5 feriados na Romênia: festas e eventos imperdíveis

5 feriados na Romênia: festas e eventos imperdíveis

Saber quais são os feriados na Romênia é super importante se você tem uma viagem marcada ou está se planejando para visitar as famosas terras do Conde Drácula. Viajar para o país na época natalina, por exemplo, pode ser incrível, mas é importante saber que é um dos períodos mais frios. Já feriados nacionais podem ter algumas cidades bem motivadas, o que incomoda muitos turistas e agrada a outros.

Não é de hoje que feriados e eventos atraem viajantes da Europa e de várias partes do mundo. Afinal, quem nunca ouviu falar na conhecida Oktoberfest, na Alemanha, ou da cobiçadissima Saint Patrick’s day, na Irlanda?

Na Romênia não é diferente. Mesmo que não sejam muito comentadas, as festas no país movimentam o turismo, sobretudo quando o assunto é a Páscoa na Romênia, por exemplo, uma das principais celebrações locais.

Para que você saiba quando são os feriados e as tradições por trás de cada um, preparei este post com os todos os eventos imperdíveis do país. São muitas oportunidades de se divertir e se deixar levar pela cultura de um país tão rico e que já passou por diferentes momentos históricos. Todos os períodos influenciaram os costumes romenos fazendo com que algumas celebrações sejam bastante tradicionais.

Planeje sua viagem => Hotéis na Romênia

Seguro viagem para Romênia »

 

Feriados na Romênia

  1. Páscoa
  2. Assunção de Maria
  3. Santo André
  4. Dia Nacional da Romênia
  5. Natal

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios na Romênia »

 

Comemorações nacionais na Romênia

1. Paştele

Feriados na Romênia
Basílica Ortodoxa Înălțarea Domnului | Foto: klaustrabant, via Wikimedia Commons.

O feriado da Páscoa na Romênia obedece o calendário ortodoxo e as celebrações do evento acontecem uma semana depois das nossas no Brasil e em alguns países da Europa.

Entre as festas realizadas durante o ano, a comemoração do Domingo de Ramos na cidade de Galati é uma das mais famosas entre as cidades da Romênia. A razão para tal fama está no festival gastronômico que acontece na região.

Muitos turistas vão à Galati para provar o peixe Scrumbie, encontrado no Rio Danúbio e assado na hora. Outra boa pedida é se deliciar pelo Kürtos Kolac. O pão doce com um formato bem diferente e coberto por açúcar também pode ser encontrado na vizinha Hungria.

O festival conta ainda com diversos shows que acontecem no calçadão principal e convidam o turista para admirar uma bela vista para o Danúbio.

Então, se você gosta de lugares movimentados e de degustar comidas típicas da Romênia, essa pode ser uma boa oportunidade para visitar a cidade.

Prático => Excursão privativa pelo Castelo do Conde Drácula

 

2. Adormirea Maicii Domnului

Feriados na Romênia religiosos
Catedral Adormirea Maicii | Foto: yeowatzup, via Wikimedia Commons.

A Assunção de Maria é uma data católica e ortodoxa celebrada em alguns lugares no dia 15 de agosto. Segundo a crença religiosa, esse dia representa a morte da Virgem Maria e sua coroação como a Rainha do Universo.

Na Romênia a data é tão importante que em Brasov está localizada a Catedral Ortodoxa Adormirea Maicii Domnului. A Basílica fica em uma das praças mais conhecidas da cidade, a Praça Council, e é de fácil acesso aos turistas por ter duas fachadas diferentes.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Romênia. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

A primeira, mais visitada, é bem conservada e fica de frente à Council. Já para chegar na segunda é preciso passar dentro de um corredor. Ambas terminam na enorme igreja em estilo bizantino.

Apesar de tudo, as comemorações em torno da data são um dilema para os romenos. Por ser um dia que representa a morte, muitas pessoas não concordam em comemorar com um farto banquete ou um bom vinho.

Por isso, dependendo do dia que cai a data, o governo romeno emenda mais uns dois dias de feriado favorecendo pequenas viagens. Os destinos mais cobiçados são as praias do litoral para viajar no verão da Romênia. Provavelmente, esses lugares vão estar bem cheios.

Recomendo => Excursão a pé por Bucareste

 

3. Sfântul Andrei

Quais os feriados santos na Romênia?
Santo André ao centro | Foto: Țetcu Mircea Rareș, via Wikimedia Commons.

Santo André é um santo bastante querido em alguns países do leste europeu, uma vez que tais populações acreditam que o santo foi fundador da tradição cristã. Para os romenos é ainda mais: Santo André é considerado o protetor do país.

O feriado é no dia 30 de novembro, porém as festividades consideradas quase um Halloween acontecem na noite anterior.

O motivo para tudo isso são as lendas que rondam Santo André. Há quem defenda que ele era um doador de alho e, no dia 29, assombrações podem aparecer em alguns lugares do mapa da Romênia.

Como a Romênia é conhecida pelas histórias de vampiro e o alho é mundialmente famoso por espantar essas criaturas, algumas pessoas penduram cachos de alhos nas portas de casa.

   
   

A época também é o momento de fazer simpatias. Tal como Santo Antônio para o Brasil, as moças solteiras da Romênia comemoram o dia de Santo André tentando adivinhar qual será o nome dos seus futuros maridos. Já as mais supersticiosas conseguem ver o rosto de possíveis pretendentes refletidos na água.

Consulte => Tour guiado pelo Parlamento em Bucareste

 

4. Ziua Naţională

Quais os feriados na Romênia nacionais?
Foto: Revista Forțelor Terestre, via Wikimedia Commons.

O feriado do Dia Nacional da Romênia acontece sempre no 01 de dezembro. Inicialmente, a data era comemorada no dia 10 de maio e, entre os anos de 1948 e 1989, mudou para o dia 23 de agosto.

Em 1990, mesmo com as críticas da oposição, a comemoração passou a ser em dezembro e foi alterada no Diário Oficial.

Para os romenos, a data celebra a unificação da Transilvânia e da Bucovina no território romeno e as datas anteriores mostravam as diferenças entre os regimes romenos. O dia 10 de maio, por exemplo, tinha um duplo significado.

Não se sabia ao certo se representava o dia da mudança na Declaração de Independência do Império Otomano, ou se era o dia em que o Monarca Carol I havia chegado à Romênia. Já o dia 23 de agosto foi escolhido pelo regime comunista.

Mesmo com a data finalmente decidida, ela ainda não é bem aceita por toda a população romena, o que não impede as celebrações. A Ziua Naţională é festejada nas ruas com parada militar e show nos céus pela Esquadrilha da Fumaça.

Na capital, Bucareste, acontece uma das maiores paradas. Milhares de romenos vão às ruas carregando suas bandeiras e ouvem o hino nacional do país apresentado pelos militares. E antes de embarcar, não deixe de conferir as melhores dicas da Romênia.

Imperdível => Excursão pela Transilvânia medieval

 

5. Crăciunul

Eventos na Romênia
Capital Bucareste no Natal | Foto: Babu, via Wikimedia Commons.

Como não podia faltar, a Romênia celebra o feriado do Natal no dia 25 de dezembro. A maioria do país é ortodoxa e, por isso, o calendário usado é o Juliano. Entretanto, para o Natal, a Igreja Ortodoxa Romena optou por escolher o calendário cristão Gregoriano e comemorar a festa na mesma data que o resto do mundo.

Caso contrário, o dia natalino seria no dia 07 de janeiro. Mesmo sendo celebrado no dia 25 como em muitos outros países, a Romênia tem algumas tradições únicas que ficam ainda mais bonitas nas belas cidades cobertas de neve.

Uma delas acontece nos dias 5 e 6 de dezembro quando os romenos celebram São Nicolau com muitas luzes natalinas nas ruas. Na véspera da data, as crianças limpam e penduram suas botinhas esperando os presentes de São Nicolau.

Quem se comportou bem durante o ano, recebe doces ou chocolates. Mas, quem não foi tão bem assim, recebe um galho de árvore.

Curiosamente, a noite do dia 05 de dezembro também é conhecido por ter muita neve. Algumas pessoas costumam dizer que é São Nicolau balançando as barbas e avisando que já está chegando. Junto a ele chegam também os dias congelantes simbolizando o inverno. Saiba mais curiosidades da Romênia.

Na tão esperada véspera natalina, algumas cidades como Bucovina mantém os velhos costumes de vestir as crianças com roupas típicas e assisti-las em encenações e corais espalhados pela cidade.

   
   

Nessas apresentações, elas também batem às portas das casas e ganham doces dos moradores como forma de retribuição.

Outra tradição bem antiga dos romenos acontece por sete semanas antes do natal. Durante esse período, eles evitam comer alimentos de origem animal. Já à meia-noite do dia 25, as famílias se reúnem para um jantar que simboliza o fim do jejum.

Na ocasião, são muitas as comidas típicas presentes nas fartas mesas dos romenos. Não faltam as famosas sopas Ciorba e os Sarmale, duas das principais comidas típicas da Romênia.

A Ciorba é uma sopa de vegetais e carnes de porco, e os Sarmale são charutinhos de carne enrolados em folhas de repolho.

Assim como em algumas casas no Brasil, enquanto os adultos se deliciam com o jantar, as crianças dormem e esperam ansiosas os presentes que encontrarão do Papai Noel no dia seguinte. O bom velhinho na Romênia recebe o nome de Mos Craciun e feliz natal é Craciun Fericit!

Internet => Chip de celular para Europa

 

Outros feriados na Romênia

Além dos feriados comentados, a Romênia ainda comemora a chegada do Ano Novo, em 1º de janeiro; o Dia do Trabalhador, em 1º de maio; e o Pentecostes Ortodoxo, em junho. Lembrando que o último depende da data da Páscoa e acontece sempre 40 dias após a celebração da Paştele.

 

Feriados na Romênia: Curta todos!

Aproveitar um feriado em outro país é uma boa chance de conhecer a cultura local e se integrar com os moradores das cidades. Vivenciar as diferentes tradições e eventos típicos enriquece qualquer viajante que se permite explorar os países que visita. Na Romênia percebe-se o quão incrível pode ser, desde a páscoa até as outras datas comemorativas.

Para quem deseja ficar mais tempo no país, vale emendar o dia de Santo André com as celebrações do São Nicolau. Já quem escolhe as festas de final de ano também está com sorte. A iluminação das cidades no período natalino é encantadora e as ruas cobertas de neve dão um charme final. E para completar as informações, confira também dois posts:

Aqueles que não curtem viajar em datas comemorativas porque temem encontrar lugares fechados e destinos turísticos lotados, agora já sabem qual a melhor época para viajar ao país. Independente de qual for, a Romênia não deve ficar de fora da sua rota!

E não esqueça de interagir aqui no blog, deixando uma mensagem sobre a sua experiência na Romênia; participe nos comentários!

Até + !!!

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Juliana Pina

ESCRITO POR

Juliana Pina

Juliana Pina, 21 anos, é mineira e recém graduada em jornalismo pela Universidade Federal de Viçosa. Apaixonada por viajar e aprender sobre diferentes culturas, gosta de escrever sobre suas experiências com sua mochila nas costas e boas companhias.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *