Certificado de Direito à Assistência Médica x Seguro viagem

Certificado de Direito à Assistência Médica x Seguro viagem

Imagem do Autor por Guilherme Tetamanti
5/5 - (4 votos)
Atualizado em:
COMPARTILHE

Certificado de Direito à Assistência Médica x Seguro viagem

Fazer seguro viagem é sempre fundamental para qualquer destino. Porém, o que pouca gente sabe é que existem alguns destinos que oferecem uma cobertura semelhante e gratuita para os brasileiros. É o Certificado de Direito à Assistência Médica ou CDAM.

Mas eu disse semelhante, e não igual. Por isso, é fundamental que você entenda como funciona o CDAM na Itália, Portugal e Cabo Verde, que são os únicos países com os quais o Brasil tem acordos internacionais para esse tipo de cobertura, por conta de suas relações comerciais, fluxo migratório intenso ou ainda por relações especiais de amizade.

Essa previsão de assistência à saúde, como o próprio Ministério da Saúde afirma, é:

“Um certificado oriundo de acordos previdenciários assinados pelo Brasil com Cabo Verde, Itália e Portugal, que permite que o brasileiro (nato ou naturalizado e estrangeiros residentes no Brasil e contribuintes da Previdência Social) que esteja em um desses países possa ser atendido na rede pública dos países acordados como cidadão local”.

Então, apresento algumas dicas para te ajudar na hora de escolher o seguro que seja mais indicado para sua viagem. Aproveite e faça sua cotação de seguro viagem e ganhe um desconto de 15% usando o cupom VIAJARMAIS15.

Onde o Certificado de Direito à Assistência Médica é aceito?

Atualmente, Itália, Portugal e Cabo Verde. Nos dois primeiros, o seguro viagem é obrigatório (seja o pago ou o CDAM), graças ao Tratado de Schengen. No último, o seguro viagem não é obrigatório, mas extremamente recomendável.

O documento permite que tanto brasileiros quanto estrangeiros que residem no país sejam atendidos nessas três nações. O atendimento é feito na rede pública de saúde, a mesma utilizada pelos cidadãos locais.

Como funciona o atendimento com CDAM?

O que você precisa entender é o seguinte: o Certificado de Direito à Assistência Médica, ou CDAM, lhe dá direito a receber atendimento médico nas redes públicas da Itália, Portugal e Cabo Verde.

Isso significa que você terá a mesma assistência que um morador local teria. Se a saúde for de qualidade, isso é ótimo, mas se não, você desfrutará das mesmas condições que os habitantes.

O que é Certificado de Direito à Assistência Médica
Hospital em Lisboa, Portugal | Foto: Ivendrell, via Wikimedia Commons.

O site do Ministério da Saúde do Brasil, exemplifica: “ou seja, em Portugal, por exemplo, se o português pagar por um procedimento de saúde, o brasileiro também deverá pagar em igual característica. Da mesma forma, os procedimentos gratuitos ao nativo também serão gratuitos aos portadores do Certificado de Direito à Assistência Médica”.

Em geral, o acesso à rede pública de saúde em Portugal, Cabo Verde e Itália é feito por meio da apresentação do CDAM, emitido pelo Ministério da Saúde.

CLIQUE AQUI para informações e valores do seguro viagem »

(GANHE 15% DE DESCONTO COM O CUPOM VIAJARMAIS15)

Quem pode emitir um Certificado de Direito à Assistência Médica?

Podem emitir o Certificado de Direito à Assistência Médica todos os cidadãos brasileiros e seus dependentes. Para isso, é necessário ter mais de 18 anos, mas os menores de idade podem entrar como dependentes de seu responsáveis. A partir dos 16 anos, também é possível emitir o documento se apresentada a declaração de emancipação.

Documentos para emitir o IB2 para Itália
Hospital em Roma, Itália | Foto: Flazaza, via Wikimedia Commons.

O direito à assistência médica na Itália, Portugal e Cabo Verde está disponível para celetistas (CLT, carteira assinada), empregadores, domésticos, autônomos, avulsos, temporários, aposentados ou pensionistas pelo INSS e dependentes (menores de 21 anos e Cônjuges). Porém, cada país tem as suas particularidades.

Para os estrangeiros que residem no Brasil a história é um pouco diferente. Neste caso, os indivíduos devem apresentar o RNE atualizado, RG e CPF, além de ter contribuído com a previdência — independentemente de qual dos três destinos ele vá visitar.

Veja o que os brasileiros precisam apresentar em algum Núcleo Estadual do Ministério da Saúde.

Documentos necessários para emissão do CDAM para Portugal

Seguro viagem para Portugal Certificado de Direito à Assistência Médica
Hospital em Lourdes, Portugal | Foto: Hipersyl, via Wikimedia Commons.

Em Portugal, o Certificado de Direito à Assistência Médica, o CDAM, é chamado também de PB4. Para emiti-lo é preciso que o brasileiro apresente:

  • RG
  • CPF
  • Passaporte Válido
  • Comprovante de Residência no Brasil

CLIQUE AQUI para informações e valores do seguro viagem »

(GANHE 15% DE DESCONTO COM O CUPOM VIAJARMAIS15)

Documentos para emissão do CDAM para Itália e Cabo Verde

Na Itália, o Certificado de Direito à Assistência Médica, o CDAM, é chamado também de IB2 e em Cabo Verde é o PB4. Em ambos os países, a documentação exigida é a mesma:

  • RG
  • CPF
  • Passaporte Válido
  • Comprovante de Residência no Brasil
  • Comprovante de Vínculo com o INSS
Precisa de seguro viagem para Cabo Verde
Hospital em Cabo Verde | Foto: Ji-Elle, via Wikimedia Commons.

Note que para ter direito ao Certificado de Direito à Assistência Médica, o CDAM, para a Itália e Cabo Verde, você precisa ter vínculo com o INSS. Do contrário, você não pode emitir. Para comprovar você precisa de diferentes documentos, a depender de como é o seu vínculo com o INSS.

Se você é um empregado com carteira assinada, deve apresentar a carteira de trabalho (sem data de demissão) ou contrato de trabalho, além do contracheque mais recente (mês anterior ou atual).

Todavia, se você é um contribuinte individual ou especial, é necessário o comprovante do efetivo pagamento da contribuição sem atraso, da competência vigente na data da solicitação (GPS – Guia da Previdência Social).

Para os aposentados e pensionistas do INSS, é obrigatório a apresentação da concessão da aposentadoria/pensão e documento que contenha o número de inscrição do benefício no INSS.

Já os empregadores, devem levar o contrato social e comprovante do efetivo pagamento da contribuição, sem atraso, da competência vigente na data da solicitação (GFIP – Guia de Recolhimento do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço e de Informações à Previdência Social), além do documento que contenha o número de inscrição (individual) no INSS (comprovando que este é vinculado ao CNPJ apresentado).

Diferenças entre seguro viagem e Certificado de Direito à Assistência Médica

O Certificado de Direito à Assistência Médica para brasileiros, o CDAM ou PB4 para Portugal e Cabo Verde ou IB2 da Itália, na prática, é um certificado de atendimento médico, que somente salvaguarda os turistas quando o assunto é atendimento médico público local. A sua emissão é gratuita, porém o atendimento pode não ser a depender do país.

Seguro viagem gratuito para Portugal Certificado de Direito à Assistência Médica

O seguro viagem, por sua vez, apresenta inúmeros outros benefícios, os quais te ajudarão não somente no que diz respeito à sua saúde. Há atendimento 24 horas por dia, cobertura de despesas médicas e até seguro bagagem.

Dessa forma, o CDAM somente te garante um atendimento na rede pública de saúde local, enquanto o seguro viagem te garante um atendimento de qualidade e com reembolso dos valores.

Como funciona o PB4 em Portugal

Em Portugal, você terá que pagar pelo atendimento médico assim como os cidadãos locais, embora os preços sejam consideravelmente baixos, ainda sim, terá que desembolsar para ser atendido.

PB4 o que é Certificado de Direito à Assistência Médica

No artigo sobre seguro viagem para Portugal, nosso colunista elucida bem essa questão, quando afirma que o PB4, “não cobre todas as despesas de saúde que uma pessoa venha a ter durante a sua estada em Portugal. Isso porque o Sistema Nacional de Saúde de Portugal não é totalmente subsidiado pelo Estado”.

Por exemplo, se você precisar ficar internado em Portugal ou passar por uma cirurgia, precisará pagar pelo atendimento, assim como um morador pagaria, pois todos esses procedimentos têm custos e somente uma parte são cobertos pelo Estado.

Como funciona o CDAM na Itália e Cabo Verde

Já na Itália existe um sistema semelhante ao SUS, e os brasileiros munidos do Certificado de Direito à Assistência Médica podem ser atendidos gratuitamente. Leia mais sobre o seguro viagem obrigatório para a Itália.

Em Cabo Verde, os principais indicadores socioeconômicos afirmam que a subdesenvolvimento no país é responsável por um serviço público de saúde ainda frágil.

Seguro viagem INSS como funciona

Dessa forma, o seguro viagem contratado de forma privada ainda é uma ótima opção, pois ele cobre todas as despesas, inclusive as particulares. Ou seja, você não depende do atendimento público de Portugal, Itália ou Cabo Verde para ser atendido. Logo, você terá uma rede maior de atendimento, sem se preocupar com o pagamento das despesas.

Além disso, o seguro viagem pode cobrir outros imprevistos com extravio de bagagem, assistência farmacêutica e odontológica, atraso de voo, envio de parentes em casos mais graves e até assistência em caso de falecimento.

CLIQUE AQUI para informações e valores do seguro viagem »

(GANHE 15% DE DESCONTO COM O CUPOM VIAJARMAIS15)

Qual é o melhor: Certificado de Direito à Assistência Médica ou seguro viagem?

Quem me acompanha sabe que eu tenho o privilégio de conhecer lugares incríveis. E quando estou por esse mundão aproveito ao máximo para conhecer tudo o que o destino oferece. Amo mergulhar, voar e praticar outros esportes de aventura. Por isso, para mim é fundamental fazer seguro viagem. Inclusive, confira como funciona o seguro viagem para esportes radicais.

Melhor seguro viagem ou Certificado de Direito à Assistência Médica

Mas mesmo para você que talvez não pratique atividades mais exóticas durante sua trip, é importante estar assegurado, pois longe de casa, qualquer problema de saúde, incômodo ou mal-estar pode acabar com a viagem… Digo isso por experiência própria, pois já tive o “privilégio” de conhecer alguns hospitais mundo a fora.

Para destinos como Portugal, Itália e Cabo Verde, você pode emitir o CDAM em um Núcleo Estadual do Ministério da Saúde. Mas lembre-se que em Portugal, você precisará pagar pelo atendimento como um morador local, porque até mesmo a saúde pública não é totalmente subsidiada pelo governo. Já para a Itália e Cabo Verde, você precisará ter vínculo com o INSS.

Como funciona o seguro viagem?

Se você quer uma cobertura mais completa. Sugiro que você faça um seguro viagem. O funcionamento de um seguro viagem internacional dependerá da seguradora contratada. Mas de uma forma geral, eles disponibilizam um telefone de atendimento e outras opções para contato, pois caso você precise acionar o seguro, basta entrar em contato através do número.

Desse modo, eles te darão as indicações de como proceder. Em caso de atendimento médico, informarão quais hospitais e consultórios podem ser utilizados, ou mesmo enviarão um médico até o seu hotel.

Na maior parte dos seguros, você paga as despesas e posteriormente é reembolsado, mas também há aqueles em que o seguro paga diretamente para o hospital ou consultório. É preciso verificar isso antes de contratar o seguro!

CLIQUE AQUI para informações e valores do seguro viagem »

(GANHE 15% DE DESCONTO COM O CUPOM VIAJARMAIS15)

Quais são os tipos de seguro saúde?

Há muitos tipos de apólices de seguro viagem internacional para garantir que você obtenha a melhor cobertura para sua viagem. Se você quiser saber mais sobre eles e seus prós e contras, confira os detalhes sobre os principais tipos de cobertura:

É obrigatório seguro viagem internacional?

Essa é uma pergunta complicada, já que a resposta depende muito do seu destino. Na Europa, por exemplo, grande parte dos países tornaram obrigatória a contratação de um seguro viagem internacional para entrar em seus territórios.

é obrigatório seguro saúde para viajar para fora do Brasil?
Seguro viagem internacional é contratado online

Por outro lado, em diversas nações na Ásia, África e Américas não há necessidade legal de comprar o seguro. Apesar de você conseguir entrar e circular sem restrições no país, é recomendado fortemente que você contrate um seguro viagem.

Essa é, afinal, uma forma de garantir uma viagem mais tranquila e ter a certeza de que estará protegido caso aconteça qualquer imprevisto e assim evitar grandes prejuízos.

Posso entrar em um país sem seguro viagem internacional?

Novamente, depende. Como explicado acima, cada país possui suas próprias regras, o que torna necessário buscar mais informações sobre seu destino em específico.

Há incontáveis pessoas que viajam todos os anos sem contratar um seguro, e o fazem por sua própria conta e risco. Mas a questão é: por um valor quase se irrisório se comparado ao gasto total da viagem, você viaja totalmente protegido, pois a seguradora arca com todos os custos de qualquer incidente.

Com apólices que custam a partir de 8 a 20 reais por dia (dependendo da quantidade de dias contratados), você tem a segurança de viajar sem preocupações com gastos inesperados.

Como escolher o seguro viagem?

Quando vamos escolher um seguro viagem confiável, é importante ficar atento a alguns detalhes. O primeiro deles é quais são as coberturas que o seguro oferece.

É essencial que um bom seguro viagem ofereça três itens:

  • Assistência médica por doença ou acidente;
  • Repatriação;
  • Assistência funerária.

Caso o seguro não ofereça uma dessas coberturas, avalie bem se realmente vale a pena fechar este. Mas há outros tipos de coberturas e benefícios oferecidos por seguros viagem e que vão compensar de acordo com seu tipo de viagem e suas necessidades.

Entre as mais comuns estão cobertura para cancelamento de viagem, extravio e atraso de bagagem, extensão de internação hospitalar e de diárias em hotéis, medicamentos, assistência odontológica, repatriação, passagem de ida e volta para um familiar etc.

É importante também ficar atento se o seguro cobre doenças preexistentes, principalmente se você tiver alguma doença crônica. Caso o seguro não ofereça esse tipo de cobertura e se o turista tiver algum problema durante a viagem relativo à doença, ele terá que arcar sozinho com as despesas médicas.

Assim, antes de fechar um seguro, avalie bem quais são as coberturas oferecidas e quais são necessárias para você e sua viagem.

Credibilidade da empresa

Todas as apólices disponibilizadas no site da Seguros Promo são de seguradoras confiáveis e oferecem um serviço excepcional. Claro, problemas acontecem e o mais importante é ter certeza de que haverá suporte caso algum imprevisto aconteça.

Por isso, sempre é importante pesquisar sobre a reputação da empresa em sites como o Reclame Aqui.

Cobertura dos planos

Os tipos de apólice de seguro viagem internacional e as coberturas inclusas em cada uma delas variam bastante. A SUSEP – Superintendência de Seguros Privados, determina que todos os seguros privados cubram minimamente itens como:

  • Assistência médica, hospitalar e odontológica;
  • Seguro de vida (que cobre morte ou invalidez por acidente);
  • Translado de corpo (repatriação sanitária);
  • Translado médico.

Como cuidado extra, além dessas coberturas, é aconselhável que o seguro viagem internacional também contemple assistência médica nos casos de doenças crônicas e preexistentes.

Como é permitido que as seguradoras incluam em seus pacotes outras coberturas que julguem importantes, os valores podem variar bastante. É importante incluir as coberturas para extravio de bagagem, reembolso em caso de cancelamento de viagem e assistência jurídica/financeira.

Outro item essencial é o atendimento 24 horas em português, pois em caso de emergência facilita bastante conversar com os atendentes brasileiros. Há ainda muitos outros itens, mas esses são mais específicos e a necessidade de contratação vai do seu perfil, como por exemplo:

  • Cobertura para a prática de esportes radicais;
  • Morte ou doença grave de um membro da família;
  • Invalidez total por acidente durante a viagem;
  • Atendimento em caso de teste positivo para Covid-19;
  • Cobertura de gastos oriundos da quarentena;
  • Atraso ou cancelamento de voo;
  • Volta antecipada por conta de acidente;
  • Seguro para gestantes.

Seguro viagem com cobertura para Covid-19

Com a pandemia do Coronavírus, as companhias de seguro começaram a oferecer apólices de seguro viagem com cobertura para Covid-19.

Assim, caso o diagnóstico positivo aconteça durante a viagem, você terá atendimento médico e hospitalar, além de despesas pagas decorrentes de uma possível quarentena. Gastos com hotéis, alimentação e até remarcação da passagem podem ser reembolsados, de acordo com a apólice.

Mas é importante usar um comparador online de seguro viagem para analisar as coberturas de cada plano, e assim evitar a contratação de um seguro que não tenha os requisitos que você deseja.

Ao fazer a busca, note que a informação sobre a cobertura para COVID19 encontra-se logo no título do plano. Mas é importante também conferir todas as informação na apólice do seguro.

Qual o valor mínimo da cobertura?

Como a contratação do seguro viagem internacional não é obrigatória em todos os países, não existe um valor mínimo de cobertura. Porém, como o sistema de saúde de grande parte das nações é bem precário, recomendo que o seguro tenha cobertura para despesas médico-hospitalares de pelo menos US$ 30.000, idealmente acima de 50 mil.

O preço da apólice não varia tanto, com preços a partir de 8 a 20 reais por dia, mas você viaja tranquilo e com a cobertura apropriada para cobrir os altos custos do atendimento médico. Além de todos os outros benefícios inclusos na aquisição do seguro viagem internacional.

Cotação do seguro viagem

Há muitas seguradoras no mercado e os valores variam muito entre elas, então vale a pena pesquisar bastante antes de fechar. E na hora de pesquisar os preços, fique atento para ver se os seguros oferecem as mesmas coberturas e benefícios.

Mas cabe ressaltar que os pacotes não são idênticos, há variações do que cada seguradora oferece em seu pacote básico. Desta forma, na hora de escolher é importante avaliar bem quais são as coberturas oferecidas e qual o valor das apólices.

Fazendo a cotação do melhor seguro viagem através do site da Seguros Promo, você compara dezenas de opções e consegue escolher qual é a melhor de acordo com o seu perfil.

Dicas para encontrar o mais barato seguro viagem

Comprar seguro viagem barato pela internet é prático e confiável, desde que você utilize as ferramentas corretas. Acompanhe agora como comprar o seguro viagem barato em apenas 4 passos:

  1. Acesse o site e faça uma busca com o comparador de seguro viagem;
  2. Clique em “Aplicar Cupom de Desconto”;
  3. Compare até 4 apólices com os menores preços;
  4. Faça o pagamento via boleto, pix ou transferência.

Cupom de desconto para seguro viagem

Além de garantir o melhor preço do seguro viagem ao utilizar o comparador da Seguros Promo, você ganha um desconto de 15% usando o cupom VIAJARMAIS15 e tem a certeza de pagar um seguro viagem internacional barato 🙂

Ao realizar o pagamento via com boleto bancário, pix ou transferência, você ganha mais 5% OFF para garantir ainda mais economia.

Além disso, no site da Seguros Promo sempre acontecem promoções em ocasiões como Dia dos Pais e das Mães, Natal, Páscoa, etc, com cupons de desconto com até 20% OFF.

* Ao clicar nos links o cupom de desconto será aplicado automaticamente.

Como contratar seguro viagem em 4 passos rápidos

A ferramenta da Seguros Promo é muito simples e intuitiva, basta informar seus dados para receber instantaneamente a cotação de diversas seguradoras, SEM COMPROMISSO! Para te ajudar com qualquer dúvida, segue um passo-a-passo com todas as etapas:

  1. Preencha seus dados;
  2. Compare preços e coberturas;
  3. Selecione o plano e faça o pagamento;
  4. Receba a apólice por email.

Logo após comprovação do pagamento, você receberá sua apólice por email, o que acontece quase que automaticamente nas compras via cartão de crédito. Por boleto bancário, você também receberá um email com o lembrete do pagamento.

Lembre-se de imprimir a apólice ou salvá-la em seu celular. Isso é importante, pois caso não tenha internet no momento da imigração (quando geralmente os fiscais pedem esse tipo de documento), você poderá comprovar que tem o seguro viagem.

Benefícios do seguro viagem

Mesmo que a grande maioria não saiba, contratar um seguro viagem pode trazer vários benefícios. O primeiro e mais importante, obviamente, diz respeito à tranquilidade de saber que, se algo acontecer, você estará segurado e terá acesso a um atendimento de qualidade.

Além disso, é bastante comum que as próprias seguradoras ofereçam vantagens extras aos seus clientes para auxiliá-los. Alguns exemplos disso você pode conferir a seguir.

Ter atendimento em português

Mesmo que você fale bem inglês e espanhol, no momento de uma emergência pode ser bem importante contar com atendimento em português para não precisar se preocupar. Na minha opinião é uma das principais vantagens de contratar um seguro viagem internacional em seu país de origem.

Outra vantagem é que você pode passar o contato da seguradora para parentes ou amigos, pois caso aconteça algum problema, alguém poderá te auxiliar a escolher a melhor solução.

Se a viagem for no Brasil, o seguro viagem nacional pode te ajudar bastante, ainda mais se seu plano de saúde não oferecer abrangência em todo o país. E mesmo que ofereça, na grande maioria dos caso a rede conveniada é bem restrita.

Reembolso Aéreo

Pense na última vez que você perdeu um voo por causa de um atraso, cancelamento ou overbooking de voo. Imagine ter que dar meia volta e voltar para casa, sem nada além de decepção por ter que deixar a viagem de lado.

Agora imagine a frustração de ter que abrir mão da viagem sem saber se você será reembolsado por todos esses problemas?

O seguro viagem tem cobertura para gastos provenientes de atrasos e cancelamentos de voo.

CLIQUE AQUI para informações e valores do seguro viagem »

(GANHE 15% DE DESCONTO COM O CUPOM VIAJARMAIS15)

Assistência odontológica

Você sabia que um a cada 100 viajantes precisa de um dentista durante as férias? Além de evitar esse gasto extra caso seja necessária assistência odontológica, o atendente da seguradora te auxilia na busca do melhor dentista para cuidar do seu problema.

Assistência Farmacêutica

O seguro viagem também cobre os custos dos medicamentos comprados com receitas médicas prescritas durante a viagem. Essa cobertura é super importante, pois o preço dos remédios pode ser ainda maior do que no Brasil.

Assistência Médica

É o tipo mais importante de cobertura e aquele que você deve prestar mais atenção ao escolher o seguro. Dependendo do tipo, as despesas são pagas pela seguradora ou você é reembolsado para despesas médicas. O valor que o seguro cobre geralmente é de acordo com a quantia que você paga.

Leia atentamente as cláusulas do contrato para saber o que está coberto e o que não está. Algumas condições médicas como problemas de coração ou doenças graves devem ser avisadas antes de contratar o seguro viagem. E claro, pessoas que praticarão esportes ou atividades radicais devem verificar se essas atividades estão cobertas.

Seguro de cancelamento de viagem

É a cobertura para interrupções não planejadas na sua viagem. Se você precisar cancelar ou encurtar sua viagem devido a algum problema pessoal ou emergências médicas, esse seguro reembolsa (em parte ou totalmente) as partes não reembolsáveis das despesas de viagem. Se você planeja suas viagens com bastante antecedência, estar segurado neste termo é uma boa opção.

Mesmo que você não precise acionar o seguro durante a viagem, ele é indispensável. NÃO O ENCARE COMO UM GASTO A MAIS! Garantir uma viagem segura e sem prejuízos, literalmente não tem preço. Imagine fazer todo o planejamento, reservar hotéis, comprar as passagens e escolher os passeios, mas ter que cancelar tudo e ainda perder dinheiro.

Nada paga a sensação de uma viagem tranquila, sabendo que poderá receber seu dinheiro de volta caso aconteça algum imprevisto.

Seguro bagagem

O seguro bagagem oferece cobertura para roubo ou dano da sua bagagem enquanto está viajando. Você é reembolsado totalmente ou em parte em relação ao valor dos seus pertences se eles foram perdidos, roubados ou danificados.

O método de avaliar seus pertences varia para cada seguradora e o nível do reembolso também pode variar dependendo de como e onde foi perdido ou como foi danificado.

Evitar gastos não planejados

Um grande erro é pensar que o seguro viagem é um gasto a mais, desnecessário. Ao contrário, pois é a única solução que pode te ajudar a economizar caso aconteça algum imprevisto.

Em grande parte dos países, principalmente os mais desenvolvidos, o uso do serviço de saúde por estrangeiros costuma ser bem caro. Em países subdesenvolvidos, não vale a pena nem cogitar usar o serviço público, que muitas vezes nem é permitido para estrangeiros… somente mediante pagamento.

Perrengues e riscos em viajar sem seguro viagem

Quando eu estava no Hawaii, mais especificamente na Ilha de Maui, num certo dia comecei a sentir um incomodo em um dos olhos. A princípio pensei que fosse um cílio, ou alguma sujeira qualquer.

Comprei colírio, enfiei a cabeça num balde, lavei, fiz de tudo…e após uns 3 dias decidi procurar um posto de saúde… acabei numa clínica particular, a Maui Medical Group.

Fui até a recepção, expliquei a situação e perguntei o preço do atendimento. Seria algo simples, apenas para retirar algo que havia ficado preso em meu olho. O orçamento ficou em US$ 77,93. Ok, não se brinca com a saúde, ainda mais da vista.

Certificado de Direito à Assistência Médica
Comprovante de pagamento após o atendimento.

Era um grão de areia. Sério, não fiquei 5 minutos em atendimento e o médico ainda me deu uma amostra grátis de colírio antifúngico, para enviar qualquer perigo maior. Pensei: “Pooo, que cara legal”.

Isso foi na volta ao mundo e a viagem se estendeu por mais 9 meses. Quando voltei para o Brasil, várias cartas de um tal “Maui Medical Group”, me cobrando a quantia de US$ 465,03.

Seguro para os Estados Unidos

Eu simplesmente acionei meu seguro e nem esquentei minha cabeça. Se eu não tivesse um seguro viagem, teria tido um prejuízo de US$ 550,00, na cotação de 2022 uns R$ 3.000,00. Sabe quanto custa o seguro mais barato para 30 dias? Fazendo a cotação na Seguros Promo, a partir de aproximadamente R$ 500,00.

Sistema de saúde internacional

Não existe SUS em grande parte dos países, ou um sistema de saúde gratuito que seja de fácil acesso para turistas, ou hospitais públicos… o cuidado em saúde é, em sua grande maioria, pago.

As exceções são instituições filantrópicas que fazem ações de caridade para pessoas em necessidade, e alguns programas isolados de governos locais feitos para a população.

Mas isso não é lei, e não é uma garantia. Além disso, os estrangeiros, turistas e intercambistas estão excluídos desses cuidados. E fora isso, todas as consultas, procedimentos e cuidados são pagos, e são bem caros.

Custos hospitalares

Para quem não tem plano de saúde, as coisas podem ficar bem feias. Um exemplo muito comum é o preço de chamar uma ambulância. O que no Brasil faríamos sem pensar quando vemos alguém passando mal na rua, porque é de graça, pode custar até 1.000 dólares.

E os gastos não param por aí. Uma perna quebrada pode custar cerca de 5.000 dólares, e três dias de internação em um hospital de qualidade podem chegar na casa dos US$ 15.000.

Principais seguradoras

Escolher a melhor seguradora é uma das dúvidas mais comuns entre aqueles que buscam seguro viagem nacional. Existem várias empresas no setor e muitos planos disponíveis, por isso temos dicas sobre as mais relevantes do mercado.

Assim você encontra facilmente como é avaliada entre os usuários, quais são as coberturas e características principais de seus planos.

Vale a pena trocar seguro viagem por Certificado de Direito à Assistência Médica?

Ao longo deste texto, você pôde entender bem as diferenças entre o Certificado de Direito à Assistência Médica e o Seguro Viagem. Assim, é simples entender que, ainda que o CDAM seja uma opção interessante — em especial para quem gastar menos —, ele ainda não supera um seguro viagem.

Diversas são as razões para isso, que englobam desde o atendimento em bons hospitais particulares até os benefícios oferecidos pelas seguradoras. Além disso, essa “economia” não não é garantida no CDAM, já que dependendo do caso você terá que arcar sim com os custos.

Por conta disso, mesmo sendo bastante interessante, o Certificado de Direito à Assistência Médica ainda perde para o seguro viagem, já que este apresenta um valor baixo e ainda traz diversas outras vantagens. Além disso, é o seguro que pode te garantir nenhuma surpresa com gastos extras.

E, para finalizar, assista um vídeo curtinho sobre a importância do seguro viagem, feito pela Seguros Promo:

Perguntas frequentes

Qual é melhor: Seguro viagem ou Certificado de Direito à Assistência Médica?

Por conta dos riscos e custos envolvidos, o seguro viagem é uma opção mais interessante, já que te garante uma cobertura maior e um atendimento melhor.

Qual o melhor seguro viagem?

O Travel Assist 30 Mundo + COVID-19 é o plano como o melhor custo-benefício. Oferece cobertura médico-hospitalar de USD 60.000 e USD 10.000 em caso positivo de COVID-19. Compare aqui os melhores seguros disponíveis.

O seguro viagem tem cobertura para Covid-19?

Sim, a maioria das seguradoras oferecem apólices de seguro viagem com cobertura para Covid-19, para que o passageiro receba atendimento médico e hospitalar, além de reembolso de gastos com a quarentena, caso tenha diagnostico positivo durante a viagem.

Como fazer uma cotação do seguro viagem internacional?

A melhor opção é fazer a cotação através de um comparador online de seguro viagem, pois em apenas um lugar é possível comparar preços e coberturas das melhores seguradoras do Brasil.

Posso emitir ou renovar o seguro viagem após ter viajado?

Sim, alguns plano permitem a emissão ou renovação em viagem, ou seja, quando o passageiro já saiu do Brasil. Porém, é importante analisar as cláusulas, pois a compra do seguro viagem pode estar sujeita à análise.

O seguro viagem é obrigatório?

Não é obrigatório contratar um seguro viagem internacional para ingressar em alguns países. Porém, é altamente recomendado viajar com seguro, pois o sistema de saúde é caríssimo e mesmo um pequeno incidente pode custar centenas ou milhares de dólares. Saiba tudo sobre o seguro saúde internacional.

Quanto custa um atendimento médico fora do país?

Varia de acordo com a complexidade do atendimento, mas se você não tiver um seguro viagem internacional vigente e precisar de internação, o custo pode chegar a US$ 10 mil por dia. Pagando a partir de 10 reais por dia você viaja sem aborrecimento.

Qual o seguro viagem mais barato?

Depende da duração da viagem, mas existem coberturas a partir de 10 reais por dia que oferecem a cobertura mínima recomendada para viajar.

COMPARTILHE
Imagem do Autor
ESCRITO POR
ESCRITO POR
Guilherme Tetamanti

Paulistano de 40 anos e muita história pra contar. Amo e odeio a selva de pedra, e por isso faço de tudo pra viajar. Sou empresário, administrador de empresas e criador de algumas lojas virtuais. Vendi tudo em 2011 para realizar o sonho de fazer uma viagem de volta ao mundo e praticar fotografia, uma de minhas paixões. Sempre fugi das aulas de redação, mas a vontade de viajar, fazer novas amizades e compartilhar minhas andanças, me motivaram a criar o Quero Viajar Mais.

Dicas Importantes
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Tours Nacionais

Reserve atividades com pagamento em até 10x

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Tours Nacionais

Reserve atividades com pagamento em até 10x

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *