Onde ficar em Braga: melhores bairros e dicas de hotéis

por Cássia Souto

Onde ficar em Braga: melhores bairros e dicas de hotéis

Confira aqui as dicas de onde ficar em Braga que vão facilitar e muito sua pesquisa! Assim, simplifica uma tarefa que normalmente é complicada: decidir onde ficar hospedado numa cidade turística.

Braga, em Portugal, é uma cidade relativamente pequena o que torna a tarefa mais simples. Por isso, é possível conhecer boa parte dos pontos turísticos a pé e usar o transporte público para ir aos locais um pouco mais afastados.

Tudo isso facilita muito o planejamento do viajante e ainda pode ajudar a economizar. Portanto, não será a distância que tornará difícil decidir o que fazer em Braga na sua viagem pela Europa.

As opções de hospedagem se concentram, principalmente, no Centro Histórico de Braga. Há desde acomodações simples e econômicas até as mais luxuosas, que por conseguinte agradam todos os perfis de viajantes e suas necessidades.

Por outro lado, se quiser sentir como é viver em Braga, Portugal, bairros residenciais como o Bom Jesus do Monte podem ser boas opções. Então continue acompanhando este post para conferir todas as dicas de onde ficar em Braga!

Conectado => Internet em Portugal

Seguro viagem Portugal »

 

Onde ficar em Braga

Onde se hospedar em Braga, Portugal
Braga é pequena, mas possui diversas opções de hospedagem.

Escolher onde ficar em Braga é simples, pois a cidade tem diversas opções de hospedagens. O Centro Histórico é a melhor região para se hospedar por ficar perto de tudo, mas também existem bairros ao entorno com ótimas opções de hospedagem sem precisar se descolar muito, confira:

  1. Centro Histórico
  2. Bairro das Fontainhas
  3. Cividade
  4. Bom Jesus do Monte

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios em Braga »

 

Melhores regiões de Braga para turistas

1. Centro Histórico

Centro Historico de Braga
Região é uma das melhores opções | Foto: Vitor Oliveira, via Wikimedia Commons.

O Centro Histórico é a melhor opção de onde ficar em Braga, pois é o coração da cidade, próximo a quase todos os pontos turísticos de Braga, bares e restaurantes de qualidade. E o melhor, permite que você faça quase todo o seu roteiro turístico a pé, economizando muito com transporte.

O fato de ser um lugar bem movimentado pode ser positivo ou negativo, dependendo do seu perfil. Se você gosta de agitação, de andar pouco e não se incomoda com ruas barulhentas, o Centro Histórico é ideal! Mas, se prefere um ambiente mais tranquilo para se hospedar pode ser mais interessante ficar nos arredores do Centro Histórico.

É importante lembrar que Centro Histórico de Braga é a região com maior oferta de hotéis, mas também a mais concorrida pelos turistas, com isso, uma das mais caras. Por isso planeje sua viagem com antecedência se deseja ficar nesta área por um preço razoável.

Hotéis no Centro Histórico

Onde se hospedar em Braga
Collector’s Hostel | Foto: Booking.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide em Portugal. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 
  • Econômico: Collector’s Hostel é bem organizado e funciona onde era uma antiga residência, o que dá um ar de aconchego ao lugar. Tem opções em quartos compartilhados e fica localizado a apenas 3 minutos da Sé de Braga. Tem café da manhã e cancelamento gratuito. Nota: excelente 9,1.
  • Melhor custo-benefício: O Domus 26 Guesthouse (B&B) fica localizado a apenas alguns metros do Arco da Porta Nova. As acomodações são em quartos individuais com banheiro privativo e o café da manhã é incluso. Possui chá disponível nos quartos, estacionamento e transporte para o aeroporto. O cancelamento é gratuito. Nota: excepcional 9,9.
  • Luxo: O Vila Gale Collection Braga está localizado a apenas alguns metros do Palácio do Raio e da Avenida da Liberdade, tem restaurante e café da manhã incluso. É acessível para pessoas com mobilidade reduzida, possui estacionamento gratuito, serviço de quarto e piscina no interior. Nota: excelente 9,2.

 

2. Bairro das Fontainhas

Viver em Braga, Portugal
É possível ir a pé de Fontainhas até o Centro Histórico.

O Bairro das Fontainhas fica um pouco para cima do Centro Histórico, numa distância que dá até para ir andando, dependendo da região escolhida no bairro, ou de ônibus num trajeto bem curtinho.

Por não ficar localizado tão próximo aos pontos turísticos, as acomodações são um pouco mais baratas do que no Centro Histórico e também ficam livres das ruas agitadas e barulhentas. Mas ainda assim têm muitas opções de bares, restaurantes e café por lá.

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom BNOVEMBER, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

No bairro das Fontainhas fica localizada a rodoviária, portanto pode ser uma boa escolha de onde ficar em Braga. É interessante também para quem chega de ônibus na cidade ou se simplesmente procura um lugar mais tranquilo fora da agitação do Centro. Além disso, é mais barato.

Hotéis no Bairro das Fontainhas

Onde ficar em Portugal
Hotel Bracara Augusta| Foto: Booking.

  • Econômico: O Residencial Centro Comercial Avenida Bragashopping fica no andar de um prédio de frente para a Praça da República, um dos pontos turísticos da cidade. Há opção de quarto compartilhado, café da manhã incluso, estacionamento disponível e recepção 24 horas. Nota: muito bom 8,3.
  • Melhor custo-benefício: O Lima Guesthouse (B&B) fica situado a algumas ruas da Praça da República, próximo ao Centro de Braga. Embora seja antigo, as instalações dos apartamentos estão ótimas condições, há opções de quartos duplos com banheiro privativo ou individual com banheiro partilhado. O café da manhã está incluso e o é estacionamento gratuito e há transporte para o aeroporto. Nota: excepcional 9,8.
  • Luxo: O Hotel Bracara Augusta está em frente à Praça da República. O mobiliário está em ótimas condições, há espaço com jardim de chá, cozinha tradicional portuguesa e café da manhã incluso. O estacionamento gratuito está  disponível nas imediações e há acesso para pessoas com mobilidade reduzida. Nota: fabuloso 8,8.

 

3. Cividade

O que fazer em Braga
Avenida Liberdade.

O bairro Cividade fica ao lado do Centro Histórico e, dependendo de onde ficar, ainda será possível andar por Braga a pé ou fazer curtos trajetos de ônibus para chegar aos pontos turísticos. Nessa região fica a Avenida da Liberdade, que é onde dá acesso para os ônibus que vão até o Santuário Bom Jesus do Monte.

É, portanto, uma região bem localizada, principalmente se você estará se locomovendo com transporte público ou a pé. A grande vantagem de ficar no bairro Cividade é que a região é bem mais tranquila que o Centro Histórico, proporcionando uma estadia com menos agitação.

Além de ter opções bem baratas de hospedagem, sendo inclusive uma zona que abriga moradores locais. Bem próximo ao Cividade ficam os pontos turísticos do Centro Histórico, o Parque São João da Ponte, bons bares e restaurantes, um supermercado e o Estádio 1º de Maio.

Hotéis no bairro Cividade

Hotéis em Braga, Portugal
Ibis Budget Braga Centro | Foto: Booking.

  • Econômico: O JustGo Hostel Braga está situado num apartamento na Avenida da Liberdade. Tem mobiliário novo e é muito bem organizado, com opções de quartos compartilhados, café da manhã incluso e caixa eletrônico no local. Tem serviço de transporte adicional para o aeroporto. Nota: muito bom 8,4.
  • Melhor custo-benefício: O Ibis Budget Braga Centro tem uma ótima localização, está situado na Avenida da Liberdade, bem próximo ao centro de Braga. As instalações são novas, há café da manhã e estacionamento inclusos. Permite animais de estimação e tem acesso para pessoas com mobilidade reduzida. Nota: muito bom 8,2.
  • Luxo: O Avenida Apartment é muito concorrido pois conta com instalações novas, bem organizadas e por um preço razoável, considerando que é o que há de mais luxuoso na região. Tem cozinha individual e estacionamento gratuito. Não há serviço de quarto e cozinha, por ser um apartamento de aluguel. Nota: muito bom 8,3.

 

4. Bom Jesus do Monte

Cidades importantes de Portugal
Santuário Bom Jesus do Monte | Foto: Turismo En Portugal, via Wikimedia Commons.

O bairro Bom Jesus do Monte abriga o cartão postal mais famoso de Braga, o Santuário Bom Jesus do Monte. Além disso, a paisagem natural do entorno agrada os amantes da natureza pela beleza e tranquilidade, sendo uma boa opção de onde ficar em Braga.

A região é predominantemente residencial, o que confere tranquilidade, mas reduz as ofertas de hospedagem. O acesso a ela é mais fácil com carro, contudo há ônibus que fazem as linhas locais e que circulam entre os pontos turísticos, caso esteja a pé.

Outro fator é que as hospedagens do bairro são, sobretudo, de luxo. No bairro Bom Jesus do Monte há um número reduzido de restaurantes, bares e cafés, mas se estiver de carro isso não será um problema. Há também algumas igrejas para visitar, o Santuário Bom Jesus do Monte e o Santuário do Sameiro.

 
Sabia que aprender através de cursos on-line nunca foi tão fácil?

Assista seus cursos pelo computador, tablet ou até mesmo pelo celular!

Devido a nossa parceria com a Learn Café, você terá acesso a cursos para todas as áreas do conhecimento, com alta qualidade, comodidade e de forma acessível. Cursos online para você:

  • Aprender rápido e ganhar dinheiro;
  • Se preparar para um novo emprego;
  • Melhorar seu currículo;
  • Continuar aprendendo sempre!
 

Hotéis no bairro Bom Jesus do Monte

Hospedagens de luxo em Portugal
Melia Braga & SPA| Foto: Booking.

  • Econômico: O Hotel do Lago é o mais econômico da região, considerando que fica num bairro com hospedagens mais caras e luxuosas. Está localizado nas colinas bem próximas ao Santuário Bom Jesus do Monte onde há opções de bares. Tem acesso gratuito à área de bem-estar do Hotel do Templo, estacionamento gratuito e acessibilidade, café da manhã incluso. Nota: muito bom 8,2.
  • Melhor custo-benefício:Hotel do Templo é um hotel elegante situado junto ao Santuário Bom Jesus do Monte com vista para a vegetação. Tem piscina, academia, transporte para o aeroporto e serviço de câmbio. Acesso para pessoas com mobilidade reduzida e serviço de quarto inclusos. Nota: muito bom 8,0.
  • Luxo:Melia Braga Hotel & SPA fica entre os bairro das Fontainhas e Bom Jesus do Monte, bem próximo à Universidade do Minho. Oferece serviços de conforto e bem-estar completos, como piscina, academia, café da manhã e almoço e permite animais domésticos. Nota: fabuloso 8,8.

 

Onde não ficar em Braga

Dicas Portugal
Não fique em locais que não são turísticos e precise de muita locomoção.

É recomendado que você escolha se hospedar em bairros com instalações turísticas (hospedagens, restaurantes, pontos de ônibus), visto que pode ser um pouco cansativo se deslocar muito para encontrar o que precisa para visitar Braga.

Se estiver a pé e não ficou hospedado do Centro Histórico ou nas Fontainhas, lembre-se de verificar a proximidade dos pontos de ônibus para não perder muito tempo. Se quiser ficar numa região mais afastada do Centro, lembre-se de verificar a existência de restaurantes, cafés, supermercados e demais facilidades por perto.

Saiba mais => Aluguel de carro em Braga

 

Decida onde é melhor ficar em Braga

A melhor região para se ficar em Braga é no Centro Histórico, pois a proximidade com as atrações e a chance de ter uma imersão turística nessa cidadezinha histórica de Portugal com toda a certeza vai te agradar e te deixar satisfeito com a visita!

Em segundo lugar, em minha opinião, fica o bairro das Fontainhas. Ele é bem perto do Centro e das facilidades da cidade, contudo mais tranquilo e econômico. Por fim, outra boa alternativa é ficar bem perto da Avenida da Liberdade que é bem movimentada, próxima dos pontos turísticos e de fácil acesso para transporte.

Se você tem alguma dúvida sobre locomoção, veja também o post como chegar em Braga que dá dicas de como se locomover na cidade portuguesa.

Já decidiu onde ficar em Braga? Então compartilhe sua opinião, ela pode ser útil para outros viajantes!

 

ESCRITO POR

Cássia Souto

ESCRITO POR

Cássia Souto

Cássia, 23 anos, é gestora ambiental apaixonada pela profissão e por paisagens naturais. Ama estar em contato com a natureza, conhecer histórias e sentir o clima dos lugares que visita. Formada na USP, fez intercâmbio na Europa e se aventurou pelas questões socioambientais do velho mundo. Lá, descobriu uma nova paixão: viajar!

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *