Viajar barato: 20 dicas matadoras para economizar mais

Viajar barato: 20 dicas matadoras para economizar mais

Durante uma viagem de turismo sempre estamos dispostos a gastar mais do que o necessário, afinal foi um ano duro de trabalho para conseguir suados 20 a 30 dias de férias. Claro que isso é merecido e eu mesmo muitas vezes exagero nos gastos, mas adoro conseguir dicas para viajar mais barato.

Contudo, sempre há quem goste de poupar para a próxima viagem ou para um carro novo.

Neste artigo, compartilho as melhores dicas de viagem para evitar o desperdício de dinheiro e ajudá-lo em suas viagens, desde uma semana em Fortaleza, até uma volta ao mundo.

Vai viajar? => Saiba as reais vantagens de contratar um seguro viagem

Dicas para viajar mais barato

Viajar barato

Viajando fui aprendendo a reconhecer o que realmente faz diferença e irá deixar boas lembranças e histórias para o futuro. Descobri na prática a diferença entre não ter dinheiro para um passeio e poder ficar em um resort em Gili Trawangan, na Indonésia.

Tudo é questão de pesquisa e planejamento para conseguir fazer o que deseja.

Planejamento financeiro

Saiba exatamente quanto poderá gastar por dia. Tenha uma planilha em excel com todos os gastos com passagens aéreas, hotéis e alimentação. O restante são despesas com diversão. Acredite, não ter um orçamento definido é o primeiro passo para estourar o limite do cartão de crédito ou ter que voltar para casa antes do previsto;

Saber como gastar

Tão importante quanto planejar os gastos é saber como geri-los. Para uma viagem mais longa é impossível levar tudo em dinheiro vivo e, saber utilizar os cartões, pode economizar bastante.

Para fazer saques, prefira o cartão de débito e saque o maior montante possível. As taxas são cobradas por saque e quanto menos vezes sacar, mais diluirá as tarifas. Para gastos com reservas de hotéis e passagens aéreas utilize a função crédito, pois além de acumular milhas, geralmente as taxas são menores.

Viajar na baixa temporada

A melhor dica é agendar sua viagem para datas antes ou depois dos períodos de alta temporada. Nessas épocas, os pontos turísticos não estão lotados, o clima é mais agradável e poderá realmente viajar mais barato. Claro, é difícil mas evite feriados, carnaval e réveillon.

Viajar na baixa temporada é sempre uma boa estratégia para reduzir custos. Em feriados, períodos de férias no Brasil e/ou no exterior, dependendo da época em que você vá viajar, tudo fica mais caro: passagens aéreas, diárias em hotéis, passeios e atrações no local.

Se você puder optar por viajar em épocas menos concorridas, certamente você irá poupar e poderá até investir este dinheiro em atividades que não faria se já gastasse mais apenas com a emissão da sua passagem, por exemplo.

Viajar de avião

Se pretende viajar para a Europa, Sudeste Asiático e Austrália, certamente as passagens aéreas irão pesar menos no orçamento do que qualquer outro meio de transporte. Graças as companhias de baixo custo como Easy Jet, Ryanair, Air Asia e Jet Star é possível conseguir tarifas muitos baratas.

Escolher trechos para viajar à noite

Não importa o meio de transporte que utilizar, se a viagem durar mais de 6 horas, procure dormir durante todo o período, pois economizará uma diária de hotel.

Gastar menos com hospedagem

Essa é uma das maiores despesas de viagem. Dormir e ter uma cama confortável é o que muitos nunca irão dispensar. Existem alguns serviços que nos auxiliam a ter hospedagens gratuitas, como o couchsurfing, e outros que disponibilizam melhores instalações com ótimos preços, como o Airbnb.

Não ter pressa para viajar

Acredito que essa é a dica mais difícil e ao mesmo tempo mais importante. Geralmente as pessoas querem conhecer muitos países e ter vários carimbos no passaporte.

Com essa pressa acabam deixando para traz tantos outros benefícios. Ficar mais tempo em uma cidade é bom, pois conseguimos descontos nos hotéis e gastamos menos com transporte, que são as principais contas da viagem. Além disso, criamos mais vínculos com os locais para abrir uma porta para futuras visitas.

Escolher destinos mais baratos

Saber quais países escolher em uma viagem é decisivo para o orçamento de viagem. Países do primeiro mundo como Japão, Austrália e Estados Unidos são certamente mais caros que muitos do Sudeste Asiático e América do Sul

Se a grana estiver curta, não deixe de viajar e priorize gastar pouco. Certamente irá se surpreender.

Dividir as despesas

Ter um acompanhante de viagem, certamente irá diminuir os custos com quartos de hotel, alimentação e aluguel de carros. Além de dividir também as histórias que irão contar no final da viagem. Porém, viajar sozinho é libertador.

Cozinhar e evitar o álcool

Deixei essa dica de viagem por último, pois é provavelmente o que acaba com o orçamento de grande parte dos viajantes. Sempre conseguirá encontrar bons mercados locais para comprar comidas e bebidas. Para isso, procure hospedar-se em locais onde consiga cozinhar e economizará com restaurantes.

Beber com moderação é outra dica valiosa. Claro que não devemos nos privar de pequenos prazeres, mas evitar o consumo excessivo de álcool irá salvar sua reserva de dinheiro e sua saúde.

Antes de viajar, pesquise em sites e blogs de viagem para ter uma previsão de gastos em seus destinos de viagem. Aqui no blog, sempre haverá dicas sobre o assunto, basta procurar na página de cada destino. O Numbeo, é um site em inglês que disponibiliza o custo de vida em diversos países do mundo. Vale a pena conferir para planejar sua viagem.

Particularmente, não gosto de seguir a risca as recomendações de guias de viagem, mas é sempre bom ter algumas dicas. Prefiro analisar alguns roteiro prontos, para conhecer as principais atrações e planejar o roteiro com as minhas preferências.

Durante uma viagem, sempre nos deparamos com aproveitadores tentando passar a perna em turistas e praticar famosos golpes em viagens. Tenha cuidado e evite prolongar conversas quando perceber se a pessoa pretende receber uma comissão.

O último conselho é ser cara-de-pau e pedir descontos sempre que possível. Pechinchar é uma prática que funciona em qualquer canto do planeta.

Couchsurfing

Lugares para viajar com pouco dinheiro no Brasil
Couchsurfing é uma boa opção para quem topa dormir na casa de estranhos.

Para os mais despojados, essa é uma das melhores formas de se hospedar quando estiver viajando. O couchsurfing, se traduzido ao pé da letra, significa “surfe no sofá”.

Parece estranho, mas é só uma maneira prática de indicar que você topa dormir no sofá da casa de alguém. Como não exige uma grande infraestrutura e nem luxo, o custo é bem baixo. Acaba sendo muito mais barato do que uma pousada, hotel ou até mesmo do que o aluguel de um quarto ou uma cama em albergue.

No site Couchsurfing.com, você consegue ver as opções de sofás ao redor do mundo.

Além de ser uma alternativa para reduzir o orçamento da sua viagem, ainda te dá a oportunidade de conhecer pessoas locais e fazer amigos, que podem dar boas dicas de passeios e atividades fora do circuito turístico, daquelas que só quem vive no lugar conhece. Uma ótima maneira de viajar com pouco dinheiro!

Acampamento

Se você não se incomoda com pouco conforto, vá acampar. Barraca e mochilão nas costas, uma lista enorme de campings espalhados pelo Brasil e pelo mundo e pronto: sua hospedagem está ao seu alcance.

A infraestrutura oferecida pelos campings pode variar bastante. Áreas de uso coletivo com fogões e churrasqueiras, pias e tanques para lavar louças e roupas… O preço pelo uso do espaço costuma variar conforme os serviços oferecidos.

Em geral, para saber como fazer um bom camping basta chegar, encontrar um espaço para montar a sua casinha temporária e só. Com as inúmeras lojas especializadas e os diversos modelos de barracas disponíveis, você adquire a que mais se adequa ao seu perfil (menos espaço, mais pessoas, varanda, etc.) e ao seu orçamento.

E, vale lembrar, alguns campings mais moderninhos já oferecem até trailers, motor homes e piscina.

Carona

Para onde viajar com pouco dinheiro
Se for pegar carona com desconhecidos, sugerimos que seja através de aplicativos.

Em tempos nos quais as pessoas estão cada vez mais individualistas e que, por sua vez, o meio ambiente anda sobrecarregado, dividir um tanque de combustível com os amigos é uma ótima solução para chegar até o seu destino.

Fazer o copiloto, dividindo o banco do carona e o combustível, pode representar uma grade economia no orçamento da sua viagem.

Se você conhece alguém, tem amigos ou familiares que estarão no mesmo lugar escolhido por você, pelo mesmo período, aproveite e proponha o esquema de carona. Custos compartilhados beneficiam a todos e tanto você quanto o dono do carro terão companhia durante o trajeto.

E, se você for pegar carona com desconhecidos, sugerimos que seja através de um dos aplicativos de carona solidária que já estão disponíveis. Nestes casos, é obrigatório que tanto quem oferece a carona como quem vai dividir a viagem se cadastrem previamente, o que aumenta a segurança.

Eu tenho inúmeras histórias sobre carona. Uma delas acabei dormindo em uma casa da árvore no Hawaii, durante a minha minha volta ao mundo. Nessa época nem tinha aplicativo para isso, então foi na sorte mesmo. Mas hoje em dia é mais prático.

O processo para pegar carona é simples: você indica o caminho que precisa percorrer ou o local onde quer ir e o aplicativo te indica quais motoristas estão prestes a fazer essa rota. Uma vez escolhido quem te dará a carona, você automaticamente se compromete a dividir os custos do trajeto.

Porém, cuidado com caronas aleatórias no meio do caminho. Nunca se sabe quem está atrás do volante!

Troca de experiências

Como viajar para o exterior com pouco dinheiro
Você pode trocar seu trabalho por hospedagem.

Já pensou em trocar a sua experiência, suas habilidades pessoais ou o seu conhecimento profissional por hospedagem? Não é sonho, é realidade e acontece nos cinco continentes.

Funciona assim: você cria um perfil nos sites dos programas de trabalho (WorldpackeresWork Away ou Help X), indicando quais são as suas especialidades, estejam elas relacionadas à sua formação e atuação como profissional ou no que se refere ao que você sabe e gosta de fazer.

A próxima etapa é você analisar as oportunidades de trabalho disponíveis no país e cidade que você quer passar um tempo e, então, enviar o seu perfil.

Você pode ser contratado para prestação de serviço voluntário ou remunerado. A moeda de troca pode ser dinheiro, hospedagem ou alimentação. A única certeza é que você terá uma experiência singular que vai te render conhecimento, troca cultural e aprendizado. As áreas de trabalho prezam pelo que gera impacto social e tenha um propósito.

Você pode aplicar para trabalhar com agricultura, permacultura, fazendas orgânicas, parques ecológicos, jardinagem, cuidado de animais, florestas e preservação ambiental, construção civil, construção sustentável, hotelaria e limpeza em albergues, aulas e atividades em escolas…

Os custos da viagem (passaporte e visto, quando aplicável, e passagem) são de responsabilidade do viajante e, para se cadastrar em uma dessas plataformas, você vai desembolsar entre trinta e cinquenta dólares por ano. Mesmo assim, o que esta troca proporciona vai muito além deste investimento anual! Outra ótima opção de viajar com pouco dinheiro!

Pouca mala

Como viajar com a família com pouco dinheiro
Leve somente o necessário na sua mala.

Com a mudança recente nas regras de transporte de bagagens das companhias aéreas, viajar com grandes volumes de mala pode ser um problema. Mesmo a bordo, as dimensões e o peso são restritos e você pode acabar tendo um prejuízo enorme se não planejar a sua mala corretamente.

Para viagens de carro ou de ônibus, isso não é uma questão. Mas, de avião, esteja certo dos limites de peso e das dimensões das malas que você poderá levar a bordo ou deverá despachar.

Leve somente o necessário: nada de colocar dezenas de opções de looks para escolher a cada dia da viagem. Pense no clima do local na ocasião da viagem, nas atividades que você vai fazer – se mais esportivas ou não, se demandam o uso de roupas mais sociais ou não.

Conte quantos dias estará fora e calcule a quantidade de roupas que você vai precisar. Se conseguir saber com antecedência se terá como lavar e secar suas roupas durante a viagem, será uma baita vantagem. Assim você poderá levar menos roupas e garantir que terá peças limpas por toda a estadia.

Os itens mais pesados (botas, casacos de couro, calça jeans…) já devem estar vestidos. Assim você não sobrecarrega e nem ocupa muito espaço na mala. E cá para nós, a viagem é muito mais importante que a quantidade de roupas. E está mais do que na hora de passarmos a fazer um consumo consciente.

No meu livro Quero Viajar Mais dedico uma parte do primeiro capítulo somente ao desapego material. E adianto: exceto se você for bem rico, só conseguirá viajar com pouco dinheiro dessa forma.

Alimentação

Como economizar na alimentação em viagens
Custo equilibrado entre as refeições traz economia e bem-estar.

Provar a comida das diferentes cidades do mundo é uma delícia.

A gastronomia também é uma forma de nos trazer mais para perto da cultura e dos hábitos dos lugares. Por isso, sempre tem aquele super restaurante estrelado e recomendado, mas esta não é a única chance que você terá de provar pratos típicos.

Pergunte para os seus anfitriões ou para os responsáveis pelo lugar no qual você estará hospedado por um restaurante de bairro, tradicional, que todo mundo da cidade frequenta. Peça sugestões de restaurantes familiares, imperdíveis.

Se tiver hospedado em uma casa, pousada ou albergue que tenha cozinha, não perca a chance de ir ao mercadinho mais próximo, fazer umas compras e cozinhar. Com simplicidade e pouco dinheiro você garante o café da manhã, um lanche e almoço ou jantar.

Outra boa alternativa, para quem não é muito fã de cozinha é tomar um bom café da manhã, comer algo rápido no horário de almoço, entre um passeio e outro, e jantar melhor. Custo equilibrado entre as refeições traz economia e bem-estar!

Atrações culturais

Viagem com passeios baratos
Museus costumam oferecer horários específicos com entrada gratuita.

É comum que museus tenham um dia e um horário específicos com entrada gratuita. Então, antes de sair para visitar os que são do seu interesse, se informe e planeje para visitar e conhecer as obras dos seus artistas preferidos sem gastar um tostão.

Se o dia da gratuidade não atender a agenda da sua viagem, tente comprar os passaportes de museus e atrações que algumas cidades dispõem. Geralmente, é um pacote de tickets que atendem a pelo menos duas atrações culturais, podendo chegar até cinco ou seis e, por serem comprados em conjunto, têm um desconto no preço total. Só fiquem atentos ao período indicado nos ingressos, para não perder o prazo de uso.

Comprar entradas para parques, teatros e shows com antecedência também pode ser mais barato do que comprar quando você já tiver chegado na cidade que vai passar o seu tempo de descanso e curtição. Mais uma opção para viajar com pouco dinheiro

Transporte e deslocamento

Viajar gastando pouco com transporte
Transportes públicos coletivos sempre têm o menor custo.

Metrô, bonde, trem, ônibus: os transportes públicos coletivos sempre têm o menor custo. Dependendo de onde você estiver, é possível comprar passes diários, semanais, mensais e gastar ainda menos!

Táxis em alguns países são bem baratos, mas nem sempre agradáveis ou seguros. E os carros por aplicativo já estão presentes em muitos lugares, mas em alguns casos podem exigir um número de telefone local ou cartão de crédito internacional, o que acaba complicando a utilização.

Outra boa forma para se locomover é a pé ou de bicicleta. Além das estações de bike que tomam conta de muitas cidades pelo mundo, albergues, campings e anfitriões de couchsurfing, inclusive, podem ter uma bicicleta para emprestar ou alugar.

Tenha um mapinha em mãos, seja de papel ou no celular, analise as rotas e siga seu rumo para viajar com pouco dinheiro.

Definir prioridades

Planejamento para viagem barata
Monte o seu roteiro definindo e priorizando o que importa para você.

Esse é o principal ponto para que você consiga viajar com pouco dinheiro. Se você não quer abrir mão de um jantar no restaurante do chef mais conceituado do momento, reveja o seu orçamento de viagem para saber de onde pode reduzir.

Se você prefere passar um dia inteirinho no museu que tem a entrada mais cara, não importa o dia da semana, e com isso vai gastar um pouquinho mais para comer um sanduíche e tomar um café por lá, tire os excessos de uma noitada e volte mais cedo, sem gastar com o táxi.

Monte o seu roteiro definindo e priorizando o que importa para você, de fato, nessa viagem. Pesquise, leia livros e blogs de viagens, converse com quem já esteve no destino que você irá visitar.

Faz toda a diferença viajar com um conhecimento base sobre o local e tendo em mente o que você busca. Tudo isso ajuda a conquistar o seu objetivo de viajar com pouco dinheiro.

O importante é ter planejamento e foco. Essa é a chave para você viajar com pouco dinheiro e ter a garantia de que vai economizar.

Dicas para viajar com pouco dinheiro

Como viajar com pouco dinheiro
Entrevista sobre volta ao mundo: é preciso economia.

Assim que escolher o próximo destino, faça um orçamento inicial e, com essas dicas, reavalie como e onde pode reduzir as suas despesas para viajar com pouco dinheiro. É como tenho dito em muitas entrevistas e para os meus leitores: sem economia, você não conseguirá cruzar muitas fronteiras. Sabendo disso, é só arrumar a mala e partir!

Essas e outras dicas estão meu livro Quero Viajar Mais, um passo a passo para organizar uma viagem incrível, das férias a sua volta ao mundo.

Dica final: como fazer câmbio seguro e economizar?

É comum ficarmos antenados na cotação da moeda estrangeira quando precisamos comprá-la. De um dia para outro, podemos gastar mais ou economizar uma grana na hora de comprar moeda estrangeira, pois a cotação é algo que varia muito, inclusive em um único dia.

Ou seja, de manhã, o dólar pode estar mais barato do que depois do fechamento das bolsas ou vice-versa… O fato é que nem sempre dá para sair correndo em uma casa de câmbio quando moedas fortes, como o dólar, euro ou libra, baixam.

Por isso, pega só essa dica: você sabia que dá para fazer câmbio online, sem sair de casa? Funciona assim: você entra no site da Confidence Cambio, faz a cotação, paga pelo valor que você precisa e a empresa leva o dinheiro no seu endereço.

E se você prefere cartão pré-pago é a mesma coisa: é só escolher o valor, pagar e esperar a entrega chegar na sua casa.

E isso não é tudo: dá para ativar notificações quando a moeda do seu interesse muda de cotação. Já pensou quanta praticidade? É o fim das taxas altas, da correria às vésperas da viagem e da insegurança ao transportar dinheiro por aí.

Como enviar dinheiro durante viagens longas

Para viagens mais longas, como intercâmbio ou um período amplo fora do Brasil, você pode fazer uma Remessa Online, que nada mais é do que transferir dinheiro da sua conta para a conta de outro país, e vice-versa.

Tudo é bem simples e seguro. Você só tem que preencher seus dados, inserir as informações da conta de destino, verificar a cotação bem como taxas e impostos aplicados, e enviar.

Toda a operação é reconhecida e autorizada pelo Banco Central do Brasil e o beneficiário recebe o dinheiro em um dia útil.

Faça sua simulação agora no Remessa Online e insira o cupom de desconto: QUEROVIAJARMAIS para ainda mais vantagens.

Possui outras dicas para economizar?

Sempre que viajamos encontramos gente com diferentes ideias para economizar. Seja com alimentação, hospedagem, transporte ou diversão, sempre existe uma maneira diferente.

Procurando dicas para viajar mais barato? Ainda tem dúvidas? Gostaria de contar suas experiências? Deixe suas dicas e comentários!

CATEGORIAS
COMPARTILHE
Imagem do Autor
ESCRITO POR
ESCRITO POR
Guilherme Tetamanti

Paulistano de 40 anos e muita história pra contar. Amo e odeio a selva de pedra, e por isso faço de tudo pra viajar. Sou empresário, administrador de empresas e criador de algumas lojas virtuais. Vendi tudo em 2011 para realizar o sonho de fazer uma viagem de volta ao mundo e praticar fotografia, uma de minhas paixões. Sempre fugi das aulas de redação, mas a vontade de viajar, fazer novas amizades e compartilhar minhas andanças, me motivaram a criar o Quero Viajar Mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários do post
  1. Andressa Fociatto
    viajar na baixa temporada faz todo sentido sempre tento programar minhas férias pra setembro que acho uma epoca boa. gostei das dicas!
  2. Erika Dias da Silva
    Guilherme, vou para California e farei San Francisco a San Diego de carro. tenho pouco tempo em San Francisco e escolhi me hospedar no Super 8 da Lombard Street. Gostaria de ir jantar no Fisherman's Wharf e passear em Chinatown. Consigo ir usando o cable car? a gente usa como onibus, subindo e descendo onde quizer? Seu blog foi um achado, obrigada
  3. Guilherme Tetamanti
    Oi Erika, Também fiz essa viagem de carro na Califórnia, vale muito a pena. Sério que vai ficar na Lombard? Nossa, é uma das ruas mais lindas do mundo...acordar naqueles jardins deve ser demais. É bem fácil sim usar o bondinho, desce e sobe onde quiser. O problema são os horários de pico, que demora pacas pra conseguir um...mas isso faz parte de uma grande cidade. Obrigado pela visita! Até + !!!
Quero Viajar Mais