Bélgica

Bélgica

O turismo na Bélgica vem ganhando cada vez mais viajantes em busca de boa comida, algumas das melhores cervejas do mundo e muita cultura espalhada pelos pontos turísticos. Se ainda está na dúvida sobre que fazer na Bélgica, saiba que esse pequeno país vem ganhando um grande espaço no turismo e atrai os mais variados tipos de pessoas.

Não é para menos, tudo é muito bonito e simpático, e como de costume na Europa, as coisas funcionam muito bem. Tudo parece uma obra de arte, das praças às estações de trem. Portanto, dá para imaginar que são vários os pontos turísticos na Bélgica!

Eu adoro o país! E, sinceramente, foi uma grata surpresa conhecê-lo, embora muitos brasileiros não o incluam em uma Eurotrip.

Só para ter uma ideia de como o país é importante, você sabia que é na capital da Bélgica que fica a sede da União Europeia? Pois é, veja este artigo até o fim e descubra mais informações sobre o país e o que fazer nele.

Planeje sua viagem => Hotéis na Bélgica

Seguro viagem para Bélgica »

 

Mapa da Bélgica

turismo belgica
Mapa da Bélgica | Foto: Trinaliv, via Wikimedia Commons.
  • Capital: Bruxelas
  • Cidade mais populosa: Bruxelas
  • Língua oficial: Flamengo, francês e alemão
  • Governo: Monarquia constitucional federal parlamentarista
  • Área:  Total 30 528 km²
  • População: 11 420 163 hab.
  • Moeda: Euro
  • Clima: Temperado

*Fonte: Wikipédia

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios na Bélgica »

 

Turismo na Bélgica

turismo na belgica
Bandeira da Bélgica.

Você já viu acima que a Bélgica na Europa, é, cada vez mais, um país que recebe viajantes do mundo inteiro.

Se você está pensando que talvez seja uma boa opção montar um roteiro na Bélgica, saiba que sim, é uma ótima ideia e, com certeza você vai se apaixonar pelo mapa belga com suas diferentes regiões e perfis de cidade.

As regiões podem ser percorridas fazendo um roteiro de carro pela Bélgica. Para tanto, veja como funciona o aluguel de carro na Bélgica com os detalhes de preços, documentos necessários e mais dicas.

Para entender como é o turismo na Bélgica, leia o artigo com dicas de viagem para Bélgica. Nele, você terá um resumo das informações mais importantes do país, como a língua falada e a moeda local, e os melhores passeios na Bélgica, tanto na capital, Bruxelas, quanto nas cidades belgas mais bonitas.

Já pensando na formatação do roteiro, conheça as comidas típicas belgas e descubra que a gastronomia na Bélgica não deixa nada a desejar e é cheia de delícias, como waffle e batatas fritas. Também é um dos melhores lugares do mundo para comer chocolate! Só de imaginar o que experimentei no país, me dá água na boca!!!

E se você é cervejeiro, aproveite os feriados e eventos na Bélgica para conhecer os rótulos das melhores cervejas belgasonde degustar, e ainda, as famosas cervejas trapistas. Assim, você pode montar sua rota da cerveja na Bélgica.

Além de todas essas delícias, uma das curiosidades da Bélgica é ostentar as mais belas edificações europeias, os castelos belgas.

Durante o verão belga, o país também é palco dos famosos festivais belgas, como o famoso Tomorrowland na Bélgica.

Portanto, é fundamental descobrir a melhor época para visitar a Bélgica conhecendo o seu clima e fuso-horário. Outro diferencial do país é ser possível conhecer as principais cidades fazendo um roteiro de trem na Bélgica, um dos meios de transportes mais gostosos de andar na Europa!

Outro detalhe da região é que o inverno na Bélgica começa em dezembro e termina em março. Se você ama o frio, pode fazer uma viagem inesquecível nessa época, pois as temperaturas estão bem baixas, em média perto de 0°C, e em algumas cidades ficam negativas e pode nevar. Eu já estive nesse período e amei! Mas, lembre-se de proteger-se!

No mais, é aproveitar as belas paisagens para curtir uma viagem incrível! Ah, por minha experiência posso afirmar que estar conectado durante uma viagem ao exterior será um detalhe importantíssimo no seu roteiro. Portanto, confira como ter internet na Bélgica.

E para uma viagem sem perrengues, confira as dicas da Bélgica com tudo para você que está embarcando.

 

Morar, trabalhar e estudar na Bélgica

belgica população

Algumas dúvidas sempre estão presentes na rotina daqueles que estão prestes a sair do Brasil e se mudar para Bélgica, seja para trabalhar na Bélgica ou estudar nas instituições de ensino belgas.

Afinal, a partir do momento que você pisar para morar na Bélgica está iniciada a sua jornada de aos poucos fazer parte da sociedade e se integrar no sistema ao qual você vai fazer parte.

Por isso, é importante está com o visto para a Bélgica encaminhado, além de um emprego assegurado ou a matrícula em alguma instituição de ensino efetuada.

Para te ajudar, confira os posts sobre as cidades mais baratas da Bélgica para morar e o custo de vida na Bélgica.

 

O que fazer na Bélgica

o que fazer na belgica

A Bélgica, oficialmente Reino da Bélgica, é um país localizado entre França, Alemanha e Holanda. No entanto, sua história é bem misturada com a dos países vizinhos.

Isso acontece porque a Bélgica é dividida entre três comunidades que tem influências de cada um desses povos. Tanto é que existe mais de um idioma oficial na Bélgica, muito louco! Mas não pense que o país não tem sua personalidade própria.

Para acender mais ainda a sua vontade de conhecer o país, encante-se com o vídeo abaixo do  site oficial de turismo da Bélgica e, em seguida, confira o guia das principais cidades belgas.

 

Bruxelas

curiosidades belgica

A capital da Bélgica, Bruxelas, é reflexo dessa mistura de influência dos países vizinhos, mas com sua personalidade. Mistura a seriedade – representada pela sede da União Europeia – com um perfil alegre e animado – vide a estátua de um menino fazendo xixi e o maior festival de música eletrônica do mundo.

Alguns principais pontos turísticos de Bruxelas, não podem ficar de fora do seu roteiro, como: Grand Place, o Manneken Pis (a estátua do menino citada acima), a Igreja Notre Dame du Sablon, o Palais Royal, entre vários outros.

E, na hora de organizar seu roteir0, você precisa saber onde se hospedar em Bruxelas e escolher os melhores bairros para ficar (recomendo fortemente o centro da capital).

Também é importante descobrir as melhores formas de como ir do aeroporto de Bruxelas para o centro e como utilizar o transporte público em Bruxelas, o que vai facilitar muito seu descolamento pela cidade, além de ajudar na economia.

Enfim, a capital da Bélgica é encantadora e todos os seus passeios são imperdíveis!

Leia todos os posts sobre Bruxelas aqui

 

Bruges

turismo em bruges
A graciosa Bruges na Bélgica

Bruges (em breve), a amada cidade medieval belga que fica na região de Flandres, sendo a capital da região, tem pontos turísticos que são realmente uma graça. Tão bonita e interessante, que é considerada um patrimônio mundial da Unesco.

É conhecida como a Veneza do Norte, por seus vários canais espalhados por toda Bruges que, inclusive, você consegue passear de barco chegando a cidades vizinhas.

Um fato bem interessante é que já foi capital europeia da cultura e possui museus, a torre Belfry, ruínas de fortaleza e moinhos ao longo dos canais. Fica à aproximadamente 100 quilômetros de Bruxelas e dá para chegar em trem de alta velocidade.

Algumas pessoas fazem somente um bate-volta, mas se você quiser aproveitar mais, a cidade possui uma ampla rede hoteleira, sem contar com ótimos restaurantes para saborear a deliciosa culinária belga.

Não estou exagerando quando digo que Bruges tem potencial para um roteiro de até 2 dias. Vá por mim e desfrute dos mais incríveis passeios.

 

Mais lugares para visitar na Bélgica

o que fazer em antuerpia
Turismo na Bélgica: Antuérpia na Bélgica

Como disse anteriormente, a Bélgica é dividida entre três comunidades: a germanófona (parte alemã), a francesa e a flamenga (holandesa). Portanto, é muito interessante conhecer as três regiões da Bélgica e as cidades que falam cada uma das línguas para conhecer, de fato, o país.

As divisões na Bélgica são bem diferentes, pois, estas comunidades, que estão previstas na constituição belga, determinam também a língua falada. Ou seja, a região linguística. Além disso, existe as divisões entre regiões e províncias (como se fosse os estados do Brasil). Pode parecer meio complicado, mas não é. As três regiões são:

  • Flandres (flamenga ou holandesa)
  • Valônia (francesa)
  • Bruxelas (a capital do país é bilíngue e compreende as comunidades francesas e flamengas).

No entanto, não se desespere, em uma viagem nunca dá para conhecer tudo que a gente quer. Penso que se você conseguir visitar a capital Bruxelas, que já é um excelente destino de férias, e mais alguma outra cidade, que fica em outra região, como Flandres ou Valônia, dá para ter uma ideia legal da nação belga.

A maior cidade da região de Flandres, Antuérpia é muito famosa pelas jóias e diamantes. São várias lojas espalhadas pela cidade que comercializam quase 90% do diamante bruto do mundo. Também é capital mundial da moda, com várias lojas pela cidade.

Pode ser bom incluir no roteiro, além da sua importância histórica, pela sua ótima localização (está a apenas 50 quilômetros de Bruxelas). É bem interligada com outras cidades da Europa.

Por ser uma cidade universitária é bem movimentada e cheia de bares e baladas. Além disso, possui outros diversos atrativos turísticos como a estação central, a Catedral de Nossa Senhora. Além de lojas de chocolates e cervejas.

Turismo em dinant belgica
Turismo na Bélgica: Dinant, Bélgica

Dinant é outra bela cidade belga, esta faz parte da região da Valônia. Foi toda construída no vale à beira do rio Mosa, que nasce lá na França, e tem uma história de superação bacana uma vez que foi reconstruída por duas vezes após ser bastante destruída durante a 1ª e a 2ª guerra mundial.

Está a cerca de 100 quilômetros de Bruxelas e é um bom destino para conhecer o lado francês da Bélgica. Entre os atrativos turísticos de lá estão os passeios de barco, a Igreja de Notre-Dame Collegiate com sua diferente torre, o  Museu da Leffe, as lojas de cookies e todo o Centro da cidade.

turismo em spa belgica

Se você curte um spa, é imprescindível que vá conhecer a cidade de águas termais da Bélgica, que dá nome aos lugares com banhos relaxantes. Por outro lado, não é um lugar apenas para descansar. Faz parte do circuito de Fórmula 1 com o GP da Bélgica, chamado de Spa-Francorchamps.

E ainda, Spa é ótima para quem procura turismo na Bélgica, do lado alemão, já que fica na pequena parte da província de Liège, que foi ocupado por alemães.

É onde também acontece um festival anual de música, o Les Francofolies de Spa. Entre os pontos turísticos estão os spas e o lago artificial Warfaaz. Está a aproximadamente 130 quilômetros de distância de Bruxelas.

turismo em Liege

Liège fica relativamente perto de Bruxelas, a exatos 97 km; a cidade também não muito distante das fronteiras com Holanda e Alemanha.

Pertence à região da Valônia (parte francesa do país) e é a capital da província que também se chama Liège. A população da cidade está em torno de 200 mil habitantes, sendo umas da cidades mais charmosas da Europa e umas das que mais gostei de conhecer.

Entrecortada pelo rio Meuse, a cidade tem como característica particular as várias pontes que ligam as margens do rio. Os museus, os prédios históricos, o folclore, as áreas verdes e a vida noturna são alguns dos principais atrativos que dão significado às visitas a cidade.

turismo em gent
Turismo na Bélgica: Cidade de Gent, Bélgica

Gent ou Gante – como as vezes é chamada em português – é a capital da província de Flandres Oriental. Está localizada a 55 km de Bruxelas. É uma importante cidade universitária do país e muito visitada turisticamente.

Os passeios em Gent e os tours guiados estão entre as coisas mais legais para aproveitar a cidade. Além de conhecer pessoas de outros lugares, você vai receber informações precisas e atualizadas sobre cada ponto turístico, fornecidas pelos guias.

turismo em namur
Turismo na Bélgica: vista de Namur, Bélgica

A cidade de Namur é a última deste guia. Ela é a capital da província de mesmo nome e também capital da Valônia, a região francesa da Bélgica, que fica na metade sul do país.

Namur foi fundada na Idade Média e tem hoje pouco mais de 110 mil habitantes. É uma excelente parada turística na Europa para quem está de passagem pela Bélgica ou deseja passar alguns dias no país.

O Castelo de Namur (citadel) e os museus cheios de significado histórico devem estar em seu roteiro por essa cidade, que respira cultura e arte.

Ah, antes de acabar, para quem gosta de música eletrônica, vale a pena dar um pulinho na minúscula cidade belga de Boom, para participar do maior festival de música eletrônica, o Tomorrowland, nos mês de julho.

 

Tudo sobre o turismo na Bélgica

Espero ter conseguido neste artigo te mostrar mais do que é fazer turismo na Bélgica. O país é lindo, cheio de beleza natural e atrativos, não apenas na capital do país, Bruxelas, mas também em outras cidades localizadas nas diferentes regiões do país.

Se você nunca tinha pensado em ir para a Bélgica é hora de mudar seu conceito, pois você não se arrependerá. Pelo contrário, corre o risco de querer ficar mais tempo no país.

A Bélgica é realmente apaixonante. Não é a toa que há muitos artigos sobre o país na Rede Brasileira de Blogueiros de Viagem (RBBV). O país não deixa nada a desejar para outros destinos da Europa.

Se ainda tiver dúvidas para montar seu roteiro de turismo na Bélgica, deixe sua pergunta nos comentários.

 

:
Bélgica

Cidades para conhecer

Imagem Postagem
Bélgica
Antuérpia
conhecer destinos >
Imagem Postagem
Bélgica
Bruges
conhecer destinos >
Imagem Postagem
Bélgica
Bruxelas
conhecer destinos >
Imagem Postagem
Bélgica
Gent
conhecer destinos >
Imagem Postagem
Bélgica
Liège
conhecer destinos >
Imagem Postagem
Bélgica
Namur
conhecer destinos >
Background Tickets
Bélgica

Promoções de Passagens

Selecione um filtro para visualizar os pacotes de viagens.