Comidas típicas da Romênia: 8 dicas de pratos e culinária

Comidas típicas da Romênia: 8 dicas de pratos e culinária

As comidas típicas da Romênia são resultado da influência de diferentes povos que já passaram pela região. A gastronomia romena tem traços gregos, italianos, turcos, balcãs e até mesmo dos otomanos, que invadiram o país no passado.

Por isso, é comum encontrar alguns pratos que farão você viajar por outros países. Observo que os pratos oferecem opções de carne, principalmente de porco, batatas em suas várias formas e a tão conhecida polenta.

Os romenos gostam de mesa farta. Logo, se prepare para refeições que acompanham entrada, prato principal e sobremesa. Lembre-se, que a comida também é uma forma de ter contato com a cultura local e explorá-la é uma das melhores maneiras de aprender sobre um país.

Pensando nisso, fiz este post para mostrar quais as comidas mais conhecidas na Romênia e o que você não pode deixar de comer quando visitar o país.

Planeje sua viagem => Hotéis na Romênia

Seguro para viajar na Romênia »

 

Comidas típicas da Romênia

  1. Ciorbă
  2. Queijo Telemea
  3. Sarmale
  4. Mititei
  5. Pastrami
  6. Tochitură
  7. Pão
  8. Polenta com Bulz

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios na Romênia »

 

O que comer na Romênia

1. Ciorbă

Gastronomia da Romenia
Ciorbă | Foto: Nicubunu, via Wikimedia Commons.

A maioria dos pratos típicos da Romênia começa com sopas ou Ciorbă, como eles chamam por aqui. Apesar de quase todas as sopas terem algum tipo de carne, a mais conhecida é a com tripa. Se você quiser experimentar essa iguaria deliciosa da Europa, deve pedir ao garçom por Ciorbă de burtă.

Mas, se preferir algo mais comum para nós brasileiros pode pedir a ţărănească, que é uma sopa com legumes. Caso não coma carne, tome cuidado porque mesmo sendo de legumes, elas ainda podem ter carne na preparação. Então, pergunte antes de escolher!

Outra sopa comum na Romênia é a de fasole, que é como uma sopa de feijão para nós. Geralmente, ela é servida dentro de um pão. Todos esses tipos de sopas são oferecidas como entradas dos pratos do almoço e do jantar. Mas para os turistas, que não tem o hábito de comer, elas já costumam valer como uma única refeição.

Imperdível => Melhores passeios na Romênia

 

2. Queijo Telemea

Dicas de comida na Romenia
Queijo Telemea | Foto: Prof.lumacorno, via Wikimedia Commons.

O queijo é outro item normalmente servido como entrada. No caso da Romênia, o típico é o Telemea. Ele tem várias versões podendo variar entre a consistência mais mole ou mais dura e também no sabor, com pouco ou muito sal. Quando servidos, eles são acompanhados por cebola, pepino, azeitonas e até mesmo, com as sopas.

Outra das comidas típicas da Romênia ainda feita com base no queijo Telemea é a smântână. Nessa versão, o queijo vem com creme de leite e se come com polenta. Normalmente, os tipos de queijo romenos agradam o paladar dos turistas, por isso é possível encontrá-los com facilidade nas diversas lojinhas da região.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Romênia. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

 

3. Sarmale

Dicas de pratos romenos
Sarmale | Foto: Themightyquill, via Wikimedia Commons.

Carinhosamente chamado por alguns como charutinho romeno ou sarma, o sarmale é bem famoso na Romênia. Esse prato é composto por carne de porco moída e arroz com ervas, que são enrolados na folha da uva. Você poderá encontrar locais que enrolam na folha de acelga ou de repolho, mas o nome é o mesmo.

O sarmale pode ser comido tanto como entrada quanto prato principal. A escolha de como será servido depende do local que você irá fazer a refeição.

 

4. Mititei

Dicas de pratos típicos da Romênia
Militei | Foto: Nicubunu, via Wikimedia Commons.

O prato mais conhecido na Romênia e encontrado em qualquer lugar é o Miti. Feito de carne moída em formato de linguiça, ele poderia ser facilmente confundido com o kafta que é servido no Brasil. A diferença está nas especiarias utilizadas que dão um novo sabor ao prato.

Independente de qual região do país você vai experimentar, ele virá acompanhado de polenta, batata, salada e pão. Alguns restaurantes ainda oferecem uma mostarda de fabricação própria para finalizar o sabor. Já outro acompanhamento bem típico desse prato é uma cerveja romena gelada!

 

5. Pastrami

O que comer em viagem na Romênia
Pastrami | Foto: Nicubunu, via Wikimedia Commons.

Pode ser que você já tenha escutado falar esse nome, mas como uma comida bem comum nos Estados Unidos. Só que por lá o pastrami é feito com carne bovina, que é curada e muito temperada, bem diferente do que você encontrará na Romênia.

   

A carne utilizada pelos romenos é a de carneiro que vem em fatias grossas e fritas. Assim como em tantos outros pratos, esse também vem acompanhado de polenta, ou melhor, de mămăligă que também podemos dizer que é bem típico.

Uma curiosidade do prato é que ele se originou dos Balcãs e, por isso, na Romênia é considerado como um prato típico. Há quem diga, inclusive, que a carne escolhida foi trocada nos Estados Unidos por ser mais barata e acabou se tornando comum entre os imigrantes. Independente da verdade, os dois tipos de pastrami são famosos e deliciosos.

 

6. Tochitură

Roteiro gastronomico na Romenia
Tochitură | Foto: Nicubunu, via Wikimedia Commons.

Outro prato que tem como ingrediente o porco é o farto Tochitură. Para fazer o prato os romenos usam rim, coração, bacon, fígado e, ainda, salsicha. Para finalizar, acrescentam um molho de tomate feito por eles mesmos.

O Tochitură normalmente é servido com polenta ou com queijo Telema, em sua versão mais salgada. Apesar de ser um dos pratos mais incomuns para nós, ele deixa muito viajante satisfeito. Assim, vale a pena experimentar e conhecer esse sabor.

 

7. Pão

Comidas de páscoa na Romenia
Pasca | Foto: Nicubunu, via Wikimedia Commons.

Além da polenta acompanhar quase todas as comidas romenas, o pão também é um ingrediente bem comum. Mas ele tem duas versões típicas. Uma delas é bem tradicional na época da Páscoa, quando os romenos produzem um pão tradicional chamado de Pasca. A receita é de um pão bem fininho recheado de queijo creme e uvas passas. Se você gosta desses ingredientes, não deixe de experimentar!

O outro tipo de pão bem conhecido por eles e que faz parte das comidas típicas da Romênia é o pão com batata. Diferente do que comemos no Brasil, esse pão não tem apenas um leve sabor de batata e sim um recheio inteiro de batata. Em algumas cidades da Romênia, como em Bran, eles servem esse pão acompanhado de uma bebida típica que falarei mais para frente.

 

8. Polenta com Bulz

Comidas da Romenia
Bulz | Foto: Nicubunu, via Wikimedia Commons.

Para você que se encantou com a culinária romena, uma boa notícia: a polenta com bulz é um prato típico que pode ser feito mesmo no Brasil. O bulz, servido como entrada, é feito com polenta acompanhado de ovo, bacon e queijo.

Segundo as histórias romenas, esse era um prato comum dos pastores romenos. A lenda conta que os pastores só poderiam levar um prato de comida para todo o dia em que ficavam no campo, por isso escolhiam um prato mais robusto e que sustentasse por um longo período.

 

O que beber na Romênia

Ţuică

Tipos de bebida da Romênia
Ţuică é uma bebida que tem alto teor alcoólico.

Sabe aquele prato de pão com batata que citei acima? Ele é acompanhado da Ţuică. Essa bebida é tão famosa que você encontrará versões que servem até mesmo como lembrancinha. Parecida com a cachaça, mas nem tão forte, as garrafinhas de Ţuică tem alto teor alcoólico. A pronuncia correta varia de região para região, podendo ser falada como tuica ou tzuica.

A bebida é sempre preparada entre outubro e dezembro e tem como tradição ficar pronta antes do Natal. O sabor dessa iguaria é de ameixa fermentada e seu processo consiste em deixar em um barril em um período de 6 meses até 10 anos. A regra da Ţuică é a mesma que de outras bebidas: quanto mais tempo no barril, mais envelhecida e mais gostosa.

 

Cervejas Romenas

A Romênia tem umas das cervejas mais conhecidas do leste europeu devido ao seu preço bem acessível. Algumas cidades romenas, como o caso de Timisoara, recebe o título de local onde a produção começou. De uma maneira geral, as marcas mais conhecidas e compradas no país são: Timisoreana, Bucegi, Neumarkt e a mais vendida Ursus.

   

 

Sobremesas típicas da Romênia

Papanaşi

Sobremesas da Romênia
Papanaşi | Foto: Velaurius, via Wikimedia Commons.

Se você é daqueles que adora um doce, essa sobremesa não pode faltar na sua viagem à Romênia. O doce é composto por bolinhos fritos feitos de farinha com calda de geleia de mirtilo ou algum tipo de iogurte. Apesar de ser a sobremesa que representa a culinária romena, ela é bem pesada e após tanta comida nas refeições, recomenda-se que seja dividida com um amigo.

 

Lichiu săsesc

Doces da romênia
Lichiu săsesc é um doce da região da Transilvânia | Foto: Reprodução Tv Paprika.

Diferentemente da sobremesa anterior, essa daqui é mais leve. O Lichiu săsesc é uma torta de frutas feita com açúcar de baunilha, açúcar comum, leite, ovos, manteiga, óleo, creme, farinha e fermento. Em algumas receitas a fruta escolhida é o limão, mas isso também pode variar.

Mesmo sendo uma delícia, esse doce é típico da região da Transilvânia. Com isso, infelizmente será difícil você encontrá-lo em cidades que não façam parte dessa rota.

 

Descubra as comidas típicas da Romênia

Como você pode ver, a Romênia oferece uma vasta gama de opções na sua culinária típica, assim como acontece com suas várias e lindas regiões e a grande quantidade de pontos turísticos imperdíveis presentes em qualquer roteiro na Romênia. Vale lembrar que conhecer os pratos tradicionais dos locais que visitamos também é uma das riquezas em viajar.

Pode ser que em um primeiro momento o nome dos pratos ou os ingredientes te assustem, mas é sempre importante reconhecer as diferenças e belezas culturais de cada país e cidade que visitamos. Assim, além dos sabores conhecemos melhor os costumes e a história desses locais.

Aproveite e confira um vídeo cheio de imagens lindas do interior da Romênia, berço de muitos desses pratos típicos. A produção é do site oficial de turismo da Romênia:

Já experimentou algum desses pratos e comidas típicas da Romênia? Ficou com vontade? Conte nos comentários.

Até + !!!

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Juliana Pina

ESCRITO POR

Juliana Pina

Juliana Pina, 21 anos, é mineira e recém graduada em jornalismo pela Universidade Federal de Viçosa. Apaixonada por viajar e aprender sobre diferentes culturas, gosta de escrever sobre suas experiências com sua mochila nas costas e boas companhias.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Tours Nacionais

Reserve atividades com pagamento em até 10x

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Tours Nacionais

Reserve atividades com pagamento em até 10x

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *