Mala de Viagem: dicas para escolher a mala ideal para viajar

por Carolina Brusarosco

Mala de Viagem: dicas para escolher a mala ideal para viajar

Se o planejamento da sua trip não inclui verificar como está a sua mala de viagem, vem comigo que eu te mostro a importância desse item. Afinal, é na mala que todos os seus pertences serão transportados e onde você trará presentes e lembranças.

Dessa forma, é preciso que haja espaço suficiente, que acomode e proteja seus bens, além de ser uma mala forte e segura. A boa notícia é que fazendo uma boa compra, a mala terá boa durabilidade para aguentar várias viagens.

Entre as principais dúvidas sobre esse acessório estão as que questionam sobre qual o tamanho e o material ideal para a mala; se é melhor comprar um kit ou somente uma mala de viagem única, seja grande, média ou pequena; onde comprar mala de viagem com os melhores preços; além de dicas para arrumar a mala e viajar com pouco peso.

Se você comprará a sua primeira mala de viagem ou olhou pra sua mala aí do lado e percebeu que ela está “baleada”, leia este artigo até o final e tire suas dúvidas.

Com a compra da mala certa, você poderá planejar tranquilamente várias viagens sabendo que a mala irá te acompanhar intacta por todo o mundo e evitar vários perrengues como os que eu já passei (desde de ter a mala arrombada no aeroporto, escolher o tamanho ou modelo errado, pagar pelo excesso, esquecer a senha da trava ou sofrer com a quebradeira de rodas e zíperes). Confira!

Vai viajar? => Como contratar um seguro viagem

Dicas para reservar hotéis no Booking.com »

 

Tudo sobre mala de viagem

Tudo sobre mala de viagem
Veja dicas para escolher sua mala de viagem.

Seja você aquele viajante ocasional, que só coloca o pé na estrada nas férias, ou aquele viajante com rodinhas nos pés, que já deu a volta ao mundo e todo fim de semana busca conhecer um destino novo, você precisará de uma boa mala de viagem. Por isso, verificar a sua é uma tarefa a ser executada com antecedência e não na hora de arrumá-la, na véspera da partida.

Assim, você garante que ela está inteira e protegerá suas roupas e pertences, já que nem sempre terão como você tem, sobretudo nos aeroportos, muito cuidado no transporte e colocação da mala no avião – infelizmente isso acontece mesmo quando você despacha a mala com aviso de frágil.

Para te ajudar a escolher a mala ideal, neste artigo falo sobre:

  • Qual o melhor material para a mala de viagem?
  • Qual o melhor site para comprar malas de viagem?
  • Onde comprar mala de viagem barata em SP?
  • Quanto custa uma mala?
  • O que levar na mala de viagem?
  • Como arrumar mala de viagem?
  • Tamanhos da mala de viagem
  • Qual o tamanho da mala permitida no avião?
  • Seguro viagem para bagagem

Antes de continuar com as dicas, te convido assistir o vídeo da viagem volta ao mundo do Gui Tetamanti, que também possui 365 artigos sobre o tema disponíveis aqui no Quero Viajar Mais.

CLIQUE AQUI para comprar sua mala ideal para viajar »

 

Qual o melhor material para mala de viagem?

Qual o melhor site para comprar malas de viagem?
Qual o melhor material para mala de viagem?

Todos os tipos de malas (rígidas, semi-flexíveis e flexíveis) têm vantagens e desvantagens e aqui seu gosto pessoal pode influenciar na escolha. Mas, respondendo a pergunta com uma dica, no geral, recomendo que prefira as malas rígidas, que são aquelas feitas com material mais duro como policarbonato, propileno, entre outros.

Embora elas não sejam tão expansíveis quanto os outros dois tipos de mala, elas são bastante resistentes e há chance de você não precisar trocá-la por muitos anos. Além de serem impermeáveis, garantindo que seus pertences fiquem secos e intactos, mesmo que você passe pelo perrengue de tomar chuva logo na chegada ao destino.

Lembre-se que por não serem tão expansíveis, pode não haver espaço para colocar tudo o que você comprar na viagem, caso já tenha ido com a mala cheia. Elas também são mais pesadas, por isso, fique atento ao peso da mala cheia para não ultrapassar o limite.

Já as malas semi-flexíveis também podem ser impermeáveis por conta do tecido mais grossos que são feitas, tendo certo grau de resistência para proteger os itens, mas a vida útil delas é bem menor, assim como a limpeza mais complicada. E as flexíveis são mais comuns em malas de mão, sendo bem menos seguras e resistentes que as anteriores e durando bem menos também.

Dicas:

  • Além de optar pelas malas mais rígidas, na hora de escolher o modelo ideal opte sempre por aquelas que tem rodinhas, principalmente as que viram 360°. Dessa forma fica muito mais fácil caminhar com elas, uma vez que não precisa deitar e inclinar a mala, somente empurrá-la em pé mesmo.
  • Eu sei que isso parece um detalhe que encarece mais o item, mas você sentirá uma diferença enorme entre puxar uma mala pesada ou apenas empurrá-la com as rodinhas que giram para todos os lados.
  • Busque também cores marcantes ou personalize com adesivos para localizá-la com mais facilidade. E, por fim, coloque uma capa ou cubra com filme para evitar riscos e rachaduras.

No avião => Como transportar cosméticos e medicamentos

 

Qual o melhor site para comprar malas de viagem?

Quanto é uma mala?
Na internet há sites para comprar e também alugar malas de viagem.

Como qualquer assunto ou produto, na internet há uma infinidade de sites para você escolher e comprar sua mala de viagem. E, caso você seja aquele viajantes esporádico ou não tenha espaço para guardar uma mala há ainda sites com opção de aluguel delas. Você escolhe, aluga, viaja e depois devolve. Interessante, né?

Primeiro, quero indicar um site que vende o produto: o Portal das Malas. O e-commerce – que também possui loja física perto do Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo – possui uma lista enorme de produtos separados em categorias como mala de viagem, mala de bordo, kits de mala, mochilas, entre outros.

Nele você pode escolher seu tipo de mala preferido, marca ou ainda comparar os modelos e materiais mais utilizados por viajantes de todo o mundo a partir das informações técnicas de cada produto. Há ainda balança para você pesar sua mala e garantir que não haja excesso de bagagem, e outros acessórios como capa e cadeado.

o que levar na mala de viagem
Portal das Malas tem diversas opções de bagagens para compra.

Caso você opte ou não tenha espaço para ter uma mala em casa, que tal alugar o produto para utilizar na viagem? O site Get Malas oferece diversas opções para você. Basta entrar no site – todo o atendimento é online – escolher o modelo e a cor da mala, e fazer sua reserva.

Depois você escolher retirar em um local parceiro do site ou receber em casa. Depois da viagem ou você deixa no local em que retirou ou o site busca na sua casa. De acordo com a empresa, todas as malas são de marca premium e são higienizadas a cada uso.

Os preços variam de 3,53 reais por dia para uma mala pequena de bordo a 4,67 reais por dia para mala grande, sendo o tempo mínimo de locação é de 7 diárias. Você pode pagar a locação em cartão de crédito, em até 6 vezes, dinheiro ou boleto. Antes de alugar veja as regras para danos e avarias e para a caução na hora de retirar a mala.

Tire suas dúvidas => Comprar dólar e euro online

 

Onde comprar mala de viagem barata em SP?

onde comprar mala de viagem barata em sp
Região da 25 de março é uma das mais tradicionais de compras em SP | Foto: C.araujo26, via Wikimedia Commons.

Além das lojas online e as tradicionais lojas em shoppings, em São Paulo você pode encontrar boas opções em endereços bem tradicionais, como a região da Rua 25 de março e do Brás. Nessas duas regiões há muitas lojas populares com preços baixos, mas também lojas com itens premium e preços mais altos.

Para quem não é de São Paulo, aqui vão dois avisos sobre essas duas regiões do Centro de São Paulo: são locais de muita concentração de pessoas, por isso, é preciso ter atenção ao que você quer comprar e cuidado com seus pertences; além disso, como há muitas lojas você precisará “bater perna” para encontrar o que quer.

Por isso, vista uma roupa confortável, tênis, evite levar crianças pequenas para as compras, e leve seus documentos e dinheiro em bolsas pequenas com alça transversal ou mochilas que devem ser carregadas na frente e não nas costas. De resto, tome fôlego porque depois de andar muito, com certeza, você sairá satisfeito com sua aquisição.

Uma outra dica é: compre a mala primeiro que os demais itens (caso você vá fazer outras compras), pois a mala já servirá para guardar as demais sacolas.

 

Quanto custa uma mala?

mala de viagem grande
Valores dependem do modelo, material e marca da mala.

Como a maioria dos produtos a venda, a resposta sobre quanto custa uma mala de viagem é: depende. Sim, depende de vários fatores como tamanho e modelo da mala, material que ela foi produzida e ainda a marca, uma vez que produtos importados sofrem variação de preços a partir da alta do dólar.

Além disso, há a possibilidade de você encontrar promoções, sobretudo nas épocas da Black Friday (em novembro) e na Semana do Consumidor (em março). No site do Portal das Malas, por exemplo, a malas rígidas pequenas desde 329* reais a até 2.500 reais.

E também kits com duas malas rígidas PP e P, a partir de 399* reais e também conjuntos de três malas que chegam a custar 1.400 reais. Há bastante variedade, por isso, é importante você entender bem as diferenças entre os modelos para definir qual é o melhor para sua necessidade como viajante (*preços de 2021).

Quando o dólar estava mais baixo já viajei algumas vezes com uma mala totalmente velha para trocar no destino. Isso é bem comum, principalmente para viagens aos Estados Unidos, tradicional destino de compras. Portanto, dependendo da variação cambial e do que você quer comprar, pode valer a pena.

Saiba mais => Dicas para viajar barato

 

O que levar na mala de viagem?

mala de viagem mercado livre
O que levar na mala de viagem?

Quando eu viajo dá vontade de levar a casa inteira na mala. Assim, teria todas as suas roupas e acessórios como opção para escolher de acordo com o roteiro do dia, temperatura e até mesmo humor. Mas isso, claro, é um sonho impossível e totalmente inviável uma vez que se em casa não usamos tudo o que temos, por que usaríamos em viagem?

Na verdade, o ideal na hora de arrumar a mala de viagem é fazer um planejamento para poder viajar mais leve – bom para evitar custos por excesso de peso ou mesmo franquia para despachar a mala. É mais fácil de carregar, organizar, achar tudo e desfazer a mala.

Todavia, para isso é preciso ter em mente o que você irá fazer no destino, se seu roteiro for mais aventureiro e deve sujar as roupas ou muito urbano e tranquilo, se o local tem clima quente e a previsão do tempo será de sol ou ao contrário. Afinal, para um roteiro de 30 dias na praia, no meio do verão, a necessidade será diferente de uma viagem de inverno. E fazer uma lista.

O ideal é levar peças versáteis que podem ser utilizadas em diferentes looks, como itens de cores neutras, além de mais peças de cima do que debaixo, já que calças, shorts e saias, por exemplo, sujam menos e é mais fácil de reutilizar. Tecidos que não amassem são uma boa, a não ser que você não ligue de sair amassado na trip.

   

Leve sacos para separar a roupa suja da limpa e, se tiver, sacos a vácuo que facilitam a organização. Além de uma mochila pequena para circular pela cidade e, caso pretenda fazer muitas compras, leve uma mala dobrável ou deixe o espaço reservado. Lembre-se apenas de checar as regras da companhia para despacho da mala.

Saiba mais => Como trabalhar viajando e morar no exterior

 

Como arrumar mala de viagem?

mala de viagem de mão
Como arrumar mala de viagem?

Analisar seu roteiro e a previsão do tempo no período da sua viagem é o começo da arrumação da mala. Faça um check list para poder separar as peças, lavar e ir arrumando aos poucos. Aqui no Quero Viajar Mais tem um guia que você pode consultar quando estiver arrumando a mala para viajar.

Veja um modelo de lista que você pode utilizar para arrumar a mala. Um alternativa para o check list é o aplicativo Pack the Bag. Mas ressalto que o ideal é levar o menos possível e viajar de forma leve.

 

Roupas

  • 4 camisetas
  • 2 camisas
  • 4 roupas íntimas
  • 2 trajes de banho
  • 1 calça jean
  • 1 calça-bermuda
  • 1 bermuda / saia
  • 1 bermuda / vestido
  • 1 conjunto segunda pele
  • 1 casaco tipo fleece
  • 1 capa / jaqueta de chuva
  • 1 chinelo
  • 2 tênis
  • 1 chapéu / boné
  • 1 toalha de microfibra
  • 1 canga
  • 1 óculos escuro
  • Higiene
  • Shampoo e sabonete
  • Desodorante (Não aérosol)
  • Escova e pasta de dente
  • Fio dental
  • Cortador de unha
  • Lenços umedecidos
  • Protetor solar
  • Maquiagem, sem exagero
  • *Frascos até 100ml

 

Documentos

  • Passaporte / Visto
  • Cópia dos doctos no email
  • Carteira de motorista
  • Cartões de crédito / débito
  • Comprovante do seguro
  • Carteira de vacinação

 

Acessórios

  • Adaptador universal
  • T de tomada / benjamim
  • Cadeados
  • Carregador portátil
  • Carregador de carro
  • Cinto porta dinheiro
  • Caixa de som pequena
  • Mochila híbrida + ataque
  • Saco que vira mochila
  • Caneta
  • Elástico tipo varal
  • Celular, lap top e câmera
  • Saco plástico e ziploc

 

Medicamentos

  • Dor de cabeça e corpo
  • Diarréia / Alergia / Náusea
  • Band-aid
  • Remédios de uso pessoal

 

Além de ter separado tudo o que você irá precisar, algumas dicas de como colocar os itens ajudam muito na organização. Por exemplo: coloque peças compridas como calças e vestidos por baixo, já as que serão usadas primeiro em cima, separar objetos pequenos como roupas íntimas em bags menores, entre outras.

  • Comece pelas calças ou vestidos e saias longas. Estenda as calças na mala, deixando as pernas de fora. Coloque uma peça sobre a outra alternando o sentido;
  • Sobre essas roupas maiores, coloque as mais curtas (shorts, bermudas, saias), sempre sem dobrá-las;
  • Camisetas podem ser guardadas em rolinhos ou dobradas;
  • Nos cantos, coloque as bags com roupas íntimas, acessórios, etc;
  • Se levar pijama, deixe-o por último para ficar bem por cima. Evita ter de desfazer a mala em escalas curtas.
  • Uma última dica que pode salvar o seu dia caso você tenha uma mala extraviada é: leve algumas peças íntimas e roupa bem leve na mala de mão para usá-los caso sua mala não chegue junto com você no seu destino.

Incrível => Fotos de viagem pelo mundo

 

Tamanhos da mala de viagem

dicas para organizar a mala de viagem
No geral há malas P, M, G | Foto: Portal das Malas.

Antigamente, na hora de escolher a mala, a gente só pensava no tempo de duração da viagem – quanto mais dias de trip, maior era a mala -, exceto no caso de mochileiros que costumam optar por uma mochila bem minimalista. Mas, hoje em dia não é bem assim, uma vez que as companhias aéreas passaram a ter novas regras em relação ao peso e tamanho.

Além disso, os viajantes mais assíduos, aos poucos passam a praticar o desapego material tanto em viagem, quanto na vida e assim, passam a utilizar malas cada vez menos e mais leves. Veja os tamanhos mais comuns das malas encontradas nas lojas:

 

Mala de viagem grande

As malas de viagem grande sempre eram as preferidas para viagens para Europa, por exemplo, para caber tudo “que era necessário” para conhecer os diversos destinos do continente. Hoje em dia ela é preterida pelo mesmo motivo, o tamanho. Afinal, não é tão fácil se descolar com uma mala enorme e pesada, além de que podem resultar em taxas de excesso de bagagem. Geralmente, essas malas tem até 77 centímetros de altura e comportam 32 quilos.

Evite-a, principalmente, se sua trip tem várias paradas. A situação se complica se você fará deslocamentos internos, quando as regras das cias aéreas são diferentes e podem se chocar com o tamanho da sua mala. Vou te dar um exemplo prático: se você viaja do Brasil para Buenos Aires com uma mala de 32 quilos, certamente terá complicações para embarcar em uma empresa local que voa de Buenos Aires para Bariloche, exceto se pagar por excesso de bagagem.

Outra ideia equivocada é que viagens de trem não limitam o tamanho das malas. É bem verdade. Porém, você terá que subir e descer dos vagões com uma mala grande (são altos), além de ter que encontrar lugar para encaixar a sua mala.

Os ônibus são os mais convenientes para quem viaja com mala grande. Ainda assim, as empresas low cost que operam na Europa, já exigem malas menores para os porões dos transportes.

E quando o assunto é carro alugado, nem preciso dizer que você terá que reservar um com um porta-malas grande se quiser transportar sua bagagem tranquilamente.

 

Mala de viagem média

A mais utilizada pelos viajantes em geral, a mala de viagem média pode ser adaptada para viagens curtas, como um fim de semana, e até trips mais longas por outros continentes, desde que você siga as dicas de arrumação da mala e se foque no essencial. Geralmente, essas malas tem até 66 centímetros de altura e comportam 23 quilos.

Essa é o tipo de mala para uma viagem acima de 15 dias, principalmente durante o inverno. A maioria das cias aéreas internacionais incluem esse tamanho já na compra da passagem aérea. Mas lembre-se que isso não inclui toda e você poderá pagar por ela. Lembre-se, como citei anteriormente, de considerar como ocorrerão os deslocamentos internos, pois malas de 23kg podem ser cobradas por cias locais.

 

Mala de viagem pequena de mão para cabine

Também conhecidas como mala de bordo ou bagagem de mão, as malas do tamanho P são as preferidas dos viajantes mais assíduos pela praticidade de carregá-la e porque ela é levada a bordo, sem necessidade de despachá-la e pagar as taxas das companhias aéreas. Geralmente, essas malas tem até 55 centímetros de altura e comportam 10 quilos.

Aqui vai outra dica: esteja muito atento ao que levar nessa mala, pois ela passará por raio-x. Além disso, por conta da alta demanda de bagagens de cabine, se você for uma das últimas pessoas a entrar no avião, pode não encontrar lugar para ela. Daí um comissário oferecerá o despacho gratuito obrigatório dela.

 

Kit mala de viagem

Os kits de mala de viagem são bem úteis porque você terá a disposição diferentes tipos de mala para qualquer tipo de viagem, além de que comprar os kits geralmente é mais econômico do que adquirir as malas separadamente.

   

Há diversos tipos de kits: 2 malas P e M; 3 malas P, M e G; 2 malas P e M e uma frasqueira, além de outros kits com até 5 peças. Esse é meu modo preferido de comprar malas. Serve para toda família.

 

Mala de viagem infantil

As malas de viagem infantil tem um lado mais lúdico e educativo de ensinar as crianças a partir de 3 anos de idade de organizar seus pertences e cuidar deles na viagem.

Geralmente, elas possuem tamanho um pouco menor que as pequenas, tendo em média 30 centímetros de altura. O grande destaque para os pequenos, claro, são as cores, os personagens infantis e até os formatos divertido, como de caminhão.

Dica => Como tirar fotos viajando sozinho

 

Qual o tamanho da mala permitida no avião?

anac
Qual o tamanho da mala permitida no avião?

De acordo com as regras da Agência Nacional de Aviação (Anac), nos voos nacionais cada passageiro (adulto ou criança) tem direito a 23 quilos de bagagem (franquia de bagagem). Pode-se despachar mais de um volume, desde que o peso total não exceda esse limite.

Já a bagagem de mão, que vai com o passageiro na cabine e é colocada embaixo do assento, o peso total não pode exceder 5 quilos e a soma das dimensões da bagagem (comprimento + largura + altura) não pode ultrapassar 115 centímetros. E nesta mala não pode levar objeto cortante e nem líquidos em embalagens com mais de 100 ml.

Para voos internacionais, a Anac cada passageiro terá direito a transportar duas bagagens, de até 32 quilos cada, sendo que o tamanho da mala permitido depende da companhia aérea. Para a bagagem de mão também vale a regra da companhia aérea que pode exigir determinado tamanho ou peso.

Mas, embora essas sejam as regras da Anac não há um obrigatoriedade no cumprimento das empresas internacionais, por isso, é importante ver as regras na hora de comprar a passagem aérea. Até porque, empresas low cost não costumam incluir gratuitamente a franquia de bagagem que precisa ser paga à parte (já paguei 25 euros em uma passagem e mais 50 apenas pela bagagem). Por isso, veja as regras de cada companhia.

Como ter => Internet ilimitada na viagem

 

Seguro viagem para bagagem

seguro viagem com cobertura para bagagem
Seguro bagagem é muito útil, sobretudo em viagens internacionais.

Assim como o seguro viagem para saúde, o seguro bagagem é um serviço muito importante para todo viajante. Afinal, um dos maiores perrengues de viagem é chegar no destino e no desembarque descobrir que sua bagagem foi parar em outro lugar ou foi danificada.

Infelizmente, isso acontece e mais do que a gente gostaria. O extravio de bagagens está no 2º lugar do ranking de reclamações da Anac. Por isso, uma das principais formas de minimizar os prejuízos é contratando um seguro viagem com cobertura para extravio de bagagem.

Entre os serviços mais comuns são o auxílio na localização da bagagem extraviada, cobertura por atraso de bagagem e por extravio de bagagem, entre outros.

Para tentar se resguardar dos transtornos de uma mala perdida declare o valor da bagagem antes de viajar, guarde os comprovantes de compras, etiquete e feche bem a mala e leve objetos importantes e caros na mala de mão.

Caso seu destino seja EUA, dê preferência às malas com cadeado interno ou externo aprovado pela TSA (pois ela tem uma chave universal utilizada pela polícia norte-americana).

 

Perrengues com mala de viagem

E antes de finalizar este artigo, veja algumas dicas finais para evitar passar sufoco com sua mala de viagem:

  • Sinalize-a bem para evitar trocas na esteira;
  • Anote a senha da trava ou do cadeado para não esquecer e precisar arrombar a mala;
  • Se transportar bebidas ou vidros, insista em colocar o adesivo de frágil (não sei se funciona 100%, mas é uma tentativa);
  • Se for viajar em família, distribua roupas de cada viajante em malas diferentes. Caso alguma extravie, ninguém fica totalmente sem roupa;
  • Se viajar sozinho ou sozinha, leve algumas peças na bagagem de mão, caso sua mala seja extraviada, você poderá ao menos contar com roupas limpas até ela ser encontrada;
  • Alguns aeroportos oferecem guarda-volumes. Pode ser uma opção para deixar em passeios de bate-volta ou até mesmo para viajar internamente mais leve;
  • Consulte se o destino tem muitas escadas ou elevador para subir com a bagagem;
  • Vai chegar de madrugada? Cuidado com o barulho que sua mala fará na hospedagem;
  • Verifique se todas as rodinhas estão funcionando. Basta uma travar para dificultar todo o deslocamento;
  • Cuide da segurança. Não dispense cadeado;
  • Se está voltando com compras ou viajando com algo que chame a atenção, fotografe a interior da mala. Pode servir para identificar a falta de alguns itens;
  • Qualquer dano que você perceber à sua mala, procure a cia aérea e preencha um formulário de reparação;
  • Não viaje com uma mala muito velha, com problemas. Eu já insisti nisso e recebi a mala totalmente arrebentada, sustentada por fita adesiva no destino final;
  • Mala de rodinhas são minhas preferidas, mas se seu destino for mais rústico, lembre-se que ela é uma péssima escolha para destinos de praia ou mata;
  • Essa é polêmica e apenas baseada na minha experiência: é melhor uma mala grande do que várias pequenas. Dar conta de mais de uma mala por pessoa é loucura! Principalmente com tantos outros objetos que acabam ficando nas mãos, como celular, documentos de embarque, passagens. Uma hora, você acaba esquecendo algo em algum lugar;
  • Mantenha sua mala sempre ao alcance dos olhos para evitar acidentes (alguém tropeçar ou ela sair deslizando). As rodinhas 360º são super práticas, mas você acaba esquecendo que elas não têm “freio” e o resultado pode ser desastroso. Minha mala já saiu deslizando do final do corredor de um ônibus até bater na marcha, ao lado do motorista (pense numa vergonha!). Ou pior: minha mala já saiu descontrolada por baixo de um viaduto, indo em direção ao fluxo de carros que passavam velozmente. Nem sei o que teria acontecido se eu não tivesse corrido desesperada para pará-la!

 

Dicas de Mala de Viagem

Escolher a mala de viagem exige atenção e cuidado, afinal você quer que essa companheira dure por muitas trips e ainda proteja nossas roupas e objetos em cada voo ou deslocamento. Por isso, para te ajudar, exemplifiquei os tipos e tamanhos mais comuns das malas e ainda dicas para escolher a ideal.

Além disso, reuni outras dicas importantes como locais para comprar sua mala, o que levar e como arrumar e ainda a importância do seguro bagagem, deixado de lado sobretudo por viajantes em território nacional. Mas, independente de sua viagem ser dentro ou fora do Brasil, faça um seguro viagem. Ele te salva de muitos problemas e perrengues.

Espero que minhas dicas possam te ajudar na hora de escolher sua mala e que ela seja companheira de muitas e muitas trips pelo mundo afora.
Pesquisando sobre mala de viagem? Ainda tem dúvidas? Gostaria de compartilhar sua história ou perrengue com mala em viagem? Deixe suas dicas e comentários!

Até + !!!

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Carolina Brusarosco

ESCRITO POR

Carolina Brusarosco

Jornalista, pós-graduada em Jornalismo Literário, sagitariana e cheia de paixões distintas. De origami a astronomia, de pets a romances de Jane Austen. Uma das maiores paixões é escrever sobre turismo. Sonha em fazer o Caminho de Santiago de Compostela, conhecer todos os continentes e (quando tiver) levar seus filhos para mochilões mundo afora.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Tours Nacionais

Reserve atividades com pagamento em até 10x

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Tours Nacionais

Reserve atividades com pagamento em até 10x

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *