4 cidades perto de Braga: o que fazer nos arredores

por Cássia Souto

4 cidades perto de Braga: o que fazer nos arredores

Neste artigo você conhecerá as melhores cidades perto de Braga. São opções para conhecer caso você tenha um dia a mais na cidade ou deseje conhecer um pouco mais do Norte de Portugal.

A região, inclusive, é linda e pouco visitada. A cidade de Braga fica situada no distrito que também carrega seu nome (similar à ideia de Estado no Brasil).

Localizado no noroeste de Portugal, Braga faz fronteira com o distrito de Viana do Castelo, uma pequena parte da Espanha, distrito de Vila Real, distrito de Porto e o oceano Atlântico.

Braga é uma das cidades mais importantes e turísticas de sua região. No entanto, também há outras cidades perto de Braga lindas, dignas de um passeio e imersão cultural e histórica. Entre elas estão Guimarães e Barcelos. Confira dicas sobre essas e outras cidades nos arredores de Braga!

Planeje sua viagem => Hotéis em oferta em Braga

Seguro viagem Portugal »

 

Cidades perto de Braga para visitar

As cidades perto de Braga de mais destaque ficam tanto a leste, oeste, quanto norte. E mesmo que não pertençam ao distrito de Braga, a distância é bem reduzida. Para visitá-las e conhecer boa parte (se não tudo) é necessário só 1 dia ou até mesmo um bate-volta. Basta se organizar para aproveitar ao máximo a luz do dia.

  1. Guimarães
  2. Barcelos
  3. Viana do Castelo
  4. Gerês

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios em Braga »

 

O que fazer nos arredores de Braga

Guimarães

Cidades perto de Braga
Visite o Castelo de Guimarães | Foto: Marco Aldeia, via Wikimedia Commons.

A cidade de Guimarães, em Portugal é uma das mais preferidas e visitadas nos arredores de Braga.

Inclusive quando se procura por informações sobre essa cidade ela sempre aparece como Braga e Guimarães, devido à grande ligação e preferência dos turistas.

Situada no distrito de Braga, Guimarães é conhecida como “berço de Portugal”. Destaca-se pela importância histórica na formação do país. Com mais de mil anos, a cidade consegue unir sua notória história com modernidade e cultura, considerada como Patrimônio Cultural da Humanidade em 2001 pela Unesco.

Guimarães é uma das cidades mais lindas perto de Braga, e é encantadora como ela. Para conhecê-la, vale a pena fazer alguns dos passeios em Guimarães.

Você poderá conhecer pontos turísticos incríveis, como o Castelo de Guimarães que merece ser visitado por dentro e por fora, além de fazer uma caminhada pela muralha.

O castelo faz parte da lista dos melhores pontos turísticos de Portugal. Próximo dali fica o Paço dos Duques de Bragança, construído no século XV por Dom Afonso. Hoje abriga um museu. O Castelo de Guimarães e o Paço dos Duques abrem todos os dias, das 10 às 18 horas e por 6 euros é possível conhecer ambas as atrações.

 

Mais passeios em Guimarães

O que fazer em Portugal
Centro Histórico de Guimarães | Foto: PePeEfe, via Wikimedia Commons.

No Largo da República do Brasil fica a imponente Igreja Nossa Senhora da Consolação e Santos Passos. Junto com o extenso jardim a sua frente formam um conjunto, sem dúvida, espetacular!

 Essa vista é um dos cartões postais da cidade, aliás, o mais bonito em minha opinião. E vale a pena, mesmo se a igreja estiver fechada para visitação.

No geral, a zona turística se concentra entre o Largo da Oliveira, Largo da República do Brasil e Largo do Toural, lugares onde é possível sentir o melhor da cidade andando pelo Centro Histórico.

Aproveite para fazer uma boa refeição e admirar a altura dos edifícios góticos geminados uns nos outros.

Para ir de Braga a Guimarães de carro você levará em torno de 25 minutos, pela Rodovia A11, sendo este o modo mais rápido. Mas, se deseja economizar e apreciar uma viagem tranquila, pode ir de trem, com bilhetes a partir de 3,55 euros, levando entre 1h15 e 2h30 de viagem.

Você pode consultar os horários e preços das passagens pelo site Comboios de Portugal.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide em Portugal. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

No entanto, note que nem todos os tipos de viagem estão disponíveis para comprar virtualmente, sendo necessário ir até o guichê da estação. Dessa maneira, não deixe de visitar Guimarães, uma das cidades mais interessantes perto de Braga.

Confira => Hotéis em oferta em Guimarães

 

Barcelos

Vilas perto de Braga
Galo português é a marca de Barcelos | Foto: Eric Wüstenhagen, via Wikimedia Commons.

Barcelos, Portugal, é a cidade do famoso Galo Português. Pertence ao distrito de Braga e fica nos arredores Braga, a pouco mais de 20 km. Além disso, Barcelos também é conhecida por ficar na rota dos peregrinos que fazem o Caminho de Santiago de Compostela por Portugal.

O Galo de Barcelos, ou “galinho português” como se conhece no Brasil, surgiu no século passado para ilustrar a lenda do galo que cantou depois de morto para provar a inocência de um peregrino condenado à forca por ter sido acusado por um crime que não cometeu.

É um elemento folclórico do país e acabou, assim, virando um dos símbolos de Portugal, muito querido como souvenir pelos turistas. Se você gosta de artesanato, arte em cerâmica e cultura, ou é curioso para ver tudo isso mais de perto, a cidade de Barcelos vai te agradar!

Barcelos não possui tantos pontos turísticos atraentes como Braga e Guimarães, mas é possível fazer um tour em Barcelos para conhecer melhor a cidade e suas lendas. Além disso, a relação com o artesanato, o galo de Barcelos e a cerâmica dão um toque especial à cidade. Assim, acabou por ser considerada a capital do artesanato.

É interessante visitar Barcelos na quinta-feira para conhecer a grande feira de artesanatos na cidade. Ela ocorre toda semana próxima do Rio Cávado e aumenta consideravelmente o número de turistas por lá. Visite também o Museu da Olaria com um acervo de peças de barro. A visitação é gratuita e pode ser feita de terça a domingo, das 10 às 17h30.

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom BFRIDAY, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

 

Aprecie o centrinho turístico

Cidades turísticas de Portugal
Torre Medieval em Barcelos | Foto: Turismo En Portugal, via Wikimedia Commons.

No centrinho turístico você encontrará galos de cerâmica de vários tamanhos. Você também pode visitar a Torre Medieval (ou Torre da Porta Nova) que restou das muralhas medievais.

Hoje, o local abriga o Centro do Artesanato, com várias peças de artistas locais e histórias sobre a cidade. A visitação é gratuita e tem vista parcial da cidade de Barcelos.

Aproveite para conhecer também o Templo do Bom Jesus da Cruz com arquitetura barroca e influencia italiana, além do lindo Jardim das Barrocas cheio de flores coloridas.

E a Ponte de Barcelos que liga a região de Barcelinhos também não pode faltar no seu passeio para contemplar uma linda paisagem em cima dessa construção do século XIV.

Para conhecer a cidade, o trajeto saindo de Braga pode de carro, pela Rodovia (Autoestrada) A11 que possui pedágios, levando em torno de 22 minutos.

Outra opção é ir de ônibus com a Rede Expressos, que sai duas vezes ao dia rumo à Barcelos, manhã e tarde, levando 25 minutos por 6 euros a passagem. Compre suas passagens de trem agora.

Ir de trem (comboio) para Barcelos talvez seja a melhor opção pelo custo-benefício, pois tem muitos horários de viagem disponíveis.

Há possibilidades inclusive para voltar de Barcelos no final da tarde ou à noite, por bilhetes a partir de 3 euros. Assim, não deixe de conhecer essa cidade dos arredores de Braga.

Descubra => Hotéis em oferta em Barcelos

 

Viana do Castelo

O que fazer em Viena do Castelo
Viana do Castelo destaca-se pela arquitetura | Foto: Nsandre, via Wikimedia Commons.

A noroeste de Braga e próxima do mar encontra-se a cidade Viana do Castelo, nas margens do Rio Lima.

Juntos eles formam um harmônico conjunto envolvendo cidade, curso hídrico e história. A cidade ganhou destaque durante a época dos descobrimentos portugueses e carrega até hoje a herança arquitetônica rica.

Há muitos pontos turísticos em Viana do Castelo que, inclusive, faz parte da lista de melhores lugares do mundo para surfar. Esse conjunto de belezas em Viana do Castelo pede uma visita panorâmica e o Santuário e Elevador de Santa Luzia é o lugar perfeito!

Se subir até o Zimbório, no topo do santuário, conseguirá ver o melhor da cidade por um preço mínimo.

 O Centro Histórico também pede uma boa caminhada para sentir o clima dessa cidade única que entrelaça litoral e interior. Você sair, simplesmente, andando pelas ruas, conhecendo igrejas e a notória Praça da República.

Há diversos passeios para a cidade: você pode conhecer Santiago de Compostela e Viana do Castelo no mesmo dia, um tour privado para Viana do Castelo, Valença e Ponte de Lima, ou ainda uma visita guiada a Viana do Castelo saindo de Porto.

 

Caminhe pelo Centro Histórico para sentir o clima da cidade

Cidades de Portugal
Centro Histórico de Viana do Castelo | Foto: Stephen Colebourne, via Wikimedia Commons.

Além disso, não deixe de visitar o Museu das Artes Decorativas e o Museu do Traje para conhecer as tradições da região.

 
Sabia que aprender através de cursos on-line nunca foi tão fácil?

Assista seus cursos pelo computador, tablet ou até mesmo pelo celular!

Devido a nossa parceria com a Learn Café, você terá acesso a cursos para todas as áreas do conhecimento, com alta qualidade, comodidade e de forma acessível. Cursos online para você:

  • Aprender rápido e ganhar dinheiro;
  • Se preparar para um novo emprego;
  • Melhorar seu currículo;
  • Continuar aprendendo sempre!
 

 Por ser perto do mar e de parques naturais, Viana do Castelo também oferece passeios pela natureza para quem é fã de trilhas e paisagens naturais.

No Geoparque Litoral há plataforma e trilhas para pedestres na costa litorânea; dá para fazer passeio de bicicleta pela ciclovia litoral ou fluvial (às margens do rio); esportes como windsurfe e canoagem no Rio Lima; e uma vista para vários esportes na Praia do Cabedelo.

Para ir de carro de Braga para Viana do Castelo será gasto entre 40 minutos e 1 hora. São mais de 50 km de distância e pedágios no caminho. De trem para Viana do Castelo leva entre 1 e 2 horas. Há vários horários disponíveis e bilhetes a partir de 5,65 euros.

Se for fazer um bate-volta entre Braga e Viana do Castelo saiba que os últimos horários de trem para voltar são às 20h14 e 20h22. Ou seja, mais cedo do que de costume de outras cidades. Mesmo assim, dá para aproveitar bem a cidade.

Veja => Hotéis em Viana do Castelo

 

Gerês (Parque Nacional da Peneda Gerês)

Passeio Gerês
Gerês é inesquecível | Foto: Paulo Tato Marinho, via Wikimedia Commons.

É impossível falar do norte de Portugal sem falar de natureza. Essa é, com toda a certeza, umas das melhores coisas que essa região tem para mostrar. Perto de Braga fica o Parque Nacional da Peneda Gerês, que é uma área protegida do país.

O local possui boa infraestrutura turística e muito contato com a natureza, proporcionando uma experiência muito especial na sua viagem por Portugal. Inclusive há passeios guiados, como a excursão de 1 dia para o Parque Nacional da Peneda-Gerês.

O parque faz fronteira com a Espanha e abrange os distritos de Braga, Viana do Castelo e Vila Real. Dessa forma, é o bate e volta ideal para os amantes de trilha, cachoeira, fauna, flora e atividades ambientais. Agradando todos que estão abertos a se conectar com as belezas naturais de Portugal, além das belezas arquitetônicas e culturais.

A entrada no parque é gratuita e antes de ir é imprescindível que leia às orientações no site do Parque Nacional  da Peneda-Gerês. A melhor forma para ir de Braga para o Gerês é de carro, pois é necessário um automóvel para circular fazer as atividades que deseja.

O trajeto entre a cidade de Braga e o Parque leva de 40 a 50 minutos, com diferentes possibilidades de estradas e autoestrada para utilizar. Lembre-se que visitar uma área protegida exige conhecimento de informações prévias. Pela extensão da área, falta sinal de internet e há poucos postos de informação.

Saiba mais => Aluguel de carro em Braga

 

Dicas de cidades perto de Braga

Melhor do que visitar Braga é visitar Braga e seus arredores, sem dúvida!

Com muitas cidades perto de Braga com coisas interessantes para fazer, paisagens lindas de ver e sem precisar gastar muito com descolamento pense em incluir alguns desses destinos no seu roteiro. Para saber mais, confira também os pontos turísticos de Braga.

Com planejamento e um roteiro personalizado é possível otimizar a sua viagem e aproveitar ao máximo sua ida até o norte de Portugal, então aproveite!

Dessa forma, se pretender ir até Porto, pense em Braga. Se pretender em ir até Braga, pense nas cidades perto de Braga e assim você pode ter experiências inéditas que boa parte dos turistas em Portugal não costuma vivenciar. Que tal?

E aí, gostou das dicas? Quais cidades perto de Braga você pretende conhecer? Deixe seu comentário!

 

ESCRITO POR

Cássia Souto

ESCRITO POR

Cássia Souto

Cássia, 23 anos, é gestora ambiental apaixonada pela profissão e por paisagens naturais. Ama estar em contato com a natureza, conhecer histórias e sentir o clima dos lugares que visita. Formada na USP, fez intercâmbio na Europa e se aventurou pelas questões socioambientais do velho mundo. Lá, descobriu uma nova paixão: viajar!

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *