, vou incluir nas dicas da Romênia quais são as duas tomadas usadas no país.

A corrente elétrica do país é 220V e as tomadas são do tipo C e F, modelos encontrados em outros países da Europa. Você poderá comprar um adaptador específico para esse modelo, porém, uma dica importante é sempre ter em mãos um adaptador universal.

O aparelho traz várias possibilidades de tomada e você poderá usá-lo em outros países. Para quem viaja para outros destinos na mesma viagem, o adaptador universal é uma ajuda e tanto.

Linda => Excursão turística para Timisoara

 

7. Seguro viagem

Seguro viagem Romenia
Seguro viagem não é obrigatório, mas recomendado.

Como disse anteriormente, a Romênia não é um membro do Tratado de Schengen, apesar de estar em processo de adesão desde 2018. Uma das regras para quem viaja aos países do Tratado é o seguro viagem obrigatório. No caso da Romênia essa regra ainda não está em vigor.

Mas só podem fazer uso do sistema de saúde do país os próprios romenos ou estrangeiros que conseguiram a Permissão de Residência. Ou seja, se você está planejando sua viagem para o país, uma das dicas da Romênia é ter seguro viagem.

Além de imprevistos que podem acontecer durante um passeio, o seguro cobre até mesmo bagagem extraviada. Lembrando, também, que como não estamos acostumados ao clima frio e a certos tipos de comida, estamos mais suscetíveis a situações que gostaríamos de evitar.

Para viajar despreocupado, recomendamos comprar o seguro viagem no site do Seguros Promo. No site é possível comparar os preços e as coberturas. É importante também ler o post se a Seguros Promo é confiável para entender como conseguir os melhores preços de coberturas.

É importante reforçar que a Romênia não exige nenhuma vacina obrigatória. Mesmo assim, o Ministério das Relações Exteriores do Brasil recomenda a vacinação contra hepatite B, tétano, sarampo, caxumba, rubéola, tuberculose e difteria.

Cidade importante => Tour por Brasov

 

Dicas da Romênia

Conhecer bem o destino que irá viajar é sempre a melhor dica. Estando por dentro de todas as informações não há como não aproveitar ao máximo a sua viagem para a Romênia. Para você que está embarcando, boa viagem e se divirta pelas lendas e arquitetura do país.

Para finalizar, recomendo o artigo roteiro na Romênia, com dicas de quais cidades e atrativos turísticos conhecer durante sua visita no país.

Você está com planos de viajar para a Romênia? Então, tire suas dúvidas nos comentários abaixo.

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Juliana Pina

ESCRITO POR

Juliana Pina

Juliana Pina, 21 anos, é mineira e recém graduada em jornalismo pela Universidade Federal de Viçosa. Apaixonada por viajar e aprender sobre diferentes culturas, gosta de escrever sobre suas experiências com sua mochila nas costas e boas companhias.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *