Início / Europa / Portugal / Mapa de Portugal: roteiro pelas regiões mais bonitas do país

Mapa de Portugal: roteiro pelas regiões mais bonitas do país

Viajar pelo mapa de Portugal: esse é o meu convite de hoje! Vamos percorrer algumas regiões das mais belas desse país incrível. Incrível, sim! Pois nesse lugar o que não falta é beleza, coisas pra conhecer e lugares para se visitar. O turismo em Portugal está fervendo, e o mundo inteiro está redescobrindo os encantos guardados no pequeno país banhado pelo Oceano Atlântico e cortado de norte a sul por vales e rios.

Confesso, fazer a lista que esse artigo propõe não foi tarefa fácil. Isso porque Portugal é um imenso mundo turístico. Uma pessoa passaria uma vida inteira aqui e não seria capaz de visitar todos os lugares que o país tem para oferecer. Duvida? Veja só.

Planeje sua viagem => Melhores hotéis em Portugal

Quanto custa o seguro viagem para a Europa?

 

Mapa de Portugal: 5 regiões turísticas do país

Pois bem, de tantos lugares que poderia escolher coloquei 5 opções dentre cidades e regiões que são inegavelmente belos. Não pus nessa lista as cidades de Lisboa e do Porto, por serem lugares bastante conhecidos. Meu intuito, na verdade, é mostrar um pouco mais da beleza do Portugal menos conhecido. Muito embora, algumas das regiões do nosso elenco já estejam ganhando o mundo. Então, vamos à minha lista:

  • Vale do Rio D’ouro
  • Viana do Castelo
  • Serra da Estrela
  • Aveiro
  • Sintra

Leia mais => 10 cidades de Portugal mais baratas para morar

 

Norte: Vale do Rio D’ouro e Viana do Castelo 

Vale do Rio D’ouro

Roteiro pelo Norte de Portugal
Vinhedos portugueses ao norte do país.

É certamente impossível falar do Norte de Portugal sem citar o Vale do Rio Douro. Essa região é cortada que é cortada pelo o rio que lhe deu o nome pelo Rio Douro, um dos mais importantes de Portugal.

O vale tem um percurso navegável de aproximadamente 210 quilômetros. Ao longo do seu trajeto, o vale é totalmente circundado por um número incontável de vinhas, desde a Barca d’Alva até a cidade do Porto.

E o melhor: os vinhos da região costumam ser bem acessíveis. Confira o preço da alimentação no artigo sobre o custo de vida em Portugal.

O lugar é lindo e agrada a gregos e troianos. Agrada tanto a quem gosta de saborear um bom vinho, pois a região do Douro é a segunda maior região vinícola de Portugal. Há mais de 22mil vinicultores por ali, como também agrada a quem simplesmente a natureza.

Há várias alternativas para conhecer o vale saindo da cidade do Porto. Você pode ir de carro, de barco ou de trem. O passeio de trem tem um ar de nostalgia, ainda hoje algumas das locomotivas que fazem o roteiro são movidas a vapor. Porém, o passeio de barco não fica atrás, sento tão excitante quanto.

Outros lugares no Vale que são irresistíveis:

  • Caves do Vinho do Porto
  • Museu do Douro
  • Lamego
  • Santuário de Nossa Senhora dos Remédios
  • Castelo de Numão
  • Parque Arqueológico do Vale do Côa
  • Museu do Côa
  • Parque Natural do Douro Internacional
  • Santuário de São Salvador do Mundo

Tour Vale do Douro => Degustação de Vinhos, Cruzeiro e Almoço

 

Viana do Castelo

Cidades mais belas de Portugal
Cidade é uma das mais belas de Portugal | Foto: juniordiviroydi, via Wikimedia Commons.

É inegavelmente uma das cidades mais belas de Portugal. Com um passado histórico riquíssimo a cidade Viana do Castelo fica a aproximadamente 73km da cidade do Porto. E oferece uma boa estrutura para os turistas. Veja opções de hotéis em Viana do Castelo pelo melhor preço.

O forte da cidade que fica aos pés do rio Lima são seus lugares históricos. O mais famoso deles é a Basílica de Santa Luzia, que se situa no monte com o mesmo nome.

Ainda com dúvidas sobre as atrações turísticas?
 

O monte é um miradouro natural e tem uma das mais belas vistas do litoral Português. Para a subida ao miradouro há uma peculiaridade, há no local um pequeno elevador elétrico que conduz pessoas até o cume do monte de Santa Luiza. São 650 metros de subida.

Outros lugares que contam as peculiaridades de Viana do Castelo são o Castelo de Santiago da Barra, a Igreja da Srª d’Agonia, o Museu do Traje de Viana do Castelo, o Museu de Arte e Arqueologia de Viana do Castelo e o Navio Gil Eannes.

O acesso a Viana do Castelo partindo da cidade do Porto pode ser feito tanto de carro quanto de trem.

Tour => 3 cidades portuguesas: Barcelos, Ponte de Lima e Viana do Castelo

 

Região Central: Serra da Estrela e Aveiro

Serra da Estrela

A serra da estrela é o ponto geográfico mais alto de Portugal. A região é uma das mais visitadas de Portugal, inclusive. Um lugar excitante e aconchegante com excelente rede de hotéis e a única estação de esqui de Portugal.

Está a apenas a 294km de Lisboa e a 240km do Porto. Por isso, é ideal se hospedar em Serra da Estrela, já que para fazer um bate-volta fica cansativo.

A Serra da Estrela é uma zona paisagística que faz parte do Parque Natural da Serra da Estrela, e constitui uma a maior área protegida de Portugal.

Além disso, a cultura gastronômica do que lá existe é única, com queijos deliciosos que são fabricados com o nome da região.

Onde tem neve em Portugal
Área protegida fica do centro de Portugal | Foto: Sacavem, via Wikimedia Commons.

Não é de se estranhar que os maiores atrativos da Serra da Estrela sejam suas paisagens. Os pontos turísticos mais belos da região são a Torre, Penhas da Saúde, Penhas Douradas, Lagoa Comprida, Cântaro Magro, Poço do Inferno.

Vai viajar e não contratou seu Seguro Viagem?
 

Todos se situam nos pontos mais altos da serra e no inverno atingem temperaturas baixíssimas.

É, então, o inverno a temporada mais alta da Serra, pois é ou único lugar de Portugal em que se pode esquiar na neve ou dar umas voltas de snowboard ou trenó.

A estação de esqui da Serra da Estrela conta com uma boa estrutura de apoio incluindo o serviço de teleférico.

O melhor lugar para encontrar hospedagem é na Cidade da Covilhã, bem aos pés da Serra. Por falar em melhor lugar, saiba onde tem mais emprego em Portugal.

Passeio => Um dia em Serra da Estrela, Portugal

 

Aveiro

Cidades mais bonitas de Portugal
Aveiro e seus encantadores canais.

Aveiro é conhecida como cidade dos canais. Fica a 253km de Lisboa e a 74km da cidade do Porto. A cidade se situa numa região conhecida como Ria, que é resultado de um acidente geográfico, a Ria é também a foz do rio Vouga, é considerada uma das mais belas paisagens de costa portuguesa.

Algo bastante interessante em Aveiro é o conjunto de edifícios denominados de “Arte Nova”. São prédios pintados em listra e com cores exóticas que dão um ar de modernidade à pequena cidade dos canais. Veja as melhores opções de hotéis em Aveiro.

Algo impensável de deixar de ser feito em Aveiro é o passeio nos barcos moliceiros. Eles são embarcações típicas que só existem lá e cruzam os canais da cidade. Os canais de Aveiro são suas ruas e os moliceiros são seus carros.

Preços individuais dos passeios de moliceiro: Adulto: 10€ e criança 4-12 anos: 5€

Quanto à culinária local os famosos “ovos mole”, são uma pedida tão marcante quanto os pastéis de nata de Lisboa. A guloseima é um doce tradicional que começou a ser fabricado por religiosos por volta do século XIX.

O acesso à Aveiro pode ser feito também pode ser feito de carro ou de trem, tanto de Lisboa, quanto do Porto.

Excursão => Conheça Aveiro em um dia

 

Arredores de Lisboa: Sintra

Não poderia fugir da nossa lista a cidade de Sintra. O município é a segunda cidade mais populosa de Portugal e fica bem ao lado da Capital Lisboa. Foi declarada pela Unesco como Patrimônio da Humanidade.

A região que tem uma vasta diversidade de belos pontos naturais e culturais para serem visitados. Chama atenção os hotéis de excelente qualidade de Sidra e a infraestrutura turística da cidade.

O Palácio da Vila, ou Palácio Nacional, conta sua história desde o século XI e remonta vestígios dos tempos da dominação dos muçulmanos em Portugal.

O lugar passou por diversas reformas ao longo do tempo, mas nada tira dele o seu esplendor de realeza. Uma particularidade do edifício são suas duas chaminés em formato cônico que chamam a atenção pelas linhas ousadas frente ao tempo da sua construção.

O que fazer nos arredores de Lisboa
Sintra é uma das regiões que merecem uma visita em Portugal.

Outro lugar para se visitar é também o Palácio e Quinta da Regaleira. O lugar é um das mais fantásticas edificações da Serra de Sintra. A Quinta da Regaleira começou a ser foi construída no ano de 1904 e é com certeza um daqueles lugares em que se perde a respiração ao se conhecer.

Castelo dos Mouros está envolto numa paisagem espetacular, consiste numa fortificação que foi construída por volta dos séculos VIII e IX no período da dominação islâmica. Após a reconquista a fortificação foi ampliada.

Por fim, o Palácio Nacional da Pena, que é certamente o lugar mais famoso de Sintra. O fabuloso Palácio situa-se no Monte da Pena, e foi construído no século XIX.

O recinto servia de palácio de verão da família real. Na parte interna do Palácio a arquitetura, os azulejos e os murais são coisas quase divinais.

Parque e Palácio da Pena => Bilhete de Entrada Sem Fila

 

Portugal, um país que não cabe numa lista

O que vale a pena conhecer em Portugal
Quinta da Regaleira, nos arredores de Lisboa.

Portugal é um lugar lindo, em qualquer esquina que você vá se deparará sempre com beleza e história.

Resta claro que essa lista não resume o país, pois ele nunca caberia numa lista. Porém, isso é um jeito agradável de mostrar um Portugal um pouco menos badalado aquele que está rotina dos moradores do país. A propósito, tenho um artigo sobre tudo o que você precisa saber antes de morar em Portugal.

De fato, qualquer desses lugares que você venha a visitar lhe proporcionará certamente uma experiência inigualável.

Agora, é só fazer as contas, as malas e escolher o lindo lugar que você irá conhecer em Portugal.

Deixe o seu comentário. E se quiser saber sobre alguma região que não coloquei no artigo é só sugerir.

 

Leia mais sobre Portugal:

Vai viajar? Comece a planejar sua viagem!

seguro viagem

Nunca se esqueça do Seguro Viagem! Além de ser obrigatório para entrar nos países da Europa, é essencial a contratação caso você tenha viagem marcada para qualquer lugar do mundo. Veja como o seguro me salvou na Alemanha, quando precisei de internação devido a uma infecção alimentar. Também precisei usar meu seguro viagem nos Estados Unidos, logo quando estava curtido uma das ilhas do Hawaii…acabei economizando R$ 2.000,00. Sem contar que auxilia quando há extravio de bagagem ou qualquer outro imprevisto. Utilize o comparador da Seguros Promo, que faz a pesquisa entre as melhores seguradoras para você economizar tempo e dinheiro. Por serem parceiros do blog, nós recebemos uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Ao contrário, leitores do blog ganham 5% de desconto usando o cupom QUEROVIAJARMAIS5. O pagamento pode ser feito em até 12 x no cartão, ou com + 5% off no boleto bancário!

celular no exterior

Saia do Brasil com internet 4G (Confira o comparativo entre os chips)

reserva de carros

Compare os melhores preços para alugar um carro na Rent Cars => Saiba mais

Cadastre seu email para receber nossas atualizações!

Sobre Fernando José

Fernando José, 37 anos, é advogado, músico e velejador. Faz Mestrado em Direito do Meio-ambiente em Lisboa e Curso Técnico de Produção de Aeronaves em Setúbal. Mora em Portugal há quase 1 ano e está amando o lugar. Gosta do mar, de escrever e aprender coisas novas, sempre.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *