19 curiosidades da Romênia: cultura, costumes e 19 fatos interessantes

por Juliana Pina

19 curiosidades da Romênia: cultura, costumes e 19 fatos interessantes

As curiosidades da Romênia são um motivo a mais para planejar uma viagem ao país. A diversidade étnica no território romeno e seus diferentes momentos históricos renderam vários aspectos interessantes à cultura local e entendê-la vai te ajudar a compreender melhor os hábitos dos moradores e suas tradições. Afinal, viajar também é uma troca de aprendizados.

Para que você fique por dentro dos costumes do povo romeno, preparei uma lista com 19 curiosidades da Romênia que farão você se encantar ainda mais por esse país localizado no leste da Europa.

Afinal, suas características, histórias e lendas fazem da Romênia um destino fascinante, ideal para morar ou simplesmente fazer turismo.

Planeje sua viagem => Hotéis na Romênia

Seguro viagem Romênia »

 

Fatos interessantes da Romênia

  1. Conde Drácula
  2. Revolução Romena
  3. Internet de altíssima velocidade
  4. Parlamento de Bucareste
  5. Moeda
  6. Casamento
  7. Café da manhã pesado
  8. Dinheiro em mãos
  9. Casas do interior
  10. 5 irmãos
  11. Grande população de ursos-pardos
  12. Dirigir é confuso
  13. Cemitério feliz
  14. 7 lugares são Patrimônio Mundial da Unesco
  15. Pão
  16. Nadia Elena Comaneci
  17. Idioma similar aos latinos
  18. Estoque de alimentos
  19. Rosto do Cristo Redentor foi desenhado por um romeno

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios na Romênia »

 

1. Conde Drácula

Castelo do Drácula Romênia
Castelo do Conde Drácula é um dos atrativos da Romênia.

Quem nunca ouviu falar do tão temido Conde Drácula? O vampiro que ganhou fama nos cinemas é da Romênia. Não o vampiro em si, mas o conde que deu origem a toda essa lenda, famosa na Europa e em todo o mundo. Não se assuste! Vou te explicar como surgiu.

Vlad III Dracul foi um conde que defendeu o território romeno contra a invasão do Império Otomano no século 15. Apesar das suas tentativas de então governador da Valáquia, os otomanos tomaram o local. Porém, Vlad era conhecido mesmo pela sua crueldade e pelas práticas de empalamento.

Não se sabe ao certo se o conde se interessava pelo sangue alheio, como ele ficou famoso nas telonas, mas ele foi cruel o suficiente para ser temido na região e dizimar milhares de pessoas. Essa versão que sabemos serviu de inspiração para o escritor inglês Bram Stoker publicar a primeira obra sobre o Drácula, em 1897.

De lá para cá, a popularidade do vampiro aumentou e, com ela, o turismo na Romênia. O Castelo de Bran, morada do antigo conde, recebe cada vez mais visitantes e curiosos que buscam entender sobre a lenda que transformou a Romênia no país dos vampiros. Aproveite para programar uma excursão privativa pelo Castelo do Conde Drácula.

Imperdível => Excursão pela Transilvânia medieval

 

2. Revolução Romena

Em 1989, chegava ao fim o período comunista na Romênia com a Revolução Romena no mesmo ano. A revolução teve origem na cidade de Timisoara e culminou na morte do ditador do país, Nicolau Ceausescu. O regime comunista começou nos anos de 1947 e passou por uma forte crise econômica em 1980, gerando ainda mais insatisfação popular.

Foi então que, em dezembro de 1989, os romenos decidiram promover manifestações que logo se espalharam pelo país. Uma multidão lotou as ruas de Bucareste, fazendo com que o ditador se escondesse na sede do partido. Mesmo assim a população tomou o local, resultando na morte de Ceausescu no dia 25 daquele mês.

O fim do comunismo na Romênia se diferenciou de outros regimes do leste europeu por ser marcado por uma revolta popular e por derramamento de sangue. Acredita-se que mais de um milhão de pessoas morreram durante as manifestações.

Apesar do fim do regime comunista e da morte do ditador romeno, não aconteceu uma substituição das pessoas que estavam no governo. Por isso, alguns nativos não consideram que houve uma revolução. Para conhecer mais sobre esse momento da política do país, agende uma excursão guiada pela Bucareste comunista.

Prático => Transfer do aeroporto até Bucareste

 

3. Internet

Internet na Romênia como usar
Internet da Romênia é uma das mais rápidas da Europa.

Uma curiosidade que provavelmente você nunca imaginou é que a velocidade da internet 4G na Romênia é de dar inveja em outros países. O país ocupa a quarta posição no ranking de melhores lugares do mundo para internet 4G, em uma lista de 78 outras nações.

Os usuários tem uma velocidade média de 35,61 Mbps, valor bem acima do Reino Unido, por exemplo, com cerca de 21.16 Mbps. Se você está planejando viajar para o país, descubra como ter chip de celular na Europa.

Prático => Ingressos para passeios na Romênia

 

4. Parlamento de Bucareste

Prédio do Parlamento Bucareste
Palácio do Parlamento em Bucareste.

O Palácio do Parlamento localizado na capital Bucareste é ponto turístico obrigatório para quem vai ao país. O motivo principal é o tamanho do local. Considerado um dos maiores edifícios do mundo, ficando atrás apenas do Pentágono nos Estados Unidos.

A construção foi iniciada em 1980 durante o regime comunista, mas só foi finalizada após sua queda. O parlamento, feito quase todo em mármore, custou mais de 4 bilhões de euros. O prédio tem 1100 salas, porém grande parte da construção não é utilizada hoje em dia. Confira um excursão a pé por Bucareste.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Romênia. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Na época em que foi construído, o Palácio do Parlamento iria servir também de moradia para o ditador Ceauşescu, mas a ideia nunca foi concretizada, já que ele morreu antes do fim da construção.

Curiosamente, a primeira pessoa a discursar no Palácio foi o cantor Michael Jackson. Ele visitou o país em 1992 e ficou marcado por confundir o nome da capital romena e chamá-la de Budapeste, a capital húngara.

Confira => Tour guiado pelo Parlamento em Bucareste

 

5. Moeda

Qual é a moeda da România
Leu romeno é a moeda oficial do país.

Apesar de fazer parte como membro da União Europeia, a Romênia não está na zona do euro. Por isso, o país tem sua moeda própria: o Leu romeno. Mesmo com as variações do mercado, a cotação do leu é de 0,92 centavos para 1 real. Ou seja, viajar pelo país tem um bom custo-benefício. Para saber mais leia o post sobre qual moeda levar para Romênia.

Economia => Tax Free na Europa

 

6. Casamento

Casamento na Romênia
Pelos costumes romenos, mais de um casamento por ano na mesma família traz má sorte.

Uma das curiosidades da Romênia é que somente um filho pode se casar por ano. Mesmo que tenham outros tão apaixonados quanto, a regra é seguir a ordem de quem começou a namorar primeiro. Isso acontece porque eles acreditam que mais de um casamento por ano atrai má sorte para o relacionamento dos irmãos. Então, o jeito é aguardar na fila ou começar um namoro primeiro.

Prático => Ingressos para o Parlamento romeno

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom BWEEK, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

 

7. Café da manhã

Café da manhã Romênia
Café da manhã na Romênia tem alimentos pesados.

Já sabemos que o café da manhã varia entre a cultura de cada país, mas engana-se quem pensa que na Romênia a primeira refeição do dia é leve. Os romenos gostam de mesa farta e alimentos pesados também no café da manhã. Não faltarão embutidos, queijo bem salgado cortado em fatias grossas, ovos, batata-frita e bacon.

Por fim, um café e um pãozinho. Durante o inverno na Europa, os romenos tomam ainda um licor caseiro para esquentar. Não deixe de descobrir as principais comidas típicas da Romênia.

 

8. Dinheiro em mãos

Mesmo em cidades maiores e mais desenvolvidas, nem todo lugar aceita cartão de crédito. A dica é andar sempre com um pouco de Leu romeno em mãos para não ser pego de surpresa. Provavelmente, não serão todos os estabelecimentos que terão maquininhas de débito e crédito. E para viajar pelo país, descubra como é o mapa da Romênia e suas regiões mais turísticas.

 

9. Casas do interior

Bem diferente da nossa realidade, é comum encontrar casas destrancadas no interior da Romênia. Para eles, é importante passar a ideia de que suas casas estarão sempre abertas para todos e, por isso, eles não fecham suas portas com chave.

Se você for um amigo próximo dos donos da casa, não precisa nem bater na porta, principalmente durante datas comemorativas. Os romenos também não costumam mandar ninguém embora, o que faz aumentar a fama de um povo receptivo e amigo.

Dicas => Excursão turística para Timisoara na Romênia

 

10. 5 irmãos

Não é difícil encontrar famílias compostas por cinco irmãos. A razão é que durante o regime comunista, essa era uma lei para aumentar a linhagem. As famílias que vemos hoje com 1 ou 2 filhos têm grande chance de terem sido formadas após o fim do comunismo no país.

 

11. Ursos

Ursos pardos Romênia
Segunda maior população europeia de ursos pardos está na Romênia. | Foto: NH53, via Wikimedia Commons

Outra das curiosidades da Romênia é sobre a população de ursos no país. A Romênia tem a maior quantidade de ursos-pardos de toda a Europa. Mas a proteção com esses animais deixa muito a desejar. É comum encontrar relatos de maus-tratos e abusos. Em alguns casos, eles são capturados e levados à força para zoológicos ou vivem em jaulas.

 

12. Dirigir

Não é fácil dirigir na Romênia, para não dizer que é um verdadeiro caos. Nas cidades, o trânsito é confuso e com muito movimento. Estacionar também não é fácil. Os romenos não se preocupam em deixar o carro retinho para facilitar outros estacionarem e se não tiver mais espaço, é comum encontrar veículos nas calçadas ou formando uma segunda fila.

Nas estradas não é muito diferente. Não há muito respeito para ultrapassagens, o que aumenta os casos de engavetamento. Também não há muitas placas informando os condutores sobre algum alerta ou velocidade permitida.

Mas nem tudo está perdido. O país está construindo novas auto estradas, o que pode indicar uma melhoria no futuro. Por agora, dirigir pela Romênia requer paciência e calma. Se você prefere evitar situações de estresse em sua viagem, é melhor não alugar um carro.

Se você está planejando conhecer o país, aproveite para descobrir quando ir para Romênia.

 

13. Cemitério feliz

Cemitério ponto turístico da Romênia
Lápides coloridas do Cemitério de Merry. | Foto: Avramescu Marius, via Wikimedia Commons.

Já imaginou um cemitério feliz? Na Romênia ele existe. Próximo à fronteira da Ucrânia, o Cemitério de Merry, na cidade de Săpânţa, é ponto turístico e faz parte do passeio turístico pela Romênia rural.

O local se tornou quase que um museu aberto por abrigar lápides coloridas e divertidas. Cada lápide traz um poema alegre sobre como foi a vida daquela pessoa e a forma como ela morreu. Essa maneira espirituosa de ver a morte existe há muitas décadas, já que o cemitério foi construído em 1940.

Completo= > Roteiro na Europa

 
Sabia que aprender através de cursos on-line nunca foi tão fácil?

Assista seus cursos pelo computador, tablet ou até mesmo pelo celular!

Devido a nossa parceria com a Learn Café, você terá acesso a cursos para todas as áreas do conhecimento, com alta qualidade, comodidade e de forma acessível. Cursos online para você:

  • Aprender rápido e ganhar dinheiro;
  • Se preparar para um novo emprego;
  • Melhorar seu currículo;
  • Continuar aprendendo sempre!
 

 

14. Patrimônio Mundial da Unesco

Pontos Turísticos da Romênia
Fortalezas Dácias são um dos Patrimônios da Humanidade da Romênia. | Foto: FDominesc, via Wikimedia Commons.

A Romênia tem sete lugares que recebem o título de Patrimônio Mundial da Unesco. Entre eles estão: as Fortalezas Dácias nos Montes Orastie, o Centro Histórico de Sighisoara, o Mosteiro de Horezu, as aldeias com igrejas fortificadas da Transilvânia, as Igrejas de Madeira de Maramures e o Delta do Danúbio. Saiba mais sobre as cidades da Romênia que valem a visita.

 

15. Pão

O alimento mais importante para os romenos é o pão e ele é encontrado em várias refeições. Pode ser que faltem outros alimentos na mesa, mas o pão jamais faltará. O baixo preço do alimento favorece a compra.

 

16. Nadia Elena Comaneci

Ginasta Olímpica Nadia Comaneci
A ginasta Nadia Comaneci é um dos ícones do esporte romeno.

Um dos ícones esportivos mais conhecidos no mundo é romena. Nadia Elena Comaneci se tornou conhecida nos Jogos Olímpicos de Montreal, em 1976, quando ganhou três medalhas de ouro como ginasta. Com apenas 14 anos, ela conseguiu receber nota máxima de todos os jurados. Na época, os computadores não haviam sido programados para pontuações tão altas, pois não se acreditava que alguém poderia alcançá-las.

Dicas => Excursão histórica por Bucareste

 

17. Idioma

Talvez a maior das curiosidades da Romênia para os brasileiros, é que a língua romena surpreende aqueles que acreditam que ela é de origem russa ou próxima à falada em alguns países eslavos. Na verdade, o idioma é considerado uma língua românica e é relacionado ao italiano, francês, catalão, espanhol e até mesmo ao português.

 

18. Estocar alimento

Devido aos longos períodos de inverno, os romenos têm o costume de estocar alimento em casa. É normal encontrar comidas estocadas entre a chegada da primavera até o outono. Frutas se transformam em geleia e são colocadas em compotas, e verduras viram conservas ou são guardadas cortadas para virar sopa. O mesmo acontece com as carnes que são colocadas na gordura animal e estocadas.

Mais opções => Um dia pela costa do Mar Negro

 

19. Escultor romeno Gheorghe Leonida

Isso mesmo, o rosto do Cristo Redentor, maior símbolo turístico do Rio de Janeiro, foi desenhado pelo escultor romeno Gheorghe Leonida. Em 1925, quando mudou-se para Paris, foi contratado para esculpir a cabeça da estátua e o trabalho durou de 1926 a 1931.

 

Romênia e suas curiosidades culturais

Além de cidades fantásticas, são as diferenças culturais que fazem da Romênia um destino incrível para visitar. Os hábitos e as histórias de cada lugar enriquecem qualquer viagem. Agora que você já conhece os costumes dos romenos, fica ainda mais fácil preparar as malas para explorar esse país tão incrível.

Confira esse vídeo sobre o interior da Romênia, onde as tradições são ainda mais fortes. Uma produção do site oficial de turismo da Romênia:

Você já conhecia algum dessas curiosidades da Romênia? Conte nos comentários!

Até + !!!

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Juliana Pina

ESCRITO POR

Juliana Pina

Juliana Pina, 21 anos, é mineira e recém graduada em jornalismo pela Universidade Federal de Viçosa. Apaixonada por viajar e aprender sobre diferentes culturas, gosta de escrever sobre suas experiências com sua mochila nas costas e boas companhias.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários do post

  1. Edson. Luiz Pianca

    Eu adorei o artigo. Sobre a Romênia, sempre senti o impulso de morar lá; não sei explicar o motivo.