Romênia

Romênia

O turismo na Romênia surpreende quem nunca pensou em visitar o país. Viajar por terras romenas é para todos os gostos, idades e interesses.

São diversas opções do que fazer, cidades para visitar, lendas e superstições curiosas, além de uma cultura riquíssima.

E o melhor é que a Romênia possuí excelente custo-benefício para os viajantes. Mesmo não fazendo parte da lista dos líderes de turismo na Europa, a Romênia tem boa segurança, uma rede de internet que está entre as mais velozes do mundo e vários lugares com o título de Patrimônio Mundial da Unesco.

Isso sem falar da fama do país de ser conhecido como a terra dos vampiros, graças a um temido conde romeno que inspirou Bram Stoker a criar o personagem Drácula. Os inúmeros castelos e as cidades medievais que fazem parte da Romênia transportam o turista para um verdadeiro filme.

Vale falar também sobre os períodos históricos e as diversas regiões do país, que formaram um povo receptivo, com curiosidades e costumes interessantes e uma gastronomia fantástica. Neste artigo tem links de posts sobre a Romênia com tudo o que precisa saber, com dicas de viagem, economia, língua e pontos de interesse para você curtir ao máximo o país.

Planeje sua viagem => Hotéis na Romênia

Seguro viagem para Romênia »

 

Turismo na Romênia: mapa do país

tudo o que fazer na romenia
Mapa da Romênia. Foto: Trinaliv, via Wikipedia Commons.
  • Capital: Bucareste
  • Cidade mais populosa Bucareste
  • Língua oficial: romeno
  • Governo: República semipresidencialista
  • Área  Total: 238 391 km²
  • Fronteira: Hungria, Ucrânia, Moldávia, Bulgária e Sérvia
  • População: 19 638 000 hab.
  • Moeda: Leu romeno
  • Clima: Temperado e continental

*Fonte: Wikipédia

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios na Romênia »

 

O que tem de bom na Romênia?

Dos dias em que estive nesse país da Europa, pude conhecer os principais pontos turísticos de Bucareste e me aprofundei sobre a cultura local.

A capital é certamente a principal região turística do mapa da Romênia, afinal de contas além de seus atrativos locais, os arredores estão cercados de história em toda a área da Transilvânia.

O ideal é conseguir conhecer os principais castelos e as áreas repletas de natureza, tão fantásticas para um roteiro pelo Leste Europeu.

dicas da romenia

A Romênia tem a 9ª maior extensão entre os países da União Europeia; seu tamanho possibilitou a presença de diversos povos, que trouxeram consigo religiões, culturas e características próprias. Sem contar que trata-se de um dos países mais baratos da Europa para turistas, o que facilita muito a viagem.

Outro fato importante para a história romena é sua localização, na parte oriental da Europa. A Romênia faz fronteira com quatro países: Bulgária, Sérvia, Ucrânia e Hungria.

A Romênia pode ser dividida em quatro regiões. São elas: Transilvânia, Valáquia, Bucovina e Moldávia e, por fim, Dobruja; vale reforçar que administrativamente o país tem 41 judetes (municípios).

No caso do turismo no país, a região da Transilvânia merece um destaque maior, pois além da fama mundial do Drácula é lá que estão cidades medievais importantes na rota turística.

Mas isso não quer dizer que as outras três regiões não sejam fortes em atrair viajantes; são muitas opções de lugares incríveis para explorar. Saiba quais os principais eventos e feriados na Romênia.

O idioma principal do país é o romeno. Mas você encontrará muitas pessoas que falem inglês, principalmente a população mais jovem. A língua romena se parece com o italiano e mesmo que pareça difícil, acredite: ela é uma língua românica.

 

Informações sobre a Romênia

romênia bandeira
Na bandeira da Romênia, o azul simboliza a liberdade, amarelo a justiça e o vermelho a fraternidade.

Muito da arquitetura do país vem do período medieval, o que permite a presença de castelos em diversas cidades. Isso acontece porque o país passou por reinados, recebeu influência otomana, saxônica, austríaca e mais tarde culminou na chamada Romênia Maior.

A parte histórica mais conhecida ainda é recente, pois, por alguns anos, o país foi comandado por um Regime Comunista.

Após o término da Segunda Guerra Mundial, o país sofreu uma ocupação soviética e formou a República Popular Comunista em 1947. Confira as principais curiosidades da Romênia.

castelos da romenia

Por volta dos anos 60 e já se tornando independente dos soviéticos, o país passou a ser comandado pelo ditador Nicolae Ceauşescu. No início seu governo recebia apoio e muitos acreditavam que seria a maneira de se tornarem independentes das regras estrangeiras; porém, durante os anos 80 suas medidas se tornaram severas.

Finalmente, no ano de 1989, a Romênia tirou Ceauşescu do poder por meio de uma revolução no país. A Revolução Romena foi um dos momentos mais violentos da história dos romenos.

Durante uma semana foram feitas diversas manifestações contra do ditador. Os protestos começaram em Timisoara e se espalharam pelo país. O resultado foi a morte de Ceauşescu e de sua esposa, culminando no fim da era comunista.

Temperatura na Romenia
Romênia tem estações bem definidas.

Se perguntar quando ir para a Romênia é muito comum para alguém que está montando um roteiro pelo país. Afinal, aquela ideia de inverno rigoroso e meses com bastante neve é verdade. Mas não desanime: o inverno romeno é também um dos mais bonitos da Europa.

O clima no país é bem definido. A Romênia no inverno predomina o frio, mas não é tão rigoroso quanto em outros países, com as mínimas apontando para -4 ºC em janeiro.

Enquanto que a Romênia no verão apresenta temperaturas quentes, com termômetros podendo chegar na casa dos 30 ºC em algumas cidades.

Por isso, se você é daqueles que não gosta de nenhum dos extremos climáticos, a melhor época para visitar as terras romenas é entre final de abril a junho, até por conta das passagens aéreas mais em conta.

belezas naturais da romênia
Transilvânia é a principal região da Romênia.

Para curtir as praias do litoral, área que atrai muitos turistas, dê uma esticadinha até julho. Caso esteja querendo se aventurar pelo país durante os meses de dezembro e janeiro, não deixe de ir por medo do frio.

Mesmo com a neve, os eventos que celebram o Natal são especiais e deixam as ruas ainda mais charmosas. A dica é se equipar com roupas adequadas para não perder nenhum um momento da viagem e evitar imprevistos.

A Romênia tem diversas regiões e cidades belíssimas para se conhecer. Para que você conheça um pouco mais do país, saiba quais as principais cidades da Romênia mais bonitas para seu roteiro.

Para fechar com chave de ouro, não deixe de fazer uma pausa nos charmosos restaurantes locais, para provar as comidas típicas da Romênia.

Gostou?! Então coloque essa cidade agora mesmo no seu roteiro e pesquise os passeios na Romênia na cidade!

transilvânia romenia
Alugar um carro é uma boa dica para conhecer as lindas paisagens da Transilvânia e viajar pelo país.

Planejar seu roteiro para visitar várias cidades de uma única vez não é uma tarefa complicada. O país apresenta um sistema ferroviário que liga as cidades principais e favorece o turismo entre elas.

São quatro empresas responsáveis pelo transporte: Regiotrans, Servtrans, Transferoviar e a estatal, Căile Ferate Române.

Nem sempre é possível comprar as passagens online e por isso, muitas são vendidas no próprio guichê 20 minutos antes da partida do trem. Veja uma sugestão de roteiro de trem na Romênia e também os mais procurados pelos turistas.

Outra opção interessante é optar pelo aluguel de carro na Romênia. Dirigindo um carro pelas lindas estradas romenas, você pode transitar pelas cidades no seu ritmo.

romenia moeda
Moeda da Romênia é o leu | Foto: Amfeli, via Wikimedia Commons.

Em relação a qual moeda levar para a Romênia, saiba que, apesar de ser membro da União Europeia, o país não faz parte da Zona do Euro.

Por isso, a moeda utilizada no país é o leu romeno, que equivale a 1,20 real. O que na verdade é uma vantagem, já que como essa cotação é bem próxima do real, viajar para a Romênia é relativamente barato se comparado a destinos europeus.

Uma dica importante é levar dólar ou euro, já que moedas fortes no mercado são mais bem recebidas em alguns países. Evite fazer câmbio em aeroportos e estações de trem; por ter um fluxo de turismo muito alto, a cotação costuma ser mais baixa e você poderá sair perdendo.

Se atente também ao formato da tomada! A corrente elétrica do país é 220V e as tomadas são do tipo C e F, modelos encontrados em outros países da Europa. Uma dica é ter sempre em mãos um adaptador universal; com ele você nunca corre o risco de passar por nenhum perrengue!

Viajar conectado é uma necessidade atualmente, por isso, você precisa saber como internet na Romênia.

 

Pontos de interesse da Romênia

Confira o vídeo feito pelo site oficial de turismo da Romênia sobre as belezas naturais do país, para curtir tanto no inverno, como no verão:

 

Bucareste

Turismo na Romenia
Bucareste, Capital da Romênia

Bucareste (em breve) não é uma daquelas cidades difíceis de saber o que fazer. Se você curte museus e história, tem. Se curte vida noturna, tem. Parques? Também. Ou seja, dá para fazer de tudo um pouco na capital Romena.

Porta de entrada do turismo no país, comece a explorar a cidade fazendo um tour na parte comunista de Bucareste. Dali já dá para sentir o clima que marcou a história do país.

Aproveite para visitar o Palácio do Parlamento, o Museu Nacional e o antigo centro da cidade, o Distrito Lipscani. Os parques da cidade, como o Youth Park, colorem a capital.

Finalize seu roteiro conhecendo as basílicas, igrejas e memoriais que são considerados marcos para o país. O Village Museum, que chama a atenção por ser a céu-aberto e permitir caminhar por casas e igrejas tradicionais, não deve ficar de fora do seu roteiro. Desfrute do seu tempo caminhando pelas casas e igrejas preservadas.

 

Outras cidades turísticas da Romênia

cidades da romenia
Castelo Bran ficou conhecido como o Castelo de Drácula e atraí milhares de turistas.

Talvez uma das mais procuradas para quem busca as lendas da Transilvânia, Brasov é um convite para voltar ao tempo. É nela que está localizado o Castelo de Bran ou Castelo do Drácula, local onde viveu o Conde Vlad; com certeza é parada obrigatória para quem está na cidade, que fica a 183 km da capital Bucareste.

Já na parte velha é interessante caminhar pela Piata Sfatului até chegar à Casa do Mercador, a Igreja Negra, referência em arquitetura gótica e o Museu da História de Brasov.

Brasov é um daqueles lugares para parar no tempo e curtir cada visual.

sighisoara romenia

Sighisoara é uma cidade medieval no alto de um morro.

Sighisoara é medieval e encantadora. Se você nunca esteve na Romênia, saiba Sighisoara (302 km de Bucareste) é a cidade dos sonhos; para quem já a visitou, voltar é uma necessidade.

Pequena, a cidade fortificada está localizada no alto de um morro. Sua beleza e preservação concedeu a ela o título da Unesco de Patrimônio Histórico da Humanidade.

A atração principal de Sighisoara é a Torre do Relógio; nela o turista poderá subir e fotografar as exposições de roupa e objetos antigos. Explore também a região da Praça Central e, caminhando pela área, é possível visitar algumas igrejas e o Museu de Armas Medievais.

Uma das atrações mais imperdíveis da região da Transilvânia e que transmite a ideia dos mistérios da Romênia fica na cidade. Além de ter a casa onde nasceu o Conde Vlad, na parte mais alta da cidade está uma escola e uma igreja também construída em arquitetura gótica. Logo atrás dela está um antigo cemitério!

timisoara romênia
Catedral Timisoara | Foto: Gratziela Ciortuz, via Wikimedia Commons.

Timișoara é jovem, cosmopolita e cheia de eventos culturais, a cidade deve receber o título de Capital Cultural da Europa em 2021. Mesmo fora da rota das cidades da Transilvânia (548 km de Bucareste), Timisoara mescla badalação com história.

São diversas praças, parques, sinagogas, igrejas e centros comerciais movimentados. Por falar em movimento, o turismo tem crescido na região devido a produção de cerveja, pois é na cidade que está a produção mais antiga da Romênia.

Ficou curioso? Se você é daqueles que curte um agito, procure saber os dias dos festivais musicais. Timisoara tem muita diversão por um preço que cabe no bolso.

 

Porque visitar a Romênia?

Com tantas dicas de turismo para sua próxima viagem, tenho certeza que você já está ansioso para esse dia chegar logo. Pensando nisso, preparei algumas dicas da Romênia e outras orientações fundamentais para quem viaja ao país.

Seguindo todas essas dicas, tenho certeza que você irá aproveitar ao máximo a Romênia, que é um país repleto de história, cultura, lendas e belezas naturais fantásticas.

Para finalizar, recomendo o artigo roteiro na Romênia, onde você confere dicas sobre o que fazer no país em até 30 dias de viagem.

E você, gostou das dicas de turismo na Romênia? Já esteve no país e tem mais alguma dica? Conte nos comentários que lugares  deseja conhecer.

Até + !!!

 

:
Romênia

Cidades para conhecer

Imagem Postagem
Romênia
Bucareste
conhecer destinos >
Background Tickets
Romênia

Promoções de Passagens

Selecione um filtro para visualizar os pacotes de viagens.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *