Morar em Portugal é bom? Veja o que saber antes de se mudar

por Fernando José

Morar em Portugal é bom? Veja o que saber antes de se mudar

Pensar em morar em Portugal carrega consigo um misto de dúvidas e ansiedade, às vezes até um pouco de medo do desconhecido. Mas nada como planejar bem e se organizar para que o desconhecido e as dúvidas se dissipem.

Se você está planejando sair do Brasil e se, por uma razão qualquer, Portugal apareceu na sua lista como uma opção, saiba que isso não se deu por acaso. Sim, são muitas as razões que tem feito de Portugal um destino desejado para morar. É muito bom morar em Portugal!

A recente saída de uma crise, a diminuição o desemprego, o custo de vida e outras razões que vamos falar mais adiante colocaram o país lusitano na “moda”.

Antes de vir morar aqui passei aproximadamente 5 meses estudando e me preparando para Portugal. Seria a primeira vez que sairia do Brasil com o intuito de tentar a vida em outro país. Confesso, que vale a pena e foi uma das melhores escolhas que fiz na minha vida e gostaria de compartilhar disso com você.

Planeje-se => Guia completo para morar em Portugal

 

Como é morar em Portugal?

Como é morar em Portugal

Bem, eu sou um pouco suspeito para responder a essa pergunta. Simplesmente, eu amo morar em Portugal. Muito embora, como vai acontecer em qualquer lugar do mundo, existam pontos fracos que fazem a vida aqui ficar menos interessante.

Todavia, como já falei em outros artigos, cada experiência é única e depende da capacidade de adaptação de cada pessoa. Há quem ame o lugar, como é o meu caso, bem como há quem saia daqui porque não conseguiu se adaptar à cultura local.

Morar em Portugal é mais simples do que se imagina. Porém, como há muita informação sobre o país na Internet algumas expectativas podem ser frustradas quando uma pessoa se depara com uma realidade ou fato não esperado.

Nesse sentido é importante que antes de vir pra cá, você faça uma pesquisa aprofundada sobre o lugar onde pretende morar. Pois se você se preparar bem a probabilidade de adaptação será maior. Aproveite e leia meu artigo sobre o custo para viver em Portugal. Tenho certeza que vai te auxiliar.

CLIQUE AQUI para fazer remessa online de dinheiro para exterior »

 

O que saber antes de morar em Portugal

Morar em Portugal aposentado

As coisas que fazem daqui um excelente lugar para morar são a segurança, qualidade de vida, mercado de trabalho  e educação. Além disso, para quem ama turistar é só ir à próxima esquina para se deparar com um pedaço milenar da história. Veja as respostas para as dúvidas de quem quer morar em Portugal:

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?
Compare preços e compre online na Confidence Câmbio »

 

1) Como é a segurança em Portugal

Portugal é certamente um dos países mais seguros do mundo. Os índices de violência são pequeníssimos. A título de exemplo, no ano de 2015, Portugal teve 888 incidências criminais por 100 mil habitantes.

Todavia, esse índice é puxado para cima pelo número de incidências de furto que atingiu no mesmo ano 832 incidências.

O índice de crime, violência ou vandalismo de Portugal em relação à Europa é de 7,8%, com dados de 2017. Face o índice da União Europeia que é de 13%, o país lusitano comprova o porquê de ser considerado seguro.

Atualmente, o Departamento de Estado Americano classifica Portugal no Nível 1 de precauções de segurança. Ou seja, numa escala que vai até 4 as pessoas que se dirigem às terras portuguesas devem tomar precauções normais, como tomariam em qualquer outra viagem.

Barato => Seguro viagem para Portugal

 

2) Qual é a qualidade de vida em Portugal

De acordo com o Relatório de Desenvolvimento Humano elaborado pela Onu, Portugal ocupa o 41º lugar do ranking. De fato, o país tem um IDH de 0.843 pontos, o que o coloca no rol dos países com índice de desenvolvimento muito alto.

Além disso, o Portal Eurostat dispõe de dados que consideram a satisfação da vida na Europa e em Portugal. Nesse sentido, quando o assunto é qualidade de vida Portugal está muito próximo da média européia, ultrapassando-a em alguns casos.

Os itens levados em conta consideram satisfação geral na vida, em relação à habitação, financeira, de trabalho e também em relação ao uso do tempo. O gráfico acima faz as comparações entre Portugal e União Europeia (EU).

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide em Portugal. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Mais ainda, também considera questões como relações interpessoais, expectativa de vida, população com ensino superior e, por fim, sensação de segurança.

Índice Portugal EU
Satisfação da habitação 7,3/10 7,5/10
Satisfação geral na vida 6,2/10 7/10
Satisfação financeira 4,5/10 6/10
Satisfação no trabalho 7/10 7,1/10
Satisfação com o uso do tempo 6,5/10 6,7/10
População com ensino superior 24% 31,40%
Expectativa de vida 81,3 81
Satisfação com relacionamentos interpessoais 7,9/10 7,8/10
Sensação de segurança quando uma noite sozinho 23,10% 28,40%

 

 

3) Como é o mercado de trabalho em Portugal

Uma coisa a saber é que: currículo e experiência nem sempre fazem a diferença em Portugal.

É verdade que o mercado de trabalho aqui esteve retraído durante muitos anos. De fato, isso fez com que os salários daqui em comparação com outros países da Europa ficassem aquém do desejado.

Contudo, como a tendência do desemprego é diminuir nos próximos anos, é possível que o cenário melhore cada vez mais.

Muito embora haja essa tendência de melhora, os brasileiros que vêm pra cá procurar emprego em Portugal podem encontrar um cenário um pouco complicado de ser explicado.

Há muitos brasileiros que têm excelentes currículos, no entanto, o fato de nunca terem trabalhado em Portugal ou no exterior não os proporciona uma recolocação idêntica a que tinham no Brasil.

Geralmente, a tendência das empresas é contratarem sempre com posições iniciais, mesmo que os candidatos tenham décadas de experiência. Claro, existem currículos e currículos, e isso não é uma regra absoluta.

 

4) Qual é a oferta de educação em Portugal

De acordo com a Direção Geral do Ensino Superior, a DGES, existem 126 instituições de ensino técnico em Portugal que oferecem 706 cursos profissionalizantes.

Além disso, no que toca o ensino superior são 719 cursos de licenciatura, 160 de mestrado integrado, 1337 de mestrado (2º ciclo) e 630 de doutorado (3º ciclo) em 126 instituições.

Alguns cursos são de acesso e candidatura relativamente fáceis. As Universidades de Lisboa, por exemplo, proporciona ao candidato a possibilidade de fazer todo o processo de candidatura até matrícula à distância, via internet.

   

A título de acréscimo, cito também casos como das universidades UTAD e UBI que também fazem o processo de candidatura on-line.

 

5) Qual é a burocracia para se mudar para Portugal

Esse ponto é o menos agradável da nossa conversa. Ninguém gosta de burocracia. Porém, ela é necessária, pois ajuda a manter as coisas em ordem. Para nós brasileiros não é difícil se acostumar à burocracia portuguesa. Ou seja, tiramos de letra qualquer dificuldade nesse assunto.

 

Consulado: a primeira etapa

Para quem quer vir morara aqui e quer evitar quaisquer problemas é necessário passar pelo Consulado Português. Algumas pessoas fazem a opção de iniciar o processo de autorização de residência já em Portugal.

Eu, porém, fiz o processo estando no Brasil e prefiro falar da minha experiência, sinto-me mais confiante pela segurança que me proporcionou.

Essa foi a etapa mais complexa da minha vinda para cá. Também foi a mais demorada. Esperei 60 dias até que o meu processo fosse totalmente analisado e validado.

Se você for a estudo ou trabalho precisará para cada um dos dois casos apresentar um rol de documentos conforme indicações do próprio consulado.

No meu caso, como vim para com o visto de estudante apresentei os seguintes documentos:

  • Passaporte
  • Declaração (com o motivo do pedido de visto)
  • Carta de aceitação da faculdade
  • Comprovante de meio de subsistência
  • Comprovativo de alojamento
  • Seguro Médico (PB4)
  • Atestado de antecedentes criminais
  • Declaração de autorização do SEF a fazer consulta de registro criminal
  • Declaração de ciência de não viajar sem visto
  • Carteira de identidade

 

Apostila de Haia

Alguns dos documentos que precisei apresentar ao consulado antes de vir à Portugal precisavam ser apostilados. O apostilamento em poucas palavras nada mais é que um ato de autenticar a origem de um documento público.

Esse procedimento é derivado da Convenção da Apostila de Haia, uma espécie de acordo assinado por alguns países, dentre eles o Brasil.

Para saber como e onde apostilar seu documento basta acessar o site do CNJ, Conselho Nacional de Justiça, e localizar o cartório autorizado mais próximo.

 

O que fazer assim que chegar em Portugal?

O que fazer assim que chegar em Portugal

Agora que você já leu as informações que você precisa saber antes de sair do Brasil, aqui vou relatar o passo a passo do que fiz assim que cheguei como estudante em Portugal:

Passo 1 | Agendar ida ao SEF. O visto recebido no Brasil é provisório, sendo necessário que dentro do período de 120 dias o estudante vá até o SEF para requerer a autorização de residência. Esse agendamento pode ser feito ou por telefone ou on-line;

Passo 2 | Obter comprovante de matrícula junto à Universidade. Esse comprovante, que pode ser uma declaração, ajudará a resolver muitas coisas, em alguns casos até o NIF. Documento: passaporte;

Passo 3 | Ir às Finanças para obter o NIF. O Número de Identificação Fiscal é semelhante ao CPF brasileiro. É um dos itens mais importantes dessa lista. Ele é necessário para abertura de conta bancária, contratação de serviços de telefonia, e outras coisas. Documentos: passaporte, comprovante de endereço e de matrícula;

Passo 4 | Ir à Junta da Freguesia para obter declaração. Alguns órgãos portugueses exigem uma declaração da Junta da Freguesia atestando a sua moradia. Documentos: passaporte e comprovante de residência;

Passo 5 | Abertura de conta bancária. Documentos: passaporte, NIF e comprovante de residência;

Passo 6 | Contratar serviço de telefonia. Como contratei um serviço mensal precisei me dirigir a uma agência de uma das operadoras em Portugal. Documentos: passaporte e NIF;

Passo 7 |  Ir a um Centro de Saúde para se inscrever no Serviço Nacional de Saúde Português. Documentos: passaporte, PB4, NIF e Declaração de Morada da Junta da Freguesia.

 

Direitos dos brasileiros em Portugal

Como é morar em Portugal

 

Tratado da amizade

Estando legalmente em Portugal é possível requerer o Estatuto de Igualdade de Direitos e Deveres. Esse estatuto é um acordo celebrado entre Brasil e Portugal que dá direitos aos cidadãos de ambos os países como se fossem cidadãos nacionais.

   

O processo pode ser requerido assim que você chegar à Portugal e estiver o seu título de residência em mãos. Ele dá muitos benefícios, como, por exemplo, a possibilidade de recebimento de bolsas ou reembolso de despesas de estudo.

 

Troca de carteira de motorista

O brasileiro detentor de título de residência em Portugal deve depois do período de 90 dias da emissão do seu titulo trocar sua carteira pela carta portuguesa.

Deve-se atentar a esse prazo, pois, caso não seja obedecido para dirigir por aqui você terá que fazer um exame para obtenção da carteira portuguesa.

Para a troca da carteira de ligeiros (carro e moto) de acordo com o site do IMT, Instituto da Mobilidade dos Transportes, são necessários os seguintes documentos:

Documentos Observações
Entrega do original da carta de condução válida e definitiva; CNH brasileira
Apresentação do documento de identificação comprovando a residência em território nacional Título de Residência
Exibição do Número de Identificação Fiscal.
Atestado Médico Eletrônico, emitido por qualquer médico no exercício da sua profissão, para condutores de todas as categorias; Para obtenção desse atestado basta entrar em contato com uma escola de condução. Não é muito complicado.
Declaração emitida pelo serviço emissor ou autoridade diplomática ou consular, comprovativa da autenticidade do título de condução, da data de emissão e respectiva validade, das categorias de veículos a que está habilitado, com as respectivas datas e restrições e ainda que o título de condução foi obtido mediante aprovação em exame de condução. Esse documento é obtido no Consulado Brasileiro. Se for no Consulado em Lisboa não é necessário agendamento, pelo menos até a data da publicação desse post.

 

 

Inscrição no Sistema Nacional de Saúde Português

Parece engraçado, mas essa inscrição começa no Brasil com a emissão do PB4. Vale salientar que esse documento é tão somente um Certificado de Direito a Assistência Médica (CDAM).

Atenção, de acordo com Ministério da Saúde o PB4 não equivale a um seguro viagem. Por isso, se puder, faça o seu seguro antes de viajar. Entenda a importância de fazer um seguro viagem.

Para emissão do documento no Brasil são necessários somente RG, CPF, Passaporte válido e comprovante de residência brasileiro.

 

Morar em Portugal vale a pena?

Morar em Portugal

Conforme já disse no começo desse artigo, eu sou suspeito para falar. De todo modo, com as informações que expus, creio que você terá material suficiente para analisar e responder essa pergunta.

Minha experiência com esse lugar está sendo excelente, pois eu consegui me adaptar bem aqui. É claro que cada experiência é única, e existem coisas que só podem ser experimentadas na pele.

Por isso, se você é aposentado, estudante, profissional ou mesmo quer vir morar com a família em Portugal você tem em mãos informações tão importantes sugiro que você analise bem todas elas e faça daqui sua casa num futuro próximo.

 

Dica final: como enviar e receber dinheiro em Portugal

Para viagens mais longas, como intercâmbio ou uma mudança para fora do Brasil, você pode fazer uma Remessa Online ou usar o Transferwise, que nada mais é do que transferir dinheiro da sua conta para a conta de outro país, e vice-versa.

Tudo é bem simples e seguro. Você só tem que preencher seus dados, inserir as informações da conta de destino, verificar a cotação bem como taxas e impostos aplicados, e enviar.

Toda a operação é reconhecida e autorizada pelo Banco Central do Brasil e o beneficiário recebe o dinheiro em um dia útil. Faça sua simulação agora no Remessa Online e insira o cupom de desconto: QUEROVIAJARMAIS para ainda mais vantagens. Tire suas dívidas sobre dinheiro no exterior no post sobre como comprar dólar mais barato.

Não deixe de expressar que achou desse artigo. Deixe o seu comentário ou até mesmo uma sugestão de algum assunto sobre Portugal que você tem interesse de saber.

Até + !!!

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Fernando José

ESCRITO POR

Fernando José

Fernando José, 37 anos, é advogado, músico e velejador. Faz Mestrado em Direito do Meio-ambiente em Lisboa e Curso Técnico de Produção de Aeronaves em Setúbal. Mora em Portugal há quase 1 ano e está amando o lugar. Gosta do mar, de escrever e aprender coisas novas, sempre.

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Melhores Hotéis

Descubra as melhores opções de hotéis para se hospedar

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Melhores Hotéis

Descubra as melhores opções de hotéis para se hospedar

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados