Turismo no Algarve: dicas sobre o que fazer em Albufeira

Turismo no Algarve: dicas sobre o que fazer em Albufeira

Recebi de uma amiga o convite para uma viagem a Albufeira, no Algarve. Aceitei quase na hora. Moro em Lisboa desde setembro de 2016 e nunca perco a oportunidade de conhecer mais deste país tão lindo que é Portugal. Para quem não conhece, essa região é a mais meridional de Portugal continental, famosa por sua história e por suas belezas naturais. Neste artigo, você saberá tudo sobre o turismo no Algarve com dicas sobre o que fazer em Albufeira.

Suas praias de água azul turquesa e areia dourada ou branca, além do clima quente e seco durante o verão, atraem milhares de turistas todos os anos. Por isso, além de ser a mais turística, a região é também uma das mais ricas do país.

As opções de hospedagem são muitas e variam de acordo com suas intenções para a viagem: se turismo de aventura na natureza ou apenas um passeio para descanso e lazer. No nosso caso, juntamos um pouco das duas coisas e o resultado está em uma série de dicas do Algarve, que compartilho abaixo. Confira!

Planeje sua viagem => Onde ficar no Algarve

Preço seguro viagem obrigatório para Portugal »

 

Onde ficar no Algarve?

Turismo no Algarve

Com quase 5.500 km² de extensão, o Algarve é uma região importante para o turismo em Portugal, que atrai muitos visitantes.

Dos 16 municípios que formam a região, onde ficar no Algarve? Escolhemos nos hospedar na cidade de Albufeira, por ser a melhor a conciliar distância em relação às praias e vida noturna agitada.

 

Onde se hospedar em Albufeira?

Melhores praias do Algarve

Alugamos um apartamento numa região bem central, para transitar a vontade pela cidade. Se você viaja sem veículo próprio, a zona baixa de Albufeira é uma boa opção de localização.

A cidade é bem estruturada para os turistas e possui muitas opções de hospedagem, para todos os gostos e bolsos. No nosso caso, o aluguel saiu a 240 euros, divididos entre cinco pessoas, por cinco dias.

Além do Airbnb e do Booking, é possível fazer o aluguel de casas, apartamentos e/ou outros tipos de acomodações em sites como o Rentalia.

 

Como chegar em Albufeira?

O que fazer em Albufeira

Se você pretende viajar direto para a região, há a possibilidade de chegada pelo aeroporto de Faro. No entanto, caso você esteja em uma viagem por Portugal e pretenda ir ao Algarve a partir de Lisboa, as opções de transporte são:

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide em Portugal. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

 

Carro

Ir de carro foi a solução que escolhemos. Estávamos em cinco pessoas e o aluguel do carro não só era a opção mais cômoda, mas também a mais barata. Como as estradas de Portugal são seguras e sinalizadas, bastou ativar um aplicativo de navegação e seguir viagem.

No post sobre aluguel de carro em Portugal, eu conto tudo sobre o processo de locação, pedágios, etc.

 

Trem

Há uma linha de trem que sai da estação Santa Apolônia, em Lisboa, e vai até Albufeira – Ferreiras. Para consultar os horários e tarifas, é só acessar o site Comboios de Portugal (www.cp.pt/passageiros/pt).

Lembrando que tudo o que é comprado com antecedência aqui na Europa, sai mais barato. Em cima da hora, os valores das passagens variam de 20 a 30 euros por trajeto.

 

Ônibus

Também há viações rodoviárias que fazem o trajeto Lisboa-Albufeira, com passagens em torno de 20 euros, o trajeto. Os horários e tarifas podem ser consultados na Rede de Expressos (www.rede-expressos.pt) ou no site Check My Bus (www.checkmybus.pt).

   

 

BlaBlaCar

O aplicativo de carona BlaBlaCar é bastante utilizado por aqui. O trajeto pode variar de 12 a 15 euros, de acordo com as taxas de administração do app.

 

O que fazer em Albufeira?

Pontos de interesse em Albufeira

Eu fiquei encantada por Albufeira, um município de 40 mil habitantes com atmosfera mais relaxante impossível. A forma como o sol passeia sobre a cidade, os reflexos da luz nas casinhas brancas, as ruas estreitas….

Tudo é bonito, inspirador e romântico. Soube depois que o seu padrão estético é garantido por lei.

E qualquer pessoa que queira pintar a casa de outra cor que não a branca ou a bege – no máximo, umas listras azuis – precisa pagar uma taxa bem alta.

Em termos de atividades, há muito o que fazer em Albuferia e suas redondezas. Listei algumas das opções abaixo:

 

Praias, praias e mais praias de Albufeira

Quais praias conhecer em Albufeira

Albufeira tem cerca de 30km de costa, divididos em 25 praias. Conheci a da Falésia e a dos Pescadores, contei mais no artigo sobre as principais praias do Algarve, faltam só 23. Bom que opções não vão faltar.

A vantagem da cidade é possuir ofertas tanto para quem quer desfrutar de praias com maior infraestrutura, junto da família, quanto para quem opta por lugares mais roots (meu caso).

 

Albufeira Free Walking Tour

Passeio pela cidade de Albuferia
Foto: Ianpudsey, via Wikimedia Commons.

Uma das coisas que mais gosto de fazer quando visito uma cidade nova é explorar seus cantinhos. Albufeira é deliciosa para isso. Caso você queira fazer um tour autoguiado, há uma rota de caminhada por 12 pontos turísticos de Albufeira, disponível no aplicativo GPS My City.

Esse roteiro em Albufeira foi criado para duas horas de andança a partir da Alameda Dom Carlos, com destino final na Rua Cândido Reis, uma das principais da cidade velha de Albufeira.

No trajeto, senti falta apenas do Miradouro do Pau da Bandeira, um mirante de onde é possível ter uma vista ampla do centro da cidade e da Praia dos Pescadores. Por falar nesse tipo de passeio, leia também o artigo para entender melhor o que é free walking tour.

 

   

Lagoa dos Salgados

Pontos turísticos de Albuferia

Outro ponto que está na minha lista para uma próxima visita é a Lagoa dos Salgados. Considerada Patrimônio Regional do Algarve, é um ótimo lugar para a observação de aves e para ter um contato ainda maior com a biologia e geologia local. Está a 13km da cidade.

 

Zoomarine Algarve

Albuferia além das praias
Foto: Joseolgon, via Wikimedia Commons.

O Zoomarine é um parque aquático e centro ambiental, aberto ao público no período de março a outubro, com diversos espetáculos ao vivo. É um dos pontos de interesse do Algarve que mais atraem as famílias.

O ticket individual para a entrada e permanência no parque durante um dia, varia de 20 a 29 euros na bilheteria e de 17 a 24,65 euros online. Também há transportes programados saindo de Albufeira ou das cidades do entorno. As informações estão todas no site do parque.

 

Baixa de Albufeira

Baixa de Albufeira
Foto: Kolforn, via Wikimedia Commons.

Repleta de restaurantes e lojas, a parte baixa de Albufeira é ideal para um almoço pós-praia ou um copo no fim de tarde.  À noite, a região é tomada pela música alta de diferentes tipos de bares e suas artimanhas para atrair os clientes, como shots gratuitos de bebida.

 

Rua da Oura

Melhores lugares para comer em Albuferia
Foto: Kolforn, via Wikimedia Commons.

Em nosso primeiro dia de viagem, fomos conhecer a famosa noite da Rua da Oura, cheia de bares e discotecas. A rua fica a 2 km de Albufeira, na Avenida Sá Carneiro.

Depois de uma peregrinação por alguns lugares, terminamos o dia dançando muito no Patcha Bar. As entradas por onde passamos foram livres, mas alguns lugares cobram taxas de consumação.

Bem…. Para uma primeira viagem, acho que as atrações de Albufeira acima já garantem dias cheios de história, descanso e animação. A região me encantou tanto que já penso em ir pra lá de novo. Desta vez, durante todo o verão.

E você, já conhece Albufeira ou o Algarve? Tem dúvidas ou dicas que gostaria de compartilhar. Deixe nos comentários 😉

Até + !!!

 

ESCRITO POR

Ana Possas

ESCRITO POR

Ana Possas

Jornalista (ok, todos somos) com especialidade em marketing digital e em mudança de rota. Antes BH, agora Lisboa. Mestranda em Cultura e Comunicação, escrevedora de coisinhas e viajante nas horas vagas. Tags: passarinho, janela, sorvete de pistache, Instagram e pão de queijo.

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *