Viajar barato: 10 dicas matadoras para economizar mais

Viajar barato: 10 dicas matadoras para economizar mais

Imagem do Autor por Guilherme Tetamanti
5/5 - (5 votos)
COMPARTILHE

Viajar barato: 10 dicas matadoras para economizar mais

Durante uma viagem de turismo sempre estamos dispostos a gastar mais do que o necessário, afinal foi um ano duro de trabalho para conseguir suados 20 a 30 dias de férias. Claro que isso é merecido e eu mesmo muitas vezes exagero nos gastos, mas adoro conseguir dicas para viajar mais barato.

Contudo, sempre há quem goste de poupar para a próxima viagem ou para um carro novo.

Neste artigo, compartilho as melhores dicas de viagem para evitar o desperdício de dinheiro e ajudá-lo em suas viagens, desde uma semana em Fortaleza, até uma volta ao mundo.

Vai viajar? => Saiba as reais vantagens de contratar um seguro viagem

10 dicas para viajar mais barato

Viajar barato

 

 

Viajando fui aprendendo a reconhecer o que realmente faz diferença e irá deixar boas lembranças e histórias para o futuro. Descobri na prática a diferença entre não ter dinheiro para um passeio e poder ficar em um resort em Gili Trawangan, na Indonésia.

Tudo é questão de pesquisa e planejamento para conseguir fazer o que deseja.

CLIQUE AQUI para comprar online moeda estrangeira »

 

1) Planejamento financeiro

Saiba exatamente quanto poderá gastar por dia. Tenha uma planilha em excel com todos os gastos com passagens aéreas, hotéis e alimentação. O restante são despesas com diversão. Acredite, não ter um orçamento definido é o primeiro passo para estourar o limite do cartão de crédito ou ter que voltar para casa antes do previsto;

 

2) Saber como gastar

Tão importante quanto planejar os gastos é saber como geri-los. Para uma viagem mais longa é impossível levar tudo em dinheiro vivo e, saber utilizar os cartões, pode economizar bastante.
Para fazer saques, prefira o cartão de débito e saque o maior montante possível. As taxas são cobradas por saque e quanto menos vezes sacar, mais diluirá as tarifas. Para gastos com reservas de hotéis e passagens aéreas utilize a função crédito, pois além de acumular milhas, geralmente as taxas são menores;

 

3) Viajar na baixa temporada

A melhor dica é agendar sua viagem para datas antes ou depois dos períodos de alta temporada. Nessas épocas, os pontos turísticos não estão lotados, o clima é mais agradável e poderá realmente viajar mais barato. Claro, é difícil mas evite feriados, carnaval e réveillon;

 

4) Viajar de avião

Se pretende viajar para a Europa, Sudeste Asiático e Austrália, certamente as passagens aéreas irão pesar menos no orçamento do que qualquer outro meio de transporte. Graças as companhias de baixo custo como Easy Jet, Ryanair, Air Asia e Jet Star é possível conseguir tarifas muitos baratas;

 

5) Escolher trechos para viajar à noite

Não importa o meio de transporte que utilizar, se a viagem durar mais de 6 horas, procure dormir durante todo o período, pois economizará uma diária de hotel;

 

6) Gastar menos com hospedagem

Essa é uma das maiores despesas de viagem. Dormir e ter uma cama confortável é o que muitos nunca irão dispensar. Existem alguns serviços que nos auxiliam a ter hospedagens gratuitas, como o couchsurfing, e outros que disponibilizam melhores instalações com ótimos preços, como o Airbnb.

 

7) Não ter pressa para viajar

Acredito que essa é a dica mais difícil e ao mesmo tempo mais importante. Geralmente as pessoas querem conhecer muitos países e ter vários carimbos no passaporte.
Com essa pressa acabam deixando para traz tantos outros benefícios. Ficar mais tempo em uma cidade é bom, pois conseguimos descontos nos hotéis e gastamos menos com transporte, que são as principais contas da viagem. Além disso, criamos mais vínculos com os locais para abrir uma porta para futuras visitas;

 

8) Escolher destinos mais baratos

Saber quais países escolher em uma viagem é decisivo para o orçamento de viagem. Países do primeiro mundo como Japão, Austrália e Estados Unidos são certamente mais caros que muitos do Sudeste Asiático e América do Sul.
Se a grana estiver curta, não deixe de viajar e priorize gastar pouco. Certamente irá se surpreender;

 

9) Dividir as despesas

Ter um acompanhante de viagem, certamente irá diminuir os custos com quartos de hotel, alimentação e aluguel de carros. Além de dividir também as histórias que irão contar no final da viagem. Porém, viajar sozinho é libertador…vejas as vantagens e desvantagens de viajar sozinho.

 

10) Cozinhar e evitar o álcool

Deixei essa dica de viagem por último, pois é provavelmente o que acaba com o orçamento de grande parte dos viajantes. Sempre conseguirá encontrar bons mercados locais para comprar comidas e bebidas. Para isso, procure hospedar-se em locais onde consiga cozinhar e economizará com restaurantes.
Beber com moderação é outra dica valiosa. Claro que não devemos nos privar de pequenos prazeres, mas evitar o consumo excessivo de álcool irá salvar sua reserva de dinheiro e sua saúde.

Antes de viajar, pesquise em sites e blogs de viagem para ter uma previsão de gastos em seus destinos de viagem. Aqui no blog, sempre haverá dicas sobre o assunto, basta procurar na página de cada destino. O Numbeo, é um site em inglês que disponibiliza o custo de vida em diversos países do mundo. Vale a pena conferir para planejar sua viagem.

Particularmente, não gosto de seguir a risca as recomendações de guias de viagem, mas é sempre bom ter algumas dicas. Prefiro analisar alguns roteiro prontos, para conhecer as principais atrações e planejar o roteiro com as minhas preferências.

Durante uma viagem, sempre nos deparamos com aproveitadores tentando passar a perna em turistas e praticar famosos golpes em viagens. Tenha cuidado e evite prolongar conversas quando perceber se a pessoa pretende receber uma comissão.

O último conselho é ser cara-de-pau e pedir descontos sempre que possível. Pechinchar é uma prática que funciona em qualquer canto do planeta.

 

Possui outras dicas para economizar?

Sempre que viajamos encontramos gente com diferentes ideias para economizar. Seja com alimentação, hospedagem, transporte ou diversão, sempre existe uma maneira diferente.

Procurando dicas para viajar mais barato? Ainda tem dúvidas? Gostaria de contar suas experiências? Deixe suas dicas e comentários!

Até + !!!

CATEGORIAS
COMPARTILHE
Imagem do Autor
ESCRITO POR
ESCRITO POR
Guilherme Tetamanti

Paulistano de 40 anos e muita história pra contar. Amo e odeio a selva de pedra, e por isso faço de tudo pra viajar. Sou empresário, administrador de empresas e criador de algumas lojas virtuais. Vendi tudo em 2011 para realizar o sonho de fazer uma viagem de volta ao mundo e praticar fotografia, uma de minhas paixões. Sempre fugi das aulas de redação, mas a vontade de viajar, fazer novas amizades e compartilhar minhas andanças, me motivaram a criar o Quero Viajar Mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários do post
  1. Andressa Fociatto
    viajar na baixa temporada faz todo sentido sempre tento programar minhas férias pra setembro que acho uma epoca boa. gostei das dicas!
  2. Erika Dias da Silva
    Guilherme, vou para California e farei San Francisco a San Diego de carro. tenho pouco tempo em San Francisco e escolhi me hospedar no Super 8 da Lombard Street. Gostaria de ir jantar no Fisherman's Wharf e passear em Chinatown. Consigo ir usando o cable car? a gente usa como onibus, subindo e descendo onde quizer? Seu blog foi um achado, obrigada
  3. Guilherme Tetamanti
    Oi Erika, Também fiz essa viagem de carro na Califórnia, vale muito a pena. Sério que vai ficar na Lombard? Nossa, é uma das ruas mais lindas do mundo...acordar naqueles jardins deve ser demais. É bem fácil sim usar o bondinho, desce e sobe onde quiser. O problema são os horários de pico, que demora pacas pra conseguir um...mas isso faz parte de uma grande cidade. Obrigado pela visita! Até + !!!
Quero Viajar Mais