Início / Europa / Portugal / Viana do Castelo, em Portugal: 8 pontos turísticos da região

Viana do Castelo, em Portugal: 8 pontos turísticos da região

Viana do Castelo, em Portugal, fica a 76 quilômetros da Cidade do Porto e se autointitula como Cidade das Paixões. É acessível de ônibus, carro ou trem.

Com aproximadamente 88 mil habitantes, a cidade teve fundamental importância na história portuguesa na época das grandes navegações, bem como na pesca do bacalhau. Sua vocação é essencialmente marítima, pois está assentada à beira do Oceano Atlântico, com o qual a própria cidade se confunde. 

Ela é uma das regiões turísticas de Portugal e um ótimo destino para um roteiro por terras lusitanas. Neste artigo, você conhecerá os principais pontos turísticos de Viana do Castelo e sua vocação para atrair visitantes. Confira.

Planeje sua viagem => Veja ofertas dos melhores hotéis em Viana do Castelo

Quanto custa o seguro viagem para a Europa?

 

Atrações de Viana do Castelo, em Portugal

Viana do Castelo, em Portugal
Vista Panorâmica | Foto: Câmara Municipal de Viana do Castelo.

Uma quantidade numerosa de igrejas, conventos, praças e pontos de visitação fazem da pequena cidade de Portugal um museu a céu aberto. Em Viana do Castelo, os roteiros são dos mais variados, podendo-se conhecer desde templos religiosos em arte barroca até edificações em arte contemporânea, pois a cidade é uma “Meca da Arquitetura”.

Convido você a conhecer os atrativos mais famosos e visitados de Viana do Castelo. Esses são aqueles que certamente não é possível deixar o lugar sem visitá-los, sendo isso uma falta grave. Vamos ver:

  • Centro histórico de Viana do Castelo
  • Sé de Viana
  • Igreja barroca da Senhora da Agonia
  • Museu do Traje 
  • Navio Gil Eanes
  • Praça da Liberdade
  • Monte de Santa Luzia
  • Museu de Artes Decorativas

Chip => Internet ilimitada na Europa: saiba como funciona

 

O que fazer em Viana do Castelo

Montar um roteiro por Viana do Castelo precisa contar com os pontos de interesse citados. Confira as dicas e fotos de cada um deles e como visita-los agora:

 

1) Centro histórico de Viana do Castelo

O que fazer em Viana do Castelo, Portugal
Centro de Viana do Castelo | Foto: Câmara Municipal de Viana do Castelo.

Assim como em toda pequena cidade, a Praça da República constitui o epicentro do município. Com agregado valor histórico e uma imensidão de monumentos, é inegavelmente um lugar impossível de não ser visitado.

No Centro Histórico de Viana do Castelo estão localizados o Edifício da Misericórdia e sua Igreja que contam história desde o século 16, quando em 1526 o conjunto arquitetônico iniciou sua construção pela confraria da Misericórdia de Viana.

Além desse edifício, o Paços do Concelho, também construído na mesma época é um lugar reservado para visitações. Nele antigamente eram elaborados, para pessoas que não soubessem ler e escrever, requerimentos e outros documentos endereçados à “Câmara”.

Incrível => Aveiro: o que fazer nessa linda cidade portuguesa

 

2) Sé de Viana

Igrejas de Viana do Castelo
Torre da Sé de Viana | Foto: Alegna13, via Wikimedia Commons.

A Igreja Sé de Viana, com forte influência arquitetônica gótica, remonta meados do século 15.

A igreja dedicada à Santa Maria Maior. A sua construção exterior relembra a aparência fortificada que se assemelha a algumas igrejas da Galícia, região esta muito próxima de Viana do Castelo.

Na parte interna da Igreja com três naves existem várias capelas dedicadas. A mais destacada delas é a do Senhor Jesus dos Mareantes. Se você gosta de turismo religioso, fique sabendo também como é o Santuário de Fátima em Portugal.

Ainda com dúvidas sobre as atrações turísticas?
 

No passado, a Igreja passou por dois incêndios devastadores, e o templo ficou fechado por décadas, sendo reativado no ano 1835.

Fácil => Internet portátil e rápida na Europa

 

3) Igreja Barroca da Senhora da Agonia

Ponto turístico de Viana do Castelo
Igreja é ponto de interesse dos turistas | Foto: Câmara Municipal de Viana do Castelo.

A Igreja é datada de meados do século 18. Assim como vários edifícios da época, foi construída sob forte influência da arte barroca.

A Igreja da Senhora da Agonia tem forte conexão com a vida marítima da região. Os pescadores da localidade demonstram uma tradicional devoção à Senhora da Agonia. Tal devoção originou uma das mais famosas romarias portuguesas conhecidas.

Eventos em Viana do Castelo
Romaria Marítima em Viana do Castelo | Foto: Câmara Municipal de Viana do Castelo.

A tradição da “rainha das romarias” começou em 1772 e tem profundas raízes galegas litorâneas. Atualmente, todos os anos no mês de agosto são feitas as romarias marítimas na região em celebração da Senhora da Agonia.

Descubra => Como usar o WhatsApp na Europa?

 

4) Museu do Traje

Calendário cultural de Viana do Castelo
Exemplo da Mordomia | Foto: Câmara Municipal de Viana do Castelo.

O Museu do Traje em Viana do Castelo é uma amostra da rica cultura das vestes tradicionais da região. Além a exibição desse patrimônio cultural típico, no museu são dados ao gosto dos visitantes o vislumbre das peças e utensílios que eram usados no passado na fabricação dos trajes vianenses.

No espaço conta-se ainda a história da lã e do linho da região do Alto Minho, bem como sobre a história do “Ouro de Viana”, algo intrinsecamente enraizado nas mulheres daquela localidade. Todos os anos inúmeras mulheres saem às ruas vestidas com ricos ornamentos de joias em filigrana, sendo por isso também conhecido por Desfile da Mordomia.

Prático => Roteiro completo pela Europa com as melhores cidades

 

Vai viajar e não contratou seu Seguro Viagem?
 

5) Navio Gil Eanes

Atrativos turísticos de Viana do Castelo
Navio-museu em Viana do Castelo | Foto: Câmara Municipal de Viana do Castelo.

A embarcação foi construída na cidade de Viana do Castelo no ano de 1955 e servia como a frota bacalhoeira de Portugal.    

O navio funcionava como um apoio médico para os pescadores que iam à Groelândia em busca dos famosos bacalhaus portugueses. Como museu só no ano de 1998 que a nau foi aberta à visitação, após ter sido recuperada do sucateamento.

Atualmente, o barco-museu é uma das grandes atrações de Viana do Castelo e dá aos turistas conhecerem como funcionava a vida náutica à época das pescarias. Sua transformação em museu introduziu-lhe diversos espaços internos de exposição.

Descubra => Qual é o custo de vida em Portugal?

 

6) Praça da Liberdade

Dicas de Viana do Castelo
Praça da Liberdade | Foto: Câmara Municipal de Viana do Castelo.

A Praça da Liberdade Fernando Távora é um conjunto de edificações modernas e entre as quais estão integradas o novo prédio da Biblioteca Municipal de Viana do Castelo, bem como o Centro Cultural do município.

No que toca a Biblioteca Municipal, trata-se de um espaço urbano frente ao rio Lima. Por sua vez, também de arquitetura arrojada e moderna o Centro Cultural de Viana do Castelo faz parte de um conjunto de edificações da Praça da Liberdade sendo um recinto voltado, sobretudo, para eventos culturais.

Relato => Por que é tão importante contratar um seguro viagem?

 

7) Monte de Santa Luzia

Turismo em Viana do Castelo
Monte de Viana do Castelo | Foto: Josep Renalias, via Wikimedia Commons.

Com uma das vistas mais fantásticas de Portugal, o alto do monte de Santa Luzia presenteia os viajantes com paisagens de tirar o fôlego.

No cume do monte ainda mais impressionante jaz a Igreja de Santa Luzia. É um cartão posta da cidade que está a 650 metros de altura e é impossível de não ser visto por qualquer viajante.

A Igreja em toda a sua beleza e integração com a natureza dá ao turista a sensação de indizível de deslumbre. Lá se vê a sintonia entre mar, rio, vegetação e espiritualidade num único lugar numa única imagem.

Pensando na viagem e não sabe como começar?
"Quero Viajar Mais", o livro, por R$ 14,95 »
Ganhe 10% OFF no Seguro Viagem + bônus!
 

A subida ao monte fica por conta do “Funicular de Santa Luzia”. Que nada mais é que uma espécie de trem ou bondinho que, em poucos minutos, ascende ao cume do belíssimo mirante.

Economia => 5% de desconto no seguro viagem para Europa

 

8) Museu de Artes Decorativas

Passeios em Viana do Castelo
Sala do museu | Foto: Câmara Municipal de Viana do Castelo.

O Museu de Artes Decorativa iniciou sua construção no ano de 1724.  Está situado num palacete do século 18. O lugar está dedicado as artes decorativas exibindo uma valorosa coleção de peças de louças portuguesas antigas dos séculos 17 ao 19.

No museu conta-se a história da conhecida fábrica de louças de tinta azul de Viana do Castelo, conhecidas como “faianças portuguesas”. Na parte interna do lugar há um conjunto de três salas ornadas com azulejos azuis barrocos. Além disso, no patrimônio do museu constam ainda acervos de pinturas e mobiliários portugueses entre os séculos 16 e 18.

 

Um patrimônio natural invejável

Lugares mais bonitos de Viana do Castelo
Belezas de Viana do Castelo | Foto: Câmara Municipal de Viana do Castelo.

Além de todos esses lugares que ora recomendo, Viana do Castelo tem ainda outro número de dons naturais que fazem da cidade um ponto de atração.

A cidade bordada pelo conjunto mar, montanha e rio tem excelentes praias onde se pode praticar esportes como surf e kite surf. Além disso, na foz ribeira outro número de atividades podem ser praticadas aproveitando o caudaloso Rio Lima.

Se você ainda quiser mais de Viana do Castelo ela pode te surpreender com os diversos jardins e parques espalhados na cidade.

Por fim, há ainda, para os mais aventureiros a possibilidade de se entreter numa boa pescaria em alto mar ou até mesmo na região portuária de Viana.

Prático => 10 cidades mais baratas para morar em Portugal

 

Viana é um lugar incrível para se conhecer

Monumentos em Viana do Castelo
Monumento ao Folclore | Foto: User:Dantadd, via Wikimedia Commons.

Se você pretende conhecer Viana e ter o prazer de desfrutar de uma experiência rica de história, arquitetura e natureza, certamente não se arrependerá.

Viana do Castelo é um daqueles lugares pouco badalados, mas que guarda tamanha riqueza que um único artigo não comporta falar da sua imensidão. Somente indo e conhecendo de perto é possível de vislumbrar tudo o que o lugar tem para oferecer. Para saber mais, leia também o artigo sobre o mapa de Portugal, com as regiões mais bonitas lusitanas.

Espero que esse post te ajude a explorar Viana do Castelo e que no futuro você compartilhe conosco da sua aventura.

No mais, deixe o seu comentário dizendo o que achou do artigo ou até mesmo sugerindo um tema ou cidade que gostaria de conhecer em Portugal.

 

Leia mais sobre Portugal:

Vai viajar? Comece a planejar sua viagem!

seguro viagem

Nunca se esqueça do Seguro Viagem! Além de ser obrigatório para entrar nos países da Europa, é essencial a contratação caso você tenha viagem marcada para qualquer lugar do mundo. Veja como o seguro me salvou na Alemanha, quando precisei de internação devido a uma infecção alimentar. Também precisei usar meu seguro viagem nos Estados Unidos, logo quando estava curtido uma das ilhas do Hawaii…acabei economizando R$ 2.000,00. Sem contar que auxilia quando há extravio de bagagem ou qualquer outro imprevisto. Utilize o comparador da Seguros Promo, que faz a pesquisa entre as melhores seguradoras para você economizar tempo e dinheiro. Por serem parceiros do blog, nós recebemos uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Ao contrário, leitores do blog ganham 5% de desconto usando o cupom QUEROVIAJARMAIS5. O pagamento pode ser feito em até 12 x no cartão, ou com + 5% off no boleto bancário!

celular no exterior

Saia do Brasil com internet 4G (Confira o comparativo entre os chips)

reserva de carros

Compare os melhores preços para alugar um carro na Rent Cars => Saiba mais

Cadastre seu email para receber nossas atualizações!

Sobre Fernando José

Fernando José, 37 anos, é advogado, músico e velejador. Faz Mestrado em Direito do Meio-ambiente em Lisboa e Curso Técnico de Produção de Aeronaves em Setúbal. Mora em Portugal há quase 1 ano e está amando o lugar. Gosta do mar, de escrever e aprender coisas novas, sempre.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *