Tudo sobre o que fazer em Braga, em Portugal

por Cássia Souto

Tudo sobre o que fazer em Braga, em Portugal

Se você planeja viajar e gostaria de dicas sobre tudo o que fazer em Braga, então este artigo é para você! Afinal de contas conhecer a primeira cidade de Portugal é um mergulho na história e na cultura de um dos principais países da Europa.

Aqui você encontrará pontos turísticos da cidade e arredores, como chegar e se locomover na cidade, restaurantes e gastronomia, dicas de roteiro, vida noturna e o que fazer em até 2 dias de viagem.

Confira neste post um panorama geral sobre o turismo nessa cidade encantadora no norte português, que tem muito a oferecer a quem procura beleza, história e imersão!

Planeje sua viagem => Onde ficar em Braga

Seguro viagem Portugal »

 

Principais pontos turísticos de Braga

catedral braga
Catedral Sé é o principal cartão-postal de Braga.

Braga é uma cidade histórica que se destaca na região do Minho, da qual faz parte no norte de Portugal, pela sua beleza, pelas inúmeras igrejas com arte barroca e construções históricas que se destacam na Europa.

A cidade é ainda mais antiga que o país de Portugal, fundada no ano 16 a.c., mostrando sua importância desde a época em que fora a Bracara Augusta, nome que recebeu quando foi tomada pelos romanos. Confira as curiosidades de Portugal.

Tamanha história foi preservada com o passar dos anos e hoje há locais encantadores para conhecer na cidade, como o Santuário de Bom Jesus do Monte, a Catedral Sé de Braga, o Arco da Porta Nova (construído na era medieval), a Casa e Jardim dos Biscainhos, o Jardim de Santa Bárbara e muito mais!

No artigo pontos turísticos de Braga, você saberá mais sobre cada atração, o que fazer para aproveitar o melhor da cidade e se encantar pelo centro histórico!

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios em Braga »

 

O que fazer em Braga em 1 ou 2 dias e em seus arredores

o que fazer em braga portugal em 2 dias
Parque Natural de Peneda-Gerês | Foto: Paulo Tato Marinho, via Wikimedia Commons.

As dicas com os pontos turísticos te ajudarão a ter uma boa noção de como será visitar Braga, mas montar uma rota turística com certeza pode proporcionar uma experiência ainda melhor.

No artigo roteiro em Braga, você confere dicas importantes sobre o que é necessário para fazer uma viagem incrível de 1 ou 2 dias.

Ao ler sobre as cidades perto de Braga, conhecerá lugares famosos e ótimos para se conhecer, como por exemplo em Guimarães, Barcelos, Viana do Castelo ou então no incrível Parque Nacional Peneda-Gerês.

Para cada destino turístico, há dicas do que fazer no local, e uma explicação sobre a região e curiosidades, os custos e formas de deslocamento, horários de funcionamento e preços de bilhetes para visitar as atrações nas cidades.

Visitar uma cidade próxima a Braga pode ser uma ótima alternativa se você está em dúvida do que fazer em Braga em 3 dias.

Você pode, por exemplo, usar o terceiro para ter uma experiência no berço de Portugal, como é conhecida a cidade de Guimarães, ou conhecer os famoso galinho Português, ícone cultural de Barcelos, ou se aventurar por Viana do Castelo ou até mesmo pelas paisagens naturais de tirar o fôlego do Parque dos Gerês!

Consulte => Excursão para Braga saindo de Porto

 

Onde ficar em Braga

onde ficar em Braga
Bairro Cividade é uma das melhores opções para se hospedar em Braga.

Embora seja uma cidade relativamente pequena, Braga oferece muitas opções de hospedagem para os turistas; a parte boa é que a maioria delas fica em locais bem localizados, próximos dos principais pontos turísticos da cidade.

Se quiser uma ajudinha, para escolher  você pode ler sobre onde ficar em Braga, artigo que contem dicas sobre as melhores regiões para se hospedar, que são: o próprio centro histórico, o bairro das Fontainhas, o Cividade e o bairro Bom Jesus do Monte.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide em Portugal. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Para cada região, há informações sobre como se locomover até os pontos turísticos, pontos positivos e negativos de cada localidade e três dicas de hospedagem (econômica, custo-benefício e luxuosa) por região.

O centro histórico é o local mais indicado para ficar e comumente preferido pelos turistas, por permitir que se conheçam os pontos turísticos andando e por facilitar o acesso às melhores atrações, bares e restaurantes.

Além das dicas com a região, você pode encontrar dicas dos 10 melhores hotéis em Braga. Algo muito comum é que eles estão sendo restaurados ou já foram reformados para possibilitar maior conforto para seus hóspedes; e o melhor: sem perder sua essência histórica!

Encontrar hospedagens do tipo Guesthouse em Braga também é bem comum, que normalmente é um ou mais apartamentos todos mobiliados e preparados para receber os turistas com muita qualidade e conforto, principalmente casais.

Ainda assim, há hospedagens de todos os tipos, sejam hotéis luxuosos ou econômicos, apartamentos e hostels, prontos para agradar todos os perfis de turistas.

Incrível => Visita a monumentos de Braga

 

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom BNOVEMBER, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

Como chegar e se locomover em Braga

como chegar em Braga
Viagem de trem de Porto a Braga dura em média 50 minutos.

Existem várias formas de ir ao norte de Portugal, por isso o artigo como chegar em Braga mostra as formas possíveis de deslocamento, partindo do Brasil, de Porto ou de Lisboa; além de explicar como funciona o transporte público na cidade.

Os transportes disponíveis de Lisboa (363 km) e Porto (57 km) podem ser: trem (com vários horários disponíveis), duas companhias de ônibus com horários mais reduzidos que fazem o transporte e o aluguel de carro em Portugal.

Além das informações básicas, também deixei algumas dicas pessoais sobre o transporte com melhor custo benefício em cada caso, que varia entre ônibus ou trem, dependendo da cidade de origem.

Ir de avião, por exemplo, só será possível até Porto, pois não há aeroporto na cidade; logo desembarcar na cidade portuense é a forma mais rápida de chegar em Braga.

Os pontos turísticos de Braga são concentrados no centro da cidade, que é onde estão localizados a estação de trem, rodoviária, hotéis, bares e restaurantes, ou seja, é bem simples utilizar o transporte em Braga e conhecer toda a cidade!

Imperdível => Passeio turístico com trilhas no Parque Nacional Peneda-Gerês

 

Onde comer em Braga

restaurantes em Braga
Restaurante é referência nos pratos portugueses | Foto: Restaurante S. Frutoso.

A gastronomia também faz parte dos atrativos turísticos da cidade e, como um bom destino de Portugal que se preze, Braga conquista muitos turistas pelo estômago!

Algumas comidas típicas de Portugal presentes na cidade têm origens históricas e é até difícil definir exatamente quando surgiu, o que é fato é que foram ganhando o paladar da população local e agora ganham também a admiração dos turistas.

Dentre o preferido dos turistas está o famoso Bacalhau feito à moda Braga que é o carro chefe da culinária Minhota com uma mistura de peixe, azeite e batata que é quase impossível não se apaixonar.

Outros pratos típicos também são bem apreciados entre os turistas, como Papas de Sarrabulho, Rojões à Minhota, Arroz de Pato à moda Braga e o famoso Caldo Verde.

Uma curiosidade da culinária de Braga é que a maioria dos pratos é indicada para dias frios, devido à localização geográfica da cidade na região mais fria de Portugal.

Em relação aos melhores restaurantes em Braga, seja no estilo clássico com pratos típicos, em lugares como O Jacó e São Frutuoso; ou então  mais descontraído com petiscos e lanchinhos, como o Tábuas, Copos & Outras Cenas.

Como ter? => Internet em Portugal

 

O que fazer em Braga à noite

Baladas tradicionais de Braga
Divirta-se nos melhores bares e baladas de Braga. | Foto: Rossio Bar

Durante o dia, Braga é considerada tranquila pelos turistas, mas durante a noite os bares e pubs ganham vida e trazem agitação para a cidadezinha histórica, acompanhada do clima jovem dos universitários que estudam nela.

No artigo festas em Braga você verá todas as dicas sobre o que fazer à noite; já adianto que geralmente o centro histórico é o local ideal para aproveitar a vida noturna na cidade, com diferentes tipos de bares, espaços, bebidas e músicas!

No Rossio Bar, por exemplo, é possível aproveitar a noite agradável para conversar com os amigos e tomar bons drinques com muito conforto nos seus sofás e almofadas espalhados pelo local.

 
Sabia que aprender através de cursos on-line nunca foi tão fácil?

Assista seus cursos pelo computador, tablet ou até mesmo pelo celular!

Devido a nossa parceria com a Learn Café, você terá acesso a cursos para todas as áreas do conhecimento, com alta qualidade, comodidade e de forma acessível. Cursos online para você:

  • Aprender rápido e ganhar dinheiro;
  • Se preparar para um novo emprego;
  • Melhorar seu currículo;
  • Continuar aprendendo sempre!
 

E se você gostar de conhecer ainda mais a cultura dos lugares que visita, no Juno bar e Se La Vie normalmente há músicas típicas da região do Minho ou de Portugal para animar a noite no estilo de Braga.

Braga também é famosa por seus festivais, tendo alguns deles edições de longas datas que cada vez mais ganham espaço e fama na região, como o Festival Semi, Vira Pop e Noite Branca Braga.

Agende => Excursão por Braga

 

Dicas sobre Braga

passeios em Braga
Conheça as ruas e a cultura local em Braga | Foto: Vitor Oliveira, via Wikimedia Commons.

Escolher alguns tours guiados pode otimizar ainda mais sua viagem e possibilitar conhecer lugares nos arredores que você não teria como visitar sem uma excursão.

Neste artigo passeios em Braga, há várias dicas, seja para conhecer melhor a cidade com conforto e guia turístico, ou nos arredores, como Guimarães, que pede pelo o menos um bate-volta para conhecer este destinos encantador, tombada como patrimônio da Unesco, ou o Parque Peneda-Gerês, com áreas verdes e trilhas em contato com a natureza.

Outra dica importante é sobre as possibilidades de levar para casa produtos e souvenirs locais. No artigo compras em Braga você conhecerá os principais centros de comércio da cidade, com horário de funcionamento e localização.

A cidade possui dois shoppings amplos com boa quantidade de lojas de vários tipos e supermercados grandes. No Braga Parque, por exemplo, você poderá conhecer a famosa Primark e aproveitar os preços imperdíveis das peças.

Enquanto que no Shopping Nova Arcada há uma grande loja da rede IKEA, com uma infinidade de coisas para casa e demais utilidades; vale a pena fazer uma visita.

Confira => Tour com ônibus turístico em Braga

 

Saiba tudo o que fazer em Braga

Está pensando em visitar Braga? Quer saber as melhores dicas para ter uma ótima experiência de viagem?

Então aproveite todos os artigos e dicas para aproveitar o melhor da cidade sem perder tempo, dinheiro e melhor ainda, diminuindo o cansaço físico!

Os posts estão completos e recheados de dicas para todos os perfis de visitante, que vão te ajudar a planejar melhor sua viagem e ter uma experiência incrível em Braga.

Recomendo também que leia sobre os pontos turísticos de Portugal, pois nele você descobrirá em quais cidades estão as principais atrações do país; afinal fazer um roteiro em Portugal é maravilhoso!

E você, ainda têm dúvidas sobre o que fazer em Braga? Já esteve na cidade e tem alguma dica para compartilhar? Deixe sua resposta nos comentários!

 

ESCRITO POR

Cássia Souto

ESCRITO POR

Cássia Souto

Cássia, 23 anos, é gestora ambiental apaixonada pela profissão e por paisagens naturais. Ama estar em contato com a natureza, conhecer histórias e sentir o clima dos lugares que visita. Formada na USP, fez intercâmbio na Europa e se aventurou pelas questões socioambientais do velho mundo. Lá, descobriu uma nova paixão: viajar!

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *