Início / Europa / Portugal / 5 cidades mais bonitas de Portugal que você deve visitar

5 cidades mais bonitas de Portugal que você deve visitar

É quase impossível dizer quantas são as cidades mais bonitas de Portugal, porque são muitas. O país possui um esplendor de riquezas naturais. E, também, diversos locais construídos pelo homem que dão um toque artístico às paisagens.

Portugal é assim, suas cidades retratam essa perfeita harmonia entre arquitetura e natureza. Suas praias, rios, montanhas guardam a memória do lugar que muitos escolheram como habitação. Já suas construções são como o agradecimento dessas pessoas por habitarem num lugar tão lindo.

Saindo um pouco dos grandes centros de Portugal, como Lisboa, Porto e Coimbra, que são as cidades mais visitadas do país e falarei delas noutra oportunidade, há cinco belas cidades que valem a visita. A proposta desse roteiro é guiar vocês por lugares que não são muito falados de Portugal, mas famosos entre os portugueses e os estrangeiros que aqui moram. E, inclusive, listadas entre as melhores cidades de Portugal para viver.

Planeje sua viagem => Veja ofertas dos melhores hotéis em Portugal

Quanto custa o seguro viagem para a Europa?

 

Mapa com cidades mais bonitas de Portugal

  • Covilhã
  • Braga
  • Arouca
  • Setúbal
  • Elvas

Programe-se​ => Saiba qual é a melhor época para conhecer Portugal

 

1) Covilhã

Roteiro nas cidades mais bonitas de Portugal
Covilhã mescla o antigo e o novo | Foto: Feliciano Guimarães, via Wikimedia Commons.

Eu já falei da Covilhã por aqui com um dos lugares mais baratos de Portugal para se viver. A cidade não só tem um custo benefício excelente, como também é uma das cidades mais belas desta lista.

Antes mesmo de eu vir à Portugal, considerei morar nesse lugar fantástico. Acabei optando por Lisboa, mas ainda tenho os meus encantos pela “cidade da neve”.

A Covilhã, como costumam chamar por aqui, é um lugar mágico. Situada aos pés da Serra da Estrela conta com a única estação de esqui de Portugal. Tenho um artigo completo sobre a Serra da Estrela, que você precisa ler.

A cidade também tem belíssimas praias fluviais, uma delas já concorreu entre as sete maravilhas naturais do país. Existe até um passeio de Lisboa direto para Covilhã.

Dicas​ => Veja onde ficar em Covilhã

Cidades turísticas mais bonitas de Portugal
Está localizada aos pés da Serra da Estrela | Foto: sacavem, via Wikimedia Commons.

Covilhã é uma cidade muito antiga. No passado, era o maior pólo de produção de lã de ovelha de Portugal. Nos dias de hoje é um lugar essencialmente turístico e estudantil.

Lá se guarda uma interessantíssima relação entre no antigo e o novo, pois a antiga fábrica de lã local é atualmente sede de uma das melhores universidades da Europa, a UBI (Universidade da Beira Interior). Além disso, o município conta com um dos maiores servidores de dados da Europa.

Nas ruas da pequena cidade, cheia de pinturas e algumas construções modernas, a tranquilidade é o tom maior. No inverno, o frio é imenso e a neve é o atrativo dessa estação. No verão, o calor só dá trégua nos banhos de rio nas praias fluviais.

Como atrativos turísticos Covilhã ainda conta com vários museus, os mais famosos são delicioso Museu do Queijo, e o espiritual Museu de Arte Sacra. Num contexto mais moderno e ainda muito belo, o Jardim das Artes é um excelente recanto para ver a interessante integração entre o velho e o novo da Covilhã. Uma linda cidade que merece sua visita, sem dúvidas.

Ainda com dúvidas sobre as atrações turísticas?
 

Saiba​ => Tudo sobre a gastronomia portuguesa

 

Braga

Cidades mais bonitas de Portugal para visitar
Braga foi eleita pelo jornal The Guardian, a cidade mais encantadora de Portugal.

Braga, com quase 200 mil habitantes, é uma das mais antigas de Portugal. Também uma das mais lindas. Situada na região norte do país fica a apenas 40 minutos da cidade do Porto (leia sobre os principais pontos turísticos de Porto) e conta com uma excelente rede hoteleira.

Assim como Covilhã, o município de Braga é bastante frio. As temperaturas mínimas no inverno podem chegar até 7º negativos, sendo a melhor época de visitação os meses de junho, julho e agosto, para quem não gosta do frio, é claro.

No inverno, em alguns anos, é possível contemplar a cidade totalmente coberta de neve, mas o fenômeno não é tão frequente, sendo mais um evento fortuito.

Braga fica na região do Minho, uma das mais belas e prósperas de Portugal. Com excelentes vinhos e uma paisagem deslumbrante. O conjunto de montanhas que circunda a cidade é de inebriar.

No meio de tanta beleza ainda resta espaço para as edificações históricas que fazem da cidade de mais de dois mil anos de história um museu a céu aberto. Você pode conhecer tudo isso em um tour para Braga, a partir de Lisboa.

São inevitáveis de serem visitados os jardins de Bom Jesus do Monte e os de Santa Bárbara, o Castelo de Guimarães (que fica na cidade de Guimarães, apenas 25km), os Palácios do Raio e do Biscainhos, a Sé de Braga, o Santuário do Sameiro, as Termas Romanas etc. Há muito o que ser visto em Braga!

Confira​ => Melhores hotéis e preços em Braga

 

Arouca

Cidades bonitas e imperdiveis em Portugal
Descida pela encosta da Garganta do Paiva | Foto: Joseolgon, via Wikimedia Commons.

Arouca é uma pequena cidade de pouco mais de 22 mil habitantes é o destino perfeito para quem gosta de aventura. O lugar é inegavelmente lindo, um daqueles recantos escondidos repleto de natureza. Há hotéis em Aroucas que proporcionam ainda mais contato com a natureza.

A 60 km da cidade do Porto, Arouca surpreende pela quantidade de opções de ecoturismo. Desde rafting, caiaque ou até mesmo percursos a pé, os roteiros são variadíssimos e dão a possibilidade de uma experiência de integração com o meio ambiente indescritível.

Além desses atrativos, um dos pontos mais visitados e conhecidos de Arouca são os Passadiços do Paiva. Os passadiços integram o Arouca Geoparque, que é um espaço natural que faz parte da Rede Global de Geoparques da Unesco.

Os Passadiços do Paiva receberam por três anos consecutivos, 2016, 2017 e 2018 o título de melhores destinos pela World Travel Awards.

Vai viajar e não contratou seu Seguro Viagem?
 

Com um percurso de 8 km, os passadiços atravessam uma região com imensas surpresas no caminho. Falhas naturais, praias fluviais, pontes suspensas, escadarias de madeira, cascatas naturais e muitas outras coisas dão a tônica do trajeto ao longo do parque. É certamente uma experiência única.

Dúvida​ => Qual moeda levar para Portugal?

 

Setúbal

Mapa das cidades portuguesas mais bonitas
Beleza natural é o forte de Setúbal

Bem ao lado de Lisboa, Setúbal desponta também como um dos lugares mais bonitos de Portugal. Ao longo do distrito banhado pelas águas dos rios Tejo e Sado e também pelo oceano Atlântico as opções de roteiro são quase infinitas.

O forte de Setúbal é, sem dúvida, os seus recantos naturais. Não é para menos, pois com essa diversidade de águas que o envolvem, o distrito setubalense é intensamente atrativo. Alguns dos melhores hotéis de Setúbal podem otimizar ainda mais a sua experiência na cidade.

Dentre todos os lugares mais fantásticos e exuberantes da região, destaca-se o Parque Nacional da Arrábida. É certamente uma das melhores vistas da costa portuguesa.

No alto da serra o verde da mata que cobre o parque misturando-se com o azul esverdeado do oceano é um show à parte. Você pode fazer um tour por Arrábida com degustação de vinho.

Além da Arrábida, ao longo do litoral de Setúbal o espetáculo fica por conta da Praia da Comporta. Não dá para descrever a imensa beleza que é tal lugar. Só um passeio por aquelas areias e um banho naquelas águas é capaz de expressar sua realidade.

Nesse recanto são disponíveis passeios a cavalo que dão um tom ainda mais espetacular a experiência na Comporta.

Setúbal não para por aí, ainda tem muito mais, Sesimbra, Costa da Caparica e Troia também formam um conjunto de encanto da região do Sado.

Pensando na viagem e não sabe como começar?
"Quero Viajar Mais", o livro, por R$ 14,95 »
Ganhe 10% OFF no Seguro Viagem + bônus!
 

Chip => Internet ilimitada na Europa: saiba como funciona

 

Elvas

Cidades bonitas para conhecer em Portugal
Forte Nossa Senhora da Graça | Foto: mmmmngai@rogers.com, via Wikimedia Commons.

Situada no Alentejo e a 2 horas de Lisboa de carro, a cidade de Elvas faz fronteira com o município de Badajós, na Espanha. A cidade de 23 mil habitantes tem algumas das construções mais antigas de Portugal.

O lugar é conhecido como o mais fortificado da Europa, uma vez que conta com dois grandes fortes: o da Graça e o de Santa Luzia. Mas, o mais interessante é a Cidade Fronteiriça e de Guarnição, onde foi construída a cidade quartel onde ainda hoje moram centenas de famílias.

É um dos lugares históricos portugueses mais marcantes do país. Remonta os tempos das invasões dos mouros, séculos XII e XIII. Contudo a formação histórica que faz do conjunto arquitetônico ali construído um dos mais fortificados da Europa já é do século XVII.

Sugestões => Hotéis em oferta em Elvas

Portugal cidades bonitas que valem a visita
Castelo de Elvas é Patrimônio da Humanidade | Foto: Dafema, via Wikimedia Commons

Na Cidade Fronteiriça situa-se o Castelo de Elvas, construído voltado para à Espanha, no intuito de ser a primeira proteção militar dos portugueses contra os espanhóis. Além disso tudo há inúmeras outras construções militares em Elvas, são fortins, quarteis, paióis e muralhas que fazem jus ao título de cidade fortificada.

Por outro lado, há também outros tipos de construções além das militares, as religiosas, que deixam qualquer um boquiaberto com o esplendor das suas edificações. Nesse sentido, às igrejas do Salvador e dos Terceiros representam muito da religiosidade portuguesa dos séculos XVII e XVIII.

Além delas a Catedral da Sé, com registros que vão desde o século XVI é a coroa religiosa da cidade. Uma obra magnífica com colunas em granito e um órgão de tubos impressionante.

Imperdível​ => Reserve passeios antes de viajar para Portugal

 

Visite as cidades mais bonitas de Portugal

Portugal é assim, uma surpresa a cada esquina, um lugar espetacular ao lado do outro, uma cidade linda após a outra. Por isso, além das belas e famosas cidades turísticas portuguesas, inclua no seu roteiro outros destinos tão bonitos e encantadores.

E, volte sempre. Porque como já disse uma vez e repito, uma vida inteira não é suficiente para conhecer esse país por completo.

Então, qual será o seu roteiro? Qual o lugar que achou mais interessante? Deixe o seu comentário ou pergunta sobre os lugares que tem interesse de conhecer.

 

Leia nossos últimos artigos sobre o Portugal​:

Vai viajar? Comece a planejar sua viagem!

seguro viagem

Nunca se esqueça do Seguro Viagem! Além de ser obrigatório para entrar nos países da Europa, é essencial a contratação caso você tenha viagem marcada para qualquer lugar do mundo. Veja como o seguro me salvou na Alemanha, quando precisei de internação devido a uma infecção alimentar. Também precisei usar meu seguro viagem nos Estados Unidos, logo quando estava curtido uma das ilhas do Hawaii…acabei economizando R$ 2.000,00. Sem contar que auxilia quando há extravio de bagagem ou qualquer outro imprevisto. Utilize o comparador da Seguros Promo, que faz a pesquisa entre as melhores seguradoras para você economizar tempo e dinheiro. Por serem parceiros do blog, nós recebemos uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Ao contrário, leitores do blog ganham 5% de desconto usando o cupom QUEROVIAJARMAIS5. O pagamento pode ser feito em até 12 x no cartão, ou com + 5% off no boleto bancário!

celular no exterior

Saia do Brasil com internet 4G (Confira o comparativo entre os chips)

reserva de carros

Compare os melhores preços para alugar um carro na Rent Cars => Saiba mais

Cadastre seu email para receber nossas atualizações!

Sobre Fernando José

Fernando José, 37 anos, é advogado, músico e velejador. Faz Mestrado em Direito do Meio-ambiente em Lisboa e Curso Técnico de Produção de Aeronaves em Setúbal. Mora em Portugal há quase 1 ano e está amando o lugar. Gosta do mar, de escrever e aprender coisas novas, sempre.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *